ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Zé Carlos de Jonas agradece empenho da prefeitura na solução do problema no abastecimento da Lagoa da Tapagem

O vereador Zé Carlos de Jonas fez questão de acompanhar a realização dos serviços (Foto: Assessoria Parlamentar)

Devido à intensificação nos últimos anos dos períodos de estiagens, as comunidades rurais de Brumado vêm sofrendo cada vez mais com os riscos do desabastecimento, sendo, os poços artesianos e os seus respectivos sistemas, uma das soluções mais viáveis para contornar as crises hídricas. Conhecedor dessa realidade e, devido a isso, por ter a sua função de representante de inúmeras comunidades, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) vem tendo ações sistemáticas na busca de soluções. Desta feita, por meio de seu empenho, que teve todo o apoio da prefeito Eduardo Vasconcelos, o vereador conseguiu resolver o problema do sistema de água que serve a Comunidade de Lagoa da Tapagem. Ele fez questão de acompanhar o trabalho das equipes na manhã desta quinta-feira (09) e aproveitou para agradecer mais uma vez à administração municipal pelo atendimento de suas solicitações. "O prefeito Eduardo vem sendo muito solícito aos nossos pleitos, então, em nome dos moradores da Lagoa da Tapagem eu deixo aqui os meus agradecimentos a ele".



Brumado: A partir de agora agentes da SMTT usarão tablets para aplicar multas

Foto: 97NEWS

A prefeitura de Brumado entregou esta semana 8 tablets a agentes de fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Os aparelhos eletrônicos vão substituir os tradicionais formulários de infração. O computador portátil vai dar mais agilidade ao trabalho dos fiscais e diminuirá o índice de fraudes na aplicação de multas, afirmou o superintendente de trânsito, André Cardoso. “No talão de papel, a multa tem que ser cancelada caso haja qualquer erro ou rasura. Agora, esse risco é nulo. Tudo será online. A infração vai direto para o sistema do Departamento de Trânsito (Detran)”, explicou Cardoso. Os agentes de trânsito passaram por um treinamento para utilização do aparelho que logo estará sendo utilizado nas ruas. Os agentes de fiscalização, acreditam que além de agilidade, os tablets darão mais segurança aos fiscais. “A partir do momento que a gente lança os dados do veículo no sistema, aparecem todos os outros dados necessários. E ainda podemos usar para filmar, tirar foto e gravar áudios em eventuais situações”, comentaram.

 



Ecos da Cidade: 'Governo do Estado esqueceu de Brumado'; prefeito já estaria muito insatisfeito com esse posicionamento

(Fotocomposição: 97NEWS)

