ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Barreiras: PRF apreende mais de 43 kg de maconha em ônibus de turismo

Foto: Divulgação l PRF

Uma carga com 43,95 quilos de maconha foi apreendida na madrugada de sábado (12) em um trecho da BR-242 de Barreiras, Oeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a apreensão do material causou um prejuízo de cerca de R$ 45 mil ao tráfico de drogas. O material estava em um ônibus de turismo que foi parado na altura do Km-800 da rodovia federal. Ao subir no ônibus e conversar com os ocupantes, uma equipe da PRF-BA decidiu aprofundar a fiscalização no compartimento de bagagens quando encontraram duas caixas térmicas (isopor) cheias de tabletes de maconha pronta para consumo. Ao verificar uma caixa de papelão, descobriram também mais uma quantidade da droga. Após conferir os documentos apresentados pelo motorista, os policiais descobriram que as caixas térmicas foram despachadas em Uberlândia (MG) e seriam levadas para Currais Novos (RN). Já a caixa de papelão foi embarcada em Rio Verde (GO) e tinha como destino Capim Grosso, na região da Bacia do Jacuípe. O material foi levado para a delegacia de Polícia Civil de Barreiras.



Cubanos são reincorporados ao 'Mais Médicos'; 16 municípios da Bahia beneficiados

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou uma nova lista com profissionais médicos cubanos que serão reincorporados ao Projeto Mais Médicos para o Brasil. Na Bahia, 16 municípios serão beneficiados com 22 profissionais. A lista foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (11). Os municípios beneficiados são: Alagoinhas, Brejões, Campo Alegre de Lourdes, Catolândia, Euclides da Cunha (3 médicos), Irará, Itagi, Itaguaçu da Bahia, Jequié, Macajuba, Maragogipe (2), Palmeiras, Paratinga, Paulo Afonso, Santa Cruz Cabrália, Santo Estevão (2), Teixeira de Freitas e Tucano. Em todo o Brasil, mais de 350 profissionais foram reincorporados para atuar em municípios de 24 estados.



Casos ativos de Covid-19 sobem novamente e superam 12 mil; taxa de ocupação é de 78%

Foto: Divulgação

Os casos ativos da Covid-19 na Bahia cresceram pelo segundo dia seguido e chegaram a 12.010 pessoas contaminadas na quinta-feira (10), conforme boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). A taxa de ocupação das UTIs reservadas para o tratamento de adultos com a doença também cresceu, de 77% para 78%. Entre as regiões com maior taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva, se encontram o sudoeste (93%), com unidades concentradas em Vitória da Conquista; e o centro-leste (88%), onde localiza-se Feira de Santana. As regiões norte (80%), sul (79%) e extremo-sul (78%) também registram percentuais de vagas ocupadas preocupantes e puxam para cima a média do estado. Com 4.876 novos casos e 29 mortes registradas nas últimas 24 horas, o estado alcançou 436.662 casos confirmados e 8.531 óbitos acumulados desde o início da pandemia do novo coronavírus.



Aulas presenciais na Bahia devem voltar com turmas pela metade e em dias alternados, diz Rui Costa

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa afirmou na quinta-feira (10) que deseja autorizar a retomada das aulas presenciais em breve, assim que a taxa de contaminação diminuir. De acordo com o gestor, quando as aulas forem liberadas, escolas vão funcionar com turmas pela metade e em dias alternados. “Nós vamos voltar com metade da turma. Então a ideia é ter aula segunda, quarta e sexta com metade da turma, para só ter 20 alunos na sala”, disse. “E terça, quinta e sábado seria a outra metade da turma, justamente para ter menos gente e menos aglomeração”, afirmou. Rui ainda reafirmou a proibição de festas e frisou que “não quer ter o risco de não ter um leito de UTI para colocar as pessoas”.  “Não é porque vai passar um dezembro ou um janeiro sem festa que ninguém vai morrer, pode morrer se for para a festa. Então eu peço por favor que nos ajudem, para que a gente não tenha nenhuma festa, e portanto possa passar essa tempestade”, destacou o governador.



