ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Léo Vasconcelos, presidente da Câmara de Vereadores promulga lei que eleva Umburanas, Samambaia e Arrecife a categoria de distritos

O presidente do Legislativo no momento da assinatura da Lei (Foto: Ascom | CMB)

Na sessão da última sexta-feira, 17 de novembro, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos através da assinatura da Lei nº 1820/2017, concretizou um antigo sonho da comunidade de Umburanas, Samambaia e Arrecife, elevando os povoados a categoria de Distrito. O projeto de lei que tinha como objetivo a criação dos referidos distritos foi de autoria do vereador Léo Vasconcelos, que após aprovado pelos vereadores foi encaminhado ao Executivo. Justificando o parlamentar salientou que a elevação a categoria de distrito era uma antiga reivindicação dos moradores, que com a elevação terão uma maior autonomia política e financeira, assim como o maior alcance de progressos para a comunidade. Para apresentação do projeto Léo Vasconcelos realizou uma ampla pesquisa a fim de conhecer as reais possibilidades da elevação dos povoados, “após essa constatação viabilizamos a proposição, que foi aprovada por todos os vereadores que compõem a Casa, visto a sua importância. Estamos muito satisfeitos com a sanção da referida Lei, que concretiza esse antigo sonho, que com certeza proporcionará uma nova realidade a todos que residem em Umburanas, samambaia e Arrecife”, destacou Léo Vasconcelos.



Vereadora Lia Teixeira intensifica agenda de trabalho na busca de novas conquistas para o meio rural de Brumado

A vereadora Lia Teixeira vem desenvolvendo com muito sucesso as suas ações em prol das comunidades rurais de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97 NEWS)

A vereadora Lia Teixeira vem cumprindo com grande amplitude os seus compromissos feitos com as comunidades rurais que ela representa, buscando sempre novas conquistas e intensificando cada vez mais a sua agenda de trabalho. Incansável, a parlamentar vem mantendo um diálogo produtivo com o Poder Executivo, numa sintonia proativa que vem tendo resultados muito positivos. Neste contexto, Lia Teixeira apresentou duas importantes indicações que irão beneficiar sobremaneira as comunidades de Barreiro Branco, Umburanas, Cristalândia e Fumal. A primeira delas visa a substituição de uma passagem molhada por uma ponte sobre o Rio Brumado, a qual fica no Barreiro Branco e facilitará a mobilidade entre Umburanas e Cristalândia. "Estamos refletindo o anseio dos moradores, que vêm nos solicitando com insistência a realização dessa obra, já que é única via de acesso entre os referidos locais", explicou a vereadora. "A segunda indicação visa a construção de uma Barragem na Comunidade de Fumal, já que o local é um dos que mais vem sofrendo com as constantes estiagens", destacou. E finalizou dizendo que "acredito mais uma vez na sensibilidade da gestão municipal em atender as nossas indicações que irão proporcionar uma melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas que vivem nessas localidades".  Confira na integra as indicações abaixo: 

(Divulgação: 97NEWS)


Em protesto contra Embasa, moradores dos Olhos d'Água colocam enfeites natalinos em galho de árvore deixado em buraco aberto

O galho brotou e os moradores colocaram enfeites natalinos em forma de protesto contra a Embasa (Foto: 97NEWS)

As ações da Embasa continuam gerando sérios protestos e muita indignação na cidade de Brumado. Além do aumento das contas, que está sendo considerado abusivo por muitos, outro grave problema é a abertura de buracos para a realização de reparos na rede, os quais ficam abertos causando uma série de transtornos. Nesta segunda-feira (20), a redação do 97NEWS recebeu um protesto diferenciado e bem humorado dos moradores das ruas Senegal e República Sul Africana, que fica no Bairro Olhos d'Água. Segundo eles a Embasa abriu um buraco no meio da via já tem cerca de 30 dias e colocaram um galho de árvore seco para sinalizar o local, só que, com o passar dois dias, o galho brotou e, como não houve indícios de que o buraco iria ser tapado, os moradores resolveram fazer um protesto bem humorado e enfeitaram o galho com ornamentações natalinas, simbolizando o "presente de grego" que eles estão recebendo. Indignado um morador que pediu reserva de identidade citou que "de quem é a responsabilidade de fechar o buraco? será que é dos moradores do bairro?" e, subindo o tom disparou que "isso é um completo absurdo, uma coisa inaceitável, um grande desrespeito". Tentamos contato com a empresa para buscar informações de quando o problema será solucionado, mas disseram que somente a sede da empresa em Salvador pode falar a respeito.