Dizem os manuais da boa política, que ela deve ser feita e colocada em prática sob o solo da união, ou seja, por meio de compromissos mútuos de duas ou mais representações em prol de uma causa, que, por via de regra, deve ser em benefício da população. Porém essa tese, nos dias de hoje, vem sendo bloqueada pelos interesses pessoais, que muitas vezes se aportam na vil e detestável corrupção e pelas chamas vorazes da "fogueira das vaidades partidárias", que se mostram mais fortes do que as grandes demandas, impedindo que grandes avanços sejam efetivados. Esta elucubração pode ilustrar o que está acontecendo em Brumado, ainda mais agora com a aproximação das eleições estaduais, que, historicamente é um período de muitas promessas e também de obras que para muitos têm o cunho eleitoral. Uma enorme expectativa paira sobre o consciente coletivo brumadense que deseja ver grandes feitos e sonha com realizações de impacto que venham fazer com que a "locomotiva entre realmente nos trilhos do desenvolvimento". Tendo na UTI o seu grande "objeto do desejo", os brumadenses também esperam com urgência a realização da ampliação da Barragem de Cristalândia, já que a crise hídrica vem se agravando nos últimos anos; a construção do tão urgente Sistema de Esgotamento Sanitário, um problema grave e que mostra uma espécie de "azar" histórico, pois o município é um dos únicos na Bahia que tem população de cerca de 70 mil habitantes sem contar com esse serviço essencial. Outras tantas demandas são muito "desejadas", que fossem elencadas iriam "virar a página", mas, o grande questionamento que surge está nos ecos populares de que o Governo do Estado teria, pelo menos até agora, esquecido de Brumado, tanto que faz um bom tempo que o governador não vem ao município, pois a última vez que isso aconteceu foi em janeiro de 2016, ou seja, já tem quase 2 anos que ele não visita oficialmente a cidade. Em vias de isso ocorrer, pelo menos os indícios apontam nesse sentido, tanto que nesta semana em seu programa de rádio o governador teria anunciado que viria a Brumado até o final do ano, um impasse começa a ficar mais notável, que é a relação entre o prefeito Eduardo Vasconcelos e o governador Rui Costa. Fontes seguras, ouvidas pelo 97NEWS, garantem que Vasconcelos não vem escondendo a sua insatisfação com a postura de indiferença que vem sendo adotada por Costa, tendo como estopim para tal, a falta de comprometimento com o funcionamento da UTI, que já teria sido garantido desde julho, mas que, ainda, está só no campo das promessas. A unidade que seria viabilizada por meio de um consórcio regional, parece cada vez mais distante desse caminho e, a melhor solução para o "imbróglio", seria a disponibilização por meio do governo do estado das verbas, que girariam em torno de milhões de reais. Então, com o agravamento deste impasse, a relação, que já não era das melhores, entre o prefeito Eduardo Vasconcelos e o governador Rui Costa, pode estar ainda mais arranhada, tanto que já existem "profetas" vaticinando que o chefe de executivo brumadense poderá dar, - se o esquecimento continuar -, o seu apoio à candidatura de ACM Neto ao governo, caso isso venha realmente a ser efetivado. Então, as grandes demandas do município ainda são incertas, mas, espera-se que, no final, o bom senso prevaleça, que as partes entrem num acordo e que Brumado venha receber as obras que tanto merece.



Bicudo foge e proprietário faz apelo para recuperar o pássaro

A ave fugiu no momento em que ia ser trocada a água da gaiola (Foto: Whatsapp 97NEWS)

O hábito de criar aves em Brumado é histórico, resultado de uma aproximação da natureza, já que os pássaros são fiéis representantes da mesma. Então, diante disso, após as mudanças da lei ambiental, criou-se um obstáculo, já que muitas aves são protegidas pelo Ibama. Para mediar essa situação, existem as aquisições legalizadas, ou seja, as aves são liberadas para a compra mediante uma anilha, um anel que vai em uma das patas com o número da sua legalização do seu registro. Foi justamente numa dessas compras legalizadas que um brumadense adquiriu, em Minas Gerais, um Bicudo, que é considerado um pássaro nobre, que desperta interesse pela sua elegância e por sua aparência de guerreiro, pois tem um bico reluzente, daí o seu nome Bicudo. Ele trouxe a ave para Brumado e, nesta semana, foi colocar água para o bicudo e o mesmo fugiu, o que o deixou muito preocupado. Ele entrou em contato com a redação do 97NEWS e solicitou se alguém encontrou a ave que entre em contato pelo fone: (77) 9.9956-3520, que será bem recompensado.

O bico do pássaro é muito chamativo (Foto: Reprodução)


'Esgoto rompeu e os ratos e as baratas estão invadindo a minha casa; me ajudem’', clama morador do centro de Brumado

A situação piorou muito com a chegada das chuvas segundo os moradores (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

