ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Entrada e estacionamento pagos em gruta cria polêmica na cidade de Ituaçu

Foto: Informe Ituaçu

A cobrança de estacionamento na Gruta da Mangabeira, em Ituaçu, vem causando muita polêmica nesta semana. O prefeito de Ituaçu, Adalberto Alves de Luz (PTB), ordenou a cobrança de uma taxa para entrar e estacionar nas ruas próximas ao local religioso. Segundo a prefeitura, até o ano passado o estacionamento era controlado por flanelinhas que chegaram a colocar até mil carros no local. Por tanto não pagavam impostos. Segundo o gestor, a cobrança tem o objetivo de ordenar o estacionamento no local e “coibir a desordem”, a Prefeitura de Ituaçu cobra R$ 10 para os carros entrarem no bairro. A determinação desagradou turistas e donos de barracas do local. “Deus que criou a natureza, a gruta. O direito de ir e vir fica prejudicado. Eu não concordo. Podiam criar outra forma de ordenar o local. Se houver bagunça, o poder público que atue, mas cobrar R$ 10 é muito. Essa é a terceira vez que venho a Ituaçu. Um amigo que vem sempre aqui ficou muito bravo”, contou o mineiro de São João Del Rei, Wander Lima Cardoso, de 34 anos. A ação começou na última quinta-feira (7). A gruta faz parte da Chapada Diamantina, no sudoeste do estado. Agora, há placas indicativas, sinalização e, antes de chegar à gruta, cavaletes servem para que os funcionários municipais orientem os visitantes. Segundo a prefeitura, o local tem capacidade para cerca de 600 carros e, por conta disso, foi detectado que grupos de flanelinhas estavam brigando para tomar conta do estacionamento. Alguns cobravam mais de R$ 20 por carro, dependendo do dia da semana. “Estou revoltado com essa decisão do prefeito. Ele colocou uma corda na entrada do povoado. Tem uma placa de estacionamento, mas não tem estacionamento algum, pois é lá dentro do povoado. Moradores fizeram vídeos e denunciaram o caso. Estou no balneário agora, era para ter muita gente aqui e não tem ninguém, a cobrança inibiu as pessoas e os comerciantes fecharam as portas mais cedo." Disse o presidente da Associação da Gruta da Mangabeira, Elenilto Silva Meira.



Parada do Orgulho Gay de Salvador pede paz em 16ª edição

Praça do Campo Grande foi pintada com as cores do arco-íris | Foto: Luciano da Mata

A praça do Campo Grande, no centro da capital baiana, foi pintada com as cores do arco-íris na tarde deste domingo, 10, na 16ª edição da Parada do Orgulho LGBTI de Salvador. Levando mensagem de respeito à diversidade, o evento lotou o espaço. Já eram mais de 16h quando gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e intersexuais ergueram uma bandeira em frente ao trio oficial do Grupo Gay da Bahia (GGB), organizador da caminhada. Ao mesmo tempo, em cima do carro de som, a humorista e youtuber Tia Má, personagem da jornalista Maíra Azevedo, recebia a faixa de madrinha da festa deste ano das mãos da drag Bagageryer Spielberg. A outra homenageada da edição, a produtora Flora Gil, não compareceu ao evento, que teve como tema a paz. Por isso, a bandeira da comunidade LGBTI teve a cor branca agregada. Na saída, um ijexá saudou Oxalá, orixá sincretizado com Senhor do Bonfim e que representa a paz. Na sequência, a multidão dançou ao som de I Will Survive – imortalizada na voz da cantora americana Gloria Gaynor e que virou hino mundial dos gays –, e de hits de divas pop como Anita, Pablo Vittar e Beyoncé. Ao discusar, o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, lembrou do número de LGBTIs mortos violentamente na Bahia. "A discriminação e o preconceito ainda estão presentes, por isso estamos pedindo paz a Oxalá", afirmou o ativista. Já Maíra Azevedo usou toda irreverência para tratar de homofobia e preconceito. Para ela, "ser madrinha da parada aumenta a responsabilidade de se dedicar por um mundo mais justo". "Precisamos exigir respeito. Não quero que ninguém seja tolerado. Tira o sapatinho e bota o pé no chão, descompreendidos! Vão cuidar da suas vidas e deixa o menino e a menina pegarem quem eles quiserem", falou, arrancando aplausos da multidão.



