ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

A crise hídrica castiga a Bahia de ponta a ponta

São seis anos consecutivos de chuvas poucas | Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE

É consenso: a Bahia nunca viveu em tempos recentes uma crise hídrica como a atual. São seis anos consecutivos de chuvas poucas, Resulta que, de ponta a ponta do estado, a começar pelo grande São Francisco, até as barragens que estão no volume morto ou bem na beirinha, a um passo de chegar lá.

Tanhaçu, na região de Brumado, está com sérios problemas de abastecimento. A Barragem de Pedras Altas, em Capim Grosso, que abastece 22 municípios, só tem água para mais 60 dias, alerta já dado pelo presidente da Companhia Ambiental de Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Marcus Vinicius.

Evilásio Fraga, presidente do Comitê da Bacia do Paraguaçu e coordenador do agropolo de Mucugê e Ibicoara, grande produtor de batata do país, responsável por 55% do Nordeste com água da Barragem do Apertado, diz que estudos mostram que a crise é cíclica e que a atual exibe outro problema, a falta de habilidade do governo para fazer a gestão:

- Lógico que não é a mesma coisa que quando os rios estão cheios. Nós percebemos a crise desde 2012 e manejamos para segurar água. E agora o governo libera para gente que nunca se preocupou com isso.

No topo - Evilásio pontua que Salvador não corre risco, pelo menos no que depende de água. Pedra do Cavalo garante:

- Só se a Embasa não tiver condições de levar a água, mas água tem. Aliás, Salvador é a capital do Brasil de maior segurança hídrica. Não vejo nada parecido.

Ponto Novo e Pedras Altas - O governo está em vias de iniciar as obras da adutora que interliga as barragens de Ponto Novo e Pedras Altas, uma distância de 42 kms. Segundo Marcus Vinicius, da Cerb, a ideia é fazer um sistema de mão e contramão, com uma sempre podendo auxiliar a outra, a depender de onde tem água.



Internada em hospital de Salvador, Mãe Stella deixa UTI e é transferida para quarto

Mãe Stella tem 92 anos de idade (Foto: Alan Tiago Alves/G1)

A ialorixá baiana Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, de 92 anos, deixou a UTI Cardiáca do Hospital da Bahia, em Salvador, e foi transferida para um dos quartos da unidade de saúde, na manhã deste domingo (29). Ela está internada no hospital desde a sexta-feira (27). De acordo com um boletim divuldado neste domingo pelo Hospital da Bahia, a transferência foi prescrita pelo médico e diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital da Bahia (HBA), Jadelson Andrade, após Mãe Stella apresentar melhora no quadro clínico. Conforme o comunicado, o mal estar, a dor de cabeça e a desorientação que levaram à internação da ialorixá foram controladas, com uso de medicações específicas. Ainda segundo o boletim, Mãe Stella está lúcida, e respira sem dificuldades. No entanto, ainda não há previsão de alta. A religiosa comanda o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, e é uma das mais importantes mães de santo do país. No mês passado, lançou um canal no YouTube, onde faz vídeos com ensinamentos e referências da cultura iorubá, memórias, depoimentos e textos sobre a sua vida. Autora de 10 livros, sendo o último lançado no mesmo dia em que colocou o canal no YouTube no ar, Mãe Stella foi a primeira mãe de santo a escrever sobre religião. Defensora dos Direitos Humanos e referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa, foi a primeira ialorixá a receber o título de "imortal" pela Academia de Letras da Bahia (ALB), onde ocupa a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves. É uma das maiores referências vivas do estudo da herança cultural africana no Brasil. Ela recebeu também o título de Doutora Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).



Vitória recebe o Atlético-GO no Barradão em busca de fugir da zona de rebaixamento

(Foto: Reprodução)

Há quatro jogos sem vencer na competição, e há seis jogos sem ganhar como mandante, o Vitória volta a campo às 17h (horário de Salvador) deste domingo (29), no Barradão, para enfrentar o Atlético-GO, que também não sabe o que é triunfar há quatro jogos. Lembrando que o Leão atualmente é o 17º colocado com 33 pontos, enquanto o Dragão é o lanterna da Série A, com apenas 26 pontos.Para esse duelo o técnico Vagner Mancini tem os retornos do zagueiro Kanu e do atacante Kieza, recuperados de lesão, mas os dois devem começar a partida no banco de reservas. O comandante também não poderá com o goleiro Fernando Miguel e com o volante Willian Farias, que seguem se recuperando de lesão.No lado do time goianiense, o técnico João Paulo Sanches não poderá contar com o lateral-direito Jonathan e o volante Ronaldo, que foram vetados dessa partida por conta de problemas musculares. No meio de campo, André Castro deve seguir como titular e na lateral-direita o volante Marcão Silva deve ser improvisado.