A questão do rompimento de esgotos na cidade de Brumado parece uma história sem fim, a qual acaba tendo capítulos mais dramáticos na época das chuvas, já que o volume de água pluvial é bem maior e, com isso, se entremeia com os resíduos sólidos, provocando o popular "esgoto estourado". O novo episódio tem como cenário a Rua Francisco C. Filho, bem no centro da cidade, que teve um rompimento da rede e, inclusive, o início das obras de reparo, as quais acabaram sendo paralisadas, segundo os moradores, sem explicações até o momento. Um deles, em tom de desespero, entrou em contato com a redação do 97NEWS citando que "já são 20 dias que os funcionários abriram o esgoto na nossa rua e o secretário e o prefeito já têm conhecimento também, eles prometeram resolver o problema, mas até agora nada". Num tom de impaciência, ele revelou que "a situação ficou terrível, pois os ratos e baratas estão invadindo a minha casa e, como tenho filho pequeno, fico muito preocupado, porque a possibilidade de contrair doenças é muito alta" e emendou finalizando que "espero contar com a sensibilidade do poder público para que a obra seja feita com urgência". Em contato com o secretário municipal de infraestrutura, o engenheiro André Cardoso, ele explicou que a obra está dentro do organograma e que será feita nos próximos dias, mas existem muitas situações desse gênero na cidade, sendo que algumas delas, são muito mais graves e envolvem muito mais famílias.



Prefeito visita obra de canalização de drenagem pluvial na Rua Sandra Batista

(Foto: Ascom | PMB)

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos visitou os trabalhos de canalização da drenagem pluvial que estão sendo realizados na Rua Sandra Batista, no Bairro São José, em Brumado. Nesta etapa da obra, a via teve de ser interditada para continuidade do projeto de urbanização da área, que inclui, além do Bairro São José, os Bairros Santa Tereza e Feliciano Pereira Santos. A referida rua faz integração direta com a Avenida Dr. Lindolfo Azevedo Brito, sendo muito utilizada como alternativa para escapar do fluxo no centro comercial da cidade. O projeto contempla a canalização do Riacho do Bate Pé e a abertura de importantes vias marginais ao longo do trecho, a exemplo da duplicação da Rua Padre Cícero, que dá acesso direto ao Ifba. Com a obra, além da urbanização da área, o prefeito destacou que o problema antigo de alagamentos e inundações no trecho em períodos chuvosos também será resolvido. 



Vereadora Lia Teixeira comemora novas conquistas para o meio rural e aproveita para agradecer empenho do Executivo

A vereadora Lia Teixeira vem ampliando a sua agenda parlamentar em prol das comunidades rurais (Foto: Assessoria Parlamentar)

A vereadora Lia Teixeira (PDT) vem dinamizando a sua agenda parlamentar, tendo como um dos pontos mais importantes a conquista de novas benefícios para o meio rural, especialmente as comunidades que ela representa. Neste final de semana a vereadora pode acompanhar algumas visitas feitas pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), nas quais importantes obras foram concluídas, iniciadas e anunciadas. Várias regiões rurais foram alvo das novas indicações da vereadora que solicitou a limpeza de tanques, aberturas de cacimbas, patrolamento de estradas, tendo um foco especial para a Comunidade de Curralinho, onde foi solicitada o aumento da passagem molhada que faz a ligação com o município de Ituaçu. Em contato com a vereadora ela relatou que "fizemos algumas indicações ao Poder Executivo solicitando a de limpeza de tanques, aberturas de cacimbas, patrolamento das estradas vicinais e passagem molhada para as regiões de Curralinho, Lagoa das Tocadas, Imbé, Angico e adjacências. Algumas cacimbas já foram abertas, o tanque da Lagoa das Tocadas, será iniciado ainda essa semana, o que já causou uma grande satisfação, pois conhecemos de perto as necessidades dos moradores dessas localidades". 

A vereadora presente no momento em que foi celebrado o acordo entre os prefeitos de Brumado e Ituaçu para a ampliação da passagem molhada de Curralinho (Foto: Assessoria Parlamentar)

Sobre a passagem molhada que faz a ligação entre a comunidade de Curralinho a Ituaçú, ela citou que "estivemos lá este final de semana com o prefeito Eduardo Vasconcelos, fazendo uma visita no referido local e verificou-se realmente a necessidade de aumentar aquela passagem. Esteve presente também o prefeito de Ituaçú, Adalberto Luz, que fará uma parceria para a construção da referida passagem molhada, pois se trata de uma obra que beneficiará os dois municípios. Então essa foi uma notícia que nos deixou muito feliz". E finalizou dizendo que "mais uma vez agradeço à Secretaria de infraestrutura, ao competente e atuante Cley Jan e ao prefeito Eduardo que não vem medindo esforços para atender às nossas solicitações".

