ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Governo decreta situação de emergência em 173 municípios afetados por estiagem; Brumado está na lista

Foto: Reprodução

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13) publicou decreto de situação de emergência por estiagem em 173 municípios baianos pelo período de 180 dias. Os baixos índices pluviométricos registrados nos últimos anos, que estão afetando quase a totalidade do estado, foram levados em consideração pelo governador Rui Costa para assinar o decreto, fundamentado no Art. 1º da Instrução Normativa Nº 02 do Ministério da Integração Nacional. A escassez das chuvas tem comprometido a regularidade no fornecimento de água potável e provocado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária. Conforme o decreto, que passou pela análise da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), todos os órgãos estaduais devem participar de ações com o objetivo de buscar soluções para restabelecer a normalidade e preservar o bem-estar da população. 

 

Confira a Lista:

 

Abaíra; Abaré; Adustina; America Dourada; Andaraí; Anguera; Antas; Antonio Gonçalves; Aracatu; Araci; Barra do Mendes; Biritinga; Boa Nova; Bom Jesus da Lapa; Bom Jesus da Serra; Boninal; Boquira; Botuporã; Brejões; Brotas de Macaúbas; Brumado; Caetanos; Caém; Cafarnaum; Caldeirão Grande; Campo Alegre de Lourdes; Campo Formoso; Canarana; Candeal; Cândido; Sales; Cansanção; Capim Grosso; Caraíbas; Carinhanha; Casa Nova; Castro Alves; Caturama; Central; Cícero Dantas; Cipó; Conceição do Coité; Condeúba; Contendas do Sincorá; Cordeiros; Coribe; Encruzilhada; Érico Cardoso; Euclides da Cunha; Fátima; Filadélfia; Feira de Santana; Gavião; Gentio do Ouro; Glória; Guajeru; Guanambi; Heliópolis; Iaçu; Ibiassucê; Ibicoara; Ibipeba; Ibiquera; Ibirapuã; Ibitiara; Ibititá; Igaporã; Ipecaetá; Ipirá; Ipupiara; Irajuba; Iramaia; Iraquara; Irecê; Itaberaba; Itaguaçu da Bahia; Itaquara; Itarantim; Itatim; Itiruçu; Ituaçu; Iuiú; Jacaraci; Jacobina; Jaguaquara; Jeremoabo; Juazeiro; Jussara; Jussiape; Lafaiete Coutinho; Lagoa Real; Lajedinho; Lamarão; Licínio de Almeida; Livramento de Nossa; Senhora; Macajuba; Macaúbas; Mairi; Malhada de Pedras; Malhada; Mansidão; Marcionílio Souza; Miguel Calmon; Milagres; Mirangaba; Mirante; Morpará; Morro do Chapéu; Mortugaba; Mucugê; Mulungu do Morro; Mundo Novo; Muquém do São Francisco; Nova Fátima; Nova Itarana; Nova Redenção; Nova Soure; Novo Horizonte; Novo Triunfo;Oliveira dos Brejinhos; Ourolândia; Palmas de Monte Alto; Palmeiras; Paramirim; Pedro Alexandre; Piatã; Pilão Arcado; Pindaí; Pindobaçu; Pintadas; Piripá; Planalto; Poções; Ponto Novo; Presidente Dutra; Quijingue; Quixabeira; Rafael Jambeiro; Retirolândia; Rio de Contas; Rio do Antônio; Rio do Pires; Rodelas; Santa Bárbara; Santa Brígida; Santa Inês; Santaluz; Santanópolis; São Félix do Coribe; São Gabriel; Sao José do Jacuípe; Saúde; Seabra; Sebastião Laranjeiras; Senhor do Bonfim; Sento Sé; Serra Preta; Serrolândia; Sítio do Quinto; Sobradinho; Souto Soares; Tanque Novo; Tanquinho; Tremedal; Tucano; Uibaí; Umburanas; Urandi; Valente; Várzea da Roça; Várzea do Poço; Várzea Nova; Wagner; Xique-Xique.

