ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Zé Carlos de Jonas agradece ao Executivo a realização das obras de reestruturação da galeria da Praça Saldino Lopes

O vereador Zé Carlos de Jonas fez questão de acompanhar as obras da reestruturação da galeria (Foto: Assessoria Parlamentar)

Tendo um histórico de ações muito positivo pela Vila Presidente Vargas, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) continua desenvolvendo a sua agenda positiva na busca de novas conquistas para a localidade. Sempre atuante o vereador também vem fazendo sucessivas cobranças ao Executivo visando a resolução dos problemas que afligem a comunidade. Diante disso Zé Carlos de Jonas levou o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) para constatar algumas demandas urgentes para o distrito e, gradativamente, o chefe do executivo vem atendo as solicitações. 

A obra finalizada trouxe alívio aos moradores (Foto: Assessorial Parlamentar)

Nessa terça-feira (25) uma nova ação foi operacionalizada nesse sentido que foi o reparo da estrutura da galeria de esgotamento pluvial que passa pela Praça Saldino Lopes. O vereador acompanhou as obras e fez questão de citar que "esse problema vinha trazendo transtornos para os moradores, mas, agora, com a boa vontade do prefeito Eduardo ele foi resolvido" e complementou dizendo que "estamos muito confiantes que as outras urgências da Vila Presidente Vargas também serão solucionadas, pois já comprovamos o total empenho da atual gestão nesse sentido". E finalizou destacando que "ficam aqui os meus agradecimentos em nome dos moradores por mais um problema solucionado na comunidade". 

A visita inicial ao local acompanhado do prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Assessoria Parlamentar)


Legislativo brumadense aprova em sessão extraordinária projeto de autoria do executivo municipal

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Na noite desta segunda-feira, 24 de julho a Câmara de Vereadores de Brumado realizou sessão extraordinária a fim de votar em regime de urgência/urgentíssima Projeto de Lei nº 023/2017, proveniente do executivo municipal que dispõe sobre: “Torna-se obrigatória a aplicação de psicoteste como critério complementar para provimento de cargos efetivos no âmbito do Município de Brumado e dá outras providências”. O projeto foi aprovado pelo legislativo municipal e deverá seguir para sanção do prefeito devendo tornar-se lei que tornará obrigatória a aplicação de psicoteste em concurso público para provimento do cargos e vagas criados pela Lei 1.732/2014, como uma das etapas do certame, assim como para provimento de todos os cargos a serem criados ou declarados vagos no Quadro de Pessoal do Município de Brumado. Segundo justificativa encaminhada à Câmara a votação em regime de urgência/urgentíssima se fazia necessária em razão da necessidade de se iniciar o processo para o concurso público previsto para o ano de 2017, que deverá constar a exigibilidade do psicoteste. Os parlamentares em sua maioria destacaram a importância da aplicação do referido instrumento como uma das etapas do concurso público para que se obtenham cada vez mais a qualidade da prestação dos serviços públicos.



Vereador Lek Cabeleireiro garante que seu compromisso com as minorias foi mantido ao se abster em votação

O vereador Lek Cabeleireiro vem se firmando como defensor das minorias (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Ao que tudo indica a busca por transparência nas ações do município de Brumado não agradam a todos, visto o ocorrido na noite desta segunda (24) em sessão extraordinária na câmara de vereadores, quando foi apresentado para votação, em caráter de urgência, o projeto de número 023/2017, de autoria do Poder Executivo discorrendo sobre a obrigatoriedade da aplicação de exame Psicoteste como critério complementar para provimento de cargos efetivos no âmbito do município, sendo juntada tempestivamente emenda aditiva proposta pelo vereador Lek Cabelereiro (PV), visando acrescer um importante parágrafo ao projeto, na busca de maior lisura no certame e segurança jurídica aos candidatos, indicando a regulamentação legal dos critérios adotados pelo teste de psicoteste, permitindo assim que os candidatos estejam cientes de como serão avaliados, dando transparência ao certame e consequentemente trazendo uma sensação de organização e respeito ao processo seletivo. O vereador Lek Cabelereiro dirigiu-se a mesa antes da leitura e apresentação do projeto e protocolou a emenda, juntando ainda um requerimento solicitando a apresentação do parecer da comissão responsável, a fim de ampliar a discussão sobre o tema para chegarem ao melhor entendimento e benefício aos munícipes. 