Na visita ficou constatado a necessidade da ampliação da passagem molhada (Foto: Assessoria Parlamentar)


Vereador José Carlos de Jonas agradece prefeito por doação de prédio escolar para associação do Boi Morto

(Foto: Divulgação)

As associações têm sido de fundamental importância para as comunidades rurais, visto que através da união dos moradores muitos benefícios e melhorias importantes estão sendo conquistados. Para que as associações possam ter um local apropriado para funcionar os presidentes têm solicitado para a administração municipal a doação de prédios, anteriormente utilizados como escolares, para suas sedes. Contando com a colaboração do vereador José Carlos de Jonas, que tem um grande comprometimento com as comunidades rurais no que tange a buscar o desenvolvimento e crescimento, o presidente da Associação de Boi Morto, Sr. Osvaldo Borges solicitou a doação do prédio localizado na localidade para sede da referida instituição. O pedido foi prontamente aceito pelo gestor municipal que através de projeto aprovado pela câmara de Vereadores efetivou a doação do prédio escolar para a Associação. “Agradecemos o prefeito por ter atendido a nossa solicitação, que oportunizará a nossa comunidade a instalação da sede da Associação, que poderá desenvolver com maior afinco as ações em prol de todos os moradores”, declarou o presidente Osvaldo Borges, tendo sua fala endossada pelo vereador José Carlos de Jonas.

 



VII Jogos Escolares de Brumado - JEB 2017 terão início nesta quarta-feira (08)

(Divulgação)

A sétima edição dos Jogos Escolares de Brumado - JEB 2017 terá início nesta quarta-feira (08) com a participação de escolas municipais da zona urbana e rural, além do Centro Educacional Monteiro Lobato e do Centro Educacional Maria Nilza Azevedo Silva - CEMNAS. A competição, que se encerrará no dia 15 de novembro, acontecerá no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro e na quadra do Centro Municipal Agamenon Santana - CMEAS. As modalidades que farão parte do JEB 2017 são: Baleado Mirim - Feminino e Masculino; Handebol Mirim - Feminino e Masculino; Handebol Infanto - Feminino e Masculino; Futsal Mirim - Feminino e Masculino; e Futsal Infanto - Feminino e Masculino. O jogo de abertura da competição será realizado na quadra do CMEAS, a partir de 7h30. No sábado (11), os jogos também acontecem na quadra da referida escola. Já as demais partidas serão promovidas no Ginásio de Esportes. Cerca de 350 alunos participarão dos jogos. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. 



Comunidades rurais terão que arcar, a partir de agora, com os custos de energia das bombas dos poços