 

CONTINUE LENDO


Visando ampliar ainda mais a publicização de suas ações parlamentares, Zé Ribeiro cria fanpage

O vereador Zé Ribeiro lança sua fanpage para dar maior visibilidade ao seu mandato parlamentar (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre buscando uma conexão afinada aos novos tempos, o vereador Zé Ribeiro (PT) vem dimensionando o seu gabinete digital e, no embalo das novas tendências tecnológicas, o parlamentar está adotando uma série de medidas visando dar maior publicização às suas ações. Uma delas foi maximização de seus perfis nas diversas redes sociais e, neste contexto, a criação de uma Fanpage foi um dos destaques. Então a partir de agora os seus eleitores e a população brumadense em geral poderão ter, com maior facilidade, acesso a todo o trabalho que vem sendo desenvolvido por Zé Ribeiro. Além da divulgação sistemática de suas ações, a transparência pública também ocupa o topo da pauta, onde os internautas poderão ter acesso a inúmeros contratos que são celebrados pelo município de Brumado com empresas, fornecedores e prestadores de serviço. "A modernidade está aí para ser utilizada, então vamos continuar ampliando o nosso gabinete digital, pois assim estreitamos os nossos contatos com a população", expressou Ribeiro ao 97NEWS. Ele também enfatizou que "a fanpage também será um canal importante para que críticas e sugestões possam ser postadas para que o nosso trabalho possa contemplar ainda mais os anseios da comunidade". E, por fim, o vereador declarou que "faço questão de convidar a todos a acessarem a nossa fanpage e ficarem por dentro de todas as nossas atividades no parlamento brumadense". Acesse e curta: https://www.facebook.com/vereadorjoseribeiro/



Centro Médico São Gabriel: Referência na área de Saúde em Brumado e região

Foto: Divulgação

A Dra. Maiara Teixeira, médica neurologista, estará atendendo no Centro Médico São Gabriel na próxima terça-feira, dia 19 de Setembro, realizando atendimento em neurologia, tratando de diversas patologias, tais como: Dores de cabeça; Dores cervicais e lombares; Epilepsia; Doenças cerebrovasculares como AVC (Derrames); Tremores e Doença de Parkinson;  Demências (como a doença de Alzheimer); Esclerose Múltipla; Distúrbios do sono e muito mais. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone (77) 3441-1502, ou pelo whatsapp 9.9925-8807, Praça dos Meiras, 164, (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde em um só lugar.



Conheça a história de 'Zeca': Cão foi abandonado, atropelado, operado e salvo pela AUAU

'Zeca' resistiu bravamente e hoje está em franca recuperação (Foto: AUAU)

Em dias que a maldade e a insensibilidade vem dominando corações e mentes, ainda existem exemplos fantásticos de pessoas que realizam trabalhos que mostram que existe saída para a humanidade.  Neste contexto escatológico, o amor aos animais também vem se extinguindo e, cada vez mais, os maus tratos são patrocinados por aqueles que se esquecem que todos somos criaturas divinas. Em Brumado temos um grande baluarte deste amor que é a ONG AUAU que vem realizando um trabalho fantástico ao longo dos últimos anos salvando a vida de animais que, na maiorida das vezes, são abandonados na "via da amargura". Uma das últimas ações feitas pela entidade ilustra muito bem essa situação, a qual tem como protagonista o cãozinho chamado "Zeca", que foi resgatado no Conjunto Residencial Brisa I pela presidente da AUAU, Marli Lobo, juntamente com outros membros. A situação de "Zeca" era terminal, pois, ele após ter sido abandonado por seus donos, foi atropelado e estava com fraturas nas duas patas, que, a princípio, pareciam expostas, além de estar muito debilitado, anêmico e com Erliquiose. 

'Zeca' passando pela intervenção cirúrgica em Conquista sempre acompanhado da presidente da AUAU, Marli Lobo (Fotos: AUAU)

Após o resgate, ele recebeu os primeiros cuidados e, por meio de doações e união dos membros da AUAU, foi levado para Vitória da Conquista numa espécie de Samu Canina improvisada, onde passou por uma cirurgia com um especialista, que solicitou que a ONG assinasse um termo para que o procedimento pudesse ser realizado, já que o risco de morte do animal era muito grande. Hoje, passado cerca de 3 semanas do ocorrido, "Zeca" está em franca recuperação, fruto de muita dedicação, fé e amor dos membros da ONG que continuam se superando em meio às grandes adversidades que se apresentam no caminho, principalmente a falta de recursos financeiros para realizar as ações. Então, quem quiser fazer a sua doação para a AUAU, anote a conta abaixo e faça o seu depósito e ajude a salvar ainda mais animais indefesos. 

(Divulgação)


Solidariedade: Liga Brumadense de Futebol mostra braço social forte e beneficia dezenas de famílias com cestas básicas

Os alimentos arrecadados pela LBF e que foram distribuídos para as famílias carentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Campeonato Brumadense de Futebol Edição 2017 já terminou, onde o Umburanas se sagrou campeão, mas, fora das 4 linhas, no campo do social, outros vencedores ficaram no alto do pódium que foram a grande e apaixonada torcida e a direção da LBF que mostrou o seu forte braço social. A torcida por levar os alimentos não perecíveis aos jogos e a LBF por distribuí-los de forma muito criteriosa para cerca de 30 famílias em estado de vulnerabilidade social de vários bairros carentes da cidade. A distribuição ocorreu na tarde desta quarta-feira (13) e foi capitaneada pelo vice-presidente da entidade, Paulo Lobo, que fez questão de participar ativamente da entrega. "Estamos muito felizes por poder contribuir com essas famílias, as quais sofrem as agruras impostas pelas incertezas da vida", destacou Lobo que ainda declarou que "vamos buscar ampliar ainda mais as nossas ações no campo social, pois a alegria do esporte tem refletir dentro dos lares".