A emenda aditiva de autoria do vereador Lek Cabeleireiro acabou sendo rejeitada em votação (Imagem: Reprodução)

A emenda foi posta em votação e prontamente rejeitada, sendo descartada sua inclusão. No entanto o projeto na sua íntegra, como elaborado pelo poder executivo, foi aprovado com o aval de 09 votos dos vereadores da base aliada ao prefeito Eduardo, já que o vereador Santinho (PTC) e Dudu Vasconcelos (PSDB) não estiveram presentes.  O parlamentar, autor do projeto ora rejeitado elegantemente agradeceu os votos dos pares e aproveitou para pedir aos colegas que fizessem uso da palavra para justificar o voto contrário também quando a casa estivesse cheia, fazendo alusão à votação dos projetos polêmicos apresentados pelo gestor municipal no início do mandato, quando a base aliada apenas baixou a cabeça e aprovou os projetos sem haver mínimo e plausível pronunciamento por parte dos edis.  Com fisionomia tranquila e ar sereno como de costume o vereador comentou à equipe 97news, sobre a emenda e sobre a rejeição da maioria dos colegas: “Ando nesta casa, como ando em meu bairro, sempre de cabeça erguida, sabe por que”? questionou o parlamentar que continuou discorrendo que "porque faço sempre o que minha consciência manda, eu voto aprovando ou rejeitando baseado no meu entendimento do que é melhor pro povo, pois da boca de Lek sai às opiniões de Lek, quem votou em mim sabe que sou assim, respeito e consulto minha equipe, escuto os conselhos, mas quem é o responsável pelos votos que a mim foram confiados sou eu mesmo, por isso tenho cabeça erguida e não tenho “rabo preso” com ninguém". O parlamentar que já se firmou como representante das minorias, chamado pelos populares de Vereador do Povo, ostenta essa bandeira de defesa da periferia e dos mais necessitados com orgulho, continuando seu comentário dizendo: “a emenda trouxe um parágrafo adicionando ao Projeto de Lei, um texto fundamental, explicando sobre o ponto principal do psicoteste (forma e aplicabilidade), discutimos sobre esse assunto e a subjetividade do projeto imperava, pois na nova lei a menção sobre como será, ou quais critérios serão utilizados, ou ainda a forma de avaliação estão ocultos e isso prejudica os candidatos".

O vereador se manteve firme em seu posicionamento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

 A nossa emenda tinha o cunho de proteger os candidatos e qualificar o projeto, mas infelizmente esse não foi o entendimento de quem vota.” Lek também agradeceu a um dos seus colegas. “Agradeço ao nobre colega vereador Zé Ribeiro pela lucidez do seu voto, pois procurou se informar e demonstrou interesse na emenda e quais benefícios ela traria”. Deixo claro que respeito o voto de todos, jamais vou exigir que aprovassem ou não só por ser da minha autoria, mas não tem como ficar satisfeito vendo os colegas vereadores pegando o telefone e de maneira aberta esperando o posicionamento de terceiros para votar, quem votou nesses representantes será que tem orgulho dessa vereança?  O vereador Lek cabelereiro juntamente com o vereador Zé Ribeiro foram os únicos a se absterem da votação, entendendo que o projeto foi apresentado com pouco tempo para sua analise, não permitindo a atenção necessária sobre o mesmo, sem a chance de observar pontos controvertidos e a inserção de outras possíveis emendas como a apresentada. Este assunto já deu o que falar em nosso município, pois existe precedente negativo quando o assunto é concurso público em Brumado e teste de psicoteste, e o parlamentar não se esquivou deste tema e mencionou o fato como exemplo, referindo-se a situação de um agente de transito que foi aprovado dentro do número de vagas, no entanto foi reprovado no exame psicoteste sem o menor parâmetro para esta conclusão, não atoa recorreu ao egrégio tribunal de justiça, onde buscou guarida judicial e teve seu pleito atendido, sendo determinado o município a realizar o exame novamente, esta feita atendendo os requisitos objetivos necessários (trecho da decisão judicial), sendo assim, integrado ao quadro de funcionários concursados da prefeitura municipal de Brumado. Por sinal a decisão do douto magistrado incluiu ainda a afirmação de que ao exame faltou objetividade nos critérios adotados, faltando clareza e precisão de critérios utilizados na avaliação, desta forma o vereador disse, ”exatamente isso que a emenda tentava evitar, que os concursos municipais em Brumado tenham que tomar o caminho do judiciário em função da fragilidade, ausência de requisitos claros e objetivo do projeto ora apresentado”. Diante do relatado o saldo é que o povo brumadense passa a ficar ciente de que temos mais uma lei municipal aprovada, pois apesar de ainda seguir para sanção do prefeito, certamente será feito, pois teve sua origem do próprio poder executivo, portanto os candidatos a cargo em concurso público municipal serão compelidos ao exame psicoteste, cabendo apenas requerer as forças da boa oração e torcendo para serem aprovados.



