ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Provedores promovem 'apagão' de internet nesta terça, contra restrições da Coelba

Companhia de energia elétrica baiana baixou novas regras para uso dos postes, no cabeamento de conexões banda larga, com prazo de 30 dias de adaptação, considerado curto (Foto: Reprodução)

O fornecimento de internet a cabo pode ser suspenso por 24 horas em toda a Bahia devido a um impasse entre representantes das empresas provedoras que prestam esse serviço e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que disponibiliza espaço nos postes. As duas partes se reúnem nesta segunda-feira (12), para tratar o embate e evitar a interrupção. Segundo o Sindicato das Empresas de Internet do Estado da Bahia (Seinesba), a Coelba estabeleceu novos critérios para o cabeamento nos postes, que deve ser seguido pelos provedores em um prazo de 30 dias, tempo que o sindicato considera curto. “Esperamos resolver por definitivo essa questão. Vamos mostrar para a Coelba o interesse do setor em legalizar o compartilhamento e com isso esperamos da companhia de energia um retorno através de um termo de ajuste de conduta onde essa questão seja de uma vez por todas, resolvida”, afirma André Costa, presidente do Seinesba.


O fornecimento da internet a cabo pode ser suspenso por 24 horas em toda a Bahia, a depender do resultado de uma reunião que vai ser realizada em Salvador, na segunda-feira(12), entre representantes de empresas provedoras que prestam esse serviço e a Companhia de Energia Elétrica do Estado da Bahia(Coelba), à qual os empresários alugam espaços nos postes. O conflito entre Coelba, Prefeitura de Salvador e provedores de internet é antigo e também atinge empresas que ainda trabalham com telefone fixo via cabo. O compartilhamento dos postes fugiu ao controle da empresa de energia elétrica e acabou provocando situações complicadas e brigas, havendo até ameaças de morte quando a prefeitura de Salvador interveio, no ano passado, por questões estéticas. A reportagem vem acompanhando a situação e mostrando que, em muitos locais, há excesso de cabos e fios pendurados, o que prova, além de danos estéticos, riscos para a população. A Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel) permite o compartilhamento dos postes instalados por empresas concessionárias de energia, como no caso da Coelba, mas há limites que não estão sendo cumpridos há muitos anos. Um dos principais problemas encontrados por quase toda a cidade, são cabos e fios abandonados por sistemas antigos e em desuso e que não são retirados pelas empresas. Dos 158 mil postes que existem na cidade, 130 mil são de responsabilidade da Coelba e compartilhados por provedores de internet a cabo. O compartilhamento custa R$ 6, em cada um dos postes, mas em muitos locais da cidade, há um grande emaranhado de fios e só os técnicos conseguem identificar a função de cada um. Existem casos, de acordo com provedores, em que que empresas sem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel), estão fazendo uso dos postos e piorando ainda mais a situação. O grande problema dos provedores e donos de empresas que distribuem o sinal da internet em toda a Bahia é conseguir um acordo com a Coelba e com a Prefeitura de Salvador para regularizar e corrigir os problemas, sem prejuízos. A questão é tão grave que desde o começo da semana passada, várias entidades estão discutindo o assunto em Salvador, São Paulo e Brasília para chegar um acordo e evitar que a Coelba siga com a política de arrancar os cabos provocando interupção do sinal da internet e prejudicando os usuários. A última reunião foi na sexta-feira(9), em Brasília, quando houve tentativa de acordo para a questão dos preços cobrados e que são controlados pela Anatel e também para evitar que haja o corte. O presidente da agência reguladora federal, Juarez Quadros, ouviu as reivindicações. Para a segunda-feira, ficou marcada nova reunião, agora aqui em Salvador, a partir das 15h, com diretores da Coelba. O presidente do Sindicato das Empresas de Internet do Estado da Bahia(Senesba), André Costa, alerta que a questão precisa ser resolvida o mais breve possível, sob pena do serviço continuar a ser prejudicado. André diz que não há nenhuma intenção de radicalizar com ações, mas diz que, caso a reunião de segunda-feira não consiga meios para fazer a Coelba parar com os cortes, pode “suspender o serviço pelo menos por 24 horas em toda a Bahia”, enfatiza André. “Os provedores vão ajudar a Coelba no reordenamento do serviço e esse é um dos compromissos que assumir”, diz André. “Mas é preciso que a empresa pare de penalizar com o corte dos serviços que é feito não apenas em Salvador como no interior do estado, provocando prejuízos para empresas, órgãos públicos e, principalmente, para o consumidor final”, completa o empresário. Essa tentativa de resolver a questão do compartilhamento, já provocou situações complicadas até para dirigentes públicos. Conforme a reportagem denunciou em março do ano passado, uma mensagem de texto ameaçou de morte o diretor de Iluminação da Secretaria Municipal de Ordem Pública(Semop), Bruno Barral, que registrou ocorrência e pediu providências à polícia. As ameaçadas começaram depois que Bruno Barral descobriu alguns cabos e fios caídos sobre a calçada, entre dois postes, na Rua Dr.Oswaldo Ribeiro, esquina com a Adhemar de Barros, no bairro de Ondina. Bruno explicou que os fios e cabos da rede de telefone celular e internet eram uma ameaça à integridade física de pessoas que usam a calçada movimentada do bairro. Em novembro do mesmo ano, os provedores tiveram que fazer reunião urgente em Salvador, depois que a Coelba começou a tirar caixas de equipamentos colocadas em postes. Essas caixas, de acordo com os técnicos, são terminais imprescindíveis para a distribuição das redes de internet e outros serviços prestados aos usuários. A retirada, interrompe os serviços. 

