ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Adolescente de 17 anos morre afogado após pular em rio sem saber nadar

Adolescente de 17 anos morreu afogado após pular em rio (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Um adolescente de 17 anos morreu afogado no Rio Salgado, localizado na Fazenda Pancada Formosa, na cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, o caso ocorreu na tarde do sábado (4), mas o corpo do garoto só foi localizado na manhã deste domingo (5). A vítima, identificada como João Otávio de Jesus Muniz dos Santos, estava com dois amigos no local, que tem uma cachoeira. Um dos adolescentes contou que o garoto teria pulado de uma pedra, em um ponto fundo do rio, e não conseguiu sair do lugar. Ele não sabia nadar. Conforme os bombeiros, um dos amigos pulou na água e tentou salvar o garoto, mas não conseguiu e quase se afogou também. A situação ocorreu por volta das 16h. Moradores da região tentaram localizar o adolescente após o afogamento, mas não conseguiram. O corpo de João foi retirado da água por volta das 10h30 deste domingo, após dois bombeiros mergulhadores realizarem buscas no rio. Ele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, também no sul do estado. Não há detalhes sobre o sepultamento do adolescente. Os bombeiros recomendam que uma pessoa que não possui treinamento não tente resgatar alguém que esteja se afogando, por conta do risco de se afogar também.



Adolescente é apreendido por receber R$ 500 para matar jovem de 15 anos

Foto: Reprodução

Um adolescente, que não teve a idade divulgada, foi apreendido após confessar ter matado um outro adolescente, de 15 anos, na cidade de Jequié. De acordo com a polícia, os dois garotos tinham envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo informações da Polícia Civil, Saulo Santos Cardoso, de 15 anos, foi morto a tiros no dia 21 de julho de 2018. As investigações apontaram que os adolescentes pertenciam a quadrilhas rivais e o jovem apreendido teria recebido R$ 500 para executar Saulo dentro de uma barbearia. Segundo a polícia, o garoto foi apreendido na sexta-feira (3) e será encaminhado ao Ministério Público (MP) para a adoção de medidas socioeducativas.



Sudoeste: Cipe Sudoeste prende ‘mãos leves’ durante festa em Parque de Vaquejada

Foto: Divulgação

Por volta das 4h da manhã deste sábado (04) a Guarnição da Cipe Sudoeste, ao realizar patrulhamento no entorno da festa de Emancipação Política de Candiba, no Parque de Vaquejada José Vaqueiro, receberam informações de que havia alguns homens furtando celulares no interior do evento, e ainda, que os  suspeitos estariam no estacionamento do referido Parque de Exposições. Ao averiguar a situação, os policiais se deslocaram ao referido estacionamento, onde visualizaram dois homens ao lado de um veículo FIAT Palio, os quais, ao perceber a aproximação dos policiais, agiram de forma suspeita, dispensando 2 dois aparelhos celulares, uma carteira de documentos em nome de uma das vítimas e uma carteira de habilitação de um veículo tipo ônibus. Ao proceder com abordagem, foi encontrada uma peteca de maconha com um dos homens e no interior do veículo, mais 9 nove aparelhos celulares em um compartimento falso, além de crachás profissionais, sem procedência legal e R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais) em espécie. Indagados, não souberam informar sobre a procedência do material. Um terceiro elemento foi localizado e detido posteriormente pela guarnição, no interior do evento, acusado também de praticar os furtos juntamente com os citados. Diante dos fatos, os homens, o veículo e todos os produtos de procedência delituosa, foram apresentados na DP de Guanambi, onde algumas vítimas se fizeram presentes e reconheceram seus pertences, lavrando a autoridade policial, os Autos de Prisão em Flagrante dos conduzidos.



Caculé: homens serram grades de cela e libertam suspeito de estuprar filha de quatro anos

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um suspeito de estuprar a filha de quatros anos fugiu da Delegacia de Calculé com a ajuda de comparsas. Segundo informações da Polícia Civil, Edvaldo Dutra Farias, fugiu após dois homens armados pularam o muro do pátio da Delegacia, serraram a grade de uma das celas e o libertarem. A ação aconteceu na madrugada desta sexta (3), mas nenhum policial percebeu a ação dos comparsas e a fuga do preso. Edvaldo Dutra Farias estava custodiado há cerca de 2 meses.