'Tem que existir critérios definidos para que não haja dúvidas sobre os projetos que são enviados ao Legislativo' afirma vereador Zé Ribeiro

Zé Ribeiro externou com muito equilíbrio a sua justificativa (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Já com uma larga experiência parlamentar, o vereador Zé Ribeiro (PT), que se encontra em seu quarto mandato, vem buscando ter como referencial de suas decisões a defesa dos interesses da população brumadense. Na noite desta segunda-feira (24), durante sessão extraordinária para a votação do Projeto de Lei n° 023/2017, de autoria do Poder Executivo, que discorria sobre a obrigatoriedade da aplicação do Psicoteste como critério complementar para provimento de cargos efetivos no âmbito do município de Brumado, Zé Ribeiro comprovou mais uma vez a sua preocupação com a falta de critérios definidos para a realização do exame. Ele que, juntamente com o vereador Lek Cabelereiro (PV), autor de uma emenda parlamentar que solicitava justamente a aplicação de regras claras para o referido exame, buscaram alertar os outros parlamentares sobre os perigos da falta de segurança jurídica em sua realização. "Estamos aqui para defender a população, então, com a rejeição da emenda, fica muito abstrato todo o processo, o que, inevitavelmente prejudica a sua lisura. Quem irá nos garantir que será aplicado o mesmo tipo de teste para um guarda municipal e para quem for concorrer a um cargo de serviços gerais", argumentou o vereador que ainda ressaltou que "essa falta de objetividade e clareza cria um ambiente de dúvidas, então, sendo assim, resolvi me abster, mas de forma alguma sou contra a realização de concurso público, pois quem conhece a minha história sabe o quanto lutei e venho lutando nesse sentido, mas, de uma coisa eu não abro mão, que a realização dos certames venha obedecer os critérios da lisura e não deixar lacunas que podem criar brechas para possíveis favorecimentos". 



Vereadora Lia Teixeira ressalta importância do Psicoteste nos concursos que serão realizados pelo Executivo

A vereadora Lia Teixeira destacou a importância da realização do exame Psicoteste nos concursos públicos do município (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Poder Legislativo de Brumado se reuniu na noite desta segunda-feira (24) para uma nova sessão extraordinária com a finalidade de votar em regime de urgência urgentíssima Projeto de Lei nº 023/2017, proveniente do executivo municipal que tinha como escopo a obrigatoriedade da aplicação de Psicoteste como critério complementar para provimento de cargos efetivos no âmbito do Município de Brumado e dá outras providências. Mostrando um conhecimento apurado sobre o tema em questão, a vereadora Lia Teixeira (PDT) fez um pronunciamento muito amplo sobre o assunto antes de dar o seu voto favorável ao projeto. Em sua argumentação a parlamentar alegou que "as exigências de psicotestes em concurso público atualmente é algo que ocorre  regularmente. Os testes psicotécnicos em processos seletivos não têm por objetivo, amedrontar ou causar insegurança no candidato. O objetivo é avaliá-lo, com testes padronizados, para  verificar se esse candidato tem realmente um perfil compatível com a vaga de emprego a qual está concorrendo". E continuou narrando que "a Psicologia Organizacional defende a existência  desses testes em concursos. O poder judiciário também já chancelou  a legalidade  da inclusão desses testes em concursos públicos. Desde que os testes sejam realizados   através de normas legais. Até mesmo  porque é  através desses exames realizados com profissional da área, que poderá se detectar  o perfil da pessoa ideal para o desempenho da função. Com esses testes poderá ser analisado também: Características da personalidade; Habilidades específica  requeridas pelo cargo e Nível de raciocínio lógico e memória. Então, diante disso, não podemos deixar de dar o nosso voto favorável a esse projeto". E finalizou destacando que "a preocupação do Poder Executivo em realizar um certame nesses moldes modernos, comprova uma sintonia com as mudanças que irão beneficiar a nossa população, gerando mais empregos e, o que é melhor, por meio de concurso público como reza a Constituição Federal". 



Taisan Auto parabeniza todos os motoristas pelo seu dia; 25 de julho

Foto: Divulgação

O Dia do Motorista é comemorado todos os anos no dia 25 de julho sempre com muita festa. Todos nós reconhecemos os valores dos motoristas, especialmente daqueles que trabalham com caminhões, pois como costumamos dizer são eles que transportam o progresso da nação, e muitas dificuldades enfrentam nas estradas, muitas vezes em situações precárias que causam grandes riscos em cada viagem. A Taisan Auto apoia a conscientização pela vida nas estradas, por isso respeite as leis de transito e cuide da própria saúde para ter reais condições de trabalhar. Taisan Auto, Av. Centenário, 853, Novo Brumado, telefone 77 3441-5551.



