ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Detran da Bahia arrecada mais de R$ 220 mil com leilão de veículos apreendidos em Brumado

O leilão atingiu 95% da expectativa nas vendas (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O  Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/Ba) arrecadou cerca de R$ 222.884 mil com o leilão presencial e online de 311 veículos, que estavam em pátios da 18ª Ciretran, 34ª CIPM e 20ª Coorpin em Brumado. Os valores de venda variaram de R$ 50 a R$ 4.500. A expectativa do Detran é realizar outros leilões na cidade, oferecendo veículos apreendidos ou removidos pelo órgão e que estejam há mais de 60 dias nos pátios. Neste leilão os valores mínimos de venda variavam de R$ 50 a R$ 300. O órgão conseguiu vender 95% dos veículos que foram anunciados. Para dar transparência ao processo, a empresa "BRBID" contratada pelo Detran instalou no auditório do Hotel Portal Premium, na Av. Centenário, em Brumado, um data show para que os compradores pudessem acompanhar em tempo real os lances dados e o valor final de arremate de cada veículo. O Coordenador da 18ª Ciretran, Cléber Cambuí, considerou que o leilão foi um sucesso. “O leilão atendeu às expectativas do órgão, nos fazendo acreditar que estamos no caminho certo e, muito em breve, os pátios que estam lotados serão esvaziados. O Detran e as Ciretrans da Bahia entra num novo momento cumprindo o seu papel e mostrando para a sociedade baiana que criando, trabalhando e confiando, chegaremos lá”.



Brumado: Definido a tabela do Campeonato Brumadense 2018; jogos começam no dia 18 de fevereiro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal definiu nesta terça-feira (16) os dois grupos do Campeonato Brumadense de Futebol 2018. No sorteio dos chaveamentos, três grandes times brumadense (Umburanas, Feirense e Vitória) foram colocados como cabeças-de-chave. A Vila Presidente Vargas, outro time de Brumado que está na elite do futebol, está no grupo B, tendo o Santos na mesma chave ao lado de Boleiros, Botafogo e Itaquaraí. A abertura do campeonato será no dia 18 de fevereiro, as semi-finais do Brumadense estão programadas para o início do mês de junho. No regulamento, os times do grupo A enfrentam as equipes do Grupo B, e as duas equipes que melhor pontuarem nos grupos vão para às semifinais. Os jogos acontecerão no Estádio Municipal Gilberto Cardoso (Gilbertão), o ingresso custará R$ 5.

Promessas

Os clubes que disputarão o Brumadense poderão inscrever 22 atletas, mas terão liberdade para utilizar cinco jogadores de outra cidade. 

Prêmio

O clube campeão ganhará R$ 7 mil. O vice receberá R$ 3 mil. O total em prêmios aos participantes será de R$ 10 mil.

Confira os grupos:

Grupo A: Umburanas, Vila Nova, Feirense, Espanhol e Vitória. 
Grupo B: Vila Presidente Vargas, Santos, Boleiros, Botafogo e Itaquaraí.



Brumado: Nova sede da SMTT está quase pronta; atendimento ao público será ampliado

A nova sede terá balcão para atendimento ao público (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

A Prefeitura irá inaugurar em breve, a nova sede da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Com o novo espaço, a SMTT busca a excelência no atendimento ao cidadão. A nova sede está localizada Rua Dr. Mário Meira, num prédio que também funciona a CESJUS e a Guarda Civil Municipal (GCM). O novo complexo abrigará também outros órgãos de atendimento ao cidadão, dividido entre várias salas, todos com acessibilidade. Com a ampliação, a nova sede busca estrutura e qualidade no atendimento, tendo capacidade para receber várias pessoas por mês, contando com diferenciais que terão, salas para cursos e auditório, isso no primeiro andar do prédio, que ainda será construído. A SMTT passa a integrar, ainda, ao Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), com postos de atendimentos, além do Banco do Povo, assim como os serviços de manutenção e conservação do prédio. Além das novas salas, a SMTT também terá uma linha direta de atendimento gratuito, o 156.