CONTINUE LENDO


Dois desembargadores do TJ-BA são investigados por suposta venda de decisões

(Foto: Reprodução)

Dois desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) são investigados pela a Procuradoria-Geral da República por suposta venda de decisões judiciais. De acordo com a coluna Brasil Confidencial, da revista IstoÉ, os magistrados são Gesivaldo Nascimento Britto e Maria das Graças Osório. Em uma das causas suspeitas, Maria das Graças teria anteciado tutela num caso contratual, entretanto, a decisão foi suspensa por outra desembargadora. Em seguida, a nova decisão foi cassada por Gesivaldo, ato que realçou a suspeita de conluio entre ele e Maria das Graças. Agora, a PGR pediu a quebra de sigilo bancário de Gesivaldo devido à evolução patrimonial dele. De acordo com a coluna da revista semanal, o TJ-BA foi procurado para se posicionar sobre o assunto, mas não deu retorno.



Inadimplência: Apenas 80 municípios se inscrevem em edital de festas juninas

Foto: Comteúdo l 97News

Após dois adiamentos da seleção pública para patrocínio de festas juninas dos municípios (veja aqui e aqui), encerrado nesta terça-feira (6), apenas 80 prefeituras se inscreveram para receber recursos da Bahiatursa para promover os festejos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (8) pelo secretário de Relações Institucionais (Serin), Josias Gomes. “Fizemos dois adiamentos para que pudéssemos atingir o maior número de munícipios possíveis, não passou de 80 municípios. Os que conseguiram resolver farão os convênios, vamos começar a efetuar o repasse dos recursos”. Para firmar a parceria, os Municípios não podem estar inadimplentes e ter suas contas regularizadas. De acordo com Josias, a quantidade de prefeituras que conseguiram patrocínio foi semelhante ao último ano – menos de 90 gestores. Diante da situação, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa, se manifestou publicamente, sugerindo que o governador autorizasse a contratação direta de produtoras e atrações pela Bahiatursa. “Ocorre que o pleito feito pelo presidente carece de uma sustentação financeira do Estado também para atender a demanda. Se não todos, mais de 90% fazem os festejos juninos. Aí reside o problema, o Estado não é capaz de atender todos os municípios”, afirma o secretário. Josias afirma que o governo deve pensar como atender a mais municípios, mas, a 16 dias do São João, não é foco prioritário. “Não estamos pensando como solucionar essa questão agora não. Primeiro vamos ver o fluxo de caixa para os que estão com a situação de adimplência”, explica. De acordo com o titular da Serin, os recursos concedidos variam entre R$ 30 mil e R$ 100 mil. Segundo Josias, é considerado o histórico de festas juninas da cidade, entre outros critérios. “Tem várias questões que são cortejadas, têm municípios tradicionais. O governador decide o quanto vai ser vai ser destinado a cada um deles”. 