Vereador Elias Piau mostra consciência política e vota favorável ao Projeto de Lei 023/2017

O vereador Elias Piau garante o povo sempre estará em primeiro lugar nas suas ações (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Foi realizada na noite desta segunda-feira (24) uma nova sessão extraordinária no Legislativo de Brumado, que, mesmo em período de recesso, contou mais uma vez com a presença dos vereadores para a votação do projeto n° 023/2017 de autoria do Poder Executivo, que discorria sobre a obrigatoriedade da aplicação do Psicoteste como critério complementar para provimento de cargos efetivos no âmbito do município de Brumado. O vereador Elias Piau (PV), comprovando a sua dinâmica parlamentar, se fez presente à sessão e se posicionou favorável ao projeto, somando mais um voto para a aprovação do mesmo, que teve em seu total 11 votos favoráveis e 2 abstenções. O parlamentar argumentou que "as ações do prefeito Eduardo são ações em beneficio do povo e pela busca do concurso público, assim sendo não poderíamos deixar de dar a aprovação ao projeto, já que ficou claro que trará benefícios aos munícipes". Elias Piau, sempre se posicionou a favor das demandas do povo, tendo em Itaquarai e no bairro Baraúnas a sua maior concentração de atuação, obtendo um destaque na busca do atendimento pelas principais demandas do povo de Brumado, o parlamentar posicionou-se ao lado do prefeito e afirmou que se entender ser benéfico aos munícipes que terá sempre seu voto e apoio. O projeto seguirá para sanção do prefeito. Brumado vive a expectativa de concurso público, e o vereador Elias Piau aproveitou o espaço para cobrar a realização do mesmo citando que“ certamente o gestor vai olhar para essa demanda do município e esse clamor do povo, as pessoas me param na rua e pedem pra que eu cobre por isso, e estou fazendo minha parte pedindo providencias quanto ao assunto”.



A Odonto Mota traz para os seus clientes, o rejuvenescimento rápido e sem cortes

O envelhecimento da pele é um processo natural que ocorre no corpo de qualquer pessoa. Enquanto não é possível evitar esse processo, podemos com a atual tecnologia, amenizar os sintomas e retardar o envelhecimento. A toxina botulínica e o Ácido hialurônico são uma ótima opção para rejuvenescimento. A toxina botulínica é um complexo proteico, quando se faz a aplicação no rosto ou em outras áreas, ela atua junto aos receptores neuro musculares, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e com isso a sua contração, relaxando a musculatura. É isso que faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, por relaxar esses músculos causam as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, assumindo grande importância na melhora estética quando fazemos aplicação da Toxina Botulínica no rosto, como para o tratamento das rugas. O Botox também pode ser usado no tratamento de bruxismo, diminuindo a tensão muscular, uma situação que se caracteriza pelo apertamento ou ranger de dentes durante o sono e/ou em vigília e que, de acordo com as estatísticas médicas, acomete cerca de 40% da população mundial. Já no tratamento do “sorriso gengival”, aquele em que há exposição acentuada da gengiva, ou seja, quando o indivíduo sorri, a sua gengiva é mostrada excessivamente. A toxina botulínica tem sido indicada como uma excelente opção a ser aplicada, evitando-se a intervenção cirúrgica. Sem que haja qualquer perda de sensibilidade no lábio ou sensação de paralisia, uma pequena dose da substância é o suficiente para relaxar o músculo interno do buço, impedindo que o lábio superior seja tracionado para cima no momento em que o paciente sorri e, portanto, diminuindo o aparecimento da sua gengiva. Já o ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente em nosso organismo, mas que diminui juntamente com as fibras de colágeno ao envelhecer, levando à formação de rugas, sulcos e depressão da pele. O preenchimento que utilizamos na Odonto Mota utiliza Ácido Hialurônico sintético idêntico ao do nosso organismo e que ao ser injetado irá substituir essa perda de volume, melhorando o aspecto e luminosidade da pele. O Ácido Hialurônico é indicado para para preenchimento de rugas, aumento dos lábios, preenchimento do sulco-nasogeniano, “bigode-chinês”, olheiras entre outras indicações. Por tanto, rejuvenescimento rápido e sem cortes é na Clínica Odonto Mota, localizada na Avenida Antônio Mourão Guimarães, 394 - A. Clínica Odonto Mota, sinônimo de beleza e conforto, venha conhecer nossas instalações com equipamentos modernos, tudo para receber as pessoas da melhor maneira. Marque sua consulta: (77) 3441-2239 / 9.9871-6198.



