ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

'São profetas do apocalipse, caramujos de uma mídia que se vende e que só vive na sujeira'

(Fotocomposição: 97NEWS)

O prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), conhecido por seus posicionamentos firmes, por suas posturas intransigentes e pela sua verbalização ácida e contundente, volta à cena, desta feita fazendo duros ataques à mídia brumadense. Em seu programa semanal, de caráter institucional, intitulado "Bom Dia Povo de Brumado", Vasconcelos resolveu "comprar briga" com a imprensa local, já que, como ele não "deu nome aos bois", a leitura que foi feita foi de generalização. Como sempre implacável ele iniciou a sua argumentação usando a figura do "escaramujo", como base de sua argumentação, mostrando grande conhecimento na área de entomologia ele citou que "aqui no sertão conhecemos o caramujo ou escaravelho, como "rola-bosta", ou seja, que só procura a sujeira" e subiu no elevador do inconformismo ao declarar que "eu acho que Brumado não tem do que reclamar, mas existe sempre esses caramujos, que, por mais que o lugar esteja belo e aprazível, sempre procuram uma coisa feia para falar mal. A cidade pode estar pintada de ouro, mas eles arrumam sempre uma crítica para fazer". Mostrando um tom irônico, o gestor ainda declarou que "você pode colocar eles num terreno limpo, mas se tiver um pedacinho de titica, eles correm para lá, pois só se sentem bem com a sujeira". E abrindo artilharia pesada contra a imprensa disparou que "por mais que façamos quadras, praças, escolas, reestruturamos o setor de infraestrutura, eles teimam em ficar no setor escatológico só procurando titica. São uns verdadeiros profetas do apocalipse, que só sentem prazer em anunciar desgraças e ficar o tempo todo criticando quem trabalha". E finalizou fazendo uma séria acusação ao falar que "eles fazem isso porque não recebem o "dim-dim do silêncio", pois isso nós não fazemos, pois não temos caixa 2 e nem utilizamos dinheiro público para essa finalidade de calar a boca dessa mídia venal, dessa mídia que se vende. Nossa postura é inflexível nesse sentido, pois o nosso lema sempre foi e continuará sendo "ninguém resiste à força do trabalho", por isso vamos continuar trabalhando enquanto esses profetas continuam com seus vaticínios escatológicos".

 





Galinha Morta: TCM assegura que recursos milionários do Fundef/Precatórios só podem ter um destino que é a Educação

Em Brumado a polêmica ainda continua sobre a utilização dos recursos do Fundef/Precatórios (Fotocomposição: 97NEWS)

A utilização dos recursos do Fundef/Precatórios está gerando uma forte polêmica em Brumado, especialmente entre os profissionais da Educação, já que existi uma sinalização por parte da administração municipal de um possível remanejamento das verbas para outras áreas, principalmente a infraestrutura. A questão vem ganhando uma grande repercussão, já que vários municípios, buscam seguir o exemplo de Brumado e relocar os recursos para outras áreas. Diante dessa possibilidade, os conselheiros do TCM - Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram uma importante Resolução advertindo os prefeitos de que os recursos oriundos de precatórios referentes ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) só poderão ser aplicados em educação, nos termos da Lei Federal 11.494/2007, sob pena de caracterização de desvio de finalidade. Alertam que, em caso de descumprimento, os gestores estão sujeitos a penas administrativas e a representação ao Ministério Público Federal. Não se admite, também, de acordo com o documento, “a qualquer título, a cessão dos créditos de precatórios, nem a sua utilização para o pagamento de honorários advocatícios, inclusive na hipótese dos contratos celebrados para propositura e acompanhamento de ação judicial visando obter os respectivos créditos, ressalvadas decisões judiciais em contrário, transitadas em julgado”. O TCM decidiu emitir uma Resolução orientando os prefeitos em razão do volume de recursos que os municípios vão receber após questionarem na Justiça o repasse a menor de recursos do Fundef, por parte da União, entre os anos de 1998 e 2006. 

 

Os conselheiros do TCM voltaram a alertar os prefeitos sobre o uso dos recursos somente para a Educação (Foto: Reprodução)

Sentenças já prolatadas em favor de 48 municípios pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região – dos 198 municípios que recorreram à Justiça – prevêem o pagamento de um total de R$702 milhões. Algumas prefeituras já receberam os precatórios milionários, como é o caso de Brumado, que foi beneficiada com o equivalente a R$ 40,9 milhões.  O objetivo do TCM é impedir o uso indevido destes recursos em ações estranhas à educação e advertir os prefeitos sobre a rigorosa fiscalização que será realizada e as punições a que estão sujeitos em caso de desvio de finalidade. Isto se fez necessário porque há informações de que alguns prefeitos de municípios contemplados com os precatórios, como é o caso de Brumado, manifestaram a intenção de utilizar os recursos de forma livre e desvinculada da educação, sob o argumento de que os valores não teriam mais a natureza de verba do Fundef, e sim indenizatória – o que preocupa não só o TCM como também o Ministério Público Federal, Estadual e o Ministério Público de Contas. Por isso, na Resolução que recebeu o nº1346/2016, aprovada pela unanimidade dos conselheiros, ficou estabelecido expressamente que, “sem prejuízo das sanções legais e da aplicação de multa, conforme previsão na legislação daCorte de Contas, o descumprimento, pelo Gestor Público, das orientações estabelecidas nesta Resolução, ensejará no oferecimento de representação ao Ministério Público Federal para apuração de eventual ato de improbidade administrativa, nos termos do art.11 da Lei Federal nº8.429/1992”. 

 

Segundo os profissionais da Educação que atuam em Brumado seria uma grande contrassenso o uso para outras áreas, já que o slogan é 'Educar para Libertar' (Reprodução)

Além de frisar que os recursos dos precatórios são vinculados ao Fundef – e por isso só podem ser utilizados na área de educação – o TCM orienta que a sua aplicação, com o planejamento devido, pode se dar em exercícios diversos daquele em que ocorrer a transferência financeira para os cofres municipais, respeitando-se o prazo limite de vigência do Fundef, que é dezembro de 2020. Os municípios que já cumprem o piso salarial nacional para os professores do magistério público da educação básica, bem como o limite da despesa total com pessoal, de acordo com o a Lei de Responsabilidade Fiscal, não precisam utilizar os recursos dos precatórios em remuneração de professores, desde que o dinheiro seja utilizado sempre em ações consideradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública. Determina ainda que os recursos dos precatórios devem ser contabilizados em rubrica específica e a movimentação financeira, a partir do ingresso do dinheiro nos cofres municipais, ser operada por intermédio de conta bancária única e específica, de modo a possibilitar uma fiscalização contínua e rigorosa. Além de proibir a cessão dos créditos de precatório ou sua utilização para o pagamento de advogados, inclusive na hipótese de contratos celebrados para o ingresso e acompanhamento da ação judicial para a obtenção dos respectivos créditos (”ressalvadas decisões judiciais em contrário, transitadas em julgado”), o TCM adverte que outra destinação ou aplicação dos recursos que não em educação, será lavrado Termo de Ocorrência contra o gestor para apuração de responsabilidades, sem prejuízos de repercussões também quando do exame anual das contas. 



Brumado: Copa do Minério teve a participação de 700 atletas da cidade e região

Para o organizador do evento Juarez Marcelo, a Copa Minério se tornou um dos maiores eventos esportivos da Bahia (Foto: Divulgação)

Foi realizado nos dias 19 e 20 de agosto em Brumado, a 3ª edição da Copa Minério. Para o organizador do evento, Juarez Marcelo, a Copa Minério se tornou um dos maiores eventos esportivos da Bahia, onde vários atletas de diversas cidades disputam em cinco modalidades. Este ano o evento contou com a participação das cidades, além de Brumado, como: Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Jequié, Caculé, Itarantim, Malhada de Pedras, Pedras Azul (MG), Riacho de Santana, Rio do Antônio, Tanhaçu e Vitória da Conquista. Os jogos foram realizadas nos ginásios, Antônio Imbassay (Bairro São José), Antônio Alves Ribeiro (Av. Centenário) e na AABB de Brumado. Juarez ressaltou a importância de um evento dessa grandeza em nosso município, "nós atingimos este ano cerca de 790 atletas, nas cinco modalidades, e estes atletas percorreram centenas de quilômetros para participar da copa em Brumado, então para nós, isso é motivo de muito orgulho, em poder proporcionar o esporte para os jovens de várias cidades da Bahia e de Minas Gerais", esclareceu Marcelo. 