Anvisa faz alerta sobre superfungo detectado em hospital privado em Salvador

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta na última segunda (7) sobre uma investigação do primeiro caso positivo no país de Candida auris, fungo resistente a medicamentos que representa uma séria ameaça à saúde pública em virtude da taxa de letalidade próxima a 60%. O fungo foi detectado na última sexta-feira (4) no cateter de um paciente internado em um hospital privado da capital baiana. De acordo com o alerta da Anvisa, o fungo apresenta resistência a vários medicamentos antifúngicos comumente utilizados para tratar infecções por Candida. Ele pode causar infecção em corrente sanguínea e outras infecções invasivas, sendo fatal, sobretudo, em pacientes com comorbidades. O fungo foi identificado pela primeira vez em 2009 no canal auditivo de uma paciente no Japão. Desde então, houve casos identificados em países como Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Paquistão, Quênia, Kuwait, Reino Unido e Espanha.



Ocupação de leitos de UTI é maior que 80% em oito capitais; Salvador tem 79%

Foto: Divulgação

Oito capitais brasileiras registram nesta semana taxa de ocupação superior a 80%. Em algumas cidades a situação é ainda mais grave, como em Florianópolis, que registrou ocupação de 98%. No Rio de Janeiro, a taxa de ocupação atingiu 92%. Segundo levantamento do jornal Folha de São Paulo, outras seis cidades registram altas ttaxas de ocupação. Em Recife, a ocupação de leitos de UTI registrou ocupação de 87%. Em Natal a ocupação é de 92,9%. Além destas, registram altas taxas também as cidades de Porto Alegre, Curitiba, Vitória e Campo Grande. Em Salvador, a taxa de ocupação de leitos de UTI atingiu 79% na terça-feira (08), segundo informou a secretaria da Saúde da Bahia. Ao todo, a taxa de ocupação na capital baiana está em 81%. Dos 321 leitos de enfermaria para adultos, 275 estão ocupados, o que representa taxa de 86%. Já os leitos destinados à crianças estão com 70% de ocupação. Já os leitos de UTI para crianças estão com 74% de ocupação.



Rui Costa anuncia compra de seringas para vacinação contra a Covid-19

Foto: Divulgação

O governador do estado da Bahia, Rui Costa, anunciou na manhã desta quarta-feira (9) em uma publicação em suas redes sociais, que o estado fará um investimento de R$ 19,8 milhões na compra de seringas e agulhas para vacinar a população do estado contra o novo coronavírus. O mandatário ainda falou da necessidade do Governo Federal aprovar a eficácia de um imunizante, para que todos possam ser vacinados o quanto antes. Segundo o governador, será investindo cerca de R$ 5,5 milhões neste processo de compra.



Caetité: Prefeitura recomenda fechar bares e restaurantes após aumento de casos da Covid-19

Foto: Divulgação

Após aumento do número de casos de coronavírus em Caetité, a prefeitura emitiu um decreto determinando o fechamento de bares, restaurantes, quadras poliesportivas e afins. A medida começou a valer na terça-feira (08) e vai até o dia 15 de dezembro, ou posterior deliberação. Ainda conforme o decreto, os estabelecimentos comerciais em geral, como lojas, oficinas, farmácias e outros, não serão afetados. No último boletim epidemiológico, Caetité havia registrado 394 casos positivos da doença, com 343 pessoas recuperadas, 134 aguardando resultado, 02 internadas e 07 óbitos.



PIB da Bahia deve cair 4,7% em 2020, estima FIEB

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) prevê queda de 4,7% do PIB do estado em 2020. Caso se confirme essa perda econômica, será a segunda maior redução deste índice registrada desde a revisão metodológica feita em 2003. Em 2016 o encolhimento foi de 6,2%. O maior impacto da pandemia se deu no segundo trimestre do ano, que apresentou queda de cerca de 21% na comparação com igual período de 2019. A partir de julho se inicia uma recuperação, chegando em setembro a um patamar semelhante ao de 2019. Apesar da projeção negativa, no entanto, esta é consideravelmente melhor do que aquela que a Federação fez no início da pandemia, quando os dados apontavam para uma diminuição bem maior, de 7,2%. O especialista em Desenvolvimento Industrial da FIEB e coordenador do estudo, Danilo Peres, explica o que mais contribuiu para o resultado. "Embora a indústria geral termine o ano estável, identificamos uma reação da Construção Civil, que voltou a crescer a partir do segundo semestre, revertendo uma estimava de queda de 6,1% em crescimento de 2,2%. Além disso, a indústria de transformação, apesar deste ano difícil, também deve apresentar crescimento nos principais setores da economia baiana, a exemplo de refino, química, celulose e alimentos", explica. 