Sintest promove paralisação das atividades da categoria vinculadas à UEFS e UNEB

Foto: Conteúdo 97News

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (SINTEST) informa que, em assembleias extraordinárias realizadas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Estadual da Bahia (UNEB), na última quinta-feira (20), a categoria dos técnico-administrativos das universidades decidiu paralisar as atividades de 24 a 28 de Julho de 2017, com fechamento dos portões nos 29 departamentos da Uneb e servidores Técnicos Universitários do Campus XX – Brumado, não poderia ficar de fora dessa luta. Segundo o SINTEST, a paralisação objetiva “denunciar a morosidade com que Governo do Estado, bem como a Administração das Universidades vem tratando as pautas dos servidores” e chamar a “atenção do Governo do Estado da Bahia para a imperiosa necessidade de pagamento total das progressões funcionais cujas listas de servidores que cumpriram todos os requisitos para progressão foram publicadas no Diário Oficial no mês de setembro de 2016 (à luz da Instrução Normativa 14, de 14 de maio de 2016)”. O SINTEST diz que a paralisação objetiva, também, cobrar “urgência na publicação da Instrução Normativa que deveria autorizar no ano de 2016 a abertura de processo de promoção funcional, conforme previsto em legislação estadual”. O movimento que realiza protestos em frente aos portões dos Campi da UNEB, reivindica o pagamento do Reajuste Linear congelado desde 2016. O Salário-Base está abaixo do mínimo; Liberação da Progressão na carreira 2017; Publicação da Instrução da Promoção na Carreira – Aguardando desde 2016; Incentivo a produção científica para a categoria; Enquadramento imediato para os Nas; Aumento auxílio alimentação; Pagamento do Adicional de Insalubridade – Cortada desde 2015; Aumento de 30% da GSTU; Aumento da Carga Horária dos Servidores que pediram de 30 para 40 horas.



Viação Catarino lança aplicativo que irá facilitar a vida de quem usa o transporte coletivo em Brumado

Foto: Divulgação

A Viação Catarino que há mais de 70 anos transporta os brumadenses com conforto e segurança, estará lançando esta semana o aplicativo "RotSat", uma modernidade tecnológica de alta funcionalidade que irá facilitar sobremaneira a vida do usuário do transporte coletivo da cidade. A Viação Catarino celebrou uma parceria com a renomada empresa de rastreamento Rotsat, e está apresentando aos brumadenses o aplicativo, que pode ser baixado de forma gratuito, o qual organiza a rota do transporte coletivo, trazendo um novo conceito para a vida dos seus passageiros que poderão fazer o seu planejamento diário com muito mais eficácia, ganhando tempo e chegando no ponto poucos instantes antes da chegada do ônibus, além do que o aplicativo permite o compartilhamento das informações. Conheça todo o processo passo a passo:

O primeiro passo é acessar o site, www.rotsat.com.br e baixar o aplicativo, que está disponível apenas para os dispositivos Android. No segundo passo, o cliente deverá ligar para a empresa Rotsat no telefone (77) 3453-1734 e solicitar a liberação do seu aplicativo. O terceiro passo é a digitação do nome "Catarino" e a senha "Popular". Em seguida, o quarto e quinto passo, o cliente poderá localizar em tempo real onde estão todos ônibus da empresa no perímetro urbano e planejar sua rota. Já no sexto passo você vai selecionar a rota que você deseja fazer, e no sétimo passo, o cliente vai ter a localização exata do coletivo que ele escolheu como rota e acompanhar no mapa onde o ônibus está e qual o tempo de chegada. A Viação Catarino dispõe de cinco rotas em Brumado, que são elas, Bairro Baraúnas, Bairro São Félix, Urbis I, Vila Presidente Vargas (Rota 1) e Vila Presidente Vargas (Rota 2).

Com o aplicativo "RotSat", que faz parte do projeto de modernização da Viação Catarino o usuário pode planejar qual a melhor rota para se deslocar dentro do município com o menor tempo possível. O aplicativo permite que o passageiro verifique como chegar ao destino, quanto tempo vai levar a viagem, quais os pontos de parada mais próximos de sua residência e do local de destino e, um dado interessante, poder interagir com outros usuários. O RotSat também terá acesso a internet em alguns pontos da cidade. O novo aplicativo da Catarino não tem nenhum custo para ser baixado e está disponível apenas para as plataformas Android. De acordo com o gerente da Viação Catarino, Joaquim José, a cidade conta com 24 pontos de paradas e 5 linhas. “Gerenciar este volume de informações e manter uma interface positiva com o usuário é fundamental. Então, diante disso, disponibilizamos informações pelo atendimento telefônico e pela internet. Este aplicativo vem para ampliar e favorecer a difusão destas informações, trazendo muito mais conforto, comidade e qualidade para os nossos passageiros”, afirmou o gerente.



