(Divulgação) Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar
Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local
24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado
Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026



O vereador Zé Ribeiro vem intensificando as suas ações visando o atendimento dos pleitos das comunidades rurais (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS) Sempre preocupado com as situações que envolvem o homem do campo, o vereador Zé Ribeiro (PT) esteve na capital do estado nos dias 23 e 24 (segunda e terça-feira) em busca de respostas quanto ao projeto de extensão de rede de água da EMBASA das comunidades de Tanquinho, Mandacarú e adjacências, uma vez que, todos os encaminhamentos necessários foram feitos através do escritório da EMBASA em Brumado, então estaria somente faltando um posicionamento final da Diretoria de Salvador. Acompanhado dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira e do presidente da Associação dos Furados dos Veados e adjacências, Gilberto Coqueiro, eles foram recebidos pelo Diretor de Operações do Interior, Dr. José Ubiratan Cardoso Matos, que, de pronto, autorizou o início do projeto de viabilidade técnica para posterior execução. Ainda na oportunidade foi solicitado pelo vereador e por Gilberto da Silva Coqueiro, a ampliação de rede de água da EMBASA daquela comunidade, rede essa que foi conseguida na época com a intervenção do então vice-Governador Edmundo Pereira e da deputada Marizete Pereira, pois existem ainda vários moradores que ainda não tiveram acesso ao abastecimento.
O vereador Zé Ribeiro, comemorou as conquistas ao lado dos deputados Waldenor e Zé Raimundo (Foto: Divulgação) Em resposta à essa solicitação o Dr. Ubiratan autorizou o encaminhamento do projeto para sua execução o que deixou todos muito otimistas. Na Embasa, os deputados e o vereador buscaram também informações sobre projetos de abastecimento na região. A direção da empresa tranquilizou o grupo quanto ao pleito do município vizinho de Tanhaçu de construção de uma adutora para captação de água da barragem de Cristalândia. A elaboração do projeto executivo está em fase de licitação. Explicou que será feito estudo de viabilidade para assegurar eventual implantação da adutora sem prejuízo para o abastecimento de Brumado e Malhada de Pedras. Eles inclusive, cobraram a ampliação da capacidade da Barragem de Cristalândia, que segundo o diretor de Operações do Interior, Ubiratan Matos, já foi projetada para ser aumentada. São duas opções em estudo para isso: uma ampliação no moldes tradicionais de engenharia, que envolve recursos mais elevados; ou o uso do fusigate, tecnologia francesa que envolve custo menor, mas permite aumentar a capacidade de armazenamento de água em mais 30 por cento do limite atual. Ainda acompanhado dos deputados e de Gilberto Coqueiro foi feita uma visita a CAR onde foi solicitado do presidente do órgão, Wilson Dias, providências quanto à requalificação da passagem molhada da comunidade Furados dos Veados. O que segundo Wilson, será viabilizada através de parceria com o município de Brumado. Na Secretaria de Infra Estrutura Superintendência de Energia, solicitaram o atendimento quanto a ligação de energia para moradores de parte da comunidade Furados dos Veados e foram informados pelo Dr. Celso Rodrigues que a obra já está na fase de conclusão e que irá atender todos os moradores ali cadastrados. Na oportunidade foi solicitado também algumas pendências da comunidade de Itaquaraí que segundo o Dr. Celso serão contemplados até o final do ano de 2018. Na SUDEC - Superintendência de Proteção e Defesa Civil, junto ao Diretor Superintendente Paulo Sérgio Menezes Luz, o vereador José Ribeiro buscou alternativas para o abastecimento de água em comunidades rurais que sofrem com a seca e denunciou a escassez de carros pipa.