Bahia lança terceiro uniforme para a temporada 2017 com homenagem à torcida

(Foto: Divulgação)

O Bahia divulgou nesta sexta-feira (27), seu mais novo uniforme para a temporada 2017. A terceira camisa, predominantemente vermelha, foi inspirada na cor do sangue. O time tricolor vai entrar em campo com a nova vestimenta no próximo dia 5 de novembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na partida contra a Ponte Preta."Mais uma vez fomos buscar na história e nas raízes desse clube tão vencedor a inspiração para lançar um uniforme. O vermelho é o sangue. O vermelho representa o amor, o fogo e a paixão, que são marcas registradas do torcedor do Bahia", afirma o diretor de mercado do clube, Jorge Avancini. A nova camisa do Esquadrão de Aço já está a venda nas lojas oficiais do Bahia com o preço de R$ 239,90.



MPF-BA solicita instauração de inquérito da PF sobre suposta fraude em concurso da Ufba

Polícia Federal investiga suposto esquema de fraude em concurso da Ufba | Fernando Vivas | Ag. A Tarde |

O suposto esquema de fraude no Concurso para servidor técnico-administrativo da Univerdade Federal da Bahia (Ufba), cujas provas acontecem neste domingo, 29, será investigado pela Polícia Federal da Bahia (PF-BA). O Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) requisitou nesta quarta-feira, 25, a instauração do inquérito para o início das investigações, que envolve uma organização criminosa especializada na venda de gabaritos e provas de concursos em todos o país. Ainda nesta quarta, o MPF distribuiu as representações para o 4º Ofício Criminal, sob atuação do procurador Oliveiros Guanais, na área criminal, e também já solicitou outra distribuição de representação para a área cível, a quem caberia a decisão sobre a possibilidade de cancelamento ou adiamento do certame. A suspeita de fraude no concurso da Ufba veio à tona após a Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), deflragrar nova fase da Operação Gabarito, que investiga uma rede especializada neste tipo de crime. Durante a operação, a DDF descobriu a atuação dos criminosos no concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) por meio da interceptação de conversas no WhatsApp envolvendo um dos líderes da organização. Outras conversas pelo mesmo aplicativo apontam que a quadrilha também atuaria na prova da Ufba, em Salvador. Até o momento, o concurso está mantido para acontecer neste domingo, 29, com a participação de 72.066 candidatos.



UNEB: Sintest adere a paralisação geral do dia 26 de outubro

Foto: Divulgação

O Sintest decidiu aderir ao movimento de paralisação geral do dia 26 de outubro, que terá os portões da universidade fechados em todas as unidades pela categoria dos servidores técnicos administrativos. O dia 26 de outubro tem como objetivo retomar nossa campanha salarial, onde o Fórum dos Técnicos das Uebas decidiu por unificar a pauta externa de reivindicações junto ao Governo do Estado da Bahia por: Reajuste Linear Já; Aumento do Vale-Alimentação; Promoções e Progressões e Concurso Público. A paralisação de 24h convocada pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) em conjunto com o Sindicato dos servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz), contará com ato público no Centro Administrativo (CAB), nas portas da Secretaria da Fazenda, a partir das 9h. O Sintest convida a categoria a participar do movimento e unir forças com as demais categorias e entidades sindicais.



Salvador: Primeira Maratona tem 3,5 mil inscritos e prefeitura quer tornar evento um dos maiores do Brasil

Foto: Guilherme Reis/BNews

O prefeito ACM Neto participou, na manhã deste domingo (22), da largada da Maratona Cidade de Salvador correndo na prova de 10 quilômetros. "Queria até ter me preparado para correr 21, mas não deu. Quero fazer em menos de 58 minutos", disse o gestor momento antes do início do evento que reúne cerca de 3,5 mil corredores de todo o país. A maratona, que ocorre na capital baiana pela primeira vez, tem três tipos de provas: 21km, 42km e 40km. "A gente começa esse primeiro ano com muito sucesso. Todas as incrisções foram esgotadas. Isso posiciona nossa cidade no circuito dos grandes eventos esportivos. É apenas o primeiro ano de tantos outros que vão acontecer. Essa maratona vai ser, em breve, um dos maiores eventos da categoria no Brasil", prevê ACM Neto.