Sala do Superintendente Municipal e banheiro para atendimento ao público (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Centro Médico São Gabriel: Inovação e excelência na área da Saúde em Brumado e região

Foto: Divulgação

O Centro Médico São Gabriel foi criado sob o binômio da excelência e da inovação, buscando oferecer aos seus pacientes inúmeros tratamentos e procedimentos com o máximo de abrangência possível e com um alto grau de profissionalismo, tendo a alta tecnologia como aliada. Com a filosofia de trabalho "inovar para cuidar bem de você", que conta com o empenho multiprofissional para se atingir os melhores resultados possíveis, o Centro Médico São Gabriel já se firmou como uma referência do setor em Brumado e região. Com um amplo portfólio que conta com consultas nas áreas de Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Nefrologia, Neurologia, Nutricionismo, Pediatria, Psicologia, Reumatologia, Urologia e Clínica Geral; além do mix de exames que podem ser realizados como: Tomografia, Eletrocardiograma, Ultrassonografia, Biópsias, Audiometria, Laboratoriais e Aplicação em Varizes. Marque agora a sua consulta e comprove o slogan "Nós inovamos para cuidar bem de você". O Centro Médico São Gabriel está localizado na Praça dos Meiras, 164, bem no centro de Brumado. Telefone: (77) 3441-0822 e Whatsapp (77) 9.9925-8807.



Brumado: ADAB fecha o cerco contra carne vendida sem refrigeração na zona rural

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) efetuou, nesta quarta-feira (17), por volta do meio dia, uma visita de inspeção nas comunidades de Lagoa da Laje, Cristalândia e Tranqueiras. Nos locais, os agentes encontraram um estado precário nas estruturas físicas dos estabelecimentos comerciais, além de inadequadas condições higiênicas e sanitárias. Em contato com a redação do 97NEWS, o médico veterinário do escritório regional da ADAB, Dr. Clemente Fernandes, lembrou a obrigatoriedade da implantação de câmaras frias para a venda de carnes nos açougues dos distritos. "O comerciante que não estiver disposto a se legalizar deverá se retirar da função”, alertou. Para Fernandes, os comerciantes do setor deveriam se organizar através de associação visando pleitear empréstimo a juros baixos nos bancos públicos para a aquisição de refrigeradores. "O animal, assim que é abatido, deve ter a carne conservada em freezer ou geladeira que dê condição à conservação do produto”, disse. Os fiscais encontraram carnes picadas colocadas em caixas inadequadas, que também estavam expostas a insetos. 

As carnes foram encontradas expostas sem nenhuma refrigeração (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Ainda de acordo com Clemente, essas carnes são comercializadas expostas em um varal, ou cano, sendo ele de ferro ou plástico, sem etiqueta que identificasse a origem e a data de validade dos produtos. “Pelas condições que estamos vendo na zona rural, é presumível que tenha gente adoecendo pelo consumo desse tipo de produto em deterioração”, acrescentou. Ainda conforme o veterinário, a ADAB está buscando o apoio dos municípios da região, com o objetivo de buscar entendimento com a categoria dos açougueiros locais para ter uma solução rápida a respeito da questão. Os proprietários dos açougues foram notificados pela ADAB, e terão um prazo para se adequarem. Clemente ainda fez questão de salientar. "A carne clandestina, é crime senhores. Aparentemente mostram ser sadias, mas não passam de sepulcros caiados. Por fora tudo branquinho, bonitinho, mas por dentro, uma podridão". O médico pede ainda o apoio dos prefeitos da região. "Só unidos seremos grandes, e o mal, de uma vez por todas, será aniquilado, massacrado. Não é justo inocentes pagarem pelas irresponsabilidades de alguns". Alertou Dr. Clemente Fernandes, médico veterinário e fiscal da ADAB brumado.



Brumado: 18ª Ciretran realiza nesta sexta (19) leilão de veículos; 311 lotes estão disponíveis

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 18ª Ciretran de Brumado estará realizando nesta sexta-feira (19), o leilão dos veículos que estão custodiados, tanto no pátio da 18ª Ciretran, como nos pátios da 34ªCIPM e 20ª Coorpin de Brumado. O leilão será na modalidade presencial e online no site www.brbid.com. A parte presencial será realizada no auditório do Hotel Premium, na Avenida Centenário. Serão 311 veículos a arremate, alguns em bom estado de conservação e outros em condições apenas para desmanche. Qualquer pessoa física ou jurídica, portadora de documento de identidade, CPF ou CNPJ e que não possua restrição judicial, está apta a participar do leilão. Os documentos deverão ser apresentados em cópia e original ao leiloeiro para confronto e autenticação. Os veículos leiloados foram apreendidos em blitze de fiscalização e estão há mais de 60 dias no pátio do Ciretran. Todos serão entregues aos compradores livres de multas e as taxas de licenciamento relativas a anos anteriores são anistiadas pelo órgão. Os arrematantes terão um prazo de até 30 dias para proceder a transferência do mesmo para a sua propriedade, sendo condicionada a entrega, feito o emplacamento/transferência de propriedade junto ao órgão de trânsito, no caso a 18ª Ciretran de Brumado, correndo por sua conta as despesas com seguro e taxa de transferência.



Em reunião na Secretaria de Recursos Hídricos, Léo Vasconcelos participa da assinatura de importantes projetos para Brumado

(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (17), o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Vasconcelos (PDT) acompanhado do Deputado Estadual Vítor Bonfim (PDT) esteve na Secretaria de Recursos Hídricos tratando da assinatura da ordem de serviço do abastecimento de água tratada que será efetivada pela Embasa para todo o distrito de Ubiraçaba. Estiveram tratando também da solicitação da vereadora Lia Teixeira para o distrito de Cristalândia para beneficiamento da localidade com água tratada. Outros dois importantes assuntos também foram discutidos que são o tão esperado e essencial para o desenvolvimento do município: projeto do esgotamento sanitário de Brumado, que deverá ser efetivado em três etapas (iniciando pelo sistema de tratamento) e elevação da Barragem de Cristalândia, sendo a proposta da Administração Municipal  de que seja realizada a 2ª etapa triplicando o sistema,  embora o governo queira fazer um sistema provisório. Ponto que vem sendo discutido e explanado sobre a grande importância da ampliação. Léo Vasconcelos destacou a importância das conquistas, observando que durante a reunião contaram com a participação do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que interagiu via telefone com o secretário Cassio Peixoto, passando todas as informações necessárias para que os benefícios sejam efetivados para Brumado. “Temos contado com o importante apoio do deputado estadual, Vitor Bonfim, que tem nos demonstrado todo seu comprometimento e inteira disposição na busca da concretização de benefícios importantes para o desenvolvimento e crescimento de nossa cidade”, pontuou Léo Vasconcelos.

 



Já começou a declaração anual de faturamento para microempreendedores `MEI´

Foto: Divulgação

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) começou a receber, a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). O serviço é gratuito e pode ser feito pela internet (Clique aqui), no Portal do Empreendedor. O prazo para a declaração vai até o dia 31 de maio. No entanto, o Sebrae orienta que o microempreendedor faça o registro ainda em janeiro, porque os boletos de rotina que precisam ser quitados mensalmente só são liberados após a entrega desse documento. Caso o microempreendedor não apresente a declaração até o prazo estabelecido, ele fica sujeito a pagar multa proporcional ao tempo de inadimplência e à receita bruta anual de seu negócio. Em caso de dúvidas, o Sebrae orienta que os interessados liguem para o telefone 0800 570 0800, ou procurem a unidade mais próxima do Sebrae em sua região. Em Brumado a unidade funciona na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 89, centro, Telefone: (77) 3441-3699.



Clientes reclamam do funcionamento de caixas eletrônicos de banco em Brumado

O terminal com aviso para não inserir o cartão (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Clientes da Caixa Econômica Federal em Brumado reclamam de defeitos em caixas eletrônicos do Banco que fica na Rua Coronel Tibério Meira. De acordo com eles, a falta de envelopes para depósitos e os terminais sem funcionar são problemas recorrentes que causam transtornos. Ao 97NEWS, uma estagiária da agência, disse que o problema nos terminais são mecânicos. Ela falou ainda que a unidade teve um imprevisto com cédulas que ficaram presas em alguns terminais externos, mas que a situação será solucionada. “Abastecemos todos os terminais externos que estão funcionando, mas orientamos que os clientes não usem os terminais com defeito. Outro funcionário que não quis ter o nome revelado, informou que o problema dos terminais é mecânico, mas só pode ser revolvido por técnicos da empresa que presta serviços para a Caixa Econômica. 

O segundo terminal estava inoperante (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Por outro lado, a população reclama das filas que se formam nos terminais. De acordo com os clientes, na tarde desta quarta-feira (17), dos seis terminais da agência, apenas dois estavam funcionando e muita gente ficou revoltada. O aposentado Francisco Correia da Costa disse que seria melhor que o pagamento fosse separado como era antigamente. “Ontem, estive na agência que estava super lotada e decidi deixar para vir sacar meu dinheiro hoje. No entanto, estou na fila. Só têm dois terminais funcionando. Todo os meses é a mesma coisa", afirma. Outro que também reclamou da situação foi o empresário Alberto dos Santos. Segundo ele, no último domingo (14), entrou na agência e o ar condicionado estava desligado e sem envelopes para depósitos. “Todo fim de semana é assim, não tem envelope na agência. Na tarde de hoje (17), cheguei na agência e têm apenas dois caixas funcionando. Isso é uma falta de respeito com o consumidor. Pagamos nossas taxas e temos o direito de sermos bem atendidos. De que adianta dizer que têm seis caixas, se apenas dois estão funcionando?”, finaliza.



Nota de desaparecimento: Cadela da raça Poodle está desaparecida em Brumado

Foto: Reprodução

No fim da tarde desta terça-feira (16), por volta das 18 horas, uma cachorra de raça Poodle, desapareceu da casa dos seus donos. A cachorra desapareceu próximo ao bairro do Hospital (Próximo ao Bar de João Mangueira), em Brumado. De acordo com Anderson, a cadela atende pelo nome de "MEL"; tem pelagem branca; no momento estava tosada com um lacinho vermelho e ela é muito dócil. Se alguém encontrar, ou tiver alguma informação, entrar em contato com sua dona pelo telefone: (77) 9.9998-2668 / 3441-5219. Gratifica-se!



Mulher é encontrada morta no último domingo dentro de geladeira em Salvador é brumadense

Foto: Composição l 97NEWS

O corpo de uma mulher encontrado dentro de uma geladeira jogada em uma área vegetativa, à margem de uma estrada em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã do último domingo (14), foi identificado. Trata-se da brumadense, Tina Carla Trindade, 41 anos. De acordo com a Polícia Militar, uma viatura do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) se deslocou para o local e constatou a situação. O corpo foi encontrado na Via Periférica 1, no Centro Industrial de Aratu (CIA), local bastante conhecido como ponto de desova de corpos e um dos mais perigosos da cidade em razão da escuridão e do acesso difícil, repleto de mato. A principal hipótese é de que o autor do homicídio contou com ajuda de outras pessoas para jogar a geladeira com o corpo no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador foi acionado para o levantamento cadavérico. Até o momento, não há informações sobre a motivação e autoria do crime. Segundo a família de Tina que mora no bairro São José em Brumado, a brumadense morava em salvador há 20 anos. O corpo já foi encaminhado aos familiares em Brumado.



Brumado: Passagem de nível terá padrões exigidos pela ANTT

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O cruzamento da linha férrea que liga a nova ponte do bairro São Felix a Rua Pompilo P. Moreira Ribeiro, no centro vai ter passagem de nível para pedestres com os novos padrões exigidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os trabalhos começaram a uma semana, e será a primeira de Brumado com os novos padrões da ANTT. O prefeito Eduardo Vasconcelos acompanha a obra de perto, que já era esperada por muitos moradores dos bairros, São Felix, Jardim de Alah, Urbis II e III, Malhada Branca, Bom Jesus e Irmã Duce. “Nossa proposta é aumentar a rotatividade para facilitar o fluxo e desafogar o centro comercial. Com o aumento da frota de veículos, temos de criar mecanismos que atendam essa crescente demanda em nossa cidade”, disse o gestor. De acordo com o responsável pela obra, após a conclusão, o local receberá toda sinalização exigida pela ANTT para liberação do trecho, que será uma via de escape dos moradores desses bairros ao centro comercial. A parceria entre a Prefeitura de Brumado e a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), também foi muito importante. O local ainda será uma via muito importante para o acesso as rodovias, BA-148 e BA-262. A obra próximo às unidades do SAC e faculdade UNEB deverá ser concluída em um período de 30 dias. 



Moradores dos Urbis II e Bom Jesus cobram com urgência melhorias estruturais para os bairros

Moradores tentam por conta própria limpar os locais com entulho e lixo (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O déficit no setor de infraestrura urbana em Brumado ainda é alto, o que se constitui desafios constantes para as administrações, já que com o crescimento territorial da cidade, as adequações estruturantes são muito volumosas. Na manhã desta quarta-feira (17), um desses problemas foi trazido à redação do 97NEWS pelos moradores dos bairros Urbis II e Bom Jesus, os quais cobram da atual gestão a limpeza do bairro, já que o matagal vem se expandido criando uma má impressão, além do fato que isso beneficia a ação de marginais. Outra solicitação é a instalação do sistema de iluminação do campo society que fica entre os bairros, como também a colocação do piso específico. Eles alegam que a atividade esportiva é muito benéfica para as famílias, principalmente para os jovens, por meio dessa prática se adquiri hábitos saudáveis, que afastam as crianças e adolescentes do perigoso mundo dos tóxicos e do crime. Eles esperam contar com a sensibilidade da gestão no atendimento de suas solicitações.

Campo Society precisa de iluminação e piso (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)


Radiografia Digital na Clínica Master

Foto: Divulgação

Você com certeza já fez uma radiografia ou conhece alguém que já fez, mas sabe a diferença entre o raio-x digital e o convencional? Olhando a imagem acima é fácil notar a grande diferença entre as duas modalidades do exame, imagine o quanto seu médico terá mais segurança para dar um diagnóstico utilizando uma imagem com muito mais nitidez. Mas não é só na qualidade da imagem que a radiografia digital supera a convencional. A radiação das máquinas digitais é menor, OS PACIENTES E TÉCNICOS EM RADIOLOGIA FICAM MENOS EXPOSTOS A AGENTES PREJUDICIAIS À SAÚDE. Além da melhor resolução, o tempo é otimizado, com menos etapas e mais agilidade na obtenção dos resultados. A radiografia digital possui muitas vantagens em relação a convencional, os exames ficam com mais definição, nitidez, contraste e possuem maior diferenciação de densidade dos tecidos orgânicos; os exames ficam prontos com muito mais rapidez; a radiografia digital não utiliza fluidos nocivos ao meio ambiente para a obtenção das imagens. NA CLÍNICA MASTER VOCÊ ENCONTRA UM MODERNO APARELHO DE RADIOGRAFIA DIGITAL, numa sala ampla e confortável e técnicos altamente qualificados. Quando for escolher onde fazer seu exame de raio-x, escolha pela qualidade.



Brumado: Notas falsas voltam a circular pelo comércio; atenção deve ser redobrada

Nota falsa encontrada no comércio de Brumado (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Comerciantes de Brumado registraram no ínício desta semana mais um caso envolvendo repasse de notas de R$ 50 e 100 falsas na cidade. Dessa vez a situação ocorreu com um empresário da área de saúde. O médico que não quis ter o nome revelado, proprietário do estabelecimento, conta que uma funcionária não conseguiu identificar no momento do troco. “Não temos identificação da pessoa, muita vez nem sabe da situação. Mas, iremos aguardar para verificar o caso e ver se confirma algumas das nossas suspeitas”, salienta. Em fevereiro de 2017 vários casos ocorreram na cidade vizinha de Caculé, onde dois homens foram presos, acusados de passarem notas falsas no comércio da cidade. Em Brumado, no mês de outubro de 2016, apenas um caso como este foi registrado, mas ninguém foi preso. A Câmara dos Dirigentes e Lojistas (CDL) de Brumado, pede atenção redobrada da classe empresarial por conta do problema. De acordo com recomendação da Polícia Federal, a análise, principalmente, de notas de R$ 50 e R$ 100, deve ser feita ainda na presença do emissor. Caso seja identificada, o comerciante deve recusar a nota imediatamente. Se a identificação ocorrer longe dele, a orientação da PF é proceder com o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia. A notificação é importante para fins de investigação. A Polícia ainda afirma que, diante da constatação de falsificação, jamais deve se tentar repassar a nota a terceiros por se tratar de uma ação criminosa.


Como prevenir


Se o cidadão receber dinheiro falso em outras operações, como em compras e vendas no comércio, a recomendação é entregar as cédulas em qualquer banco. Nesse caso, a agência vai registrar os dados pessoais do cidadão, como nome e CPF, e as cédulas serão enviadas em até 45 dias para o Banco Central, que vai analisar o dinheiro em até 20 dias após o recebimento. Se ficar comprovado que é legítimo, a pessoa será reembolsada e o dinheiro será creditado na conta corrente. Caso contrário, não há ressarcimento. O processo pode ser totalmente acompanhado na página do BC.



Brumado: Moradores cobram melhorias para ruas do bairro Malhada Branca

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores da Rua Maria Salomé de Jesus, fundos da Ecola Idalina Azevedo Lobo e adjacências no bairro Malhada Branca, em Brumado, passam por transtornos, devido as condições das vias. A população está insatisfeita com os serviços de terraplanagem que foram feitos nas vias em meses atrás e cobram melhorias para as ruas. Segundo os moradores, o problema nessas vias já é vivenciado há mais de 8 anos, e cada vez mais só piora. “A situação aqui é complicada, só Jesus na causa, agente já fez várias cobranças na SEINFRA, e a resposta é zero. Muito buraco, muito lixo, queremos uma solução para este problema já”, reclama, Vanderlei Silva. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os moradores já colocaram pedras na via para evitar que a água da chuva leve o aterro e cave buracos e arrebente a tubulação de água, mas o serviço não adiantou. “Quando dá a enxurrada quebra o cano, falta água na casa e quando a gente emenda o cano, vem a enxurrada e quebra de novo”, relata. Em dias de chuva, as ruas ficam tomadas por lama. “É quase impossível, porque a enxurrada é forte e vários buracos na rua e a gente não consegue nem sair com os nossos veículos. A minha mãe uma vez caiu e torceu o pé em um buraco”, conta o estudante, Paulo Silva. “Esse bairro está abandonado. Os nossos representantes tem que olhar para isso. A gente paga os impostos e não sabe para onde vai. Isso é o meu apelo como jovem, como estudante”, cobrou Paulo. 



Risco de epidemia: Infestação do Aedes aegypti coloca Brumado em alerta

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em dezembro de 2017, um levantamento de infestação realizado pelos agentes de endemias do município já alertava a população brumadense sobre o aumento na infestação do Aedes aegypti. O indicador aponta que vários bairros estão em situação de risco para a ocorrência de dengue, zika e chikungunya, pois nelas alguns imóveis visitados continham uma porcentagem muito alta das larvas. A coordenação da Vigilância Epidemiológica (Vigep) e nem a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) se manifestaram sobre os dados, que também não são oficiais, o aumento foi constatado através do trabalho de campo dos agentes, que tem apontado uma elevação considerável nas áreas cobertas por eles. O número é considerado preucupante, uma vez que, bairros como: São Félix, Malhada Branca, Dr. Juracy e bairro do Hospital, foram coletadas várias amostras da larva do mosquito já em estado de pupa, prontos para eclodir. Outro fator que preucupa os agentes e a própria população em geral, é a quantidade reduzida de agentes, que hoje conta apenas com 22 combatentes, e segundo eles, seriam necessários cerca de 60 para cobrir os bairros e comunidades rurais. 

Mobilização da sociedade

Para que os alertas não se transformem em problemas reais, sobretudo ao longo do verão, os agentes convocam a população a cooperar. “Trata-se de mobilização e só se resolve o combate ao mosquito se cada um assumir a sua responsabilidade. Não há força pública capaz de eliminar todos os focos. A sociedade tem que assumir a responsabilidade e fazer o seu trabalho”, afirmou um dos agentes. Ele alertou que “nós estamos convocando a população para cuidar da eliminação dos focos”, dedicando um dia ao combate. “O ciclo de vida do mosquito é de uma semana. Se nós trabalharmos com determinação, nós vamos reduzir o número de mosquitos e a infestação”, acrescentou.



Brumado: Jansem Ricardo é nomeado Superintendente de Trânsito interinamente

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Tomou posse na manhã de hoje (16), o novo Superintendente de Trânsito de Brumado, Jansem Ricardo. A nomeação já foi encaminhada para ser publicada no Diário Oficial do Município. Jansem assume interinamente a pasta com a saída do Engenheiro André Cardoso, que já está na pasta da SEINFRA e neste interim veio fazendo modificações no intuito de melhorar o trânsito na cidade. O novo superintendente garante que continuará os projetos deixados pelo último gestor e, em entrevista ao 97NEWS afirmou que, como já trabalhava na Coordenação de Educação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), conhece de perto todas as dificuldades do trânsito brumadense. “Vou assumir a pasta mantendo o compromisso de fazer o melhor, ou seja fazendo o que gosto, com compromisso e dedicação. Estou grato por ter sido escolhido, esta é a garantia de que meu trabalho está sendo bem feito e observado”, destacou Jansem. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em relação a reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (15) com os agentes da SMTT, na sede da Prefeitura, sobre a carga horária de 40 horas dos agentes, Jansem fez questão de salientar que, isso ficará a cargo a Secretaria Municipal de Administração. Jansem pontuou dizendo que os agentes possuem uma carga horária de 40 horas semanal, mas que devido a um acordo feito na última gestão, os agentes estavam cumprindo apenas 30 horas semanal. E com isso, algumas horas do dia ficavam descobertas, sem a presença do agente nas ruas. Sobre o contingente de agentes em serviço, ele disse estar ciente e salienta que o número é razoável. Segundo ele, se realizado uma programação com 40 horas semanal, poderá-se ter a quantidade perfeita para controlar e fiscalizar veículos e pedestres que transitam no município. 



PF realiza 'Operação Zona Cinzenta' na manhã desta terça (16) em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Federal mais uma vez esteve na cidade de Brumado realizando buscas e apreensões de documentos. Dessa vez, em uma operção deflagrada com o nome de "Operação Zona Cinzenta". Já nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (16), viaturas foram vistas em uma clínica particular de Brumado, onde foram apreendidos vários documentos. A operação visa combater fraudes na importação de equipamentos médicos. De acordo com a PF, serão cumpridos 61 mandados de busca e apreensão em 47 cidades de 18 estados do país. Não há mandados de prisão, apenas mandados buscam a materialidade das provas. Esta é a segunda fase da Operação Equipos, que começou em setembro de 2017. Mas agora, batizada de "Operação Zona Cinzenta". De acordo com a PF, uma organização criminosa faz o contrabando de equipamentos de diagnóstico médico por meio da Aduana de Controle Integrado (ACI). Ainda segundo a PF, na primeira fase, foram apreendidos 24 equipamentos médicos clandestinos e identificado o destino de outros. A polícia informou também que um servidor da Receita Federal da cidade de Dionísio Cerqueira/SC é suspeito de receber dinheiro pela facilitação da quadrilha. 



Brumado: Cartório realiza mutirão para biometria aos sábados; 8 mil eleitores ainda não realizaram o recadastramento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os cartórios eleitorais de todo o Estado irão abrir aos sábados nos próximos dias 20 e 27 de janeiro em um mutirão de biometria. Não há necessidade de agendamento prévio. Nesses sábados de plantão, com atendimento das 8 às 19 horas, além de cadastrar a impressão digital, também será possível tirar o primeiro título de eleitor ou fazer a transferência do domicílio eleitoral. “O Cartório Eleitoral quer que o maior número de pessoas faça a biometria e, por isso, está promovendo esse atendimento aos sábados para as pessoas que têm dificuldade de comparecer durante a semana”, explica o chefe da 90ª Zona Zona Eleitoral, em Brumado, Igor Araújo. Nos mutirões, o atendimento será por ordem de chegada, e não por agendamento prévio, como é nos dias de semana. "Orientamos que as pessoas cheguem cedo, porque deve haver fila. Por volta das 17 horas, poderão ser distribuídas senhas para os últimos atendimentos. Cada um deve levar documento oficial com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver". Comentou Igor. Em Brumado, cerca de 8 mil eleitores ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Quem não fizer, vai poder benefícios do governo e terá o título cancelado. O prazo vai até o dia 31 de janeiro.