O galho acabou virando atração (Foto: 97NEWS)


Anestesista Dr. Felipe Neves na Clínica Master

Foto: Divulgação

A avaliação pré-anestésica é uma consulta médica de avaliação clínica e especializada que deve ser efetuada previamente à realização de um ato anestésico. Nesta consulta, o médico anestesista entrevista o paciente para se informar sobre suas condições físicas e psicológicas e para conhecer todas as informações de interesse clínico sobre o paciente como, se há doenças pré-existentes, se o paciente é portador de alguma alergia, se fez ou faz uso de medicamentos, obtendo informações sobre o nome e dose diária utilizada deste medicamento, se o paciente já se submeteu anteriormente a alguma cirurgia onde foi necessário a utilização de anestesia e qual a cirurgia (ou procedimento) que este paciente irá realizar e/ou a que será submetido. De acordo com a resolução 1802/2006 do CFM a avaliação pré-anestésica é obrigatória a todos os pacientes. É durante a avaliação e/ou consulta pré-anestésica que o anestesista informa o paciente sobre os cuidados que deverão ser tomados antes, durante e depois da realização do procedimento. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o competente anestesista Dr. Felipe Neves. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Agende já a sua avaliação (77) 3441 5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 99126-1903. Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta (77) 3441-5396, (77) 99991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Brumado: Em noite trágica, mais uma vítima fatal em mais um acidente de moto

O jovem teve morte instantânea (Fotocomposição: Whatsapp 97NEWS)

A noite deste sábado (18) em Brumado está sendo marcada por muita dor e tristeza, pois, após a notícia da morte de uma funcionária do Restaurante Terceiro Milênio, não muito tempo depois, por volta das 21h30m, um novo acidente ocorreu na Av. Lindolfo Azevedo Brito, altura do número 1.000, nas proximidades do depósito da Itaipava. Segundo as primeiras informações, um jovem, de prenome Odair José, conhecido como "Pebinha", que morava da Rua da Estação, o qual trabalhava numa empresa de bebidas, acabou tendo morte instantânea ao colidir num poste na referida via. Uma equipe do SAMU 192 chegou rapidamente ao local, mas já encontrou o jovem sem vida. O fato deixou ainda mais triste o clima na cidade, onde milhares de postagens nas redes sociais ressaltaram a noite trágica, que envolveu duas vítimas que eram muito conhecidas e queridas, as quais morreram em acidentes com motocicletas. O corpo foi levado para o IML de Brumado e ainda não foi liberado. Não foram divulgadas as causas do acidente.

A motocicleta ficou bem danificada o que mostra a força do impacto (Foto: Whatsapp 97NEWS)


Brumado: Funcionária do Restaurante Terceiro Milênio morre em acidente no Anel Viário da BR-030

(Fotocomposição: 97NEWS)

Um trágico acidente ocorreu por volta das 18h10m nas proximidades do anel viário da BR-030, tendo como vítima fatal Suely Amorim, de 33 anos, a qual era funcionária do Restaurante Terceiro Milênio. Segundo as primeiras informações colhidas pelo 97NEWS, ela estava saindo do trabalho, numa motocicleta, juntamente com outras duas pessoas, quando foi atravessar a pista e, possivelmente por um descuido, acabou sendo atingida por um veículo que estava em velocidade normal de uma rodovia. Ainda segundo testemunhas, o motorista fez de tudo para não colidir, mas não conseguiu evitar o choque que foi do lado do veículo. Ele deu toda a assistência, acompanhou todo o atendimento e, pelas primeiras impressões, não teve culpa. Ela foi levada às pressas ao Hospital Municipal Magalhães Neto, onde chegou ainda com vida, sendo entubada em seguida, mas, devido a um forte traumatismo craniano ela infelizmente não resistiu e veio a óbito. A comoção entre amigos e familiares foi muito grande, já que Suely era muito querida e admirada. Os outos dois ocupantes da motocicleta tiveram apenas pequenas escoriações e passam bem segundo as últimas informações. 



