ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Ex-vereador de Barra da Estiva vai a júri popular acusado de matar jovem grávida cujo corpo nunca foi encontrado

Foto: Divulgação

O ex-vereador de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, Valdnei da Silva Caires, conhecido como Bô, vai a júri popular nesta quinta-feira (16). O julgamento ocorre em Brumado, no Sudoeste baiano, e está previsto para começar às 8h30. Valdnei é acusado pelo desaparecimento e morte de Beatriz Pires da Silva, de 25 anos, que estava grávida de seis meses quando desapareceu em janeiro de 2023. O corpo da jovem nunca foi encontrado. Beatriz era mãe de uma criança de dois anos, que também seria fruto do relacionamento com o ex-vereador. Ela foi vista pela última vez no dia 11 de janeiro de 2023, entrando em um carro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, veículo que era utilizado com frequência por Valdnei. Pouco antes de desaparecer, Beatriz contou à mãe que viajaria com o pai do filho dela, mas não revelou a identidade do homem. Durante as investigações, a polícia confirmou que ela mantinha um relacionamento com o então vereador. Em junho de 2023, Valdnei foi preso preventivamente, acusado de homicídio qualificado. Um mês depois, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou o ex-parlamentar por feminicídio. Segundo a acusação, o crime teria sido motivado pela tentativa de impedir que Beatriz revelasse a paternidade da gestação, o que poderia afetar a imagem política do vereador, considerado uma figura influente na cidade. Durante o andamento do caso, Valdnei renunciou à presidência da Câmara Municipal após pressão dos colegas. Dez vereadores chegaram a protocolar um pedido formal de renúncia. Mesmo assim, ele permaneceu no cargo até ser preso. O mandato foi cassado em sessão extraordinária, por decisão unânime dos parlamentares.



Brumado realiza nova etapa do Projeto Glaucoma com mais de 600 atendimentos previstos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Brumado promoverá, nos dias 18 e 19 de outubro, mais uma etapa do Projeto Glaucoma, que acontecerá na Policlínica Municipal, no bairro São Félix. Os atendimentos terão início às 7h30, com prioridade para pacientes da zona rural durante a manhã do dia 18. A ação contempla tanto os pacientes já cadastrados quanto novos diagnósticos da doença, assegurando o acompanhamento e o tratamento especializado para o controle do glaucoma — uma das principais causas de cegueira evitável. Para ser atendido, o paciente deve apresentar CPF ou RG e o Cartão do SUS. De acordo com a SESAU, a expectativa é de que sejam realizados cerca de 300 atendimentos por dia, totalizando aproximadamente 600 procedimentos ao longo do fim de semana. O Projeto Glaucoma integra as ações permanentes da rede municipal de saúde, voltadas à prevenção e ao cuidado com a visão, especialmente entre os grupos mais vulneráveis da população.



Idoso é encontrado morto em residência no Centro de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um idoso identificado como Antônio Roque Braz da Silva, de 67 anos, foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (15), em sua residência, localizada na Rua Coronel Paulino Chaves, no Centro de Brumado. De acordo com informações do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição foi acionada para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, encontrou o idoso já sem vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e constatou que a morte foi natural, sem qualquer indício de violência. Segundo relatos, Antônio Roque era portador de câncer e vivia sozinho, sem familiares próximos. Uma pessoa que prestava cuidados ao idoso por amizade informou às autoridades que o acompanhava em suas necessidades diárias. Como não foram observados sinais de maus-tratos ou violência, e o óbito foi confirmado como natural, o corpo foi liberado pelo médico do Samu para que o cuidador pudesse providenciar os trâmites funerários.