Belo Campo: Waldenor e Zé Raimundo ressaltam importância de consórcios de saúde e infraestrutura para a região

Foto: Divulgação

Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) estiveram ontem (8) no município de Belo Campo ao lado do governador Rui Costa, que entregou equipamentos para o município e região e realizou diversas atividades. Pela manhã o governador Rui Costa se reuniu com 29 prefeitos e parlamentares da região, onde discutiu a implantação de consórcios nas áreas de saúde e infraestrutura. No caso dos consórcios intermunicipais de Saúde, o modelo irá priorizar a construção de equipamentos que atendam áreas com uma média de 500 mil habitantes. O objetivo é dar maior assistência de média complexidade, como a realização de exames médicos. Na área de infraestrutura, o governador propôs a criação de consórcios para a aquisição de máquinas para patrulhas e usinas móveis de asfalto. O deputado Waldenor Pereira avaliou como muito positiva a reunião do governador para a constituição de consórcios: “Realmente é a saída pra melhorar a qualidade dos serviços públicos. Nós ficamos muito satisfeitos de ter participado dessa reunião, uma reunião muito participativa, com a presença de vários prefeitos e deputados e revela o reconhecimento da gestão do governador Rui Costa, que está sendo hoje considerado um dos melhores governadores do Brasil, segundo várias pesquisas de opinião”, disse. Com relação à saúde, o deputado Zé Raimundo destacou que, junto com o deputado Waldenor, têm trabalhado para promover incentivos à saúde por meio de recursos de emendas parlamentares, não só em Vitória da Conquista, como na região: “Praticamente não tem um município na região que não esteja recebendo recursos. O deputado Waldenor acaba de liberar R$ 4 milhões para vários municípios da região: Livramento de Nossa Senhora, Condeúba, Maetinga, Mortugaba, Encruzilhada, Caetanos, Anagé, Malhada de Pedras, Mirante, Dom Basílio, Cordeiros. Para melhorar a estrutura, desafogar Vitória da Conquista. Porque a saúde é coletiva, é sistêmica, se você melhora uma região, automaticamente os efeitos positivos se estendem a outros municípios, sobretudo para Vitória da Conquista”, explicou. Em Belo Campo, Rui entregou ainda 15 tratores para agricultores familiares e autorizou convênios da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com associações locais, no valor de R$ 770 mil, por meio do programa Bahia Produtiva. Entregou também 294 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), necessário para as propriedades rurais. O governador inaugurou ainda o novo Mercado Municipal e a Praça da Ciência e participou de um desfile cívico comemorativo à emancipação de Belo Campo.



Jovens morrem após serem arremessados de carro em desastre na BR-116

Um grave acidente matou três pessoas na manhã deste sábado na BR-116, em Inhapim, na Região do Rio Doce. O veículo bateu em uma árvore às margens da pista. No carro estavam sete pessoas. Quatro ficaram feridas e foram levadas para hospitais próximos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local e ainda apuras as causas da ocorrência. O acidente aconteceu por volta das 6h. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Caratinga, que atendeu o acidente, o motorista de um Fiat Palio perdeu o controle da direção em uma curva. O veículo saiu da pista e bateu em uma árvore. 



16ª Parada Do Orgulho LGBT Da Bahia Deve Atrair 900 Mil Pessoas

(Foto: Reprodução)

A 16ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia acontece neste domingo (10), no centro de Salvador, e são esperadas 900 mil pessoas para a festa. A Prefeitura montou um esquema especial de serviços municipais para o público que for curtir a festa, que contará com desfile de trios elétricos, além de palco para apresentação de bandas musicais e shows performáticos. No dia do evento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará o Projeto Fique Sabendo, que incentiva a realização de testes rápidos para detecção do HIV. O posto de coleta funcionará no prédio das Voluntárias Sociais, na Rua Baronesa de Sauípe, 382 - Garcia, das 10h às 17h, e o resultado do exame sai em até 30 minutos. Agentes comunitários da saúde também trabalharão no entorno da festa distribuindo materiais educativos e camisinhas e incentivando o diagnóstico precoce, o que pode colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão dessa doença. Os usuários com sorologia positiva contarão com o apoio e orientação dos aconselhadores e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal, onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos. Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus.



Cerca de 2 mil bares podem fechar na Bahia por conta da crise

O São Joaquim Botiquim, no Rio Vermelho, fechou as portas há uma semana (Foto: Betto Jr/ CORREIO)

Cerca de 2 mil bares e restaurantes devem fechar as portas até o final do ano em toda a Bahia, segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Resturante na Bahia (Abrasel-BA). A situação reflete a crise no cenário nacional onde, no primeiro trimestre de 2017, 31% das empresas fecharam no vermelho. Em Salvador, o impacto da crise pode ser sentido nas áreas boêmias da cidade. No Jardim Brasil, por exemplo, a maioria dos bares e restaurantes encerraram as atividades. Segundo os moradores, a situação ficou mais complicada nos últimos três anos e o fechamento dos bares influenciou diretamente nas rotinas. “Nós preferimos frequentar locais que sejam mais perto, porque ir para outro local significa ter dois gastos: o do consumo e o de transporte. Com esses fechamentos, nós perdemos opções”, afirma uma servidora pública que pediu para não ser identificada. Esta semana, o Alô Alô Correio divulgou, com exclusividade, o fechamento da churrascaria Fogo de Chão, no Rio Vermelho. O bairro também sente os efeitos da crise. Segundo o presidente da Abrasel-BA, Luiz Henrique Amaral, a falta de segurança e a instabilidade econômica são responsáveis pelos resultados. “O setor está enfrentando sérios problemas, sobretudo no Nordeste, por conta da crise. Em média, os brasileiros gastam 50% menos que os americanos com alimentação fora de casa. Por conta da atual situação, as pessoas não estão saindo para comer fora, e quando fazem isso, gastam menos que o normal. A falta de segurança é outro fator que contribui para esse cenário”, afirma Amaral.



Rui se reúne com prefeitos baianos e incentiva consórcios em saúde e infraestrutura

(Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa se reuniu nesta sexta-feira (8) com prefeitos de 29 municípios baianos, no município de Campo Belo, na região de Vitória da Conquista. De acordo com informações do governo estadual, o encontro tratou especialmente sobre a importância dos consórcios interfederativos nas áreas de saúde e infraestrutura. Nesse modelo, o investimento é 100% do Estado e, do custeio, 60% é rateado entre os municípios e 40% é assumido também pelo Estado. Rui defendeu que nas regiões de Vitória da Conquista, Itapetinga, Ilhéus e Itabuna, onde vivem mais de 1,7 milhão de baianos, sejam formados três consórcios de saúde. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, explica que a assistência de média complexidade precisa ser melhorada no interior. “Isso, para ser ofertado pelos municípios, ou vai se comprar no varejo, com consultas e exames caros, com os prefeitos reféns dos médicos dos municípios, ou vai ser pago pela família. A proposta é preencher essa lacuna, essa infraestrutura de média complexidade, rateando com o Estado este custo que deveria ser 100% dos municípios e viabilizando uma ação que hoje está fragmentada e cara”, comentou. 



Bahia: Geddel é levado pela PF em cumprimento de pedido de prisão preventiva

Foto:Reprodução / TV Bahia

O ex-ministro Geddel Vieira Lima foi levado pela Polícia Federal por volta das 7h desta sexta-feira (8), de seu apartamento situado no Jardim Apipema, em Salvador, onde cumpria prisão domiciliar. A medida se deu em cumprimento a pedido de prisão preventiva apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) após a PF apreender mais de R$ 51 milhões em um apartamento que estava sendo usado por Geddel a pretexto de guardar documentos do pai, que morreu no ano passado. De acordo com informações da TV Bahia, sete policiais em duas viaturas estavam no Edifício Pedra do Vale, onde o peemedebista reside, desde as 5h37.



Waldenor e Zé Raimundo destinam mais R$ 4 milhões para ações de saúde

Foto: Divulgação

Neste mês de setembro estão sendo liberados aproximadamente R$ 4 milhões de recursos de emenda parlamentar destinada a manutenção, custeio e aquisição de equipamentos para melhorar a qualidade dos serviços da rede de atenção básica de saúde em municípios de forte atuação dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). A liberação de recursos de emendas sai desta vez para 17 municípios contemplados pelos mandatos: Anagé (R$500 mil), Condeúba (R$400 mil), Encruzilhada (R$200 mil), Maetinga (R$200 mil), Malhada de Pedras (R$400 mil), Caetanos (R$200 mil), Mortugaba (R$200 mil), Tanque Novo (R$200 mil), Livramento de Nossa Senhora (R$500 mil), Ribeirão do Largo (R$200 mil), Mirante (200 mil), Dom Basílio (R$200 mil), Guajerú (R$200 mil) e Cordeiros (R$200 mil). Os recursos liberados para a Saúde a partir deste mês são apenas uma das iniciativas que os deputados vêm adotando para beneficiar suas regiões de atuação, como destaca Waldenor: “Através das emendas parlamentares e das ações intermediadas pelos nossos mandatos junto ao Governo do Estado, que está ampliando, equipando e modernizando a rede estadual, estamos apoiando os municípios para proporcionar mais saúde à população”, explica.



Contendas do Sincorá: Operação conjunta entre Polícia Federal, SSP-BA, 34ªCIPM e PM de Goiás apreende 151 kg de cocaína

Foto: Divulgação l PM/BA

As ações conjuntas entre a Força Tarefa da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, 34ª CIPM de Brumado e Polícia Federal, renderam mais uma grande apreensão. No início da manhã deste sábado (2) foram apreendidos 152 kg de cocaína nas cidades de Contendas do Sincorá, sudoeste da Bahia e na capital de Goiás. Quatro traficantes foram presos e relataram que os destinos da droga seriam as cidades de Ilhéus e Jequié. Além da cocaína, dois veículos utilizados pela quadrilha foram também localizados. As ações foram iniciadas na cidade de Contendas do Sincorá durante abordagem a um veículo modelo Ford KA, nele as equipes encontraram cerca de 16,5 quilos da droga. Após depoimento do casal suspeito de tráfico de drogas, Valdirene da Silva Figueiro e Weverton Gentil Alves de Oliveira, que estavam no carro, os policiais montaram uma campana e pegaram um segundo veículo, um Fiat Doblo Adventure, cor verde, com mais 25kg que vinha na sequência, nele foi preso Juliano Medeiros Mota, também natural de Goias. Ainda segundo o casal a maior parte da droga estava em uma casa na cidade de Goiânia. Segundo o coordenador da Força Tarefa da SSP, major Marcelo Barreto, de imediato eles pediram apoio da Polícia Militar de Goiás, onde eles foram até a residência e encontraram mais 110,5 kg de cocaína e capturou outro membro do grupo. A ocorrência em Goiânia foi levada para Superintendência da PF e a droga apreendida em Contendas do Sincorá e os suspeitos foram apresentados na Delegacia da Polícia Federal de Feira de Santana. 

