ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

SAMU de Brumado reforça importância da prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Brumado chama a atenção, neste mês de setembro, para a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, em alusão à campanha Setembro Amarelo. A iniciativa destaca a importância do acolhimento, da escuta ativa e do cuidado com a saúde mental, lembrando que “falar é a melhor solução”. De acordo com a equipe, grande parte dos atendimentos de urgência realizados no país está relacionada a situações de saúde mental, como surtos psicóticos, quadros de agressividade e tentativas de suicídio. Esses casos evidenciam que crises não tratadas podem evoluir para emergências graves. O SAMU alerta que qualquer pessoa pode vivenciar momentos de intenso sofrimento emocional. Condições como ansiedade, depressão e o uso abusivo de álcool ou outras drogas estão entre os principais fatores que podem desencadear crises psiquiátricas severas. Por isso, a orientação é buscar acompanhamento médico e psicológico antes que o quadro se agrave. O serviço reforça ainda a importância do apoio mútuo: ter alguém de confiança para compartilhar sentimentos é uma atitude de autocuidado que pode salvar vidas. Da mesma forma, oferecer escuta e acolhimento a quem demonstra sinais de sofrimento é um gesto essencial de prevenção. “Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem e força”, destaca a equipe.



Polícia Rodoviária apreende veículo com restrição de circulação na BA-026, em Tanhaçu

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (10), policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), lotados no Posto de Sussuarana, apreenderam um veículo durante fiscalização de rotina na BA-026, no município de Tanhaçu, no Sudoeste da Bahia. De acordo com a corporação, durante a abordagem foi constatado que o automóvel apresentava restrição de circulação registrada no município de Osasco, em São Paulo. Diante da irregularidade, o veículo foi encaminhado ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Brumado, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis. A CIPRv/Brumado reforçou que as fiscalizações têm como objetivo aumentar a segurança viária e combater a circulação de veículos em situação irregular nas rodovias estaduais.



Você sabe quando deve consultar o endocrinologista?

Foto: Divulgação

Responsável por avaliar todo o sistema endócrino, que é o sistema do corpo relacionado com a produção de hormônios, que são importantes para diversas funções no organismo, o endocrinologista é o médico que deve ser consultado caso haja alguma alteração, pois assim é possível que seja feita uma avaliação do estado geral de saúde da pessoa e ser indicada a realização de exames com o objetivo de verificar os níveis de determinados hormônios no sangue. A especialista da Clínica Mais Vida, Dra. Thaís Assis Coelho observa que é recomendado consultar o endocrinologista quando forem percebidos sinais ou sintomas que possam ser indicativos de alteração na produção de hormônios. Assim, algumas das situações em que é indicado procurar o endocrinologista são:

- Presença de sintomas relacionados a diabetes como sede excessiva e aumento de vontade para urinar.

- Dificuldade de perder peso;

- Ganho de peso muito rápido;

- Cansaço excessivo;

- Alterações no fluxo menstrual;

- Atraso na puberdade ou puberdade precoce;

- Aumento da tireóide;

- Excesso de pelos nas mulheres;

- Crescimento da mama nos meninos;

- Sinais e sintomas da menopausa e andropausa;

O acompanhamento e tratamento com esse especialista irão proporcionar uma melhor qualidade de vida. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 9.9989-6868.



Homem de 43 anos é encontrado morto dentro de casa em Brumado

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Na madrugada desta quarta-feira (10), um homem identificado como Marcelo Almeida dos Santos, de 43 anos, foi encontrado morto dentro de sua residência, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. De acordo com informações da Polícia Militar, por volta de 00h40, uma equipe do 24º Batalhão foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para prestar apoio na ocorrência. O corpo de Marcelo não apresentava sinais de violência, o que aponta para a possibilidade de morte natural. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A Polícia Civil abriu investigação para apurar as circunstâncias do caso. 