Casa da Tapioca: Um reino de delícias em Brumado; confira vídeo promocional

(Divulgação)

A Casa da Tapioca é uma referência em Brumado à alimentação de qualidade e também de delícias e iguarias que são típicas da região, como as deliciosas tapiocas dos mais diversos sabores. Então, bateu aquela vontade de comer algo gostoso e saudável, não pense duas vezes, vá agora mesmo à Casa da Tapioca (que fica em frente a portaria da Prefeitura de Brumado), ou faça o seu pedido pelo celular ou whatsapp: (77)  9.9953-2215. Confira as delícias e o vídeo promocional abaixo: 

- Mais de 36 tipos de lanches e nosso famoso hambúrgueres caseiro ( 140g ) de puro sabor;
- Mais de 50 tipos de tapiocas doce e salgada;
- 34 tipos de pizzas tradicionais, especiais e doces;
- Uma variedade de açaí cremosinho no copo ou tigela.



Caminhada Passos que Salvam: Poder Judiciário em Brumado exalta e apoia o evento

Dr. Genivaldo Guimarães exibindo o kit da Caminhada Passos que Salvam (Foto: Divulgação)

Com trabalho primoroso, que vem sendo desenvolvido com alto grau de dinamismo e elevado índice de resolutividade, o Poder Judiciário dá, novamente, demonstração de sua contextualidade, desta vez no âmbito social. Tendo à frente o Juiz Dr. Genivaldo Alves Guimarães, a Comarca de Brumado passou por grande transformação e já segue para o status de "Entrância Final", resultado do reconhecimento pelas ações tão proativas que vêm sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos. Dentro desta perspectiva otimista, a Comarca, por meio do magistrado Genivaldo Guimarães, confirmou seu apoio à Caminhada Passos que Salvam, que será realizada no dia 26 de novembro, em Brumado. Segundo o magistrado, que fez questão de vestir a camisa relativa ao evento, "a ação tem nosso apoio porque contribui para a cura ou a esperança de muitos pacientes, valendo lembrar que em Brumado e região existem diversas pessoas que aguardam, esperançosas, a recuperação de parentes ou amigos que encontram-se em tratamento no hospital localizado na distante cidade de Barretos. O Juiz acrescentou que "a parceria com o Hospital do Câncer em Barretos muito beneficia os brumadenses, pois, além de proporcionar tratamento digno, humanitário e eficaz, também tem suas ações voltadas à prevenção". O juiz destacou, ainda, que "trata-se de exemplar projeto, de cunho social, desenvolvido por voluntários que buscam reduzir o sofrimento de pessoas fragilizadas que necessitam deslocar-se a outro Estado em busca de saúde e dignidade, por isso o evento tem nosso apoio e reconhecimento".



Resistência à formação do Consórcio ameaça a Policlínica Regional de Saúde de Brumado

A tão sonhada Policlínica Regional de Saúde de Brumado pode estar ameaça por interesses outros que não sejam os coletivos (Foto: Reprodução)

