ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Forte calor afeta hortaliças e já provoca alta nos preços

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As altas temperaturas dos últimos dias não provocam apenas um grande desconforto no corpo, mas já começam a afetar também o bolso do brumadense. O forte calor prejudica a produtividade das lavouras de hortaliças e de muitos legumes, verduras e frutas, que já estão mais caros nos supermercados e feiras livres. Para reduzir os impactos, os produtores precisam investir mais em irrigação e até em instrumentos para reduzir a incidência solar, o que eleva o custo de produção. Mas quem sente mesmo no bolso é o consumidor final. Feirante há mais de 20 anos no Mercado Municipal de Brumado, Rosane Meira, conta que os produtos perdem mais rápido e os preços se elevam a cada dia. "Nós vamos ter um fim de ano com os preços bem acima de outras épocas. Por conta desse calor as verduras perdem muito fácil na banca", disse. Com isso, o preço do tomate já subiu de R$ 4 para R$ 6, uma alta de quase 50%. Segundo a feirante, a produtividade de algumas culturas também chega a cair pela metade neste período, por causa das altas temperaturas e sol forte, o que reduz o volume de produção, impacta no custo final e causa elevação de preços. "Alface, coentro e cementinha subiram bastante. A cementinha pra você ter uma idéia já custa R$ 8, o pacote do coentro R$ 4, é muito caro e estamos em novembro ainda", afirmou. No Mercado Municipal, muitos produtos já estão mais caros que no mesmo período do ano passado, como o chuchu, o pepino e o limão. Frutas como abacaxi, laranja, melancia e morango também tiveram um forte reajuste. 



Durante 5ª Conferência das Cidades, presidente da CDL sinaliza melhoramento da mobilidade urbana de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante a 5ª Conferência Municipal das Cidades promovida pela Prefeitura de Brumado esta semana (veja aqui), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, fez o uso da palavra e sinalizou ao gestor municipal, Eduardo Lima Vasconcelos, a necessidade de melhoramento do corredor comercial da cidade, bem como promover a mobilidade urbana. Uma das reivindicações feitas pelo presidente, foi revitalizar a Avenida Centenário, onde diariamente a população precisa desviar de obstáculos como árvores, bancos destruídos, buracos no canteiro central e a falta de acessibilidade aos cadeirantes. "Precisamos o mais rápido possível de contar com projetos que promovam modernização, reconstrução de canteiros centrais, à retirada de árvores inadequadas com raízes que danificam as calçadas e dificultando principalmente a mobilidade de cadeirantes, deficientes visuais  e transeuntes. Além disso, melhoramento da sinalização e do escoamento de águas pluviais naquela região", destacou Orlando Gomes ao site 97NEWS. Ele ainda cobrou a criação de mais rampas de acesso nos corredores principais. "A gente vê a necessidade do Município construir mais rampas de acesso do passeio para as vias, até porque nós comerciantes já somos cobrados via Alvará essa adaptação dentro do nosso comércio. Mas nós não podemos sair fazendo rampas de forma desordenada nas calçadas. Onde ficaria as vagas de estacionamento dos veículos? Uma sugestão seria instalar as rampas nas esquinas de cada quarteirão, delimitando uma área, ficando a critério da infraestrutura", disse.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outro ponto não menos importante cobrando por Gomes é a criação de uma central que possa receber os consumidores de outros municípios. "Muitos já estão vindo a Brumado em busca da saúde, da educação e consumindo na nossa cidade, mas não há um centro para recebê-los. As vans, os ônibus ficam a céu aberto enfrentando sol, chuva, sem nenhum conforto. Precisamos de um local para embarque e desembarque desses passageiros na região da Feira Livre", cobrou. Conforme a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLA), todas as demandas absolvidas na Conferência foram assinaladas e serão apresentadas na 7ª Conferência Estadual em Salvador pelos Delegados eleitos. O presidente da CDL enfatizou que busca sempre apresentar melhorias ao comércio local, apresentando ao Poder Público as necessidades dos empreendedores. "Nossa função como representantes dos lojistas é continuar firmes na cobrança junto aos poderes públicos para execução e melhoramento de nosso comércio", disse.



Brumado: Círculo em torno do sol chama atenção dos brumadenses durante calor extremo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um círculo colorido em torno do sol foi visto em diversas partes da Região nesta quinta-feira (16). Muitas pessoas registraram o momento e postaram nas redes sociais. Trata-se de um fenômeno óptico conhecido como halo solar. Ele acontece quando os raios emitidos pelo Sol atravessam cristais de gelo presentes na atmosfera do planeta Terra. Quando os raios solares passam pelas partículas de gelo, estas decompõem-se gerando o efeito que é visto nos céus. O formato circular é causado pela geometria hexagonal dos cristais de gelo. Ele ocorre também após dias chuvosos e pode ser visto em regiões de clima mais frio. Embora o efeito chame atenção pela beleza - inclusive, lembra um arco-íris - é relativamente comum podendo, inclusive, ocorrer também no entorno da lua. Em Brumado, o fato chamou a atenção dos moradores que registraram em fotos e vídeos o efeito.



5ª Conferencia Municipal das Cidades discute o futuro da mobilidade urbana de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Aconteceu nesta terça-feira (14) em Brumado, a 5ª Conferência Municipal das Cidades. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLA) aconteceu no auditório da SEMAC e contou com a participação de diversas autoridades, dentre eles: secretários municipais, representante da Policia Militar, 18ª Ciretran, CDL, SMTT, entidades, sociedade civil e organizada e do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Em entrevista ao site 97NEWS, Jansen Ricardo, coordenador de educação no trânsito e membro da comissão, destacou a importância da Conferência que projeta Brumado para o futuro. "Esse evento ele abre a oportunidade para que a sociedade brumadense participe do amplo debate e da sugestão de idéias que vão compor a Brumado que queremos para os três, cinco e dez anos no futuro. A partir daqui, essas idéias vão compor o rol de reivindicações do município no âmbito Estadual em Salvador no mês de março de 2024, e em seguida, na cidade de Brasília, no evento nacional", disse. Durante a programação que começou pela manhã e seguiu até o fim da tarde, foram debatidos assuntos como: Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Habitação e Espaços Públicos; Saneamento e Resíduos Sólidos e Gestão Territorial e Plano Diretor Municipal.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, o município de Brumado avançou vários anos na mobilidade urbana. “A nossa cidade através do planejamento, a gente buscou torná-la mais moderna, criando acessibilidade com os corredores de tráfego. E esses corredores são compreendidos de várias maneiras: Santa Tereza e adjacências, onde nós tínhamos vários canais que eram focos do mosquito da dengue e fizemos drenagens e construímos vias de acesso como nas grandes capitais, ou seja, as famosas vias marginais, que além da urbanização dessas áreas, promove acessibilidade entre os bairros”, disse. O gestor aproveitou para criticar a dificuldade em executar obras de expansão de ruas, avenidas e estradas vicinais, por conta da resistência de proprietários de imóveis. “Eu destaco aqui, ‘o princípio da função social da propriedade’. E ai vem o atendimento das exigências fundamentais de ordenação da cidade expressa no plano diretor: subordinação de interesses privados do titular da propriedade urbana, aos interesses públicos e sociais a não retenção especulativa de imóveis que resulte na sua não utilização ou subutilização de terras e edificações. Isso tem muito há ver com algumas ampliações de avenidas ou de canais, onde nós sabemos que em algumas áreas, o alargamento da pista, ainda que seja de interesse social público, as vezes as pessoas judicializam aquilo postergando uma coisa que é inevitável. Nada pode barrar o progresso”, afirmou o gestor em seu discurso na Conferência.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Eduardo destacou ainda a construção de rodovias que ligam a sede do município aos distritos, trazendo a proposta de unir o campo e a cidade para o desenvolvimento sustentável. “O sistema viário nos dois mil e trezentos quilômetros quadrado, que é o município de Brumado, permite que os Distritos sejam interligados a sede, onde atualmente temos asfalto que liga esses quatro Distritos ao centro urbano”, destacou o gestor. Por fim, a conferência elegeu os seguintes delegados que vão representar o Município de Brumado na Conferência Estadual que acontecerá em março de 2024 em Salvador, sendo eles: Jansen Ricardo (SMTT); Djalma Neto (SEAGRI) e Charles Granger (SEPLA). Após a Conferência Estadual, todos os assuntos abordados nas cidades vão ser encaminhados ao evento Federal que ocorre em Brasília.



Clínica Santa Clara esclarece o que é a doença do trabalho

Foto: Divulgação

Especializada em saúde ocupacional, a Clínica Santa Clara esclareceu o que é a doença do trabalho. Segundo a clínica, a doença do trabalho é aquela que aparece motivada pelo ambiente ou pelas condições em que o trabalho é executado e da forma como ele é desenvolvido. Geralmente está associada à função exercida, mas pode ocorrer situações em que essa relação não ocorre. Ela pode ser causada pelo ambiente onde a função é exercida, como exemplo podemos citar um funcionário que adquiriu surdez por estar exposto cotidianamente a ruídos acima do nível permitido ou, ainda, uma situação em que o colaborador carrega pesos sem os movimentos corretos e, como consequência, desenvolve uma artrose ou hérnia de disco. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avnida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



Beto Bonelly solicita interferência e atuação do CREA para fiscalizar desmembramento de terreno do Prefeito de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta terça-feira (14) o vereador Beto Bonelly (PSB) esteve na sede do Conselho Regional de Engenharia (CREA), protocolando um ofício (nº 053.2023) afim de solicitar a interferência e auxílio do órgão para verificar o desmembramento do terreno do atual prefeito Eduardo Vasconcelos realizado por decreto no mês de outubro. “Estive na região dos terrenos do senhor Eduardo para verificar a localização, e como já publicado nas redes, notei obras públicas no entorno de suas propriedades. Prontamente utilizei do meu poder como vereador e decidi fazer a fiscalização, momento no qual apresentamos o requerimento 028.2023, onde exigimos as documentações e declarações necessárias para assegurar a legalidade do desmembramento realizado pela gestão, que mais parece um loteamento, fato que não pode ocorrer”, afirmou o parlamentar. Por fim, Bonelly destacou que aguarda um pronunciamento do CREA sobre as supostas irregularidades. “Continuaremos a fiscalizar e estamos aguardando o envio de todas as documentações e declarações utilizadas para assegurar o ato de desmembramento, e não iremos parar até que a população esteja satisfeita”, disse.



Leilão do Detran tem veículos conservados e sucatas aproveitáveis, em Brumado

Foto: Divulgação

Em Brumado, uma Honda CG 125 Fan ES, ano 2014/2014 com lance inicial de R$ 800,00. Outro item é uma moto Shineray, ano 2008/2008 com lance inicial de R$ 300. Além de Brumado, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia realiza o leilão de mais 723 lotes em 11 cidades. É fundamental que o interessado acesse todas as informações no edital 20/2023 e 21/2023, através do site do órgão (veja aqui), na aba leilões. O Detran-BA alerta ainda que é necessário ler com atenção os editais para entender como funciona cada um dos processos e os requisitos exigidos e não cair em golpes”, reitera a presidente da Comissão de Leilão do Detran-BA, Júlia Sanches. Veja os endereços eletrônicos dos leiloeiros aqui. Só podem participar do leilão de sucatas aproveitáveis pessoas jurídicas credenciadas no ramo de desmonte de veículos. O carro de leilão é entregue livre e desembaraçado. O arrematante é responsável, somente, pela taxa de licenciamento do exercício da aquisição e o valor proporcional do IPVA a partir da data da aquisição. O leilão é realizado, exclusivamente, na modalidade eletrônica. Há a necessidade de inscrição por meio dos endereços dos leiloeiros para arrematar um dos lotes. O endereço e datas para visitação no pátio de Brumado, é entre 14/11 até 21/11/2023. 



Clínica Mais Vida - Endocrinologista destaca a importância de ampliação da atenção e conscientização sobre o Diabetes

Foto: Divulgação

O mês de novembro não foi escolhido somente para a conscientização da saúde do homem. Também foi caracterizado pela Organização das nações Unidas como Novembro Azul a fim de representar a necessidade de ampliar a atenção e conscientização a respeito do Diabetes. É uma doença epidêmica diante dos números globais impactantes que apresenta, são 425 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo mais de um milhão de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1. No Brasil o número é estimado em 14,5 milhões de pessoas. Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue, podendo ocorrer por defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina. A falta ou defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue. Para um diagnóstico preciso é de fundamental importância que se procure um especialista, pois ao ser verificada a doença somente ele poderá indicar o tratamento correto. A endocrinologista da Clínica Mais Vida destaca que o a realização do tratamento oferece ao paciente não só o controle do diabetes como também garante a autonomia e independência do paciente. Cuide de sua saúde. Consulte um endocrinologista regularmente. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Comunidade do Campo Seco 1 realiza feira da agricultura familiar no próximo final de semana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No próximo final de semana, dias 18 e 19, os moradores da comunidade de Campo Seco 1, em Brumado, realizam a 2ª Feira da Agricultura Familiar, onde comercializaram produtos variados de alimentação, artesanato. O evento terá ainda um leilão em benefício a Associação da comunidade. De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Casimiro Silveira Filho, a feira contará com 20 bancas de vendas. "Teremos praça de alimentação, exposição de produtos, shows ao vivo e o leilão pra ajudar a associação", explicou. Silveira afirmou que evitaram produtos industrializados e priorizaram o que é produzido na própria comunidade. "Queremos valorizar as competências locais".

 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Durante o evento, haverá um momento cultural e apresentação dos produtos da fábrica que a comunidade mantém há vários anos. "São dois dias de evento e gostaríamos de contar com a presença não só da nossa comunidade e demais regiões, mas também de todo a população brumadense", destacou Casimiro, presidente da associação do Campo Seco 1. No sábado (18) o evento começa ás 20h. Já no domingo (19), o horário de abertura é a partir das 10h.



Brumado: PRE apreende 58 cigarros eletrônicos na BA-262

Foto: Divulgação

Uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), apreendeu 58 unidades de cigarros eletrônicos durante uma fiscalização de rotina na BA-262, no município de Brumado. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a mercadoria foi apreendida neste sábado (11), em um ônibus de turismo que fazia linha entre São Paulo (SP) x Fortaleza (CE). Ao verificar o compartimento de bagagens, foi localizado caixas de cigarros eletrônicos totalizando 58 unidades, configurando o provável crime de contrabando ou descaminho visto que não havia nota fiscal. Todo o material foi encaminhado a Receita Federal de Vitória da Conquista, para adoção das medidas legais cabíveis.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Idoso de 70 anos acusado de assediar filha volta a ser preso no Distrito de Cristalândia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na madrugada desta sexta-feira (10), o idoso de 70 anos acusado de importunar sexualmente a filha de 35 anos (veja aqui) voltou a ser preso no Distrito de Cristalândia, em Brumado. Era por volta de 01h da madrugada quando ele, descumprindo a medida protetiva de urgência, tentou forçar a porta da casa onde a filha estava. O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) recebeu denúncia e a Polícia Militar compareceu ao local. O idoso foi novamente conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, onde foi flagranteado. Ele deve permanecer preso por força de mandado de prisão preventiva. Mesmo acamada, a filha gravou um vídeo do momento em que o pai coloca o órgão sexual para fora da calça e tenta cometer o abuso.



Brumado: Com apenas duas parcelas pagas, idosa tem celular furtado por dupla de criminosos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A liberdade para muitos não tem preço. Mas até que ponto a sociedade está em liberdade? Com uma onda de crimes que tem sido cada ve mais predominante nas capitais do país e migrando com muita força para o interior de cada estado, a população se sente cada vez mais encarcerada dentro de seus lares. Ainda tentando superar o trauma do primeiro roubo que ela sofreu, uma aposentada de 62 anos foi vítima pela segunda vez na cidade de Brumado. Ao site 97NEWS, a vítima que pediu sigilo na identidade, prestava seu segundo Boletim de Ocorrência na Delegacia de Brumado, na manhã desta quinta-feira (9). Ela contou que mesmo sem levar muitos acessórios como bolsa, mochila, carteira, relógio, apenas o celular, tudo isso para não chamar a atenção dos criminosos, foi vítima mais uma vez. Conforme o seu relato, na manhã da última quarta-feira (8), por volta das 10h, a vítima retornava do centro comercial para sua residência, quando dois elementos em uma motocicleta se aproximaram e exigiu o celular da vítima. "Eles só encostaram e falaram: 'passa, passa o celular'. Ai não tive reação e entreguei o celular que só paguei duas parcelas", conta a aposentada que pagou o valor de R$950 no aparelho dividido em 10x no crediário. Conforme a idosa, ela que já temia em sair de casa por conta do primeiro assalto, ficou mais temerosa ainda. "Ai eu já andava com medo nas ruas, mas agora eu estou com mais medo ainda. Eles [criminosos] não respeitam nem a luz do dia, tão roubado de dia na cara dura", afirmou. A aposentada registrou um Boletim de Ocorrência na sede da 20ª Coorpin e tem esperança de recuperar o aparelho. "Ai tomara que eles recuperem, sei lá a gente anda numa insegurança", disse a mulher.



Brumado: Idoso é detido por importunar sexualmente a filha no Distrito de Cristalândia; ele passou por audiência de custódia e foi solto

Foto: Reprodução l Vídeo

A Polícia Militar prendeu um homem de 70 anos, acusado de importunação sexual contra a filha de 35 anos. O crime ocorreu nesta quarta-feira (8), no Distrito de Cristalândia, em Brumado, Sudoeste baiano. A filha filmou o essédio sexual e denunciou o pai na Polícia Civil. Em depoimento, ela afirmou que passou por um procedimento médico e precisou ficar na casa dos pais por alguns dias. Nas imagens, recebidas pelo site 97NEWS, a filha está deitada em uma cama e o idoso se aproxima e expõe o órgão sexual para a vítima, que em seguida pede para o pai "não cometer o ato". Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial de Brumado. O idoso foi conduzido a sede da 20º Coorpin onde foi flagranteado. Na audiência de custódia desta quinta-feira (9) o aposentado foi solto. A justiça impôs medidas protetivas de urgência, entre elas: o idoso não poderá se aproximar da casa e nem ter contato telefônico com a vítima. Além disso, terá que manter uma distância determinada da filha.



CDL informa sobre vaga de emprego para frentista em Brumado

Foto: Divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informa sobre a existência de vaga de emprego para frentista em Brumado. O salário é: R$ 1.320,00 + R$ 396,00 (adicional). São 44 horas semanais de trabalho. As atividades consistem em abastecimento de veículos; atendimento a clientes fornecendo informações sobre produtos e serviços; recebimento, limpeza e manutenção de veículos. Os requisitos incluem ensino médio completo, 18 anos ou mais, disponibilidade para trabalho em finais de semana ou feriados de acordo com escala e noções de informática. Além disso, o candidato precisa ser cordial, comunicativo, proativo, ágil, ter boa oratória, inteligência emocional e comprometido. O currículo deve ser encaminhado para o e-mail [email protected] ou WhatsApp: (77) 99864-5069 até 14 de novembro deste ano.



Brumado: Secretário de Educação lamenta agressão contra aluno da UAB e diz que 'estamos vivendo uma turbulência'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Buscando mais esclarecimentos sobre os fatos que levaram um grupo de alunos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) a espancarem um colega de 17 anos (veja aqui), o site 97NEWS conversou com o Secretário Municipal de Educação, João Nolasco, o qual lamentou o fato e afirmou que não só em Brumado, mas educação do Brasil vem passando por momentos de "turbulência" com jovens e adolescentes que cometem atos de vandalismo e agressões. "Nós estamos passando por um momento de [turbulência] muito alta com a violência, não só dentro das escolas, mas como fora. A gente vê todos os dias situações difíceis de controlar. Mas eu digo o seguinte, nossas escolas sempre vem recebendo palestras nesse sentido, com parcerias muito boas com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, sempre com o tema sobre a violência", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nolasco atribui o crescimento da rede social como um estopim para generalizar agressões verbais ou físicas. "Hoje como a gente viu ai, pelo simples fato de curtir uma foto já é motivo de briga, e a gente vem monitorando isso de perto", destacou. Questionado quais as medidas que serão adotadas pela Secretaria Municipal de Educação, João afirmou que pelo fato ter ocorrido fora da escola, que não poderia interferir. "Dentro da escola eles não manifestam esse comportamento, mas lá fora, a gente não tem controle da situação, é algo que não temos como controlar", afirmou. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar quem são os agressores e quais os motivos que levaram um jovem de 17 a ser espancado.



Brumado: Estudante é espancado na saída de escola por ter curtido foto de colega na rede social

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um estudante de 17 anos foi agredido com socos, chutes e pauladas nas costas, na porta de uma escola em Brumado, no Sudoeste baiano. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na manhã desta quinta-feira (9) na sede da 20ª Coorpin. Segundo a família, o motivo do ataque seria pelo fato do filho ter curtido a foto de uma colega nas redes sociais. A Polícia Civil investiga o caso como lesão corporal, mas os suspeitos são alunos da mesma instituição educacional. Em entrevista ao site 97NEWS, a mãe afirmou que o jovem vinha sofrendo ameaças desde a semana passada. "Ele curtiu a foto da colega na semana passada, e a partir dai, ele vinha sendo perseguido nas redes sociais, pessoalmente na escola, e vinha conseguindo escapar. Na terça-feira [7] correram atrás dele e ele conseguiu fugir. Mas nessa quarta-feira [8], enquanto ele tomava refrigerante em uma praça próximo à escola, ele foi encurralado por cerca de quinze jovens e espancado com socos, chutes, pauladas", afirmou. A mãe ainda conta que mesmo com as agressões, o filho conseguiu escapar. "Ele disse que de todos, apenas cinco jovens o agrediram. Na fuga, ele entrou em um mercadinho e foi socorrido por um dos funcionários", disse. Na manhã desta quinta-feira (9), a família foi até a Delegacia local e registrou um Boletim de Ocorrência. O pai do estudante afirmou que outros casos de agressões foram registrados na mesma escola. "Não é o primeiro caso como fiquei sabendo, infelizmente as outras vítimas não registraram a ocorrência. Me deixa triste saber que um filho seu vem pra escola estudar e é espancado pelos próprios colegas, é uma cena muito triste", lamentou o pai. A família não quis revelar a identidade deles por temer ameaças do mesmo grupo que atacou seu filho. A reportagem não conseguiu falar com o Delegado responsável pelo caso, mas fomos informados que a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar quem são os agressores e por quais motivos o crime aconteceu. O site 97NEWS também tentou falar com a direção da Universidade Aberta do Brasil (UAB), escola onde fato aconteceu, mas fomos orientados a buscar por esclarecimentos junto a Secretaria Municipal de Educação, pasta responsável pela instituição.



Brumado: Diagnosticada com câncer maligno, mulher aguarda tratamento de quimioterapia pelo SUS

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma moradora de Brumado, no Sudoeste baiano, aguarda há dois meses o início do tratamento de quimioterapia e radioterapia contra um câncer maligno. A dona de casa Helena Aparecida Leal Dias, de 52 anos, moradora do Residencial Brisas 1, sente fortes dores e hemorragia. Desde então, espera pela seqüência do tratamento que é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A filha dela, Franciele Leal de Aguiar informa que aguarda a regulação da mãe na rede estadual. "Eles não ligaram pra mim ainda, minha mãe ta sofrendo muito, sangrando, ai eu levo pro hospital mas lá eles só aplicam a medicação e liberam pra casa, com a alegação do risco de infecção", afirmou. Segundo a filha, alguns exames foram feitos em clínicas particulares, mas o tratamento é necessário e urgente. "A gente juntou aqui alguns da família e fez os exames, mas minha mãe precisa do tratamento, eu como filha não posso ver esse sofrimento e não poder fazer nada, eu peço as autoridades que encaminhem minha mão ao tratamento", disse emocionada Franciele. A família ainda precisa de ajuda para a compra dos medicamentos. O telefone de contato é o: 73 9.9855-7602.



Contendas do Sincorá: Homem é detido após agredir a irmã de 19 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta terça-feira (7), um homem foi encaminhado a Delegacia de Brumado após ser acusado de maus tratos contra sua irmã de 19 anos na cidade de Contendas do Sincorá (BA). Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar, era por volta das 10h30, quando uma guarnição de serviço foi acionada por prepostos da Delegacia de Contendas informando que a vítima acompanhada de sua mãe tinha dado entrada no CRAS da cidade com hematomas pelo corpo e estava sendo vítima de maus tratos. Conforme o 24º BPM, chegando ao local, foi encontrada a vítima com algumas marcas pelo corpo. Segundo a PM, todos os envolvidos foram encaminhamos para Delegacia de Brumado afim de tomar todas as medidas cabíveis.



Clínica Santa Clara: Você já se perguntou sobre a importância dos exames admissionais?

Foto: Divulgação

Os exames admissionais fazem parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), previsto pela Norma Regulamentadora 7 (NR 7) do Ministério do Trabalho e Emprego. Os exames avaliam se o colaborador possui condições físicas e mentais para exercer a função para a qual foi contratado. Servem para identificar doenças ou condições pré-existentes que possam colocar em risco a saúde de quem está sendo contratado, como também é uma segurança para a empresa. Os exames demissionais têm o objetivo de verificar se o colaborador está apto para o retorno ao mercado de trabalho ou se ele sofreu algum dano à sua saúde devido ao trabalho. Serve também para garantir que ele não leve consigo nenhuma doença ocupacional. Eles são importantes para a valorização dos empregados de uma empresa, no contexto organizacional. E, não diz respeito somente a saúde dos colaboradores, mas até mesmo a produtividade nos seus respectivos cargos. Realizar tais exames é essencial para que sua empresa evite multas contratuais, além de demonstração de respeito e segurança a seus funcionários. Clínica Santa Clara: Brumado (77) 3441-5206 / (77) 98857-9313, Salvador (71) 3241-1885, Vitória da Conquista (77) 3017-3800.