Paulo Lobo disse as ações sociais da LBF irão ser ampliadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)




Brumado: Projeto de Zona Azul tem primeira votação e já deixa condutores apreensivos quanto à questão da falta de segurança dos veículos

A implantação da Zona Azul em Brumado está sendo bem vinda por grande parte da população, mas a questão da segurança dos veículos causa preocupação aos motoristas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Na última segunda-feira (11), entrou em 1ª votação na Casa Legislativa, o Projeto de Lei de nº 028/2017 que institui o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em vias e logradouros públicos (Zona Azul).  O sistema é composto por vagas de estacionamento regulamentadas e pagas, que funcionarão em vias públicas da cidade, principalmente onde há grande circulação de veículos. O projeto foi recebido com bons olhos por boa parte da população brumadense, mas tão pouco entrou em votação, já está causando polêmica, já que, uma a questão exposta e declarada deixou os os condutores preocupados, já que, nem a prefeitura, e nem a empresa que será contratada para gerenciar o estacionamento, não terão responsabilidade sobre os veículos, sejam eles roubados, furtados ou sofrerem algum dano. Na referida sessão, os vereadores Lek Cabeleireiro e Zé Ribeiro entraram com uma emenda para que a prefeitura e a concessionária responsável tenham sim a responsabilidade sobre os veículos, já que o cidadão pagará pelo serviço, mas, a emenda foi rejeitada por 9 votos. Se aprovado em segunda votação, será aberta uma licitação para a contratação da empresa.

Motos seriam o foco principal das preocupações já que são mais fáceis de serem furtadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Vamos ver o que diz a Legislação atual sobre a questão:

Furto de veículos em área azul - O dever de indenizar
Trata da Responsabilidade da Administração Pública em indenizar por furtos, danos ou avarias que ocorram em veículos que se encontrem estacionados em áreas rotativas, trazendo doutrinas e fundamentações para a obtenção do feito.

Os estacionamentos rotativos, mais conhecidos como “área azul” ou “zona azul”, são instituídos por Órgão da Gestão Pública (entidades que cuidam do executivo de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição), em locais de sua propriedade, onde atribuem à empresas privadas o direito de cobrar valor pecuniário para que se possa estacionar seu veículo naquele local, por meio da chamada CONCESSÃO. (art. 24, X do CTB).

Este Ato Administrativo é regulado pelo artigo 175 de nossa Carta Magna, nos seguintes termos:

Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. 

(1) O processo para que se instale o estacionamento rotativo passa por uma licitação, onde irá vencer a empresa a qual oferece o serviço que atenda as necessidades da Administração Pública ao melhor preço, sendo comum que como contraprestação esta empresa deva efetuar melhorias e a manutenção das áreas em que for explorar seus serviços.

Entende-se que a cobrança, estimula-se a rotatividade das vagas, fazendo com que os usuários utilizem do estacionamento apenas nos momentos em que necessitarem, e posteriormente cedam a vaga à outro, já que a permanência acarretará sanções administrativas, além de ônus.

Outra discussão que vem tomando conta dos Fóruns e Tribunais diz respeito ao cabimento do Direito indenização do usuário que tiver seu veículo furtado, ou sofrer algum dano enquanto o automóvel esteve estacionado em local de cobertura da área azul.

Cumpre salientar o fato de que mesmo sendo um serviço concedido e prestado por à empresa privada, ele não perde sua natureza de serviço público.

Devemos suscitar ainda, o chamado “DEVER DE GUARDA”. Trata-se de instituto jurídico, comum em contratos com estacionamentos privados, o qual obriga o contratado a zelar pela guarda do veículo, e entregá-lo no mesmo estado em que se encontrava no momento em que ali foi estacionado.

Este tipo de contrato é sinalagmático, ou seja, causa obrigações à ambas as partes celebrantes, afinal, o contratado deve guardar o bem depositado, tendo como contraprestação o pagamento efetuado pelo contratante.

Assim como os estacionamentos “comuns”, a Administração Pública estará recebendo o pagamento do condutor, e assim sendo, terá a obrigação de guarda ao veículo. Em casos de furto, roubo ou danos, se comprovado que o veículo estava estacionado em área de “zona azul”, teria o condutor direito a receber indenização do Gestor Público (no caso, o responsável pelo “estacionamento público”).