Com o rito obrigatório de serem operacionalizadas por meio de um consórcio regional de saúde, que é formado pelos municípios pactuados com uma sede, as Policlínicas Regionais de Saúde são um grande avanço para o setor, que irá ampliar de forma muito significativa o acesso a procedimentos de média e alta complexidade pela rede pública. Várias delas, inclusive, já estão em atividade e, na região sudoeste, o município de Guanambi, terá a sua inaugurada na próxima sexta-feira (24), a qual conta com a pactuação de 40 municípios. Em Brumado, esse processo que começou de forma muito otimista, tendo a frente o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres e o vice-prefeito Édio Pereira, os quais realizaram uma série de viagens aos municípios pactuados com Brumado, agora, estaria passando por um forte entrave, resultado da resistência de algumas gestões, que resolveram também entrar na briga para abrigar a Policlínica Regional e, de tabela, trazer juntamente a implantação da UTI. As especulações vêm projetando que esse movimento espúrio realmente está, no mínimo, atrasando o processo, pois o consórcio já deveria ter sido formado pelos 20 municípios pactuados com a sede que é Brumado, o que já teria dinamizado a implantação da Policlínica e, consequentemente da UTI, mas, como esse é o rito oficial, infelizmente, a frustração já começa a se evidenciar e, com isso, a implantação pode ser prejudicada pelo capricho de alguns que podem estar querendo ganhar dividendos políticos com a questão que envolve uma coisa tão séria que é a saúde de cerca de 400 mil pessoas. Todos reconhecem os esforços do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que vem movendo "céus e terra" nessa luta, porém, a falta de apoio, pelo menos até agora, de políticos das esferas mais elevadas, vem prejudicando e tirando o "azeite" da engrenagem. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o prefeito, em uma recente reunião realizada à portas fechadas com Rui Costa, a qual teve como interlocutor o deputado federal Daniel Almeida (PC do B), fez um apelo a Rui Costa para que ele se empenhasse ao máximo no sentido de consolidar, o quanto antes, o consórcio regional de Brumado, com visitas que viessem a convencer os prefeitos que ainda vêm se mostrando resistentes à formação. Enquanto isso, o povo de Brumado "cruza os dedos" e espera que os "nós" sejam desatados e que a Policlínica Regional seja confirmada, assim como a UTI. Vale ressaltar que em recentes entrevistas, inclusive em passagem por Brumado, o governador teria confirmado o funcionamento da UTI já neste mês de novembro, só que o mês está acabando e isso não aconteceu, o que viria comprovar o fato de que está mesmo existindo resistência por parte de alguns membros do consórcio, mas, o otimismo ainda deve estar no topo das projeções, pois seria difícil de acreditar que Brumado vai ficar sem as tão sonhadas Policlínica e UTI por interesses outros que não sejam o bem coletivo. Confira abaixo um vídeo que explica com riqueza de detalhes o funcionamento da Policlínica Regional de Saúde:



Vereador Elias Piau faz pronunciamento no Legislativo exaltando o trabalho do Tiro de Guerra de Brumado

O vereador Elias Piau exaltou durante o seu pronunciamento o trabalho realizado pelo Tiro de Guerra de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre buscando ampliar e deixar o seu mandato parlamentar cada vez mais contextualizado, o vereador Elias Piau (PV) vem tendo um desempenho muito significativo, tendo nas ações extra-gabinete um dos seus pontos altos. Mostrando uma versatilidade e um dinamismo em suas indicações, solicitações e pronunciamentos, desta feita, Elias Piau destacou durante a sessão desta sexta-feira (17) do Poder Legislativo de Brumado, as ações e o trabalho do Tiro de Guerra de Brumado. Ele que esteve participando da visita do general Joarez Alves Pereira Júnior nesta quinta-feira (16) destacou que "foi um grande momento ter presenciado a vinda do general Joarez ao Tiro de Guerra de Brumado, pois ele elogiou a estrutura, a logística e todo o trabalho que é feito em nosso TG que é reconhecido como um dos melhores da Bahia" e ainda citou que "isso é um motivo de orgulho para todos nós brumadenses". Piau ainda fez questão de relatar que "não posso deixar de reconhecer também o grande trabalho que foi feito pelo subtenente Paulo Souza que merece todos os aplausos, pois teve uma atuação fantástica a frente do órgão. Infelizmente ele irá nos deixar em 2017, mas deixamos aqui os nossos parabéns a este grande membro do Exército Brasileiro". E finalizou pontuando que "valorizamos a formação cidadã que exalta o amor à pátria e ao civismo, então, nesse sentido, o Tiro de Guerra de Brumado vem realizando, no decorrer dos anos; um trabalho fantástico, formando jovens preparados para defender a nação e conscientes de suas responsabilidades sociais".

Vereador Elias Piau juntamente com o general Joarez Alves Pereira Júnior (à esquerda) e o subtenente Paulo Souza (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Vereador Zé Ribeiro conclama a população a participar da caminhada ‘Passos que Salvam’

O vereador Zé Ribeiro exibindo a camisa do evento (Foto: Ascom | CMB)

No próximo dia 26 de novembro estará acontecendo em Brumado, pelo segundo ano consecutivo a caminhada “Passos que Salvam”, que tem como objetivo principal arrecadar fundos para o hospital do Câncer de Barretos, com ênfase ao câncer infanto-juvenil. O vereador José Ribeiro, engajado na luta, em seu pronunciamento na sessão da câmara desta sexta-feira, 17 de novembro, conclamou a todos para participarem deste importante evento, que contribui com as famílias que necessitam do atendimento prestado por essa entidade. “Sabemos da tristeza que vivem as famílias por se depararem com essa doença e também da grande necessidade de angariarem recursos para o tratamento. Abraçamos essa causa na expectativa de estarmos também doando nosso carinho e amor a essas pessoas”, salientou Zé Ribeiro. O evento terá início às 16h00, com concentração nas proximidades do comando da Polícia Militar. “Juntos caminharemos na direção da cura do câncer infanto-juvenil”



