ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Novo boletim da Sesab registra 84 casos confirmados de coronavírus na Bahia

Foto: 97NEWS

A Secretaria de Saúde da Bahia divulgou o número de 84 pessoas infectadas com o novo coronavírus no final da manhã desta quarta-feira (25). Em relação ao boletim da tarde da última terça-feira (24), são cinco novos casos. Os municípios de Conde e São Domingos entraram na lista com casos na Bahia. As cidades são as seguintes:  Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingo (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (52 casos, com a ressalva que três casos são importados, visto que o local de residência é fora da Bahia, mas a notificação foi feita na capital). Ainda de acordo com a pasta, são 725 casos descartados até o momento. Uma nova atualização deve ser feita no final da tarde desta quarta.



Rui Costa diz que não vai 'baixar a guarda' após pronunciamento de Bolsonaro sobre coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), usou as redes sociais na manhã desta quarta-feira (25), para se manifestar após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o novo coronavírus (Covid-19). Na noite desta terça-feira (25), o chefe de executivo pediu em rede nacional a "volta à normalidade" em meio à pandemia da doença e o fim do "confinamento em massa". No Instagram, Rui afirmou que "não vai baixar a guarda" e pediu a união das pessoas independentemente de preferências políticas e crenças. "Reafirmo o compromisso com o povo do meu Estado de não baixar a guarda; de continuar lutando firmemente com todas as minhas forças contra o coronavírus. Vou cuidar sim da vida das pessoas. É momento da Bahia unida independentemente das suas preferências políticas, das suas crenças, dos credos", disse. "Estamos vivendo uma grave crise. Estamos lutando para superá-la. Aqui, registro a minha solidariedade a todos os estados do Nordeste. A todo o Brasil. É uma guerra. Que Deus nos dê equilíbrio e  vencer. Todos contra o coronavírus!", acrescentou.



Bahia confirma 76 novos casos de Covid-19

Foto: Reprodução

A Bahia registra 76 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), 725 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até às 11 horas desta terça-feira (24). Todos os casos novos foram importados ou de transmissão local. Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (1); Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuipe (1); Conde (1 – paciente reside em Campinas, em São Paulo); Feira de Santana (6); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); Salvador (46, sendo três pacientes residentes em localidades fora da Bahia); e Teixeira de Freitas (1).



Médico com sintomas de coronavírus atende em cidades da Bahia e será alvo de representação no MP

Foto: Reprodução

O médico infectado pelo novo coronavírus e que atendeu em pelo menos quatro municípios da Bahia será alvo de representação criminal no Ministério Público da Bahia (MP-BA). A informação foi divulgada pelo governador, Rui Costa (PT), na segunda-feira (23). Segundo o site Bahia Notícias, tudo veio à tona no domingo (22) a partir da divulgação de um áudio de uma conversa entre o governador e uma secretária de saúde. Na conversa, Rui revela que um médico com diagnóstico de coronavírus prestou atendimentos nas cidades baianas de Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada, Acajutiba e Catu. “Além de irresponsabilidade, é desumanidade. Eu me pergunto onde está o juramento da ética dessa pessoa?”, questionou o governador ao informar que orientou o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, a fazer uma queixa no Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), e o procurador do estado Paulo Moreno, uma representação no MP-BA. Ainda segundo o governador, o médico havia chegado de viagem aos Estados Unidos recentemente, e não obedeceu a orientação de quarentena. O petista ainda disse que relatos de pacientes indicam que o médico realizou os atendimentos com sintomas de gripe.



STF suspende pagamento da dívida de R$ 5,5 bilhões da Bahia com a União

Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu temporariamente o pagamento da dívida de R$ 5,5 bilhões da Bahia com a União. A decisão partiu do ministro do STF Alexandre Moraes, na segunda-feira (23), e atendeu ação que pedia a interrupção do pagamento sem multa contratual, restrição cadastral ou qualquer forma de bloqueio ou retenção na transferência de recursos do Estado. O argumento apresentado pelo estado da Bahia é de que é adimplente há mais de 20 anos, mas "o contexto social, econômico e político ensejado pela dispersão pandêmica do coronavírus configura, a toda evidência, razão bastante para a revisão judicial dos contratos de refinanciamento entre o Estado da Bahia e a União". Ao analisar o caso, o ministro apontou que a ação possui os requisitos necessários para concessão da tutela provisória de urgência nos termos do artigo 300 do Código de Processo Civil.