Recursos da educação em Brumado crescem 39%, mas reajuste aos professores fica aquém do esperado

Foto: Composição l 97NEWS

Brumado registrou um aumento expressivo nos recursos destinados à Educação em 2025, mas os professores ainda não sentiram os efeitos desse incremento no bolso. Até agosto deste ano, a gestão do prefeito Fabrício Abrantes (Avante) recebeu R$ 56.831.087,38, um crescimento de 39,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando o então prefeito Eduardo Vasconcelos havia recebido R$ 40.791.072,62 — um acréscimo de R$ 16 milhões em apenas oito meses. No entanto, o aumento nos gastos também foi significativo: Fabrício gastou R$ 44.636.317,12, enquanto Eduardo havia destinado R$ 37.524.562,16. Ou seja, R$ 7,1 milhões a mais foram aplicados, mesmo com um aumento considerável nos recursos disponíveis. Apesar do crescimento financeiro, o reajuste concedido aos professores foi de apenas 11%, três vezes menor que o crescimento da receita da Educação. A disparidade levanta questionamentos sobre a destinação dos recursos e a valorização dos profissionais. Especialistas em gestão pública destacam que, em uma administração equilibrada e comprometida com a educação, o aumento significativo de receitas deveria refletir diretamente no salário e nos benefícios dos servidores. No caso de Brumado, o abono e o reajuste permanecem abaixo das expectativas da categoria. Apesar do aumento recorde de receitas e gastos, os resultados para os profissionais da Educação seguem aquém do necessário para promover a valorização dos professores e a melhoria da qualidade do ensino.



Brumado: Prefeitura realiza capacitação para Conselho Tutelar e Rede Socioassistencial

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (14), a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), deu início a uma capacitação voltada ao Conselho Tutelar e à Rede Socioassistencial. A formação reúne profissionais que atuam na proteção e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. O encontro, que segue até sexta-feira (17), está sendo realizado no auditório da Prefeitura Municipal, em dois turnos — das 8h às 11h45 e das 14h às 17h45. O objetivo é fortalecer o trabalho integrado entre os órgãos que compõem a rede de assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e o próprio Conselho Tutelar. A programação inclui temas fundamentais para o aprimoramento da atuação dos conselheiros e técnicos, entre eles: ato infracional, medidas socioeducativas, ética e sigilo profissional, proteção social, atribuições dos conselhos e atendimento humanizado. As palestras e oficinas estão sendo conduzidas por profissionais de referência na área, como o advogado Dr. Antônio Carlos, a psicóloga Cristiane Nascimento, o assistente social Denilson Mendes e a pedagoga Geane Reis. Durante o evento, também estão sendo abordadas legislações específicas, a exemplo da Lei Henry Borel, Lei do Bullying, Lei da Escuta Especializada e do Depoimento Especial, além do funcionamento do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). Segundo a Sesoc, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a formação continuada dos profissionais que atuam na rede de proteção, buscando aprimorar o atendimento e a articulação entre os serviços.



Família com bebê de três meses fica ferida em acidente na BR-030, em Brumado

Foto: Iago Santana l 97NEWS

Um grave acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (15), no anel viário da BR-030, nas proximidades do bairro Esconso, em Brumado. De acordo com informações, um veículo Fiat Strada foi atingido por um caminhão baú da empresa Dimacol. Com o forte impacto da colisão, os ocupantes da picape — uma família com duas crianças, entre elas um bebê de aproximadamente três meses — ficaram feridos. As vítimas apresentaram sonolência, escoriações graves e fortes dores nos membros e no peito. O motorista do carro ficou desorientado após o acidente.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O condutor do caminhão baú não sofreu ferimentos. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram socorro no local. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Brumado para avaliação médica. As causas do acidente ainda serão apuradas. A Companhia Independente da Policia Rodoviária (CIPRv) esteve no local e registrou a ocorrência.



APAE de Brumado convoca Assembleia para eleição da nova diretoria e escolha de autodefensores

Foto: Reprodução l Google Street View

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brumado divulgou o Edital de Convocação e o Ofício nº 25/2025, que tratam do processo eleitoral da entidade. A eleição definirá a nova diretoria para o triênio 2026-2028 e também os representantes da Autodefensoria. A Assembleia Geral Ordinária será realizada no dia 24 de novembro de 2025, às 15h, na sede da instituição, localizada na Rua Auta Leite Oliveira, nº 356, Bairro Santa Tereza. Poderão participar do processo as pessoas com deficiência intelectual e múltipla que estejam regularmente matriculadas e ativas nos programas da APAE. De acordo com o edital, serão eleitos quatro representantes para a Autodefensoria: dois titulares (um homem e uma mulher) e dois suplentes (um homem e uma mulher). O processo seguirá as normas previstas no Estatuto da entidade, com a instalação da Assembleia em primeira convocação mediante maioria dos aptos ou, em segunda convocação, trinta minutos depois, com qualquer número de presentes. A presidente da APAE, Acássia Gondim Ribeiro, destacou que o processo reforça o compromisso da instituição com a transparência e a participação democrática.