Os premiados foram, futsal feminino: Campeão, a cidade de Caculé e vice-campeã, a cidade de Malhada de Pedras, Futsal masculino: Campeão, a cidade de Caculé e vice-campeão, a cidade de Riacho de Santana. Já na modalidade de Vôlei Feminino: AABB Brumado, foi a campeã e vice-campeã a cidade de Caculé; Vôlei Masculino: Campeão, Vea Conquista, da cidade de Vitória da Conquista e vice-campeão, Vôlei Faz. Santa Elisa. Na modalidade de Handebol feminino, a cidade de Guanambi levou o título de campeã e vice-campeão, a cidade de Vitória da Conquista; Handebol Masculino: Brumado consagrou-se como campeão e vice-campeão, a cidade de Vitória da Conquista. No Futebol Society: Campeão, Borussia Brumado e vice, a cidade de Malhada de Pedras. No geral, Brumado foi o campeão nas modalidades. A Copa Minério é considerada como uma das maiores competições amadoras do estado, tanto em número de participantes, como na logística. A comissão organizadora agradece a todos os participantes e colaboradores pelo esforço e carinho.



Léo Vasconcelos obtém junto ao DERBA autorização para início imediato de obra de recapeamento da estrada que liga Brumado a Itaquaraí

(Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (24.08) o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos acompanhado da assessora jurídica Abiara Meira Dias, esteve em audiência no DERBA, sendo recebido pelo diretor Saulo Pontes quando fez a entrega da solicitação de recapeamento asfáltico da BR-030 que liga Brumado a Itaquaraí. Mediante o empenho do parlamentar e contando com o apoio do secretário de Agricultura, Vitor Bonfim, assim como com a sensibilidade do diretor do DERBA, vislumbrando a necessidade do benefício, o pedido foi prontamente aceito, sendo autorizado o início da obra já para esta sexta-feira (25.08). Léo Vasconcelos salientou que essa é mais uma importante obra que será efetivada através do trabalho responsável e comprometido de cidadãos que têm como primordial a busca do desenvolvimento e crescimento de Brumado. “Agradecemos ao diretor do DERBA que entendeu a importância do nosso pleito autorizando de imediato a execução do serviço e ao secretário de Agricultura, Vitor Bonfim que tem nos dado todo o apoio na busca de benefícios para a população brumadense”.  

 



Vereadora Lia Teixeira intensifica sua agenda produtiva e visita comunidade de Umburanas e obras de pavimentação do acesso ao IF-BA

A vereadora Lia Teixeira ao lado do secretário municipal de infraestrutura André Cardoso em visita às obras de pavimentação do acesso ao IF-BA (Foto: Assessoria Parlamentar)

Membra da Comissão de Educação do Legislativo de Brumado, a vereadora Lia Teixeira (PDT) vem intensificando a sua agenda produtiva e fazendo várias visitas à obras e a comunidades rurais, buscando sempre o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos brumadenses. Mostrando sincronia às grandes urgências do munício, a parlamentar esteve essa semana visitando as obras de pavimentação ao acesso da unidade do IF-BA de Brumado. Acompanhada do secretário municipal de infra-estrutura, o engenheiro André Cardoso, Lia Teixeira ficou satisfeita com o que presenciou e exaltou a qualidade dos serviços. "Essa obra é a realização de um grande anseio dos alunos do Instituto Federal e também dos moradores do Bairro São José, que agora terão um ganho muito significativo na área estrutural e educacional", destacou. 

A visita à Comunidade de Umburanas foi muito produtiva, pois o problema do abastecimento foi detectado e será logo sanado (Foto: Assessoria Parlamentar)

Já em sua segunda atividade externa, a vereadora esteve visitando a Comunidade de Umburanas. Acompanhada da diretora do Departamento do Meio Ambiente, Hanna Correia e do coordenador de Recursos Hidrícos, Flávio Meira, ficou constatado um problema que vem preocupando os moradores, pois o sistema de abastecimento não está funcionando plenamente. "A visita foi muito importante, pois o problema foi identificado pelos técnicos, assim como os locais que não estavam sem o fornecimento da água. A solução será dada rapidamente e todos voltaram a ter água em suas torneiras em Umburanas", destacou a vereadora Lia Teixeira que finalizou dizendo "vamos ampliar cada vez mais nossas atividades nesse sentido, pois fomos eleita para representar o povo e lutar para que os problemas sejam solucionados e que novas conquistas sejam obtidas". 