Foto: Divulgação l PM/BA


Bahia: Adolescente de 17 anos mata namorada de 16 após suspeita de Traição

Foto: Reprodução

Uma adolescente de 16 anos foi encontrada morta em um matagal no município de Irecê, no norte da Bahia. O principal suspeito do crime, que foi apreendido, é o namorado da vítima, um adolescente de 17 anos. Investigações preliminares apontam que o jovem responsável pela morte estava desconfiado de uma traição. A vítima, identificada como Fernanda da Silva Soares, foi assassinada a tiros e pedradas. Ela foi encontrada morta no dia 23 de agosto, três dias após ter sido considerada desaparecida. Fernanda foi localizada em uma região conhecida como “Estrada da Esagri”. De acordo com a Polícia Civil, câmeras de um imóvel próximo ao local onde vítima foi encontrada e e o depoimento de uma testemunha, que viu o casal no local do crime, levaram a polícia até o namorado da vítima. Localizado, o adolescente foi encaminhado para a delegacia. Na casa dele, a polícia diz que foram encontradas as roupas usadas no crime. A camisa e a bermuda apresentavam marcas de sangue. O adolescente negou o crime, mas foi apreendido. Segundo a delegacia local, foi lavrado um auto de apreensão em flagrante por ato infracional equivalente ao crime de feminicídio. O jovem está sob os cuidados do Ministério Público da Bahia (MP-BA). As roupas apreendidas foram encaminhadas para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). A polícia detalhou que, duas semanas antes do crime, o adolescente foi encaminhado à Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) por ato infracional análogo ao crime de roubo, mas foi liberado após sete dias.



Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas acontece neste domingo (03)

Foto: Divulgação

Acontece neste domingo (3) a 19ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas. O Evento organizado pelo empresário brumadense Alecarlos Pires trás atletas profissionais e amadores de todo Brasil. Nas categorias masculino e feminino, os atletas percorrerão 80km na BA-148, entre os municípios de Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Já na serra das Almas, os atletas poderão ter um visual deslumbrante. A 19ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, é acompanhada pela Federação Baiana de Ciclismo e tem como objetivo a promoção da prática do ciclismo de estrada, também com participação do ciclismo Mountain Bike, na vertente competitiva e instigar a preservação do meio ambiente, juntamente com os atletas, através de ações em prol desta causa. A prova é aberta a todos os participantes com filiação em suas respectivas federações e/ou de todos que manifestarem interesse em participar mediante a realização e pagamento da inscrição nos prazos pré-estabelecidos. A prova é válida pelo Ranking Brasileiro de Ciclismo.



Em reunião no Cazaquistão, Temer tem encontro com empresário da mineração que quer investir R$ 1 bilhão na Bahia

O presidente Michel Temer (PMDB) em reunião com o empresário Alexander Maskevich | Foto: Twitter

Durante escala, em viagem para China, o presidente Michel Temer (PMDB) se reuniu com Alexander Maskevich, do Eurasian Mining Group. Na ocasião, o empresário afirmou que irá investir mais US$ 1 bilhão na mineração no Estado da Bahia, além dos US$ 1,4 bilhão já investidos. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (31), em Astana, no Cazaquistão. A empresa Eurasian controla a Bahia Mineração (Bamin) no Brasil. Com isso a região sudoeste poderá receber parte dos invesimentos, o que será muito positivo para a economia regional, já que o potencial de exploração é muito alto em vários municípios a exemplo de Brumado e Caetité. 



Núcleo de Oncologia da Bahia cria calculadora virtual que mostra o que fumante compraria se poupasse dinheiro que gasta em cigarros

Foto: Reprodução

O Núcleo de Oncologia em parceria com Oncoclínicas da Bahia, criaram uma calculadora virtual, para conscientização de fumantes, e o que ele poderia comprar, caso poupasse o dinheiro que gasta com cigarros diariamente. Para fazer o teste gratuitamente basta acessar o site "Se eu parar de fumar", o serviço foi lançado nesta terça-feira (29) para o Dia Nacional de Combate ao Fumo. No endereço eletrônico é possível receber informações sobre os benefícios do abandono do vício e realizar o cálculo, o resultado é rápido. Se uma pessoa for fumante há dez anos e consumir dois maços por dia, por exemplo, é possível comprar um carro de luxo com o dinheiro que é gasto em cigarros. Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a Bahia alcançou o menor percentual de tabagistas entre os estados brasileiras, com uma incidência de 5,2% da população acima de 18 anos com a prática.