Reforçando este entendimento, lembramos que a Responsabilidade Civil da Administração Pública é OBJETIVA, ou seja, obrigação de reparar os danos ou prejuízos de natureza patrimonial ou extrapatrimonial que uma pessoa cause a outrem, independentemente de culpa.

A responsabilidade civil é sempre objetiva, ante a teoria do risco administrativo: a responsabilidade civil por atos comissivos ou omissivos de seus agentes é de natureza objetiva, ou seja, dispensa a comprovação de culpa. Consagrando esta esteira de raciocínio, preconiza o artigo 37, §6º da Constituição Federal:

“Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...)

§ 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa”. 

Desse modo, resta caracterizado que, uma vez em que o cidadão fez uso do estacionamento público, arcando com sua obrigação de pagar pela área azul, este se encontra coberto pelo amparo estatal, sendo que caso ocorra qualquer dano ou perda do veículo, será demonstrada a má qualidade na prestação de serviço de caráter administrativo, situação a qual irá gerar ao Estado o dever de indneizar.

 



A Odonto Mota traz para os seus clientes, o rejuvenescimento rápido e sem cortes

Foto: Divulgação

O envelhecimento da pele é um processo natural que ocorre no corpo de qualquer pessoa. Enquanto não é possível evitar esse processo, podemos com a atual tecnologia, amenizar os sintomas e retardar o envelhecimento. A toxina botulínica e o Ácido hialurônico são uma ótima opção para rejuvenescimento. A toxina botulínica é um complexo proteico, quando se faz a aplicação no rosto ou em outras áreas, ela atua junto aos receptores neuro musculares, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e com isso a sua contração, relaxando a musculatura. É isso que faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, por relaxar esses músculos causam as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, assumindo grande importância na melhora estética quando fazemos aplicação da Toxina Botulínica no rosto, como para o tratamento das rugas. O Botox também pode ser usado no tratamento de bruxismo, diminuindo a tensão muscular, uma situação que se caracteriza pelo apertamento ou ranger de dentes durante o sono e/ou em vigília e que, de acordo com as estatísticas médicas, acomete cerca de 40% da população mundial. Já no tratamento do “sorriso gengival”, aquele em que há exposição acentuada da gengiva, ou seja, quando o indivíduo sorri, a sua gengiva é mostrada excessivamente. A toxina botulínica tem sido indicada como uma excelente opção a ser aplicada, evitando-se a intervenção cirúrgica. Sem que haja qualquer perda de sensibilidade no lábio ou sensação de paralisia, uma pequena dose da substância é o suficiente para relaxar o músculo interno do buço, impedindo que o lábio superior seja tracionado para cima no momento em que o paciente sorri e, portanto, diminuindo o aparecimento da sua gengiva. Já o ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente em nosso organismo, mas que diminui juntamente com as fibras de colágeno ao envelhecer, levando à formação de rugas, sulcos e depressão da pele. O preenchimento que utilizamos na Odonto Mota utiliza Ácido Hialurônico sintético idêntico ao do nosso organismo e que ao ser injetado irá substituir essa perda de volume, melhorando o aspecto e luminosidade da pele. O Ácido Hialurônico é indicado para para preenchimento de rugas, aumento dos lábios, preenchimento do sulco-nasogeniano, “bigode-chinês”, olheiras entre outras indicações. Por tanto, rejuvenescimento rápido e sem cortes é na Clínica Odonto Mota, localizada na Avenida Antônio Mourão Guimarães, 394 - A. Clínica Odonto Mota, sinônimo de beleza e conforto, venha conhecer nossas instalações com equipamentos modernos, tudo para receber as pessoas da melhor maneira. Marque sua consulta: (77) 3441-2239 / 9.9871-6198.



Moradores ao lado da FADESB satisfeitos com as obras de urbanização; 'vamos ficar também mais seguros' declaram

As obras de urbanização estão sendo elogiadas pelos moradores da região (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Enquanto FADESB e Prefeitura de Brumado vivem um conflito por causa das obras de urbanização e futura canalização do Riacho do Sapé, os moradores da região começam a expressar a sua satisfação, já que eles consideram a ação "um grande avanço e sinal de desenvolvimento". Segundo eles a área em questão era carregada de mato, lixo e entulhos, que criava um aspecto negativo ao local, além do que, o ambiente também acabava sendo propício para ação de bandidos que se escondiam no matagal para praticar os seus delitos. Em post da matéria do 97NEWS intitulada "FADESB e Prefeitura de Brumado em conflito; entenda o caso" que foi replicada no Facebook, a moradora Tamara Porto declarou que "ficou ótimo, agora temos visão, porque antes o mato tomava conta, sem contar os lixos que eram jogados nessa área. Gostei dessa limpeza e acredito que todos os moradores por perto também". A questão da segurança pública e da urbanização foram elogiadas e mostram que, nesse caso, guardados os aspectos jurídicos, a Prefeitura de Brumado parece estar no caminho certo do desenvolvimento para a região do Bairro Santa Tereza.