A informação causou desconforto nas associações rurais (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Associações e comunidades rurais do município se mostraram preocupados com a nova medida anunciada pela Administração Municipal de Brumado. Em seu programa semanal de rádio, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, anunciou que vai transferir as despesas com as contas de energia das bombas de poços artesianos que abastecem as comunidades para os moradores de cada localidade. Em sua declaração o gestor informou que a taxa de iluminação pública deverá também ser arcada pelas comunidades rurais, que agora passarão a pagar as despesas de energia das bombas. Ainda segundo o gestor, atualmente quem paga estas taxas é somente quem mora na sede do município, pois já vem descontado na própria conta de energia. O secretário municipal de agricultura e recursos hídricos, Charles Granger, afirmou à nossa reportagem que realmente o município tem uma despesa muito grande com manutenção das bombas e a cobrança da energia, é lógica, pois com a cobrança, as associações vão controlar mais os gatos e até economizar mais. Charles ressaltou também que a medida não vai afetar a manutenção dos equipamentos, que continuará a ser realizada pelo município, ou seja, será cobrado apenas a taxa de energia. Ofícios foram enviados às comunidades rurais informando o pagamento, o que acabou causando um impacto negativo, tanto que várias associações já estão se mobilizando no sentido de realizar uma grande manifestação na Câmara de Vereadores. A nossa redação recebeu a visita de vários moradores que se dizem preocupados com a cobrança que será rateada entre os mesmos, pois segundo eles, muitos dos agricultores que hoje ainda vivem no campo, passam por dificuldades financeiras, isso devido ao desemprego, além do que, a oferta de compras na agricultura caiu muito nos últimos anos, sem contar com a falta de chuvas, que agravou ainda mais a colheita na nossa região. "Sabemos que o município está passando por mudanças, inclusive enxugando despesas, mas o gestor tem que rever essa transferência de pagamento, pois o homem do campo não vai poder arcar com essa despesa, já que muitos deles só recebem a sua aposentadoria que é para pagar as despesas de alimentação e com remédios, os quais são caros", afirmou o agricultor e membro da associação da Comunidade Baixa da Baraúnas, Rogério Carlos Meira. 

O ofício enviado a Comunidade de Baixa de Baraúnas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Edição 2017 da Caminhada Passos que Salvam acontecerá no dia 26 de novembro; participe

(Foto: Divulgação)

A “Caminhada Passos que Salvam” foi realizada pela primeira vez em Brumado no ano de 2016 causando um impacto muito positivo, simbolizando uma nova era para o tratamento do Câncer Infantojuvenil em Brumado, especialmente na prevenção da doença.  Com o objetivo de divulgar quais são os sinais e sintomas da doença e a importância fundamental do diagnóstico precoce, que eleva as chances em até 95%, o projeto celebrou a parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, que já obteve resultados muito expressivos, fazendo com que pacientes brumadenses pudessem ser transferidos para o Hospital do Câncer de Barretos. Nesta segunda edição que acontecerá no dia 26 de novembro, a Caminhada Passos que Salvam espera atraiar um público ainda maior. Neste sentido a sua participação é muito importante, pois para que o trabalho possa ter a sua continuidade é vital a interatividade. Então é muito fácil participar, é só adquirir o kit no valor de somente R$ 35,00, o qual é composto por camiseta, boné e sacochila, lembrando que todo dinheiro da venda é destinado para o Hospital de câncer infanto-juvenil em Barretos. Deixa marcado aí na sua agenda, no dia 26 de novembro, Caminhada Passos que Salvam Ano 2, com saida às 16:00 hs, do Comando da Polícia Militar na Avenida Centenário com destino à Praça da Prefeitura, onde acontecerão shows com Fann Estourado, DJ Pantera e a participação especial de Moni Viana. Reserve seu Kit nos seguintespontos de vendas: Óticas Denize;La Belle De  Jour; Kaçula Modas; Padaria Divina e Tiazinha Distribuidora.



Zé Ribeiro intensifica ações na busca da requalificação da Passagem Molhada da Comunidade de Furado dos Veados

A situação de atual precariedade da Passagem Molhada deverá logo ser resolvida (Foto: 97NEWS)

Buscando sempre melhorias para as comunidades rurais do município de Brumado, o vereador Zé Ribeiro (PT) vem intensificando as suas ações nesse sentido. Em visita recente a Salvador, ele participou de importantes audiências nesse sentido, tendo o apoio dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira. Nesse contexto um pleito acabou tendo uma concentração de forças, que é a requalificação da Passagem Molhada da Comunidade de Furado dos Veados. Diante disso, juntamente com o presidente da Associação, Gilberto Coqueiro, que esteve com o vereador em Salvador, eles foram informados pelo diretor executivo da CAR, Wilson Dias, que a verba de cerca de R$ 100 mil seriam disponibilizados para a realização da obra, só que o pedido tem que ser via município. Diante disso, os dois tiveram reunidos com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, o qual deu um sinal positivo, dizendo que enviará o projeto a CAR. "Isso nos deixou muito satisfeitos, pois sabemos da importância daquela passagem molhada para os moradores de Furados dos Veados", ressaltou Zé Ribeiro que finalizou dizendo que "agora com o envio do projeto pelo município, a obra não deverá demorar muito".

No encontro com o secretário municipal de infraestrutura foi dado o sinal positivo para que o projeto seja enviado à CAR (Foto: 97NEWS)


Endocrinologista Drª Minelli Salles na Clínica Master

Foto: Divulgação

Não é de hoje que a endocrinologia vem despertando o interesse de muita gente. Ela é uma das especialidades médicas mais requisitadas atualmente e é de suma importância para manter a saúde em dia. O médico endocrinologista é responsável por cuidar de todo o funcionamento hormonal do nosso corpo e ainda diagnosticar e tratar doenças de distúrbios hormonais. A falta ou o excesso de hormônios provocam várias doenças como, obesidade e complicações como a diabetes; hipotiroidismo; hipertiroidismo; nódulos de tireóide; câncer de tireóide; distúrbios do crescimento e desenvolvimento; menopausa; andropausa; distúrbios do metabolismo do cálcio e fósforo; além de alterações da glândula hipófise, por exemplo, alterações do hormônio do crescimento entre outros. Na CLÍNICA MASTER você encontra a competente endocrinologista Drª. Minelli Salles. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Brumado não recebe chuvas esperadas e nova previsão é para esta semana

Foto: Luciano Santos l 97News

Os sites de meteorologia destacaram que a frente fria avançou e conseguiu romper o bloqueio atmosférico na região nordeste do país, mas que não conseguiu provocar chuva generalizada em Brumado. Isso se deve porque a atmosfera estava muito quente e seca. Assim, a região sudoeste do estado não recebeu volumes significativos. Porém, essa chuva ainda deve chegar: a umidade relativa do ar já aumentou e as nuvens começaram a se formar. As chuvas foram significativas nos últimos dias em Brumado, não chegaram a ficar acima dos 50mm na cidade. De acordo com o Clima Tempo, nos próximos dias, a previsão é que a chuva começa nesta terça-feira (7) e se estenda até o dia 14 deste mês. A partir desta terça, o modelo indica que as chuvas devem ser mais volumosas, se estendendo para o norte de Minas Gerais, e os especialistas salientam que todo o sistema mostra que as condições climáticas já estão alinhadas com a Primavera e encaminhando para o Verão. A chuva deve continuar nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, a previsão é que, entre os dias 9 e 14, chova cerca de 45 milímetros. A maior concentração de chuvas mesmo, deve ser registrada somente entre terça e quarta (7 e 8) e começar a reduzir no dia 9, conforme o Climatempo. Essas previsões devem ser atualizadas ao longo da semana, de forma a trazer informações mais precisas para os produtores. 

Foto: Luciano Santos l 97News


Brumado: Açougueiro que foi vítima de acidente ao lado da delegacia vem a óbito na manhã desta sexta-feira (03)

Cosme José da Silva era um dos açougueiros mais conhecidos de Brumado (Foto: 97NEWS)

Um dos açougueiros mais conhecidos e respeitados de Brumado, Cosme José da Silva (63), popularmente conhecido como "Cosmão Açougueiro" acabou falecendo na manhã desta sexta-feira (03). Ele foi vítima de um acidente que ocorreu no dia 19 de outubro ao lado da sede da 20ª Coorpin, onde um jovem em fuga, após ter sido surpreendidos por investigadores, acabou colidindo com a sua motocicleta. O jovem ficou em estado grave e está internado na UTI do Hospital de Base em Vitória da Conquista. Segundo informações, o açougueiro foi logo levado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde permaneceu internado, só que, pelos indícios que ainda precisam de comprovação oficial, a morte pode ter sido causada por uma embolia pulmonar, a qual teria avançado muito nos últimos dias. Outro dado importante é que ele teve também traumatismo craniano e estava sob recomendação médica de continuar internado em observação. No intuito de esclarecer essa situação, o 97NEWS entrou em contato com o HMPMN, que, a princípio citou que "neste momento ainda não podemos nos pronunciar sobre a causa morte". Sobre os indícios de que tenha sido um quadro de embolia pulmonar, foi explicado que "não podemos descartar essa possibilidade, pois existem indícios nesse sentido, mas tem a questão do traumatismo craniano também, por isso seria muito prematuro fazer qualquer avaliação mais substancial sobre a situação, somente com exames mais aprofundados para que isso ficará esclarecido". O corpo de Cosme José da Silva será velado no Salão Paroquial. Ainda não foram dadas informações sobre o local e horário do sepultamento.



