ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Técnicos da Sesoc e da Semar visitam agricultores cadastrados no PAA

(Foto: Ascom | PMB)

Os coordenadores do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, Denise Alves Pinto, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - Sesoc, e o Engenheiro Agrônomo Delmo Soares, representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente - Semar, realizaram visitas aos agricultores cadastrados no referido Programa. As visitas em campo têm o objetivo de verificar se as exigências de participação no aludido Programa estão sendo cumpridas, bem como viabiliza a aproximação com os produtores. Ressalta-se que todos os produtos adquiridos através do programa são doados às pessoas em situação de vulnerabilidade por intermédio de entidades socioassistenciais cadastradas no PAA.



Zé Ribeiro apresenta indicação ao Executivo para a construção da Praça Miguel Arcanjo

O vereador Zé Ribeiro. em suas indicações, vem buscando constantemente a otimização e atualização urbana da cidade de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre buscando a melhoria e a atualização urbana da cidade de Brumado, o vereador Zé Ribeiro (PT), ao longo dos seus mandatos parlamentares vem apresentando importantes indicações. Desta feita, após ouvir os clamores dos moradores do Bairro Santa Tereza ele apresentou uma indicação ao Poder Executivo solicitando a construção da Praça Miguel Arcanjo de Lima Filho. Em sua justificativa o parlamentar relata que “O bairro Santa Tereza é um dos bairros mais movimentados de Brumado, e por sua vez a Praça Miguel Arcanjo de Lima Filho, fica localizada entre as ruas Jorgeane Silva Mendes e a Rua Virginia da Silva Leite, tendo ao fundo o Riacho do Bate Pé, numa área onde residem moradores que estão ali desde o início da implantação do loteamento e que muito contribuíram e contribuem para a expansão do município”. 

Os moradores estão na expectativa da construção da praça (Foto: Assessoria Parlamentar)

Ele ainda alega que “tendo em vista o projeto de canalização total do Riacho do Bate Pé que está sendo executado pela Prefeitura e priorizando a qualidade de vida de seus moradores é que solicitamos ao Poder Público a construção e arborização desta Praça, dotando-a de equipamentos para práticas esportivas e de lazer” e ainda acrescento que “salientamos que em 2009, foi votada por unanimidade na Câmara de Vereadores uma indicação nº 083/09, de nossa autoria, solicitando tal construção mas até o presente momento a mesma não foi construída. Esperamos contar com a sensibilidade do gestor para que essa solicitação seja atendida o mais breve possível”.

O local está com um aspecto negativo e a construção da praça iria resgatar a autoestima dos moradores (Foto: Assessoria Parlamentar)


Prefeitura interditará ruas do centro comercial na manhã de domingo (8) devido à obra estrutural

(Foto: Reprodução Google Maps)

Por conta dos trabalhos de recuperação promovidos no leito viário da sede do município, as Ruas Coronel Tibério Meira, Dr. Marcolino Moura e Dr. Mário Meira serão interditadas entre 07h30 e 12h deste domingo (8). O trânsito será interrompido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT nas vias, no período citado. A prefeitura solicita que os condutores que estacionam os veículos nas imediações das áreas destacadas removam os mesmos dos locais antes do início das atividades a fim de não atrapalhar o andamento da obra. A obra foi viabilizada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e irá trazer inúmeros benefícios para a população, visto que se trata das principais vias da cidade. 



Prefeito autoriza doações para o Hospital Regional de Janaúba

(Foto: Ascom | PMB)

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos autorizou a realização de doações de materiais hospitalares e medicação para o Hospital Regional de Janaúba. A unidade de saúde está recebendo doações de todo país para ajudar no tratamento das crianças atingidas pelo incêndio criminoso ocorrido na Creche Municipal Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas, na manhã desta quinta-feira (5). O Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, entregou o material doado pessoalmente para o anestesista do Hospital Professor Magalhães Neto, Bruno Brandão, que é natural de Janaúba. Ele levará as doações para o Hospital Regional de Janaúba, onde também irá colaborar como médico.