Asfab realiza plenária com associações e participação da diretora geral da SDR

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (29) no auditório da SEMAC foi realizada uma plenária com a presença da diretora geral da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para apresentar as politicas de desenvolvimento rural no território sertão produtivo e as estruturas e serviços para o atendimento dos nossos agricultores familiares no território. O evento contou com a participação de varias associações rurais do município, lideranças locais e regionais. Os participantes deram a sua contribuição e tiveram a oportunidade de conhecer melhor a SDR, onde a diretora geral Ila Baraúna fez um apresentação dos diversos setores que trabalham com as áreas especificas para o fortalecimento da nossa agricultura familiar. A Asfab vem fazendo diversas plenárias nos municípios dos territórios de identidade sertão produtivo, como Vitoria da Conquista, Brumado, Malhada de Pedras, Condeúba e Cordeiros,  apresentando as conquista das politicas  públicas e os desafios que agricultura familiar vem tendo com os desmontes nas politicas do rural,  prejudicando diretamente os agricultores. "Nada melhor de que trazer o estado para perto, debatendo e discutindo as ações da agricultura familiar, essa e a oportunidade  de construirmos uma relação próxima com a SDR que esta sendo conduzida pelo secretario Jerônimo Rodrigues, que não mede esforços para fortalecer a nossa agricultura familiar no estado, destacou Márcio Aguiar, diretor executivo da ASFAB. 

Foto: Divulgação


Jovem de 23 anos morre após moto pilotada pelo namorado bater em árvore

Em choque, rapaz contou que perdeu o controle da moto, invadindo a calçada e batendo na árvore. Com a colisão, ele e a namorada caíram. A jovem faleceu no local (Foto: Reprodução)

Jenifer da Silva Andrade, de 23 anos, morreu em acidente às 4h30 deste sábado (3), após a moto pilotada pelo seu namorado se chocar contra uma árvore, em Santos, litoral paulista. O estudante Maurício Matos Cianelli, de 25 anos, pilotava uma Honda NX150 Bros. Ele contou que perdeu o controle da moto, invadindo a calçada e batendo na árvore. Com a colisão, ele e Jenifer caíram. A jovem faleceu no local, conforme constataram equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O rapaz foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos, sendo removido à Santa Casa.



Juízo Final: Operação notifica seis funerárias com irregularidades em Salvador

Foto: Divulgação | Secom

Seis funerárias – de dez vistoriadas – de Salvador apresentaram irregularidades e quatro foram  autuadas pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) por ausência de preço nos produtos. Dez estabelecimentos, dos bairros de Caminho de Areia, Roma e Vasco da Gama, foram vistoriados nesta segunda-feira (29/5), em mais uma edição da Operação Juízo Final. A ação resultou nas emissões de nove notificações, sendo três por ausência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor, duas por ausência de etiqueta de preço e quatro por não utilizar o vidro fumê na porta. Também foram emitidos mais três autos de infração por ausência de preço. O objetivo da operação é fiscalizar o cumprimento das normas referentes aos direitos do consumidor pelas funerárias, já que muitas pessoas se tornam “alvos fáceis de exploração” devido ao momento de fragilidade emocional. De acordo com o diretor da Codecon, Alexandre Lopes, o órgão emite notificações quando uma empresa é advertida sobre uma pequena irregularidade. Neste caso, o prazo é de dez dias para resolver a pendência. Após esse período, se a equipe fiscalizadora retornar ao local e constatar que a irregularidade não foi retificada, poderá ser lavrado um auto de infração.Esse tipo de aviso ocorre quando, no estabelecimento, é constatada uma irregularidade considerada séria, com potencial ofensivo para o consumidor. A punição pode gerar apreensão, inutilização do produto, interdição (total ou parcial) ou multa, que varia entre R$300 a R$6 milhões, a depender da gravidade da infração.