 



Angiologia na Clínica Master com Dr. Thiago Marques Coelho

Foto: Divulgação

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos como varizes, feridas crônicas, má circulação, dores crônicas nas pernas, trombose, alterações dos vasos sanguíneos em decorrência da diabetes, dentre outras. A angiologia encarrega-se do diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o renomado angiologista Dr. Thiago Marques Coelho. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, punção de mama e tireóide por agulha fina, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta! (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



FADESB e Prefeitura de Brumado em conflito; entenda o caso

O conflito se iniciou devido às alegações da FADESB que seu terreno teria sido invadido pela prefeitura (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A nova gestão do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) vem implantando uma série de mudanças, especialmente na área de infraestrutura, as quais, muitas vezes, estão causando resistência, principalmente de proprietários de imóveis que se dizem prejudicados. Com o lema "A Supremacia do Bem Comum", Vasconcelos vem agindo de uma forma dura e com pouco diálogo, mas, segundo a sua assessoria jurídica, totalmente dentro da Lei. Diante deste contexto, um novo impasse se estabeleceu com a FADESB - Fundação de Assistência e Desenvolvimento Social de Brumado, que alega que a prefeitura municipal estaria patrocinando uma ação de crime ambiental, bem como a invasão de uma área particular que fica na região do Bairro Santa Tereza. O 97NEWS entrou em contato com a direção da entidade que explicou que "primeiramente queremos deixar bem claro que a área em questão pertence à FADESB e está devidamente registrada por meio de uma escritura pública". 

Os registros fotográficos da ação da prefeitura ao abrir a rua ao lado da FADESB (Fotos: 97NEWS)

E continuaram a argumentação narrando que "há cerca de 50 dias a prefeitura começou a abrir uma rua aqui margeando o riacho e, na quarta-feira passada, entrou uma máquina devastando tudo, onde foram destruídos vários pés de fruta, além de uma casa onde ficava a bomba do poço artesiano, que também foi danificado. No nosso entendimento um claro ato de desmatamento sem licença ambiental" e continuou descrevendo que "diante dessa arbitrariedade, foi feito um questionamento ao secretário André Cardoso que suspendeu a ação e entrou em tratativas conosco, mas, infelizmente elas não foram cumpridas, o que fez com que oficiassemos o prefeito e o secretário, além de fazer uma ocorrência policial do fato, como também um levantamento com geoprocessamento de toda a nossa área". E finalizaram destacando que "que fique bem claro que a FADESB não quer confusão, entendemos que é o bem coletivo, mas existiu uma invasão de propriedade particular, a destruição de mata ciliar, num possível crime ambiental, pois não há licença do INEMA. Foi uma ação totalmente arbitrária, sem que existisse o diálogo para encontrarmos uma solução que contemplasse a todos".

A máquina de uma empresa prestadora da prefeitura realizando a limpeza da área (Foto: 97NEWS)

Buscando o contraponto, falamos com o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, que, logo de início rechaçou as argumentações da FADESB ao declarar que "se for feita uma verificação criteriosa no local fica claro que a instituição já tinha cercado a área deles, então, o que fizemos foi o lógico, pois o que está ao lado do riacho é área pública, onde irá passar o esgotamento sanitário, por isso estamos abrindo ruas ao longo dos riachos, já projetando o futuro de nossa cidade. Existe um planejamento e um estudo muito bem elaborado nesse sentido e nossas ações visam o bem coletivo, que tem que estar acima dos interesses particulares". 

A cerca foi feita de arame farpado e, segundo o secretário, isto está em desacordo com a Lei (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele fez outra colocação que chama a atenção ao citar que "além do mais eles fizeram a cerca de arame farpado, o que não é permitido por Lei há anos, isso terá que ser alterado, pois não pode continuar dessa forma irregular". E, questionado sobre os supostos indícios de crime ambiental, o secretário disparou que "será crime ambiental derrubar algarobas, mangueiras e capoeira? e, além do mais a área já foi antropizada há tempos, ou seja, é uma área cujas características originais foram alteradas tanto no solo, como na vegetação, relevo etc". 



