ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Quase 66 mil homens devem ter câncer de próstata no Brasil em 2022

Foto: Reprodução

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 casos de câncer de próstata no Brasil em 2022. Seguindo a tendência nacional, as estatísticas locais também apresentam números. De acordo com o Inca, a estimativa é que 6.130 homens devem ter câncer de próstata na Bahia em 2022. O câncer de próstata é o segundo com maior incidência no Brasil. O homem não tem muito o hábito de realizar os seus exames de check up com frequência, então o Novembro Azul também tem esse cunho de levar a prevenção para eles, que costumam não ter o olhar voltado para saúde da mesma maneira que as mulheres. Anualmente, ao longo do mês, as ações orientam a população sobre a necessidade de homens acima de 45 anos deixarem o preconceito de lado e fazerem os exames de toque retal e dosagem de PSA no sangue. O controle ainda é a ferramenta mais eficiente no combate ao câncer de próstata.



Nos pênaltis Flamengo derrota Corinthians e é campeão da Copa do Brasil

Foto: Reprodução

Depois de o primeiro jogo da final terminar em 0x0, o Flamengo derrotou o Corinthians e aumentou sua galeria de títulos ao vencer a Copa do Brasil de 2022.  Antes disso, no tempo regular da partida, na noite desta quarta-feira (19) no Maracanã, os times tinham empatado em 1x1. Na disputa direta, o time carioca ganhou do Corinthians por 6x5. Com o resultado, o rubro-negro carioca se torna tetracampeonato na competição, igualando a marca do Palmeiras e ficando atrás apenas de Cruzeiro (6) e Grêmio (5). Nos pênaltis, Filipe Luís parou em Cássio na primeira cobrança dos cariocas, mas Fagner acertou o travessão na quarta dos paulistas. O campeão saiu na série de alternadas, depois que Mateus Vital isolou e Rodinei converteu.



Globo volta atrás e renova contrato com Galvão Bueno

Foto: Reprodução l TV Globo

Depois de ter anunciado que encerraria a carreira depois da Copa do Mundo do Catar, em 2022, o narrador esportivo Galvão Bueno e a Globo voltaram atrás na decisão de aposentadoria. O contrato de Galvão foi renovado por mais dois anos. De acordo com informações do site Notícias da TV, o narrador de 72 anos não vai mais deixar a empresa carioca, o que resultou em uma incógnita se ainda terá uma equipe inédita durante a cobertura da copa. Apesar da renovação, Galvão recebeu o aval para fazer outros trabalhos no streaming e em outros locais. Ainda segundo a publicação, Galvão também estará na equipe de cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Além disso, a voz do apresentador vai aparecer nos produtos e chamadas institucionais do Esporte da Globo para a divulgação de campeonatos brasileiros e internacionais. Apenas as narrações estarão sendo encerradas após a Copa do Mundo.



Ministro da Defesa se compromete a enviar relatório de fiscalização de urnas ao TSE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O relatório feito pelas Forças Armadas após fiscalização das urnas durante a realização do primeiro turno das eleições, no último dia 2, deve ser enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em breve. O compromisso foi assumido pelo  ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. As informações são da Folha de São Paulo. Nogueira se reuniu no início da noite desta terça-feira (18), em um encontro fora da agenda,   com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, para tratar do assunto. Os relatórios que serão encaminhados terão informações sobre a checagem dos boletins de urna e o teste de integridade.



Filho de ex-prefeito de Itabuna que disse 'morra quem morrer' na pandemia é preso por tortura e homicídio

Foto: Reprodução l TV Bahia

Markson Monteiro de Oliveira, filho do ex-prefeito de Itabuna, no sul da Bahia, foi preso na terça-feira (18), acusado de torturar e matar um vaqueiro em Floresta Azul. Ele já havia sido preso em outubro de 2020, mas acabou sendo liberado pela Justiça. Desde então, ele respondia em liberdade. O crime aconteceu em dezembro de 2006, quando Alexandro Honorato foi morto por Markson. As investigações do caso terminaram em janeiro de 2007. Na época, Markson Oliveira foi indiciado pelos crimes de tortura, cárcere privado, homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Segundo a polícia, Markson, também conhecido como Marcos, foi encontrado em um condomínio de Aracaju, em Sergipe. Ele será transferido para um presídio em Salvador. Markson é filho do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, que, ao anunciar a reabertura do comércio durante a pandemia causou polêmica ao disparar a frase: "morra quem morrer". Gomes morreu em julho deste ano, após uma crise hepática.



Presença de Lula em podcast bate recorde mundial de audiência do Youtube

Foto: Reprodução

A presença de Luiz Inácio Lula (PT), candidato a presidente da República, no podcast Flow na noite de terça-feira (18) rendeu ao programa números impressionantes. A audiência alcançada pelo programa superou recordes mundiais do Youtube, plataforma onde o podcast é transmitido. A live acabou se tornando a entrevista ao vivo com a maior audiência da história do YouTube em todo o mundo. A entrevista de Lula ao youtuber Igor Coelho atingiu o dobro da audiência de Bolsonaro, que esteve no mesmo podcast em agosto e chegou a 550 mil espectadores. Lula alcançou a marca de mais de 1 milhão de pessoas assistindo simultaneamente o programa. Com cerca de 1h40 de duração o vídeo já conta com mais de 730 mil likes no Youtube.



Anvisa proíbe venda de dois lotes de chocolates em tablete da marca Garoto

Foto: Divulgação

Na terça-feira (18), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de venda, distribuição e uso de dois lotes da marca de chocolates Garoto. Os lotes 225212941G e 225312941G de tablete de 80 gramas da marca, que inclue barras de chocolate ao leite e de “castanhas de caju e uva passas”,  podem conter fragmentos de vidro. O órgão informou que o procedimento de recolhimento foi iniciado pela empresa, que constatou avaria em um dos equipamentos de produção da fábrica. Há risco de que os chocolates dos lotes possam causar lesões na boca ou em mucosas.



Bolsonaro recebe apoio de Gustavo Lima, Leonardo e outros sertanejos para o segundo turno

Foto: Reprodução l Vídeo

O presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), recebeu nesta segunda-feira (17) o apoio público dos cantores sertanejos Leonardo e Gustavo Lima, em uma coletiva de imprensa em frente ao Palácio do Alvorada, em Brasília. Além de Gustavo Lima e Leonardo, cerca de outros 10 artistas do sertanejo participaram deste encontro com o presidente. Bolsonaro aposta no grande alcance dos músicos para conquistar mais votos, e vencer a corrida eleitoral no segundo turno. "É melhor um passarinho na mão do que dois voando. Por isso, está aqui o meu apoio ao presidente Jair Bolsonaro", disse Gustavo Lima, em rápido pronunciamento, onde defendeu pautas como valores cristãos e defesa da família, além do agronegócio. "É um prazer está aqui ao lado do presidente Jair Bolsonaro, de quem eu tenho muito orgulho de estar junto desde o começo da campanha. E dizer que nasci aqui em Goianápolis, cidade pequena e de gente trabalhadora. Eu sou contra várias coisas que estão pregando por aí do outro lado. A gente tem que respeitar a religião. Eu jamais usaria uma bandeira do Brasil que em suas cores estivesse uma estrela vermelha", afirmou Leonardo.



PF prende líder religioso com material de pornografia infantil em RO

Foto: Divulgação l PF

Um líder religioso de uma igreja em Porto Velho foi preso nesta segunda-feira (17), suspeito de armazenar imagens de abuso sexual infantil em seu celular, incluindo um vídeo em que um bebê de menos de um ano é violentado. O homem, que não foi identificado pela Polícia Federal, costumava adquirir e compartilhar o material em grupos do Whatsapp e Telegram. O religioso virou alvo de investigação em março deste ano, após denúncias à PF de uma ONG (Organização Não Governamental) dos Estados Unidos. Com "indícios robustos" de que o homem havia cometido crimes sexuais contra crianças e adolescentes, a corporação pediu a quebra do sigilo telefônico do suspeito, conseguindo provas dos crimes que levaram à prisão preventiva dele, em uma operação apelidada de "Fallen Angel" (Anjo Caído, em português) que, segundo a teologia protestante e católica, é o anjo que acaba se entregando "às trevas e ao pecado" e é expulso do paraíso. Ele pode responder por estupro de vulnerável e produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo relacionado à pornografia infantil, com penas que, somadas, podem ultrapassar 30 anos de prisão. O líder religioso será encaminhado ao presídio em Porto Velho, onde ficará à disposição da Justiça.



Neymar pode ser preso após julgamento na Espanha e ficar fora da Copa do Mundo

Foto: Reprodução

O grande nome da seleção brasileira para a Copa do Mundo no Qatar pode não disputar a competição. O 17° juizado local pediu, nesta semana, abertura de processo contra o craque, por corrupção em sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013. De acordo com o jornal italiano Gazzetta dello Sport, a acusação envolve o atacante, seus pais e os diretores de ambas as equipes. Segundo a publicação, os números da negociação estariam abaixo do registrado oficialmente de acordo com a Companhia Dis, dona de 40% dos direitos do jogador. A empresa então decidiu acionar os envolvidos na Justiça, sob acusação de obterem benefícios próprios na negociação. Além do nome de Neymar, também estão envolvidos o pai do jogador, Neymar da Silva Santos, a mãe, Nadine Santos, o ex-presidente do Barcelona Josep Maria Bartolomeu, o atual executivo do clube catalão, Sandro Rosell e outros dirigentes do Santos que estariam na época envolvidos no esquema. Se for condenado, Neymar pode pegar cinco anos de prisão, além de pagar uma multa de 150 milhões de euros. Assim, ele já nem disputaria a Copa do Mundo deste ano. Na disputa entre Barcelona e Real Madrid pela contratação do craque do Santos em 2013, o Presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, teria testemunhado o esquema. De acordo com a Dis, a equipe merengue pagaria valores bem mais altos do que os que o Barcelona declarou para ter o atacante. O executivo merengue poderá ser intimidado para prestar declarações sobre a negociação no processo.



Ministério da Saúde libera vacina contra covid-19 em crianças a partir de 6 meses

Foto: Divulgação

Ministério da Saúde liberou a aplicação de vacinas contra a covid-19 da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos de idade que tenham comorbidades. Ainda não há informações sobre quando a pasta receberá e qual o total de vacinas específicas para esse público. Segundo a Agência Brasil, a ampliação de uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças de 6 meses a 4 anos de idade contra a covid-19 foi aprovada pela Anvisa em setembro. Desde a liberação, há um impasse no Ministério da Saúde sobre a incorporação da vacina no plano de imunização. Em nota, na quinta-feira (13), a pasta informou que solicitará à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) a avaliação de possível ampliação do uso da vacina pediátrica nessa faixa etária. Até que seja analisado pela comissão, a vacinação estará restrita ao publico com comorbidades.



Atualização do Cadastro Único é prorrogada por mais 30 dias

Foto: Reprodução

O prazo para que as famílias inscritas no CadÚnico atualizem seus dados foi prorrogado por mais 30 dias. A decisão do Ministério da Cidadania aconteceu após as extensas filas formadas nos postos de atendimento na última quinta-feira (13). O recadastramento terminaria nesta sexta-feira (14). Quem não fizer revisão cadastral poderá ter benefícios, como o Auxílio Brasil, bloqueados. Mais de 1,4 milhão de famílias foram convocadas para atualizar seus dados. Destas, cerca de 757 mil são beneficiárias do Auxílio Brasil, segundo o governo. Os convocados atualizaram seus dados pela última vez entre 2016 e 2017. Quem fez a revisão em 2018 ou 2019 serão convocadas apenas nos próximos anos. De acordo com os últimos dados do governo federal, até o início de outubro, cerca de 263 mil famílias ainda estavam com a revisão pendente, correndo o risco de não receber a parcela de novembro do auxílio.Os beneficiários podem verificar se seus dados estão desatualizados por meio do aplicativo do CadÚnico. A consulta também pode ser realizada na versão web.



PRF detém homem transportando mais de R$ 2,5 milhões de origem incerta

Foto: Divulgação

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam um homem que transportava R$ 2,5 milhões em dinheiro a bordo de um carro de passeio. Segundo a PRF, o condutor, cujo nome não foi divulgado, não soube informar a origem da quantia e foi detido por suspeita de lavagem de dinheiro. Os policiais rodoviários abordaram o veículo, um Toyota/Corolla com placa do Distrito Federal, próximo à Ulianópolis (PA), durante uma ação de fiscalização de rotina na BR-010, também conhecida como Rodovia Belém-Brasília. A ocorrência foi registrada na última terça-feira (11). Ainda de acordo com a PRF, todo o dinheiro apreendido estava guardado em quatro caixas de papelão, no interior do veículo. Questionado sobre a origem do dinheiro, o motorista chegou a responder que ele seria proveniente do aluguéis de carros. Apesar disso, os agentes afirmam que o homem não conseguiu esclarecer com o que trabalha e o motivo de viajar com tanto dinheiro em espécie. 



Na Basílica de Aparecida, Bolsonaro é recebido com aplausos

Foto: Reprodução l PR

O presidente e candidato à reeleioção Jair Bolsonaro (PL) esteve, na tarde desta quarta-feira (12), no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, e foi recebido com aplausos. Bolsonaro chegou por volta das 13h50, e logo que apareceu foi celebrado por parte dos presentes à missa. Diante do alvoroço que tomou conta do templo, o padre Eduardo Ribeiro, que conduzia a cerimônia, pediu silêncio para dar início a missa. O presidente chegou ao local escoltado por seguranças, policiais federais e militares e seguido por um pequeno grupo de motociclistas. 



Mega-Sena pode pagar R$ 17 milhões nesta quinta-feira (13)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O concurso 2.528 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 17 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h desta quinta-feira (13), em São Paulo. No sorteio de sábado (8), a Mega-Sena não teve apostas vencedoras. Serão dois sorteios da Mega esta semana: um nesta quinta-feira (o sorteio não acontece na quarta-feira por conta do feriado) e no sábado (15).



Bispos condenam exploração da fé no 2º turno

Foto: Reprodução

A busca dos candidatos à presidência Jair Bolsonaro (PL) e Luis Inácio Lula da Silva (PT) pela conquista dos votos do eleitorado evangélico não tem agradado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em nota divulgada, na terça-feira (11), a entidade lamentou o que descreveu como "intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno". "Momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições. Desse modo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta e reprova tais ações e comportamentos", declarou. 



Hackers sequestraram e-mails e dados da TV Record

Foto: Reprodução

No último sábado (8), a TV Record sofreu uma invasão e "sequestro", de seus dados e conteúdos por hackers. Segundo o colunista do site UOL, Ricardo Feltrin, arquivos de reportagens, quadros e todo conteúdo armazenado que já foi exibido no passado ou o seria no futuro foi comprometido. A Record enfrenta outro problema gravíssimo, além de impedir funcionários de acessar os números de ibope dos programas, os invasores "sequestraram" também a "intranet" da emissora. Intranet é como uma "internet privada" (usa a mesma "base" de protocolos) e só pode ser acessada pelos funcionários ou colaboradores com permissão de uma empresa. Conforme o colunista, os "hackers" se apossaram de todos os endereços e anos de conteúdos de e-mails trocados, enviados e recebidos por funcionários.  A emissora não se pronunciou sobre o assunto.



Ipec: 94% dos eleitores dizem estar decididos sobre o voto para presidente

Foto: Reprodução

Pesquisa Ipec divulgada na segunda (10), encomendada pela Globo, aponta que 94% dos eleitores brasileiros dizem estar totalmente decididos em quem irão votar para presidente no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião são 6%. Entre os eleitores de Lula (PT), 93% dizem que a decisão é definitiva, 7% dizem que podem mudar e 1% disse que não sabe ou não respondeu. Entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), 95% dizem que a decisão é definitiva e outros 5% disseram que ainda podem mudar. Pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código Nº 02853/2022.



Prazo para atualizar dados do Cadastro Único termina nesta sexta

Foto: Divulgação

O prazo para atualizar os dados do Cadastro Único termina nesta sexta-feira (14). Até lá, os beneficiários do Auxílio Brasil que estão há mais de dois anos sem alterações podem fazê-las e evitar a suspensão e cancelamento de benefícios. O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais. Precisam atualizar seus cadastros cerca de 263 mil famílias. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. Para consultar a situação do cadastro, basta acessar o aplicativo ou site do Cadastro Único. Neles, é possível ver se ele está em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, além de orientações para a regularização dos registros.



Institutos de pesquisas são alvos de ataque e Câmara deve votar projeto

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Depois da diferença entre o resultado das pesquisas eleitorais e os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no fim do primeiro turno do último dia 2,  os institutos de pesquisa, especialmente Datafolha e Ipec, têm sido alvo de ataques. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que vai votar na próxima semana um projeto de lei sobre prazos de pesquisas eleitorais. O parlamentar também afirmou, na última quinta-feira (6)  sonre a possível instalação de uma CPI sobre os institutos deve acontecer assim que as assinaturas forem colhidas. Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse que encaminhou à Polícia Federal um pedido para abrir inquérito sobre os institutos de pesquisas eleitorais. Além disso, a campanha de Bolsonaro chegou a Procuradoria-Geral Eleitoral e o TSE contra os institutos. Diante da movimentação ofensiva, a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) divulgou comunicado no qual diz haver “tentativas de judicialização e politização” nas eleições brasileiras contra as empresas de pesquisa de intenção de voto. “Instituto de pesquisa é como juiz de futebol: seja qual for o resultado, a mãe dele sempre será xingada”, diz, em tom bem-humorado, Carlos Augusto Montenegro, diretor do Ibope por mais de 30 anos e atualmente um dos acionistas do Ipec.