Barra do Choça: Incêndio em pátio da prefeitura destrói ônibus escolares e vans

Foto: Reprodução l Blog do Jorge Amorim

Sete ônibus escolares, uma van e duas motos pegaram fogo na madrugada desta quarta-feira (9) no pátio da prefeitura de Barra do Choça. Conforme a Polícia Militar, até o momento não se sabe como as chamas começaram. O fogo teve início por volta das 3h30. Além dos veículos, o incêndio destruiu outros materiais armazenados na garagem da prefeitura. O fogo começou a ser debelado por funcionários da prefeitura, testemunhas e agentes da Guarda Municipal, mas o trabalho precisou do apoio do Corpo de Bombeiros. Apesar do incêndio, não houve feridos. Segundo informou ao Bahia Notícias o prefeito Adiodato Araújo, o prejuízo é estimado em pelo menos R$ 2 milhões. Ele não descarta a possiblidade de o incêndio ter sido criminoso. "Olha, aqui nós não temos histórico dessas coisas, mas a partir do que vimos, junto com a Polícia, que está ainda lá fazendo a perícia, não tinha como ser um incêndio espontâneo. Os carros estavam afastados um do outro também. Vamos torcer que se apure e encontre os culpados", declarou. A Polícia Civil de Barra do Choça já isolou a área e segue na apuração do caso. 

 



Passageiro é preso com 70 'bananas' de dinamite em ônibus em Ibotirama

Foto: Divulgação l PRF

Cerca de 70 “bananas” de dinamite foram apreendidas em um ônibus que passava pelo trecho da BR-242 de Ibotirama, Oeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os explosivos, do tipo emulsão encartuchada, além de uma quantidade de apetrechos para detonação do material estavam com um passageiro, de 25 anos. O caso ocorreu após ordem de parada ao veículo em frente a unidade operacional policial (UOP) da PRF em Ibotirama na última segunda-feira (7). Ao subirem no veículo e conversar com os ocupantes, os policiais perceberam um nervosismo incomum por parte de um dos passageiros. Em uma revista minuciosa no compartimento de bagagem, os policiais encontraram as “bananas” de explosivos (dinamites), além de pavis detonantes, espoletas e apetrechos utilizados na detonação de material explosivo. Questionado, o passageiro, que é natural de Cícero Dantas, no Nordeste baiano, relatou que receberia R$ 25 mil pelo serviço. A suspeita é que o material bélico seria utilizado na prática de crimes. O homem foi preso e o material apreendido. A ação teve apoio da Cipe Chapada da Polícia Militar. 



MPF tem 66 investigações em andamento sobre desvio de recursos da Covid-19 na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou que 159 municípios baianos são alvo de apurações que acompanham a devida aplicação de R$ 2,5 bilhões repassados pelo governo federal para o combate da Covid-19 no estado, já tendo sido abertas 66 investigações durante a pandemia. Outras 1.298 apurações permanecem em andamento na área de combate à corrupção. De acordo com relatório divulgado na segunda-feira (7), as investigações abrangem casos diversos, entre eles aquisição superfaturada ou irregular de testes rápidos, equipamentos de proteção individuais, respiradores, e insumos para atendimentos pelo Sistema Único de Saúde; irregularidades na contratação ou superfaturamento de contratos para gestão ou reformas de unidades de saúde; pagamento a maior de diárias para profissionais da área; e fraudes em licitações com uso dos recursos emergenciais. Ainda segundo o MPF, há suspeita de uso de recursos federais da merenda e do transporte escolar durante a pandemia, mesmo com as aulas suspensas. Entre as apurações estão inquéritos instaurados preventivamente para acompanhar a aplicação dos recursos emergenciais pelos municípios baianos, investigações de representações enviadas por cidadãos e apuração de notas técnicas emitidas por órgãos de fiscalização, que indicam indícios de irregularidades ou desvios de verbas federais destinadas às prefeituras em função da pandemia. Já entre ass investigações, três se tornaram ações civil públicas ajuizadas na Justiça Federal, envolvendo pedidos de melhor aplicação dos recursos públicos do SUS e/ou a aplicação de sanções por ato de improbidade administrativa ao gestor público que praticou o desvio.