Chris Pimenta lança 'Tropa Perigosa', o novo hit que promete embalar o verão; veja o clipe

Foto: Divulgação

Com batidas envolventes e energia contagiante, a nova música do cantor chega para dominar as playlists da estação mais quente do ano. O verão chegou mais cedo com o novo hit do cantor Chris Pimenta: “Tropa Perigosa”. A faixa, lançada oficialmente neste domingo (12), às 13h, é uma verdadeira explosão de ritmo e já promete ser o hino da temporada. Com batidas dançantes, letra marcante e a energia vibrante que é a marca registrada do artista, “Tropa Perigosa” tem tudo para conquistar o público e se tornar sucesso nas principais plataformas digitais. A canção mistura clima de festa, alto astral e um toque provocante, combinação perfeita para o verão. “Venha fazer parte da tropa do Pimenta!” — convida o cantor, prometendo muita música boa, dança e boas vibrações para os fãs e novos ouvintes. Desde o lançamento, vídeos e stories com a nova música já começaram a se espalhar pelas redes sociais, mostrando que o público abraçou o ritmo e entrou no clima. Se o sol chegou antes do tempo, pode apostar: a trilha sonora deste verão já tem nome — Chris Pimenta e sua “Tropa Perigosa”.



'Governo de Pão e Circo': Festa e promessas marcam véspera do Dia do Professor em Brumado

Foto: Divulgação

Na noite desta terça-feira (14), às vésperas do feriado do Dia do Professor, o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), promoveu uma grande festa com bandas em um espaço da cidade. O evento, que se estendeu por cerca de seis horas, contou com a presença de vereadores da base governista, secretários municipais e de educadores da rede pública. Durante o encontro, o gestor anunciou o envio de um projeto de lei à Câmara de Vereadores prevendo o pagamento de um abono salarial aos professores. A proposta, entretanto, ainda depende da aprovação da maioria dos parlamentares para entrar em vigor. Apesar da medida ter sido apresentada em tom de comemoração, o clima entre os educadores é de insatisfação. Nos bastidores da rede municipal, os questionamentos se concentram na falta de valorização real da categoria e nas condições precárias de trabalho enfrentadas nas escolas. Em dez meses de mandato, a gestão de Fabrício Abrantes vem sendo alvo de críticas após o corte da alimentação dos professores nas unidades escolares, episódio que ganhou repercussão após denúncias de que refeições chegaram a ser descartadas em vez de destinadas aos educadores.

Foto: Divulgação

Outro ponto de preocupação é o adoecimento emocional dos profissionais, com relatos crescentes de problemas psicológicos relacionados à sobrecarga e ao ambiente de trabalho. Casos de agressões verbais e até físicas contra docentes também têm sido registrados, sem uma resposta efetiva por parte da administração municipal. Em fala recente na Tribuna Livre da Câmara Municipal, a presidente da APLB/Brumado, Vanuza Lobo, cobrou uma postura mais comprometida da Prefeitura com a valorização dos profissionais e questionou a falta de preparo da equipe diretiva da Secretaria de Educação. Enquanto isso, a população observa o contraste entre as festas promovidas pelo governo e a realidade enfrentada nas salas de aula — um cenário que reacende o debate sobre as prioridades da gestão municipal.

- "Governo de Pão e Circo" -

'O termo "pão e circo" refere-se a uma política de governo que usa a distribuição de benefícios materiais básicos (pão) e entretenimento (circo) para manter a população satisfeita, distraída de problemas sociais e políticos, e evitar revoltas. A expressão surgiu na Roma Antiga como uma estratégia de governantes para garantir a ordem social e o poder, distribuindo comida e promovendo espetáculos como lutas de gladiadores para acalmar a plebe'. 