Oito pessoas são presas em flagrante durante operação contra pedofilia em Salvador

Foto: Divulgação

Oito pessoas foram presas em flagrante durante a operação integrada Luz na Infância deflagrada, na manhã desta sexta-feira (20). Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros do Stiep, Chame-Chame, Pituba, Barbalho, Barroquinha, Itapuã, Coutos e Caminho de Areia. Setenta e seis policiais civis, em 21 viaturas, estão envolvidos na operação Luz na Infância. Os alvos da operação Luz na Infância foram identificados através de um levantamento de informações pela Senasp e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil - Adidância da Polícia de Imigração e Alfandega em Brasília (US ImmigrationandCustomsEnforcement-ICE). Os trabalhos foram iniciados há seis meses e tem como foco o ambiente virtual. O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos.

 



Salvador: Mãe queima genitália do filho e é presa em flagrante

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Clebia dos Santos Costa, 43 anos, pode pegar até 15 anos de prisão por torturar o próprio filho de 8 anos. Clebia é acusada de queimar a ponta do pênis da criança com um isqueiro. Em depoimento aos agentes, o filho comoveu os presentes ao descrever que a mãe sempre batia nele. “Ela me bate sempre”. R.C.M ainda mostrou as marcas dos espancamentos na boca, costas e queimadura na genitália. Chorando, Clebia ouviu a criança completar “Agora eu sei que você é uma verdadeira criminosa, que só queria me ver morto”. Clebia foi presa, no final da tarde desta quinta-feira (19), por policiais da 19ª Companhia Independente, por agressão ao filho. Ela foi autuada em flagrante pela Delegacia Especializada de Repressão a Crime contra Criança e Adolescente (Derca). As penas para os crimes contra crianças apesar de ser uma violência continuada, de deixar sequelas na vítima para o resto da vida dela e de ser equiparado a crime hediondo, pela legislação, a tortura é menos grave e tem pena menor do que em caso de estupro, por exemplo. Já o crime de maus-tratos, como a exposição a perigo da vida ou da saúde de pessoa sob a autoridade, guarda ou vigilância, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina. A Pena é de seis meses a dois anos. Se o crime for tortura, como constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, a pena varia entre dois e oito anos.



Operador de máquinas morre após ser atingido por pedra de 14 toneladas em Caturama

Foto: 97NEWS

No final da tarde de ontem quarta-feira (18), por volta das 16h, um homem identificado como Fabrício Oliveira, de 27 anos, morreu em uma pedreira no povoado de Gonçalo no município de Caturama. De acordo com a polícia, Fabrício operava uma máquina quando uma pedra de aproximadamente 14 toneladas soltou e caiu sobre ele. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionada e realizou a perícia técnica. O corpo de Fabrício foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e já foi liberado para os familiares realizarem o velório.



Investimentos do Governo do Estado mantém a Bahia em destaque nacional

(Foto: Divulgação)

A Bahia se mantém no segundo lugar entre os estados que mais investem. De janeiro a agosto foram R$ 1,48 bilhão, atrás apenas de São Paulo, segundo balanço apresentado na manhã desta terça(17) pelo secretário da Fazenda, Manoel Vitório, em audiência pública da Comissão de Finanças , Orçamento  e Controle, da Assembleia Legislativa da Bahia. Como membro titular da Comissão de Finanças, o deputado Zé Raimundo mais uma vez elogiou a explanação do secretário Manoel Vitório e parabenizou o Governo Rui Costa pelos investimento na capital, destacando-se as obras do metrô, e no interior do estado, com a construção da Ferrovia Oeste/Leste (FIOL), no abastecimento de água, na construção de hospitais e policlínicas, entre outras ações. Em termos de proporcionais, a Bahia supera São Paulo, com obras e ações que beneficiam diretamente a população tornam-se mais significativas, já que o governo paulista investiu pouco mais que o dobro no mesmo período: R$ 3,5 bilhões, segundo comparou Vitório. De acordo com o secretário, o investimento do governo baiano ficou acima daquele registrado pelas demais grandes economias do país, como Paraná (R$ 844,6 milhões), Minas Gerais (R$ 625,9 milhões), Rio Grande do Sul (R$ 312,5 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 248,5 milhões). No Nordeste, o Ceará investiu no período R$ 1,041 bilhão e Pernambuco chegou a R$ 564,6 milhões.



Imagens mostram garota recebendo revelação divina antes de ser morta em Simões Filho

(Fotos: Reprodução)

Uma informação perturbadora sobre a morte da adolescente Gisele Kailla de Jesus Adab, 17 anos, na noite de domingo (15), em Simões Filho, na Bahia, Região Metropolitana de Salvador (RMS), intriga a população da cidade. A adolescente que era carinhosamente chamada de Gika, foi assassinada com vários disparos de arma de fogo. A vítima foi surpreendida por homens armados, que chegaram ao local em uma moto. Gisele acabou sendo alvejada com vários tiros e não resistiu aos ferimentos. Porém, há um mês e 24 dias, mais precisamente no dia 21 de agosto deste ano, Gisele teria sido avisada por meio de uma “revelação divina” feita pelo “Pastor André Barreto”, da Igreja Assembleia de Deus Visão da Gloria. O aviso divino foi compartilhado pelo pastor Thiago Silva, na madrugada desta segunda-feira (16/10), por meio da rede social Facebook, após ser informado sobre a morte da adolescente. O religioso publicou um vídeo que mostra Gisele recebendo uma revelação. “No dia 21 de agosto, na nossa segunda-feira do livramento, Deus falou com a jovem Gisele do grande livramento que estava dando a ela. Mas também disse que não brincasse, que Deus à queria na presença dele e que não haveria outra chance”, afirma o pastor na descrição do vídeo. Ainda na descrição do vídeo, o religioso lamenta a morte da jovem. “Meus sinceros sentimentos a toda família de Gisele”, lamentou.

A jovem não teria dado atenção ao aviso e acabou morrendo (Foto: Reprodução Facebook)

No vídeo é possível ouvir o Pastor André Barreto dando detalhes do crime a Gisele, e dizendo que alguém estava com raiva do que aconteceu no inicio do ano. “Eu tô vendo uma moto de modelo de XRL, moto alta. Eu tô vendo eles com uma 380 na cintura. Eu tô vendo que estão pilotando com uma ponto 40. Estou vendo eles dizendo vamos chegar lá fazendo tudo, vai ser daquele jeito. Eu tô vendo que estão com raiva de alguém próximo a ela [..] Meu Deus manda te dizer, chega de brincar, porque outra chance você não vai achar. Estão com raiva de você [..] “, revela o Pastor a Gisele, contando detalhes sobre o crime, um mês antes da jovem ser executada. O vídeo ainda mostra o Pastor André Barreto, de forma insistente, fazendo um apelo para Gisele. Após receber vários tiros, Gisele ainda chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe, mas não resistiu aos ferimentos. Ela foi sepultada na tarde desta segunda. Até o fechamento da matéria, nenhum suspeito de ter cometido o crime havia sido localizado. A autoria e motivação do crime serão investigadas pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), em parceira com a 22ª Delegacia Territorial de Simões Filho. Veja o vídeo em que a revelação é transmitida à jovem: 



'Nude' de procurador municipal no Whatsapp constrange prefeito de Ibirapitanga

Em virtude da situação inusitada já tem gente apostando que o prefeito Ravan (PSD) já pensa em exonerar o “modelo” (Foto: Reprodução)

As fotos, que supostamente seriam do advogado, começaram a ser compartilhadas em grupos de WhatsApp desde a semana passada. Ele aparece completamente nu, segurando as partes íntimas em frente a um espelho. Além de advogado, o homem exerce também a função de Procurador Jurídico e de professor em uma escola municipal em Ibirapitanga. Segundo informações, por causa das imagens, o advogado chegou a ser hostilizado por alunos. Não se sabe ao certo por qual motivação ou quem divulgou as fotos. De acordo com o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o membro que não possui idoneidade moral, pode ter o cancelamento imediato da inscrição junto à ordem máxima de advocacia no Brasil. Ele ainda não se manifestou sobre o caso. 



Empresa de Vitória da Conquista dá exemplo e ganha o mercado brasileiro

(Foto: Arthur Garcia/Divulgação)

No verão de 1996, o empresário Marcos Fenício Dias era um naturalista recém-formado em agronomia que vivia na pindaíba. Hoje, aos 49 anos é dono de uma empresa que fatura R$ 32,6 milhões ao ano e que está entre as 100 pequenas e médias empresas do Brasil que mais cresceram entre 2014 e 2016, segundo pesquisa da consultoria Delloite divulgada este mês. É Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia, que vem o exemplo para outros empresários – a Alimentos Tia Sônia é uma das cinco representantes baianas no ranking – junto com a GertecBrasil – do segmento de máquinas, equipamentos e ferramenta - a construtora MA Almeida, a CiberianTI e a Morais de Castro Produtos Químicos. Com o pouco dinheiro que Marcos ganhava investia em alimentos saudáveis e algumas poucas viagens. Numa delas, para Machu Picchu, no Peru, recebeu de presente da mãe Sônia Maria Lopes Dias 6 kg de granola caseira - alimento que há décadas é consumido tradicionalmente pela família, de origem portuguesa.  A granola tinha aveia, castanha de caju, tapioca, melaço de cana, gergelim, manteiga, uva-passa, coco e amendoim. Sem ter como levar sozinho a quantidade do lanche materno, Marcos dividiu com os amigos – que na volta da viagem, o incentivaram a produzir fazer a granola para venda. “Peguei R$ 40 emprestado da minha mãe e comprei os produtos da granola. Na cozinha da casa dela, fiz pacotinhos de 200 gramas e vendi tudo em uma semana, e as pessoas querendo mais. Daí em diante, passei a procurar mercados e aperfeiçoar o produto”, conta Marcos, que logo no início retirou o amendoim da receita.

Fábrica na cozinha

A cozinha de casa serviu como fábrica nos primeiros meses. Mas ficou apertada. Mãe e filho passaram então a produzir a granola na garagem com a ajuda de mais dois funcionários, um deles Wagner Amorim, 36, hoje o responsável pela manutenção das cerca de 130 máquinas da empresa, que desde 1999 está no bairro Jardim Guanabara.

O terreno de 900 metros quadrados iniciais logo foi ampliado para 4.000 metros quadrados em 2002. “Mas já está pequeno, nem conseguimos mais respirar direito. Por isso, estamos já planejando a nossa mudança para outro espaço bem maior e com capacidade para triplicar a produção”, disse Marcos, que preferiu segredo sobre a produção da empresa, onde trabalham cerca de 120 pessoas.

O destino é um terreno no Distrito Industrial dos Imborés, onde inicialmente será possível aumentar em 30% a produção da granola que atualmente está em mais de 5.000 pontos de venda do Nordeste, presente em mercados de todas as capitais da região. O alimento é composta por flocos de aveia, rapadura, coco, tapioca, uva-passa, castanha de caju, gérmen de trigo, melaço de cana, manteiga, gergelim e sal marinho.

Tia Sônia, como os amigos de Marcos chamavam a mãe dele, é a marca da empresa, uma das maiores do Nordeste em fabricação de granolas e que aparece na pesquisa anual da consultoria Delloite - mesmo no período de recessão econômica no país.

Para conseguir o feito, além de 40 demissões, a empresa investiu R$ 1,5 milhão em equipamentos mais modernos para a fábrica, terceirizou o serviço de logística, ampliou o prazo de pagamento junto aos fornecedores, reviu o plano tributário e fechou a divisão de beneficiamento de coco, que não era rentável.

A empresa que aparece na pesquisa em 59ª colocada no ranking nacional conseguiu ter crescimento de 19,29% entre 2014 e 2016. “É quase a média de crescimento anual que viemos tendo em outros anos, com exceção de 2015, nosso pior ano”, disse Marcos Fenício. Segundo ele, a empresa vem trabalhando constantemente em inovação de produtos.

“Estamos sempre preocupados em lançar algo novo, bom, que venda muito. Por isso, eu e alguns funcionários estamos sempre indo a feiras de alimentos e de outros setores – como de saúde e bem-estar – para ver quais são as demandas atuais de alimentação. Nosso lema é fazer as pessoas serem felizes se alimentando, que é uma coisa que todo mundo gosta”, contou o ex-naturalista, adepto hoje de um “churrasquinho de leve”. “Não estou tão radical quanto antes”.

Outra frente de atuação da empresa é com relação aos funcionários – eles recebem cursos de aperfeiçoamento dentro e fora da Bahia. “Trabalhamos com processos de treinamentos em diversas áreas de conhecimento, baseados nas demandas dos setores. Existem valores anuais destinados para cursos, mas se surge alguma demanda a mais avaliamos a importância para o aumento do valor destinado. Promovemos diversos treinamentos internos também”, disse a gerente Recursos Humanos Jamaica Cabral.

Valorização das habilidades
Trabalhar as habilidades pessoais também é uma meta da empresa, como ocorreu com o chefe de manutenção de máquinas Wagner Amorin. “Chegaram a me colocar como supervisor de produção, que foi onde comecei e fiquei por cerca de 6 a 7 anos. Mas gostei mesmo de trabalhar com máquinas e a empresa me bancou um curso de eletrotécnico, que é a minha profissão. Muito do que vi no curso já sabia na prática, o que fiz foi aperfeiçoar”, contou Amorin.

Hoje, vendo o crescimento da empresa, a matriarca da família Sônia Maria Lopes Dias, se diz orgulhosa da ideia que teve o filho de produzir granola para venda. “Foi um alimento que sempre fizemos em casa, uma mistura. Meus avós, que eram portugueses, faziam, e eu aprendi com eles”, disse a mulher de 78 anos que hoje vai apenas três vezes à fábrica “só para dar uns palpites”.

“Mas antes, eu chegava às 7h e saia às 19h, eram doze horas de trabalho diário”, ela lembra, informando depois que o marido Otávio da Silveira Dias, de 86 anos, ainda continua firme na empresa, sendo um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair. “É o grande patrimônio da família, construído com muito trabalho e dedicação”, ela comentou.

Maioria das PMEs lançaram novos produtos
A pesquisa da Delloite, realizada em parceria com a editora Abril, teve como objetivo mostrar as estratégias de cada empresa para o reposicionamento no mercado em tempos de crise. Além da Tia Sônia, outras pequenas e médias empresas baianas que aparecem no ranking das 100 que mais cresceram no Brasil entre 2014 e 2016 são a Gertec Brasil (18ª), a MA. Almeida Engenharia (30ª), a Ciberian T.I (58ª) e a Morais de Castro Produtos Químicos (64ª).

Entre as empresas do ranking das 100 que mais cresceram, a mediana do número de funcionários se manteve em 2016 em um patamar similar ao do ano anterior. Já a divisão da receita líquida por funcionário, aumentou em 23% no mesmo período, o que indica que essas empresas obtiveram maior eficiência.
 Realizada desde 2006, a pesquisa, pela primeira vez, além das pequenas e médias empresas, envolveu também outras de maior porte na premiação “Best Managed Companies – Brasil”, com o objetivo de valorizar as melhores práticas de gestão que podem inspirar gestores e empreendedores.
O estudo sublinha que “o mercado brasileiro se mobiliza em torno de soluções para a retomada da atividade econômica no País”, e que, “as pequenas e micro empresas têm muito a contribuir.”

Quase 90% das PMEs do ranking lançaram novos produtos e serviços em 2016, refletindo um esforço dessas organizações de se reposicionar no mercado. Um grupo importante de empresas entre as PMEs classificadas para o ranking está engajado em práticas de fomento à inovação, como investimento em tecnologia, formação de profissionais para lidar com desafios diversos e disseminação de uma cultura aberta a novas perspectivas na solução de problemas.
Quase 70% das empresas contam com uma equipe dedicada (integral ou parcialmente) para a gestão e o desenvolvimento da inovação. Segundo a pesquisa, parte das PMEs que mais cresceram revelou considerar um desafio prioritário o equilíbrio entre a volatilidade da demanda – intensificada no atual cenário econômico – e os custos com fornecedores.

CONTINUE LENDO


Para se afastar do Z4, Bahia recebe o líder Corinthians na Arena Fonte Nova

(Foto: Reprodução)

Depois de conquistar um empate contra o Palmeiras, com uma atuação que deixou o torcedor esperançoso, o Bahia volta a campo às 18h (horário de Salvador) deste domingo (15), na Arena Fonte Nova, para enfrentar a equipe do Corinthians, líder da Série A do Campeonato Brasileiro. Essa partida é válida pela 28ª rodada da competição. Para esse difícil duelo o técnico Carpegiani tem cinco retornos, sendo dois deles de atletas titulares, Tiago e Edson, que cumpriram suspensão. Já os outros, Thiago Martins, Matheus Sales e Allione, contra o Palmeiras por questões contratuais. Porém, o comandante do Esquadrão não poderá contar com o atacante Mendoza, que pertence ao alvinegro paulista e não pode enfrentar a equipe. Já do lado paulista, o técnico Fábio Carille teve um sério desfalque de última hora. O zagueiro Pablo, que era esperado para retornar nessa partida, teve constatada uma lesão na coxa e foi vetado. Além dele, o volante Gabriel, cumprirá suspensão e também não poderá enfrentar o Tricolor. Na zaga o escolhido para entrar foi Pedro Henrique, já no meio, Camacho vai enfrentar o clube onde já teve uma passagem.



Lucio Vieira Lima pede ‘ajuda’ a empresários para defesa de Geddel

Quem se negou a contribuir, diz a matéria, teme aparecer em uma provável delação de Geddel, aliado do presidente Michel Temer (PMDB) (Fotos: Reprodução)

Irmão de Geddel Vieira Lima, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) tem procurado empresário para pedir ajuda financeira para defesa do irmão. A informação é da coluna Radar On Line, da Veja. Segundo a publicação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) está de olho nos pedido. Quem se negou a contribuir, diz a matéria, teme aparecer em uma provável delação de Geddel, aliado do presidente Michel Temer (PMDB).



Bahia: Fábrica clandestina de armas é desarticulada pela polícia em Teixeira de Freitas

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma operação intitulada “Operação Senhores das Armas” realizada pelas polícias Militar e Civil, apreendeu diversas espingardas, pistolas e revólveres, muitos de uso exclusivo, além de farta munição foram encontrados em três estabelecimentos que atuavam de maneira clandestina, na cidade de Teixeira de Freitas, nesta quinta-feira (11). Os estabelecimentos inicialmente mapeados foram a Casa Morbeck e Julinho da Sanfona. Nas apreensões diárias de armas com criminosos, em depoimento, eles relatavam comprar nesses estabelecimentos. Com mandados de busca e apreensão concedidos pela Justiça os locais foram vasculhados. Durante as diligências chegou a informação de que na Oficina Confiança a mesma prática ocorria.

 

As equipes da PM e PC foram até o local e apreenderam mais armas, munições, e outros materiais. Na ação foram presos em flagrante Oto Moreira Morbeques, dono da Morbeck, Dourivaldo dos Santos, proprietário da Julinho da Sanfona, Agnelson Ferraz e Ulimar Cardoso Ferraz, responsáveis pela Oficina Confiança. "Aumentamos a nossa produtividade na apreensão de armas e durante as reuniões de avaliação percebemos que muitas eram artesanais. Grande ação das unidades locais. Estão de parabéns pelo belo trabalho", declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.



Comissão da Fiol e Porto Sul desmente reportagem do programa 'Bahia Meio Dia'

(Foto: Divulgação)

Nota à imprensa contestando dados da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol- Ferro - e Porto Sul, veiculados no Programa Bahia Meio Dia, foi discutida e aprovada hoje (11) na comissão especial da Assembleia Legislativa da Bahia que acompanha as obras. As matérias exibidas pelo programa, na TV Bahia/Globo, nos últimos dias 09 e 10 de outubro, divulgaram dados incompletos e artificiosos sobre a situação real das obras, conforme a nota da comissão, que cumpre importante papel fiscalizador e apoiador do projeto, como destaca o deputado Zé Raimundo (PT), titular do colegiado. “Diferente do que a repórter afirma na matéria, a ferrovia hoje está com 71,24% de obra física executada entre Ilhéus e Caetité e no total, levando em conta ainda de Caetité até Barreiras, com mais de 50% executada, e não apenas 30% como é apresentado na matéria. Os 30% que tanto a matéria televisiva enaltece se refere apenas aos dois lotes da região oeste, e não a ferrovia como um todo”, afirma a nota. Zé Raimundo explica que a comissão tem acompanhado de perto de todo desenrolar da obra do impactante projeto da Fiol e Porto Sul e feito gestões efetivas para agilizá-la. “Temos a convicção do papel da mediação social que nós, deputados, fazemos, recorrendo aos órgãos federais em Brasília para cobrar agilidade no andamento da construção. Portanto, estamos em condições de contestar e protestar contra informações equivocadas como as veiculadas no programa televisivo, que acabam dando uma visão errada para a população sobre que realmente ocorre com este importante projeto”, enfatizou o parlamentar. Segundo a nota oficial, a reportagem sobre a Fiol e Porto Sul não destaca em nenhum momento o avanço das obras no Lote 5FA - ponte sobre o Rio São Francisco – neste lote as obras ultrapassam 50% do total a ser executado. “Já no lote 4 - região de Brumado – o retorno das obras ainda não ocorreu, porque a empresa responsável, Andrade Gutierrez, não aceitou renegociar com a estatal Valec”, admite o documento da comissão presidida pela deputada Ivana Bastos (PSD). Também causou espanto aos membros da comissão a reportagem não ter informado sobre a celebração do Memorando de Entendimento assinado recentemente pelo Governo do Estado com empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento dos projetos. O documento foi assinado durante a realização da reunião anual do BRICS, na China, tendo como testemunha o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, e presidente do Brasil, Michel Temer. Após o evento, o Governo Federal se comprometeu em lançar o edital de licitação para conclusão das obras da Fiol até o mês de junho de 2018, mas o estado tem total interesse em acelerar esse processo, caso a União coloque a Bahia na condução do procedimento. Sobre o Porto Sul, esclarece pontos do Memorando de Entendimento estabelece que o Governo do Estado, as empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, cooperarão para o desenvolvimento totalmente integrado dos projetos. “O empreendimento já tem todas as licenças necessárias para o início da obra, tais como as licenças prévia e de instalação, além da autorização para supressão de vegetação, emitidas pelo Ibama”, afirma a nota.



Professor da UESB morre em desastre automobilístico

Acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (11), na rodovia BA-001. Flory Nonato dos Santos perdeu o controle do carro, bateu e morreu na hora (Fotos: Reprodução)

Um homem de 57 anos morreu após bater o carro em árvores localizadas nas margens da BA-001, em Ilhéus, no sul do estado. O acidente foi por volta das 6h desta quarta-feira (11), nas proximidades de uma faculdade particular. Uma câmera de segurança flagrou o momento do acidente. Nas imagens, o veículo da vítima se desloca em uma reta, quando de repente perde o controle, sai da pista e bate em árvores que estavam à direita do carro. Ainda não há informações sobre o que levou o motorista a perder o controle do veículo. 



Prefeitura de Feira de Santana sanciona Lei que estabelece multa de um salário mínimo para quem aplicar trote contra o Samu

Foto: Luciano Santos l 97News

Pelo menos 40% das ligações recebidas pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) são trotes na Bahia. Mas a situação pode mudar, se algumas cidades como Feira de Santana toamarem atitudes que possam punir o infrator. Aprovado na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, o projeto de lei que que prevê multa de um salário mínimo para quem aplicar trote contra o Samu foi sancionado pela prefeitura. A sanção ocorreu nesta terça-feira (10). De acordo com o projeto, o Samu irá identificar as ligações recebidas e solicitar às empresas telefônicas os nomes dos responsáveis pelas linhas para identificação dos donos. Já as ligações feitas de telefones públicos serão anotadas em separado para análise de incidência geográfica dos trotes e posterior identificação dos infratores por meio dos órgãos municipais competentes. A multa prevista será de um salário mínimo vigente por cada trote realizado. Em caso de reincidência, o valor será duplicado. O Samu hoje possui um banco de dados, que permite ao atender a ligação, o operador tenha acesso, na tela de seu computador, ao número do telefone responsável pela chamada e a um formulário que ele deve preencher com as informações sobre a suposta ocorrência. Isso, automaticamente, gera um banco de dados, a partir do qual é possível elaborar estatísticas mais precisas e obter um histórico com informações sobre cada número registrado. Essas ferramentas permitem, por exemplo, que a Prefeitura identifique os telefones que mais se repetem em ligações que se revelam trotes. No Brasil, o Samu vem realizando um trabalho educativo para acabar com o trote. Isso ocorre, por exemplo, por meio de palestras em escolas, já que boa parte dos trotes são feitos por crianças e adolescentes (embora os trotes feitos por adultos gerem resultados mais extremos, a exemplo das já citadas ocorrências em que os profissionais do Samu 192 foram enganados). Só lembrando que, independente de qualquer Lei sancionada pelos municípios, passar trote é crime. O Art.266 do Código Penal descreve que “Interromper ou perturbar o serviço telefônico” é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa. Esse artigo da lei se aplica para qualquer caso e seja qual for a vítima.