 



Adolescente morre em Itapetinga após se engasgar com um pedaço de “chimango”

Menina chegou a ser socorrida mas não houve tempo de salvá-la da asfixia. Corpo já foi liberado pelo IML para sepultamento.(Foto: Reprodução)

Mais uma tragédia abalou Itapetinga, desta vez na tarde deste sábado (13). Uma garota de 13 anos, que não teve o nome revelado, morreu por asfixia, após se engasgar enquanto comia um biscoito caseiro de tapioca, do tipo “chimango”. Segundo pessoas próximas, ela começou a a passar mal e convulsionar. Uma equipe do SAMU 192 chegou à residência a tempo apenas de tentar reanimá-la. Mas infelizmente a garota teve parada respiratória e foi a óbito. Uma equipe do DPT foi à residência da jovem e, em vista do desespero dos familiares, acabou liberando o corpo ali mesmo, sem a necessidade de encaminhamento ao IML. O velório já está em andamento e o enterro ocorre neste domingo. Nas redes sociais o clima é de choque entre amigos e parentes da vítima.



São João: Bahiatursa prorroga inscrições de edital até o dia 2 de Junho

Foto: Divulgação

Como sinalizado pelo governador Rui Costa na última quarta-feira (24), o prazo de inscrição de prefeituras na seleção pública realizada pela Bahiatursa para o patrocínio das festas juninas deste ano foi prorrogado. O prazo foi estendido até a próxima sexta (2). Apesar de ter alertado sobre o fim do período cadastral, o Governo do Estado já havia afirmado que o adiamento poderia ocorrer por um pequeno intervalo, desde que não prejudicasse o trâmite burocrático para a concessão de recursos, que será feita por meio de convênios de cooperação técnica e financeira. As inscrições devem ser realizadas no Protocolo Central da Bahiatursa, situada no Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico de Salvador, sempre das 8h30 às 18h. De acordo com o aviso de prorrogação divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE), serão aceitas somente inscrições presenciais e sem documentação pendente – material recebido pelos Correios não serão consideradas. Os gestores municipais podem obter mais informações pelos telefones (71) 3116-6940 / 3116-6866 / 3116-6854 ou por e-mail: [email protected]. 



Bahia: Seis pessoas são resgatadas de trabalho escravo em fazenda de Cardeal da Silva

Foto: Divulgação l SRTE-BA

Pelo menos seis pessoas foram encontradas em condições degradantes de trabalho em uma fazenda em Cardeal da Silva, no agreste baiano. Conforme a força-tarefa encerrada nesta sexta-feira (26) pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE/BA), os trabalhadores eram usados no corte de mata nativa para produção clandestina de carvão em uma fazenda de propriedade de Amarílio Souza Santos e Thiago Cerqueira Santos. Pelo menos, oito fornos foram encontrados no local. Para cada saca de carvão produzido pelos homens, eles recebiam apenas R$7 (sete reais), totalizando cerca R$ 200 por semana, o que sequer garantia o pagamento de um salário mínimo mensal. Ainda segundo a força-tarefa, os empregados dormiam em barracos improvisados de madeira, no meio da mata atlântica, em contato com insetos e outros animais. Eles também dormiam em cima de barracões de lona, sem colchões, e as necessidades fisiológicas eram realizadas a céu aberto, sem direito a banho ou ingestão de água potável. Conviviam ainda com escassez de alimentos, consumindo carne conservadas em sal. Além disso, foi constatado que os trabalhadores contratados tinham dívidas com alimentação com o empregador, com a comprovação do abuso encontrada em um caderno com as referidas informações. Segundo Alisson Carneiro, auditor-fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia, as carteiras de trabalho não eram assinadas e as atividades eram realizadas sem equipamento de proteção. O auditor que participou da operação esclareceu ainda que as habitações foram interditadas, tendo sido lavrados mais de 20 autos de infração. A força-tarefa teve apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) .

