ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Lista de estiagem inclui 29 cidades com decreto de emergência; maioria fica no Sudoeste

Foto: Conteúdo l 97News

Mais 29 municípios baianos que convivem com a estiagem tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo Estado. Da lista, divulgada nesta quarta-feira (11), 26 ficam no Sudoeste baiano e apenas três estão situadas no Oeste, casos de Carinhanha, Coribe e Malhada. Os decretos homologados pelo governador Rui Costa valem por 180 dias, contados a partir do momento em que foram estabelecidos em cada local. Entram no rol as cidades de: Anagé, Aracatu, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Carinhana, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Encruzilhada, Guajeru, Iuiú, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Tremedal, Urandi, Presidente Jânio Quadros e Vitória da Conquista. Com os decretos, as prefeituras podem pedir auxílio complementar do estado. Em áreas rurais, onde a estiagem é mais percebida, moradores precisam de auxílio de carros-pipa para encher cisternas e ter água em casa, por exemplo. Conforme dados da Defesa Civil do Estado (Sudec), mais de 4 milhões de baianos sofrem com os problemas da estiagem. 



Ministério Público move ação contra Viação Nova Horizonte; empresa é acusada de usar ônibus precários e inseguros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público da Bahia (MP/BA) moveu uma ação civil pública contra a Viação Novo Horizonte, por prestar um serviço precário, inadequado e inseguro para os passageiros. De acordo com o MP, a empresa desrespeita o Código de Defesa do Consumidor. Na ação, o Ministério Público diz que a concessionária disponibiliza aos usuários ônibus em condições precárias de higiene e segurança, que apresentam problemas mecânicos, não cumprem os itinerários, possuem horários imprevisíveis de saída e chegada e que frequentemente atrasam. Conforme consulta feita pelo MP à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), essas infrações ocorrem desde 2012, com aplicação de multas à empresa. O MP pede que a Justiça conceda uma liminar para que a empresa adote uma série de medidas que garantam a prestação de serviço seguro e de qualidade aos passageiros. O MP chegou a propor em janeiro último a adoção dessas medidas em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas a Viação Novo Horizonte não respondeu sobre a proposta. A ação decorre de inquérito civil instaurado em julho do ano passado.



Bahia: Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Salvador e Barreiras neste mês

Foto: Esquadrilha da Fumaça / Divulgação

Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fará uma apresentação no Farol da Barra, em Salvador, no sábado (14). O espetáculo no ar faz parte do circuito Norte Nordeste do Brasil, que será realizado entre 12 e 30 de julho. Também haverá apresentação em Barreiras. O espetáculo será às 16h do dia 29 de julho. O voo será realizado por um grupo de 45 militares, formado por Oficiais e Graduados, utilizando as aeronaves A-29 Super Tucano. Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.



Barreiras: PM dispara tiros para o alto, ameaça clientes de restaurante e acaba detido

Foto: Divulgação

Um policial militar disparou diversos tiros para o alto e ameaçou clientes de um restaurante no centro de Barreiras, no domingo (8). De acordo com a Polícia Militar (PM), o fato ocorreu por volta das 19h15, na Rua Dr. Abílio Farias. Não há detalhes do motivo dos tiros. Ainda segundo a PM, militares da 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barreiras) estiveram no local para checar uma denúncia de disparos de arma de fogo. No local, testemunhas apontaram o policial militar, que não teve o nome divulgado, como o autor dos disparos. Ele foi levado para a Delegacia Territorial de Barreiras. O policial foi liberado após ser ouvido e pagar fiança. O caso deve ser investigado.



Rui lidera ranking de governadores que mais cumpriram promessas de campanha

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Rui Costa (PT) foi o governador brasileiro que mais cumpriu as promessas feitas durante a campanha eleitoral em 2014, segundo levantamento divulgado hoje (9) pelo portal G1. Em três anos e meio, o petista executou, total e parcialmente, 74 promessas. Quando analisados somente os compromissos efetivamente executadas, o chefe do Executivo baiano também é o primeiro colocado, com 54 ações concluídas. Atrás do dele estão o governador de São Paulo, com 38 promessas cumpridas e, em terceiro lugar, o da Paraíba, com 31. A pesquisa tem como base o programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral em sabatinas, entrevistas e debates.