Brumado: CRAS Yolanda Pires é vítima de vandalismo; moradores evitaram incêndio que poderia ter consumido a unidade

O atendimento na unidade não precisou ser interrompido e foi feito normalmente nesta quinta-feira (24) (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O índice histórico de vandalismo em Brumado é muito alto, talvez porque muitos dos que praticam o ato destrutivo acreditam não ser crime, mas, engana-se quem pensa dessa forma, pois de acordo com o artigo 163, do Código Penal Brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa, por danos ao patrimônio público. Logo, os vândalos são criminosos e a sua prática é caso de Polícia, mas, em Brumado, é muito raro uma prisão deste gênero, já que o contingente policial é limitado, o que inviabiliza o combate a este delito. O maior alvo dos vândalos é justamente o patrimônio público e, na madrugada desta quinta-feira (24), um novo episódio desse gênero ocorreu, desta feita na Vila Presidente Vargas, onde o CRAS Yolanda Vargas foi atacado por vândalos e, caso os moradores do local não entrassem logo em ação, a unidade poderia ter sido consumida pelas chamas, já que atearam fogo numa lixeira, que já estava se espalhando. Após sentirem cheiro de queimado e observarem muita fumaça, os moradores, com baldes de água controlaram o princípio de incêndio. A Polícia foi acionada e efetuou buscas no local, mas ninguém foi encontrado. O atendimento aconteceu normalmente, já que a estrutura física não foi danificada, mas, se não houvesse a pronta intervenção dos moradores a situação poderia ser de um grande prejuízo.

Os moradores conseguiram evitar um incêndio que poderia ter consumido a unidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Quinta-feira com tempo nublado, garoa e mínima de 15 graus

Foto: Luciano Santos l 97News

A quinta-feira (24) começou na capital do minério com tempo nublado e temperatura entre 15 e 28 graus. A previsão é de tempo nublado e garoa no período da manhã e à tarde. A mínima é de 15 graus e a máxima é de 28 graus. Na Sexta-feira (25), o dia terá períodos de céu nublado. A temperatura fica entre 15 e 27 graus, não chove. No sábado (26) e no domingo (27), a previsão é de sol com algumas nuvens, sem chuva. Os termômetros devem ficar entre 17 a 29 graus. Na manhã desta quinta a "Serra das Éguas" ficou encoberta com a garoa que caiu no local, cobrindo boa parte das torres de TV´s, Rádio e telefonia que ficam na serra.



'O Bairro Irmã Dulce está esquecido e não vamos parar de cobrar as melhorias', afirma vereador Lek Cabeleireiro

O vereador Lek Cabeleireiro garante que continuará firme nas cobranças em prol das melhorias para o Bairro Irmã Dulce (Foto: Assessoria Parlamentar)

As indicações dos parlamentares ao Poder Executivo são instrumentos importantes e necessários para o desenvolvimento do trabalho dos vereadores no atendimento das demandas dos munícipes, pois é através dessas indicações que o vereador consegue apresentar o desejo e/ou necessidade daquelas pessoas. Como os vereadores são figuras politicas mais próximas da população, consequentemente, acabam por conhecer das suas necessidades mais de perto e isso deveria ser fator preponderante para a aplicação urgente das indicações feitas pelos edis da casa legislativa. No entanto em Brumado isso parece não acontecer. O vereador Lek Cabeleireiro (PV) indicou a limpeza geral do bairro irmã Dulce e reiterou sua cobrança na última sessão do dia (23), porém seu pedido até o momento não foi atendido. Somente um serviço paliativo foi realizado no local, o qual ficou muito aquém da necessidade do bairro e do pedido do vereador que foi de uma limpeza ampla e completa. 

A situação do Bairro Irmã Dulce é de flagrante abandono segundo o vereador (Foto: Assessoria Parlamentar)

O parlamentar, demonstrou insatisfação pelo não atendimento do seu pleito e questionou que” as ruas estão abandonadas, lixo espalhado, poeira cobrindo as casas, como é que os moradores podem viver de maneira digna com uma situação dessa?”, o vereador, que é representante ativo dos bairros periféricos, disse ainda “é urgente um patrolamento nas ruas do bairro irmã Dulce, com o objetivo de nivelar as ruas e possibilitar um acesso melhor aos moradores, pois existem ruas que são intransitáveis, o que acaba complicando muito a vida das pessoas. Isso não pode permanecer assim, algo tem que ser feito com urgência”. Lek esbravejou e finalizou dizendo que continuará lutando pelos mais necessitados e que está atento também à quadra poliesportiva que fica no Bairro Malhada Branca, que foi inaugurada não há muito tempo e já está sem condições de funcionamento. Conhecido por não mandar recado, o vereador do povo finalizou disparando que “para o pobre nada, para o rico tudo?, assim não dá, olhem pra minha periferia também”. Confira o pronunciamento do vereador na última sessão do Legislativo de Brumado: 