Bahia: Não há decreto que impeça caminhoneiros a realizarem transporte de cargas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo do Estado está adotando todas as medidas possíveis para conter a disseminação do Covid-19 em todo o estado. Com decretos estaduais publicados desde 18 de março, suspendendo a circulação de transporte rodoviário intermunicipal em cidades com casos confirmados da doença ou com risco iminente, o Governo reduziu, significativamente, o fluxo de pessoas e, consequentemente, o avanço da doença pelo interior. Vinte e três rodoviárias já tiveram o funcionamento interrompido na Bahia. No entanto, o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, ressaltou a importância de apoiar os profissionais que garantem o funcionamento de serviços de saúde e abastecimento das cidades, como os caminhoneiros. “Nós necessitamos manter a cadeia de suprimentos, assegurar a logística de cargas. Temos que apoiar essa grande categoria dos caminhoneiros, os postos de combustíveis têm que continuar abertos. Nós precisamos que a circulação de mercadorias no Brasil continue. Precisamos que os medicamentos cheguem, que os produtos alimentícios cheguem aos locais. Que os equipamentos que as equipes de saúde usam também cheguem aos locais de atendimento”, concluiu Cavalcanti que assegurou o apoio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e da Agerba para estes profissionais. Não há nenhum decreto estadual que determine o impedimento do transporte de cargas nas rodovias baianas.

 



Coronavírus: Caminhão baú com cerca de 30 pessoas é parado em bloqueio na região de Irecê

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Os “coiotes” são pessoas que buscam burlar o sistema de controle de imigração e transportarem ilegalmente pessoas. A modalidade é bastante utilizada em outros países, mas vem ganhando forma também na Bahia. Na tentativa de fraudar o cumprimento do decreto que restringe o transporte coletivo em algumas cidades baianas -- ação protetiva do avanço do coronavírus -- o motorista de um caminhão baú resolveu colocar 30 pessoas dentro da área de carga do veículo e fazer o transporte deles. Ele foi pego em um blitz em Irecê realizada com o apoio da Polícia Militar. Segundo a PM, as 30 pessoas eram transportadas sem o mínimo conforto, principalmente sem ventilação. De acordo com autoridades de saúde, sem a ajuda da população, é o mesmo que está enxugando gelo. "Nós temos que nos mobilizar, como é o caso dessas barreiras na rodovias baiana, mas se a própria população não entender que a situação é de risco, não adianta. É enxugar gelo", dizem os profissionais de saúde.



Jequié: Desobedecendo recomendações contra a Covid-19, populares saqueiam carreta após acidente na BR-116; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma carreta carregada com preparo para mingal tombou e derramou a carga no KM 672 da BR 116 no município de Jequié. A Polícia Militar foi deslocada até o local, mesmo assim a multidão ignorou a presença das autoridades policiais e saquearam a carga. Imagens mostram o momento que a aglomeração ao lado da pista estava sendo formada. Nem a chuva forte que caia no momento foi capaz de dispersar o seu avanço e impedir a lamentável ação. Veja o vídeo:



Nota Técnica do laboratório estadual orienta unidades de saúde da Bahia

Foto: Divulgação

Com o objetivo de orientar todas as unidades de saúde do Estado da Bahia, sejam elas públicas, privadas, filantrópicas e outras, para a coleta de exames de confirmação diagnóstica para o Covid-19, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Lacen (Laboratório Central do Estado) publica Nota Técnica com todas as orientações necessárias. A Nota Técnica traz orientações em relação à indicação para coleta de amostras respiratórias para confirmação laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2, agente etiológico do Covid-19. Com isso, a equipe do Lacen quer evitar o impacto direto na capacidade operacional do laboratório, em realizar os exames laboratoriais, provocando uma sobrecarga da capacidade instalada e a utilização excessiva de materiais (kits para coleta, meio de transporte e diagnóstico).