Lauro de Freitas: Mulher é atropelada pelo próprio carro roubado na Estrada do Coco

Foto: Reprodução / AC

Uma mulher foi assaltada e logo depois atropelada com o próprio carro levado dentro do estacionamento de um supermercado na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas. A vítima foi encontrada ferida no local após o caso que aconteceu na noite de sábado (7). Durante testemunho, a mulher contou que dois homens armados a abordaram e roubaram o veículo. Ao tentar impedir que os suspeitos fugissem, ela foi atropelada. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, segundo o G1, a PM não soube informar para que unidade foi levada. A guarnição fez rondas na região para localizar os bandidos, mas ninguém foi encontrado.



Polícia espera necrópsia para saber se mulher arrancou órgão genital do marido em motel de Salvador

Foto: Reprodução

Um casal foi encontrado morto neste domingo (8) em um motel no bairro do Costa Azul, em Salvador. Segundo informações da polícia, Sônia Souza Soares, de 74 anos, matou o marido a facadas e depois se matou dentro de um motel, no bairro Costa Azul, em Salvador. O homem, identificado por Alfons Ludwig Boness, de 72 anos, recebeu vários golpes de faca e a polícia conta com a hipótese de retirada dos órgãos genitais do homem, o que indica tortura antes do homicídio. De acordo com a Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o casal havia entrado no motel no sábado (7) e só foi encontrado no final da manhã deste domingo, após muitas horas no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para a realização da perícia e remoção dos corpos. O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) investigará o caso.



Solidariedade: Para evitar desperdício, empresários criam prateleira solidária em mercado; 'Tá com fome? pode pegar'

Foto: Reprodução l TV Bahia

Um casal dono de um supermercado na cidade de Luís Eduardo Magalhães, criou uma prateleira solidária que tem dado o que falar na região. A iniciativa foi tomada, conforme os empresários, para evitar o desperdício de alimentos que não seriam aproveitados para venda. Qualquer pessoa pode chegar e levar pra casa. "Tá com fome? Pode pegar, mas pegue o necessário, pois tem mais pessoas com fome também", avisa uma placa na frente da prateleira onde os alimentos foram disponibilizados. "Desde o início a gente já tinha esse projeto de estar passando para as pessoas que precisam, mas, como a gente vê a necessidade delas de entrar no mercado e a vergonha também de chegar até a gente pelo mercado estar cheio, então, a gente falou assim, vamos colocar uma coisa mais fácil, onde elas mesmas peguem", contou o comerciante Alisson Murilo. 



Governo reserva recurso para pagar dívidas trabalhistas da Ebal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo com a venda da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), o Estado da Bahia precisará enfrentar na Justiça do Trabalho diversos processos de funcionários demitidos nos últimos anos. De acordo com o procurador-geral de Justiça, Paulo Moreno, a Procuradoria Geral tenta fazer um acordo com os trabalhadores no Juízo de Conciliação do Segundo Grau, do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA). A ideia, segundo Paulo Moreno, é fazer um grande acordo para pagamento das execuções, contemplando também processos que ainda estão em fase de conhecimento. Na pauta, estão algumas questões, como a extensão do Planser para os funcionários demitidos. Segundo o Bahia Notícias, já foram reservados recursos para garantir os aportes para satisfazer os impasses trabalhistas. A Ebal foi vendida em abril deste ano, por R$ 15 milhões. 



