ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Pastor é preso por assediar fiéis no interior da Bahia

Foto: Divulgação

Um líder religioso investigado por assédio sexual teve o mandado de prisão preventiva cumprido, nesta quarta-feira (3), em Jequié, ao se apresentar na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). De acordo com a polícia, o suspeito se aproveitava de sua posição de destaque na instituição religiosa para assediar sexualmente as fiéis, tanto de forma física quanto psicológica. As investigações tiveram início em dezembro do ano passado, quando cinco vítimas denunciaram o religioso. No decorrer da apuração, outras duas fiéis acusaram o homem, que vai passar por exames de lesão corporal e ficará à disposição do Poder Judiciário. Outras oitivas e diligências investigativas serão realizadas para esclarecer os casos. As vítimas vão receber atendimento psicossocial. 



Polícia prende na Bahia acusado de abuso sexual pela internet contra adolescente

Foto: Divulgação

Um homem foi preso em Fátima, no Nordeste baiano, nesta terça-feira (2), suspeito de estupro virtual contra uma adolescente, de 13 anos. Segundo o G1, o caso é investigado pela Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (MS). A prisão ocorreu no âmbito da Operação Vale dos Ventos. À polícia, a adolescente contou que o abuso sexual ocorreu durante 38 dias. No período, o acusado usava uma falsa montagem para fazer chantagens à vítima, obrigando-a a realizar atos sexuais para o deleite dele. Para chegar até o suspeito, a polícia usou técnicas modernas de ciberinvestigação, o que permitiu localizar o suspeito na Bahia. Depois, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do homem, e a medida foi expedida pela Justiça de Bataguassu (MS). Ainda segundo informações, o suspeito já tinha dois registros na polícia suspeito pela mesma prática. O homem segue preso à disposição da Justiça.



Inscrições para programa Mais Médicos vão até sábado (6)

Foto: Divulgação

Abertas na terça-feira (2), as inscrições para o novo edital do Programa Mais Médicos vão até as 18h de sábado (dia 6). Estão previstas 3.184 vagas em mais de 1,5 mil cidades brasileiras. Não há cobrança de taxa. Pela primeira vez, o governo vai disponibilizar vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. O cálculo do Ministério da Saúde é que o programa beneficie mais de 10,6 milhões de pessoas com prestação serviços na rede pública. Segundo o ministério, os médicos serão alocados em “regiões prioritárias e de vulnerabilidade social”. Os profissionais vão atuar no primeiro atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são responsáveis pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. “Preencher os vazios assistenciais que, desde 2018, deixaram de ser atendidos é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população à saúde”, apontou o governo em publicação.



Complexo Eólico do município de Novo Horizonte será inaugurado nesta quarta-feira (3)

Foto: Reprodução

A Pan American Energy, empresa global de energia, inaugurará o Complexo Eólico Novo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (3/07), em Boninal, no interior da Bahia. O empreendimento é o primeiro da empresa no país. O evento tem presença confirmada do CEO da PAE, Marcos Bulgheroni; do diretor geral da companhia no Brasil, Alejandro Catalano; do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O Complexo Eólico Novo Horizonte possui investimento de R$ 3 bilhões e geração de mais de 3.200 vagas de emprego. São 94 aerogeradores distribuídos em 10 parques nos municípios de Boninal, Novo Horizonte, Ibitiara, Brotas de Macaúbas, Piatã e Oliveira de Brejinhos. A capacidade instalada para geração de energia é de 423 MW, suficiente para abastecer cerca de 1 milhão de residências brasileiras.



Lula anuncia investimentos de mais de R$ 3 bilhões em energia, habitação, educação, saúde e cultura na Bahia

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na noite de segunda-feira (1º), o investimento de R$ 3,8 bilhões nas áreas de energia, habitação, educação, saúde e patrimônio histórico na Bahia.  O anúncio foi feito durante cerimônia realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os anúncios estão no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, conhecido como Novo PAC. "O que nós estamos tentando mostrar é que esse país pode ser diferente. A gente pode construí-lo", comentou o presidente. Essa foi a segunda agenda do presidente Lula na Bahia na segunda-feira (1º). Pela manhã, ele esteve em Feira de Santana para a entrega da duplicação do lote 6 da BR-116. Além disso, assinou aberturas de licitações para a duplicação do Contorno Leste do município e de trecho da BR-101.



Deputado Vitor Bonfim Celebra o 02 de Julho

Foto: Divulgação

O Deputado Estadual Vitor Bonfim utilizou suas redes sociais para celebrar o 02 de Julho, data histórica que marca a Independência da Bahia. Em uma mensagem emotiva, o parlamentar destacou a importância do dia para todos os baianos e ressaltou a significância histórica do evento. "É com imenso orgulho que hoje celebramos a bravura e a determinação dos baianos que lutaram pela nossa liberdade. O 02 de Julho simboliza a resistência e a vitória do povo baiano contra a opressão. Que possamos sempre lembrar e honrar os heróis que tornaram possível nossa independência", declarou o Deputado Vitor Bonfim em sua publicação.



Homem é esfaqueado no pescoço enquanto dormia dentro de casa no município de Guanambi

Foto: Reprodução

Um homem foi morto a golpes de faca na manhã de segunda-feira (1º), na cidade de Guanambi, sudoeste baiano. Segundo a Polícia, a vítima foi identificada como Joel Mota da Silva, de 32 anos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e informou que Joel foi atingido no pescoço enquanto dormia. “Um corte muito profundo provavelmente na jugular. A vítima morava sozinha. Estamos colhendo mais informações nas redondezas. Instauramos o inquérito policial para investigar o homicídio”, relatou o delegado Clécio Magalhães, da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin. A vítima era natural de Malhada. 



Julho terá bandeira amarela na conta de luz, define Aneel

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela. Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28/06). A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior. Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia. As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.



Governo do Estado anuncia investimento de R$ 61 milhões para o município de Contendas do Sincorá

Foto: Divulgação

O domingo começou com novidades para a população do pequeno município de Contendas do Sincorá, no Sertão Produtivo. O governador Jerônimo Rodrigues entregou a pavimentação da BA-026, a modernização do Mercado Municipal, praças nos distritos, iluminação do estádio, sistema de abastecimento de água e uma ambulância. Os investimentos chegaram a R$ 60 milhões. Ele ainda visitou as obras da nova escola de tempo integral e anunciou mais entregas para a cidade de pouco mais de cinco mil habitantes. A entrada de Contendas do Sincorá está de cara nova. Foram 87 km da BA-026 pavimentadas até Maracás, com um investimento de R$ 57 milhões. Uma obra expressiva, que tem facilitado o escoamento da produção agrícola e a vida da população. “A cidade está bem cuidada.  Pretendemos expandir ainda mais essa obra com a pavimentação de outros trechos da cidade, no acesso aos distritos”, contou o governador. Além de uma rodovia novinha, os pequenos produtores do município também ganharam um local organizado para comercializar os seus produtos, garantindo a renda necessária para toda a família. A modernização e ampliação do Mercado Municipal, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) teve um investimento de R$ 1,3 milhão e conta com novas barracas e boxes. Também foram entregues a iluminação em led do estádio municipal, praças nos distritos Casa de Pedras e São Gonçalo, sistema simplificado de abastecimento de água na localidade de Palmeiras e uma ambulância, que vai contribuir para o atendimento à saúde no município. “Estávamos, realmente, precisando dessa ambulância, porque o transporte não estava sendo suficiente para atender à demanda, que é muito grande. Além disso, estamos com mais médicos e profissionais maravilhosos para atender a nossa comunidade. Um atendimento que nunca houve em Contendas antes”, salientou a técnica de enfermagem Silmara Conceição. 



Vitor Bonfim participa da cerimônia de anúncios de investimento do Governo Federal na Bahia

Foto: Divulgação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve hoje na capital baiana para anunciar significativos investimentos do Governo Federal destinados ao estado da Bahia. A cerimônia, realizada para lançar os projetos do Novo PAC, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, lideranças políticas dentre eles o Deputado Estadual Vitor Bonfim. Os investimentos abrangem diversas áreas estratégicas para o desenvolvimento baiano, incluindo energia, habitação, educação, saúde e patrimônio histórico.

Foto: Divulgação

Os projetos anunciados demonstram o compromisso do governo em promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos baianos. A implementação dessas iniciativas será acompanhada de perto para garantir que os benefícios alcancem toda a população de maneira eficiente e transparente.



Veículo furtado em São Paulo é recuperado pela PRF no município de Ipiaú

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo furtado na madrugada deste sábado (29). A ação foi registrada durante a Operação São Pedro, no Km 842 da BR 330, trecho do município de Ipiaú, interior baiano. Segundo informações da PRF, era por volta das 1h quando a equipe abordou um veiculo de cor vermelha. Durante consultas aos sistemas de segurança, os policiais constataram que o veículo tinha uma restrição por furto registrada na cidade de São Paulo em janeiro deste ano. O proprietário do veículo afirmou que adquiriu o carro em uma troca há aproximadamente 6 meses com uma pessoa da região e que desconhecia sua origem ilícita. Diante dos fatos a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil local para adoção das medidas cabíveis.



Cachorro inteligente entende linguagem de sinais e cena viraliza

Foto: Reprodução

O influenciador Derek, conhecido por fazer conteúdo sobre linguagem de sinais, surpreendeu seus seguidores ao revelar que seu cachorrinho da raça corgi conseguia entender o que ele e sua esposa estavam conversando. No vídeo compartilhado no Instagram, o cachorrinho apareceu olhando seu tutor fazer os sinais e reagindo de forma animada ao perceber algumas das suas ações favoritas sendo reproduzidas pelo homem, como "jantar" e "bolinha". A publicação que viralizou e atingiu 2,7 milhões de curtidas e 31,4 milhões de visualizações. Nos comentários, os internautas se divertiram com a esperteza do cachorro. "Sinceramente, se um cão pode aprender ASL, qual é a nossa desculpa para não o fazer?", "Espera, então queres dizer que o teu cão aprendeu a associar um som e um sinal de mão a uma ação específica?! Queres dizer exatamente como ensinamos aos cães a maioria das coisas como sentar, ficar e rebolar?!" e "Estou aqui para aquele olhar perturbado quando o jantar não está a ser servido", declararam.



Acidente em estrada vicinal de Ibirataia deixa motorista morto

Foto: Reprodução

Um homem morreu após o carro que dirigia capotar em uma estrada vicinal em Ibirataia, no Sudoeste baiano. O acidente ocorreu por volta do meio-dia deste sábado (29) perto da localidade de Três Barras, zona rural do município. Segundo a Polícia local, o motorista, ainda não identificado, foi a óbito no local. Ainda não se sabe o que causou o acidente. Um homem, identificado como Adenício Machado da Silva, que estava no banco do carona não sofreu ferimentos. O corpo do motorista foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié, na mesma região. Ainda não há informações de velório e sepultamento.



Duas pessoas morrem em acidente na BR-116, em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Um acidente entre um carro e uma carreta resultou em duas mortes na BR-116, no trecho de Vitória da Conquista, neste sábado (29). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os óbitos foram confirmados pela equipe de resgate da ViaBahia. Devido ao acidente, o tráfego ficou interditado nos dois sentidos até o início da noite. As vítimas ainda não foram identificadas. A ocorrência foi registrada pela PRF e pelo Departamento de Polícia Técnica. Os corpos foram removidos ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista.



TCE-BA decide pela regularidade da aquisição de trens para VLT do subúrbio em Salvador

Foto: Divulgação l TCE/BA

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) julgou e decidiu pela regularidade dos procedimentos realizados no âmbito da solução consensual promovida entre os Estados da Bahia e do Mato Grosso e o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande e a empresa CAF Brasil para aquisição de composições e outros equipamentos destinados à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o subúrbio de Salvador. O processo foi apreciado durante a sessão plenária desta quinta-feira (27) e o voto do relator, conselheiro João Bonfim, foi seguido à unanimidade pelos demais conselheiros. De acordo com o voto do relator, o Estado terá uma economia de mais de R$ 300 milhões na aquisição dos trens, que vai resolver a questão do transporte coletivo no subúrbio da capital. Além de considerar como regular a aquisição dos bens, os conselheiros firmaram o entendimento de que o TCE-BA deverá seguir acompanhando com suas auditorias as próximas fases da execução do contrato que será celebrado, assim como auditará todas as fases de aquisição e implantação do VLT em Salvador e Região Metropolitana. Após a finalização dos últimos ajustes, a assinatura do contrato deverá ocorrer na próxima semana. O TCE segue monitorando e auditando todos os passos do contrato.



STF decide que Ministério da Saúde tem que garantir direito de pessoas trans no SUS

Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, que o poder público deve tomar medidas que garantam o atendimento em saúde de pessoas transexuais e travestis de acordo com o gênero com o qual o paciente se identifica. Os ministros analisaram o caso em ambiente virtual na sexta-feira (28). Seguiram integralmente a posição do relator Gilmar Mendes os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski (aposentado), Rosa Weber (aposentada), Dias Toffoli, Luiz Fux, André Mendonça. Os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso (presidente) acompanharam o relator, mas propuseram medidas adicionais para adaptar, também, a identificação de gênero dos pais na Declaração de Nascido Vivo (primeiro documento do recém-nascido). O pedido, apresentado em 2021 pelo PT, voltou-se contra ações e omissões do Ministério da Saúde, à época sob a gestão do governo Jair Bolsonaro. O partido sustentou que os procedimentos do sistema de saúde para exames e consultas desrespeitavam os direitos deste segmento da população. E pediu que o Sistema Único de Saúde se adaptasse para garantir o atendimento ao grupo de forma igualitária.



Cidades do Oeste baiano registram menores temperaturas do Nordeste

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Uma cidade baiana, localizada no oeste do estado, registrou a menor temperatura do Nordeste nas últimas 24h. A informação foi divulgada no boletim desta quinta-feira (27) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No ranking das cinco primeiras cidades mais frias, quatro são da Bahia. Embora não tenham sido registradas temperaturas negativas, todas ficaram abaixo dos 15 graus. Barreiras (BA) lidera o ranking com 12,4?°C, seguida por Correntina (BA), que marcou 12,5?°C. Além delas, Arco Verde (PE) registrou 13?°C, Vitória da Conquista (BA) 13,3?°C e Luís Eduardo Magalhães (BA) 13,6?°C. Barreiras também aparece entre as cidades com maiores temperaturas durante o dia, alcançando 34,3?°C, a maior do estado. Isso significa que a variação de temperatura ao longo do dia pode chegar a 21,9?°C, um fenômeno notável para a região. No contexto nacional, os estados mais frios nas últimas 24 horas foram Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com temperaturas chegando a 0,5?°C negativos em Bom Jardim da Serra - Morro da Igreja, SC. Na Bahia, desde o início do inverno, em 20 de junho, várias cidades têm registrado temperaturas abaixo de 15?°C, como Piatã, na Chapada Diamantina, que marcou 10,9?°C na madrugada de sábado (22) e 13,7?°C no dia anterior.



Mulher é presa por intolerância religiosa em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Uma mulher foi presa em flagrante acusada de intolerância religiosa em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. A acusada, que não teve o nome informado, foi presa nesta quinta-feira (27). A vítima, identificada como Jamile Novaes, foi quem registrou um boletim de ocorrência. A denunciante é dona de uma loja e costureira de roupas de temática africana. Conforme relato da mulher, que é adepta da umbanda, a acusada, que se diz evangélica, a xingou com palavras de baixo calão, afirmando que a crença da vítima era coisa de “demônio” e “diabo”. Para provar a situação, a costureira gravou vídeos, mostrando os ataques da vizinha evangélica. Este é o sexto caso de intolerância religiosa registrado em Vitória da Conquista neste ano, de acordo com a delegada Gabriela Oliveira Teixeira Rigaud. A acusada vai passar por uma audiência de custódia para saber se vai responder o caso em liberdade.



Vitória da Conquista: Homem é preso por violência psicológica contra ex-companheira

Foto: Divulgação

Um homem foi preso durante rondas da Operação Cyberstalking, no bairro do Costa Azul, nesta quarta-feira (26). O suspeito era acusado de praticar os crimes de extorsão, ameaça, perseguição, violência psicológica, difamação e injúria contra a sua ex-companheira. Os crimes aconteceram na cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, durante os meses de abril e maio deste ano. De acordo com a vítima, o suspeito usou mais de 11 números de celulares diferentes para fazer ameaças de morte e difamações. O suspeito realizava falsas denúncias anônimas contra a mulher, na instituição de ensino em que ela lecionava, se identificando como aluno. Por meio da investigação criminal tecnológica do Núcleo Técnico de Interceptação de Sinais (NTIS) foi comprovado que o acusado era o dono dos números usados nas ameaças. Com o resultado das investigações, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Vitória da Conquista) representou pela prisão do homem junto ao Poder Judiciário. Os mandados foram cumpridos por policiais da Deam da Casa da Mulher Brasileira, em uma residência no bairro do Costa Azul. Dois celulares foram apreendidos e encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).



Aracatu: Corpo de mulher é encontrado em lagoa da zona rural

Foto: Reprodução

O corpo de uma mulher identificada apenas como Loe foi encontrado em uma lagoa na zona rural do município de Aracatu, a cerca de 35 km de Brumado. A vítima foi encontrada nesta quarta-feira (26) por familiares e amigos. O corpo estava parcialmente submerso em uma lagoa na Fazenda Licuri Novo, na região da Salina, zona rural do município. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizou o levantamento cadavérico. A mulher tinha sido dada como desaparecida na manhã do mesmo dia. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para passar por necropsia.