O Lacen adotou as seguintes orientações para o envio de amostras:

  1. Pacientes com sinais de gravidade SRAG ou internados;
  2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;
  3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
  4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
  5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas

Pacientes que não se enquadrem nas situações acima não tem indicação para coleta de amostras.



Bahia: Sobe para 41, os casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19)

Foto: Divulgação

Sete novos casos de Covid-19 foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) nas últimas 24 horas. Os novos casos são de Salvador (5), Prado (1) e Porto Seguro (1). Destes, 41 foram confirmados, 535 foram descartados e nenhum óbito. Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato. Do total de confirmações, 23 foram em Salvador; 6 em Feira de Santana; 5 em Porto Seguro; 3 em Lauro de Freitas; 2 em Prado; 1 em Itabuna; e 1 em Camaçari.



Em carta, governadores do Nordeste pedem ajuda à China para combater coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97News

Em  meio à crise diplomática vivida entre Brasil e China por conta dos posts do filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), no Twitter os governadores do Nordeste enviaram na sexta-feira (20) uma carta à embaixada chinesa no país pedindo ajuda no combate ao coronavírus. A carta foi assinada pelo governador Rui Costa (PT) e foi endereçada ao embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming. O Consórcio Nordeste pediu ajuda com envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos que possam "nos ajudar a combater o flagelo que estamos enfrentando". Rui destaca, no documento, a necessidade de leitos de UTI e de respiradores, "pois as projeções de enfermos indicam que haverá um déficit deste equipamento do momento do pico da epidemia”. "Colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários e queremos, desde já, reafirmar nossa admiração pela forma como o povo chinês enfrentou a epidemia e pela imensa amizade que une os nossos povos".



Amargosa: Homem é preso após esgotar estoque de álcool gel de mercados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem, ainda não identificado, foi preso em Amargosa, no Recôncavo, após comprar todo o estoque de álcool gel de mercados da cidade para revenda. A suspeita é que o acusado venderia o material por preço bem acima do que é comercializado no município. Conforme AmargosaNews,  o valor do produto na cidade aumentou de cerca de R$ 10 para R$ 25 devido ao aumento de demanda após a pandemia do novo coronavírus [Covid-19]. Uma denúncia levou policiais até o acusado. O homem chegou a prestar depoimento na delegacia, e a mercadoria foi apreendida. Em Amargosa, a prefeitura emitiu uma medida ao comércio. A orientação é que produtos de higiene sejam vendidos apenas no varejo para que todos moradores possam ter acesso a eles.



Bahia confirma mais um paciente com coronavírus e passa a ter 34 casos

Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou um novo caso de contaminação por coronavírus no estado, no final da tarde de sexta-feira (20). Com isso, o total de casos confirmados no estado sobe para 34.  Segundo a Sesab, o novo caso foi registrado em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A paciente é uma mulher de 32 anos que está em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato. A Sesab não informou o meio de contaminação da paciente. Até as 15h de sexta-feira, a Bahia registrou 1.311 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 34 foram confirmados, 533 foram descartados e 744 aguardam análise laboratorial.



Lacen da Bahia realiza cerca de 500 exames por dia em casos do novo Coronavírus

Foto: Divulgação

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Bahia realiza diariamente cerca de 500 exames para detecção da COVID-19 (Coronavírus), atendendo os municípios do Estado. A demanda é tanta, que no último dia 17 deste mês o governo do Estado abriu seleção como objetivo de ampliar a capacidade do laboratório e garantir diagnóstico das amostras biológicas coletadas em toda a rede de serviços e melhorar os fluxos de atendimento aos casos de infecção pelo COVID-19. As contratações foram nas áreas de: Médico Sanitarista, Enfermeiro Sanitarista, Sanitaristas, Analista Clínico (Biomédico, Biólogo ou Farmacêutico) e Técnico de Laboratório de Análises. Ao todo 29 vagas serão preenchidas, com formação de cadastro reserva para eventual contração futura. Os contratos terão prazo determinado, com duração de até 6 meses, prorrogável, uma única vez, até o total de 12 meses. Todas as vagas são para atuação na cidade de Salvador. As inscrições já foram encerradas.



Sobe para 33 o número de infectados pelo novo coronavírus na Bahia

Foto: Reprodução

Como já sabemos, todos os dias sempre nos horários da manhã as 11h, e às 17h, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/Ba) atualiza os Boletins com relação aos casos de Coronavírus, a Covid-19 no Estado. Na manhã desta sexta-feira (20), a Bahia registrou 1310 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 33 foram confirmados, 459 foram descartados e 818 aguardam análise laboratorial. Os dois novos casos confirmados foram registrados em Lauro de Freitas e Feira de Santana e são considerados importados. Os pacientes estão em isolamento domiciliar. Do total de confirmações, 18 foram em Salvador; 4 em Porto Seguro; 1 em Prado; 3 em Lauro de Freitas; 6 em Feira de Santana; e 1 em Itabuna.



Sobe para 32 o número de casos confirmados do novo coronavírus, diz Sesab

Foto: Divulgação l Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na tarde de quinta-feira (19) que 32 casos de Covid-19 foram identificados no estado. Com isso a Bahia registra 998 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 33 foram confirmados, 443 foram descartados e 524 aguardam análise laboratorial. As localidades com casos confirmados são: Salvador (18), Feira de Santana (6), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2), Prado (1) e Itabuna (1).



Bahia: Rui Costa decreta situação de emergência por causa do coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia decretou situação de emergência em todo o território baiano por causa do coronavírus (Covid-19). O decreto está na publicação do Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira (19). Até o início desta quinta-feira, 28 casos de pacientes infectados pela Covid-19 foram confirmados no estado. Conforme o decreto que tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogado, “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença”. Outro decreto também publicado no Diário Oficial desta quinta-feira determina a requisição administrativa de bens e serviços, como máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, luvas, aventais hospitalares, óculos de proteção e antissépticos para higienização. Também fica autorizada pelo decreto a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito de suas competências, para empregar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.



Coronavírus: Rui Costa convocará policiais aposentados para ajudar no bloqueio das estradas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) anunciou, durante reunião online com prefeitos do interior na tarde da última quarta-feira (18), que determinou a convocação de policiais aposentados para trabalhar nos bloqueios das estradas da Bahia, visando evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). “Nós vamos montar uma operação policial, usando Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. E eu estou determinando a convocação de pessoas aposentadas da polícia que queiram trabalhar nesse período. A lei federal hoje possibilita a convocação de reservistas, para eles nos ajudarem nos bloqueios das estradas”, comentou. Rui ainda pediu aos prefeitos do interior que empem-se na medida. “Estou pedindo ajuda a você, prefeito ou prefeita, que tem guarda municipal. Nos ajude. Procure o policiamento da sua cidade, faça uma reunião com a PM, o delegado, a guarda municipal. Vamos todos nos unir. Se a gente evitar o transporte intermunicipal nesse período, a gente vai ajudar a saúde pública”, disse. Em Brumado, o município estuda uma maneira de monitorar a entrada e saída das pessoas que utilizam as rodovias que cortam a cidade. Não foi divulgado como isso será feito.



Sobe para 28 o número de casos confirmados do novo coronavírus na Bahia

Foto: Reprodução l Reuters

 A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou 10 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado na noite de quarta-feira (18). Com isso, o total vai para 28 registros de pacientes contaminados pela Covid-19.  Bahia registrou 747 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), de janeiro até a noite de quarta. Desse total, além dos 28 confirmados, 335 aguardam análise laboratorial e 384 foram descartados. O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital. Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.



Em conversa com prefeitos, Rui Costa diz que vai ter queda de arrecadação e anuncia cortes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse aos prefeitos nesta quarta-feira (18) que vai ter queda na arrecadação por causa do coronavírus. O anúncio foi feito durante live do chefe do Executivo direcionada aos gestores municipais. "Não gosto de ser portador de notícia ruim. Vai haver queda sim de arrecadação. Não haverá nenhuma dúvida, no âmbito federal, estadual e municipal. Vamos se preparar. Solicitei ao secretário da Fazenda medidas cautelares. Bloqueio de parte do orçamento das secretarias, menos a da Saúde, para eventual queda da arrecadação", afirmou. A conversa foi intermediada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), por meio do canal oficial do governo no YouTube.