Mulher de PM morre em tentativa de assalto em Feira; policial segue hospitalizado

Foto: Arquivo Pessoal

A mulher de um policial morreu após ser baleada em uma tentativa de assalto em Feira de Santana na noite de quinta-feira (2). Ana Carla dos Santos Leite, de 28 anos, chegou a ser socorrida para o Hospital Emec, mas não resistiu. Segundo a PM, a vítima foi atingida por três tiros, no peito esquerdo, coxa esquerda e braço direito. O policial Fábio dos Santos também foi baleado. Ele foi atingido por três tiros que feriram a perna e o braço e passou por cirurgia. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. Ainda segundo a polícia, o casal seguia em um veículo Corolla quando foi surpreendido por acusados a bordo de um Corsa Classic que anunciaram o assalto. Uma testemunha socorreu as vítimas até o hospital. Ainda segundo a polícia, câmeras de segurança devem auxiliar na investigação do caso. 



Homens se passam por policiais, invadem casa e matam quatro pessoas

Foto: Divulgação l PM/BA

Três jovens e uma adolescente foram assassinados dentro de uma casa, na zona rural de Governador Mangabeira, na madrugada de sexta-feira (03). Segundo informações da polícia, os suspeitos que invadiram a residência se passaram por policiais. As vítimas, identificadas como os irmãos, Wenderson Costa dos Santos, 18, Wadson Costa dos Santos, 19, a adolescente, Raiane do Amor Divino, de 17 anos, e o namorado dela, José Carlos Silva dos Santos, 23, estavam na cidade há menos de um mês. Além deles, outra pessoa também estava na casa, mas conseguiu escapar. A residência fica localizada no povoado de Bom Sucesso. O jovem que conseguiu fugir contou à polícia que cerca de cinco homens armados chegaram à casa e, após se identificarem como policiais, invadiram a residência atirando e procurando armas que estariam com as vítimas. O jovem conseguiu escapar sem ser visto pelos suspeitos, que ainda não foram identificados. O local já foi periciado e os corpos foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Motivação e autoria do crime serão investigadas.



Homem morre asfixiado com cabeça presa em portão ao tentar invadir casa da ex-mulher

Foto: Reprodução l Vermelhino

Um homem de 32 anos morreu asfixiado com a cabeça presa em um portão, na noite da última quarta-feira (02), ao tentar entrar na casa da ex-mulher, no município de Camacan, no sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, o homem estava alcoolizado e a ex-mulher dele disse que não abriu a porta porque ele sempre chegava bêbado para agredi-la. O caso está sendo investigado pela polícia.



Vice-diretor é flagrado agredindo aluno dentro de escola em Salvador

Foto: Reprodução l Vídeo

O vice-diretor da Escola Estadual Heitor Villa Lobos, que fica no bairro do Cabula VI, em Salvador, foi flagrado agredindo um estudante, na tarde de quinta-feira (02). O momento foi registrado por alunos da instituição. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento que o vice-diretor e o adolescente iniciam uma discussão, que termina com o aluno sendo agredido com um soco no rosto. Após a agressão, o homem ainda corre atrás do aluno. Em nota, a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), explicou que o pedagogo foi exonerado do cargo e que a decisão será publicada no Diário Oficial do sábado (04). Uma investigação será instaurada para apurar as circunstâncias do caso. A Secretaria Estadual de Educação (SEC) também se pronunciou e disse não compactuar com este tipo de atitude.



