Município de Brumado aplicará provas para o Concurso Público Nacional Unificado; veja as vagas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Bahia registrou 200 mil inscritos no Concurso Nacional Público Unificado (CNPU). O exame será aplicado no dia 5 de maio em 220 cidades brasileiras, 18 delas são baianas: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Os cargos disponíveis são para analista administrativo, analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, e engenheiro agrônomo, para atuar no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, e técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, para atuar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação dos resultados das provas objetivas e das preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto. 

Como será a prova

A inspiração do Governo Federal para a prova seria o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para idealizar o modelo de provas do concurso unificado. Elas serão aplicadas em dois turnos, no dia 5 de maio, da seguinte forma:

  • Matutino: 2h30 de prova;
  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco temático;
  • nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Vespertino: 3h30 de prova;
  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
  • nível médio: provas objetivas (40 questões).

As avaliações contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado e são de caráter classificatório e eliminatório, que terá validade de 12 meses. Depois, será necessário passar pelas seguintes etapas:

  • perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
  • procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
  • Procedimento de verificação documental complementar para indígenas.