ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Decreto que proíbe aulas e eventos em toda a Bahia é prorrogado por mais 15 dias

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Válido até esta sexta-feira (31), o decreto estadual (n° 19.586), que proíbe a realização de eventos com mais de 50 pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia, será prorrogado por mais 15 dias. O governador da Bahia dez o anúncio na quinta-feira (30), durante seu programa institucional.  De acordo com Rui Costa, as medidas restritivas são fundamentais para a redução do número de novos casos de Covid-19. O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos -- inclusive jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores --, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros. A determinação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes -- menos de 14 dias -- de casos da Covid-19.



Bahia: Seis ônibus que faziam transporte clandestino são apreendidos em Jequié e Feira de Santana

Foto: Divulgação

Seis ônibus que realizavam transporte clandestino de passageiros foram apreendidos na BR-116, entre os municípios de Jequié e Feira de Santana. A apreensão foi realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA). A operação vistoriou 12 veículos e metade estava irregular. Conforme a ANTT, cinco ônibus realizavam transporte interestadual clandestino, já o outro veículo não atendia aos requisitos da legislação de transporte e foi apreendido por estar irregular. Os passageiros seguiram viagem em ônibus de empresas regulares e as despesas com passagem foram pagas pelas empresas flagradas. A apreensão foi realizada durante a Operação Pascal, que é realizada no país desde o início de julho. As agências tiveram apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.



Bahia contabiliza mais de 4 mil novos casos e 51 óbitos por Covid-19 em 24h

Foto: Reprodução

Nas últimas 24h a Bahia contabilizou 4.021 novos casos da Covid-19 e 51 óbitos em decorrência da doença.  Com esse acumulado, o total de infecções desde o início da pandemia no estado é de 157.334 casos positivos e 3.321 óbitos. A Taxa de crescimento da doença, de acordo com boletim da Secretaria de Saúde do Estado desta quarta-feira (29), é de 2,6%.  Do total de registrados, 140.136 já são considerados recuperados. De acordo com a pasta, os casos confirmados ocorreram em 408 municípios baianos.



Operação integrada termina com 21 mandados cumpridos na Bahia

Foto: Divulgação l SSP/BA

Com mais três foragidos localizados, no início da tarde de terça-feira (28), a operação integrada da Secretaria da Segurança Pública com o Ministério Público Estadual (MPE) terminou com 21 mandados de prisão cumpridos. Os criminosos envolvidos com tráfico de drogas e homicídios foram encontrados nas cidades de Salvador, Vitória da Conquista e Paulo Afonso. Pela manhã, outros 18 mandados foram cumpridos por cerca de 500 policiais militares e civis, na capital e nos municípios de Feira de Santana, Juazeiro, Jacobina, Itapetinga e Porto Seguro. Um homem acabou sendo preso em flagrante no bairro de São Cristóvão, com revólver, munições e entorpecentes. Outro criminoso confrontou com as forças de segurança, no bairro de Sussuarana, e não resistiu aos ferimentos. Pistola, colete balístico, maconha e embalagens plásticas foram localizadas com o resistente. Além dos materiais ilícitos nestes dois casos, com um dos alvos que possuía mandado, os policiais encontraram uma espingarda calibre 12, munições, tabletes de maconha e uma balança. Pela SSP, atuaram equipes da Superintendência de Inteligência e das polícias Militar e Civil. O MPE foi representado por integrantes do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), do Centro de Apoio Operacional da Segurança Pública e da Defesa Social (Ceosp), do Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI).



Pai e filho morrem no mesmo dia com suspeita de Covid-19

Foto: Divulgação

Um homem de 81 anos e o filho de 59, morreram com oito horas de diferença, na última segunda-feira (27), ambos com suspeita de Covid-19. Pai e filho eram residentes no povoado Várzea da Pedra, em Santaluz. O idoso tinha histórico de asma, anemia e Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de ter sido diagnosticado com pneumonia, morreu por volta das 12hrs. Já por volta das 20h o filho dele também faleceu. O homem era hipertenso e também já havia sofrido um AVC. Eles estavam internados desde o último sábado (25) em uma unidade montada no Cemes exclusivamente para atender casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Até o momento, Santa Luz já registrou 191 casos positivos da doença desde o começo da pandemia, dos quais 148 pessoas já estão curadas. Seis óbitos em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus foram confirmados até segunda-feira (27).