Suspeito de furtos e roubos é preso pela PM em Brumado após série de crimes na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem suspeito de praticar diversos furtos e roubos em Brumado foi detido pela Polícia Militar na tarde da última segunda-feira (13), no bairro São Félix. Segundo informações, o indivíduo atuava principalmente na região do São Félix e em bairros periféricos do município, aproveitando oportunidades para subtrair celulares, perfumes, motocicletas e outros objetos de valor. Ainda conforme relatos, em alguns casos as vítimas não chegaram a registrar queixa, o que dificultava a responsabilização do suspeito. Na segunda-feira (13), ele teria furtado uma motocicleta Honda Fan 125 nas proximidades da Igreja Matriz, no centro da cidade. A vítima informou que havia estacionado o veículo em frente à sua residência e, ao retornar, percebeu o furto. Logo em seguida, o suspeito teria se deslocado até o bairro Baraúnas, onde, utilizando um simulacro de arma de fogo, roubou celulares de funcionários de uma quitanda. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança do estabelecimento. Após o crime, o homem abandonou a motocicleta furtada na entrada do bairro Esconso e fugiu para sua residência no São Félix. Equipes da Polícia Militar, vinculadas ao 24º Batalhão, foram acionadas pelo Cicom e conseguiram localizar e prender o suspeito em sua residência. Ele foi conduzido à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.



Brumado: TCM notifica novamente prefeito Fabrício Abrantes por ausência de prestação de contas

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) notificou mais uma vez o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), pela não entrega da prestação de contas referente ao mês de julho de 2025. A reincidência na falta de envio dos dados contábeis e financeiros tem gerado preocupação entre órgãos de controle e a população local, pela ausência de transparência na gestão municipal. De acordo com o TCM, a prestação de contas mensal é uma obrigação legal de todos os gestores públicos e tem como objetivo garantir a fiscalização dos gastos e receitas do município. O não cumprimento desse dever pode acarretar penalidades, incluindo multas e outras sanções administrativas.

Foto: Divulgação

A ausência reiterada das informações contábeis levanta questionamentos sobre a transparência da administração do prefeito Fabrício Abrantes, que já havia sido alertado em notificações anteriores. O órgão de controle deverá analisar se houve justificativa formal apresentada pela Prefeitura de Brumado e, caso contrário, poderá instaurar processo para apurar a irregularidade. Até o momento, a gestão municipal não se manifestou oficialmente sobre a nova notificação.



Aumentam os casos de invasão de residências em Brumado; moradores relatam medo e sensação de insegurança

Foto: Reprodução l Vídeo

Brumado tem registrado um crescimento preocupante no número de invasões a residências nas últimas semanas. Moradores de diversos bairros da cidade relatam situações em que criminosos entraram em suas casas, em alguns casos durante a madrugada, levando objetos de valor e causando grande sensação de insegurança. Os episódios têm ocorrido tanto na zona urbana quanto em comunidades rurais. Segundo relatos, os criminosos costumam agir de forma silenciosa, aproveitando momentos em que as famílias estão dormindo ou ausentes. Em algumas situações, câmeras de segurança flagraram indivíduos pulando muros e arrombando portas ou janelas. “É muito assustador. A gente não consegue mais dormir tranquilo. Colocamos grades, câmeras, mas mesmo assim o medo permanece”, contou uma moradora do bairro São Félix, que preferiu não se identificar. As forças de segurança confirmam que vêm recebendo um número maior de denúncias e destacam que as investigações estão em andamento para identificar os autores e coibir novas ocorrências.

Foto: Reprodução l Vídeo

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) informou que intensificou o patrulhamento ostensivo, especialmente nos horários e áreas onde os registros são mais frequentes. A Polícia Civil de Brumado também tem atuado em conjunto com a PM para investigar possíveis conexões entre os casos, já que há indícios de que alguns dos crimes possam ter sido cometidos pelo mesmo grupo. Enquanto aguardam respostas, os moradores têm buscado reforçar a segurança das residências com muros mais altos, sistemas de alarme e câmeras de monitoramento. Ainda assim, o sentimento de vulnerabilidade permanece. “Brumado sempre foi uma cidade tranquila, mas a violência está se aproximando cada vez mais das nossas portas. A gente espera que as autoridades consigam conter essa onda de invasões antes que algo pior aconteça”, lamentou um morador do bairro Santa Tereza. As autoridades pedem que qualquer movimentação suspeita seja comunicada imediatamente à Polícia, por meio do número 190, ou à Polícia Civil, pelo 197.



Brumado: Vereador Carlos Magno denuncia possível favorecimento em processo seletivo do hospital municipal

Foto: Reprodução

Durante a sessão da Câmara Municipal nesta segunda-feira (13), o vereador Carlos Magno, o "Maguinho", fez graves denúncias envolvendo o processo seletivo do hospital municipal, levantando suspeitas de favorecimento e nepotismo dentro da administração pública. De acordo com o parlamentar, ele tem recebido diversas mensagens de profissionais da saúde que teriam sido desclassificadas na seleção, enquanto a filha de uma vereadora, teria sido aprovada com nota elevada na entrevista, apesar de obter pontuação inferior na prova de títulos. “Estou recebendo diversas denúncias de mulheres profissionais do hospital que foram desclassificadas numa entrevista de processo seletivo, enquanto a [sua filha tirou 8.8]. Está aqui no Diário Oficial. Ela só tinha 5 pontos na prova de títulos e na entrevista tirou 8.8”, afirmou o vereador. Carlos Magno questionou ainda a forma como a candidata teria sido contratada e cobrou esclarecimentos sobre a suposta ligação política com a gestão. “A filha da vereadora está trabalhando no hospital, agora ninguém sabe como. Porque, como figura, excelência? Como nepotismo! Eu queria que vossa excelência respondesse se sua filha de fato está trabalhando no hospital, e de que forma”, completou. O vereador também destacou que profissionais com mais de 20 anos de serviço teriam ficado de fora da seleção, insinuando que o processo pode ter sido direcionado para atender a interesses políticos. Até o momento, a vereadora citada não se pronunciou oficialmente sobre as acusações. A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura para esclarecer as denúncias e aguarda manifestação da administração e da direção do hospital municipal sobre o caso.



TCE-BA suspende licitação da CERB após denúncia de irregularidades em certame de R$ 15,5 milhões

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) determinou, em decisão monocrática, publicada nesta terça-feira (14), a suspensão imediata da Licitação nº 2024026 da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). A medida cautelar foi concedida pelo conselheiro João Evilásio Vasconcelos Bonfim, relator do Processo TCE/012663/2025, após denúncia apresentada pela empresa Pejota Construções Ltda., que alega ter sido indevidamente desclassificada do certame. A licitação tem como objeto a execução de obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água em diversas localidades do município de Entre Rios, e está orçada em R$ 15.564.213,23. A Pejota Construções havia sido declarada vencedora por apresentar a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, com valor R$ 359 mil inferior ao da segunda colocada. De acordo com a denúncia, a desclassificação ocorreu após recurso interposto pela empresa Emprenge Construtora Ltda., que questionou a alíquota de 3% de ISS adotada pela Pejota na composição de seu BDI (Benefícios e Despesas Indiretas). 

Embora a área técnica da CERB tenha validado a proposta e confirmado a regularidade do percentual, a Assessoria Jurídica da estatal recomendou a desclassificação da licitante, decisão acatada pela comissão responsável pelo certame. A empresa sustenta que não teve a oportunidade de sanear a proposta, como prevê o artigo 64 da Lei nº 14.133/2021, que trata dos procedimentos de correção de falhas formais em licitações. Segundo a Pejota, mesmo que o percentual do ISS fosse ajustado para 5%, o valor final de sua proposta permaneceria o mais vantajoso, com diferença superior a R$ 300 mil em relação à concorrente seguinte. Na análise do pedido, o conselheiro-relator reconheceu a plausibilidade jurídica das alegações e o risco de prejuízo ao erário estadual, caso a licitação prosseguisse. “Há risco comprovado da Administração Pública contratar por maior preço”, destacou Bonfim na decisão. O conselheiro observou que a CERB deixou de aplicar o princípio da eficiência ao não permitir o saneamento do vício apontado, o que poderia preservar o resultado mais econômico do processo. Com base nesse entendimento, o TCE-BA decidiu suspender cautelarmente a licitação em qualquer fase, até o julgamento do mérito da denúncia. A decisão também determina a notificação da CERB, da Procuradoria-Geral do Estado e das partes envolvidas para ciência imediata da medida. O processo agora seguirá para apreciação do Tribunal Pleno, que deverá ratificar ou reformar a decisão monocrática na primeira sessão subsequente. Até lá, a licitação permanecerá paralisada, impedindo a celebração de contrato com valor superior ao ofertado pela denunciante. "Por fim, determino que este processo seja incluído na pauta da sessão do Tribunal Pleno para julgamento, no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas antes da sua realização, prescindindo de publicação no Diário Oficial do Tribunal de Contas".

CONTINUE LENDO


Brumado: Vereador Miro Silveira afirma que cobranças devem ser direcionadas ao atual prefeito Fabrício Abrantes, e não ao ex-gestor Eduardo Vasconcelos

Foto: Reprodução

Durante sessão na Câmara de Vereadores de Brumado, o vereador Miro Silveira voltou a se pronunciar sobre críticas recebidas de colegas parlamentares e reafirmou seu compromisso com a população que o elegeu. Em tom firme, ele destacou que suas falas são direcionadas ao povo, e não a outros vereadores, enfatizando que não pretende “viver de passado”. “Eu não vou cobrar do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, nada de Eduardo. Eu vou cobrar aqui do prefeito Fabrício Abrantes. O que eu falei, foi diretamente para o povo, aquele povo que acredita no meu trabalho”, afirmou o parlamentar. O vereador também ressaltou que reconhece as ações positivas já atendidas pela atual gestão, relembrando indicações apresentadas por ele que foram aceitas pela Prefeitura. “Já estive aqui várias vezes agradecendo. Não vou cuspir no prato que comi, nem trair as pessoas que acreditaram em mim — o povo, minha família e a família Bonfim”, disse. Em outro momento, o vereador mencionou o apoio que continua recebendo da família Bonfim, destacando que o grupo “incomoda porque continua trabalhando” e dando sustentação para que ele exerça seu mandato. Ao encerrar, o parlamentar reforçou o pedido de respeito mútuo entre os colegas da Casa Legislativa. “Estamos aqui para respeitar tudo que vem dos colegas, mas espero que os colegas também respeitem o que a gente traz”, concluiu. "O povo faz cobranças e precisamos resolver os problemas atuais com a atual gestão e não colocar culpa no que foi ou deixou de ser feito pela gestão passada. Os problemas precisam serem resolvidos e o povo não aguenta mais esperar", disse.



MP-BA e Município de Brumado assegura atendimento multidisciplinar para crianças com TEA e TDAH

Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o município de Brumado firmaram um acordo, na sexta-feira (10), para implementar medidas que garantam atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes com condições de neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pela rede pública de saúde do município. A assinatura do termo ocorreu na sede do MP-BA, em Salvador, com a presença do promotor de Justiça de Brumado, Gustavo Pereira Silva, do prefeito Fabrício Abrantes e do procurador-geral de Justiça, Pedro Maia. Conforme estabelecido no documento, o município assume o compromisso de estruturar e operacionalizar um sistema integrado de atendimento especializado. Este sistema deverá incluir infraestrutura tecnológica de comunicação, uma equipe multidisciplinar qualificada e a realização de avaliações periódicas do público-alvo. Outra obrigação é a elaboração de um projeto de lei para a implementação da Política Municipal de Atendimento à Pessoa com Transtornos e Deficiências. Uma das principais determinações do acordo é a elaboração de um plano de trabalho para a implementação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) nível IV. O objetivo do centro é oferecer atendimento ambulatorial especializado, abrangendo diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e reabilitação de pessoas com deficiência, com foco na promoção de autonomia e independência. A expectativa é que, com o desenvolvimento desta política pública e a implantação do CER, seja assegurado um atendimento adequado e preventivo para o público infantojuvenil, beneficiando não apenas Brumado, mas também os outros 20 municípios da região. O promotor de Justiça Gustavo Pereira, que mediou o acordo em conjunto com o Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor) do MP, descreveu a iniciativa como “um acordo sem precedentes para o município, que vai possibilitar a ampliação e a qualidade do acesso à saúde para crianças e adolescentes neurodivergentes”. Ele acrescentou: “Pretendemos posteriormente apresentar, principalmente para as crianças e adolescentes, suas mães e pais que lutaram tanto para a construção dessa política pública, os termos detalhados desse acordo através de uma audiência pública”. O procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, ressaltou a relevância do feito. “É uma alegria estar neste espaço, especialmente em um momento tão importante como este. O Ministério Público da Bahia tem investido na consolidação da Justiça multiportas, cumprindo seu papel de fomentador de políticas públicas voltadas à solução dos principais problemas sociais de nosso povo. A implantação de um centro de nível IV em um município de médio porte como Brumado representa um grande avanço, principalmente como resultado de um processo de diálogo que garante mais celeridade e eficiência na solução das principais questões”, afirmou.



Polícia Rodoviária apreende motocicleta com chassi adulterado na BA-262, em Brumado

Foto: Divulgação

Na tarde de domingo (12), por volta das 17h, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) apreenderam uma motocicleta com sinais de adulteração no chassi durante uma operação de fiscalização no Posto da BA-262, em Brumado. De acordo com informações da unidade, os militares abordaram uma Honda/CG 150 Titan, de cor preta, que, ao ser vistoriada, apresentou restrição financeira. Durante a inspeção detalhada, a equipe constatou que o chassi do veículo apresentava indícios de adulteração, além de o motociclo não estar devidamente licenciado, conforme o artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Diante das irregularidades, o condutor e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.



Tema Livre Podcast recebe a médica veterinária Dra. Thais Maria para falar sobre a importância dos pets e o papel do profissional veterinário

Foto: Divulgação

O Tema Livre Podcast desta semana traz uma conversa especial com a médica veterinária Dra. Thais Maria, profissional com mais de dez anos de atuação na área. No episódio, ela aborda um tema de grande relevância: os pets e o papel fundamental do médico veterinário na sociedade. Durante o bate-papo, Dra. Thais destaca que a atuação do veterinário vai muito além do cuidado com os animais de estimação. A profissão tem um caráter multidisciplinar, abrangendo áreas como saúde pública, controle de zoonoses e segurança alimentar. “O médico veterinário é um elo essencial na defesa da saúde de todas as espécies e na proteção da sociedade”, ressalta a convidada. O episódio reforça a importância de reconhecer a contribuição desses profissionais na promoção do bem-estar animal e humano. Quer saber mais? Acesse o canal do Tema Livre Podcast no YouTube ou visite a página no Instagram: @temalivre.podcast.



Foragido acusado de ter atirado em mulher grávida em Brumado é preso no estado de São Paulo

Foto: Reprodução

Um jovem de 19 anos, foragido da Justiça de Brumado, foi preso no último dia 10 de outubro no município de Ibaté, interior de São Paulo, durante uma ação da Polícia Militar. De acordo com informações da corporação, a captura ocorreu após uma denúncia anônima indicar que um homem em atitude suspeita estaria em frente a uma residência. Ao ser abordado, o suspeito confessou ser foragido da Justiça baiana. Contra ele, que é morador do bairro Malhada Branca, em Brumado, havia um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca da Capital do Minério. O jovem responde a um processo pelo crime de tentativa de homicídio qualificado, acusado de atirar em uma mulher grávida durante uma festa de aniversário. O crime teria sido motivado por disputa entre facções criminosas. Após o registro da ocorrência, o brumadense foi encaminhado ao Centro de Triagem de São Carlos, onde permanece à disposição da Justiça. Ele deverá ser recambiado para o Conjunto Penal de Brumado, no Sudoeste baiano, para dar continuidade ao processo.



Brumado: fiéis lotam São Cristóvão para agradecer e pedir intercessão de Nossa Senhora Aparecida

Foto: Reprodução l Pascom/Brumado

No Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado neste domingo (12), milhares de fiéis foram à igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, em Brumado, para prestar uma homenagem à Padroeira do Brasil. Pedidos de graça, cumprimento de promessas e agradecimentos por bênçãos motivaram milhares de fiéis durante a procissão com a imagem da padroeira em um lindo andor ornado com flores, acompanhada pelo sacerdote e fiéis devotos. 

Foto: Reprodução l Pascom/Brumado

Junto à imagem também seguia crianças em vestimentas de anjo e a Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense, além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Uma das devotas foi Fernanda Meir, que todos os anos não perde a procissão. "Foi uma sensação de dever cumprido. É um momento de agradecimento a Nossa Senhora", relata a devota.