As audiências foram muito produtivas (Foto: Divulgação) O Dr. Paulo informou que a queixa é geral nos estados atingidos pela seca, já que o governo Temer reduziu os investimentos em carros pipa de R$ 90 milhões para R$ 57 milhões, além de ter passado a concentrar a distribuição de água num só ponto de cada comunidade assistida, obrigando as famílias a se deslocarem de longe para buscar o precioso líquido por meio de latas de água. O Dr. Paulo informou também que já foi feito através de sua superintendência a solicitação de recursos na ordem de 14 milhões para investir em alternativas rápidas. Em Brumado, atualmente o exército disponibiliza somente 16 caminhões pipas, que antes eram 23. Segundo o Vereador Zé Ribeiro “o que nos estranha é que a Prefeitura de Brumado não disponibiliza nenhum caminhão para ajudar no abastecimento da Zona Rural, diferente da cidade de Vitória da Conquista que sensibilizada com a situação vem amenizando o sofrimento do homem do campo disponibilizando às custas da prefeitura a quantidade de 12 caminhões, enquanto o exército disponibiliza 18 caminhões. Esperamos que o gestor municipal seja mais sensível quanto ao clamor dos moradores das Comunidades Rurais que sofrem com a falta de chuva e o descaso da Administração Municipal”. O vereador considerou positiva as audiências realizadas e aguarda em breve o cumprimento das suas reivindicações.
O Cemitério da Lagoa Funda recebeu os serviços de limpeza e da manutenção da iluminação (Foto: 97NEWS) Cada vez mais atuante e buscando atender as constantes reivindicações das comunidades que representa, o vereador Palito (PSD), vem obtendo resultados significativos em seu mandato, o que mostra que a sua agenda parlamentar vem sendo muito produtiva. Desta feita, Palito comemorou uma nova vitória que foi a limpeza e a reestruturação da iluminação do Cemitério da Lagoa Funda. Em contato com o 97NEWS, o vereador fez questão de destacar que "quero agradecer o empenho e o atendimento das empresas Lig Lixo e AR Instalações Elétricas que realizaram um ótimo trabalho, deixando o cemitério com totais condições de receber os moradores de Lagoa Funda e região agora no Dia de Finados". Palito ainda observou que "é uma data muito representativa, então, buscando atender a reivindicação dos moradores fizemos as solicitações que foram atendidas pelas referidas empresas. Outro ponto a ser dito é que agora os sepultamentos no período noturno podem ser feitos com toda a tranquilidade, já que a iluminação foi totalmente restaurada". O parlamentar finalizou dizendo que "continuaremos a nossa luta para que os pleitos das comunidades que representamos continuem sendo atendidos e, com isso, os moradores possam receber sempre conquistas importantes".
Foi um momento de muita alegria para as crianças (Foto: Luciano Santos | 97NEWS) A cada ano que passa, a Guarda Municipal de Brumado vem desenvolvendo com mais amplitude a sua Agenda Azul Marinho, ampliando seu braço social e, dentro deste planejamento, a arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças ocupa um lugar especial. Neste ano de 2017, o projeto foi um sucesso ainda maior, tendo uma arrecadação muito significativa, a qual, foi cumprida em várias etapas. A primeira foi a doação que foi feita no último sábado (21), onde centenas de crianças receberam os brinquedos das mãos dos GCMs. Nesta semana a Guarda Municipal foi ao CAIC para cumprir a etapa final da agenda Azul Marinho, onde foi feita a distribuição de brinquedos para os alunos da creche. Foi um momento de muito alegria para os pequeninos, que deixou os guardas emocionados. Agora a nova etapa da agenda será a arrecadação de doações para o Natal.
O comandante da GCM de Brumado, Jossimar Santos no momento da entrega dos brinquedos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)
Zé Ribeiro (centro) satisfeito com os resultados obtidos nas audiências (Foto: Divulgação) Em audiências e visitas nos órgãos e secretarias do Governo do Estado, realizadas nesta segunda-feira (23), os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) acompanharam o vereador de Brumado, José Ribeiro, na defesa de melhorias para o município. Entre as demandas apresebtadas estão a ampliação de abastecimento de água, apoio a agricultura familiar e ligação de luz elétrica na zona rural junto à Companhia de Engenharia Ambiental (CERB), Companhia de Ação Regional (CAR), Embasa, Superintendência de Defesa Civil ( SUDEC) e Coordenação do Programa Luz Para Todos. Também integrou o grupo o líder comunitário Gilberto da Silva Coqueiro. Na Secretaria da Infraestrutura, o Superintendente de Energia e Comunicações,Celso Rodrigues, informou sobre a aprovação da ligação de luz elétrica para famílias das comunidades de Furados dos Veados e recebeu do grupo nova