ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brasil"

Anvisa aprova tratamento com injeção semanal contra obesidade

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última segunda-feira (2), o primeiro tratamento semanal para obesidade no Brasil. A semaglutida, que já era usada para o tratamento do diabetes, agora será disponibilizada para perda peso na dosagem de 2,4mg. Chamada de Wegovy o tratamento consiste em uma injeção com um medicamento feito a base do Ozempic antes utilizado apenas para tratamento de diabetes tipo 2 no Brasil. Um estudo feito com o medicamento, e que contou com 4,5 mil participantes, mostrou resultados de perda de peso de 17%, em 68 semanas de tratamento. Um em cada três pacientes do estudo perdeu 20% do peso corporal e 83,5% chegaram a uma redução de 5% ou mais, em comparação a 31,1% que utilizaram placebo. O medicamento demonstrou ainda melhora dos índices cardiometabólicos, como redução da circunferência abdominal, hemoglobina glicada, triglicérides e pressão arterial. Ainda não há previsão de quando o medicamento estará nas farmácias brasileiras nem qual será seu custo. 



Autuações de motoristas embriagados aumentaram 70% no feriado de fim de ano, diz PRF

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O aumento do efetivo utilizado e do número de ações de fiscalizações feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante a Operação Ano-Novo 2023 refletiram diretamente nos resultados obtidos no período de festividades. Segundo a PRF, o número de autuações de motoristas embriagados aumentou em 70%.O reforço para a operação desse ano foi 44% maior que no ano passado. E o total de pessoas fiscalizadas foi 56%. A quantidade de veículos parados foi 42% maior, na comparação com a operação realizada no período festivo entre 2021 e 2022. “Os testes de alcoolemia realizados pelo órgão, popularmente conhecidos como testes de bafômetro, apresentaram um impressionante aumento. Houve um acréscimo de 77% nas medições aplicadas, em relação aos números do ano anterior. Como consequência, houve também um aumento de 70% no número de autuações de motoristas dirigindo embriagados”, informou a nota. As ações de fiscalização retiraram das rodovias este ano 611 quilos de maconha, resultado 120% maior em relação ao que foi apreendido no ano passado.A PRF informou que, este ano, as apreensões de cocaína foram as que apresentaram “aumento mais superlativo” em relação à última edição da operação. “O acréscimo de apreensões da droga foi impressionante 30.000%”, diz a nota. Na operação anterior haviam sido apreendidos 1,01 kg de cocaína, enquanto nesta, foram apreendidos 308,51 kg da droga. 



Bolsonaro acumula aposentadorias e benefícios; entenda sua remuneração atual

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro (PL) finalizou seu mandato no último sábado (31). Mesmo sem receber mais um salário de presidente, sua conta continuará gorda. Ele passa a acumular duas aposentadorias, benefícios vitalícios e também deve receber um salário de seu partido. Capitão reformado, Bolsonaro recebe uma aposentadoria do exército de cerca de R$ 12 mi. Junto a isso, ele passa a embolsar uma aposentadoria de deputado federal pelo período que o ocupou o cargo, de 1991 a 2018, no valor de R$ 30 mil. Os dois benefícios somam cerca de R$ 42 mil brutos. Como ex-presidente, o político tem benefícios vitalícios, cujas despesas são pagas pela Presidência da República e constam no Orçamento Federal, segundo prevê uma lei de 1986: quatro servidores para segurança e apoio pessoal; dois veículos oficiais, com os respectivos motoristas; e assessoramento de dois servidores ocupantes de cargos em comissão. Gastos com diárias de hotel, passagens de avião, combustível e seguros também estão previstos. Somado a esses valores, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pretende pagar a Bolsonaro um salário equivalente ao teto constitucional do setor público -- atualmente está em R$ 39,2 mil e deve subir para R$ 41,7 mil em 2023. Em viagem aos Estados Unidos, o ex-presidente deve continuar morando em Brasília numa casa custeada pelo PL em seu retorno. No total, o político deve ter uma renda pessoal de mais de R$ 80 mil mensais. 



Governo publica MP que prorroga desoneração dos combustíveis por mais 60 dias

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a Medida Provisória (MP) que prorroga a desoneração de tributos federais nos combustíveis. A ação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2) e tem validade até o dia 28 de fevereiro deste ano. Para gasolina, etanol, querosene de aviação e gás natural veicular, a desoneração dos tributos federais PIS e Cofins será válida até 28 de fevereiro. Para diesel, biodiesel e gás de cozinha, o corte será válido até 31 de dezembro de 2023. A informação já havia sido antecipada pelo futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT-RN), o qual sinalizou que a prorrogação seria uma das primeiras medidas adotadas por Lula após a cerimônia de posse.



Cinco apostas dividem prêmio histórico da Mega da Virada

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cinco apostas ganharam o prêmio da Mega da Virada. As dezenas foram sorteadas na noite de sábado (31), em São Paulo. O prêmio é de R$ 541.969.966,29, o maior da história. As dezenas sorteadas foram: 04 - 05 - 10 - 34 - 58 - 59. As apostas vencedoras são das cidades de Florestal (MG), Arroio do Sal (RS), Santos (SP) e São José da Bela Vista (SP). Além disso, um vencedor fez a aposta pela internet. Cada ganhador vai receber R$ 108.393.993,26. Segundo a Caixa, 2.485 apostadores acertaram a quina. Neste caso, cada vencedor receberá R$ 45.438,78. Por fim, 183.921 apostas acertaram a quadra, sendo que cada uma será premiada com o valor de R$ 877,04.



Banco Central anuncia alterações no sistema do Pix a partir desta segunda-feira (2)

Foto: Divulgação

O Banco Central anunciou mudanças no seu sistema de pagamentos instantâneos, o Pix. A intenção é tornar as operações mais simplificadas para o usuário, que terá mais controle sobre valores e horários. O sistema continuará passando por aperfeiçoamento, mas as atualizações passam a valer já nesta segunda-feira (2). Até 31 de dezembro de 2022 havia um limite para cada transação, além de um limite diário de valores a serem transferidos. E para solicitar o aumento do limite, o pedido era processado em até 48 horas. Já a redução do limite era processada imediatamente após solicitada. Agora, após as alterações já promovidas pelo Banco Central, ter limite no valor de cada transação passa a ser opcional. Apesar disso, as regras para as alterações dos limites estão mantidas. A principal mudança está no fato de que o BC determinou que o limite seja único tanto para o dia, como para a noite. Na prática, não há diferença se for feita uma transferência de R$ 5.000 ou dez transferências de R$ 500. A alteração está no limite, que passa a valer por período do dia. Outra mudança será na definição do período noturno. Antes, ele era obrigatoriamente das 20h às 06h para todos os correntistas. Agora, o usuário poderá escolher o horário de início do período, entre 20h e 22h. O BC também elevou o limite para as retiradas de dinheiro por meio das modalidades Pix saque e Pix troco. O valor máximo passou de R$ 500 reais para R$ 3 mil durante o dia e de R$ 100 reais para R$ 1.000 no período noturno.



Pelé, o rei do futebol, morre aos 82 anos

Foto: Divulgação

O esporte perdeu seu rei. Aos 82 anos, vítima de um câncer no cólon, morreu nesta quinta-feira (29), Pelé, o Atleta do Século. O ex-jogador lutava contra a doença desde 2021 e foi submetido à cirurgia, mas teve, no início deste ano, diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado, que complicaram seu quadro de saúde. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro para reavaliar o tratamento quimioterápico e tratar uma infecção respiratória. Edson Arantes do Nascimento escreveu seu nome na história e virou ídolo nacional. A habilidade com a bola nos pés ganhou o planeta. O melhor jogador de todos os tempos tem o status de imortal, mesmo após o fim da sua vida. Pelé nasceu em Três Corações, em Minas Gerais. Ainda pequeno, foi para Bauru, interior paulista. De lá, rumou para Santos. E logo conquistou o mundo. Os gols, dribles e jogadas viraram marca registrada de um atleta único, que se transformou na representação do futebol-arte, do futebol brasileiro.



Caixa atinge R$ 1,7 bilhão em dívidas renegociadas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Caixa divulgou nesta quarta-feira (28) o balanço parcial do programa de negociação de dívidas Você no Azul. Até o momento, 201 mil clientes regularizaram suas dívidas, totalizando R $1,7 bilhão renegociados. De acordo com a Caixa, os descontos podem chegar a 90% do valor da dívida após a avaliação particular de cada contrato. O banco estima que 80% das dívidas podem ser liquidadas com pagamento de até R$ 1 mil. Cerca de 4 milhões de pessoas físicas e 396 mil pessoas jurídicas estão aptas a obterem condições facilitadas de renegociação. Quem estiver interessado em quitar seus débitos ainda pode procurar agências do banco até amanhã (29), último dia da campanha de regularização. O serviço também pode ser acessado no site Você no Azul, pelo Whatsapp Caixa (0800 104 0104), no aplicativo Cartões Caixa e nas lotéricas.



Ouro, cobre e níquel são os principais bens minerais produzidos em 2022 na Bahia

Foto: Reprodução

De acordo com o Sumário Mineral de dezembro, produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) acumulou nos últimos 11 meses um aporte de R$ 9,4 bilhões. Ouro (26%), cobre (21%) e níquel (17%) foram os principais bens minerais produzidos de janeiro a novembro de 2022. O Estado já arrecadou R$ 171 milhões em ICMS do setor. O acumulado da PMBC já superou em mais de R$ 1,2 bilhão o mesmo período do ano passado. A expectativa é que a Produção Mineral do Estado continue avançando em 2023. A cota da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) do Estado já atingiu até o momento R$ 25 milhões, já o dos municípios produtores, R$ 109 milhões. Itagibá, Jacobina e Jaguarari foram os que mais arrecadaram até o momento respectivamente R$ 20,3 milhões, R$ 15,9 milhões e R$ 14,1 milhões. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em outubro de 2022, o Estado contabilizou um estoque de 14,8 mil empregos formais na extração de minerais metálicos, não metálicos e atividades de apoio, exceto Petróleo e Gás.



Nova mutação do mosquito da dengue não morre nem com inseticidas

Foto: Divulgação l Flickr

Um mosquito da dengue mutante foi identificado por uma pesquisa do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão. O novo Aedes aegypti é ultrarresistente e não morre nem quando exposto a inseticidas. As informações foram alvo de um artigo publicado na revista Science Advances em 21 de dezembro. Para chegar a tal conclusão, a equipe de pesquisadores coletou mosquitos em diversos países, incluindo o Brasil. Cerca de 78% dos insetos encontrados em Camboja e Vietnã vinham com a mutação L982W, ligada à resistência à permetrina, inseticida comum no mercado. Cientistas já observaram essa mutação em mosquitos antes, mas nunca em taxas tão altas. O estudo também identificou que os mosquitos encontrados em Phnom Penh, capital cambojana, têm uma resistência extrema a dois inseticidas usados com frequência para espantar esses insetos. Um dos inseticidas matou só 10% dos mosquitos, enquanto o outro não matou nenhum.  A pesquisa não encontrou a mutação em nenhum local além do Vietnã e Camboja, mas alerta para um possível avanço a outras regiões da Ásia – e, potencialmente, para outros continentes.



Bolsonarista é preso suspeito de tentar explodir bomba no aeroporto de Brasília

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, no sábado (24), um homem suspeito de armar uma bomba próximo ao Aeroporto de Brasília. O homem foi detido horas depois, e confessou que estava planejando um atentado para o dia da posse do presidente eleito Lula (PT). Com ele foram apreendidos seis explosivos. O suspeito é morador do Pará e apoiador radical do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um endereço no Sudoeste, bairro nobre do DF, outros explosivos foram encontrados. “Os autores responderão por posse e porte de arma de fogo e explosivos. Também responderão pelo crime contra o Estado Democrático de Direito”, informou o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido. O artefato estava em um caminhão-tanque e mobilizou equipes da Polícia Militar do DF (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), que atuaram com o apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PCDF). A perícia da Polícia Civil identificou que houve tentativa de explodir o artefato, mas sem sucesso. A ideia seria fazer um primeiro atentado antes de um novo ataque no dia da posse. De acordo com o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, se ativado, o equipamento teria provocado uma tragédia.



Congresso aprova orçamento de 2023 com salário mínimo a R$ 1.320

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Federal aprovou nesta quinta-feira, 22, o texto-base do relatório final que define o orçamento do próximo ano. Nele, o salário mínimo à partir de 2023 será de R$ 1.320, com um aumento real de 2,7%. A proposta de reajuste veio do governo de Jair Bolsonaro (PL) e terá um custo adicional de R$ 6,8 bilhões às contas públicas. A discussão entre os congressistas do Senado Federal e do Câmara dos Deputados ainda garante a manutenção do pagamento de R$ 600 aos beneficiários do Bolsa Família – uma promessa de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -, com um adicional de R$ 150 para cada família que tiver uma criança de até 6 anos de idade. O texto que norteia o orçamento de 2023 apenas foi viabilizado após a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ‘fura-teto’ – que viabiliza uma ‘quebra’ no teto de gastos de R$ 145 bilhões, além de permitir um investimento de R$ 23 bilhões em caso de excesso de arrecadação. Após questionamentos de deputados sobre a realocação dos recursos que seriam destinados ao orçamento secreto em outras emendas, o senador e relator Marcelo Castro (MDB-PI) pontuou: “Se o Executivo quer cancelar aquilo que o Congresso fez, ele mande um PLN aqui para o Congresso. Nós queremos manter esse poder que o Legislativo tem adquirido ao longo dos anos, de ter a prerrogativa de manter a emenda apresentada, aprovada pelo Congresso. Ou seja, ela só poder ser cancelada com autorização do Legislativo”.



Promulgada PEC que define pagamento do piso da enfermagem

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em sessão na quinta-feira (22) o Congresso Nacional promulgou a PEC (proposta de emenda à Constituição) da Enfermagem. O texto garante recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social, para o pagamento do piso salarial da categoria. Durante a sessão de promulgação, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou que a emenda à Constituição é um reconhecimento de deputados e senadores ao trabalho dos enfermeiros durante a pandemia. O valor do piso salarial de enfermeiros será de R$ 4.750. No caso de técnicos de enfermagem,  a remuneração é R$ 3.325. Para auxiliares de enfermagem e parteiras o piso será de R$ 2.375. A proposta foi aprovada pelo Congresso em agosto e passou a ser alvo de um imbróglio judicial, porque originalmente, não previa o impacto financeiro da medida para estados, municípios e hospitais. A fonte para custear a medida também não foi apontada. Sem esse detalhamento, provocado pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços, uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de setembro suspendeu liminarmente os efeitos da lei do piso nacional da enfermagem. Confirmada depois pelo plenário da Corte, por 7 votos a 4, o STF foi alvo de críticas por parte de parlamentares que entenderam a medida como interferência no Legislativo.



Mulher é presa acusada de torturar e divulgar vídeo íntimo de suposta amante do marido

Foto: Reprodução l Giro em Ipiaú

Uma mulher, de 61 anos, foi presa na quinta-feira (22), acusada de torturar e divulgar vídeo íntimo da suposta amante do marido. O caso aconteceu na cidade de Mortugaba, cerca de 700 quilômetros da capital baiana e que faz divisa com o estado de Minas Gerais. Segundo informações da polícia, divulgadas pelo site Giro em Ipiaú, a suspeita teve ajuda da filha, de 29 anos, para torturar a mulher que apontavam ter um caso com o marido e pai das acusadas. De acordo com a 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), o crime teria sido praticado na casa onde residiam mãe e filha. A vítima teria sido agredida e teve as roupas arrancadas, enquanto era filmada pela dupla. Além disso, a suposta amante foi obrigada a deixar o imóvel completamente nua e teve os vídeos divulgados na região, imagens realizadas pelas próprias suspeitas e obtidas pela polícia. De acordo com a publicação, a filha da mulher presa está foragida e segue sendo procurada pela polícia. O mandado de prisão foi deferido pela Vara de Jurisdição Plena de Jacaraci, no último dia 15.

 



Brasil: Salário de políticos sofre 40% de reajuste, enquanto o do trabalhador apenas 7%

Foto: Divulgação

Senadores aprovaram, na terça-feira (20), um projeto que prevê um aumento de 40% para os próprios salários: presidente da República, vice-presidente, deputados, senadores e ministros de Estado -- alegam que o aumento é resultado de um acúmulo da inflação desde 2014. Enquanto isso, no último dia 12 de dezembro, os trabalhadores brasileiros receberam o reajuste salarial para 2023: o valor foi para R$ 1.302. Um aumento de 7,42%. Nos últimos anos, os dados só deprimem o proletariado. Em 2022, o aumento foi de 10,18%; em 2021, 5,26%; em 2020, de apenas 0,58%. Se, a partir de 1º de janeiro, as pessoas que são contempladas pelo salário mínimo vão usufruir dos seus R$ 1.302, já cravados, a classe política, por outro lado, terá apenas um primeiro passo dado. Isso porque, o aumento vai ser dividido em quatro parcelas. No primeiro momento, no início de 2023, o reajuste vai igualar os salários atuais de parlamentares, presidente e vice e ministros de Estado aos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que são de R$ 39,293 mil. O objetivo, de acordo com a proposta, é manter o equilíbrio de remuneração entre as autoridades máximas dos Poderes da República. 



Ator Pedro Paulo Rangel morre aos 74 anos no Rio

Foto: Reprodução

Morreu no fim da madrugada desta quarta-feira (21) o ator Pedro Paulo Rangel. A informação foi confirmada pela família. O artista de 74 anos estava internado no CTI da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar, desde o dia 30 de novembro. A causa da morte ainda não foi divulgada. Entre os trabalhos mais marcantes de Pedro Paulo estão as novelas “Gabriela” (1975), “Saramandaia” (1976), “Vale Tudo” (1988), e o humorístico “TV Pirata” (1988).



PRF realizará operação especial de natal entre os dias 22 e 25 de dezembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou que a partir desta quinta-feira (22), iniciará uma operação de natal, disponibilizando reforços para as equipes que fiscalizam as rodovias baianas. A ação ocorrerá até às 23h59 do domingo (25). Segundo a PRF, os oficiais ficarão distribuídos nos trechos com altos índices de acidentes graves, ocorrências criminais e movimentação. A previsão, inclusive, é que o maior movimento aconteça no período entre 7h às 19h desta sexta-feira (23). A operação vai focar na prevenção de acidentes através de táticas como o enfrentamento da embriaguez na direção, fiscalização de ultrapassagens proibidas, controle de velocidade, utilização de cinto de segurança, celulares e aparelhos de retenção para crianças.



PM mata esposa grávida, invade batalhão no Recife, atira em colegas de farda e se mata

Foto: Reprodução l Google Street View

Um policial militar matou a esposa grávida, nesta terça-feira (20), na cidade de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, a cerca de 37 quilômetros da capital Recife. Depois, invadiu um batalhão da PM, matou um colega, feriu outros três e se matou em seguida. A informação é do G1. O 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que ele invadiu e atirou contra os colegas fica em Recife. A mulher foi socorrida e levada para a Unidade de Pronto Atendimento do Cabo de Santo Agostinho, mas não resistiu aos ferimentos. O caso aconteceu no fim da manhã. Em frente ao 19º BPM, a movimentação de pessoas e de policiais era grande. Um veículo do Instituto de Medicina Legal (IML) também foi enviado ao local.



INSS divulga calendário de pagamentos de aposentados e pensionistas para 2023; confira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já divulgou o calendário com as datas relativas ao pagamento dos benefícios da Previdência Social do ano de 2023. Ao todo, são mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas que recebem benefícios do órgão. De acordo com a Agência Brasil, aqueles que recebem um salário mínimo terão os depósitos referentes ao mês de janeiro já sendo feitos entre os dias 25 do primeiro mês do ano e 7 de fevereiro. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro, conforme tabela abaixo:

Foto: Divulgação


Ex-presidenciável, Padre Kelmon é desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil

Foto: Divulgação

O ex-candidato do PTB à Presidência da República, Padre Kelmon foi desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil. A decisão foi divulgada em nota oficial da instituição, na última sexta-feira (16). Assinada pelo arcebispo metropolitano no Peru, Mor Francisco Ángel Ernesto Móran Vidal, a decisão faz com que Kelmon não esteja mais autorizado a ministrar sacramentos e nem falar em nome da igreja. “Decidimos cancelar a Provisão 0025/21 conferida ao Pe.Kelmon Luis da Silva. Também informamos que decidimos desencardinar (sic) do clero o Pe.Kelmon Luis da Silva e também o Pe. Lucas Soares Chagas. Dessa forma, os mesmos ficam proibidos de ministrar os sacramentos e de falar em nome da Igreja Ortodoxa do Peru-Tradição canônica Síro Ortodoxa Malankara Indiana”, informou a igreja, através de suas redes sociais. Após o comunicado da igreja, Kelmon publicou em suas redes sociais uma nota, afirmando que ele mesmo pediu a "excardinação", ato de liberação de padres ou diáconos. "É importante salientar que não fomos desligados por decisão dos clérigos da referida igreja, mas nós que o pedimos e assim foi concedida, somos pois muito gratos pelo tempo que passamos na Igreja do Perú e desejamos bênçãos celestiais para todos as suas autoridades eclesiásticas.”, disse Kelmon.