 

Se você é fumante há dez anos e consumir dois maços por dia, é possível comprar um carro de luxo com o dinheiro que é gasto em cigarros.

De acordo com o Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), é possível encontrar mais de 4.700 substâncias tóxicas na fumaça do cigarro. Destas, 43 são cancerígenas. Fumantes e quem convive com eles, os chamados fumantes passivos, estão sujeitos aos efeitos tóxicos do cigarro. Segundo a OMS, a cada ano mais de 5 milhões de pessoas morrem em todo mundo em consequência do consumo de cigarro. No brasil, 200 mil morrem por ano, atribuídos ao hábito de fumar. Cerca de cinquenta doenças estão associadas ao tabagismo, como o câncer (de lábio, língua, laringe, esôfago, pulmão, bexiga, mama e outros), o infarto agudo do miocárdio, o enfisema pulmonar e a bronquite crônica, avc ou derrame cerebral, a hipertensão e a impotência sexual. Os estudos apontam que é preciso 15 anos para que os ex-fumantes passem a ter os mesmo riscos de desenvolver doenças daquelas pessoas que nunca fumaram.



Bahia: Governo divulga resultado provisório de concurso da PM e Bombeiros

Foto: Divulgação l PM/BA

Atravez do caderno especial do Diário Oficial do Estado (DOE), começou a ser divulgado nesta quarta-feira (30) o resultado provisório da prova objetiva para ingresso na Polícia Militar da Bahia e no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A prova foi realizada no dia 6 de agosto na capital e no interior. Segundo a publicação, cerca de 29 mil candidatos estão habilitados na primeira etapa do certame, sendo mais de 26 mil concorrem a uma das duas mil vagas ofertadas para a Polícia Militar e os 3.117 disputam pelas 750 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar. Os candidatos que participaram do certame poderão rever à folha de respostas da prova objetiva e, se for o caso, apresentar recurso no prazo de dois dias úteis a contar do dia da publicação do resultado provisório no site



Sul da Bahia: Primeiro júri com tradução em Libras do Brasil é assistido por mais de 40 surdos

Foto: Reprodução l TV Bahia

Mais de 40 pessoas com deficiência auditiva acompanharam nesta terça-feira (29), em Itabuna, sul da Bahia, o primeiro júri que foi traduzido de forma simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) do Brasil. O julgamento foi de Jipleze Atamásio Lima, acusado de matar duas pessoas e tentar matar outra, em uma cela do presídio de Itabuna, em 2012. Ele foi condenado, no júri desta terça, a 32 anos de prisão em regime fechado. Três intérpretes de Libras se revezaram durante todo o julgamento, que durou cerca de 9 horas, e foi realizado no Fórum Ruy Barbosa. Após o júri, um dos intérpretes traduziu a impressão que uma espectadora surda teve do julgamento. "Cada detalhe, o homicídio, tudo que estava acontecendo ela conseguiu entender”, disse a tradutora Thaís Campos. Também com a ajuda de um dos intérpretes, Moab Souza, presidente da Associação de Surdos Mudos disse que a iniciativa deve servir de exemplo e precisa ser ampliada para outros locais. “Em hospital, em banco, associação”, disse. A ideia de fazer o júri com tradução para deficientes auditivos foi da juíza Márcia Melgaço. “Desde 2002 tem uma lei obrigando todas as instituições dos poderes a incluir socialmente o surdo, e isso não tem sido feito. São 14 milhões de surdos no Brasil, e algo tem que ser feito. E por que não começar pelo poder judiciário?”. Para que a iniciativa desse certo, a juíza convocou os intérpretes para uma reunião, para eles entenderem como era o julgamento. Uma das dificuldades foi entender e traduzir termos jurídicos. “Eu nunca tinha interpretado nada jurídico, nada deste tipo. Então a gente precisou estudar bastante, pesquisar muitos sinais, e ainda tem muita coisa para pesquisar”, disse Thaís Campos. O caso, inclusive, levantou a necessidade de se desenvolver novos sinais, para representar termos específicos. “Muitas pessoas agora vão começar a pensar, até os próprios surdos, que precisam criar sinais, palavras em Libras, para esse ambiente”, diz a intérprete Neuma Souza, que também atuou no julgamento. 



Festival de Inverno reúne clássico da MPB, fenômeno pop e sertanejo eletrônico

Foto: Laecio Lacerda

A última noite do Festival de Inverno Bahia, que começou na noite de domingo (27) e se estendeu pelo início da madrugada desta segunda-feira (28), foi marcada por estreias. Caetano Veloso, Anitta e Matheus e Kauan se apresentaram pela primeira vez no palco do Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O encerramento da 13ª edição da festa começou com a baianidade clássica de Caetano Veloso. Com voz doce e bárbara, ele abriu a programação ao som de “Luz do Sol”, e seguiu com outros grandes momentos do repertório como quando tocou “Leaõzinho”, “Você é Linda”, “Podres Poderes”, “Cajuína” e “Tigresa”. A apresentação de Caetano contou também com uma manifestação em defesa da Amazônia e uma singela homenagem a Wilson das Neves, sambista morto, aos 81 anos, no sábado (26). 

Foto: Laecio Lacerda

Na sequência, mesmo com o frio conquistense de 15 graus, o palco foi incendiado pela presença de Anitta. “Vocês achavam que eu não ia rebolar o meu bumbum não?”, disse a cantora antes de dançar ao som do "Movimento da Sanfoninha". Cercada pela trupe de dançarinas e dançarinos, a artista esbanjou sensualidade, cantando hits que mostraram um pouco da batida, da cultura das favelas e dos bailes que fazem parte do universo musical dela. O último show ficou por conta da dupla goiana Matheus e Kauan. Os dois fizeram a plateia cantar junto os hits mais românticos: “A rosa e o beija flor”, “Suave”, “Que Sorte a nossa” e “Papel Amassado”. Com a pegada sertaneja mais jovem, a dupla também deu espaço para outros sucessos como “Acordando o Prédio”, música de Luan Santana, o sucesso “Despacito”, grande hit da atualidade, e “K.O.”, de Pablo Vittar. As três atrações, inéditas no Festival de Inverno, encerraram com gosto de quero mais o maior evento musical do interior da Bahia. Agora é só guardar as lembranças, as fotos e a vontade para 2018.



Associação diz que governo e Agerba sabiam da situação das embarcações em Salvador

Foto: BNEWS

O presidente da Associação de Defesa dos Usuários de Transportes Públicos da Bahia, José Batista, em entrevista ao site Bocão News, deu declarações indignadas com relação à falta de atenção da Agerba com relação à fiscalização da travessia Salvador-Mar Grande. Batista relatou que a situação ruim das embarcações já havia sido informada ao governador e à Agerba através de ofício: “foi anunciado isso em ofício ao governador e ao superintendente da Agerba, e não tomaram providência. Agora está aí com vítimas, transtorno, sofrimento da população”. “Nós da associação estamos aqui pra nos unir com os irmãos da Ilha para mandar ofício mostrando que sempre pedimos atenção das autoridades e nada foi feito. Já havia sinais disso com embarcações parando, ferries parando”. O presidente da Associação também teceu duras críticas à Agerba: “essa Agerba é mais um cabide de empregos e não de ações concretas que beneficiem os passageiros da Ilha e de Salvador”. Com relação à declaração de uma sobrevivente, que relatou que a embarcação que naufragou era a pior de todas, o presidente confirmou: “ela já era pra ter sido condenada. Era pra servir de barco pesqueiro. Se houvesse a fiscalização solicitada pelas associações isso não teria acontecido”. Por fim, o presidente da Associação relatou: “os moradores das ilhas e a Associação sempre lutaram para que a Agerba e os responsáveis tomem providências, agora temos que ver essa desgraça que está acontecendo aqui”.



Salvador: Sobe para 22 o número de mortos após lancha virar

Socorrista do Samu leva um bebê no colo após uma embarcação naufragar em Mar Grande, na Baía de Todos-os-Santos, na Bahia (Foto: Xando Pereira/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo)

Vinte e duas pessoas morreram após uma lancha virar na travessia entre Mar Grande e Salvador, na Baía de Todos-os-Santos, na manhã desta quinta-feira (24). A informação foi confirmada pela Marinha. Após a morte de um bebê, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador informou que o número de mortos subiu para 23. Entretanto, a Marinha ainda não confirma esse número. Segundo a Marinha, informações passadas pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), apontam que a embarcação, chamada de Cavalo Marinho I, tinha capacidade total de 160 pessoas e transportava 133, sendo 129 passageiros e quatro tripulantes. A Marinha diz que resgatou cinco corpos e que as outras 17 vítimas foram resgatadas por embarcações particulares. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 89 pessoas foram resgatadas com vida até o momento. Dentre os sobreviventes resgatados, 70 estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Mar Grande; 15 estão no Hospital Geral de Itaparica; dois estão no Hospital do Subúrbio e dois no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos em Salvador. De acordo com a Marinha, a embarcação estava regualr e um inquérito administrativo será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Em entrevista ao G1, o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, disse que havia coletes na embarcação, mas o órgão apura se a quantidade de equipamentos era suficiente. "Sabemos que coletes foram distribuídos, mas na situação é preciso investigar como isso aconteceu. É difícil saber agora quando as pessoas colocaram os coletes". A Marinha ressalta que como embarcações particulares também fizeram resgates, não é possível afirmar precisamente o número de pessoas retiradas do mar. Segundo informações da assessoria da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, o acidente ocorreu a cerca de 200 metros do terminal marítimo do município, que fica na praia de Mar Grande. A embarcação seguia para Salvador e virou por volta das 6h30.



Bahia: Polícia Civil e PRF apreendem mais de 1,5 tonelada de maconha em Luis Eduardo Magalhães

Foto: Divulgação l PF

Uma ação conjunta entre a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) do Paraná e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de mais de 1,5 tonelada de maconha, avaliada em R$ 2,3 milhões, na noite de terça-feira (22). A abordagem policial aconteceu no município de Luís Eduardo Magalhães (BA). Um homem, de 53 anos, que transportava a droga em um caminhão baú com placas de Maringá (PR), foi preso em flagrante no local. O veículo saiu da região Oeste do Paraná com destino ao Nordeste do país com uma grande quantidade de drogas. Diante das informações, os investigadores entraram em contato com a PRF e solicitaram apoio para a abordagem. Os policiais rodoviários localizaram o caminhão estacionado em um posto de combustíveis do município de Luís Eduardo Magalhães. A droga estava escondida em meio a uma carga de produtos alimentícios. Quando questionado ao motorista do veículo sobre os ilícitos que transportava, o homem disse que pegou a droga em Cascavel (PR) e levaria até Recife, em Pernambuco (PE). Para a delegada responsável pela ação, Ana Cristina Ferreira, essa apreensão demonstra a importância da integração entre as forças de segurança do país. “A troca de informações entre as polícias é fundamental para o combate ao tráco de drogas e ao crime organizado; por meio disso foi possível retirar de circulação uma grande quantidade de entorpecente e causar um prejuízo milionário ao trácode drogas no país além de prender mais uma pessoa envolvida com o crime”. O homem, que não possuí passagem policial, foi autuado em flagrante pelo crime de tráco de drogas e encaminhado ao Setor de Carceragem Temporária de Luís Eduardo Magalhães.