reivindicação para Barreiro e adjacências. Com o chefe de gabinete da CERB, Cláudio Machado, trataram de abertura de poços artesianos e, na CAR, o presidente do órgão, Wilson Dias, recebeu ofício solicitando a construção de passagem molhada para facilitar o acesso dos moradores das comunidades de Furados dos Veados e de Barreiro à sede. Na Embasa, os deputados e o vereador buscaram informações sobre projetos de abastecimento na região. A direção da empresa tranquilizou o grupo quanto ao pleito do município vizinho de Tanhaçu de construção de uma adutora para captação de água da barragem de Cristalândia. A elaboração do projeto executivo está em fase de licitação. Explicou que será feito estudo de viabilidade para assegurar eventual implantação da adutora sem prejuízo para o abastecimento de Brumado. O grupo, inclusive, cobrou a ampliação da capacidade da barragem de Cristalândia, que segundo o diretor de Operações do Interior, Ubiratan Matos, já foi projetada para ser aumentada. São duas opções em estudo para isso: uma ampliação no moldes tradicionais de engenharia, que envolve recursos mais elevados; ou o uso do fusigate, tecnologia francesa que envolve custo menor, mas permite aumentar a capacidade de armazenamento de água em mais 30 por cento do limite atual. Junto ao superintendente da Defesa Civil do Estado (Sudec), Paulo Sérgio Menezes, o vereador José Ribeiro buscou alternativas para o abastecimento de água em comunidades rurais que sofrem com a seca e denunciou a escassez de carros pipa. Menezes disse que a queixa é geral nos estados atingidos pela seca, já que o governo Temer reduziu os investimentos em carros pipa de R$ 90 milhões para R$ 57 milhões, além de ter passado a concentrar a distribuição de água num só ponto de cada comunidade assistida, obrigando as famílias a se deslocarem de longe para buscar latas de água.
(Foto: Divulgação)
Foi mais um importante projeto de autoria do vereador Elias Piau (Foto: DanielSimurro | 97NEWS) Na sessão da última sexta-feira, 20 de outubro os vereadores que compõem o legislativo brumadense aprovaram por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador Elias Piau que “Estabelece que todo munícipe que fizer, no mínimo, duas vezes doação de sangue no ano vigente ou anterior, tem direito a tomar todos os tipos de vacinas fornecidas pela Rede Municipal de Saúde, mesmo não fazendo parte do chamado Grupo de Risco que tem direito a esses tipos de vacina”. Em sua justificativa o parlamentar destacou a importância de se estimular a doação de sangue, contribuindo para que o estoque do Banco de Sangue esteja sempre em condições apropriadas para atender a demanda do município, assim como com outras cidades que porventura venham a necessitar. ‘Nossa intenção é sensibilizar a todos sobre a importância deste ato de amor, que pode salvar a vida de um ser humano, desta forma também estamos nos preocupando em oferecer aos doadores as vacinas para que estejam sempre com boa saúde. Agradecemos aos vereadores por aprovarem nosso projeto e aguardamos a sanção por parte da administração municipal para que possa entrar em vigor”, pontuou Piau.
Devido à falta de agente de saúde, os moradores estão buscando cada vez mais a UBS Dr. Fernando Trindade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS) A função dos agentes de saúde são muito importantes para o fortalecimento do setor, principalmente nas ações preventivas. Sempre muito atuantes, os agentes são mantidos por um programa federal vivem um grande impasse, já que mudanças substanciais podem ser efetivadas, inclusive se cogita a possibilidade até da extinção da função, o que seria uma aguda incongruência, já que o país tem riscos de uma volta da tríplice endemia e até de febre amarela, já que casos em animais foram comprovados em Minas e São Paulo. Em Brumado algumas comunidades já começam a sofrer a ausência de agentes, já que alguns pediram desligamento das suas funções e, devido ao impasse federal, novos agentes ainda não podem ser contratados, já que, para isso, seria necessário um concurso público e, como o futuro da categoria está incerto, as lacunas funcionais deverão continuar. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo feitos estudos para que a cobertura não sofra déficits, como está acontecendo no Bairro São José. Moradores entraram em contato com a redação do 97NEWS relatando que já há um tempo eles estão sem a visita dos agentes, enquanto bairros próximos como o Santa Tereza o serviço ainda está sendo realizado. Outra reclamação é que esses dias ocorreu um evento alusivo ao Outubro Rosa na UBS do bairro e não foi feito o comunicado. Eles também comentaram a possibilidade de um remanejamento, mas a secretaria não se posicionou a respeito, só que uma solução irá ser buscada com rapidez.