Bahia: Embarcação da travessia Salvador-Mar Grande vira na Baía de Todos-os-Santos; número de mortos sobe para cinco

Foto: Luís Paulo / Arquivo Pessoal

Cinco pessoas morreram e 21 foram resgatadas com vida após uma lancha virar na travessia entre Mar Grande e Salvador, na Baía de Todos-os-Santos, na manhã desta quinta-feira (24). A informação é confirmada pela Marinha. egundo a Marinha, informações passadas pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), apontam que a embarcação tinha capacidade para 160 passageiros e transportava 129 no momento do acidente. Segundo informações da assessoria da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, o acidente ocorreu a cerca de 200 metros do terminal marítimo do município, que fica na praia de Mar Grande. A embarcação seguia para Salvador e virou por volta das 6h30. De acordo com a Capitania dos Portos, três equipes em três navios foram encaminhadas para o local do acidente. Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Grupamento Aéreo (Graer) está no local colaborando com os trabalhos de busca. A corporação diz que transportou um dos sobreviventes para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Além disso, a 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) também prestou socorro a algumas vítimas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande, como também para o Hospital Geral de Itaparica. O Corpo de Bombeiros da Bahia também enviou equipes para a localidade. Durante essa semana, a travessia Salvador-Mar Grande realizou paradas por conta do período de maré baixa prolongado, já que o terminal de Vera Cruz, que é utilizado pela travessia, fica inoperante. Na quarta-feira (23), por conta dos fortes ventos e mar agitado, a Astramab chegou a suspender a operação das escunas de turismo, o que já tinha ocorrido na terça-feira (22).

Foto: Juliana Almirante/G1


Brasileirão 2017: Fiel Brumado comemora vitória do Timão que abre 10 pontos de vantagem na tabela

Os membros da Fiel Brumado estão totalmente confiantes no título do Brasileirão 2017 (Foto: Pablo Luan | 97NEWS)

Ainda não existem dados oficiais, mas os indícios são de que a torcida que mais cresce em Brumado na atualidade é a do Corinthians. Motivados pelas recentes conquistas, que levaram o ex-técnico Tite à Seleção Nacional, os novos torcedores do "Timão" já chegam no embalo de mais um título, desta feita o Brasileirão de 2017, já que a campanha alvinegra é fantástica e vem batendo recordes em cima de recordes. Uma das representações mais emblemáticas deste crescimento dos corintianos na terra do minério é a torcida Fiel Brumado, a qual já tem mais de 200 membros num grupo de Whatsapp. Membros da Fiel Brumado se reuniram na noite desta quarta-feira (23) no Sabor do Nordeste para torcerem por mais uma vitória, desta feita em confronto fora de casa contra a equipe da Chapecoense. O Corinthians que teve a sua invencibilidade quebrada pelo Vitória no último sábado (19) veio para campo com a confiança de sempre. O jogo que tinha sido adiado devido à excursão da Chape foi ao melhor estilo "sofrimento", com gol anulado e muita marcação. Mas como sempre, a mística corinthiana prevaleceu e, aos 45 minutos do segundo tempo, o atacante Jô (artilheiro da competição), de forma chorada, balançou as redes alviverdes e deu a vitória ao Timão que chegou aos 50 pontos, 10 a mais que o Grêmio, o segundo colocado que ontem acabou amargando uma derrota sofrida nos pênaltis para o Cruzeiro e está fora da final da Copa do Brasil. Um dos torcedores mais exaltados, Adauto Ribeiro, que já foi inclusive candidato a prefeito de Brumado em 2008, afirmou "esse título já é nosso e ninguém tira". Muito confiante ele ainda declarou que "a Fiel Brumado está crescendo muito e logo se tornará a maior torcida local, já que com o título do Brasileirão até torcedores infelizes de outros times vão ingressar em nossas fileiras".  