Ex-jogador Piu confirma presença na 8ª edição do Futebol Solidário

Foto: Divulgação

A 8ª edição do Futebol Solidário promete emocionar o público com uma presença especial: Piu, ex-jogador profissional de futsal e multi-campeão pelo Atlético Pax de Minas, confirmou participação no evento. Conhecido por sua habilidade e talento dentro das quadras, Piu deve trazer ainda mais brilho para a festa que une esporte e solidariedade. Os organizadores garantem que sua participação será um dos grandes atrativos da edição deste ano. O evento será realizado no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, no dia 10 de janeiro de 2026, e a entrada será 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições de caridade da região. Não perca a chance de prestigiar grandes atletas, torcer pelo esporte e contribuir com uma causa social importante. Venha fazer parte dessa celebração de paixão pelo futebol e solidariedade.



Polícia Rodoviária apreende drogas e cumpre mandado de prisão em Brumado

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (8), por volta das 9h05, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) apreenderam drogas e cumpriram um mandado de prisão durante abordagem no Posto de Brumado, na BA-262. No interior de um veículo, os agentes encontraram porções de maconha, além de dois módulos de injeção veicular compatíveis com o modelo Hyundai HB-20 1.0. Durante a verificação, foi constatado que um dos ocupantes do carro possuía mandado de prisão em aberto. Os indivíduos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.



Acidente em cozinha central reduz horário das aulas na rede municipal de Brumado

Foto: Reprodução l Rede Social

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Brumado informou, nesta segunda-feira (8), que as aulas da rede pública municipal, incluindo escolas e creches da cidade, funcionarão apenas até as 11h30. A medida emergencial foi tomada após um acidente registrado na última sexta-feira (5) na cozinha central, responsável pelo preparo das refeições escolares (veja aqui). Segundo o comunicado, a alteração é temporária e não afeta as unidades da zona rural, que continuarão funcionando normalmente em horário integral. A pasta destacou que trabalha para restabelecer o serviço o mais rápido possível, a fim de evitar prejuízos à comunidade escolar. A Prefeitura de Brumado reforçou que está adotando todas as providências necessárias para garantir a segurança dos alunos e a regularidade no fornecimento da merenda.



Ex-comandante do 24º BPM, Leila Gonçalves, é promovida a Tenente-Coronel da Polícia Militar da Bahia

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (8), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou a promoção de 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães da Polícia Militar. Entre os oficiais contemplados está a comandante da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Porto Seguro, Leila Souza Gonçalves Silva, que passa a ocupar o posto de Tenente-Coronel PM. A ascensão da oficial foi celebrada pela tropa, que destacou sua dedicação, liderança e o trabalho em defesa da preservação ambiental aliado à segurança pública. Com uma trajetória sólida dentro da corporação, a Tenente-Coronel Leila já desempenhou funções de destaque em Brumado, onde comandou a Polícia Rodoviária Estadual (2ª CIPRv), a 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (34ª CIPM) e também atuou no 24º Batalhão de Polícia Militar. A promoção integra o pacote de valorização dos profissionais da segurança pública anunciado pelo governo estadual.



Caculé: MP-BA investiga suposto esquema de propina em contratos de limpeza com a empresa brumadense Lig Lixo

Foto: Reprodução l Rede Social

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou investigações para apurar um suposto esquema de cobrança de propina envolvendo contratos da Prefeitura Municipal de Caculé, Sudoeste baiano, administrada pelo prefeito Pedro Dias da Silva. Os fatos dizem respeito a contratações realizadas em 2024, tendo como foco principal a empresa L&M Serviços de Limpeza LTDA (Lig Lixo). Em agosto do ano passado o site 97NEWS mostrou os vídeos e os prints de comprovantes dos despósitos feitos ao sobrinho do prefeito (veja aqui). De acordo com a portaria assinada pelo promotor Leandro Mansine Meira Cardoso de Castro, as diligências buscam apurar possíveis atos de improbidade administrativa e crimes contra a Administração Pública. As investigações miram não apenas contratos de limpeza urbana, mas também outras contratações suspeitas feitas pela atual gestão.

Outras irregularidades em análise

Além do caso da Lig Lixo, o MP-BA instaurou dois novos inquéritos civis públicos:

  • Portaria nº 08/2025: apura a contratação de uma técnica de enfermagem para atuar na manutenção da frota municipal em 2024, sem comprovação de serviços prestados.

  • Portaria nº 09/2025: investiga a contratação de um borracheiro para serviços de pedreiro em obras públicas em 2023, também sem comprovação efetiva.

Essas frentes ampliam o alcance das apurações e reforçam as suspeitas de má gestão e desvio de recursos públicos.

Foto: Reprodução l Rede Social

Vídeos reforçam denúncia

As denúncias ganharam força após a divulgação de vídeos gravados pelo empresário Davi Ferreira Souza, conhecido como “Davi da Lig Lixo”. Nos registros, Davi aparece relatando o pagamento de propina a um suposto secretário municipal de finanças, identificado como Paulo, que também seria dono de um mercadinho na cidade. Em um dos trechos, o empresário afirma: “Aqui tem dez mil reais para completar os R$50 mil. Porque ontem eu dei R$40 mil pra [Paulinho]... e hoje ele disse que só pagaria a nota depois que trazer os dez. Aí eu tô chegando aqui em Caculé pra deixar mais dez mil com [Paulinho]. Esse Paulo aqui é o secretário de finanças da prefeitura. Ele que comanda aqui os contratos, que diz quem paga e quem não paga... aí tô indo aqui com destino ao mercadinho dele lá (sic).” Segundo o MP-BA, apesar de os procedimentos correrem sob sigilo, os elementos já levantados podem resultar em ações civis e criminais contra gestores e empresários envolvidos. As investigações ainda estão em andamento, mas os indícios apontam para um esquema que compromete a transparência da administração e ameaça os cofres público.



Servidora pública de Brumado é condenada a indenizar professora por ofensas raciais no WhatsApp

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma servidora pública municipal de Brumado foi condenada a pagar indenização de R$ 1.500,00 por danos morais a uma professora após enviar áudios pelo WhatsApp contendo ofensas de cunho racial. A decisão foi publicada na última quarta-feira (03) pelo juiz Rodrigo Medeiros Sales. De acordo com o processo, durante uma discussão de caráter familiar, a servidora ultrapassou os limites da altercação e proferiu xingamentos discriminatórios como “negrinha”, “tóxica” e “endiabrada”. Para o magistrado, a postura da acusada foi considerada “juridicamente reprovável e socialmente intolerável”, configurando prática de racismo. Na sentença, o juiz ressaltou que a conduta da ré “afronta diretamente a dignidade da pessoa humana e a vedação constitucional a qualquer forma de preconceito”, destacando que o combate a manifestações discriminatórias é essencial para garantir a igualdade material e o respeito às diferenças. A Constituição Federal estabelece que o racismo é crime inafiançável e imprescritível, reforçando a gravidade do ato. A decisão ainda cabe recurso.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Presidente do TRT-BA visita Brumado e Vitória da Conquista em ação da Justiça Itinerante

Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargador Jéferson Muricy, esteve na última quarta-feira (3) nas cidades de Brumado e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, em mais uma etapa do programa Justiça Itinerante. A iniciativa tem como objetivo aproximar a Justiça do Trabalho da sociedade, fortalecer o diálogo com a comunidade jurídica e promover atividades administrativas de interesse institucional. Agenda em Brumado Em Brumado, Muricy visitou a Vara do Trabalho, onde foi recebido pela juíza titular, Cintya Aguiar Pereira, pelo diretor de secretaria, Marcelo Guimarães dos Santos, e por servidores da unidade. Acompanhado do secretário-geral da Presidência, Hélio Eloy Alves, o presidente conversou com magistrados e equipes sobre demandas locais e questões de gestão do Tribunal. Atividades em Vitória da Conquista Na sequência, em Vitória da Conquista, o presidente participou das ações da Escola Judicial Itinerante (Ejud) e visitou a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA). No encontro, foi recepcionado pela presidente Ingrid Freire da Costa Coimbra Vieira, pelo vice-presidente João Rafael Amorim Souza Pereira e pela secretária-geral Riza Natália. O diálogo com a advocacia destacou a importância da parceria institucional e abriu espaço para apresentação de propostas e expectativas da categoria. Fortalecimento no interior Segundo o TRT-BA, as visitas fazem parte de uma série de ações no interior do estado voltadas a ouvir as necessidades específicas de cada localidade e reforçar a integração entre a Justiça do Trabalho, servidores e advogados. 



Tribunal do Júri de Brumado absolve dois acusados de tentativa de homicídio em 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Tribunal do Júri da comarca de Brumado absolveu, nesta sexta-feira (5), dois homens que respondiam a processo por tentativa de homicídio qualificado registrada em novembro de 2018, no bairro Jardim de Alah. De acordo com a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), os réus, que são cunhados, teriam atentado contra a vida de um homem após uma discussão motivada por um acidente de trânsito. À época, a vítima conseguiu escapar, mesmo ferida, ao pular muros de residências vizinhas. A acusação sustentava que o crime teria sido praticado por motivo fútil, com crueldade e sem chance de defesa. No entanto, durante o andamento do processo, a própria vítima alterou sua versão inicial e declarou não ter reconhecido os autores do ataque. Sua mãe, que antes havia apontado os suspeitos, também recuou em juízo. A vítima veio a falecer no ano seguinte, em 2019, durante uma troca de tiros com o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no bairro Irmã Dulce. Com a fragilidade das provas e diante dos depoimentos contraditórios, o Ministério Público acabou acompanhando a Defensoria Pública e pediu a absolvição dos réus. O conselho de sentença acatou o pedido e, por maioria de votos, absolveu os acusados. 



Explosão em cozinha central expõe falhas na segurança do fornecimento da merenda escolar em Brumado

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A explosão de uma panela de pressão industrial, ocorrida na manhã desta sexta-feira (05) na cozinha central que abastece toda a rede municipal de ensino em Brumado, levantou sérias preocupações sobre as condições de trabalho e segurança no local. O acidente deixou uma funcionária ferida, com fratura em vários dedos, e obrigou a suspensão das aulas no turno vespertino, já que toda a alimentação dos estudantes é preparada na unidade. O caso mobilizou equipes do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Corpo de Bombeiros e Samu 192. Apesar da pronta resposta, a ocorrência revelou a falta de garantias adequadas de segurança para os trabalhadores que diariamente lidam com equipamentos de alto risco. A secretária municipal de Educação, Ana Cristina, admitiu que ainda não há explicações para o acidente. Segundo ela, o Município aguarda posicionamento da empresa terceirizada responsável pela produção da merenda. A declaração, no entanto, gerou críticas entre servidores e pais de alunos, que questionam a falta de fiscalização do poder público e a negligência em relação à segurança dos trabalhadores. Além disso, funcionários que estavam presentes no momento da explosão relataram forte abalo emocional, sendo necessário o envio de psicólogos do Creas para oferecer suporte. A cozinha foi isolada para perícia técnica, mas até o momento não há previsão de quando o serviço será normalizado. O episódio expõe não apenas os riscos enfrentados pelos profissionais, mas também a fragilidade da estrutura que garante a alimentação de milhares de estudantes. A população agora cobra transparência e providências imediatas para que situações semelhantes não voltem a ocorrer. 



Setembro Amarelo - um simples abraço pode salvar uma vida

Foto: Divulgação

Setembro Amarelo é uma campanha internacional de combate ao suicídio. Muitas pessoas estão deprimidas, tristes e sozinhas, e recorrem ao suicídio para aliviar a sua dor. Suicídio é a 15ª forma de morte no mundo. Falar sobre o fato é de extrema importância para que os números alarmantes possam ser reduzidos e a vida seja ainda mais valorizada. Todos os dias 30 brasileiros se suicidam, essa taxa é maior do que as das vítimas de aids - A cada 40 segundos ocorre um suicídio no mundo e para cada um que acontece são mais 20 tentativas, ou seja, a cada 1,6 segundos há uma tentativa de morte. É preciso compreender que não é uma questão que envolva temas moralistas. A pessoa está passando por um problema. Você pode ajudar com sua presença aliviando a dor e com sua vontade de ouvir. O suicídio sempre existiu, mas sempre tratado como um tabu. A prevenção também é a melhor forma de evitarmos, assim como outras enfermidades. A discussão e a busca de soluções irão ajudar a minimizar o que pode ser considerado uma epidemia silenciosa. 

O suicídio se coloca como algo que o indivíduo possa acessar, fazer uso, consumir como se fosse mais um bem, um objeto da cultura, da sociedade. Com a campanha “Setembro Amarelo” espera-se que o mundo inteiro pare para pensar a que pontos chegamos e que a comunicação é a base mais importante, sendo fundamental se alertar sobre o tema, abrindo discussões, com informações, esclarecimentos, sendo uma estratégia essencial para atingir o maior número de pessoas. É necessário que se tenha a consciência que é preciso estar bem o ano todo. A saúde mental precisa ser vista como algo necessário, estar bem emocionalmente e saber discutir sobre seus sentimentos. Depressão e suicídio são temas sérios e importantes. Não seja alheio. Doe-se. Um simples abraço pode salvar. Não deixe de procurar ajuda. A vida é valiosa. Nunca desista de sua vida! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO


Confira as novas oportunidades de estágio em Brumado

Foto: Divulgação

Em parceria com a Evoestágios, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está com diversas vagas abertas para estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho e desenvolver suas habilidades com experiências reais e enriquecedoras. Há oportunidades para atendimento ao cliente, emissão de notas e rotinas administrativas. A formação exigida é de Ensino Médio ou Técnico em Administração/Logística e a remuneração total é de R$ 650. Para Marketing Digital, as atividades consistem em criação de vídeos, reels, edição de fotos, gestão de redes sociais e apoio em tráfego pago. A formação exigida é de Técnico em Administração, Marketing ou áreas afins e a remuneração total é de R$ 700. Para Laboratório, as atividades são de apoio em controle de qualidade, análise de amostras, pesagens e testes de produtos. Já a formação exigida é de Técnico em Alimentos, Nutrição, Bioquímica, Farmácia ou Biologia e a remuneração total: a combinar. Para Social Media/Administrativo, as atividades incluem criação de conteúdos digitais, apoio administrativo, monitoramento de redes sociais e emissão de notas. A formação exigida é de Ensino Médio ou Técnico em Administração/Marketing e a remuneração total é de R$ 700. Para Auxiliar Administrativo, as atividades são apoio ao setor financeiro, organização de documentos, elaboração de relatórios e atendimento a clientes. A formação exigida é de Técnico ou Superior em Administração/Contabilidade e a remuneração total: a combinar. Para Saúde, as atividades consistem em apoio em atendimentos, organização de fichas e prontuários, orientação a pacientes e suporte em rotinas administrativas de saúde. A formação exigida é de Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal ou áreas afins e a remuneração total é de R$ 800. Para Auxiliar de Logística, as atividades incluem controle e organização de estoque, recebimento e separação de mercadorias, atualização de planilhas. A formação exigida é de Ensino Médio ou Técnico em Logística/Administração e a remuneração total é de R$ 750. Todas as vagas contam com bolsa auxílio + benefícios. O processo seletivo é 100% gratuito e todas as vagas são remuneradas. Para participar, basta encaminhar seu currículo via WhatsApp: (77) 99864-5069.



SAC de Brumado passa a atender por ordem de chegada para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde a última quarta-feira (03), a unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Brumado adotou mudanças no processo de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Agora, o atendimento é realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas das 7h às 12h, período em que também ocorre o atendimento ao público. A CIN será o novo documento oficial de identificação do brasileiro, substituindo gradualmente o modelo atual. Apesar disso, a obrigatoriedade só passa a valer em março de 2032. Até lá, os documentos já emitidos permanecem válidos dentro de seus prazos de vigência. Outro destaque é que a primeira via da nova carteira é gratuita. Por se tratar de um documento diferente do RG tradicional, todo cidadão brasileiro pode solicitar a emissão sem custos, em qualquer momento. A principal novidade da CIN é a unificação dos registros civis por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que passa a ser o único número de identificação do cidadão em todo o país.



Brumado realiza campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos em setembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semar), em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realizará mais uma edição da campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos na zona rural de Brumado. A ação, que acontece anualmente, tem como objetivo conscientizar os produtores rurais sobre os riscos ambientais e à saúde humana provocados pelo descarte inadequado desses recipientes. O recolhimento será feito no dia 24 de setembro, no Parque de Exposições de Brumado. Antes disso, entre os dias 15 e 17 de setembro, serão distribuídas bags (sacolas) nas comunidades rurais, que ficarão disponíveis nas associações para facilitar a entrega dos vasilhames pelos agricultores. A Adab alerta que as embalagens não podem ser reutilizadas devido ao alto risco de intoxicação, já que os agrotóxicos são produtos extremamente perigosos. Os produtores devem realizar a tríplice lavagem (lavar três vezes), inutilizar os recipientes com cortes para evitar reaproveitamento e armazená-los em local seguro, fora de casa, até o momento da entrega. De acordo com a Semar, a iniciativa busca reforçar a responsabilidade compartilhada entre produtores, fabricantes e órgãos de fiscalização, além de reduzir os impactos ao meio ambiente, garantindo a preservação da saúde da população e dos animais.



Rompimento de adutora interrompe abastecimento de água em Brumado e Malhada de Pedras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que o fornecimento de água foi suspenso nesta quinta-feira (4) em Brumado e Malhada de Pedras, incluindo sedes urbanas e localidades rurais, após o rompimento da adutora de água bruta que abastece a região. De acordo com a concessionária, o incidente ocorreu no final da tarde, quando uma empresa responsável pela instalação de postes para uma usina solar atingiu acidentalmente a adutora de Cristalândia, provocando a interrupção total do sistema. Equipes de manutenção foram acionadas e já trabalham no reparo da tubulação. A Embasa informou que somente após a conclusão dos serviços será possível retomar o fornecimento de água, com previsão de normalização do abastecimento em até 48 horas após os reparos. Enquanto isso, a concessionária orienta os moradores a economizarem a água armazenada em reservatórios domiciliares, priorizando o consumo essencial e evitando desperdícios até a completa regularização do sistema.



Brumado recebe oficina de Design Thinking com foco em inovação e inteligência artificial

Foto: Divulgação

No próximo dia 24 de setembro, Brumado será palco de uma oficina inédita que promete reunir criatividade, estratégia e tecnologia em uma só experiência. O encontro, intitulado “Oficina de Design Thinking: Inovação e Inteligência Artificial”, acontecerá das 18h às 22h e tem como público-alvo empreendedores e profissionais interessados em transformar ideias em soluções inovadoras. A proposta do evento é oferecer uma vivência prática, na qual os participantes serão conduzidos por dinâmicas colaborativas, explorando metodologias de Design Thinking aplicadas a negócios e projetos reais. Além disso, o encontro trará um olhar especial para o papel da inteligência artificial, destacando como essa tecnologia pode potencializar processos criativos e ampliar resultados. A oficina será uma oportunidade única para quem deseja se atualizar sobre novas ferramentas de inovação, trocar experiências e desenvolver competências voltadas ao futuro do mercado. As vagas são limitadas, e os interessados devem garantir sua inscrição antecipadamente. A realização é do SEBRAE e o apoio é da CDL de Brumado. Inscreva-se no QR Cold do banner acima.