Foto: 97NEWS A Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última sexta-feira (20) na sede da UAB, pela segunda vez o curso de capacitação para os monitores das escolas municipais; tendo como tema, "Educação Especial e Inclusiva". A capacitação é sem dúvida um dos momentos, mas importantes e cruciais na caminhada dos monitores, pois é a partir desse momento que os estagiários irão ampliar suas experiências e seus conhecimentos sobre o seu papel no processo de ensino aprendizagem. Com base na lei referente à Educação Especial Art. 58. “Entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de educação especial”. Toda criança que sofre de algum tipo de transtorno se bem acompanhada terá a capacidade de desenvolver suas habilidades socioafetivas, cognitivas e motoras, mas para que isso aconteça de forma saudável é indispensável que os seus responsáveis, acima de tudo, sejam capazes de entender o problema que estão enfrentando, pois somente assim, conseguirão buscar soluções e uma melhor qualidade de vida para os seus assistidos. O projeto de capacitação dos monitores foi idealizado pela secretária de educação Acácia Gondim em parceria com os psicopedagogos Barbará Vasconcelos e Wallas Rabelo, na perspectiva de inserir todas as crianças em um mesmo contexto escolar, sendo assim, com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade.
As ligações clandestinas foram reativadas no lugar e a água está sendo utilizada para irrigação e não para consumo humano (Foto: Luciano Santos | 97NEWS) A impunidade é um dos grandes inimigos a serem vencidos pelas instituições policiais e da área da justiça, mas, infelizmente, o momento atual é de grande preocupação nesse quesito, já que a falta de respeito dos infratores vem mostrando que muitas vezes a aplicação da Lei é para poucos. Em Brumado vários exemplos disso seriam fáceis de serem revelados e, nesse contexto, a reportagem do 97NEWS fez um novo flagrante de uma situação recorrente de enfrentamento à Justiça, ainda mais em tempos se forte estiagem. No dia 22 de agosto, a nossa equipe acompanhou uma Operação conjunta da Polícia e Embasa, a qual desmontou um esquema de ligações clandestinas no local onde existem várias residências e plantações agrícolas. Na referida operação, funcionários da Embasa, acompanhados do Delegado adjunto, Dr. Wilson Luiz e de policiais militares removeram todos os canos que interligavam uma vasta rede de abastecimento clandestino. Lembrando que esta operação do mês de agosto não foi a primeira. Nesta terça-feira (24), a nossa redação do 97NEWS recebeu novas denúncias de que os gatos teriam sidos religados e que a água não está sendo utilizada para uso humano, mas sim, para irrigar grandes plantações de coco, manga e até maracujá. Buscando mais, esclarecimento sobre o assunto, a nossa reportagem foi até o local e flagrou a rede de canos ligados no mesmo lugar onde aconteceu a operação em agosto deste ano. Apesar de serem apenas dois canos, segundo funcionários da Embasa que não quiseram se identificar, a vazão da água é muito grande, por se tratar de uma rede de alto armazenamento, que leva água para a comunidade de Lagoa Funda e para o Frigorífico. Na última ação provas foram recolhidas, mas a polícia não conseguiu chegar aos autores do ilícito. Desta feita a população espera que os mesmos possam ser identificados, pois Brumado vem enfrentando uma crise hídrica cada vez maior, especialmente no meio rural e, ações como essa não poderiam ficar impunes.
Os canos levam a água para plantações frutíferas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)
(Divulgação) Quanto mais se aproxima o momento do maior evento de Brumado e região, fica cada vez mais evidente que a alegria será o tom dominante da Arena Safadão, que acontecerá daqui a 4 dias, ou seja, na próxima sexta-feira (27) no Parque de Exposições Gilson Brito que deverá receber milhares de fãs do cantor Wesley Safadão que é considerado o maior fenômeno da música brasileira da atualidade. O show que terá também a participação das incríveis Donas de Bar e da revelação do momento, Gabriel Diniz. Então, a contagem regressiva está cada vez mais intensa e, com isso, as emoções já começam a ficar cada vez mais vibrantes, então, você que ainda não adquiriu o seu ingresso, vá agora mesmo aos pontos de venda: Academia Power Gym - Perfil Modas - Posto Meira Tiazinha Distribuidora - Boutique Sandes e no Villas. Arena Safadão, um evento de excelência realizado por: Nacional Veículos, AllanBick Produções e Entretenimento, EdyShow Produções Artísticas, Só Legal, Ney Eventos e Empreendimentos e Beto Bonelly Produções.