Bahia tem 930 novos casos da Covid e nº total passa de 149 mil

Foto: Divulgação

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 930 novos casos da Covid-19 e 45 novas mortes por causa da doença, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na tarde de segunda-feira (27). Com isso, o número de casos da doença confirmados no estado sobe para 149.109 e o de mortes para 3.227. De acordo com a Sesab, a taxa de crescimento no número de casos, nas últimas 24 horas, foi de 0,6% e 1,4% no número de mortes. Do total de casos, 132.944 são considerados recuperados, 12.938 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos. O boletim epidemiológico contabiliza, ainda, 302.694 casos descartados e 78.421 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h de segunda. Na Bahia, 14.314 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O boletim completo está disponível no site da Secretaria de Saúde e também em uma plataforma disponibilizada pela Sesab.



Autoescolas da Bahia começam a oferecer aulas pela internet com validação do Detran

Foto: Reprodução

Por meio do sistema eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia, integrado ao Centro Virtual do Sindicato das Autoescolas (Sindauto), dará início na terça-feira (28), em Salvador, a primeira turma de aula teórica remota do curso de formação de condutores, com 50 alunos. Durante a semana, as autoescolas que aderiram ao novo modelo deverão anunciar a abertura de novas turmas, na capital e no interior. A medida foi autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no enfrentamento à Covid-19, mas não é obrigatória para os alunos. Aqueles que desejarem aguardar o retorno das aulas presenciais não terão prejuízos econômicos. O prazo do laudo para a primeira habilitação, que era de 12 meses, foi prorrogado para 18 meses. As aulas virtuais terão que ser validadas pelo Detran-BA. A autoescola deverá enviar ao órgão, em 72 horas, um relatório contendo as seguintes informações: identificação do estabelecimento, data e horários de início e término da aula, registro facial biométrico dos alunos e instrutores, conteúdo oferecido e quantidade de candidatos, com a presença de cada um confirmada virtualmente.  Já para a retomada das aulas e exames práticos, o Detran-BA está finalizando os protocolos de segurança sanitária, que deverão ser seguidos pelas autoescolas. O órgão vai publicar uma portaria com as regras para a reabertura dos estabelecimentos. A previsão é que em 15 dias, no máximo, as atividades presenciais recomecem nos cursos de direção veicular.



Estudantes da rede estadual recebem terceira parcela do vale-alimentação a partir desta terça-feira (28)

Foto: Reprodução

Os estudantes regularmente  matriculados na rede estadual de ensino começam a receber, a partir desta terça-feira (28), a terceira parcela do Programa Vale-Alimentação Estudantil. O benefício é de R$ 55 por estudante e será creditado nos cartões distribuídos pelo Governo do Estado. No total, envolvendo as três parcelas, estão sendo investidos R$ 132 milhões. Na terceira parcela, serão R$ 44 milhões para o pagamento do Programa Vale-Alimentação Estudantil, garantindo a segurança alimentar dos estudantes. As compras com o cartão vale-alimentação estudantil são, exclusivamente, para gêneros alimentícios, como feijão, arroz, leite e carne, e podem ser feitas em mais de 18 mil estabelecimentos comerciais que aceitam a bandeira Alelo, nos 417 municípios, distritos e povoados da Bahia.



Polícia da Bahia prende dois sequestradores procurados pela justiça de São Paulo

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Policia Civil da Bahia, em uma ação conjunta do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e da Coordenação de Operações Especiais (COE), prenderam dois criminosos paulistas, no sábado (25), em Feira de Santana. A captura dos dois homens ajudou a desarticular um sequestro na cidade de Mongaguá, na Baixada Santista. A ação contou com informações preliminares da Delegacia Antissequestro de São Paulo, que solicitou apoio. Com dados repassados, os policiais civis identificaram um dos sequestradores, que durante os interrogatórios iniciais, ele informou que outro criminoso, que era seu irmão, se encontrava escondido no bairro de Campo Limpo. Após serem presos, os dois criminosos revelaram o endereço onde estava a vítima do sequestro. No local, em Mongaguá, a polícia encontrou mais quatro sequestradores que também foram levados para a delegacia. 