Nota de Esclarecimento: Comunidade de Umburanas

(Foto: Divulgação)

A comunidade umburanense vem por meio desta esclarecer que tanto a vítima do homicídio ocorrido às margens da BR-030, quanto sua esposa, suspeita de ser mandante do crime, residem na comunidade de Paris Matias, zona rural de Aracatu, e JAMAIS foram moradores em Umburanas. Em tempo, informamos que a nossa comunidade vive um clima de alta tranquilidade e que, somente pequenas ocorrências são registradas. Na oportunidade a comunidade informa que todos estão muito chocados com a crueldade no caso específico e que desejam aos familiares do rapaz muita força neste momento de dor.

 



Atleta brumadense participará no Internacional Master de Jiu-jitsu

A atleta brumadense Alexandra Cardoso irá atrás de mais uma medalha na competição (Foto: 97NEWS)

A premiada atleta Alexandra Cardoso Leite, lutadora de Jiu-jitsu irá mais uma vez representar Brumado no Master International IBJJF Jiu-Jitsu Championship – South America, um dos maiores torneios da categoria que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 28 e 30 de julho no Tijuca Tênis Clube. Ela lutará na Categoria Master 03 faixa preta, representando a Academia Assad BJJ. Em contato com o 97NEWS ela faltou que "mesmo diante das dificuldades, principalmente pela falta de patrocínio e apoio, eu nao desisto do meus sonhos" e complementou destacando que "faço pelo amor ao esporte. E este ano estarei indo sozinha, pois meu professor Paulo Cezar Aranha esta na Itália dando aulas por lá". E finalizou citando que "agradeço ao meu patrão, João Wanderley pelos constantes apoios e também aos amigos que me ajudaram, pois eles conhecem a minha luta. E, por fim, à minha família e Deus, em primeiro lugar, que sempre esteve ao meu lado me transmitindo confiança e fazendo com que eu possa estar sempre me superando". 



Clínica Master divulga sua agenda e equipe da semana

Foto: Divulgação

Na CLÍNICA MASTER, situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas) você encontra os mais renomados profissionais para cuidar de sua saúde, realizando consultas, exames e procedimentos.

  • Anestesista – Dr. Felipe Neves
  • Angiologista – Dr. Thiago Marques Coelho
  • Cirurgião Geral – Dr. Pedro Thiébaut
  • Endocrinologista – Drª. Minelli Salles
  • Fonoaudióloga – Drª Marcela Cássia
  • Ginecologista e Obstetra – Dr. David Tanajura
  • Médico do Trabalhoe Clínico Geral – Dr. Joaquim Donato Júnior
  • Neurologista – Drª. Maiara Teixeira
  • Nutricionista – Dr. Wemerson Ribeiro
  • Ortopedista – Dr. Márcio Rios
  • Pediatra – Drª. Karla Baleeiro
  • Reumatologista – Dr. Kayson Lima Dias

Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta (77) 3441 5396, (77) 9 9991 5396 e (77) 9 9126 1903. Clínica Master, prazer em cuidar de você!



Mais um crime brutal confirma grau de violência em Brumado

O corpo da vítima foi encontrado na BR-030 próximo à entrada do Distrito de Umburanas (Fotocomposição: 97NEWS)

Brumado vem registrando recentemente alguns crimes carregados de brutalidade, muitos dos quais com requintes de crueldade e tortura que vem desafiando a polícia científica, que vem se esforçando ao máximo no processo de elucidação. São casos que realmente chocam aqueles que ainda não tiveram o seu senso de humanidade banalizado, como a morte do pequeno Emerson Kauã que até agora não foi desvendada. Recentemente a cidade ficou em choque com a morte do motorista Sidney "Camarão" que teria sido torturado antes de ser executado friamente pelos seus algozes que tentaram fugir do país, mas que foram presos na divisa com o Paraguai, mas que, até agora, não foram recambiados para Brumado. Na noite desta sábado (22) mais uma morte brutal foi registrada, tendo como vítima o lavrador Regimalco Mirante, que teve o seu corpo encontrado num matagal à beira da BR-030, nas proximidades da entrada para o povoado de Umburanas. Informações preliminares dão conta que o corpo do lavrador estava com vários ferimentos e que ele foi alvo de um apedrejamento. Para dar um tom ainda mais macabro ao homicídio, parte do corpo estava carbonizado, além dele estar com as mãos amarradas. A moto da vítima estava nas proximidades, o que afasta, pelo menos nesse primeiro momento, a hipótese de latrocínio. Não há ainda nenhuma informação sobre a motivação deste crime, mas a Polícia Civil já iniciou as investigações e pode já ter obtidos pistas dos autor ou dos autores. Segundo informações, Regimalco, que residia na Comunidade de Paris de Matias, município de Aracatu, era um homem tranquilo, de poucos amigos e de vida pacata, o que torna o caso ainda mais intrigante. O corpo foi levado para ser necropsiado no IML de Brumado. 