Foto: Divulgação l SRTE-BA


São João do Paraíso: Fenômenos estranhos em casa assustam moradores da cidade

Foto: Composição l 97News

Uma casa do distrito de São João do Paraíso, em Mascote, sudeste da Bahia está deixando a população de cabelo em pé. A residência do trabalhador rural Sidnei Pereira, está enfrentando pânico e muito medo com algumas coisas estranhas que vem ocorrendo dentro da casa. O Fenômeno estranho, tem tirado o sossego dos moradores do distrito. Segundo informações do do proprietário da casa, pedras são jogadas na residência e moveis são quebrados e queimados inexplicavelmente. Copos, pratos e outros objetos da casa, também são quebrados sem nenhum motivo aparente e sem uma presença física de uma suposta pessoa. Uma vizinha identificada como Silene Almeida, disse que pedras giravam no ar e o fogo aparecia do nada. Algumas pessoas acreditam que tudo o que vem ocorrendo, pode ser causado por fenômenos sobrenaturais. O último fim de semana foi bastante movimentado pelos fenômenos, que tem deixado perplexos os moradores do local. As pedras saem de um terreno vizinho, mas ninguém pode explicar como as mesmas são arremessadas, já que ninguém foi flagrado no local. Um Padre e um Pastor, estiveram na casa, objetivando fazer orações e assim poder espantar qualquer força negativa que esteja assolando o lugar. Veja o vídeo.



Identificado motorista morto em desastre na BR-116 perto de Jaguaquara

Segundo a PRF, condutor teria forçado uma ultrapassagem quando colidiu o veículo de frente com uma carreta, que trafegava sentido contrário.(Foto: Itiruçu Online)

Marcos José de Souza, de 51 anos, natural de Uberlândia, Minas Gerais, foi a vítima do trágico acidente ocorrido nesta quinta-feira (25) na rodovia BR-116, entre os municípios de Jequié e Jaguaquara. De acordo com informação obtidas com a PRF, Marcos teria forçado uma ultrapassagem quando colidiu o veículo de frente com uma carreta, que trafegava sentido contrário da rodovia. O corpo ficou preso às ferragens do veículo, que ficou destruído. O corpo foi recolhido do local e levado ao IML de Jequié e posteriormente devolvido aos familiares, que devem fazer o translado para a cidade natal da vítima. O veículo Ranault Clio de placa PXH-4262 de Uberlândia Minas Gerais ficou totalmente destruído. Já o motorista da carreta ficou ferido e.foi socorro ao HGPV, em Jequié. 



Vigilantes do Estado da Bahia em Greve

(Foto: Divulgação)

Desde a última quinta-feira (18), os empregados das empresas de segurança e vigilância da Bahia estão em greve por melhores condições de trabalho e por uma remuneração adequada aos riscos aos quais estão expostos. Os quase 32 mil vigilantes que atuam no estado pleiteiam reajuste salarial de 15%, ticket refeição de R$20, cotas de 30% para mulheres e piso salarial de R$ 1500. Na base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região algumas agências como BNB e Bradesco de Itapetinga e o Banco do Brasil de Dom Basílio. A orientação do SEEB/VCR é que não haja nenhum tipo de atendimento nas agências onde não houver o número mínimo vigilantes, como regulamentado pela Lei Federal 7.102/83 e por portaria da Polícia Federal. “Trabalhar sem atendimento ao público ou sem numerário não impede uma tentativa de assalto ou arrombamento. Os bancos estão expondo os bancários a um serviço sem condições mínimas de segurança ao abrirem as unidades sem a presença de vigilantes” afirma Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.



Brumado: Milhares de fãs dão o último adeus ao ‘Maluco do Veneno’

Fotos: Luciano Santos | 97NEWS

Como era esperado as cerimônias fúnebres do radialista Sinval José de Souza, o “Maluco do Veneno”, foram repletas de muita comoção, sendo, com certeza, uma das mais marcantes da história de Brumado. Após o velório que aconteceu na sede da Casa Legislativa, onde milhares de pessoas compareceram para prestar as suas homenagens aquele que é considerado o maior fenômeno da comunicação de Brumado e região, se iniciou o cortejo rumo à Comunidade de Umburanas, onde aconteceu o sepultamento. Milhares de fãs fizeram questão de acompanhar a caravana ao local onde o radialista nasceu. O corpo foi levado primeiramente para a capela local, onde foram entoados hinos por parte dos fãs, que não escondiam a forte emoção pela perda de seu ídolo, que representava como poucos a realidade da vida do sertão. O momento mais marcante foi a saída do cortejo rumo ao cemitério, onde, ao som do jingle do seu programa “Entardecer do Sertão” que era o líder disparado de audiência da Alternativa FM, os milhares de fãs deram o último adeus ao “Maluco do Veneno” que ficará agora eternizado nos corações e também no vídeo que retrata a sua história (CLIQUE), o qual foi produzido pela equipe do 97NEWS. Confira abaixo o vídeo com os momentos mais marcantes do adeus ao “Maluco do Veneno”: 



Rui se reúne com 84 prefeitos baianos e formaliza consórcio para manutenção de estradas

(Foto: SECOM)

Oitenta e quatro prefeitos de oito regiões baianas assinam contrato com o governo baiano para formação de Consórcios Públicos de Infraestrutura da Bahia - Consórcio Multifinalitário, nesta quarta-feira (24), às 9h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia. O governador Rui Costa participará da assinatura dos consórcios, que tem por finalidade executar serviços de manutenção de estradas em mais de três mil quilômetros de extensão, abrangendo mais de 110 municípios baianos, por meio de parcerias entre o Estado e os municípios. Ao todo, são dez consórcios, dos quais dois já tiveram os contratos assinados – Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá. Os oito que assinarão contratos nesta quarta-feira são: Mata Atlântica, Chapada Forte, Território do Sisal, Território do São Francisco, Municípios do Oeste da Bahia, Alto Sertão, Bacia do Jacuípe e Território de Irecê.



Bahia: Esmeralda gigante de 360 kg é achada no norte do estado

Foto: Reprodução

Uma esmeralda gigante, que pesa 360 kg e tem 1,3 metros de altura, foi encontrada há 25 dias na Mina da Carnaíba, no município de Pindobaçu, norte do estado. A região é conhecida pela exploração do mineral. Esta é a segunda pedra de grande porte encontrada na região. A primeira, achada em 2001, tinha 20 kg a mais e foi avaliada em cerca de R$ 1 bilhão. A pedra foi localizada a 200 metros de profundidade pela Cooperativa Mineral da Bahia, que tem autorização para explorar a área, e vendida a um minerador da região. Por motivos de segurança, o dono da pedra bruta não quis dar entrevista e nem informou quanto pagou pela esmeralda. O advogado dele, Márcio Jandir, disse que o cliente já providenciou documentação para legalizar a propriedade da pedra adquirida por ele. "Nós já fizemos toda a emissão do certificado de origem, exigencia do DNPM [Departamento Nacional de Produção Mineral]. O documento já foi emitido. Hoje o proprietário da pedra está autorizado a transitar com ela em território nacional e, obviamente, ele almeja fazer exposições com a pedra e apresentar em museus e bibliotecas", disse o advogado. A esmeralda Bahia, encontrada em 2001, foi levada para os Estados Unidos ilegalmente e, durante vários anos, foi motivo de uma disputa judicial entre o governo brasileiro e o americano. Até que, em 2015, foi decidido que a pedra ficaria nos Estados Unidos.



Sobrevivente de acidente com 4 mortos na BR-407 é executado dentro da ambulância

Autores seriam ciganos, parentes das vítimas mortas no desastre. Homem assassinado dentro da viatura do SAMU teria provocado o acidente (Foto: Reprodução)

Um grave acidente que envolveu seis pessoas, três em um veículo Monza e outros três em um Celta, deixou quatro mortos na BR-407, na tarde deste domingo (21), entre os municípios de Filadélfia e Ponto Novo, no Norte da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRE), das quatro vítimas fatais do acidente, três seguiam no mesmo carro e morreram no local, presas nas ferragens de um dos veículos. Os três eram ciganos. No outro carro, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas, entre elas o motorista. Os dois sobreviventes do acidente estavam no Celta. Eles ficaram feridos e precisavam de atendimento médico. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para socorrê-los. O motorista recebia os primeiros socorros dentro da ambulância do Samu quando familiares dos ciganos mortos no acidente invadiram a unidade e o executaram a tiros.



Vem ai; Desafio do Sertão Caloi

Foto: Divulgação

11 de junho de 2017 está bem perto, será um domingo diferente, afinal, acontecerá o Desafio do Sertão Caloi 2017, um evento que reúne cerca de 300 atletas amantes do ciclismo, e terá 10 mil reais em premiações. O Desafio do Sertão Caloi terá largada e chegada em frente ao ginásio de esportes Antônio Alves Ribeiro. Não perca mais tempo, faça já a sua inscrição antes da virada de preço, que será em 30/05/2017, clicando no site www.ticketagora.com.br. Desafio do Sertão Caloi - emoção de verdade para ciclistas apaixonados! Pé duro aqui é quem tem raça!



Bahia: Garimpeiros deverão se cadastrar em cooperativa para explorar mina que tem atraído milhares de pessoas em Sento Sé

Foto: Imagem/TV Norte

Os garimpeiros interessados em explorar a jazida de ametistas descoberta há cerca de 20 dias, na cidade de Sento Sé, região norte da Bahia, terão que se cadastrar em uma cooperativa do município. A decisão é do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que iniciou o processo de legalização da mina e autorizou a atividade no local. Na quarta-feira (17), técnicos do departamento foram até a jazida para fazer uma análise da área, do subsolo e da situação do trabalho dos garimpeiros. A mina tem atraído milhares de pessoas até cidade. As pedras são comercalizadas por R$ 500 a R$ 3 mil. Segundo informações do secretário de Meio Ambiente de Santo Sé, Izmar Souza, uma cooperativa já existe no município desde 2008. A organização está reunindo documentos, com dados da cooperativa e de integrantes, para entregar a DNPM, e deve apresentá-los ao órgão em 15 dias. Nesse período, os garimpeiros não serão impedidos de extrair na mina. Izmar explica que depois que o DNPM estiver com toda a documentação, são necessários, ao menos, 90 dias para avaliação dos dados. Ainda não há uma data definida para conclusão da análise. "O processo começa com a solicitação de uma cooperativa ou de uma pessoa interessada em obter um registro de permissão de lavra garimpeira. A partir daí, com toda a documentação e dados que integrem o processo, [a mina] começa a ter uma vida dentro do departamento de produção mineral”, explicou Adiel Veras geólogo do DNPM. O secretário de Meio Ambiente, Izmar Souza, disse que a cooperativa que vai atuar vai fazer o cadastro dos trabalhadores até a próxima semana. O presidente da cooperativa, José Evangelista, disse que a priordade é que o trabalho seja feito com segurança. "Nós vamos orientar os garimpeiros, trabalhando com segurança máxima possível. Isso vai ser importante para gente".



Conta de água fica mais cara na Bahia a partir de agosto

Foto: Reprodução

Para adequar sua política de subsídios às mudanças no padrão de consumo dos seus usuários nos últimos anos, a Embasa solicitou à Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) a revisão de sua estrutura tarifária. A nova estrutura, aprovada pela Agersa, entrará em vigor a partir de agosto. A principal mudança é a criação de uma nova faixa de consumo, entre 7 e 10 metros cúbicos (m³) de água por mês. Com isso, a tarifa mínima cobrada pela Embasa passará a ser aplicada para quem consome até 6m³ mensais. Na nova faixa (7m³ a 10m³), cada metro cúbico excedente do volume mínimo terá o valor de R$ 1,09 na categoria residencial normal, R$ 0,98 na categoria residencial intermediária e R$ 0,76 na categoria residencial social. Segundo o gerente da unidade de controle interno da Embasa, Victor Mota, em todo o país, desde 1970, a cobrança pelos serviços de água e esgoto seguia uma estrutura de subsídio cruzado e progressividade. “O que isso quer dizer? Que, nas faixas de consumo iniciais, o custo real do metro cúbico não é cobrado integralmente do consumidor, pois os usuários que utilizam o serviço de forma mais econômica recebem subsídios como forma de garantir seu acesso ao serviço a preços módicos e ainda são estimulados a adotar hábitos de consumo mais racionais. Para custear as despesas de operação do serviço e de depreciação da infraestrutura instalada, os usuários que consomem nas faixas de volume superiores pagam um valor maior pelo metro cúbico e sustentam o subsídio cruzado. A progressividade do valor do metro cúbico também busca inibir o desperdício”, explica Mota. A revisão da estrutura tarifária é uma tendência que vem sendo adotada por várias concessionárias no país ao longo dos últimos anos. Nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, as companhias avançaram ainda mais nesse processo, adotando estruturas de cobrança sem tarifa mínima associada ao consumo. Nessas empresas, é cobrada uma tarifa fixa inicial pela disponibilidade do serviço, além do valor referente a cada metro cúbico consumido.



Após reajuste de 8,8% na conta, Embasa diminui quantidade de água que consumidor pode utilizar na tarifa mínima

Atualmente a tarifa mínima é cobrada para quem utiliza até 10 metros cúbicos mas, a partir de agosto, para pagar o valor mínimo, consumidor só poderá gastar até 6 metros cúbicos de água.

Além do reajuste de 8,8% na conta de água, que será cobrado a partir do mês de junho, a Embasa foi autorizada pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) a diminuir a quantidade de água que o consumidor pode usar para pagar a tarifa mínima. Da forma como é cobrada atualmente, a tarifa mínima é cobrada para quem utiliza até 10 metros cúbicos d e água no mês mas, a partir de agosto, para pagar o valor mínimo, o consumidor só poderá gastar até 6 metros cúbicos de água. Na prática, um metro cúbico equivale a 1.000 litros, quantidade média de água utilizada durante uma semana por uma família de quatro pessoas. No sistema atual, o valor da tarifa mínima é de R$ 25,30, ou seja, o consumidor paga R$ 25,30 e pode gastar até 10 metros cúbicos de água. Com o reajuste de 8,8% e mais a mudança de sistema, o consumidor só poderá gastar 6 metros cúbicos para pagar a tarifa mínima, que será reajustada para R$ 27, 50. O pedido de reestruturação no sistema de cobrança da tarifa foi feito pela Embasa em 2016, quando a empresa pediu reajuste de mais de 50% à Agersa, que negou o aumento.  Através de nota, a Embasa afirmou que, no novo sistema, a principal mudança é a criação de uma nova faixa de consumo, entre 7 e 10 metros cúbicos (m³) de água por mês. Com isso, a tarifa mínima cobrada pela Embasa passará a ser aplicada para quem consome até 6m³ mensais. Na nova faixa (7m³ a 10m³), cada metro cúbico excedente do volume mínimo terá o valor de R$ 1,09 na categoria residencial normal, R$ 0,98 na categoria residencial intermediária e R$ 0,76 na categoria residencial social. Ainda segundo a Embasa, em todo o país, desde 1970, a cobrança pelos serviços de água e esgoto seguia uma estrutura de subsídio cruzado e progressividade, ou seja, "nas faixas de consumo iniciais, o custo real do metro cúbico não é cobrado integralmente do consumidor, pois os usuários que utilizam o serviço de forma mais econômica recebem subsídios como forma de garantir seu acesso ao serviço a preços módicos e ainda são estimulados a adotar hábitos de consumo mais racionais". A nota da Embasa ainda diz que, "para custear as despesas de operação do serviço e de depreciação da infraestrutura instalada, os usuários que consomem nas faixas de volume superiores pagam um valor maior pelo metro cúbico e sustentam o subsídio cruzado. A progressividade do valor do metro cúbico também busca inibir o desperdício”. A empresa informou ainda que houve uma redução do número de usuários com consumo na faixa excedente, e que a expansão dos serviços no interior do estado levou ao aumento do número de consumidores que pagam a tarifa mínima subsidiada, tornando cada vez mais difícil a manutenção da estrutura tarifária que vinha sendo adotada, sem causar prejuízos à saúde financeira da empresa. “A correção desse desequilíbrio, através da redistribuição do subsídio na estrutura tarifária, é fundamental para garantir a sustentabilidade da empresa nos próximos anos, possibilitando a continuidade e a ampliação da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para milhões de baianos”, afirmou o presidente da Embasa, Rogério Cedraz.