A vereadora vem mostrando uma grande amplitude em sua agenda parlamentar (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS) As ações que vem sendo desenvolvidas pelo Ministério Público Estadual em Brumado são de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade, principalmente para as camadas mais carentes e os grupos mais vulneráveis como os idosos, crianças, portadores de deficiências físicas. Importante instrumento para a leal observância das Leis e da Constituição, o MP em Brumado vem tendo o reconhecimento de todos, pois vêm defendendo os direitos coletivos e individuais com o máximo de empenho e dedicação de seus promotores, que não medem esforços para a realização da sua missão de promoção da Justiça, lembrando que o seu raio raio de ação abrange também os municípios de Malhada de Pedras e Aracatu. Reconhecedora de todo esse brilhante trabalho, a vereadora Lia Teixeira (PDT) que vem tendo uma ampliação notável das suas atividades parlamentares, desta feita, apresentou uma importante indicação ao Poder Executivo Municipal visando a doação de uma área pública para a construção da sede próprio do Ministério Público Estadual na cidade de Brumado. Em sua justificativa, a vereadora Lia Teixeira argumentou que a construção da sede própria o MP poderá dar uma dinâmica ainda mais efetiva aos trabalhos, onde os promotores terão maior comodidade para exercer as suas funções, promovendo uma resolutividade ainda maior no atendimento das demandas inerentes à instituição. A indicação foi aprovada por unanimidade na última sessão do Legislativo e seguirá para o âmbito municipal. A vereadora Lia Teixeira destacou que "o trabalho que vem sendo realizado pelo Ministério Público Estadual em Brumado é de excelência, então, para que a qualidade seja ainda maior é necessário que este órgão de extrema importância para a nossa sociedade venha a ter a sua sede própria" e ainda complementou dizendo que "diante disso apresentamos a indicação para a doação de uma área pública nesse sentido e acreditamos na sensibilidade do município para que isso venha a ocorrer muito em breve". Confira abaixo a indicação na íntegra:
(Divulgação)
O vereador Lek Cabeleireiro sempre na busca de melhorias e benefícios para os bairros mais carentes de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS) Sempre na busca de melhorias e benefícios para os bairros periféricos de Brumado, o vereador Lek Cabeleireiro vem tendo uma atuação muito positiva nesse sentido, recebendo assim o reconhecimento popular pelos seus esforços. Em contato direto com a comunidade, o parlamentar vem desenvolvendo uma agenda produtiva, a qual vem sendo constantemente atualizada. Na sessão da última sexta-feira (20), Lek apresentou duas importantes indicações para o Bairro da Urbis II. Na primeira foi solicitada a capina e o recolhimento do entulho de várias ruas do bairro, já que, em alguns casos o aspecto é muito negativo, o que vem deixando os moradores muito preocupados. Na segunda, o vereador apresentou um dos grandes anseios da comunidade, que é a construção de uma praça para proporcionar o lazer, diversão e fortalecer o convívio social. Em sua argumentação, Lek destacou a urgência das suas indicações e espera contar com o empenho da administração municipal nesse sentido.
O local indicado para a construção da praça (Foto: 97NEWS)
Título de Cidadão Brumadense, de autoria do vereador Léo Vasconcelos, homenageia Desembargador Lourival Trindade (Foto: Eliana Costa | Ascom CMB) Em sessão solene realizada na última sexta-feira, 20 de outubro, a Câmara Municipal de Vereadores de Brumado entregou ao Desembargador Lourival Trindade o Título de Cidadão Brumadense, de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos, em homenagem aos serviços prestados em prol do município e para toda Bahia. A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente do legislativo brumadense, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos; o secretário de Agricultura do Estado Vitor Bonfim; o prefeito Érico Cardoso, Érico Cardoso; o prefeito de Ituaçu, Adalberto Luz; o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos; a prefeita de Aracatu, Lêda Matias; o comandante da 34ª CIPM, Major Adriano Souza Dias; o advogado e vereador do município de Rio de Contas, Vinícius Costa Soares; a assessora jurídica da Câmara de Vereadores de Brumado, Abiara Meira Dias; a juíza Márcia Abreu; o presidente da OAB Subseção Brumado, Osvaldo Laranjeiras; a juíza Adriana Luíza; e o vice-prefeito de Brumado Édio Pereira. A Lira Ceciliana brumadense fez a abertura da sessão com a execução do Hino Nacional com uma apresentação muito bonita, agradando a todos os presentes e destacando a sua importância cultural e histórica para o município. Uma surpresa não esperada pelo homenageado foi realizada pelo advogado e vereador do município de Rio de Contas, Vinícius Costa Soares que fez a entrega de título de Cidadão Rio-contense ao Desembargador destacando a sua trajetória de vida simples e de tamanha competência. Dando prosseguimento à sessão o autor da indicação ao Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade, o presidente do Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos em seu pronunciamento destacou que o Desembargador tem uma história de vida louvável, com conduta ética e moral, se destacando em toda a Bahia pela humildade e afinco nas suas atividades como homem público, sendo merecedor do reconhecimento como cidadão brumadense, pelos inestimáveis serviços prestados ao município. A palavra foi franqueada aos convidados, que foram unânimes em dizer da importância do reconhecimento do trabalho do Desembargador, que em toda sua história de vida, ocupando cargos de grande importância e relevância, não perdeu sua essência, servindo e exemplo para uma grande maioria. Ao usar a Tribuna Livre da Câmara para fazer seu discurso de agradecimento o Desembargador Lourival Trindade falou da sua satisfação, alegria e emoção por receber a outorga concedida pelo município de Rio de Contas e Brumado, cidades que ele tem um grande apreço. “Estejam certos, distintos parlamentares, a homenagem a mim concedida ficará para sempre na memória e os meus agradecimentos neste momento serão perpetuados”. Finalizando a sessão solene foi servido um coquetel a todos os presentes.
(Foto: Eliana Costa | Ascom CMB)
O vereador Zé Carlos de Jonas entregou juntamente com a secretária Acácia Gondim o troféu ao campeão (Foto: Divulgação) Aconteceu neste domingo (22) em Samambaia a grande final do Campeonato de Futebol daquela comunidade. Realizado pela Prefeitura Municipal de Brumado com o apoio do vereador Zé Carlos de Jonas (PT), o evento foi um grande sucesso. A final foi um jogo muito movimentado, onde o time de de Agristinho venceu a equipe da casa pelo placar de 2x1. Zé Carlos de Jonas se empenhou muito para que o torneio pudesse ser realizado, mostrando mais uma vez seu compromisso com o esporte no meio rural. Ele destacou que "todas as nossas solicitações foram prontamente atendidas pela administração municipal, por meio da secretaria de educação, o que nos deixa muito satisfeitos, pois sabemos que o esporte é lazer e um instrumento social muito positivo". Ele ainda ressaltou que "o campeonato foi um grande sucesso e a final foi um grande jogo, onde uma grande torcida compareceu. Enfim foi uma grande festa do esporte brumadense". A Secretária Municipal de Educação, Acácia Gondim, e o Diretor Municipal de Esportes, Jobson Rocha, estiveram presentes e , juntamente com o vereador Zé Carlos de Jonas, realizaram a entrega do troféu ao campeão e também das medalhas aos competidores. Veja o vídeo abaixo:
Foto: Conteúdo l 97News O Diário Oficial do Estado da Bahia trouxe uma publicação no último dia 11 de outubro, onde autoriza uma comissão que fará parte de uma sindicância nas 18º Ciretran de Brumado, na 7ª Ciretran de Jequié e na 16ª Ciretran de Guanambi. Segundo apurou o 97NEWS, denúncias apontam irregularidades nos processos de habilitação nas três cidades. As denúncias, apontam saídas de candidatos de Brumado e Guanambi para realizarem provas teóricas na cidade de Jequié, e depois, retornavam as suas cidades de origem para realizar as provas práticas. A comissão sindicante terá um prazo de 30 dias após a publicação no Diário para apresentar as conclusões dos fatos.