Bahia registra 1.580 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.580 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 2.181 recuperados (+0,5%). Dos 424.704 casos confirmados desde o início da pandemia, 405.151 já são considerados recuperados,11.108 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 819.350 casos descartados e 114.330 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (07). Na Bahia, 33.134 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 27 óbitos que ocorreram em diversas datas. Segundo a Sesab, a existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Conforme a Pasta do Estado, outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.



Operação destrói 41 carvoarias ilegais em Encruzilhada e Cândido Sales

Foto: Divulgação

Uma operação nos municípios de Encruzilhada e Cândido Sales, no Sudoeste, destruiu 41 fornos usados para a produção ilegal de carvão. O resultado da ação foi divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), através da Unidade Regional (UR) de Vitória da Conquista. Cada carvoaria ilegal tinha capacidade para queimar quatro metros estéreis de madeira por fornada. Com apoio da Polícia Militar, o Inema ainda apreendeu mais de 30 metros estéreos de madeira nativa em forma de lenha. A operação também constatou a devastação de mais de 100 hectares de mata atlântica, bioma altamente sensível com raros remanescentes de vegetação nativa. Ainda segundo o instituto, os trabalhos realizados nas carvoarias ocorriam em condições extremamente precárias. Durante a ação, nenhum responsável pelas carvoarias ilegais foi encontrado. Eles teriam evadido do local ao perceber a presença da fiscalização. No entanto, diz o Inema, vários proprietários dos imóveis rurais fiscalizados foram identificados e responderão pelos crimes ambientais. “A gente vinha recebendo muitas denúncias de comércio ilegal de carvão nesses municípios. Por isso, resolvemos verificar as informações pessoalmente através de uma operação técnica, com o apoio da Polícia Militar. Chegando lá, identificamos a atividade ilegal, e, prontamente, tomamos as medidas necessárias para combatê-la, visando minimizar os impactos de desmatamento e do comércio ilegal de madeira nativa”, relata o coordenador da UR de Vitória da Conquista, Glauber Guerra.



2021 terá dez feriados prolongados na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97News

A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou, mas a esperança de uma vacina contra a covid-19, já nos permite planejar viagens para 2021 e no que depender dos feriados prolongados, teremos razões de sobra para fazer as malas e pegar a estrada ou o avião. Para você já ir planejando, O BNews listou os feriadões de 2021 para compensar os que foram ‘cancelados’ em 2020.

1 de janeiro (sexta-feira): Confraternização Universal 
16 de fevereiro (terça-feira): Carnaval 
2 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa 
3 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
24 de junho (quinta-feira): São João
2 de julho (sexta-feira ): Independência da Bahia 
7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (terça-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida 
2 de novembro (terça-feira): Finados
15 de novembro (segunda-feira): Proclamação da República.



Menina de 5 anos morre após picadas de escorpião em Tremedal

Foto: Arquivo Pessoal

Na zona rural de Tremedal, uma criança de apenas cinco anos morreu depois que foi picada duas vezes por um escorpião. Bianca Oliveira Silva recebeu os primeiros socorros, familiares a levaram ao Hospital Municipal Adelmário Pinheiro, e ela chegou a ser transferida para o Hospital de Base em Vitória da Conquista, mas a menina acabou morrendo. As informações são do portal G1. Familiares informaram à reportagem que o ataque do animal aconteceu na noite de terça-feira (1º). A mãe de Bianca, Fernanda Oliveira Silva,  também foi picada pelo animal. No momento ela preparava a criança para dormir. Os familiares narram que a menina estava na cama dela, que fica no mesmo quarto dos pais, quando reclamou que a barriga estava doendo. A mãe então levantou para levá-la ao banheiro, quando sentiu uma picada e percebeu um escorpião. Em seguida Fernando notou que a filha Bianca estava com duas picadas, uma na barriga e outra na mão. A morte foi confirmada quarta-feira (2).