Brumado: Sem horário de verão, estudantes devem atentar para não perder provas do Enem

Foto: Luciano Santos l 97News

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Brumado devem ficar atentos com o horário de início das provas por conta do horário de verão, que começou no domingo (15), em outras regiões do país. Os relógios são adiantados em uma hora no Distrito federal e 10 estados. A Bahia não está incluída. Por estar fora do horário de verão, os portões nos locais de provas do Enem abrem às 11h, fecham às 12h e as provas começam às 12h30. Os estudantes devem prestar atenção já que a abertura dos portões informada no cartão disponibilizado através da internet é 12h porque tem como base o horário de Brasília. O Distrito Federal participa do horário de verão e está com o relógio adiantado uma hora. As provas serão neste domingo, dia 5 e 12 de novembro (próximo domingo). Conforme o Inep, vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelo exame, no dia 5, os candidatos poderão fazer a prova até as 18h (horário na Bahia). Já no dia 12, as provas seguem até as 17h (horário na Bahia). O local de prova do Enem 2017 já está disponível na Página do Participante, http://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. O Inep lembra que para acessar o Cartão é necessário fornecer o número de CPF e a senha cadastrada na inscrição.



Como já era esperado, Zé Ribeiro vota contrário às modificações do novo Código Tributário de Brumado

O vereador Zé Ribeiro votou contrariamente o novo Código Tributário Municipal (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A segunda votação da Lei Complementar 02/2017, que promove alterações no Código Tributário do Município de Brumado, como já era esperado teve o voto contrário do vereador Zé Ribeiro (PT) que, novamente, fez um pronunciamento explicando os motivos que o levaram a tomar esse posicionamento. Segundo o parlamentar, o projeto, além de ser bastante polêmico, promove alterações que irão prejudicar o município, já que as taxas são muito abusivas. Em sua explanação, Zé Ribeiro citou que "não podemos aceitar um Código Tributário que irá prejudicar o desenvolvimento de nossa cidade, com taxas tão elevadas que em alguns casos chegam a cerca de 600% de aumento. Isso é um absurdo, pois ainda vivemos uma crise econômica e uma busca da volta do crescimento" e continuou argumentando que "agora, o código, que foi aprovado, irá dificultar a vinda de empresas para o município, indo na contramão da tendência regional, já que municípios como Vitória da Conquista estão isentando os impostos de quem vem para o município, enquanto Brumado vai cobrar taxas espantosas". E finalizou dizendo que "o que me deixou mais convicto em votar contrário ao projeto é que não houve a mínima manifestação por parte da administração municipal em abrir um diálogo e propor reduções, então, não tive escolha em me opor, pois não posso concordar com um projeto que irá prejudicar a população brumadense".



'A Vila Presidente Vargas nunca teve seus cemitérios tão bem estruturados', afirma vereador Zé Carlos de Jonas

O vereador Zé Carlos de Jonas foi pessoalmente verificar as obras de reestruturação dos cemitérios da Vila Presidente Vargas (Foto: Assessoria Parlamentar)

Tendo a Vila Presidente Vargas como um dos centros de suas ações parlamentares, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) destacou, durante a sessão do Legislativo de Brumado desta quarta-feira (01), o grande trabalho, segundo ele, que foi realizado pela administração municipal na recuperação do antigo cemitério do Distrito, como também na construção do novo, que recebeu a nomenclatura de Cemitério Municipal Jardim da Saúde, o qual já à disposição da comunidado, lembrando que no antigo não existe mais espaço para novos sepultamentos. 