Bahia teve 88,5% de cidades com seca nos últimos 4 anos, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em quatro anos, entre 2013 e 2017, 88,5% dos municípios, ou 369 dos 417 municípios, informaram ter sofrido períodos de seca. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (5), a partir da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). Segundo o levantamento, a proporção das cidades baianas atingidas pela seca é maior do que a brasileira, em que 48% dos municípios sofreram com a seca. No Nordeste, 82,6% das cidades tiveram épocas de seca no mesmo período. Conforme o G1, na Bahia, 9 em cada 10 cidades, ou 89% [371 cidades] tiveram problemas com a seca. Acima da Bahia com problemas de seca, aparece o Espírito Santo, com 93,6% de cidades atingidas, e o Ceará, que registrou 92,9% dos municípios com o problema climático. Ainda segundo o IBGE, a seca na Bahia foi “de longe o desastre natural mais frequente”. Depois, apareceram os alagamentos [20,6% dos municípios], enxurradas ou inundações bruscas [18,9% das cidades] e os processos erosivos acelerados [18,7% dos municípios].



Ibicuí: Radialista é morto a tiros; autoria e motivação do crime são desconhecidas

Foto: Reprodução l Rede Social

Um radialista de 50 anos foi morto a tiros na noite de quarta-feira (4), em Ibicuí. De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 20h, na Rua Dom Pedro, centro do município. A vítima, identificada como Charles da Silva Menezes, chegou a ser socorrida por populares e levada para o Hospital de Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo informações da Prefeitura de Ibicuí, Charles Menezes trabalhava como locutor em eventos políticos, no comércio e eventos. O homem também prestou serviços para a prefeitura da cidade. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade onde passou por perícia e foi liberado na quinta-feira (5). O enterro aconteceu nesta sexta-feira (6), no cemitério de Ibicuí. Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.



Cesta básica fica mais cara na Bahia

Foto: Conteúdo l 97News

A cesta básica na Bahia registrou um aumento de 0,29% em junho deste ano, quando comparado com o mês de maio. A informação é da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Agora, com a elevação no valor, a cesta passou a custar R$ 308,21 na capital baiana. Segundo o levantamento, dois dos doze produtos que fazem parte da cesta, sete registraram aumento nos preços. Foram eles farinha de mandioca (6,76%), Carne bovina (4,23%), Açúcar cristal (2,81%), Leite pasteurizado (1,84%), Pão francês (1,64%), Feijão rajado (1,32%) e Arroz (1,03%). Por sua vez, quatro apresentaram redução nos preços: Banana prata (-10,41%), Tomate (-4,33%), Café moído (-0,96%) e Manteiga (-0,58%). O Óleo de soja não sofreu alteração.



Ministério Público pede retirada de nomes de pessoas vivas em ruas e prédios de duas cidades baiana

Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou aos prefeitos municipais de Muritiba e de Cabaceiras do Paraguaçu que retirem os nomes de pessoas vivas de bens públicos. Em caso de decretos, os prefeitos podem fazer isso de ofício; em caso de lei, podem encaminhar projetos de lei às câmaras municipais para que procedam a alteração, bem como não sancionar novas leis de mesmo teor. Aos presidentes das câmaras municipais, a promotora de Justiça recomenda que coloquem o tema na próxima sessão Legislativa. As recomendações foram expedidas pela promotora de Justiça Juliana Lopes Ribeiro Ferreira. A recomendação orienta ainda os presidentes do Legislativo a elaborarem e apresentarem para votação projetos de lei com o objetivo de renomear ruas e prédios públicos que reportem a nome de pessoas vivas. Em Cabaceiras do Paraguaçu, um inquérito civil do MP deu conta da existência de prédios públicos batizados com nome de pessoas vivas; e, em Muritiba, constatou a mesma ocorrência em prédios e ruas. De acordo com a promotora de Justiça, a prática revela “notória improbidade administrativa e afronta à legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa”.



Mesmo na solitária, Geddel se recusa a tomar banho de sol e não come parte das refeições

Foto: Reprodução

A juíza de Direito Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, entendeu que o isolamento disciplinar imposto ao ex-ministro Geddel Vieira Lima não oferece risco à sua saúde e integridade. Na decisão, ela destacou que, mesmo em isolamento, Geddel tem se comportado de forma indisciplinada, recusando-se a sair diariamente para o banho de sol. Além disso, ele não quer aceitar parte das quatro refeições. “Apesar da recusa em receber as refeições e em assinar os documentos que atestam as respectivas recusas, o preso tem ingerido os alimentos referentes ao café da manhã e à ceia. Além disso, o preso se recusou a ser encaminhado para atendimento em rede hospitalar externa sob a alegação de que estaria bem de saúde”, diz na decisão. Por fim, a magistrada considerou a responsabilidade do Estado pelo resguardo da integridade física das pessoas em privação de liberdade. Ela ainda autorizou o encaminhamento de Geddel para a rede externa de saúde, caso seja necessário.



População da região Sudoeste recebem ambulâncias e equipamentos de saúde

Foto: Divulgação

A semana começou com muitos investimentos entregues à população do Sudoeste baiano pelo governador Rui Costa e pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), durante evento do Governo da Bahia em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (3). São tratores, ambulâncias e equipamentos de saúde para diversos municípios da região, destinados pelos deputados através de emendas parlamentares. Ao todo, cinco municípios foram comtemplados com a aquisição de tratores agrícola com todos os implementos para o fortalecimento da agricultura familiar local. Os beneficiados foram as associações de pequenos produtores rurais de Boa Esperança (Barra do Choça), Tanquinho, Mandacaru e Adjacências (Brumado), Quilombo da Lapinha (Igaporã), Água Vermelha (Itarantim) e Formosa e Vereda (Malhada de Pedras). Os mandatos entregaram um total de seis ambulâncias, beneficiando os municípios de Ribeirão do Largo, Tanque Novo, Encruzilhada, Mortugaba, Piripá e Vitória da Conquista (ambulância destinada para a Santa Casa de Misericórdia). Já os equipamentos e móveis para unidades de saúde foram destinados a Caetité, Cordeiros, Guajeru, Maetinga, Malhada de Pedras, Presidente Jânio Quadros, Tremedal, Piripá e Rio do Antônio.



Inconformado com fim do relacionamento, homem toca fogo na casa e deixa ex-mulher e filhos desabrigados

Foto: Reprodução/Radar 64

Uma mulher de 32 anos, e três filhos de nove, onze e doze anos ficaram desabrigados após o ex-marido atear fogo na casa onde eles moravam, no bairro Jaqueria, em Itabela, sul da Bahia, na manhã de domingo (1). De acordo coma polícia, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento. Moradores relataram que no momento do incêndio, a mulher e os filhos não estavam na residência, que ficou totalmente destruída. Tudo que estava dentro do imóvel foi perdido. Ainda de acordo com a polícia, testemunhas viram o suspeito fugindo em uma motocicleta após cometer o crime. O caso será investigado.



IFBA publica editais para processo seletivo 2019 de cursos técnicos; inscrições começam hoje (3)

Foto: Luciano Santos l 97News

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou editais do Processo Seletivo 2019 para cursos técnicos nas formas integrada e subsequente. Ao todo, são ofertadas 5.185 vagas, sendo 2.715 para o integrado e 2.430 para o subseqüente, distribuídas em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Podem se inscrever, estudantes que concluíram o ensino fundamental (para os cursos da forma integrada) e estudantes que concluíram o ensino médio (para os cursos da forma subsequente). Dentre as novidades deste ano, estão a possibilidade de inclusão da 2ª opção de curso, a exclusão da prova de redação, e a possibilidade de atendimento pelo nome social no dia da aplicação da prova. As inscrições serão realizadas no período de 3 de julho a 16 de agosto, através da página do processo seletivo (Clique Aqui). O candidato que não tiver acesso à internet poderá utilizar as instalações físicas do IFBA para realizar sua inscrição. Nesse caso, é necessário entrar em contato com os campi ou com a reitoria e verificar os horários disponíveis. A taxa de inscrição é de R$ 35. Os candidatos poderão solicitar, entre os dias 1º e 31 de julho, a isenção parcial. Para fazer a solicitação é necessário que o candidato comprove que cursou os últimos cinco anos em escolas públicas (para os cursos do integrado) ou que cursou todas as séries do ensino médio em escolas públicas (para os cursos do subsequente). Os contemplados pagarão o valor de R$ 3,50, referente a 10% da taxa de inscrição. As provas serão realizadas no dia 21 de outubro.



Advogado leva 'bronca' de juiza ao pedir adiamento de sessão por estar na Rússia

Foto: Whatsapp l 97News

Um advogado foi repreendido oficialmente por uma juíza da Justiça Federal de Feira de Santana por ter feito “gracejos” no pedido de adiamento de uma audiência. Ao solicitar a remarcação, o advogado alegou que a sessão da dessa terça-feira (3) colidiria com uma viagem já programada para a Rússia, onde o Brasil participa da Copa do Mundo. "Em outros termos, a ida em busca do sonho do 'Hexa' impedirá de comparecer ao ato solene", justificou o advogado, acrescentando que estará disponível em qualquer data após o dia 16 de julho, "quando já estará em solo brasileiro juntamente com a seleção hexacampeã". O requerimento foi assinado no dia 26 de junho. Ao receber o documento, a juíza Adriana Horta Soutinho de Paiva até deferiu o pedido de advogado, mas não deixou de chamar atenção do advogado pelo tom inadequado. "O processo judicial é o espaço destinado à análise do direito postulado pela parte e não para a veiculação dos anseios pessoais do advogado, estes completamente estranhos ao objeto da lide. Assim, advirto ao causídico subscritor da petição de fl. 58 que, em qualquer nova manifestação, deverá dirigir-se a este juízo com a seriedade e respeito próprios do ambiente da Justiça Federal", ressaltou a magistrada. O despacho com a repreensão foi publicado no dia 30 de junho.



Bahia tem 15% dos municípios com risco de retorno da poliomielite, diz Ministério da Saúde

Foto: Divulgação

Pelo menos 312 cidades brasileiras registram alto risco de retorno da poliomielite, sendo a Bahia o Estado com o quadro mais crítico. No total, 15% dos 417 municípios baianos imunizaram menos de 50% das crianças, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o panorama foi apresentado em uma reunião com secretários estaduais e municipais de saúde, na última quinta-feira (28). "É uma situação gravíssima", resumiu a coordenadora do Programa de Imunização, Carla Domingues. "Uma cidade com esses indicadores tem todas as condições de voltar a transmitir a doença em nosso país. Será um desastre para a saúde como um todo", acrescenta. A meta da campanha é garantir uma cobertura vacinal superior a 95%, mas apenas Rondônia, Espírito Santo e Distrito Federal não possuem cidades com risco elevado de retorno da doença. Logo abaixo da Bahia, o quadro mais crítico é o do Maranhão, que possui 14,29% de seus municípios em alerta. De acordo com a publicação, o último registro de poliomielite no Brasil foi em 1990. Quatro anos depois, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a doença havia sido erradicada das Américas.



'Não há independência sem ciência', defende vice-reitor da Ufba

Acompanhando um grupo de pesquisadores e o presidente da Academia de Ciência da Bahia, Jailson Andrade, Miguez destacou a necessidade de investimentos na área | Foto : Tácio Moreira/Metropress

O vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez, marchou em defesa da ciência durante o cortejo do 2 de Julho, em Salvador. Ao lado de um grupo de pesquisadores e o presidente da Academia de Ciência da Bahia, Jailson Andrade, Miguez destacou a necessidade de investimentos na área. "Não há independência sem educação, sem cultura, sem ciência. É isso que queremos mostrar", disse.  De acordo com ele, o manifesto acontece em um momento difícil, já que os recursos destinados para as instituições têm sido reduzidos a cada ano. "O 2 de Julho se oferece como uma data extremamente importante para que o povo da Bahia se junte em defesa ao futuro do Brasil", concluiu. "Estamos aqui em defesa da ciência. É um momento muito especial da universidade, para os cientistas brasileiros, para o CNPQ, para o Capes. Por isso estamos lançando esse manifesto", complementou Miguez.