Brumado: Critérios adotados para implantação da Zona Azul geram dúvidas e questionamentos na população; secretário explica

A Zona Azul é considerado um grande avanço estrutural para a cidade de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A implantação do Sistema de Zona Azul em Brumado será um avanço importante que irá proporcionar um ordenamento no trânsito da cidade, especificamente na área de estacionamentos. O projeto que será implantado em etapas, atenderá, nesse primeiro o eixo central da cidade, que vai desde a Rua Exupério Pinheiro Canguçu até a Av. Centenário, abarcando também inúmeras ruas perpendiculares e paralelas. Segundo o secretário André Cardoso, que também responde pelo SMTT, "essa primeira etapa está focando o eixo central, pois é onde se concentra o grande fluxo de veículos, já que é a zona comercial da cidade". 

 

O eixo comercial de Brumado foi contemplado na primeira etapa do projeto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ele ainda destacou que "nesse sentido, acreditamos que a Zona Azul irá fomentar muito o comércio da cidade, pois muitos deixam de ir às lojas porque não consegue um lugar para estacionar". Questionado sobre os valores de R$ 2,00 a hora para veículos e R$ 0,60 para motocicletas, que estariam acima do esperado, ele explicou que "os valores estão dentro da realidade".

Algumas ruas como a Joana Angélica, que não tem um grande fluxo de veículos, também foram incluídas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Sobre o fato das praças Coronel Zeca Leite, Heráclito Cardoso e Av. Otávio Mangabeira terem ficado de fora nesse primeiro momento, o secretário explicou que "ainda estamos realizando os estudos para a continuidade do projeto, então, esses locais podem entrar na segunda etapa". 

A Praça Coronel Zeca Leite não foi incluída na primeira etapa, o que gerou controvérsias (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um dos pontos que deverá gerar uma forte polêmica é o estacionamento confinado da Praça Teófilo Alves de Lima, que fica na parte interna do Mercado Municipal, o que é muito utilizado pelos donos de comércios que funcionam no local (foto abaixo). O início da Zona Azul em Brumado ainda não tem uma data certa, sendo que ainda será realizado o processo licitatório para a contratação da empresa que irá administrar os serviços, então, até lá, muita controvérsia deverá permear o cotidiano dos brumadenses.