 

 



Vereador Lek Cabeleireiro indica ao executivo a necessidade da construção de uma ponte sobre o Rio do Antônio que corta a comunidade da Fazenda Cachoeira

(Foto: Divulgação)

O parlamentar foi procurado em seu gabinete por moradores desta localidade que narraram a gravidade do problema e apresentaram um abaixo-assinado com mais de 285 assinaturas, clamando por providências. Segundo a narrativa, em tempos de cheia do rio, os moradores ficam ilhados, tornando-se impossível entrar ou sair da comunidade, o que traz uma sensação de insegurança muito grande, além do risco de afogamento. Diante disso, o parlamentar, de imediato,  procedeu a indicação de n° 545/2017 já votada e aprovada, solicitando a construção de uma ponte sobre o Rio do Antônio que possa viabilizar o acesso à esta comunidade. Destacou o edil, “é lamentável que em dias atuais, ainda tenhamos problemas como estes. As localidades rurais merecem nosso olhar atencioso e no que depender do vereador Lek cobrar e solicitar, estarei sempre tomando esses procedimentos para atender esses moradores.” Sensível com as necessidades das minorias, o vereador Lek vem buscando atender as demandas da população principalmente daqueles menos favorecidos. Lek concluiu dizendo que “a defesa do povo de Brumado não pode ser apenas durante o período eleitoral, com promessas vazias que causam decepção. Me chama muita a atenção quando os colegas se apoiam no argumento de que faltam emendam para se fazer isso ou aquilo, no entanto, no período de eleição, ninguém pede seu voto explicando a necessidade de emenda, mas sim, prometendo trabalho e empenho e é isso que eu venho fazendo, cumprindo com a minha obrigação de estar ao lado do povo, que pode ter certeza que contará comigo sempre.” Veja vídeo das justificativas do vereador dadas na última sessão do Legislativo: 



Endocrinologista Drª Karine Schibergs atende no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

No Centro Médico São Gabriel, você já pode contar com atendimento da endocrinologista, Dra. Karine Schibergs, realizando prevenção e tratamentos nas áreas de endocrinologia, tais como: tratamento de doenças da tireoide, diabetes e pré-diabetes, obesidade, osteoporose, desordens hormonais, baixa estatura em crianças, controle hormonal na menopausa, e muito mais. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone 77 3441-1502, ou pelo WhatsApp 9.9925-8807, ou agende a sua consulta no Centro Médico São Gabriel,  Praça dos Meira, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, muito mais saúde para você.



Léo Vasconcelos e Zé Carlos de Jonas são considerados, em pesquisa de opinião pública feita pelo Instituto Tiradentes, os dois vereadores mais atuantes de Brumado

Léo Vasconcelos e Zé Carlos de Jonas foram os vereadores que mais pontuaram na pesquisa de opinião feita pela Instituto Tiradentes em 2017 (Fotocomposição: 97NEWS)

A "Medalha Alferes Tiradentes" é concedida pelo Instituto Tiradentes aos políticos em cargos eletivos mais atuantes do estados de Bahia e Sergipe e, nesse ano de 2017, em Brumado, segundo a pesquisa de opinião pública realizada pela referida instituição, foram elencados os vereadores nesse quesito do município, o presidente da Casa Legislativa, Léo Vasconcelos e, em sequência, o vereador Zé Carlos de Jonas. A pesquisa que foi realizada dos dias 11 a 18 setembro, via contato telefônico, classificou os referidos parlamentares como os que vêm obtendo resultados mais significativos para a população. O "colar ouro" foi obtido pelo presidente da Câmara de Vereadores que alcançou a pontuação 105; já Zé Carlos de Jonas obteve o “colar de prata” com a pontuação 100 (confira gráfico abaixo); segundo dados divulgados pelo referido instituto. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos (PDT), a pesquisa vem comprovar o seu trabalho em prol da harmonia entre os poderes e também a sua desenvoltura à frente da Casa Legislativa. Para o vereador Zé Carlos de Jonas (PT), que foi agraciado pela segunda vez com a comenda, "é o reconhecimento pelas minhas ações em prol do município, principalmente pelo meio rural, pois essa é uma das prioridades do meu mandato parlamentar". O Instituto Tiradentes enviou comunicado aos referidos parlamentares parabenizando pela atuação e informando que a entrega das medalhas acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de outubro, em Salvador, no Auditório do Sol Victoria Marina, numa cerimônia que reunirá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos estados da Bahia e Piauí.