Bahia deixa de arrecadar quase R$ 500 milhões por causa de sonegações de impostos

Foto: Reprodução

A Bahia deixou de arrecadar quase R$ 500 milhões no ano passado por causa da sonegação de impostos, segundo dados da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). De acordo com a Sefaz, os setores de postos combustíveis, comércio de grãos e atacadista são os que mais sonegam no estado. O órgão informou que o governo arrecadou mais 24,6 bilhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mas em cerca de 10% desse valor, a secretaria da fazenda viu algum indício de sonegação. Umas das sonegações estimadas pela Sefaz é referente ao empresário Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, preso no início de julho, em Minas Gerais. O órgão acredita que ele tenha sonegado na Bahia, valores que chegam a R$ 100 milhões. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu processo contra ele. Entre 2012 e julho deste ano, foram 25 operações com mais de 100 investigados e R$ 130 milhões recuperados. "Infelizmente é o tipo de cultura que está muito entranhada no meio empresarial, um sonegador acaba desestabilizando a livre concorrência e acaba estimulando outros empresários a aderir esse tipo de prática", concluiu o promotor. De acordo com as investigações do comitê, o valor que a Bahia deixou de arrecadar em sonegação no ano passado dava para distribuir o vale alimentação a quase 800 mil alunos. O governo gasta R$ 44 milhões por mês.



Polícia localiza quatro suspeitos de tráfico de drogas em Iguaí, Itabuna e Jequié

Foto: Divulgação l SSP/BA

Quatro suspeitos de tráfico de drogas foram localizados na noite de quarta-feira (22), em um imóvel rua Manoel Vitorino Alves Miranda, no bairro de Arnulfo Órfão, que funcionava como esconderijo em Iguaí, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Essa foi segunda fase da 'Operação Mundare' para combate do tráfico de drogas e crimes contra a vida. Segundo a SSP-BA, equipes da Delegacia Territorial de Iguaí e da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itapetinga) chegaram no imóvel para cumprir mandado de prisão contra um dos integrantes do grupo e encontraram o quarteto separando a droga para a venda. Duas mulheres e um homem acabaram presos por tráfico de entorpecentes. Um adolescente, investigado por ato infracional análogo a homicídio em Jequié, atirou contra os policiais durante a tentativa de fuga, foi ferido e socorrido para o hospital Manoel Martins, mas não resistiu. Ele já tinha sido acusado de receptação. Dois tabletes e meio de maconha, 130 porções da erva prontas para a venda e um revólver calibre 38 foram apreendidos pelas equipes. De acordo com o titular da DT da cidade, delegado Shangai Alexandre Ramos Rocha, o grupo atuava em Jequié, Itabuna e Iguaí. “As investigações para localizar outros integrantes de grupos continuam”, frisou o policial. Os presos permanecem na DT de Itapetinga à disposição da Justiça.



Sesab não recomenda uso de cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19

Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) emitiu, nesta quarta-feira (22), novas orientações sobre uso compassionado da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. De acordo com os documentos, a Sesab não recomenda que a cloroquina/hidroxicloroquina seja utilizada para tratamento ou prevenção da Covid-19 em qualquer contexto que não seja de um estudo de ensaio clínico. A pasta ainda reforça que, até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento ambulatorial da Covid-19 com eficácia cientificamente comprovada. Segundo a Sesab, essas orientações se embasam nas manifestações da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "É levado em conta ainda que efeitos adversos potencialmente graves foram relatados em pacientes com Covid-19 que usaram cloroquina / hidroxicloroquina, associadas ou não com azitromicina", diz a Sesab. A pasta recomenda aos gestores públicos que não estabeleçam protocolos com uso dessas medicações e que não gastem recursos públicos com uso dessas drogas que não tem eficácia comprovada. A Sesab destaca que o Estado continuará fornecendo tais medicações para os municípios e/ou unidades de Saúde da Bahia, para o uso autorizado e recomendado pelas autoridades sanitárias competentes. Reitera-se que estas são as recomendações informadas por evidências disponíveis até a presente data e estão sujeitas a revisão mediante novas publicações e estudos científicos, durante a vigência da pandemia.



80% dos baianos temem contrair coronavírus e 85% defendem isolamento social, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

A maioria da população baiana ainda teme contrair o novo coronavírus, é o que aponta uma pesquisa feita pela Instituto Futura Inteligência, encomendada pelo BNews. De acordo com o levantamento, 45,5% afirmaram sentir muito medo. Outros 35,5% dizem sentir pouco medo, enquanto 18,6% garantem não sentir qualquer medo. Outra abordagem feita pelos entrevistadores revelou que 85,7% da população baiana são a favor do isolamento social. Apenas 13,4% são contra. A mesma pesquisa fez a seguinte pergunta: "Você acha que as pessoas estão respeitando a quarentena"? Neste caso, 17,5% responderam sim, enquanto 79,8% responderam não. A pesquisa, realizada por telefone no período de 4 a 15 de julho, abrange 29 municípios do Estado. Ao todo, foram feitos 813 questionários.



Advogado é flagrado transportando 21 kg de maconha

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um advogado foi flagrado, na noite de sexta-feira (17), com 21 quilos de maconha por equipes da Companhia Tática Ostensiva do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). O homem estava em um veículo que circulava na BA-099, na região de Arembepe, município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. Os policiais desconfiaram do casal que ocupava o carro modelo Idea, placa ETT 8751. Na mala do automóvel, durante revista, as equipes encontraram 20 embalagens de maconha. De acordo com o comandante da Companhia, capitão Jéferson da Hora, o casal foi conduzido à 26ª Delegacia Territorial de Abrantes. Na unidade, o homem apresentou uma carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).



LEM: Jovem é morto a pedradas; crime pode ter sido motivado por homofobia

Foto: Reprodução

Um jovem de 21 anos foi morto a pedradas e teve seu corpo queimado por possíveis motivos de homofobia, na madrugada do último domingo (12), no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano. Guilherme de Souza estava voltando para casa no bairro Conquista, quando foi abordado por dois adolescentes, de 14 e 16 anos. Ele foi apedrejado pelos jovens e ficou inconsciente. Na sequência, foi arrastado até uma casa abandonada, onde foi queimado. A polícia apreendeu um dos adolescentes horas depois do crime. Em depoimento, o jovem de 14 anos confessou que premeditou a morte de Guilherme, o agrediu junto com outro amigo e ateou fogo na vítima. Em uma primeira versão, ele afirmou em depoimento que matou Guilherme após uma discussão entre ambos. Em uma outra declaração à Polícia, ele afirmou que se sentia incomodado com a forma com que Guilherme, que era homossexual, olhava para ele o paquerava. “Ele disse que a vítima o tinha assediado e que ficou envergonhado. Afirmou que não gostava de homossexual e que o mataria na primeira oportunidade”, afirma o delegado Rivaldo Luz, coordenador-regional da Polícia Civil na região. O adolescente de 14 anos foi apreendido provisoriamente e aguarda decisão judicial. Ele deve ser encaminhado para Salvador, para o cumprimento de medidas socioeducativas. O outro participante do assassinato, um jovem de 16 anos, está foragido.



São Desidério proíbe consumo de bebida alcoólica nas ruas

Foto: Reprodução

O consumo de bebidas alcoólicas nas ruas foi proibido temporariamente pela prefeitura de São Desidério, no oeste da Bahia, como medida para evitar os avanços do novo coronavírus. O decreto entrou em vigor na quinta-feira (16) e vale até 2 de agosto. A determinação municipal também proíbe o consumo deste tipo de bebida dentro das empresas que fornecem os produtos. Os estabelecimentos só podem funcionar como delivery ou para retirada do produto. O empreendimento que descumprir a medida poderá ser cassado.

 



Ação conjunta erradica mais de 200 mil pés de maconha em 24h

Foto: Divulgação l SSP/BA

Uma operação que envolveu as polícias Civil e Militar erradicou mais de 200 mil pés de maconha em 24h. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e correspondeu a ações nos municípios de Mirangaba, no Piemonte da Diamantina, e Ipirá, na Bacia do Jacuípe. Em Mirangaba, policiais foram até o povoado Lagoa de Canabrava, na zona rural, onde encontraram plantações da droga em cinco propriedades. Segundo o major Flailton Oliveira, da 24ª CIPM, dois homens teriam atirado na guarnição e conseguiram fugir. Até esta quinta, não há informações do paradeiro deles. Já em Ipirá, um acusado morreu na ação que erradicou dois mil pés de maconha. A droga era plantada em uma propriedade rural que foi descoberta em uma operação conjunta da 13º Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Seabra) com a Polícia Federal. Além da plantação, foram encontrados 10 kg da erva ensacados e prontos para venda. 



Bahia: Nova linha de transmissão vai gerar 4 mil empregos no Estado

Foto: Divulgação

A implantação e operação de novas linhas de transmissão de energia elétrica na Bahia, deve gerar cerca de 3 mil empregos diretos na fase de construção, 60 diretos na fase da operação e mais 1 mil empregos indiretos. O investimento é de R$ 484 milhões e vai beneficiar diretamente os municípios de Salvador, Camaçari e Sapeaçu. O protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) foi assinado na quarta-feira (15). As obras devem iniciar ainda este ano e a previsão do início da operação é para 2023. Ao todo a execução das obras aumentará em 660 mega-volt-amperes (MVA), potência instalada disponível para alimentar as cargas da Região Metropolitana de Salvador. Segundo o investidor, além dos critérios técnicos, as obras também apresentam importância social para a cidade de Salvador, pois a construção da nova SE Pirajá 230/69 kV é condição necessária para a implantação do Novo Tramo III, que levará o metrô para a periferia da cidade: “O mesmo será construído em 2020/2021. Outro benefício gerado pelo empreendimento, dessa vez, pela implantação da linha de 500 kV que interligará a Subestação Sapeaçu à Subestação Camaçari IV, será o aumento da capacidade de escoamento das novas geradoras eólicas e solares localizadas na região norte/nordeste do país”.



Brumado e mais 71 municípios receberão 'bolhas de contenção e intubação' para o combate à Covid-19

Foto: Divulgação

Ao todo, 91 municípios já receberam bolhas de contenção e de intubação. O equipamento é confeccionado com material acrílico transparente, e tem o objetivo de reduzir os casos de intubação entre paciente portadores da Covid-19, o novo coronavírus, bem como os riscos de contaminação entre os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à pandemia. Na quarta-feira (15), um lote com 134 destes equipamentos foi enviado para hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que atendem pacientes com a Covid-19 em 72 municípios, que também recebem 72 mil máscaras de tecido e 1.380 protetores faciais de acrílico. Segundo o governo do Estado, já foram entregues 450 bolhas de contenção e de intubação para unidades de Saúde da Bahia. Os equipamentos são desenvolvidos pelo Senai Cimatec em parceria com o Governo da Bahia e com o apoio das empresas, que fez a doação de chapas acrílicas, e caixas de papelão para o transporte dos equipamentos.



Bahia tem 2.964 novos casos de Covid-19 em 24h e nº total passa dos 112 mil

Foto: Divulgação

A Bahia registrou, nas últimas 24h, 2.964 novos casos de Covid-19 e 54 mortes, segundo informações divulgadas no último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na noite de quarta-feira (15). Com isso, o estado chega a 112.993 casos da doença confirmados e 2.638 mortes, desde o início da pandemia. De acordo com a Sesab, a taxa de crescimento no número de casos, nas últimas 24 horas, foi de 2,7% e 2,1% no número de mortes. Até o momento, segundo a Sesab, 86.708 pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus no estado já se recuperaram. Outras 23.647 estão com o vírus ativo, ou seja, podem transmitir para outras pessoas. Os casos do novo coronavírus ocorreram em 399 municípios da Bahia. O boletim de quarta também contabiliza 224.802 casos descartados e 96.978 em investigação. Estes dados, segundo a Sesab, representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h de quarta-feira. Na Bahia, 11.748 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.