Moradores da Fazenda Mandacarú, nas proximidades da Lagoa Funda, reclamam de retirada descontrolada da água do barramento local

Os moradores não escondem a preocupação com a situação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O sertão é desafiador para os seus habitantes, ainda mais no período de estiagem, já que, principalmente as comunidades rurais, têm que enfrentar todos os anos o "fantaasma" do desabastecimento. Em algumas localidades alguns barramentos construídos pela modalidade PPP - Parceria Público Privada, vem atenuando o sofrimento e fazendo com que as famílias possam ter um acesso bem mais fácil ao precioso líquido. Esse é o caso dos moradores da Fazenda Mandacaru, que fica em Brumado, próximo à Comunidade de Lagoa Funda. Mas de uns dias para cá, após o início dos serviços de recuperação de uma estrada vicinal que faz a ligação com o barramento, caminhões pipas vêm constantemente tirando água do local, o que vem dando uma dimensão ainda maior ao problema, já que existem denúncias de que os fazendeiros da região estão utilizando a água, que seria para consumo humano e animal, para irrigação, o que pode fazer com que o reservatório venha a secar. Outro problema, segundo os moradores, é o despejo das lagoas de decantação do frigorífico que tornaram a água imprópria. 

Caminhões pipas estão fazendo sucessivas retiras de água para molhar a estrada que está sendo recuperada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O morador Aldecy Leite Lobo (57), residente na comunidade entrou em contato com a redação do 97NEWS e relatou que "a água está sendo usada para irrigação, porque ficou inadequada para consumo.  A situação se agravou desde quando foi instalado o frigorífico às margens da BA-148, próximo a Lagoa Funda, toda vez que chove, os tanques de dejetos sangram e caem dentro da barragem" e ainda descreveu que "essa água, por causa disso, já está há um bom tempo sem poder ser utilizada para beber ou cozinhar, nós usamos ela apenas para molhar as plantas e matar a sede dos animais, ela fede muito e é escura". Caminhões pipa também vêm sendo vistos no local, mas segundo um dos motoristas, que não quis se identificar, a água está sendo usada para molhar a estrada que está passando por reformas. "Estamos utilizando essa água porque ela comprovadamente não presta pra consumo humano, esta fedendo e está com uma cor muito esquisita, por isso foi aprovada por boa parte da comunidade para ser usada durante a reforma das estradas, para baixar a poeira gerada, já que muitas mães estavam reclamando que os seus filhos vêm apresentando problemas resoiratórios", ressaltou o motorista. Outro morador da localidade, Eligio José Barbosa (48), disse que os camihões vão retirar apenas uma quantidade suficiente para a reforma das estradas. "Essa água não vai acabar assim tão rápido, esses moradores que reclamaram foi porque eles estão preocupados com as plantações deles, pois, não querem que usem a água para suas plantas não morrerem. E a nossa necessidade agora é a poeira, essa água não serve para beber", finalizou Eligio. Segundo os próprios moradores, são três bombas ligadas 24 horas retirando a água da barragem. Ainda de acordo com os moradores, nenhum orgão foi no local fiscalizar a empresa que joga os dejetos da bacia de decantação do frigorífico dentro do memso riacho que alimenta a barragem.

A coloração da água está cada vez mais escura e o odor é bem desagradável (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Governo anuncia privatização da Casa da Moeda e espera leilão até o fim de 2018

Foto: Divulgação

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (23) a ampliação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), incluindo a intenção de privatizar a Casa da Moeda, responsável por confeccionar as notas de reais, passaportes e diplomas, por exemplo. De acordo com o G1, a expectativa do Palácio do Planalto é publicar o edital no terceiro trimestre de 2018 e realizar o leilão até dezembro do ano que vem. O PPI envolve, por exemplo, concessões, privatizações e permissões de serviço público. Também foram incluídas no programa a privatização da Eletrobras, anunciada pelo governo federal na última semana, além dos aeroportos de Congonhas (SP), Cuiabá (MT), Santos Dumont (RJ) e Recife (PE). Com o PPI, a expectativa do Planalto é aumentar a arrecadação para cumprir a meta fiscal.