O resultado da pesquisa de opinião (Reprodução: Instituto Tiradentes)


Brumado: 7 km que envolve as vias principais da cidade serão recuperadas após viabilização da prefeitura municipal

O prefeito Eduardo Vasconcelos comemorou mais essa grande conquista para Brumado (Foto: 97NEWS)

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, uma importante obra estrutural do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, que abrangerá 7 km de extensão nas principais vias, será realizada em Brumado. O Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos reivindica a realização da obra desde o início do seu mandato e, agora, após a sua implementação, ele agradece ao Deputado Estadual Luciano Ribeiro pelo empenho na viabilização do pleito. Para o gestor, a obra é uma grande conquista para o desenvolvimento do município. Nesta sexta-feira (6), a Construtora CBV, responsável pela execução da obra na cidade, iniciará as atividades de microrrevestimento na rotatória da Magnesita, localizada nas proximidades da linha férrea, até a rotatória situada entre a Avenida Centenário e a Avenida João Paulo I. Na manhã de quinta-feira (5), o chefe de gabinete Amarildo Bonfim, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Engenheiro André Cardoso, acompanharam o encarregado Jairo Silva e o Engenheiro Evanuel Tenório, da Construtora CBV (foto abaixo), em uma visita técnica na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, Praça Armindo Azevedo, Rua Dr. Marcolino Moura, Rua Coronel Tibério Meira, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, Rua Dr. Mário Meira, Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, Av. Centenário e na Av. Coronel Santos.  Nas localidades, foram avaliadas as condições do leito viário, sinalização, trafegabilidade e segurança viária para que, no domingo (8), a construtora CBV possa recuperar a pavimentação do trecho, em um total de 7 km de faixas de rolamento viário.

(Foto: Divulgação PMB)


Associação de Moradores do Bairro Baraúnas realiza campanha de arrecadação de brinquedos

Foto: Divulgação

Esta é uma campanha da Associação de Moradores do Bairro Baraúnas que busca fazer do Dia das Crianças muito mais feliz para inúmeras famílias, então quem puder dar a sua contribuição com essa ação ficaremos muito gratos! Temos caixas de apoio em vários pontos da cidade! Arrecadações até 10 de Outubro de 2017. Colabore  com a gente, faça uma criança feliz, você pode deixar sua doação nos pontos de arrecadação, alguns deles são: Pety Cosméticos, Madeireira Real, Mineira Calçados, Amorim Pisos, Farmácia São Camilo, Açaí.Com, Pai Bahia (Praça da Prefeitura), Elite Cursos (Praça do Jurema). Que Deus abençoe a todos. 



Nefrologista Drª Rita de Cássia atende no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

No Centro Médico São Gabriel, você já pode contar com atendimento da Nefrologista, a Drª. Rita de Cássia, realizando consultas e tratamentos nas áreas de Nefrologia, tais como: hipertensão arterial, insuficiência renal, nefropatia diabética, infecção urinária, doença renal, policística e nefrites. Não Perca Tempo, marque já a sua Consulta pelo Telefone 77 3441-1502, e pelo whatsapp 9.9925-8807, ou agende a sua consulta no Centro Médico São Gabriel,  Praça dos Meira, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, muito mais saúde para você.



Lacen descarta possibilidade de febre amarela em saguis encontrados mortos na zona rural de Livramento

Foto: Composição l 97NEWS

Os exames realizados em macacos Saguis encontrados mortos em Livramento de Nossa Senhora neste ano mostram que eles não tiveram febre amarela. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Foram realizadas análises em animais, no laboratório de Salvador. Em todos eles, o resultado foi negativo. Algumas das amostras, não foi possível verificar o resultado, devido ao estado avançado de decomposição. Os macacos, da espécie sagui, foram encontrados no início de setembro deste ano, no povoado de Valérios, zona rural do município, as margens da BA-148. Segundo o Secretário de Saúde Gerardo Júnior, os exames demoraram pois exigem análises detalhadas. "O importante é que fica descartada a morte pela doença", disse. Ele relata que os animais apresentavam, sinais de envenenamento ou ingestão de água contaminada, e ainda fez um apelo, “pedimos as pessoas que ao observarem mais algum sagui morto, não deixe entrar em estado de decomposição, acione de imediato a Vigilância Sanitária do Município para que seja feito o encaminhamento novamente destes animais ao Lacen”, disse Júnior. A cidade não registrou nenhum caso da doença. O sagui é um macaco pertencente à família Callithricidae e não está livre de ser acometido por algumas doenças, entre as principais estão às verminoses, enterites, ectoparasitos e pneumonia.