Brumado: Operação 'Paz no Trânsito' tem continuidade na manhã deste sábado (22)

A ação provocou uma forte movimentação no local (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

O Detran-BA, com apoio da Polícia Militar, SMTT e da Guarda Civil Municipal, deu continuidade, na manhã deste sábado (22) a Operação "Paz no Trânsito" que está acontecendo em todo a Bahia visando alertar condutores e motociclistas sobre os cuidados que devem ser tomados pelos mesmos na busca de reduzir o número de acidentes nas cidades e estradas. Com a finalidade educativa e preventiva, a nova ação ocorreu na Praça Capitão Franscisco de Souza Meira, ao lado da Igreja Matriz. Um grande número de abordagens foi feita e a avaliação e os resultados de toda a operação deverá ser divulgado nos próximos dias pela 18ª Ciretran. 



Brumado tem carreata e protestos contra preços dos combustíveis

A carreata reuniu um grande número de veículos e motocicletas (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Seguindo a tendência de vários municípios do país, Brumado realizou, nesta sexta-feira (21) um protesto que foi sequenciado por uma carreata contra os atuais preços praticados pelos postos de combustíveis na cidade. O movimento ocorreu bem no dia em que o governo federal anunciou um novo aumentos dos impostos que fará com que o litro da gasolina possa ter acréscimo de R$ 0,41 o que trouxe ainda mais indignação aos manifestantes. O protesto foi liderado pelo advogado Tiago Amorim que conclamou os condutores a buscar chamar a atenção do que ele definiu como "suposta formação de cartel", já que, segundo ele "os preços praticados no município, além de serem mais altos que a grande maioria das cidades da região, são praticamente os mesmos, o que sinaliza para a cartelização". O movimento foi avaliado como positivo e deverá continuar forte nas redes sociais. Confira vídeo abaixo: 



Cristaluz inaugura moderna loja com um amplo showroom na área de produtos elétricos e iluminação

O momento que celebrou a inauguração da moderna loja da Cristaluz (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Foi realizado na manhã deste sábado (22) o coquetel de inauguração da mais nova loja para tornar o seu ambiente, tanto residencial como empresarial, muito mais moderno, charmoso e agradável. A Elétrica Cristaluz, faz a sua estréia em grande estilo no mercado de Brumado e região, trazendo um mix muito amplo, com uma grande variedade de materiais elétricos e de iluminação, incluindo itens sofisticados, como lustres de cristal exclusivos com leds, que são o grande sucesso do setor de decoração da atualidade. Para o proprietário Fábio Guimarães a proposta da Cristaluz é oferecer para os seus clientes um novo conceito, com o que existe de mais moderno no mercado, só que com uma grande diferencial, que são os preços muito atrativos e com condições de pagamento bem flexíveis. “Sou distribuidor de produtos elétricos há mais de 20 anos, e decidi abrir o meu próprio negócio, quando constatei que Brumado necessitava de uma loja que apresentasse uma proposta diversificada, com produtos de alta qualidade e, principalmente, com preços compatíveis com a realidade atual”.A Elétrica Cristaluz está localizada bem no centro da cidade, na Praça Armindo Azevedo, 26. Então, vale a pena conhecer o moderno show room e o menu de produtos que é composto por lâmpadas de led, spots, fios, cabos, reatores, disjuntores, interruptores, duchas, plafons, tomadas, cabos, conexões, torneiras, abajures, luminárias, entre outros. Então, agora, antes de decorar a sua casa ou o seu escritório, passe na Cristaluz, que oferece um atendimento diferenciado e muitas opções que se ajustam ao seu orçamento. Cristaluz, loja na Praça Armindo Azevedo, 26, Centro, próximo a Igreja Matriz, com telefone (77) 9.9979-2778. Confira abaixo fotos do evento: 

 



Vereadora Lia Teixeira participa de cerimônia com o presidente do TRE-BA

A vereador Lia Teixeira ao lado do presidente do TRE-BA, Desembargador José Edivaldo Rotondano (Foto: Assessoria Parlamentar)

O auditório da Prefeitura Municipal de Brumado recebeu na manhã desta sexta-feira (21) um importante evento que celebrou a parceria entre os municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, tendo a honrosa participação do Desembargador José Edivaldo Rotondano, presidente do TRE-BA. A vereadora Lia Teixeira (PDT) se fez presente ao cerimonial, que teve como mote a importância do recadastramento biométrico. "Tive o grande prazer de participar hoje da assinatura do convênio firmado entre os municípios de Brumado, Malhada de Pedras, Aracatu e o TRE, juntamente com o presidente do Tribunal, Desembargador José Edivaldo Rotondano; com o juiz eleitoral Dr. Rodrigo S. Brito e os prefeitos Eduardo Vasconcelos, Sérgio Maia de Aracatu, Terezinha  Baleeiro de Malhada Pedras, que teve a presença de inúmeras autoridades de nossa região" declarou a parlamentar. Ela continou destacando que "o evento foi muito positivo, no qual foi muito bem explanado pelo presidente do TRE-BA a importância do recadastramento biométrico" e continuou citando que "a Biometria é de suma importância pois tem a finalidade de fazer com que o processo eleitoral se torne mais seguro e transparente, impedindo, por exemplo, fraudes como o mesmo eleitor votar duas vezes. É uma grande evolução e irá dar ainda mais transparência e segurança ao processo de votação, já que os eleitores serão identificados pelas impressões digitais e pelo reconhecimento facial". No final a vereadora ressaltou a importância dos eleitores brumadenses comparecerem no cartório eleitoral para fazer o recadastramento dizendo que "em Brumado, pelos números apresentados, dos 47.979 eleitores, apenas 15.512, o equivalente a 32,33%, realizaram o recadastramento biométrico, então ainda tem um grande número de eleitores que ainda não se recastraram, então, diante disso, vale fazer o alertar que quem não atender à convocação terá o título cancelado e sofrerá vários outros impedimentos, como dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais, como o Bolsa Família, além de não poder participar de concursos públicos e tirar passaporte. Mas, com essa união de forças entre município e TRE acredito que poderemos chegar aos 100% dos eleitores biometrizados". 

(Foto: Assessoria Parlamentar)


Vândalos destroem cabos de provedor de internet mais uma vez, e geram prejuízos a Maxxnet em Livramento

Foto: Divulgação

Provedor de internet da Maxxnet em Livramento de Nossa Senhora foi alvo de vândalos mais uma vez na madrugada desta sexta-feira (21). Os cabos foram destruídos e o proprietário do provedor calcula um prejuízo enorme, principalmente aos usuários que ficaram sem acesso durante esta sexta-feira. O Diretor da Maxxnet fez o boletim de ocorrência e disse estar surpresos com o vandalismo na cidade. De acordo com o dono do provedor vandalizado,  quem destruiu os equipamentos conhecia o processo, principalmente o sucesso das vendas em Livramento. As caixas foram abertas e os cabos foram retirados.  “Fiquei muito chateado por perceber que nosso suor e empenho foram destruídos por pessoas que não têm respeito pelas coisas dos outros”, comentou o dono da Maxxnet. Ainda segundo ele, só neste mês de julho, a empresa já foi atacada cinco vezes, e o mesmo pede ajuda da população para denunciar o ato de vandalismo ligando para a polícia no 190 ou 197.



Empresas viabilizam instalações de água e energia para o Presídio de Brumado

Os tubos da rede que irá abastecer o Presídio já começaram a ser instalados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Presídio é uma das grandes urgências de Brumado na área da Segurança Pública, o qual está em processo final para entrar em operação, já que a Coelba e a Embasa já começam a viabilizar as instalações de luz e água para a unidade que deveria entrar em funcionamento ainda este ano, mas devido a alguns entraves burocráticos com o Ministério do Trabalho, devido ao fato de que as contratações dos funcionários não iria obedecer o rito do concurso público. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS a obra que está em fase final de ajustes, está recebendo, segundo representantes da Embasa são 2.400 metros de tubulação que será interligada à adutora que passa à margem da BA-262 e abastece a comunidade dos Pebas. Esses serviços se iniciaram na na manhã desta quinta-feira (20) e a previsão é de que seja concluída no prazo de uma semana. Na semana passada foi instalada a energia elétrica que irá abastecer o complexo. De acordo com a Coelba, foi feita a rede que levará energia até a unidade, bem como a instalação do transformador e um sistema inteligente que liga automaticamente as luzes ao anoitecer. A conclusão deverá acontecer no próximo mês. Outra ação ficará a encargo da prefeitura municipal que irá realizar o alargamento e pavimentação da estrada que dá acesso ao Presídio.

 

A energia também já está em processo em andamento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)