'É uma alegria ver mais um sonho dos moradores de Umburanas e Cristalândia se realizar', declara vereadora Lia Teixeira

A vereadora Lia Teixeira recepcionando junto com os moradores a médica cubana (Foto: Reprodução Facebook)

O Distrito de Cristalândia e o Povoado de Umburanas vem sendo representados pela vereadora Lia Teixeira (PDT), que, desde o início de seu mandato parlamentar vem tendo um foco de ações muito especial por essas duas localidades. Diante disso, ela desenvolveu um planejamento e uma agenda proativa visando atender às grandes urgências dos moradores, sendo que, uma das principais era o aumento da oferta de saúde, pois as referidas unidades básicas de saúde estavam descobertas. Após incessantes reivindicações à administração municipal nesse sentido, a vereadora pode ver esse pleito se concretizar com a chegada da médica cubana Dr. Ailene, que, nesta segunda-feira (11), esteve visitando as referidas unidades e mantendo o primeiro contato com a comunidade. A vereadora Lia Teixeira fez questão de estar presente e destacou que "foi com grande alegria que acompanhei a visita da médica cubana, Dr. Ailene, que irá atender nas unidades de Umburanas e Cristalândia. Esse era um grande sonho dos moradores que agora se tornou realidade". Ela ainda fez questão de declarar que "foi muito gratificante ver o contentamento nos rostos das pessoas ao saberem que terão um apoio médico na sua localidade, evitando assim, os transtornos de terem que se deslocar até o hospital municipal".

 



'Os projetos são votados aqui de acordo o desejo do prefeito e não pensando nos benefícios para a população de Brumado', afirma Lek Cabeleireiro

Lek vem tendo um desempenho avaliado como muito positivo pela população (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A sessão do Legislativo de Brumado desta segunda-feira (11), foi marcada pela votação dos projetos 027/2017 e 028/2017, que trataram, respectivamente, dos subsídios fornecidos aos estudantes e da implantação do estacionamento rotativo de veículos, a popular Zona Azul.  Tendo mais uma participação efetiva, o vereador Lek Cabeleireiro (PV) ficou na bronca e explicou seu posicionamento destacando que “meu voto foi a favor dos estudantes, quero sim que eles recebam o subsídio e espero que isso possa ser ampliado e nossos munícipes que necessitem dessa bolsa possam ser realmente contemplados. Por isso votei favorável ao projeto, no entanto, juntamente com o vereador Zé Ribeiro, apresentei uma emenda para melhorar ainda mais o mesmo, buscando evitar prejuízo aos estudantes que sejam aprovados em cursos em outras cidades, ou que venham a cursar uma faculdade local, permitindo que estes possam também cursar e receber o benefício, mas essa proposição não foi debatida pelos que a rejeitaram”. O parlamentar, que vem adotando o lema de defensor do povo e das minorias se juntou novamente a emenda do vereador Zé Ribeiro para que pudessem qualificar o projeto 028/2017 (Zona Azul) solicitando que fosse suprimido o art. 18 do referido projeto que diz: “Ao poder público municipal e a concessionária ou permissionária não caberá qualquer responsabilidade por acidentes, danos, furtos ou prejuízos de qualquer natureza que os veículos dos usuários venham a sofrer nos locais de estacionamento regulamentado não sendo exigível da concessionaria a manutenção de qualquer tipo de seguro contra esses eventos” Lek justificou seu voto de abstenção no projeto 028/2017, em função de não concordar que uma empresa permissionária venha para cidade de Brumado receber pelo estacionamento rotativo e que não tenha sobre os veículos que pagam pelo mesmo, nenhum compromisso de zelo ou ressarcimento em caso de prejuízos. 

Lek foi duro em suas colocações (Foto: Daniel Simurro | 97 NEWS)

Diante disso o vereador disparou que “não cabe chegar em Brumado, arrecadar e não garantir o mínimo à população, chega disso, questionei sobre a obrigatoriedade e escutei de um colega vereador que isso não era importante, ora, não quero que o município seja sobrecarregado, mas se uma empresa vem a Brumado arrecadar sobre esse estacionamento que dê garantias aos munícipes que utilizaram deste serviço”. O assunto, considerado de relevância para a sociedade brumadense, certamente trará muitos novos capítulos, pois o que o vereador levantou como tema a ser discutido é objeto de ampla discussão em todas as esferas do poder judiciário e não distante contempla como responsabilidade objetiva sobre o dever de indenizar os prejudicados em áreas de estacionamento rotativo, portanto assunto que será ainda objeto de discussão na sociedade e que teve a intervenção positiva do representante do povo Lek Cabeleireiro. Ademais o parlamentar fez questão de reforçar sobre o comportamento nas votações dos projetos enviados pelo poder executivo, “eu sempre disse e repito, se for bom para o povo é bom para o Cabeleireiro também, portanto, não importa de onde venha o projeto, se for bom irei aprovar e apoiar, porém lamento profundamente a falta de pulso e diálogo nesta casa quando os projetos são de origem do poder executivo, pois não temos discussão e sim uma orientação, ou melhor, uma determinação de aprovação e isso é prejudicial ao povo de Brumado. As emendas propostas são todas no sentido de melhorar o projeto e atender a população, mas por não possuírem autonomia de voto, a base do prefeito apenas diz amém às suas vontades, isso enfraquece a câmara e desmoraliza quem não tem coragem de assumir seu próprio voto. Por fim, demonstrando que respeita a população e busca atender as necessidades coletivas e não de um grupo, Lek comparou, “imagina se tivesse apenas Lek como cabeleireiro nesta cidade, colocaria o preço que quisesse, muito alto e as pessoas não teriam opção de escolher, é justamente isso que por vezes ocorre aqui, as coisas estão sendo aprovadas sem defesa, contestação ou discussão, apenas passando porque não existe contraponto, isso prejudica o povo e é um duro golpe na democracia”.



'Minha saída do PMDB não tem qualquer ligação com os episódios envolvendo Geddel', garante Manelão

Foto: Luciano Santos l 97News

Após as grandes polêmicas envolvendo o nome que há anos foi considerado um dos maiores políticos da Bahia, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que ainda ocupa o cargo de presidente do PMDB, o qual foi preso após ter sido encontradas várias malas com R$ 51 milhões em um apartamento de um suposto amigo, tendo como forte substância incriminadora o fato de ter sido detectadas impressões digitais de Geddel em várias notas, o 97NEWS ouviu nesta sexta-feira (12), o atual presidente da sigla em Brumado, Emanoel Araújo Lima (Manelão), o qual, logo de início comunicou que estará deixando a presidência da legenda nos próximos dias. Ele que é empresário da área de comunicação e também exerce a função de radiliasta, diz que sua saída já estava decidida, mesmo antes dos escândalos de corrupção envolvendo Geddel Vieira, então, segundo ele "a decisão já tinha sido definida e não tem nenhuma ligação com o episódio das malas e da prisão". Manelão ainda afirmou que sua saída do partido é parte de uma estratégia política que visa a conquista de uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2018. “Na última eleição para deputado, o coeficiente da sigla do PMDB era de 40 mil votos, e em outros partidos, nós vimos vários deputados sendo eleitos com metade desses votos”. Ele ainda destacou que "em 2014 tive 9 mil votos em Brumado, o nome Manelão hoje já faz parte do cenário político e várias lideranças já se reuniram comigo, mas, ainda não fechei com ninguém, ainda tenho muito que trabalhar, o meu foco é o povo de Brumado e não interesses pessoais”. Fontes ouvidas pelo nossa equipe disseram que Manelão já foi sondado pelos partidos PT, PV e por último o PCdoB, partido do vice-prefeito, Édio Continha. 



Refletindo apelo dos moradores, Elias Piau entra com indicação para contratação de médico e auxiliar administrativo para a UBS da Baraúnas

O vereador Elias Piau continuando forte com sua agenda de trabalho (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre buscando uma sintonia fina com a comunidade, em especial a do Bairro Baraúnas, já que ele é o representante maior dos moradores, o vereador Elias Piau (PV), em mais uma demonstração de seu compromisso de buscar a melhoria da qualidade de vida dos mesmos, entrou com uma Indicação (que foi aprovada por unanimidade) solicitando do Poder Executivo e da Secretária Municipal de Saúde a pronta contratação de um médico e de um auxiliar administrativo para que os serviços sejam otimizados na UBS Marciolino Rodrigues dos Santos, já que, atualmente a unidade estaria com deficiências nestes setores. Em sua justificativa o parlamentar alega que "há cerca de 3 anos a recepção da referida unidade está sem auxiliar administrativo, o que vem obrigando os demais funcionários a se revezeram na função, o que vem trazendo prejuízos para o atendimento". Piau também indicou a necessidade urgente da contratação de um médico para a unidade. "Estamos atendendo a solicitação dos moradores da Baraúnas que necessitam com urgência dos serviços e do atendimento de um médico, pois a unidade está sem médico há cerca de dois meses trazendo preocupação para a comunidade", destacou o vereador, que finalizou citando que "contamos mais uma vez com a sensibilidade da administração municipal no atendimento à nossa indicação". 