Legislativo de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento do empresário Marcos Araújo

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, em nome de todos os parlamentares que compõem a Casa Legislativa, vem nesse momento de grande consternação emitir Nota de Pesar em virtude do falecimento de Marcos Rogério Vieira de Araújo, aos 54 anos de idade, ocorrido nesta quinta-feira, 05 de outubro de 2017, em razão de enfarto.

Marquinhos de Kia como era carinhosamente conhecido era responsável pela administração do Restaurante e Pousada localizada na Vila de Catiboaba. Deixa esposa e quatro filhos.

Seu falecimento de forma tão inesperada, enluta não somente seus familiares e amigos, mas a todos os brumadenses.

Aos familiares, principalmente aos pais, esposa e filhos, as sinceras condolências reiterando que a Câmara de Vereadores não poderia deixar de unificar ao pesar da família. Manifesta assim o mais profundo respeito rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados.

Que a força da fé reine no meio de todos. Descanse em paz.

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BRUMADO

 



Amigos e familiares lamentam a morte de Marcos Araújo, um dos empresários mais queridos e admirados de Brumado

(Foto: Facebook)

Com uma trajetória invejável e dono de um forte carisma, o empresário brumadense Marcos Araújo, popularmente conhecido como "Marquinhos de Kia", construiu uma história de sucesso ao longo dos seus 54 anos, mas, na manhã desta quinta-feira (05), por volta das 11h, a sua missão terreno foi interrompida por um infarto fulminante, do qual ele não resistiu e acabou falecendo, causando uma forte consternação em seus centenas de amigos e familiares. Sempre com sorriso no rosto e muito atencioso, ele comandava com muito brilhantismo a Pousada e Restaurante Catiboaba, que é uma das mais conceituadas da região. Marquinhos tinha um histórico de problemas cardíacos desde adolescente e resistiu bravamente durante todos esses anos, inclusive sendo desenganado pela Medicina. Ele deixou esposa e 4 filhos e muitas saudades em amigos e familiares, que lamentaram profundamente a sua morte prematura.



Abastecimento de água afetado na zona rural de Brumado

Foto: Conteúdo 97News

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, está trabalhando para regularizar o abastecimento nas localidades de Pebas, Pompeia e Furtuoso, na zona rural do município de Brumado. O serviço de manutenção nos equipamentos eletromecânicos está previsto para ser concluído no final da tarde desta quinta (05), quando a distribuição de água será restabelecida de forma gradativa. A Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares.



Bairro Santa Tereza: 'As fezes estão invadindo a nossa rua' protestam moradores da Jacques Demolay

Segundo os moradores a situação vem ficando cada vez mais crítica ao ponto de não se poder fazer as refeições (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A expansão imobiliária em Brumado se intensificou muito nos últimos anos e, com isso, inevitavelmente, alguns problemas na área de infraestrutura surgiram, sendo que esgotos a céu aberto são um dos principais, já que a cidade ainda não possui o sistema de esgotamento sanitário, que é, possivelmente, a maior urgência estrutural do município. Enquanto isso, milhares de famílias que residem, principalmente nos bairros mais afastados do centro, vêm sendo castigadas pela situação. Um dos casos que mais vem se notabilizando nesse sentido é o da Rua Jacques Demolay, que fica no Bairro Santa Tereza. O nome é uma homenagem ao último grão-mestre dos templários, um sacerdote-militar, nascido em 1244 em Molay Haute-Saône, na França, tendo a sua vida foi marcada por lutas, traições e mistérios. E, por ironia do destino, a nomenclatura traz à tona nos dias de hoje a grande luta dos moradores que dizem não suportar mais a situação. Segundo eles "o mau cheiro está tomando da rua, já que algumas residências que já estão com suas fossas secas esgotadas, estão jogando o esgoto de suas residências no meio da rua, o que está impossibilitando que muitos moradores possam fazer até as suas refeições regulares". Eles clamam para que fiscais da prefeitura municipal vão até o local e comprovem a situação e notifiquem os proprietários das residências que estão cometendo o ato de derramar, em plena via pública, os dejetos e detritos, causando um grande mal estar". E finalizam de forma mais severa ao declararem que "até fezes vêm sendo encontradas vagando na rua, o que é um quadro muito desagradável. Então que se resolva esse problema o quanto antes, pois pagamos impostos e temos o direito legal dos serviços de esgoto na rua".