SMTT marca presença na solenidade de 500 dias de operação do Parque Eólico de Brumado sem registro de acidentes

(Foto: Reprodução)

Na última sexta-feira (18), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, através do Coordenador de Estatística em Trânsito, Jansen Ricardo, esteve na solenidade realizada pela Cortez Engenharia e pela Enel Green Power Brasil para celebrar o marco de 500 dias de operação do Parque Eólico de Brumado sem registro de acidentes. O evento simbólico foi promovido no local do empreendimento, no Distrito de Cristalândia. Na oportunidade, o coordenador da SMTT discursou aos presentes sobre a importância da segurança no trabalho de forma geral e do comprometimento dos colaboradores das empresas em prol da segurança viária dentro do complexo e durante o trajeto de deslocamento entre o parque e suas residências. Além disso, o coordenador ressaltou a responsabilidade e empenho do empreendimento no que se refere ao alcance da marca, o que, segundo ele, representa uma mudança de postura diante do aumento dos índices de acidentes registrados nas estradas vicinais e rodovias. O empreendimento brumadense, apelidado de Cisne Brasileiro, significa o avanço do potencial da produção de energia renovável no município.



Brumado: Estão abertas as inscrições para Pós Graduação na UAB

Foto: Divulgação

Teve início no dia 21 deste mês e vai até o dia 04 de setembro o período de inscrições para cursos de Especialização gratuita na Uneb, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os cursos são à Distância com encontros mensais no polo. Para Brumado,  estão disponíveis os Cursos de Libras e Especialização Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades. As inscrições podem ser realizadas no site



Vereador Elias Piau faz indicações visando melhorias estruturais para a Vila Presidente Vargas

O vereador Elias Piau vem desenvolvendo uma ampla agenda de trabalho (Foto: 97NEWS)

Continuando sua jornada parlamentar, o vereador Elias Piau (PV) vem dando um grande exemplo de compromisso com a comunidade brumadense, desenvolvendo uma agenda de trabalho muito proativa que vem contemplando o meio rural e a zona urbana, tendo destaques para suas viagens a Salvador, onde ele vem obtendo importantes conquistas nesse sentido. Desta feita, visando o atendimento às principais necessidades estruturais da Vila Presidente Vargas, Elias Piau apresentou indicações visando o calçamento e instalação de galeria de esgoto nas travessas Hermindo Alves e Gabriel Messias e nas ruas Liobino Santos e Alvino Caetano, atenendo assim aos anseios dos moradores da referida localidade. Outra indicação importante é a pavimentação e a instalação de rede de esgotamento na Av. Saldino Lopes, principal via do Distrito que faz ligação com a empresa Magnesita S.A. Para substanciar suas indicações o vereador Elias Piau ouviu um grande número de moradores da Vila Presidente Vargas em várias visitas que fez ao distrito. "Estamos cumprindo mais uma etapa de nossa agenda de trabalho, desta feita buscando melhorias para a Vila Presidente Vargas que hoje já pode ser considerada praticamente uma área urbana", destacou o parlamentar que ainda declarou que "esperamos mais uma vez que a administração municipal seja sensível aos nossos pleitos, pois eles refletem integralmente os anseios dos moradores da Vila Presidente Vargas". Confira abaixo fotos dos locais feitas nas visitas do vereador Elias Piau:



Brumado: By Kezinha Produções realiza ação em comemoração à Semana do Excepcional na APAE

Fotos: Divulgação

No início desta semana foi realizado na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Brumado, a abertura da “Semana Nacional do Excepcional”. A ação é celebrada em todo Brasil entre 21 e 28 de agosto. O objetivo é conscientizar a comunidade a respeito das pessoas com deficiência e sua inclusão social. A ação tem como proposta despertar um novo tempo às pessoas com deficiência, tempo de participar, crescer, viver, conviver e ser feliz sem qualquer tipo de discriminação por conta de sua deficiência.

 

A APAE de Brumado recebeu apresentações da produtora "By Kezinha Produções", com animação de personagens e serviços voluntários de esculturas de balões e show da galinha pintadinha que encantou a todos. "Na oportunidade quero parabenizar toda diretoria da instituição em especial a presidente Soledade Brandão pelo convite", ressaltou Marcos Antônio Cardoso, o "Kezinha". O evento também recebeu oficinas inclusivas.



Elétrica Cristaluz, sua moderna loja na área de produtos elétricos e iluminação

Foto: Divulgação

Em Brumado a Cristaluz é a loja para tornar o seu ambiente, tanto residencial como empresarial, muito mais moderno, charmoso e agradável. A Elétrica Cristaluz, traz um mix muito amplo, com uma grande variedade de materiais elétricos e de iluminação, incluindo itens sofisticados, como lustres de cristal exclusivos com leds, que são o grande sucesso do setor de decoração da atualidade. A Cristaluz oferece aos seus clientes um novo conceito, com o que existe de mais moderno no mercado, só que com uma grande diferencial, que são os preços muito atrativos e com condições de pagamento bem flexíveis. Então, vale a pena conhecer o moderno show room e o menu de produtos que é composto por lâmpadas de led, spots, fios, cabos, reatores, disjuntores, interruptores, duchas, plafons, tomadas, cabos, conexões, torneiras, abajures, luminárias, entre outros. Então, agora, antes de decorar a sua casa ou o seu escritório, passe na Cristaluz, que oferece um atendimento diferenciado e muitas opções que se ajustam ao seu orçamento. Cristaluz, loja na Praça Armindo Azevedo, 26, Centro, próximo a Igreja Matriz, com telefone (77) 9.9979-2778.



Construção do sistema de abastecimento para Ubiraçaba e região é autorizado pela Embasa

A liberação da obra é mais um conquista conjunta da qual o vereador Léo Vasconcelos é peça fundamental (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A luta pela obra que contemplaria a comunidade de Ubiraçaba com o sistema de abastecimento de água através da Embasa, acabando com todo o sofrimento pelo qual passam os moradores da região com a estiagem e a falta de água de qualidade teve início no ano de 2004 com o vereador Léo Vasconcelos e o apoio imprescindível do então deputado estadual João Bonfim. Desde então a busca tem sido incansável por parte do parlamentar que passou a contar com a adesão de importantes representantes políticos como o atual secretário de Agricultura, Vitor Bonfim e do apoio maciço do prefeito Eduardo Vasconcelos, que em visita realizada pelo governador na cidade de Caetité quando da inauguração da adutora do Algodão realizou o pedido pessoalmente recebendo a confirmação da obra fruto do empenho do vereador Léo Vasconcelos, prefeito Eduardo Vasconcelos e secretário Vitor Bonfim. O sonho agora se concretiza com a publicação por parte da Embasa da libertação da obra que atenderá os povoados de Samambaia, Ubiraçaba e Lagoa de São João, beneficiando 6.400 moradores com um investimento na ordem de R$ 4.746.947,00. Léo Vasconcelos destaca que é uma das obras de maior relevância já conquistada pelo seu empenho e compromisso com o seu mandato, agradecendo de forma muito efusiva o ex-deputado João Bonfim que iniciou essa luta ao seu lado e aos que agora podem com ele comemorar a alegria da liberação da obra, o secretário Vitor Bonfim e o prefeito Eduardo Vasconcelos. “Fico feliz com a conquista da tão sonhada obra solicitada desde 2004 quando João Bonfim iniciou todo o processo, que hoje tem sua efetivação, porém lamento que depois de tantos esforços de nossa parte e das pessoas que têm compromisso com Brumado tenhamos que verificar que outros que nada fizeram pelo município queiram se beneficiar às nossas custas. Nossa família é de origem da região de Ubiraçaba, somos o representante da comunidade, sendo sempre o mais votado. Portanto, temos consciência que nosso trabalho é conhecido e reconhecido por todos os moradores”, pontou Léo Vasconcelos.      

(Reprodução)


Motociclista fica ferido e perde sangue em colisão com veículo nas proximidades da Feira Livre

Um grande número de populares se aglomerou no local que fez com o tráfego tivesse que ser controlado por agentes de trânsito (Foto: 97NEWS)

O trânsito em Brumado continua a fazer suas vítimas, sendo que, a maioria deles são motociclistas, já que o número desse tipo de veículo na cidade é muito alto e o sistema de sinalização ainda não contempla essa demanda, o que faz com que acidentes ocorram com frequência, principalmente nas vias de maior fluxo. Após o registro de uma colisão envolvendo um mototaxista e uma van escolar no Bairro da Urbis 2, uma nova colisão próximo do Mercado Municipal, ocorreu na manhã desta quarta-feira (23) na cidade, desta feita na Av. Antônio Mourão Guimarães no cruzamento com a Praça Teófilo Alves de Lima, na qual um motociclista ficou ferido e perdeu uma quantidade de sangue após colidir com um veículo. A identidade do motociclista não foi revelada, mas ele foi levado com urgência pela equipe do SAMU 192 para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, já que apresentava possível traumatismo craniano. Segundo comerciantes os acidentes são muito frequentes no local, o que comprovaria a necessidade de uma melhor sinalização e da presença constante de agentes de trânsito para controlar o tráfego e dar um melhor ordenamento ao alto fluxo de veículos, principalmente na hora do rush.