Após vários meses em deterioração fonte luminosa da Praça Coronel Zeca Leite recebe manutenção

Foto: Luciano Santos l 97News

A fonte luminosa da praça Coronel Zeca Leite estava há pelo menos seis meses sem qualquer tipo de manutenção. O 97NEWS visitou o local nesta quinta-feira (16) e acompanhou de perto os trabalhos de manutenção para revitalização do local. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, a fonte estava desativa devido aos constantes ataques de vândalos, que depredaram a maioria das luminárias e o chafariz. Com a nova reforma, será reforçado a estrutura das piscinas, que apresentavam rachaduras. Transeuntes, moradores e turistas lamentaram o ato de vandalismo praticado por alguns. “Nosso cartão postal!”, indigna-se a professora Maria da Purificação, 57 anos, que passava em frente à fonte luminosa da prefeitura. “Aqui, é o ponto de encontro dos jovens, e local de muitas fotos”, endossou o vendedor de picolé Manoel Carvalho, 42 anos. Além da fonte luminosa, a prefeitura também deverá instalar iluminação natalina na praça, o que atrai ainda mais a atenção da população e turistas que vem visitar a cidade todos os anos.

Foto: Luciano Santos l 97News


Vereador Lek Cabeleireiro convoca a comunidade do São Félix para uma cobrança coletiva

O vereador Lek Cabeleireiro fez um pronunciamento contundente solicitando a participação da comunidade (Foto: Assessoria Parlamentar)

Em sessão ordinária desta sexta-feira (17) o vereador Lek Cabeleireiro convidou a população brumadense para acompanhar a final do campeonato do São Félix, no próximo domingo (19), no campo Bela Vista, entre as equipes Laranja e Botafogo, e neste interstício aproveitou para lembrar aos moradores desta comunidade, pais de crianças que praticam o futsal na quadra anexa ao Idalina, a estarem presentes, pois em eventos como estes costumeiramente, se fazem presentes representantes do poder executivo, e este será, segundo o parlamentar, um momento pertinente para cobranças aos representantes do esporte brumadense. Segundo o vereador, diversas crianças que antes podiam praticar o esporte no bairro, hoje, precisam ser deslocadas para escolinhas de futebol no centro da cidade, o que ele classifica como um absurdo. ”É uma reclamação constante dos pais dessas crianças, quando me veem na rua, cobram sobre a nossa quadra, pedem de forma justa melhorias. 

O vereador Lek em visita recente à quadra, onde cobrou da secretária e do diretor de esportes (Foto: Assessoria Parlamentar)

Eu tenho feito indicações e cobrando, mas quero aqui convocar reforços,  quero contar com o pedido pessoalmente da comunidade aos responsáveis pelo esporte no município neste evento, estarei com vocês, pois juntos somos mais fortes.” Lek Cabeleireiro, que já se estabeleceu como defensor intransigente da periferia, teve como maior base eleitoral, os bairros do São Félix e Malhada Branca, sendo, diante disso, porta voz desta comunidade. Questionado sobre as cobranças o vereador endossou ”para ser vereador do povo tem que andar no meio do povo e é isso que eu faço, não abro mão das benfeitorias necessárias para atender nossa comunidade e vou lutar até conseguir, não tem como ter uma quadra sem trave, sem refletor, e chamar isso de quadra”. Confira abaixo o pronunciamento do vereador:



Tiro de Guerra de Brumado promove palestra sobre violência doméstica e familiar

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (17), o TG 06/024 promoveu uma palestra para os atiradores e familiares sobre violência doméstica e familiar. A palestra foi conduzida pela assistente social do município de Brumado, Flor Gomese e pela psicóloga Mariana Teixeira, que juntas promoveram um debate sobre o tema. A violência doméstica e familiar atinge milhares de pessoas nos quatro cantos do mundo. Na grande maioria dos casos, acontece de forma silenciosa e dissimulada. Ocorre no espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive entre pessoas que convivem esporadicamente. Esse tipo de violência, com frequência, vem acompanhada de segredo e negação, fazendo com que muitos casos sequer cheguem ao sistema de justiça ou mesmo ao sistema de saúde.