 

 



Bahia mantém aumento em nº de novos casos da Covid-19 com 4.080 registros neste final de semana

Foto: Divulgação

Nas últimas 24h a Bahia registrou a soma de 4,080 novos caos da Covid-19 no estado. A confirmação é do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) no final da tarde de domingo (6). Com os novos casos, o total geral contabilizado vai a 423.124. O total de casos ativos é de 11.736. A taxa de crescimento da doença é 1%, conforme o boletim. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos. No mesmo período diário, 30 mortes foram contabilizadas. O total de vítimas da doença pandêmica no estado vai a 8.418. A ocupação de leitos de UTI exclusivos ao tratamento da doença atinge a margem de 74%. No caso da UTIs pediátricas, a taxa de ocupação está em 60%. 



Governo da Bahia proíbe shows e festas com qualquer número de participantes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (04) a proibição de eventos, festas e similares, independente do número de participantes. “Os eventos e atividades com a presença de público superior a 200 (duzentas) pessoas, ainda que previamente autorizados, que envolvem aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, religiosos, feiras, circos, eventos científicos, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica; Fica suspensa a realização deshows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, durante o período disposto no caput deste artigo.” O decreto começa a valer nesta sexta (04) até o dia 17 de dezembro e pode ser prorrogado. Vale lembrar que o governador Rui Costa já anunciou que estarão proibídas quaisquer festas de final de ano, sejam públicas ou privadas. Ele recomendou ainda que os baianos não comprem ingressos para festas de reveillón, “porque vai perder o dinheiro e a festa não vai acontecer”. O decreto que suspende aulas nas redes pública e privada na Bahia também foi suspenso até o dia 17 de dezembro.



Segunda onda na Bahia pode trazer cenário mais grave do que no pico da pandemia, diz Sesab

Foto: Reprodução l Rede Social

O secretario de Saúde Fábio Vilas-Boas disse que a Bahia passa por uma segunda onda de contaminação do novo coronavírus. De acordo com o secretário, o aumento de novos casos nos últimos dias é ainda mais crítico do que nos meses de junho e julho, que foram o auge da doença no estado. “Nós já estamos completando três semanas sucessivas de crescimento continuo. É possível falar de uma segunda onda e num cenário mais grave do que tivemos no pico da pandemia, o que equivale ao mês de junho de 2020. Naquela época nos tinhamos um revezamento de surtos, na capital e no interior.

 

 

Foto: Divulgação

Nesse momento nos temos um surto geral, um aumento geral em todas as regiões da Bahia, com taxa de internação muito superiores do que tivemos no início do ano”, disse Vilas-Boas em entrevista para a TV Bahia na manhã desta quinta-feira (3). O boletim emitido pela Sesab ontem (2), mostra que 3.228 casos de Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas e o número de pessoas com a doença ativa no organismo é de 11.771 , a maior em três meses. Às 08h de hoje, a taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos na Bahia, era de 72%.



'Comando Vermelho não entrou na Bahia', garante secretario de Segurança Pública

Foto: Reprodução

O Secretario de Segurança Pública, Maurício Barbosa, negou que traficantes da facção carioca Comando Vermelho (CV) tenham se instalado na Bahia. Segundo ele, outro grupo criminoso se apoderou do nome para intimidar rivais. “Não é que o Comando Vermelho entrou aqui. Há uma facção que foi muito enfraquecida ao longo de muitas operações que fizemos nos últimos dez anos e que resolveu assumir o nome como forma de sair um pouco do [ostracismo] e tentar demonstrar força dentro do sistema prisional. Não é que traficantes do Rio estejam vindo pra cá, eles simplesmente resolveram botar o nome da facção carioca tentando se empoderar e levar o temor a facções contrárias”, afirmou. Sobre o aumento de homicídios no estado mostrado por um estudo publicado em novembro, ele atribui os números a soltura de presos de alta periculosidade por conta da pandemia. “Temos que observar as adversas modalidades criminosas. Com exceção do homicídio, que tem aumentado 4%, todos os outros índices tem diminuído, como roubo a ônibus e veículos. A questão dos homicídios está muito ligada ao tráfico. Tivemos mais de 10 mil presos que foram colocados em liberdade e boa parte desses presos são líderes de facções criminosas”, pontuou. As informações são do site Varela Notícias.