Baiana que morreu ao esperar 7 anos por cirurgia implorou pela vida ao poder público

Foto: Reprodução

A dona de casa Josilene dos Santos, de Juazeiro, que morreu após passar sete anos esperando por uma cirurgia cardíaca, havia implorando por uma providência do poder público. “É uma mãe de família desesperada, vendo a hora deixar os filhos abandonados. É muito triste você saber que tem sete filhos, está morrendo e não tem ajudar de ninguém. É muito sofrimento, já não aguento mais”, disse ela à imprensa baiana. Na oportunidade, o que se viu foi o frequente jogo de empurra entre município e Governo do Estado. A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que aguardava a liberação de vagas em um hospital de referencia em Salvador, para poder encaminhar a paciente para realizar a cirurgia. Já a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) declarou que a responsabilidade era da cidade. Dona Josilene descobriu há sete anos uma doença no coração e desde então esperava por uma cirurgia. Depois de tantos anos esperando, ela retornou à Sesau cobrar a cirurgia e recebeu a resposta de que ainda estavam esperando por vaga.



Itapetinga: Frigorífico voltará abater jumentos visando exportação de carne e derivados para o mercado asiático

Essa é a segunda vez que o frigorífico aposta em abate de jumentos visando vender carne e derivados ao mercado asiático (Foto: Conteúdo l 97NEWS)

Um frigorífico localizado no município de Itapetinga, a cerca de 235 quilômetros de Brumado, voltará a abater de jumentos visando vender carne e derivados ao exterior. A empresa diz que gera 100 empregos diretos e 150 indiretos com o negócio e que vai produzir cerca de 150 toneladas de carne por mês para exportação ao mercado asiático. O abate de jumentos será iniciado na próxima semana. Esse é o terceiro frigorífico a realizar esse trabalho no estado visando exportação. A unidade funciona na área de um antigo frigorífico de bovinos. O objetivo é exportar a carne e também o couro animal, que será direcionado a indústrias de cosméticos e farmacêuticas. O projeto engloba desde a aquisição de jumentos de pequenos produtores rurais até a procriação pela empresa, inclusive com melhoramento genético da espécie na Bahia. O diretor do frigorífico, Alber Ferreira Rezende, informou que a previsão é abater entre 500 a 600 animais. "O objetivo maior é a China, porque, no mundo, é atualmente o maior mercado. Estamos inclusive brigando com a Austrália, que também já realiza o abate de jumentos", destacou. O diretor ainda diz que, fica muito feliz porque retornará a contratar e gerar emprego para quem tinha perdido. "O abate de jumento é uma atividade que tem crescido, e essa é uma oportunidade de mais emprego na cidade”, disse. Alber ainda diz que a viabilidade do negócio foi possível após as negociações do governo baiano com o mercado exterior, em 2016. "Isso foi por intermédio do governo. O povo asiático já tem esse costume de consumir a carne. Então, vamos exportar a pele para medicamentos e cosméticos e a carne e vísceras para consumo. Por conta disso, dessa demanda, vamos contratar mais gente, pessoas qualificadas", destaca. Pela legislação brasileira é proibido a comercialização e carne de cavalo e jumento para fins de alimentação.



Bahia empata com o Palmeiras pelo primeiro jogo das quartas da Copa do Brasil

Foto: Reprodução l EC Bahia

Quase 30 mil pessoas foram à Fonte Nova assistir o primeiro jogo das quartas de finais da Copa do Brasil, na noite desta quinta-feira (02). O Bahia recebeu o Palmeiras, mas não conseguiu deixar o estádio com o triunfo e se complicou. O time baiano empatou em 0 a 0 com o adversário e agora terá que ganhar por placar simples na próxima partida, em São Paulo, para avançar de fase no torneio. Um novo empate leva a partida para os pênaltis. O Palmeiras começou melhor a partida e teve duas boas chances no primeiro tempo, com Dudu e Deyverson. Depois, o Bahia melhorou e chegou a pressionar o verdão, mas não conseguiu abrir o placar. Na segunda etapa, as duas equipes tiveram boas chances. O jogo marcou a estreia do árbitro de vídeo, o VAR, na Copa do Brasil. Os dois times voltam a se enfrentar no dia 16 de agosto. Antes disso, no entanto, o tricolor baiano entra em campo neste próximo domingo (05), contra o Fluminense, fora de casa.



Defesa de Geddel pede para STF quebrar sigilo telefônico da Polícia Federal de Salvador

Foto: Reprodução l Agência Brasil

A defesa de Geddel Vieira Lima pediu nesta sexta-feira (03) que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a quebra do sigilo telefônico do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal em Salvador. O pedido será analisado pelo ministro Edson Fachin, do STF. Os advogados de Geddel querem saber de qual número partiu a denúncia anônima que levou a Polícia Federal a encontrar o apartamento onde foram encontrados os R$ 51 milhões. “[A defesa] requer a quebra do sigilo telefônico do NIP da Superintendência da Polícia Federal da Bahia a fim de verificar quais números ligaram para o referido terminal no dia 14 de julho de 2017, possibilitando a identificação do número (e respectivos dados cadastrais) responsável pela ligação anônima referida na informação nº 15/2017”, diz o pedido.



Secretário de segurança pública da Bahia defende liberação de porte de armas

Foto: Divulgação

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, defendeu em um programa de rádio de Salvador, nesta quinta-feira (02), que algumas pessoas deveriam poder andar armadas. “Vejo pessoas de bem que precisam andar armadas como grandes comerciantes, fazendeiros, pessoas que lidam com objetos de valor que são pessoas de bem, que tem treinamento, que tem capacidade psicológica e que não é permitido isso”, disse. O secretário argumentou que uma parte da sociedade estaria preparada para poder portar uma arma em uma situação de risco. “Ter arma dentro de casa, no local de trabalho é diferente de carregar arma na rua. Eu concordo que todas as pessoas que têm bons antecedentes e capacitação poderiam ter arma em casa sim, para evitar que o marginal entre em sua casa, sua fazenda, sua casa de praia, estupre sua filha, sua esposa. Até que a polícia possa chegar, você tenha a capacidade de se autodefender e defender a sua família”, completou.

 



Parece história de novela: Ex-chefe do tráfico do Rio de Janeiro foge para a Bahia, vira empresário, advogado e é preso após levar suspeito de roubo na delegacia

Anderson morava na capital baiana há 12 anos (Foto: Divulgação l Polícia Civil)

Um empresário foi preso em Salvador na noite de quarta-feira (1º), no próprio restaurante no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Ele tinha três mandados de prisão em aberto por ter comandado o tráfico de drogas no Morro da Serrinha, em Madureira (RJ), entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000. Na época, Anderson Luiz Moreira da Costa fugiu da justiça carioca e veio para a capital baiana, onde, segundo informou à polícia, recomeçou a vida fora do tráfico. Ele estava na cidade há 12 anos e se formou em direito. A notícia que chamou a atenção da imprensa baiana deixou muita gente com dúvidas. Usando identidade falsa, com o nome de Adson Moreira de Menezes, Anderson passou na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e chegou a ser aprovado em uma seleção para atuar como estagiário em uma penitenciária de Salvador. Ele terminaria uma pós-graduação em Ciências Criminais em 2019. 

Anderson abriu um restaurante no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (Foto: Divulgação l PC)

Além disso, ele abriu um restaurante no Pelourinho, onde foi preso. Anderson tinha também uma loja de instrumentos musicais e outra de peças de motos, na capital baiana. Já empresário bem sucedido na capital bainana, de acordo com a polícia, "acredita-se que ele se desligou do tráfico. Entretanto, o valor arrecadado com a venda ilegal de drogas, com certeza, foi o que deu o pontapé para ele recomeçar uma vida na Bahia como empresário”, disse. Anderson foi descoberto após conduzir um homem até uma delegacia de Salvador. Na ocasião, ele presenciou um furto e levou o suspeito detido. A identidade falsa dele foi descoberta a partir de impressões digitais colhidas na delegacia. Segundo a polícia, além da acusação de tráfico de drogas, Anderson tinham passagem por latrocínio e porte ilegal de arma.



Vaqueiros de São Desidério começam procissão com viagem de seis dias até Bom Jesus da Lapa

Foto: Reprodução l TV Sudoeste

Vaqueiros de São Desidério, na Bacia do Rio Grande, no oeste, partiram nesta quarta-feira (1°) para uma viagem de seis dias até Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico. Há sete anos, o grupo composto de adultos e até crianças faz uma viagem de 255 quilômetros para participar da Romaria do Bom Jesus. O objetivo é pedir proteção e ajuda e pagar promessa. Segundo a TV Sudoeste, o percurso dura seis dias, com 50 kms percorridos por dia. Segundo o organizador da procissão, Ariovaldo Santos, a ideia de ir para Bom Jesus da Lapa começou com os avós dele, que iam a pé. Há sete anos, ele e um irmão decidiram fazer a viagem a cavalo. Na companhia deles, um carro de som vai junto com o grupo animando o percurso.



Bahia: Secretaria de Segurança aponta redução de crimes nos primeiros seis meses de 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta quarta-feira (1º), a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apresentou os dados do primeiro semestre. De acordo com o órgão, entre janeiro e junho 2018, a redução ultrapassou a meta estipulada inicialmente pelo Programa Pacto pela Vida, que foi de 6%, registrando 6,8% de descréscimo. Entre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte foram registrados 3.073 casos contra 3.297 no mesmo período do ano passado. Levando em consideração os dados das macrorregiões, em Salvador, a redução foi de 12,4% (603 em 2018 e 688 em 2017). Na Região Metropoliana (RMS), as ocorrências diminuíram em 12,9% (371 em 2018 e 426 em 2017) e no interior de apenas 3,8% (2.099 em 2018 e 2.183 em 2017). Roubos a bancos, segundo a SSP-BA, o saldo também é positivo nos casos de roubos a bancos. O órgão destaca que a Bahia registrou queda nos ataques a instituições financeiras pelo terceiro ano consecutivo. Foram 38 casos em 2018 contra 47 em 2017. 

 



Universidade do Estado da Bahia terá cotas para transexuais a partir de 2019

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A partir do ano vem, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) oferecerá cotas para transexuais, travestis, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência, autismo e altas habilidades. Com a novidade, haverá um acréscimo de 5% no total de vagas oferecidas na graduação e na pós-graduação para cada um desses segmentos. A universidade foi uma das primeiras do país a adotar cotas sociorraciais. A regra não afetará as vagas destinadas à ampla concorrência (60%) e as reservadas a candidatos negros (40%). A cota de candidatos autodeclarados indígenas, que também segue a mesma lógica das novas cotas (sobrevagas), também permanecerá inalterada. Com a nova decisão da Uneb, a expectativa é ampliar o acesso dos povos romani, conhecidos como ciganos, ao ensino superior. De acordo com a Associação Internacional Maylê Sara Kalí, a Bahia é o segundo estado com o maior número de acampamentos das três etnias que hoje vivem no Brasil - calon, rom e sinti -, perdendo apenas para Minas Gerais. 



Morto há 80 anos, Lampião deixa legado controverso no Nordeste

Foto: Reprodução

"O homem chegou”. Não precisava nem falar o nome para que moças desfalecessem, cabras-macho saíssem em disparada e a correria tomasse conta das pequenas cidades do Nordeste nos anos 1920 e 1930. O homem era o mata-sete, o facínora, o Robin Hood sertanejo, amigo do dos coronéis, bandido dos bandidos, governador do sertão, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Morto numa emboscada na gruta de Angicos em Poço Redondo (SE) em julho de 1938, Lampião deixa um legado controverso no Nordeste brasileiro, 80 após sua morte. De um lado, há quem defenda o cangaceiro como uma resposta violenta à própria violência do Estado. De outro, há quem o veja apenas como um homem cruel e sanguinário.  Oito décadas após sua morte, em 28 de julho de 1938, o fantasma de Lampião continua a assombrar Cansanção, Queimadas e outras cidades do Nordeste. Desta vez, por meio de bandos armados que invadem cidades e assaltam bancos, numa modalidade de crime que ficou conhecida como “novo Cangaço”. Costumo dizer que Lampião inaugurou o Cangaço S/A. "Ele criou uma rede de apoio político e logístico que lhe produzia lucros e garantia a sobrevivência”, conta o historiador Manoel Neto, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O apoio dos coronéis, afirma, foi fundamental para que Lampião conseguisse sobreviver por quase 17 anos no Cangaço, passando por quase todos os estados nordestinos, quase sempre com tropas da polícia em seu encalço. 

Foto: Arquivo histórico

Autor do livro “Lampião na Bahia”, o historiador Oleone Coelho Fontes tem uma visão menos lisonjeira do cangaceiro: “Não se pode esquecer por um minuto sequer que ele foi um bandido, um facínora um sanguinário. Não fez outra coisa da vida a não ser matar ou destruir”, afirma. Ele ainda desdenha da versão dada por Lampião do porquê ele entrou na Cangaço – vingança pela morte do pai por forças policiais de Pernambuco em 1921. “Desde antes da morte do pai ele já era criador de caso, semeador de crueldade. Era uma delinquente”. Esta visão é a mais recorrente entre os moradores de Queimadas, cidade de 26 mil do nordeste da Bahia, que ainda hoje respira a história da passagem de Lampião por aquelas bandas. Foi lá que cangaceiro, friamente, matou sete policiais da guarda local nas vésperas do Natal de 1927 – massacre lendário que lhe rendeu a alcunha de “o mata sete”. A ação durou pouco mais de um dia: depois de atravessar o rio Itapicuru, ele entrou na cidade com outros 15 homens. Raptou o juiz, prendeu os policiais, soltou os presos e ordenou que fizessem uma festa em sua homenagem. Oito décadas após sua morte, sua história segue sendo contada e recontada nos livros, nos cordéis, no artesanato, nos filmes e nas cantigas dos violeiros. Está presente em símbolos que vão chapéu de cangaceiro a danças como o xaxado.



Descaso: Mulher morre à espera de atendimento enquanto médica é flagrada no celular

Foto: Reprodução

Uma mulher de 54 anos morreu enquanto aguardava para ser atendida no Hospital Estadual Getúlio Vargas, no Rio de janeiro, na tarde do último sábado (28). Irene de Jesus Bento chegou na unidade de saúde levada pelo filho, Rangel Marques, mas a enfermeira que fazia a triagem teria dito que o caso dela não era grave e mandou ela procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Desesperado, Rangel começou a filmar a unidade de saúde e flagrou uma médica usando o celular, enquanto a mãe aguardava para ser atendida. Quando questionada pelo filho da paciente se ela estava usando o WhatsApp, a médica respondeu que estava “lendo artigos médicos”. A mulher foi levada para uma UPA, onde sofreu duas paradas cardíacas e acabou tendo que ser transferida de volta para o mesmo hospital, em uma ambulância, mas não resistiu e acabou morrendo. A família da vítima reclama de descaso e negligência e o caso foi registrado na 38ª DP de Brás de Pina, no Rio de Janeiro. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que irá abrir uma sindicância para apurar o caso.



PM que passou mal durante curso do Bope sofre morte encefálica

Foto: Divulgação

Um soldado da Polícia Militar passou mal e desmaiou durante uma atividade prática do módulo de Operações Aquáticas do VII Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), em Salvador, para ingressar no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na última sexta-feira (27). Segundo a PM, no momento em que Rafael Tourinho de Aragão passou mal, ele foi atendido pela equipe médica e depois encaminhado de helicóptero para o Hospital do Subúrbio. O militar foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e estava sendo acompanhado por dois médicos do Departamento de Saúde da corporação. Ainda de acordo com a PM, as atividades desempenhadas no módulo em que o soldado estava consiste em apresentar domínio na flutuação, apneia estática e dinâmica, natação utilitária, salvamento aquático. Em nota enviada a imprensa, na manhã desta quarta-feira (1º), a polícia informou que Rafael sofreu morte encefálica. Conforme a PM, Rafael Tourinho de Aragão, de 32 anos, lotado no 18º Batalhão, desmaiou e sofreu uma parada cardíaca. A Corporação lamentou a morte de Rafael e disse que “tem prestado todo o suporte necessário e se solidarizado aos familiares do militar”.