(Foto:Divulgação)


'Se cortarem a energia dos poços artesianos uma tragédia pode acontecer', afirma presidente da associação de Samambaia

O presidente da Associação de Moradores do Povoado de Samambaia, Eliezer Joaquim da Silva, não escondeu a sua preocupação com a situação (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Alegando ser um parceiro histórico do atual prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o presidente da Associação de Moradores do Povoado de Samambaia, Eliezer Joaquim da Silva falou com o 97NEWS na manhã desta sexta-feira (17) expressando a sua profunda preocupação com a nova medida adotada pela administração municipal que está transferindo o pagamento das contas de energia para os poços artesianos. Ele que foi participar da sessão da Câmara de Vereadores, começou explicando que "sou um parceiro histórico do prefeito, então espero que ele volte atrás dessa decisão, pois a nossa comunidade não tem a mínima condição de arcar com essa conta de energia" e ainda emendou que "Eduardo foi um ótimo prefeito para a nossa região em seus dois primeiros mandatos, mas, nessa sua nova gestão, está deixando a desejar, pois estamos esquecidos, sem unidade de saúde, com as estradas precisando de recuperação e, agora, recebemos essa cobrança que deixou todo mundo muito preocupado, pois a questão do abastecimento é um problema que muito nos atormenta". E subindo o tom, ele desabafou que "uma tragédia pode acontecer, pois se forem mesmo cortar a energia dos poços existem moradores que garantem que não irão permitir, estamos com medo, mas, como já disse, acredito no bom senso e na sensibilidade do prefeito em voltar atrás de sua decisão".



Conquista: Identificada adolescente assassinada nesta tarde na Travessa Boa Vontade

Vítima foi identificada pelo prenome Letícia e teria apenas 15 anos. Testemunhas ouviram os tiros que apenas deram de cara com o corpo no beco (Foto: Reprodução)

Foi identificada apenas pelo prenome “Letícia”, a jovem que foi vítima de homicídio na tarde desta quinta-feira (16), na Travessa Boa Vontade, cruzamento com a Avenida Guanambi, Bairro Brasil, zona oeste de Vitória da Conquista. O crime ocorreu por volta das 16h30, quando pessoas ouviram o barulho dos disparos. Ao entrarem no beco, viram a garota agonizando. Letícia seria moradora do bairro e teria idade entre 15 e 16 anos. Perplexos, conhecidos da estudante disseram que ela tinha boa conduta e boas companhias. Ninguém viu se um ou mais criminosos cometeram o homicídio. A Polícia Civil terá mais este caso para solucionar. Nenhuma hipótese está descartada, principalmente a de crime passional. O clima no bairro é de medo.



Loja Maçônica Manoel Carvalho prepara a campanha Natal sem fome 2017

(Foto: Divulgação)

A Loja Maçônica Manoel Carvalho está realizando mais uma edição da tradicional ação social que já faz parte do calendário maçônico de Brumado: a “campanha Natal Sem Fome”. A campanha visa distribuir cestas básicas para famílias carentes do município de Brumado, diminuindo o sofrimento enfrentado por diversos lares com carência de elementos básicos. As cestas básicas distribuídas pela “campanha Natal Sem Fome” da Loja Manoel Carvalho são obtidas através de doações realizadas por brumadenses solidários. Este ano a campanha conta com 7 pontos de coleta, além do disk coleta, que é um serviço realizado no sentido de ir ao encontro do doador, facilitando assim a doação. O Venerável Mestre Irenaldo Muniz sempre participa das entregas e disse ficar muito satisfeito com a participação da comunidade: “Esta ação revela que os brumadenses são sensíveis e solidários e estão sempre dispostos a ajudarem aos que mais precisam”, finalizou Irenaldo. Maiores informações pelo Disk coleta: (77) 99997-8492.