 

 



Ofertas especiais marcam a Semana do Cliente na A4 Veículos

Foto: Divulgação

Durante toda esta semana e até o dia 15/9, o Dia do Cliente, uma data especial para a A4 Veículos, a loja estará com descontos especiais e ofertas imperdiveis. Queremos agradecer e celebrar com nossos consumidores, pessoas de toda região, que acreditam na A4 Veículos e a valorizam por meio dos nossos produtos. E para marcar essa data, resolvemos fazer uma semana inteira de ofertas especiais. A4 Veículos, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245, no centro de Brumado, telefone (77) 3441 – 4555, ou acesse o nosso site www.a4veiculos.com.br.

 



Em disputa muito acirrada, Chapa 1 vence as eleições do Bairro Baraúnas

Tia Kau comemorando a vitória nas eleições da Associação do Bairro Baraúnas (Foto: 97NEWS)

As eleições das associações de bairro em Brumado sempre foram movimentadas e acabam se tornando um elemento muito positivo na busca de novas conquistas. Neste domingo (10), aconteceram as eleições para a presidência da Associação dos Moradores do Bairro Baraúnas a qual teve uma grande participação dos membros e um resultado que mostrou uma igualdade de forças. Numa disputa muito acirrada, a Chapa 1 encabeçada por Claudia Leite, a popular "Tia Kau" venceu o pleito por apenas 02 pontos de vantagem, somando ao todo 227 votos. A Chapa 2, que era encabeçada por Ivan dos Santos ficou com 225 votos. Foram 07 entre nulos e brancos de um total de 459 votos. 



Medicina do trabalho na Clínica Master com Dr. Joaquim Donato Júnior

Foto: Divulgação

Medicina do trabalho é um ramo da saúde que se preocupa em preservar a vida e a integridade do trabalhador. A organização de uma empresa em torno da saúde do empregado é uma obrigação do empregador, mas é também uma maneira de fortalecer o negócio, porque os funcionários trabalham com mais segurança e afinco, melhorando as relações humanas e aumentando a produtividade. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o competente médico do trabalho Dr. Joaquim Donato Júnior. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra diversas outras especialidades além de ultrassonografia, doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Ligue e faça um orçamento para a sua empresa! (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Zé Carlos de Jonas participa da 4ª Maratoninha e da Cavalgada de Ubiraçaba neste domingo (10)

O vereador Zé Carlos de Jonas teve agenda movimentada neste domingo (10) | Fotos: 97NEWS)

O vereador Zé Carlos de Jonas (PT) teve uma agenda bem movimentada neste domingo (10), onde ele participou de dois importantes eventos em comunidades que ele representa. O primeiro foi no Povoado de Campo Seco, por ocasião da 4ª Maratoninha, uma prova idealizada e realizada pelo maratonista brumadense Sérgio Pinheiro, na qual participam as crianças e adolescentes da própria comunidade. "O trabalho de Serginho é fantástico, pois ele promove a inclusão por meio do esporte, formando os atletas e cidadãos do futuro. Eu fiz questão de estar presente e dar o meu apoio, já que sou representante do Campo Seco", destacou o parlamentar. Em seguida, Zé Carlos se fez presente na Cavalgada do Distrito de Ubiraçaba, que é considerada uma das mais grandiosas de Brumado. O evento que reuniu um grande número de cavaleiros e amazonas foi muito badalado e mostrou que a cavalgada é uma das manifestações culturais mais importantes do município. "Foi uma bela festa, onde a alegria foi o ponto alto. Ubiraçaba está de parabéns por realizar um evento tão marcante como esse. Nosso mandato valoriza a cultura rural e essa cavalgada é uma das manifestações mais importantes do setor, então, fiz questão de marcar presente nesta grande confraternização", pontuou o vereador.

 



Guarda Municipal de Brumado presente na 4ª Maratoninha do Campo Seco

Os guardas municipais durante a premiação (Foto: 97NEWS)

O Esporte Amador, em especial o Atletismo, tem um grande representante em Brumado que é o maratonista Sérgio Pinheiro, o qual, além de ter participações brilhantes em várias provas pelo país, realiza também um trabalho social fantástico com as crianças do Campo Seco, fazendo a inclusão por meio do esporte e formando os atletas do futuro. Ele que iniciou em 2014 a Maratoninha, realizou neste domingo (10) a 4ª edição da prova, que mostrou uma evolução muito grande, não somente na participação dos mini-atletas, mas também na organização e premiação, o que vem comprovar o grande trabalho realizado por Pinheiro. Entre os destaques do evento ficou o Guarda Municipal de Brumado, que se fez presente dando todo apoio e segurança à competição. Foi uma bela festa do esporte em Brumado, a qual teve o tom azul dos uniformes dos guardas que premiaram os vencedores com brinquedos e bicicletas. É a GCM exercendo também o seu papel social com muita grandeza. Veja abaixo fotos do evento: