ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Criminoso que sequestrou taxista é condenado a quase 19 anos de prisão

Foto: Reprodução l 34ª CIPM

Um homem acusado de sequestrar, ameaçar e extorquir um taxista em Brumado, no sudoeste da Bahia, foi condenado a 18 anos e 11 meses de prisão em regime fechado. A sentença foi publicada neste domingo (3/8) e envolve uma série de crimes ocorridos entre a tarde de 18/04 e a madrugada de 19 de abril de 2023. A vítima, viveu horas de terror após aceitar uma corrida com destino à zona rural do município. Durante o trajeto, um dos passageiros anunciou o assalto, e outros dois criminosos se juntaram ao grupo em um Fiat Mobi branco. O taxista foi rendido, encapuzado e levado para um matagal, onde ficou sob constante vigilância. Enquanto mantinham o motorista refém, os criminosos usaram seus cartões bancários para fazer saques, compras e transferências, acumulando um prejuízo de aproximadamente R$ 15 mil. Em um dos momentos mais cruéis da ação, a vítima foi forçada a ingerir cachaça e simular embriaguez. Horas depois, foi abandonada em uma área de mata próxima ao município de Anagé. Mesmo exausto e em estado de choque, ele conseguiu caminhar até uma fazenda e pedir ajuda. As investigações da Polícia Civil identificaram Wilk Ferreira Silva Amaral como um dos autores do crime. Ele foi flagrado por câmeras de segurança utilizando o cartão da vítima em um supermercado. Segundo o processo, Wilk já era investigado por outros sequestros com o mesmo modus operandi: atrair taxistas com falsas corridas, rendê-los, roubar cartões e aplicar extorsões. Durante o julgamento, a vítima reconheceu Wilk como o homem que dirigia o veículo dos criminosos e que o ameaçava constantemente em busca de senhas bancárias. Além do caso em Brumado, o réu responde a pelo menos outros dois crimes semelhantes registrados em Anagé. A Justiça considerou a conduta como roubo majorado e extorsão qualificada, reconhecendo o concurso material entre os crimes. A pena imposta inclui ainda a manutenção da prisão preventiva de Wilk. Para o juiz Genivaldo Alves Guimarães, a brutalidade da ação e o histórico criminoso do réu justificam a necessidade de mantê-lo afastado da sociedade. 



Obina é confirmado na 8ª edição do Futebol Solidário em Brumado

Foto: Divulgação

Mais uma grande estrela do futebol brasileiro foi confirmada para a 8ª edição do Futebol Solidário em Brumado. O evento, que já se tornou tradição no calendário esportivo da cidade, será realizado no dia 10 de janeiro de 2026, às 16h, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso – Gilbertão. A entrada será mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a ações sociais no município. Mais uma atração confirmada pela organização é de Obina, o carismático ex-atacante que marcou época no Flamengo. Natural de Vera Cruz (BA), Obina conquistou torcedores em todo o Brasil com sua irreverência e faro de gol. Sua passagem pelo clube rubro-negro, especialmente entre 2005 e 2009, ficou marcada por gols decisivos, como o da final da Copa do Brasil de 2006, contra o Vasco, no Maracanã. Foi também com a camisa do Flamengo que nasceu o grito irreverente das arquibancadas: “Ô, Obina é melhor que Eto’o!”, reforçando a idolatria da torcida pelo baiano. Além do Flamengo, Obina atuou por diversos clubes brasileiros e do exterior, incluindo Vitória, Palmeiras, Atlético-MG, América-MG, Bahia, CRB, Fluminense de Feira, Al-Ittihad (Emirados Árabes Unidos), Shandong Luneng (China) e Matsumoto Yamaga (Japão).

Entre suas principais conquistas estão:

  • Vitória: Campeonato Baiano (2004)

  • Flamengo: Tricampeonato Carioca (2007, 2008 e 2009) e Copa do Brasil (2006)

Com a presença de Obina, a expectativa é de estádio lotado e muita emoção no Gilbertão. Mais do que um evento esportivo, o Futebol Solidário reafirma seu papel social, promovendo a solidariedade e arrecadando alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. Saiba mais no Instagram do evento (veja aqui).



Polícia Rodoviária apreende droga durante operação na BR-030, em Brumado

Foto: Divulgação

Na noite de sábado (02/8), por volta das 21h, policiais da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) apreenderam uma porção de maconha durante a Operação Harpia, na BR-030, em Brumado. A equipe realizava abordagens de rotina no posto da corporação, quando parou um veículo com dois ocupantes. Durante a revista, os agentes encontraram uma pequena bolsa contendo o entorpecente. Diante da situação, os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Brumado para adoção das medidas cabíveis.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Agosto Dourado - a importância do aleitamento materno

Foto: Divulgação

O mês de agosto foi escolhido para se realizar a divulgação de toda a importância do aleitamento materno em uma campanha denominada: “Agosto Dourado”. Mas será que se é possível apresentar em trinta dias tudo o que representa esse ato na vida dos pequeninos? Amamentar é muito mais do que se pode imaginar, não se trata simplesmente de oferecer um alimento aos filhos e sim dar o que há de melhor para toda a sua vida, pois o leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que a criança precisa, garantindo o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo outro alimento capaz de substituí-lo. Trata-se de um alimento vivo, econômico, que está sempre pronto e vem sem contaminação. Ele muda de composição, sabor e volume durante todo o período de amamentação - inclusive do começo para o final da mamada e da manhã para a noite - e traz proteção contra doenças alérgicas e infecciosas. Claro, que existe ainda um lado muito formidável que é o maior ato de amor que podemos oferecer aos nossos filhos, pois apesar de ser natural, a amamentação não é algo fácil, exige dedicação, mas a recompensa em termos essas “criaturinhas” aconchegadas a nós e sentindo todo o carinho e amor, já nos retribui de forma esplendorosa. “E um momento de muito prazer”. A recomendação da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é a seguinte: aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais. O apoio da família e dos amigos é muito importante para a mãe, proporcionando uma situação favorável para que ela consiga amamentar com tranquilidade. Lembrem-se: “Amamentação é a base da vida”. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Foragido é capturado pela Polícia Militar em Ituaçu após não retornar do 'Saidão de São João'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem que não retornou ao sistema prisional após ser beneficiado com a saída temporária do “Saidão de São João” foi capturado pela Polícia Militar na manhã da última quinta-feira (31/7), na zona rural de Ituaçu, na Chapada Diamantina. A prisão foi resultado de uma ação conjunta entre as guarnições do 24º Batalhão da PM, sediadas nos municípios de Tanhaçu e Ituaçu. De acordo com a corporação, os policiais chegaram ao povoado da Gruta da Mangabeira após receberem uma denúncia anônima informando que o foragido estaria escondido na localidade. O homem, que deveria ter retornado ao presídio de Vitória da Conquista após o benefício da saída temporária, descumpriu o prazo legal, passando à condição de foragido. Ainda segundo a PM, ao notar a aproximação das viaturas, o suspeito tentou fugir pulando uma janela lateral da casa onde estava abrigado e, em seguida, escalando um muro para acessar um terreno baldio. A tentativa de fuga, no entanto, foi frustrada pela rápida atuação dos policiais, que conseguiram capturá-lo. O indivíduo foi conduzido à delegacia de Ituaçu, onde permanece à disposição da Justiça para o cumprimento da pena em aberto.



Área pastoral Santa Rita de Cássia institui 19 coroinhas em celebração marcante na cidade de Brumado

Foto: Divulgação

No último domingo, 20 de julho, a Área Pastoral Santa Rita de Cássia, em  Brumado, Sudoeste baiano, celebrou a investidura de 19 coroinhas durante a Santa Missa presidida pelo Padre Jordano Viana Fernandes. A celebração, vivida com grande alegria e participação da comunidade, marcou um importante passo na caminhada litúrgica e pastoral da área. Após um período de preparação espiritual e formação litúrgica, conduzido pela coordenação do grupo de coroinhas: Alisson Pedrosa, Wendel Costa e Phâmela Portugal, os jovens foram instituídos no ministério de coroinhas, assumindo com fé e responsabilidade o serviço ao altar e às celebrações da comunidade. Inspirados por São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas e cerimoniários, eles agora passam a atuar de forma ativa na liturgia, colaborando com dedicação e respeito no cuidado com os ritos sagrados. A instituição do novo grupo de coroinhas não apenas marca um momento de crescimento, mas também reconecta a comunidade às suas raízes litúrgicas, onde o primeiro grupo da cidade de Brumado foi formado por Iacy Santos integrante ativa da comunidade, na antiga igreja Santa Rita, lançando as bases de uma vivência profunda do serviço ao altar. Ao acolher essa nova geração de coroinhas, a Área Pastoral Santa Rita de Cássia honra sua história, reafirma seu compromisso com a missão evangelizadora e segue com esperança e amadurecimento rumo à sua elevação ao grau de paróquia, prevista para janeiro de 2026.



Brumado: Criança autista é agredida pela mãe dentro de escola; rede de acolhimento foi acionada

Foto: Reprodução l Google Street View

Um caso de violência envolvendo uma criança autista de apenas 6 anos chocou a comunidade de Brumado nesta terça-feira (29). A agressão ocorreu no interior da Escola Municipal Airton Viana, localizada no Bairro Baraúnas, por volta do final da manhã. Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental II da unidade, Ana Lúcia Gama, a criança apresentava um quadro de desregulação emocional, típico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), por estar frequentando a escola pela primeira vez. Diante da situação, a direção escolar acionou a mãe da aluna, com o intuito de acalmá-lo. No entanto, o que se seguiu foi uma cena de agressão. “Ela desregulou e a mãe foi chamada para acalmá-la. Só que, ao invés disso, a mãe acabou batendo e machucando a criança”, relatou Gama. Imediatamente, uma rede de apoio foi acionada, envolvendo o Conselho Tutelar, psicólogos e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Atualmente, ela está sob os cuidados da avó, que a acolheu com todo carinho e amor”, explicou a coordenadora. A medida visa preservar a integridade física e emocional da criança, já que, segundo Gama, havia indícios de agressões anteriores. “A mãe não tinha condições psicológicas de estar com a criança”, completou. A menor foi submetida a exame de corpo de delito e o caso segue sob investigação das autoridades competentes. O Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA) foi comunicado. Em nota, o MPE afirma que vai apurar o caso. "O Ministério Público do Estado da Bahia já foi notificado sobre o caso e irá apurar o ocorrido para adoção das medidas cabíveis". Ainda conforme o MPE, o órgão não determinou a perda da guarda da mãe. "Ressaltamos que o MPBA não solicitou e nem determinou a perda da guarda da criança pela mãe, o que depende de decisão judicial", diz a nota.

 

Atualizada dia 31 de julho às 21h45.



Brumado: Projeto de vassouras ecológicas transforma garrafas PET em emprego, renda e consciência ambiental

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma parceria entre o empreendimento Vínculo Sustentável, localizado na zona rural de Brumado, e a Cesol Guanambi está apostando na produção de vassouras ecológicas como alternativa sustentável e geradora de renda para a comunidade do Campo Seco 1. Utilizando garrafas PET como principal matéria-prima, a iniciativa alia consciência ambiental ao desenvolvimento social. Em entrevista ao site 97NEWS, o vereador Miro Silveira, que também atua como vice-presidente da Associação de Moradores do Campo Seco 1, explicou que o projeto já completa sete anos de atuação e atualmente envolve cerca de 25 moradores da localidade. A média mensal de produção gira em torno de 800 vassouras, mas, segundo Silveira, esse número pode quase dobrar. “Tendo a garrafa PET, nossa produção pode chegar até 1500 vassouras porque temos capacidade de produzir. Só falta mais matéria-prima. Para isso, precisamos do apoio popular”, destacou. Com o objetivo de ampliar a arrecadação de garrafas plásticas, será realizado nesta sexta-feira (1º), no Mercado Municipal de Brumado, um evento de troca solidária: a cada três garrafas PET doadas, o participante receberá uma muda de planta. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

“É um incentivo para que as pessoas possam nos ajudar com esse projeto tão importante para Brumado”, disse o vereador. Além de Brumado, os produtos da fábrica ecológica chegam a cidades vizinhas como Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Guanambi. Atualmente, cerca de 65 estabelecimentos comerciais revendem as vassouras, que, segundo Silveira, apresentam qualidade superior a muitos modelos convencionais disponíveis no mercado. Para além do impacto econômico, a proposta também contribui significativamente para a preservação ambiental, ao dar destino útil a resíduos plásticos que poderiam acabar em lixões ou nos rios da região. “É uma iniciativa que transforma lixo em trabalho digno, e que pode ser ampliada com a participação ativa da população”, concluiu o parlamentar. A ação é mais um exemplo de como pequenos empreendimentos, quando aliados à conscientização coletiva e ao apoio institucional, podem transformar realidades locais por meio da sustentabilidade.



Brumado: Agressor de ex-companheira é liberado após audiência de custódia por superlotação do presídio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 27 anos foi liberado após audiência de custódia realizada na segunda-feira (28), mesmo tendo sido preso em flagrante por agredir a ex-companheira no bairro Dr. Juracy, em Brumado. A decisão gerou preocupação, especialmente diante do histórico criminal do suspeito, que já possui passagens por tentativa de homicídio, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. A justificativa para a concessão da liberdade provisória foi a superlotação do Conjunto Penal de Brumado, que atualmente abriga mais de 720 presos, embora tenha capacidade para apenas 465. Segundo a decisão judicial, o acusado deverá cumprir medidas cautelares, como o comparecimento bimestral à Justiça e a proibição de se aproximar da vítima em um raio inferior a 300 metros. A decisão do juiz responsável pelo caso reacende o debate sobre os impactos da crise carcerária nas decisões judiciais e na proteção às vítimas de violência doméstica. As autoridades informaram que a mulher segue sendo assistida por mecanismos de proteção e acompanhamento especializado.



Princípio de incêndio assusta funcionários de churrascaria na Praça da Prefeitura, em Brumado

Foto: Reprodução

Um princípio de incêndio mobilizou a atenção de moradores e comerciantes no início da noite desta quarta-feira (30/7), em Brumado. O incidente ocorreu por volta das 18h30 em uma churrascaria situada na movimentada Praça Coronel Zeca Leite, conhecida como Praça da Prefeitura. Segundo testemunhas, o fogo teve início enquanto apenas funcionários estavam no estabelecimento. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que uma densa nuvem de fumaça, acompanhada por labaredas, sai pela chaminé da churrasqueira, encobrindo parte da fachada do restaurante e causando alvoroço entre pedestres e vizinhos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, mas ao chegar ao local constatou que o proprietário já havia controlado as chamas, impedindo que o fogo se alastrasse. Após realizar uma vistoria nas instalações, os bombeiros liberaram o funcionamento do restaurante. Apesar do susto, não houve feridos e os danos materiais foram mínimos. As causas do incidente ainda não foram oficialmente informadas, mas suspeita-se de acúmulo de gordura na chaminé como possível fator. O caso serve de alerta para a importância da manutenção regular em equipamentos de cozinha industrial.



Mortandade de peixes na barragem de Cristalândia preocupa moradores em Brumado

Foto: Reprodução l Leitor 97NEWS

Uma cena alarmante registrada nos últimos dias no vertedouro da barragem de Cristalândia, em Brumado, Sudoeste baiano, tem chamado a atenção da população local: dezenas de peixes apareceram mortos, gerando revolta e preocupação entre os moradores. A barragem é a principal fonte de água doce para os municípios de Brumado e Malhada de Pedras, e também desempenha papel fundamental no abastecimento de comunidades ribeirinhas, na agricultura e na pecuária regional. Moradores denunciam que a mortandade teria ocorrido após o fechamento do sangradouro ecológico da barragem. Em vídeos enviados ao site 97NEWS, populares apontam a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) como responsável pela medida. “A Embasa fechou drasticamente a saída ecológica e os peixes morreram por falta de água e oxigenação. Olha a situação do Rio das Contas abaixo da barragem de Cristalândia”, afirmou um morador.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em junho deste ano, uma ação conjunta entre as prefeituras de Brumado e Ituaçu, com apoio do Governo do Estado, resultou na reabertura da descarga ecológica, com a liberação de mais de 550 litros de água por segundo para o leito do Rio das Contas. A medida visava garantir o abastecimento das comunidades ribeirinhas e a preservação do ecossistema. No entanto, relatos indicam que o fluxo não chegou de forma efetiva a todas as regiões. A barragem de Cristalândia tem capacidade para armazenar 16,65 milhões de metros cúbicos de água. Especialistas alertam que o manejo inadequado da vazão pode comprometer o equilíbrio ambiental do rio, com impactos diretos na fauna aquática e na qualidade da água. Até o momento, a Embasa não se pronunciou oficialmente sobre o episódio. A comunidade espera uma resposta urgente das autoridades e medidas para evitar novos danos ao meio ambiente.



Reconhecimento Facial identifica foragido por pensão alimentícia de Aracatu na cidade de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta terça-feira (29), a tecnologia voltou a ser aliada da segurança pública na Bahia. Um homem de 37 anos, com mandado de prisão em aberto por inadimplência no pagamento de pensão alimentícia, foi identificado e preso no município de Brumado graças ao Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Residente na zona rural do município vizinho de Aracatu, o foragido foi capturado após ser flagrado pelas câmeras inteligentes instaladas em pontos estratégicos da cidade. A detecção gerou um alerta automático ao Centro Integrado de Comunicações (Cicom), que imediatamente acionou a Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), vinculada ao 24º Batalhão da Polícia Militar. A guarnição deslocou-se até o local indicado, localizou o suspeito e realizou a abordagem. Após a confirmação da identidade, foi dado cumprimento ao mandado judicial expedido pela Justiça. O homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, onde a ordem de prisão foi formalizada. O caso reforça a eficiência do sistema de monitoramento por reconhecimento facial na identificação de pessoas com pendências judiciais, especialmente em municípios do interior, ampliando o alcance das ações de segurança pública em todo o estado.



Polícia Civil recupera celulares furtados durante show de Natanzinho em Brumado; aparelhos foram localizados em outras cidades da Bahia

Foto: Divulgação

Cerca de 100 celulares foram furtados durante o show do cantor Natanzinho Lima, realizado em junho, nas comemorações de aniversário da cidade de Brumado. Após um intenso trabalho de investigação, a Polícia Civil conseguiu recuperar parte dos aparelhos subtraídos no evento. De acordo com a corporação, dois celulares foram localizados nas cidades de Salvador e Feira de Santana. Outro aparelho está prestes a ser recuperado em São Francisco do Conde. Todos os dispositivos ainda se encontram nas delegacias das respectivas cidades onde foram encontrados. Segundo a Polícia Civil, assim que os equipamentos forem encaminhados para Brumado, os proprietários serão contatados para a devida restituição. A identificação dos celulares foi possível por meio do rastreamento do número IMEI (International Mobile Equipment Identity), uma espécie de “RG” do aparelho, composto por 15 dígitos. O IMEI permite a localização precisa dos dispositivos, sendo um recurso fundamental em casos de furto, roubo ou extravio. A Polícia reforça a importância de que vítimas de crimes como esse sempre registrem boletins de ocorrência e informem corretamente os dados do aparelho, especialmente o número do IMEI, facilitando as investigações e aumentando as chances de recuperação. As investigações continuam com o objetivo de localizar mais aparelhos e identificar os responsáveis pelos furtos ocorridos durante o evento.



Confira a agenda do especialista Matheus na Clínica Luíza Feres, em Brumado

Foto: Divulgação

A cidade de Brumado agora conta com um importante reforço na área da saúde. A Clínica Luiza Feres, referência em atendimento humanizado e serviços de qualidade, está oferecendo atendimentos semanais com médicos especialistas, ampliando o acesso da população a cuidados especializados sem a necessidade de deslocamentos para outras cidades. Com uma equipe composta por profissionais altamente capacitados, a clínica disponibiliza consultas em diversas especialidades. Os interessados em agendar consultas podem entrar em contato com a clínica pelos telefones (77) 99997-3200 / (77) 99959-2900 ou presencialmente na Rua Coronel Paulino Chaves, 188, Centro, Brumado - Bahia. Clínica Luiza Feres – Cuidando de você com carinho e excelência, em Brumado.



24º BPM recupera veículo furtado durante rondas no bairro Dr. Juracy, em Brumado

Foto: Divulgação l 24ª BPM

Durante patrulhamento de rotina no bairro Dr. Juracy, em Brumado, militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), do 24º Batalhão de Polícia Militar, recuperaram, na noite de domingo (27), um veículo com registro de furto. A abordagem ocorreu por volta das 18h, nas proximidades do PSF do bairro. De acordo com informações obtidas, os policiais identificaram irregularidades no automóvel durante uma verificação minuciosa. Após consulta aos sistemas de segurança pública, foi constatado que o veículo havia sido furtado na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano. O condutor do veículo foi detido e, junto com o automóvel, conduzido à Delegacia Territorial de Brumado. A ação reforça a atuação ostensiva do 24º BPM no combate à criminalidade e na recuperação de bens furtados no município e região.



Membros do Conselho Consultivo de Brumado renunciam após atraso na formalização por parte da Prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um grupo de cidadãos brumadenses que havia sido convidado pela atual gestão para compor, de forma voluntária, o Conselho Consultivo do Município de Brumado renunciou coletivamente à participação no colegiado. A decisão foi motivada pela demora da administração municipal em formalizar a criação oficial do Conselho, mesmo após a aprovação da Lei nº 2.022/2025, sancionada em 19 de fevereiro deste ano. Segundo comunicado assinado pelos ex-integrantes, a Prefeitura, sob comando do prefeito Fabrício Abrantes (Avante), não cumpriu com a etapa subsequente à aprovação da lei: a publicação do decreto que nomearia oficialmente os membros do Conselho. “A formalização do Conselho, que deveria ocorrer por meio da assinatura de um Decreto pelo gestor nomeando seus membros, foi, sem justificativa, protelada até que, em 10 de junho, consensualmente, os membros convidados decidiram pela renúncia coletiva”, diz o trecho da nota. A renúncia foi comunicada formalmente ao prefeito e à primeira-dama do município por meio do aplicativo WhatsApp. Os ex-integrantes ressaltam que, mais de 40 dias após o envio da notificação, a gestão municipal ainda não se manifestou publicamente sobre o caso. O Conselho Consultivo foi idealizado com o objetivo de contribuir com sugestões para o aprimoramento de políticas públicas, auxiliar na formulação de projetos da administração municipal e servir como canal de diálogo entre sociedade e poder público. Os membros também seriam responsáveis por acompanhar a execução de ações públicas, sempre em defesa do interesse coletivo. “Diante do silêncio da gestão e com o intuito de esclarecer os motivos da decisão, optamos por tornar público este comunicado, evitando assim quaisquer dúvidas quanto à deliberação coletiva tomada por seus membros”, finaliza o texto. Confira abaixo a nota completa:

"Gostaríamos de tornar público que, no início deste ano, fomos convidados pelo senhor prefeito Fabrício Abrantes para uma reunião ocorrida no Gabinete da Prefeitura Municipal de Brumado. Estiveram presentes na ocasião a primeira-dama, Drª Abiara Dias, e o Assessor Jurídico, Dr. Samuel Vitor Meira da Silva.

Durante o encontro, o prefeito Fabrício Abrantes formalizou o convite para que integrássemos, de forma voluntária, um Conselho Consultivo do Município de Brumado. As atribuições desse Conselho seriam contribuir com sugestões para o aprimoramento de políticas públicas, subsidiar o gestor na formulação de projetos, atuar como interlocutores da sociedade, promover diálogos com setores da comunidade, além de sugerir e acompanhar a execução de ações públicas, sempre pautados no interesse da coletividade.

O convite foi aceito por nós, e o prefeito encaminhou o Projeto de Lei nº 2.022/2025, de 19 de fevereiro de 2025, que criou oficialmente o Conselho Consultivo do Município de Brumado, tendo sua aprovação pelo Legislativo Municipal sido concluída.

A formalização do Conselho, que deveria ocorrer por meio da assinatura de um Decreto pelo gestor nomeando seus membros, foi, sem justificativa, protelada até que, em 10 de junho, consensualmente, os membros convidados decidiram pela renúncia coletiva ao participar do Conselho. A referida decisão foi comunicada formalmente ao senhor prefeito e à primeira-dama através do aplicativo WhatsApp.

Mais de quarenta dias após a oficialização da renúncia coletiva, a gestão municipal ainda não se pronunciou oficialmente a respeito. Diante disso, sentimos a necessidade de divulgar este comunicado para esclarecer e formalizar nossa decisão de não participar mais do Conselho Consultivo do Município de Brumado, buscando evitar quaisquer dúvidas quanto à deliberação coletiva tomada por seus membros.

Brumado, BA., 24 de julho de 2025

Angélica Coelho Oliveira, Acácia Gondim Ribeiro, Antônio Luiz da Silva, Antônio Rosa da Silva Filho, Geraldo Leite Azevedo, Jorge Luís dos Santos Viana, José Silva Figueiredo, Luís Claudio Ribeiro Ataíde e Paulinha Gomes Silva."

CONTINUE LENDO


Corrida Ecológica chega à 26ª edição e movimenta o ciclismo baiano; inscrições estão abertas

Foto: Divulgação

A tradicional Corrida Ecológica, um dos eventos mais emblemáticos do ciclismo na Bahia, chega à sua 26ª edição em 2025 prometendo unir mais uma vez esporte, meio ambiente e cultura num trajeto desafiador e memorável entre os municípios de Brumado e Rio de Contas. Idealizada pelo ex-ciclista e atual empresário Alecarlos Pires, a prova se consolidou ao longo das décadas como uma celebração ao ciclismo sustentável, passando por cidades históricas e paisagens deslumbrantes da região sudoeste baiana. O evento nasceu da paixão de Alecarlos pelas trilhas e da valorização do território baiano, transformando-se em uma referência nacional entre as provas de resistência sobre duas rodas. Com realização da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a corrida é conduzida com rigor técnico e estrutura profissional, o que assegura segurança, credibilidade e reconhecimento ao evento, que todos os anos atrai ciclistas de diferentes partes do Brasil. Marcada para o próximo 28 de setembro de 2025, a edição deste ano vem sendo aguardada com entusiasmo por atletas, equipes de apoio e comunidades locais. A Corrida Ecológica vai além da competição esportiva: é uma experiência de integração entre pessoas, cidades e a natureza. “Cada edição é única, mas 26 anos de história é algo que nos emociona. Ver atletas cruzando essas cidades, sendo recebidos com festa e superando seus próprios limites é o que faz tudo valer a pena”, destaca Alecarlos Pires. Para este ano, a organização promete novidades no percurso, ações de conscientização ambiental e a expectativa de um número ainda maior de participantes. As inscrições já estão abertas, e os interessados devem ficar atentos às vagas limitadas. Com um legado que alia esporte, sustentabilidade e identidade regional, a Corrida Ecológica reafirma seu papel como um dos grandes motores do ciclismo baiano e como símbolo de resistência, união e paixão pelas trilhas da Bahia.



Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Irmã Dulce, em Brumado

Foto: Divulgação

Um homem de 29 anos foi preso por tráfico de drogas no último dia 24 de julho, no bairro Irmã Dulce, em Brumado. A ação foi realizada por uma guarnição da Rádio Patrulha da 1ª Companhia da Polícia Militar, durante rondas de rotina no Bairro Irmã Dulce. De acordo com informações apuradas, os policiais abordaram o suspeito e encontraram com ele um envelope contendo uma quantidade significativa de crack, além de sacos plásticos utilizados para embalar entorpecentes e um aparelho celular. O indivíduo ainda tentou se desfazer do material ilícito, mas foi detido em flagrante. Após a abordagem, o suspeito e os materiais apreendidos — incluindo aproximadamente meio quilo de crack — foram encaminhados à Delegacia Territorial de Brumado para as medidas legais cabíveis. A Polícia Civil dará continuidade à investigação para identificar outros possíveis envolvidos no esquema de tráfico na região.



CIPRv recupera motocicleta com restrição de furto na BR-030, em Brumado

Foto: Divulgação

Na tarde de sábado (26), por volta das 17h20, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) recuperaram uma motocicleta com restrição de furto durante fiscalização na BR-030, no município de Brumado, no sudoeste baiano. A abordagem foi realizada por agentes lotados no posto da unidade, que ao verificarem a situação do veículo, constataram a restrição por furto registrada em sistema. Diante da irregularidade, a motocicleta foi apreendida e encaminhada à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A ação reforça o trabalho preventivo e ostensivo da CIPRv no combate à criminalidade e na garantia da segurança viária na região.