Quartzolar recebe Certificação de Qualidade ISO 9001/2015

A Certificação NBR ISO 9001, da Türv Nord Group (BRTÜV), representa a garantia na qualidade da execução de produtos e serviços por uma empresa através de processos de melhoria contínua. "A certificação ISO 9001 somente ratifica com um dos pilares que norteiam a atuação da Quartzolar, que consiste na priorização pela qualidade dos nossos serviços e busca por melhorias nos processos, pelos objetivos e satisfação de nossos clientes", relata Renan Rocha - Diretor Executivo da Quartzolar. A Quartzolar tem como missão proporcionar segurança aos pés, por andar em pisos firmes. Satisfação pela segurança dos revestimentos e por visualizar lindos fechamentos entre pisos, revestimentos e blocos de vidro. Para concretizar este propósito, conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e comprometida, visando a excelência em todos os seus trabalhos, desde o primeiro contato com o cliente até a entrega final do produto solicitado, sempre fiel aos valores de sua cultura empresarial, que consiste, na ética, cuidado com o meio ambiente, qualidade, compromisso social, ambiente de trabalho seguro, saudável e organizado, participação mútua e trabalho em equipe. Em sua página nas redes sociais, Renan Rocha falou sobre a conquista do ISO. "Argamassa Quartzolar recebe certificado de qualidade ISO 9001/2015, a primeira da BAHIA no segmento de Argamassa e Rejunte. A Quartzolar agradece seus parceiros, clientes, fornecedores e colaboradores pelo belíssimo trabalho nesse tempo de implantação do sistema de gestão da qualidade de nosso produtos e do serviços prestado. O sonho virou realidade, obrigado meu senhor." Finalizou.

Sobre a Quartzolar


A empresa QUARTZOLAR ARGAMASSA E REJUNTE iniciou suas atividades no ano 2005. Depois de uma grande iniciativa de um jovem empreendedor Renan Rocha de Souza, à qual veio a ideia de abrir uma fábrica de argamassa na qual deu o nome QUARTZOLAR, por ser Quartzo de areia, matéria prima utilizada na argamassa, e lar local de harmonia. Sendo assim criou essa marca forte QUARTZOLAR ® que começou atendendo a clientela local, depois atuando nas vizinhas e atualmente atende toda a Bahia, norte de Minas e sudoeste do Piaui, com produtos excelentes e de fácil aplicação. O primeiro produto fabricado pela QUARTZOLZAR foi a AC1 - Argamassa Colante tipo 1 – por ser o tipo mais utilizado pela sociedade. Devido a procura e necessidades dos nossos clientes, após 03 anos de abertura na nossa empresa, passamos a fabricar a AC2, AC3 e a Especial para Porcelanato. Com o aumento da demanda e para melhor qualidade dos nossos produtos fomos modernizando nossos equipamentos e adquirindo maquinas de ultima geração, onde produzimos mais e nossos colaboradores esforçam menos, os proporcionado uma melhor qualidade de vida. Temos uma equipe de colaboradores totalmente capacitados para atender melhor nossos clientes. A Quartzolar não gosta de parar no tempo, No ano de 2015, começou a produção de Rejuntes: Rejunte Flexível Tipo II e o Especial para Porcelanato, onde possuímos 16 tonalidades de cores, para sempre agradar os nossos Clientes. Nesse mesmo ano, 2015, a Quartzolar não acomodou apenas nas produções das 4 Argamassas e 2 Rejuntes. Passou a Fabricar a AC3 Branca, essa tendo a vantagem de que, alem de ser utilizada onde aplicava a AC3 Cinza, ainda pode ser assentada em blocos e pastilhas de vidros e tem a função também de rejuntar. Acompanhando a tecnologia, lançamos o nosso site, www.quartzolar.com.br, onde os nossos clientes podem ficar mais perto da nossa empresa. A Fábrica esta situada no Anel Rodoviário da BR-030, KM 03, em Brumado/Ba.

CONTINUE LENDO


Brumado: Medida da Anatel não pode ser cumprida, já que a maior parte dos orelhões estão em estado precário

A situação dos orelhões em Brumado é muito precária (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em razão do não cumprimento de obrigações por parte da concessionária Oi, foi anunciado que as ligações locais e de longa distância nacionais seriam realizadas de graça a partir orelhões em 14 estados, inclusive na Bahia. A medida, entrou em vigor no último domingo, dia 1º de outubro. A empresa foi responsabilizada, após fiscalização da Anatel, que constatou o percentual de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência, que deve ser de, no mínimo, 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões. A medida diz ainda que, a gratuidade se manterá até o dia 30 de março de 2018.

A precariedade é indiscutível e agravada pelo vandalismo (esquerda abaixo). Somente um orelhão estava em condições de uso (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Mas, em Brumado, como muitas coisas costumam ir na contramão da história, a operadora também não está cumprindo com o que foi estabelecido pela Anatel. Diante disso o 97NEWS conferiu de perto a real situação dos orelhões na cidade. A equipe constatou que cerca de 60 orelhões ainda estão fixados no local, mas muito poucos funcionam, já que, boa parte deles, estão, parcialmente ou totalmente danificados. Foi observado que muitos estão deteriorados pela ação do tempo, por conta de falta de manutenção, como também por vândalos. Em nossa ronda pela cidade, testamos os orelhões da Praça Capitão Francisco de Souza Meira, próximo a um ponto de Taxi, neste local, existem dois orelhões, mas nenhum deles funciona. Seguimos para a Praça Armindo Azevedo, outro ponto de grande movimentação e também ambos os orelhões não funcionam. Após rodar por boa parte da cidade, a nossa equipe conseguiu encontrar um orelhão funcionando no cruzamento da Rua Euclides da Cunha com a Rua Coronel Paulino Chaves, no centro. Veja a reportagem.



Mulheres e mães de presos brumadenses que estão custodiados em Conquista clamam pela inauguração do Presídio; 'que seja o mais rápido possível'

O Presídio de Brumado, após tantas polêmicas, foi construído, mas ainda não foi inaugurado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerado uma das maiores urgências do município, o Presídio de Brumado, que, antes era um sonho, veio para o campo da realidade e, atualmente, já está com a sua construção concluída desde o início deste ano. Envolta em muitas polêmicas, a tão aguardada unidade prisional, já deveria estar funcionando, mas, devido aos fortes entraves burocráticos, ainda não entrou em funcionamento. A questão que vem emperrando o processo está centrada no sistema de contratação dos funcionários, pois o governo do estado iria adotar o Reda, só que o Ministério Público do Trabalho avaliou essa situação como imprópria, o que gerou um forte entrave, que vem desagradando sobremaneira os parentes dos presos brumadenses, os quais, por essa razão, continuam confinados nos complexos penitenciários de Vitória da Conquista e de outras cidades da região, inclusive de Salvador. Esta semana várias mães e mulheres destes custodiados relataram ao 97NEWS a sua dor e sofrimento, já que o custo para a visita vem sendo cada vez mais alto e, com isso, a viagem vem ficando cada vez mais inviável. 

A ansiedade das mães e mulheres dos reclusos para que a unidade prisional seja inaugurada o quanto antes é cada vez maior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Elas citaram que informações extraoficiais dadas em Conquista, por funcionários das unidades, apontam que o Presídio de Brumado iria inaugurar no próximo dia 18, o que parece muito improvável, pois faltando apenas 15 dias, não existe nenhuma movimentação nesse sentido na cidade. Nos bastidores existem fortes especulações de que o governador Rui Costa já teria agendado uma visita a Brumado neste mês, mas por desentendimentos com o prefeito municipal, a visita deverá ser transferida para outra data, já que a atual gestão estaria fazendo exigências de que a UTI, a UPA 24h da Malhada Branca e o Presídio sejam colocados em funcionamento e, como isso estaria fora da programação, a vinda deverá ser abortada e acontecer em outra data, quando essas pendências forem resolvidas. No meio desse impasse, está o clamor das mulheres e das mães para que o Presídio seja inaugurado o quanto antes, pois elas não suportam mais a situação de terem que ir para outros municípios fazer as visitas. As últimas informações colhidas pela nossa equipe, as quais não carregam o manto da oficialidade, dão conta que a inauguração da unidade poderá acontecer no mês de dezembro, pois o governo do estado vem buscando resolver a situação a todo o custo. Quanto às unidades da área de saúde, a previsão não aponta para que as mesmas entrem em funcionamento neste ano de 2017. Segundo fontes, a UPA poderia até ser em 2018, mas a UTI seria muito mais complicada, pois na agenda do Ministério da Saúde, a unidade de terapia intensiva de Brumado estaria situada no Lote IV, o que remete que somente no ano de 2019 ela iria entrar em funcionamento.



Desatenção: Um dos principais responsáveis pelos acidentes de trânsito; em Brumado mais uma ocorrência foi registrada na manhã de hoje (04)

A colisão chamou atenção de quem passava pela via (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Apesar das grandes e sistemáticas campanhas que vêm sendo veiculadas na mídia sobre os riscos da mistura álcool + drogas + direção, que inclusive vem se notabilizando ainda mais com casos como o da vendedora Talita Sayuri, que atropelou e matou 3 pessoas em São Paulo, sendo constatado que ela estava com um nível de embriaguez acima do permitido e com a CNH vencida, um fator, que não vem tendo sobre si o foco merecido é a questão da desatenção ao volante, que é o grande responsável pela maioria dos acidentes no país. Estudos mostram que mais de 3,5 mil motoristas passam mais da metade do tempo envolvidos com alguma atividade que pode afetar a concentração. De acordo esses estudos, 68% das batidas registradas são causadas por algum tipo de distração, sendo que uma das principais é o uso do celular ao volante. Em Brumado muitos acidentes causados pela desatenção também vem acontecendo e, na manhã desta quarta-feira (04), provavelmente, uma nova ocorrência dessa natureza aconteceu por volta das 10h na Rua Coronel Tibério Meira, onde uma Van colidiu na traseira de um Fox. A colisão chamou a atenção de quem passava pela via. Como o trânsito em Brumado ainda possui gargalos e brechas, a quebra de braço, entre comerciantes, motoristas e pedestres com a SMTT é inevitável, onde se cobram mais investimentos para que a logística que coordena o sistema viário local seja muito melhor. "Sabemos que o trânsito de Brumado não é mais o mesmo de 10 anos atrás, a frota de carros e motos cresceu muito, mas a nossa sinalização, tanto vertical, como horizontal, ainda é muito fraca. Vários equipamento de sinalização não funcionam, em suma, o quadro ainda é muito preocupante e requer ações pontuais e enérgicas" relatou um empresário que pediu reserva de identidade.



Zé Ribeiro solicita urgência na limpeza e abertura de aguadas e consertos das bombas dos poços artesianos

O vereador Zé Ribeiro espera que a administração municipal seja sensível e resolva o problema com urgência (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT), que sempre vem recebendo um grande fluxo de pessoas em seu gabinete parlamentar, e, consequentemente inúmeras reivindicações, ultimamente, vem tendo nos apelos das comunidades rurais pela melhoria e ampliação do abastecimento uma das mais frequentes, pois, com o agravamento da forte estiagem a situação se agravou sobremaneira, chegando ao ponto de alguns locais ficarem à beira de um colapso. Diante disso, na sessão desta segunda-feira (02), Zé Ribeiro fez um pronunciamento contundente cobrando da administração municipal uma celeridade muito maior na abertura e limpeza de aguadas e cacimbas, como também no conserto das bombas que alimentam os poços artesianos que servem as comunidades rurais. "Todos os dias recebemos clamores, muitas vezes desesperados, de moradores do meio rural expressando a grande preocupação com o déficit no abastecimento, que se agravou ainda mais com as limitações impostas pelos novos critérios da operação carro-pipa", descreveu o vereador. Subindo o tom ele citou que "não podemos aceitar que serviços urgentes como a limpeza e abertura de aguadas e cacimbas possam demorar tanto. Assim como o reparo das bombas que alimentam os poços artesianos, pois já têm locais que já chegam a 4 meses que os moradores estão esperando e até agora o problema não foi resolvido". O seu pronunciamento foi confirmado pela vereadora Lia Teixeira que solicitou a palavra e declarou que "realmente eu atesto esta situação, pois na região de Cristalândia tem locais em que já fazem 3 meses que as bombas foram para o conserto e ainda não retornaram, o que vem agravando ainda mais a crise hídrica e preocupando muito os moradores". Zé Ribeiro ainda fez questão de falar que "devemos ressaltar a questão da limpeza das aguadas nesse momento é muito importante, pois acreditamos que as chuvas já estão por vir, o que irá aliviar o sofrimentos dos milhares de moradores do meio rural. Esperamos que haja sensibilidade da gestão municipal no atendimento das reivindicações, que, como já frisei, são muito graves e urgentes".

As imagens da forte estiagem comprovam a gravidade da situação (Fotos: Assessoria Parlamentar)