Vereador Zé Ribeiro acompanha visita do general da 6ª região ao Tiro de Guerra de Brumado

Vereador Zé Ribeiro juntamente com o general Joarez Alves Pereira Júnior (à esquerda) e o subtenente Paulo Souza (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O vereador Zé Ribeiro (PT) sempre participou ativamente das atividades do Tiro de Guerra de Brumado, tendo um histórico muito positivo nesse sentido. Tendo uma relação muito positiva com os instrutores, ele foi autor da indicação que concedeu o título de cidadão brumadense, em 2016, ao subtenente Paulo Souza, que comanda atualmente o TG. Diante dessa atuação tão próxima, o vereador Zé Ribeiro confirmou, na manhã desta quinta-feira (16), a sua afinidade ao órgão, em mais um importante momento do Tiro de Guerra em Brumado, que recebeu a visita do comandante da 6ª região (que engloba a Bahia e Sergipe), o general Joarez Alves Pereira Júnior, que veio ao município cumprir uma agenda oficial. Durante a visita o vereador, que foi recepcionado de forma calorosa pelo sub-tenente Paulo Souza, acompanhou todo cronograma que foi composto também por um "breakfast", palestras e um almoço de confraternização. "O trabalho do Tiro de Guerra de Brumado é muito bom, tanto que o nosso TG é reconhecido como um dos melhores e mais organizados da Bahia, o que muito orgulha a todos os brumadenses", destacou o vereador que ainda citou que "tenho acompanhado há muitos anos esse trabalho, que teve no ex-prefeito Edmundo Pereira um grande incentivador e colaborador, pois foi ele que promoveu um grande salto de qualidade para essa entidade tão representativa". E ainda declarou que "o TG contribui para a formação cidadã de nossos jovens, que aprendem a valorizar o amor à Pátria, o civismo e a boa conduta. É um trabalho digno de todos os aplausos". E finalizou dizendo que "eu aproveitei o momento também para parabenizar e me despedir do subtenente Paulo Souza, que realizou um brilhante trabalho à frente do TG 06/024, mas que estará nos deixando em 2017".

O vereador Zé Ribeiro compôs o palanque das autoridades durante a visita do general da 6ª região ao TG de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Lavando a Alma: Fiel de Brumado comemora heptacampeonato brasileiro e alfineta rivais

A Fiel Brumado em foto histórica nas comemorações do heptacampeonato brasileiro (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Depois da queda de rendimento no segundo turno do Brasileirão 2017, a equipe do Corinthians começou a ser alvo de intensas críticas e também do olhos de "cobiça" dos rivais, já que a possibilidade da conquista do título já não parecia tão distante como antes. Mas, foi só vir o duelo com o maior rival, o Palmeiras, que foi o campeão brasileiro de 2016, que a supremacia alvinegra ficou evidente, já que a vitória corintiana mostrou a superioridade de uma equipe muito bem montada pelo técnico Fábio Carille, um técnico da nova geração que mostrou muita competência ao superar as críticas e controlar o elenco de forma muito positiva. Em Brumado, a torcida do "Timão" que cresceu muito nos últimos anos, chegando a ter até um representante oficial, a Fiel Brumado, comemorou muito o título com muita alegria, carreata e também com "alfinetadas aos rivais". Um dos comentários que mais chamou a atenção apontou que "acharam que o Timão ia vacilar e entregar o título de mão beijada para o Santos ou Palmeiras, mas isso acabou mexendo com a raça do time e, logo, o time voltou a mostrar o bom futebol que o levou a ser o maior campeão brasileiro" e finalizou “cutucando” que "agora times que fizeram altos investimentos irão entregar a faixa para nós, mostrando que futebol se ganha no campo e não nos bastidores". Logo após o jogo, os "bando de loucos" realizaram uma carreata pela cidade e, no final, fizeram uma foto em frente à Igreja Matriz para marcar a conquista histórica.



Boletos do Garantia Safra começam a ser entregues na próxima segunda-feira em Brumado

Foto: Conteúdo l 97News

Os boletos do programa Garantia Safra começam a ser entregues na manhã da próxima segunda-feira, dia 20bem Brumado. A entrega acontecerá até o dia 30 de novembro e os mais de 2.607 agricultores cadastrados pela prefeitura devem apresentar CPF e documento de identidade com foto para receber o boleto. O atendimento acontece na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com informações obtidas pelo 97NEWS, após receber o boleto, o agricultor tem até o dia 30 de novembro para efetuar o pagamento da taxa referente à contrapartida do próprio agricultor. O pagamento poderá ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas.