ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Xique-Xique: Barco vira no Rio São Francisco e deixa desaparecidos

Barco vira e pessoas desaparecem no Rio São Francisco, em Xique-Xique (Foto: Central Notícia)

Um barco virou no Rio São Francisco, em Xique-Xique, no norte da Bahia, e deixou, ao menos, quatro desaparecidos, na tarde de domingo (2). As informações são da Polícia Civil. Segundo testemunhas informaram à polícia, o barco tinha seis homens e virou após um vento forte. Segundo o G1. duas das pessoas que estavam na embarcação conseguiram nadar até a beira do rio e uma delas pediu ajuda de policiais militares. Ainda segundo testemunhas, os ocupantes do barco eram pescadores. Moradores de Xique-Xique estão reunidos em busca dos desaparecidos. Não há detalhes se o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer as buscas das vítimas.

 

 



Em um ano, Hospital Regional da Chapada realiza mais de 200 mil procedimentos

Foto: Divulgação

Desde a inauguração do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, mais 200 mil procedimentos foram realizados. O hospital foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2017 e é o primeiro de alta complexidade do Centro Sul Baiano. Entre os procedimentos, estavam a realização de consultas médicas e de emergência, internamento, exames, cirurgias, atendimento de clínica médica e pediátrica, consultas ambulatoriais, entre outros. Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o hospital é destaque para 11 municípios da região, oferecendo atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros. A Unidade, com perfil assistencial de hospital geral, também oferece aos usuários do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomopatologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo. A equipe é formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Além dos profissionais da área administrativa e demais áreas.



Jequié: PRF apreende mais de uma tonelada de maconha escondida em carga de esterco

Foto: Divulgação l PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente uma tonelada e meia de maconha que estava escondida em meio a uma carga de esterco, dentro de um compartimento da carroceria acoplada a um caminhão. O flagrante ocorreu na tarde de quinta-feira (29), durante uma fiscalização da PRF na BR-116, em Jequié. O motorista do caminhão, um homem de 39 anos, informou à polícia que recebeu, em Toledo (PR), 1.540 tabletes de maconha, pesando aproximadamente um mil e quatrocentos quilos. A PRF informou que a droga está avaliada em R$ 23 milhões. O motorista disse que a droga seria levada para Jequié e, na cidade, o homem receberia mais informações a respeito do destino final da droga. Além disso, ele disse que receberia R$ 10 mil pelo transporte do entorpecente. Posteriormente, os policiais conseguiram identificar uma caminhonete em atitude suspeita no trecho da rodovia, conduzida por um homem e com uma mulher como passageira. Ambos informaram que foram contratados por uma pessoa, a qual não souberam identificar, para realizar o serviço de "batedor". O motorista da caminhonete disse que recebeu R$ 1,5 mil para fazer o serviço. As três pessoas e a droga apreendida foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil em Jequié.

 



Placas no modelo Mercosul começam a ser implantadas na Bahia em 17 de dezembro

Foto: Reprodução

O novo modelo de placas para automóveis, seguindo o padrão do Mercosul, deve começar a ser implantado na Bahia a partir do dia 17 de dezembro. Inicialmente, a previsão era que a medida já pudesse ser adotada a partir da próxima segunda-feira (3). O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta sexta-feira (30) uma resolução que prorroga o prazo. A mudança atende ao pedido do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), com o objetivo de dar mais tempo às empresas fabricantes e estampadoras de placas que pretendem se cadastrar para oferecer o serviço no estado.



Rui pede reajuste de alíquota e vai extinguir 1.500 comissionados

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Rui Costa mandou ontem para a Assembleia o projeto que aumenta a alíquota previdenciária de 12% para 14%. Diz ele que tem que ser. O déficit da Previdência hoje é de R$ 4 bilhões e, se deixar do jeito que vai, em 2022, ao final do segundo governo dele, estará em R$ 8 bilhões, o dobro, algo inviável. Hoje, Rui manda o outro projeto, o da reforma administrativa do Estado. Ao que parece, aliviou a pretensão inicial de extinguir uma sucessão de empresas.Estão certos que serão extintas a empresa que administra o Centro Industrial do Subaé (CIS), em Feira de Santana, e também a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic). Sobre outras empresas, até ontem, nada fechado.



Bahia: Onze crianças passam mal em escola municipal com suspeita de envenenamento

Foto: Divulgação

Onze crianças de uma escola municipal da cidade de Brejolândia, passaram mal após suposto contato com veneno para insetos. O caso ocorreu na última semana. De acordo com informações da Secretaria de Saúde da cidade, divulgadas nesta quinta-feira (29), foram feitas análises nos materiais da Escola Municipal Serafim Neri do Prado, entretanto o motivo da indisposição nas crianças ainda não foi identificado. Segundo Charles Souza, secretário de saúde de Brejolândia, a suspeita é de que os funcionários da escola tenham colocado veneno para matar insetos e os alunos acabaram intoxicados. As crianças foram levadas para uma unidade médica da cidade, onde se recuperaram da indisposição. O caso está sendo investigado pela Secretária de Saúde.

 



Bahia: Produtores iniciam nova safra de algodão; região sudoeste poderá ter 12 mil hectares de plantio

Foto: Conteúdo l 97News

Com o fim do período do vazio sanitário, encerrado na última semana, tem início a nova safra de algodão do oeste da Bahia. Os produtores já podem começar o plantio, depois do fim da restrição de 60 dias, que visa a eliminação de plantas vivas do campo. A medida, estabelecida por meio da portaria Nº 253/2018, pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), é uma das mais eficientes estratégias para a prevenção e combate às principais pragas na lavoura do algodão, principalmente o bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis). Para a safra 2018/2019, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) prevê o crescimento de 25,8% na área plantada de algodão, com a previsão total de 331,9 mil hectares, sendo 319,6 mil no oeste, e 12,3 mil no sudoeste baiano. Na safra passada, a Bahia produziu um total de 1,270 milhão de toneladas de algodão (caroço e pluma) em uma área de 263.692 mil hectares. A Bahia é o segundo maior produtor da fibra no Brasil, atrás apenas do Mato Grosso.



Feira de Santana: Polícia apreende 300 kg de droga após investigação sobre rota de tráfico entre Paraguai e Brasil

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Quatro pessoas foram presas e 300 quilos de maconha apreendidos em Feira de Santana, durante uma operação da Polícia Civil, realizada na terça-feira (27). De acordo com a polícia, a prisão em flagrante ocorreu na BA-242, conhecida como estrada do feijão, em Feira de Santana, a partir de uma investigação sobre uma rota de tráfico de drogas entre o Paraguai e Bahia. A maconha estava dividida em tabletes e era transportada em um carro. No total, a polícia apreendeu três veículos, todos com restrição de roubo. Segundo a polícia, os presos, uma mulher e três homens, integram uma quadrilha de comercialização de drogas. A maconha apreendida foi encaminhada para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT), enquanto os quatro presos estão à disposição da Justiça. 

 

Foto: Divulgação


Investigado por participação em 15 homicídios na Bahia é preso no Espírito Santo

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um dos integrantes do "Baralho do Crime", catálogo que reúne fotos dos criminosos mais procurados da Bahia, foi preso em Vila Velha, no Espiríto Santo, na terça-feira (27). Conforme a a polícia, Eldo Ferreira Batista, conhecido como Eldinho, ocupava o "Nove de Ouros" do baralho. Além de ser procurado por possuir três mandados de prisão em aberto por homicídios, ele é investigado por participações em 15 assassinatos na Bahia. Na cidade de Vila Velha, onde foi preso, Eldinho atuava como comerciante de produtos agropecuários. Conforme apontam as investigações da polícia, os homicídios ligados a Eldinho têm relação com o comércio ilegal de entorpecentes na cidade de Teixeira de Freitas e em outros municípios da região sul da Bahia. Ainda de acordo com a polícia, Eldinho é suspeito de liderar uma quadrilha de tráfico de drogas que já estendia a atuação para estados vizinhos como Minas Gerais e Espírito Santo. Conforme informou a polícia, Eldinho permanecerá no sistema penitenciário capixaba, mas ficará à disposição da Justiça baiana. 



Homem cai em fosso de 8 metros após se desprender de equipamento em Barreiras

Foto: Divulgação l CBMBA

Um homem de 34 anos ficou ferido após cair em um fosso de 8 metros enquanto trabalhava em uma beneficiadora de grãos, em Barreiras. Segundo o 17º Grupamento de Bombeiros Militar, o caso aconteceu por volta das 17h30 de segunda-feira (26), quando o homem se desprendeu do sistema de ancoragem e caiu no fosso. Com a queda, a vítima machucou um dos braços e sofreu várias escoriações pelo corpo. Uma equipe da brigada da beneficiadora chegou a prestar os primeiros socorros, mas não conseguiu realizar o resgaste. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram tirar a vítima do local com auxílio de um tripé. O homem foi atendido por uma equipe do Samu. Não há informações sobre o estado de saúde dele.



Americanos em intercâmbio desenvolvem oficinas que valorizam a cultura afro com crianças da LBV

(Foto: Ascom | LBV)

O Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20, é uma forma de ressaltar a luta contra à discriminação racial, refletirmos sobre a posição dos negros na sociedade e valorizarmos um povo que contribuiu para a formação social, histórica e cultural do nosso país. Em 9 de janeiro de 2003, o"Dia Nacional da Consciência Negra" foi instituído pela Lei Federal 10.639 e inserido no calendário escolar. Dessa forma, o estudo da cultura afro-brasileira foi incluído no currículo escolar em todo Brasil. Durante o mês de novembro, diversas instituições no país realizam diferentes ações para comemorar a luta dos negros. Na Legião da Boa Vontade (LBV) não poderia ser diferente, e por isso, entre as ações que celebram o Dia da Consciência Negra, nesta quinta-feira (22), o Centro Comunitário de Assistência Social Idalina Cecília de Paiva, localizado em Itinga/ Lauro de Freitas, recebeu duas visitas muito especiais. 

Os americanos Michael Anthony e Phedra Cileen vieram ao Brasil em missão humanitária e escolheram a LBV para conhecer e apresentar um pouco da cultura afro para crianças atendidas. Os americanos foram a Instituição no período da tarde, mas já pela manhã, durante o encontro com famílias atendidas, os responsáveis ficaram sabendo que seus filhos teriam no turno vespertino a visita especial. A notícia foi recebida com alegria, pois para os pais seria a oportunidade de seus filhos conhecerem pessoas que falam outro idioma e aprender sobre a cultura de pessoas que vivem em um país diferente. O objetivo da ação foi valorizar a identidade negra e promover a interação cultural dos atendidos. A mistura de etnias contribui para a construção do nosso país e é tão importante quanto a de cada cidadão. Valorizar todas as culturas é compreender e valorizar o que cada uma delas nos dá. Ao chegarem no Centro Comunitário, Michal e Phedra foram conhecer todos os espaços, passaram pela brinquedoteca, auditório, escovódromo (local onde as crianças escovam os dentes), salas de atividades e o refeitório. Ainda durante o tour pela unidade assistiram a apresentações de flauta e percussão, feita de material reciclado, produzida pelas próprias crianças durante as oficinas. O momento foi de grande descontração. Os convidados não resistiram e se renderam ao som dos pequenos. Já pelas expressões das crianças, era possível notar o quanto estavam felizes. “Foi mágico ver como as crianças estavam durante a apresentação, cheios de brilhos nos olhos, orgulhosos de si. Ficaram encantados ao perceber que os americanos estavam dançando junto com eles”, disse a assistente social da LBV, Rita de Cássia.

Outro momento que chamou bastante atenção dos pequenos foi no refeitório. Michael e Phedra foram convidados a almoçar junto com as crianças. Por meio dos olhinhos encantados, era possível notar o quanto aquele pequeno ato tinha uma grande importância para eles.

Phedra é cabeleireira e realizou oficina de beleza com as meninas. Fez diversos penteados, ensinou a fazer maquiagens, usar turbantes, tudo valorizando a cultura negra. Ela presentou às crianças com pentes próprios para cabelo afro, com blusas ornamentadas por ela, xuxas, prendedores, tudo muito colorido e com desenhos. Brenda Vitória de 9 anos, adorou os presentes. “Amei tudo que ela deu. Eu ganhei laços, esmaltes, tiaras e uma blusa linda que ela pintou". Já a Aniára, de 11 anos, gostou da experiência de interagir com pessoas que falam outro idioma. “Sempre quis conhecer pessoas de Nova York, que falam inglês. Sempre via pela televisão. Nunca tinha visto de perto. Achei muito legal conhecer eles”.

Durante a entrega das lembrancinhas, Phedra fez questão de reforçar com as meninas que não importa o tipo de cabelo que se tem. Independente dele ser crespo, liso ou ondulado, todas elas poderiam sim usar os adereços que quisessem. Após a oficina de turbantes, ela colocou uma coroa de princesa em cada uma das meninas e reforçou a importância de se aceitar, ter a autoestima elevada, disse que todas deveriam se sentir como princesas. “As meninas estavam muito interessadas em aprender e fazer o proposto da oficina com alegria e entusiasmo. O brilho no olhar dessas crianças mexeu muito com nós dois. Sabemos que para quase todas elas, senão todas, se não fosse na LBV elas nunca iriam aprender tanto, especialmente o ato de compartilhar, o que todas elas fizeram de bom grado. Nos abraçaram o tempo todo e mesmo sem falar a nossa língua, sentimos perfeitamente o amor e gratidão deles em passar essa tarde conosco. É isso o que nós dois vamos levar daqui”, disse Phedra.

“Essa visita de pessoas de fora do Brasil trouxe um retorno muito positivo para as crianças. Todos os dias aqui na LBV já trabalhamos a questão da autoestima, da “gordofobia”, racismo, então ter pessoas de fora falando para eles sobre esses assuntos é extremamente enriquecedor. Todo material que a Phedra trouxe agregou ao que a gente já vinha trabalhando com elas. Com o apoio de um tradutor ela deixou a mensagem para todos nós: Bonito não é o que acham bonito, nem o padrão de beleza que é estabelecido pela mídia, bonito é você dizer o que você tem de bonito em você”, completou a assistente social Rita.

Já Michael é Professor de Artes e desenvolveu oficina de desenho com os meninos. Ele presentou os garotos com bonés e entregou para cada um deles um kit com diversos acessórios para enfeitar e pintar os bonés. “Fiquei tocado com um garotinho que customizou o boné dele, que fazia parte da minha oficina e no final ele veio até mim e disse que queria que eu levasse o dele para os EUA. Ele me pegou de surpresa, eu realmente não esperava por essa. Eu me senti extremamente tocado com aquela situação. Para uma criança abordar do nada um completo estranho e realizar um gesto tão amigável como esse, me faz pensar que a LBV está realizando um trabalho fantástico com essas crianças e com as famílias delas. Essas crianças nos presentearam com o sorriso e a alegria delas”, disse Michael, emocionado. Além disso doou kits de material para higiene bucal, contribuindo de forma lúdica para reforçar as práticas que os pequenos aprendem na LBV sobre a importância de escovar os dentes.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negros (pretos e pardos) eram a maioria da população brasileira em 2014, representando 53,6% da população. Ainda de acordo com esses números, os negros representavam apenas 17,4% da parcela mais rica do país. “As pessoas não gostam do que é diferente. Elas não gostam de mudança. E sendo eu um negro norte americano, eu digo por todos que nós temos que mudar e irmos à luta com a mente positiva, para que haja um mundo onde as pessoas não vejam a sua cor e sim o indivíduo”, reforçou Michael.

 

Para a atividade de intercâmbio, a LBV contou com o apoio de um tradutor voluntário que acompanhou os convidados e auxiliou na comunicação. “Fiquei muito feliz e surpreso com a notícia de que iria interpretar. Eu amo me comunicar com as pessoas. Quando Michael e Phedra chegaram no Centro Comunitário eu não imaginei o que iria aprender com eles. Justamente por acompanhá-los pessoalmente eu tive a chance de ter um contato muito próximo e ver de perto como o serviço voluntário pode tocar as pessoas envolvidas de ambos os lados. Foi uma tarde muito agradável e marcante para todos nós. Eles trouxeram muitas coisas para nós, mas nós também devolvemos a cortesia para eles, e é muito gratificante, como tradutor e voluntário da LBV, estar ambientado nessa transação intercultural”, disse o tradutor, Arthur Marinho.

A visita do Michael e da Phedra faz parte do programa Blue Heart Ambassador (Embaixador Do Coração Azul), criado pela LBV dos EUA, com o objetivo de promover intercâmbio com jovens e adultos norte-americanos que queiram ajudar em ações humanitárias nos países onde a LBV está presente. “Para todos, eu indicarei agora que procurem na embaixada organizações como essa, que façam e proporcionem um trabalho tão profundo e renovador como o da LBV. Queremos mostrar aos nossos amigos que se interessam no serviço voluntário, e são muitos, a acessibilidade que é estar num ambiente tão favorável ao crescimento pessoal como esse centro. A mensagem que fica é: compartilhem. Tragam o que vocês tiverem e recebam o carinho e amor que essas pessoas tem para oferecer”, finalizou Michael.

O ideal de Boa Vontade ultrapassa barreiras e inspira também a atuação da LBV na Argentina, Bolívia, Paraguai, Portugal e Uruguai. Todas as ações no Brasil e nos 6 países são mantidas graças a doações da população local. 

CONTINUE LENDO


BR-116: Sobe para 5 o número de mortos em acidente com ônibus que seguia para concurso de fanfarras

Foto: Reprodução /TV Subaé

Subiu para cinco o número de mortos no acidente entre um ônibus escolar e uma carreta na manhã deste domingo (25), no km 382 da BR-116, trecho de Santa Bárbara, cidade a cerca de 150 km de Salvador. As informações são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O ônibus escolar saiu do município de Euclides da Cunha, a cerca de 300 km de Salvador, transportando estudantes com idades entre 14 e 25 anos, que iriam participar de um concurso de fanfarras em Antônio Cardoso, cidade vizinha a Feira de Santana. De acordo com a PRF, por conta do acidente a via ficou interditada por cerca de cinco horas para que as equipes de socorro pudessem ajudar as vítimas e tirar os veículos da rodovia. Segundo o G1, a batida ocorreu por volta das 10h50 e a via só foi liberada por volta das 16h. Com o acidente, a cabine da carreta e a frente do ônibus ficaram destruídas. Dos cinco mortos, três morreram na estrada. Eles receberam atendimento médico no local do acidente, mas não resistiram. Já as outras duas pessoas foram encaminhadas para o Hospital de Santa Bárbara, foram atendidas, mas morreram na unidade de saúde. Segundo a SSP-BA, os cinco corpos foram encaminhados à Coordenação Regional de Polícia Técnica de Feira de Santana, cidade a cerca de 36 km de Santa Bárbara.

 

Foto: Madalena Braga/TV Subaé

Já os feridos foram encaminhados, inicialmente, para o Hospital de Santa Bárbara, em seguida, transferidos para o Hospital Clériston Andrade e Hospital da Criança (HEC), ambos em Feira de Santana. Informações preliminares apontam que todos os feridos, 27 pessoas, seguem internadas em Feira de Santana. Quatro delas não tiveram as idades reveladas, mas são menores de 18 anos e estão no HEC. Do total de internados no Clériston Andrade, ao menos quatro estão em estado grave. Não há detalhes do estado de saúde dos demais. Além das equipes da PRF, guarnições do Grupamento Aéreo (Graer) e do Corpo de Bombeiros estiveram no local do acidente e fizeram o resgate das vítimas. Conforme a SSP-BA, a 15ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Serrinha) já iniciou a apuração sobre as causas do acidente. Entretanto, informações preliminares da PRF apontam que o acidente ocorreu por conta de uma ultrapassagem feita pelo motorista do carreta, identificado como Eurides Cardoso, 63 anos. Ele era natural de Conchal, em São Paulo.



Ônibus escolar que levava fanfarra de Euclides da Cunha colide com carreta na BR-116

O acidente grave chamou a atenção de um grande número de populares (Foto: Redes Sociais)

Um acidente grave na BR-116 deixou várias pessoas feridas na manhã deste domingo (25). Um ônibus escolar que transportava a equipe da Fanfarra do Educandário Oliveira Brito (Faneob), de Euclides da Cunha, no interior da Bahia, colidiu com uma carreta no trecho da rodovia entre os municípios de Serrinha e Santa Bárbara. Imagens que circulam nas redes sociais mostra os veículos bastante danificados e vítimas no chão aguardando atendimento. Segundo informações preliminares, o grupo estava a caminho de um desfile quando ocorreu o acidente. No Facebook, um dos integrantes da fanfarra, identificado como Ronny Britto, chegou a compartilhar fotos no ônibus com alguns colegas antes de deixarem Euclides da Cunha para viagem. Nos comentários, amigos buscam notícias sobre o que teria acontecido.

A cena mostra a gravidade do acidente (Foto: Redes Sociais)


Polícia Civil da Bahia participa de operação nacional de combate à pornografia infantil

Foto: Divulgação l SSP/BA

Equipes da Polícia Civil da Bahia participaram, na manhã de quinta-feira (22), da Operação Luz na Infância 3. Deflagrada em 18 estados brasileiros, além de Buenos Aires, na Argentina, a ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão, em bairros de Salvador e tinha o objetivo de combater a pornografia infantil na internet. Na Bahia, a Luz na Infância 3 foi realizada sob a responsabilidade do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), em conjunto com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Contra à Criança e o Adolescente (Dercca) e do Grupo Especial de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME). A operação é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Nos endereços dos alvos foram apreendidos celulares, computadores, pendrives, cartões de memória, dentre outros aparelhos eletrônicos. Segundo a titular Dercca, delegada Ana Crícia Macedo, todos esses dispositivos podem ser utilizados para armazenamento de conteúdos de pedofilia. O suspeito Forlan Santos da Conceição, de 41 anos, e o técnico de segurança eletrônica Paulo Henrique de Menezes Sacramento, 33, foram flagrados com material pornográfico. Eles foram localizados nos bairros de Castelo Branco e Dom Avelar, respectivamente. Os dois tinham equipamentos nos quais foram identificados vídeos e fotos. Todo o material apreendido na operação será encaminhado para perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

 



Passageiro é indenizado em R$ 10 mil por ter viajado em pé em ônibus na Bahia

Foto: Divulgação

Um passageiro conseguiu na Justiça uma indenização por danos morais de R$ 10 mil por ter viajado em pé, durante 2h26min, em um ônibus interestadual. Nesta sexta-feira (23), a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou recurso à Águia Branca, responsável pela viagem. A companhia se queixou de ser obrigada a indenizar o passageiro. O fato ocorreu durante uma viagem entre Itabatan, distrito de Mucuri, extremo sul baiano, e Vitória, no Espírito Santo. Segundo o site Bahia Notícias, ele foi surpreendido ao entrar no veículo quando viu a poltrona 26 ocupada por outra pessoa. Depois, foi informado que houve venda em duplicidade da mesma passagem. Por conta do incidente, teve de viajar até Linhares (ES) – em torno de 171 km em 2h36min – em pé, quando surgiu então uma poltrona vazia. Não satisfeito, o homem levou o caso à Justiça que julgou a ação como má prestação de serviços. A situação ocorreu no dia 8 de janeiro de 2015.



Ex-secretário de Jaques Wagner e ex-presidente da OAS são presos pela Polícia Federal

Foto: Divulgação

O ex-secretário de Desenvolvimento Urbano no governo de Jaques Wagner (PT) e ex-diretor da OAS na Bahia Manuel Ribeiro e o ex-presidente da OAS Elmar Varjão foram presos na operação da Polícia Federal na Bahia, deflagrada para apurar suposto superfaturamento na construção da sede da Petrobras em Salvador, conforme matéria do Bahia Notícias. Além de Ribeiro e Varjão, o empresário Mario Cesar também foi preso preventivamente na capital baiana. O ex-presidente da OAS já havia sido preso em 2015, na operação Vidas Secas, que investigou suspeita de desvio de R$ 200 milhões nas obras de Transposição do Rio São Francisco. Marice Correa, cunhada do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, também foi presa temporariamente em outro estado.



Rui Costa pede que Bolsonaro pague dívidas do Governo Federal com a Bahia

(Foto: 97NEWS)

Os governadores nordestinos redigiram carta ao presidente da República eleito, Jair Bolsonaro, durante reunião realizada nesta quarta-feira (21/11). Entre os destaques, está o reinício de obras paralisadas. No caso da Bahia, de acordo com Rui Costa, está em questão a retomada de pagamentos de algumas obras. Como explicou o governador, a Bahia arcou com suas parcelas e também com as parcelas de responsabilidade do governo federal em grandes obras, a exemplo do metrô de Salvador. “A União, hoje, só para as obras do metrô, falta repassar R$ 180 milhões e nós tivemos que arcar com recursos próprios para não deixar a obra paralisar”, disse.



Oposição pede explicações sobre dispensa de licitação de R$ 31 milhões da Embasa

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pediu na sessão desta terça-feira (20) explicações sobre uma dispensa de licitação no valor de R$ 31 milhões feita pela Embasa. Deputados afirmaram durante discurso que será enviado um ofício ao presidente da empresa cobrando esclarecimentos. "É muito estranho, mas muito estranho que, passadas as eleições, a Embasa faça um contrato de licitação de R$ 31 milhões para que, de forma emergencial, seja utilizado. A oposição tomará as providências necessárias para o esclarecimento desse processo", comentou o líder da bancada da minoria, Luciado Ribeiro (DEM). "Enquanto o presidente não apresentar as devidas explicações não chegarem ficaremos com a sensação que estamos fazendo um mau serviço ao estado", cobrou o deputado Adolfo Viana (PSDB). O deputado Marcelo Nilo (PSB) afirmou que vai ligar para o presidente e se comprometeu entregar à Casa, até o fim da sessão desta terça, os esclarecimentos da empresa sobre o caso.



Além de privatizar, Rui Costa avalia extinguir pelo menos quatro estatais

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Além da intenção de privatizar alguns setores da Administração estadual para vencer o déficit previdenciário (veja aqui), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), pretende extinguir pelo menos quatro estatais. O assunto foi discutido durante reunião do conselho político nesta segunda-feira (20). Conforme apurado pelo Bahia Notícias com membros presentes na reunião, o chefe do Executivo baiano avalia acabar ou absorver para as determinadas secretarias a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a Bahia Pesca e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A intenção das medidas é reduzir o tamanho e custo do Estado e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência.



Edital do Mais Médicos tem 853 vagas para mais de 300 municípios da Bahia; Brumado figura na lista

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Publicado nesta terça-feira (20) pelo Diário Oficial da União, o edital para o programa Mais Médicos oferece 853 vagas distribuídas entre 323 municípios baianos. As inscrições começam na quarta-feira (21), a partir das 8h, e seguem até o domingo (25). Confira lista de municípios e vagas no edital. As vagas foram abertas para substituir médicos cubanos que deixaram o Mais Médicos. Elas podem ser ocupadas por profissionais brasileiros ou estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil. Os interessados devem acessar o site do programa para fazer a inscrição. No edital, é possível ver o número de vagas por cada cidade. Ao se inscrever, o profissional deve escolher um município para a atuação. O salário é de R$ 11.800. A maioria das cidades baianas que estão listadas foram classificadas como perfil de extrema pobreza e áreas vulneráveis. Para a capital, são oferecidas duas vagas. Os médicos devem inicar as atividades a partir do dia 3 de dezembro. No entanto, a data-limite para o início é 7 de dezembro. De acordo com a publicação, caso haja vagas remanescentes, um segundo edital será lançado na próxima terça (27). No total, são 8,5 mil vagas para todo o país. Confira a lista (clique)

Confira detalhes do edital:

 

  • Serão 8.517 vagas;
  • No primeiro edital, todas as vagas serão ofertadas aos médicos (brasileiros e estrangeiros) com registro no CRM do Brasil;
  • As inscrições estarão abertas a partir das 8h de 21 de novembro até as 23h59 de 25 de novembro, e deverão ser feitas pelo site maismedicos.gov.br;
  • No edital, é possível ver o número de vagas por município (confira a lista aqui)
  • No ato de inscrição, o profissional escolherá o município disponível para a atuação;
  • Os médicos devem inicar as atividades nos municípios a partir de 3 de dezembro; a data-limite é 7 de dezembro;
  • Se houver vagas remanescentes, um segundo edital será lançado em 27 de novembro com vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros;
  • Para atuar no Mais Médicos, os profissionais sem CRM não precisarão fazer o Revalida. Eles poderão fazer o Revalida caso queiram exercer atividade também fora do programa.

 

 

 

CONTINUE LENDO