Foto: Divulgação Nos dias 19 e 20 de outubro, o Tiro de Guerra 06/024 recebeu a visita do 1° Ten José Alves Barreto, adjunto da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar. A visita teve por objetivo avaliar o nível de conhecimento, aprendizado e desempenho dos atiradores do Tiro de Guerra sobre as instruções ministradas no corrente ano. Participaram também das atividades o 1º Sgt Edmundo de Souza Rocha, da 18ª Cia Com Fron, em visita de reconhecimento ao TG, já que fora designado como o novo instrutor do TG para o biênio 2018/2019 e o STen Aloísio Fagundes Gomes, ex-instrutor e Colaborador do TG. Os atiradores foram avaliados nas disciplinas de ordem unida, camuflagem, fortificação de campanha, primeiros socorros, hierarquia e disciplina e treinamento físico militar. Ao término da avaliação o 1º Ten Barreto parabenizou os integrantes do TG pelo alto nível de conhecimento e desempenho apresentados durante a avaliação, bem como durante todo o ano de instrução.
Centenas de famílias estiveram presentes e a alegria deu o tom do evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS) A Guarda Municipal de Brumado vem realizando várias ações no campo social, mostrando um compromisso com a comunidade e exaltando a cidadania. Desta feita, em virtude das comemorações do Dia da Criança, a GCM realizou a Campanha "Doe brinquedos e ganhe sorrisos", a qual conseguiu arrecadar milhares de brinquedos para serem distribuídos à famílias carentes. A distribuição aconteceu na manhã deste sábado no Coreto da Igreja Matriz e, mesmo debaixo de um sol escaldante, centenas de famílias se fizeram presentes para receber os brinquedos. Muito bem organizado o evento foi recheado de sorrisos e muita alegria e, a medida que os brinquedos foram sendo distribuídos, o clima foi bem festivo, tendo ainda a participação de palhaços que realizaram muitas brincadeiras. A próxima etapa da GCM será a Campanha de Natal que começará a ser esquematizada nos próximos dias.









Foto: 97NEWS A desembargadora Rita de Cassia Machado Magalhães Filgueiras Nunes negou o pedido de habeas corpus feito pela defesa do brumadense Cézar Paulo de Morais Ribeiro, de 20 anos, preso desde o dia 20 de junho deste ano, quando Cézar e seu amigo, Pedro Augusto Araujo Ribeiro de 19 anos, tentavam fugir para o Paraguai. Cézar é suspeito de ter assassinado em junho deste ano, Sidney Vasconcelos Meira, o "Camarão". Ele foi vítima de uma emboscada dentro de sua própria residência, no Bairro Cidade das Esmeraldas em Brumado. O assunto ganhou repercussão nacional. “Indefiro o pedido de liminar, requisitando informações junto à autoridade apontada como coator, a fim de esclarecer o quanto alegado na impetração; após o cumprimento da diligência, encaminhem-se os autos à douta Procuradoria de Justiça, para os devidos fins”, decidiu a magistrada. A liminar foi negada na última terça-feira (17). Outro pedido de habeas corpus foi negado pelo juiz criminal, Rodrigo Souza Britto, no mês de julho. Cézar e Pedro, estão presos na cidade de Iporã, no Paraná, onde permanecem à disposição da justiça.
A situação do Cemitério Jardim Santa Inês é realmente precária (Foto: Luciano Santos | 97 NEWS) O drama histórico que envolve a situação de infraestrutura do Cemitério Municipal Jardim Santa Inês, mais uma vez, vem à tona, já que o Dia de Finados está se aproximando. A equipe do 97NEWS esteve mais uma vez no local e constatou que a situação da infraestrutura do cemitério é muito precária, principalmente na questão solo, com locais que já estão praticamente intransitáveis. O ponto positivo é a limpeza, que vem sendo feita regularmente pela empresa responsável. Em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, o mesmo admitiu a situação de precariedade e classificou o vandalismo como o grande inimigo a ser enfrentado. Diante do quadro crítico, questionamos a possibilidade da terceirização do cemitério e o secretário admitiu ser a solução mais viável para a questão que inquieta a população brumadense. "Hoje no Brasil a tendência é da privatização dos cemitérios, então, esse é o caminho a ser tomado, pois só assim se inibirá a ação dos vândalos", destacou Cardoso que ainda citou que "a privatização seria muito benéfica, pois daria a tão sonhada infraestrutura para o órgão". Sobre a atual situação e se haverá tempo hábil para realizar benfeitorias urgentes, já que o Dia de Finados está se aproximando, ele respondeu que "sim vamos fazer os serviços de recuperação a partir da semana que vem e tudo estará bem melhor para que a população possa visitar os seus entes queridos que partiram"
O aspecto estrutural do cemitério não é nada agradável (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)