Prefeito Eduardo Vasconcelos vai à Brasília pressionar deputados e senadores para a aprovação do novo marco regulatório da mineração

O prefeito Eduardo Vasconcelos está no congresso para pressionar os deputados baianos para aprovarem o projeto (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um dia historicamente de grande importância para o futuro de Brumado, é assim que pode ser definido o processo de votação que está acontecendo nesta quarta-feira (22) no Congresso Nacional, o qual, caso seja aprovado, irá definir o novo marco regulatório para o setor da mineração no Brasil, atendendo assim os constantes clamores dos municípios que têm esse perfil, como é o caso de Brumado que é conhecido, inclusive, como capital do minério, já que é detentor de uma das maiores minas de talco a céu aberto do mundo. Diante disso, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) fez questão de ir à Brasília pressionar os deputados baianos para votarem favoráveis ao projeto, autorizando as mudanças que serão extremamente benéficas, já que atualmente as os royalties que incidem sobre CFEM - Compensação Financeira pela Exploração Mineral vão passar a incidir sobre o faturamento bruto, e não mais sobre o faturamento líquido, como funciona hoje. Mostrando um grande compromisso, o prefeito Eduardo Vasconcelos aproveitou para gravar um vídeo no qual ele não esconde o seu otimismo quanto à aprovação do projeto. O chefe do executivo brumadense declara que "Brumado recebe apenas 2% do lucro líquido da exploração mineral, além de outras tributações, o que, no final é muito pouco, mas, agora, com as mudanças, poderemos ter de 05% a 10% do valor bruto, o que irá acabar com essa discrepância e concedendo ao município o que é justo". Ele ainda fez questão de relatar que "estamos aqui para pressionar os deputados baianos a votarem pela aprovação do projeto e esperamos que eles sejam solidários à esta causa tão justa, pois, caso contrário, não merecem o reconhecimento do povo de Brumado". Confira abaixo o vídeo na íntegra: