ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Um terço dos municípios baianos têm casos de abate clandestino, revela pesquisa da Adab

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa realizada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e divulgada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) revelou que cerca de 33% dos abates de animais no estado são realizados de forma irregular. Essa prática configura crime por coloca em risco a saúde da população. O MP-BA lançou uma campanha publicitária visando conscientizar os consumidores sobre a importância de verificar a procedência da carne que compram. "O abate clandestino dificulta o controle sanitário e o rastreamento da carne, na medida em que impede a realização de exames adequados nas carcaças e não segue as normas e procedimentos sanitários durante a manipulação do animal", destaca a coordenadora e promotora de Justiça Thelma Leal. Doenças como tuberculose, cisticercose, brucelose, botulismo, aftosa e raiva são algumas das consequências do consumo de carne proveniente de abates clandestinos. Segundo a promotora, esse número de doenças transmitidas por carne contaminada pode chegar a mais de 30.



Bahia volta a perder para o Flamengo no Maracanã e está eliminado da Copa do Brasil

Foto: Reprodução

O Bahia está eliminado da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (12), no Maracanã, o Tricolor voltou a perder para o Flamengo por 1 a 0, pelo jogo de volta das quartas de final. O gol foi marcado por Arrascaeta. Agora, o Esquadrão de Aço volta suas atenções para o Brasileirão, mas terá pouco tempo para lamber suas feridas. No próximo domingo (15), às 18h30, o time baiano recebe o Atlético-MG, na Arena Fonte Nova, pela 26ª rodada. A equipe de Rogério Ceni ocupa o sétimo lugar com 39 pontos, dois a menos do que o São Paulo, que é o sexto fechando o G-6 da tabela de classificação.



PRF apreende mais de 160 aparelhos eletrônicos transportados ilegalmente em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Na manhã de terça-feira (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 162 aparelhos eletrônicos transportados ilegalmente durante uma fiscalização de excesso de peso em veículos de carga, no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista. A abordagem foi realizada em um caminhão Volvo/FH 460, que apresentava danos visíveis no para-brisa. Durante a inspeção, os policiais notaram diversas caixas de papelão na cabine do veículo, que ao serem abertas, revelaram a presença dos aparelhos eletrônicos. Ao ser questionado, o motorista admitiu que a mercadoria não possuía nota fiscal e que havia sido coletada em Guarulhos, com destino a Milagres. Ele afirmou que receberia R$ 300 por cada caixa transportada. Diante da situação, a ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal em Vitória da Conquista, para que fossem tomadas as providências cabíveis relacionadas ao crime de descaminho.



Operação da PF realiza vistoria em 13 escolas de vigilante na Bahia

Foto: Divulgação

A operação “Formação Legal III”, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (11), promoveu uma fiscalização em 256 escolas de formação de vigilantes em todo o país. Na Bahia, a operação federal mobilizou 17 policiais para vistoriar 13 escolas em todo o estado. Foram visitadas escolas em Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Barreiras. A Polícia Federal informou que foram “verificadas as regularidades dos cursos, especialmente no que diz respeito ao cumprimento da grade curricular e da carga horária; ao controle de frequência dos alunos; à observância da quantidade máxima de alunos permitida em sala de aula; à regularidade dos instrutores e das aplicações de provas; à quantidade mínima de tiros prevista para cada curso, entre outras obrigações legais”, aponta o comunicado divulgado nesta quarta. O órgão afirma ainda que as empresas irregulares serão autuadas, podendo “sofrer penalidade de advertência, multa e até cancelamento da autorização de funcionamento”. A PF não informou se algum estabelecimento foi autuado na Bahia.



Idoso acusado de matar esposa é encontrado morto em Contendas do Sincorá

Foto: Reprodução

Um idoso, de 77 anos, foi encontrado morto em Contendas do Sincorá, no Sudoeste baiano. O homem, identificado como Joaquim José dos Santos, é acusado de matar a esposa a golpes de faca na casa onde residiam no povoado do Sincorá, zona rural do município. A vítima do feminicídio foi identificada como Carmelita Maria dos Santos, de 78 anos. Agentes do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionados e ao chegar no local encontraram o idoso sem sinais de vida. A suspeita é que ele tenha tirado a própria vida. O corpo dele foi levado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia no Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. 



Estudantes e funcionários de escola passam mal após dedetização na Bahia

Foto: Reprodução

Alunos de uma escola municipal em Caravelas, no extremo sul da Bahia, passaram mal e foram internados após uma dedetização na unidade escolar na terça-feira (10). No total, 24 pessoas foram internadas, sendo 21 alunos e 3 funcionários. De acordo com a administração da escola Escola Municipal Francisco Henrique dos Santos, a dedetização foi realizada na segunda-feira (9), por volta das 14h. A empresa responsável informou que o espaço poderia ser usado após seis horas. No entanto, na terça-feira (10), por volta das 9h, mesmo após mais tempo do que o indicado, alunos e funcionários começaram a passar mal. Todos foram encaminhados para duas unidades de saúde em Teixeira de Freitas, município a cerca de 23 km de distância. Receberam atendimento e estão em observação, com estado de saúde estável. As aulas estão suspensas, com previsão de retorno para quinta-feira (12) ou sexta-feira (13). Será feita uma limpeza na escola e uma vistoria pelas Secretarias de Educação, Saúde e Vigilância Sanitária.



Oeste da Bahia vai receber usina de etanol capaz de processar 1 milhão de toneladas de grãos

Foto: Divulgação

A Inpasa, a maior produtora de etanol de milho no Brasil, anunciou, nesta quarta-feira (11), um investimento de R$ 1,2 bilhão para construir uma usina de etanol em Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste baiano. Com a chegada da empresa, a Bahia, que importa cerca de 80% do etanol que consome atualmente, deve receber uma unidade industrial capaz de processar 1 milhão de toneladas de grãos, principalmente milho e sorgo. A previsão da empresa é que a unidade na Bahia esteja pronta em 2026 e o empreendimento deve receber incentivos fiscais do governo do Estado. Além disso, os cálculos indicam que a usina será capaz de produzir, por ano, 460 milhões litros de etanol, 230 mil toneladas de DDGS, 23 mil toneladas de óleo vegetal e 200 Gwh de energia elétrica.



Homem de 76 anos é preso por abuso sexual contra criança autista de 6 anos em Riacho de Santana

Foto: Reprodução

Um homem de 76 anos foi preso em Riacho de Santana, acusado de abuso sexual contra um menino autista de 6 anos. A prisão ocorreu na manhã de quarta-feira (11), em cumprimento a um mandado judicial. As investigações da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), o crime teria ocorrido na residência do acusado. A denúncia foi feita pela mãe da criança após ela notar o filho saindo da casa do suspeito. A criança havia contado que o idoso havia pedido para tocar em suas partes íntimas e não contar para ninguém. Imediatamente, a mãe contactou a polícia. O delegado Sandro Marco Nunes Gomes indiciou o acusado por abuso sexual de vulnerável e solicitou sua prisão preventiva. O acusado encontra-se preso à disposição da Justiça.



Professores da Uneb fazem paralisação nesta quarta (11) por campanha salarial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) marcaram uma paralisação das atividades para esta quarta-feira (11/09), como sequência da campanha de reajuste salarial Segundo informações da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) ao IB, haverá uma rodada de negociações nesta quarta com a Secretaria Estadual de Educação. Unificado, o ato vai durar 24 horas e irá ocorrer em todas as unidades da Uneb. Segundo a categoria, a proposta apresentada na última reunião, ocorrida em 29 de agosto, foi “desrespeitosa”, mas que houve um avanço nas negociações entre docentes e governo. Foi oferecido reajuste de 5,7%, que seria pago em três parcelas de (jan/2025, jan/2026 e dez/2026), algo que, segundo a Aduneb, não cobre as perdas salariais tidas pela falta de recomposição da inflação desde 2015, que chegam a 35%.



Jovem perseguida por homem armado foge para dentro de escola em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Street View

Uma jovem de 18 anos foi vítima uma tentativa de homicídio na cidade de Vitória da Conquista, nesta terça-feira (10/09). Um homem armado perseguiu e atirou contra a vítima, que buscou refugiu dentro do Colégio Estadual de Tempo Integral Camillo de Jesus Lima. Segundo informações preliminares, a garota foi atingida por dois disparos e foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo encaminhada, em seguida, para o Hospital de Base. Não há informações sobre seu estado de saúde. A Polícia Militar informou que policias da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados e realizaram buscas para identificar possíveis suspeitos, mas ninguém foi alcançado.



Homem morre após sofrer reação alérgica depois de picada de abelha na Bahia

Foto: Reprodução l Rede Social

Um homem, de 42 anos, morreu após sofrer uma reação alérgica grave depois de uma picada de abelha em Santaluz, na região sisaleira. A vítima, identificada como Ailton de Almeida Barreto, trabalhava em uma área de garimpo quando teria sido picado por uma abelha. O homem chegou a ser socorrido por dois sobrinhos até um posto de saúde. No local, ele foi submetido para tratamento de choque anafilático, mas não resistiu. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, que deve fazer uma perícia para apontar as causas da morte. 



Estudantes desenvolvem couro ecológico utilizando palma forrageira na Bahia

Foto: Divulgação

Os alunos Bianca Silva, João Pedro Rosa e Milena Santos, do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, localizado em Ipupiara, no Centro-Sul da Bahia, desenvolverem um couro ecológico utilizando a Opuntia Cochenillifera, conhecida popularmente como palma forrageira. O invento dos jovens é voltado para uma cadeia produtiva sustentável. Cumprindo os pré-requisitos de práticas éticas e ambientalmente legais, a jovem cientista Bianca explica que a escolha da planta, que pertence à família botânica Cactaceae, se deve a resistência e impermeabilidade do material. “A gente precisava provar que as confecções a partir do couro feito com vegetal têm resistência para uso diário, por isso a palma forrageira foi a melhor opção. Além de ser uma planta em abundância em nossa região semiárida, ela também tem as propriedades necessárias para desenvolver o produto”. O produto se diferencia dos que já existem no mercado pela utilização de técnicas específicas desenvolvidas no laboratório do colégio. Após produzir o couro, o passo seguinte é costurar o tecido, possibilitando a criação de um novo produto, como bolsas, por exemplo. O projeto, que tem, segundo a estudante, finalização manual, é orientado pelos professores Edippo de Souza e Carol Castro, sendo parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação.



Uneb abre mais de 6 mil vagas para vestibular 2025; veja como se inscrever

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) 2025, que vão de 9 de setembro a 7 de outubro, com mais de 6 mil vagas para mais de 4 mil cursos presenciais e outros 1.900 cursos à distância. Os interessados em garantir isenção na taxa de inscrição também devem solicitar entre esta segunda-feira (9) e terça (10). As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. Para inscrição, estudantes precisam pagar taxa de R$ 90, que ocorre, exclusivamente, pelo site da Uneb (veja aqui). As inscrições para isenção da taxa ocorrerão nos dias 9 e 10 de setembro e podem ser solicitadas por concluintes ou egressos do ensino médio em escolas públicas da Bahia, ou por servidores das universidades públicas estaduais e seus dependentes.



Ministério reconhece situação de emergência em Dom Basílio e mais três cidades baianas que enfrentam estiagem

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Quatro cidades baianas estão na lista dos 27 municípios que tiveram a situação de emergência devido a estiagem reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. Em lista divulgada na sexta-feira (6), os municípios de Condeúba, Cordeiros, Dom Basílio, Cansanção e Tanque Novo, poderão solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. De acordo com o MIDR, a solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados e após a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.



Homem de 55 anos morre após ser vítima de acidente de trânsito em Guanambi

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um homem de 55 anos morreu na noite deste sábado (7), após ser vítima de uma acidente de trânsito em Guanambi. O homem identificado como Eugênio Diamantino Neto chegou a ser socorrido para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. O acidente que Eugênio estava envolvido, ocorreu entre duas motocicletas na noite da última sexta-feira (06). Conforme informações, o condutor de uma motocicleta acabou realizando uma conversão na referida avenida, momento em que foi atingido pelo outro veículo que trafegava no mesmo local. Além de Eugênio, um jovem de 27 anos ficou ferido e foi conduzido para o HGG. Não há informações sobre o estado de saúde dele.



Polícia prende casal que assaltou clientes em academia em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Um casal foi preso após assaltar clientes de uma academia de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. O flagrante ocorreu na noite desta quinta-feira (5) quando os suspeitos já estavam no bairro Henrique Prates. Câmeras de segurança registraram o momento da ação. Segundo a Polícia Militar (PM-BA), agentes da 78ª CIPM faziam rondas na região quando foram acionados com informações de que a dupla que havia assaltado uma academia no bairro Bruno Barcelar tinha sido vista na região. Uma guarnição iniciou as buscas aos suspeitos e conseguiram alcançar o casal. Com eles, foram encontrados uma pistola falsa e seis celulares. Os dois e o material apreendido foram apresentados à Polícia Civil.



Polícia prende acusado de estupro virtual na Bahia; homem usava redes sociais para cometer abusos

Foto: Divulgação

Um jovem, de 18 anos, foi preso acusado de estupro virtual em Mairi, na Bacia do Jacuípe. Segundo a Polícia Civil, o homem é acusado de usar as redes sociais para ameaçar e coagir vítimas, obrigando elas a enviar vídeos e fotos íntimas. Segundo a Polícia Civil, pelo menos 11 vítimas, adolescentes de 11 a 14 anos, já foram identificadas. O cumprimento dos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foi feito por equipes da delegacia de Mairi e da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina). O acusado foi localizado no povoado do Angico, zona rural de Mairi. Na ação, foram apreendidos dois celulares usados pelo suspeito.



Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Malhada de Pedras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na última sexta-feira (30/8), a situação de emergência em 24 municípios de sete estados afetados pela estiagem. Na Bahia, os municípios de Anagé, Malhada de Pedras, Barro Alto, Boa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Jaguarari e Pilão Arcado tiveram a situação de emergência reconhecida. Agora as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.



Polícia Civil cumpre mandados contra criminosos que furtaram R$ 3 milhões em joias em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Vitória da Conquista cumpriu nesta quarta-feira (4), mandados de busca e apreensão na casa de dois suspeitos de participar do furto de R$ 3 milhões em joias de uma residência no Condomínio Central Park, na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, Bairro Recreio. A operação resultou na apreensão de seis celulares, dez cartões de crédito e uma câmera Speed Dome. O crime ocorreu em 9 de agosto deste ano, quando a vítima, uma mulher de 45 anos, percebeu o desaparecimento de várias joias de sua residência, avaliadas em R$ 3 milhões. As peças estavam guardadas em uma mala com senha. A vítima relatou comportamento suspeito por parte de duas funcionárias, de 24 e 49 anos, dias antes do ocorrido. Os investigadores realizaram buscas nos endereços das suspeitas, localizados nos bairros Boa Vista e Ibirapuera. Um vídeo divulgado pela vítima mostra uma das mulheres manuseando as joias pouco antes do desaparecimento, reforçando as suspeitas. Os celulares apreendidos serão periciados para localizar as joias furtadas e identificar possíveis receptadores. As imagens da câmera também serão analisadas para verificar a movimentação nas residências das investigadas. As duas suspeitas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos e seguem sendo investigadas pelo crime de furto qualificado com abuso de confiança e fraude, conforme o artigo 155, §4º, inciso II do Código Penal Brasileiro.



Mulher em surto esfaqueia os filhos na Bahia; garota de 6 anos morreu

Foto: Reprodução

Um crime chocou moradores do município América Dourada, na Bahia, na manhã desta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, uma mulher esfaqueou seus filhos, de 6 e 8 anos após ter sofrido um surto psicótico no momento do ataque. Paula Santos havia ido à academia por volta das 7h30 e, ao retornar, cometeu a tragédia em sua residência. A filha de 6 anos foi levada ao Hospital Municipal de América Dourada, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Após o ataque, Paula tentou tirar a própria vida, esfaqueando-se. Tanto ela quanto o filho foram socorridos com urgência e encaminhados ao Hospital Regional de Irecê e seguem internados. As circunstâncias do ocorrido serão apuradas pela Polícia Civil.