O novo cemitério já está disponível para novos sepultamentos (Foto: Assessoria Parlamentar)

"Vivíamos uma situação muito precária nos cemitérios da Vila Presidente Vargas, mas, esse quadro mudou muito depois de um árduo trabalho que iniciamos junto à administração municipal", declarou o vereador que ainda citou que "tivemos sucesso em nossa empreitada, pois hoje, o cemitério antigo recebeu os serviços de limpeza e ordenamento, além da construção, com a contribuição da Magnesita, do novo cemitério Jardim da Saudade, que veio resolver de vez o problema do déficit histórico que preocupava as famílias da Vila". Após o pronunciamento, Zé Carlos de Jonas foi pessoalmente fazer uma nova visita aos cemitérios e ainda destacou os serviços de urbanização que foram realizados os quais tornarão o local ainda melhor. (foto abaixo) "O Dia de Finados para os moradores da Vila Presidente Vargas terá a melhor estrutura já vista, resultado de nosso trabalho junto à administração municipal", finalizou. 

(Foto: Assessoria Parlamentar)


'Precisamos mudar o conceito da população de Brumado sobre a real função de um vereador", afirma a vereadora Lia Teixeira

A vereadora Lia Teixeira levantou uma questão muito relevante para a política brumadense (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A sessão antecipada do Legislativo de Brumado, que foi realizada nesta quarta-feira (01), teve um pronunciamento que teve uma forte repercussão, o qual trouxe à baila a urgência e a importância sobre a mudança do conceito popular sobre a real função de um vereador. O pronunciamento foi feito pela vereadora Lia Teixeira (PDT), que, com muita segurança, afirmou que "os vereadores são cobrados todos os dias pelos seus eleitores, mas as cobranças, numa grande maioria, são para que sejam feitos pagamentos de contas de água, luz, compra de botijão de gás, exames e consultas médicas e por aí vai, o que vem mostrar um desconhecimento da real função do vereador, que é legislar e fiscalizar". Questionada sobre quais seriam as mudanças que deveriam ser feitas para mudar esse paradigma errôneo que é histórico no município de Brumado, a vereadora respondeu que "temos que fazer uma grande campanha educativa nesse sentido, além de uma parceria da mídia local, como também a realização periódica de palestras em escolas, associações de bairro e instituições, ou seja, um trabalho amplo e constante de mudança de conceito, pois não podemos mais conviver com a situação que constrange a todos os vereadores de Brumado". A parlamentar ainda destacou que "um outro fator muito importante seria a aprovação das emendas impositivas como acontece em outros municípios da Bahia, pois poderiam ser direcionados, por meio dos vereadores, os recursos diretamente para as comunidades que representam, o que aliviaria a carga de pressão das cobranças, pois, uma boa parte da população, ainda acredita que os vereadores têm função executiva, ou seja, que têm a caneta na mão para realizar obras e liberar recursos, o que é um contra senso muito grande, por isso temos que nos unir para mudar rapidamente esse conceito popular".



Motorista de 80 anos passa mal após bater o carro em cinco veículos no centro de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Um motorista de 80 anos passou mal após bater violentamente contra cinco veículos nesta quarta-feira (1), na Praça Armindo Azevedo em Brumado. Testemunhas informaram à Polícia Militar que momentos antes da colisão, o idoso subiu numa calçada próximo ao Colégio Getúlio Vargas. Com o impacto da batida, vários veículos ficaram danificados. A Polícia e o SMTT foram acionados para registrar o fato. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) socorreu o idoso e o encaminhou ao Hospital Municipal PMN, que permanece internado em observação. Segundo o SMTT, o trânsito voltou a fluir imediatamente. AInda não se têm informações oficiais sobre o estado de saúde do motorista.