ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Homem é condenado a quase 20 anos de prisão por feminicídio e ocultação de cadáver

Foto: Divulgação

José Wervitom Rodrigues Silva foi condenado a 19 anos e 8 meses de prisão em regime fechado por ter matado e ocultado o cadáver da sua namorada, de 16 anos, em fevereiro de 2019, na zona rural do município de Cansanção, região sisaleira. A decisão foi tomada pelo Tribunal do Júri nesta quarta-feira (14). De acordo com denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), José não desejava continuar com o relacionamento e planejou, junto à outra garota, com que também mantinha relação afetiva, de 17 anos, uma emboscada que resultou na morte da vítima. O réu teria ocultado e ateado fogo ao corpo da namorada. A acusação foi sustentada no Júri pelo promotor de Justiça Adriano Nunes.



Tremor de terra é registrado em Maracás

Foto: Reprodução

Um tremor de terra de baixa intensidade foi registrado em Maracás, no Vale do Jiquiriçá. O abalo foi de 2.0 mR. Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), o evento ocorreu por volta das 16h da última quarta-feira (14). Até o início da manhã desta sexta-feira (16) não havia informações se o fato foi percebido por moradores do município. Este foi o segundo tremor registrado em Maracás em menos de um mês. No dia 27 de maio, outro abalo de baixa intensidade também foi registrado. Naquele caso, foi de 2.1 mR. A atividade sismológica na Bahia bem como no Nordeste é acompanhada pelo LabSis. 



Petrobras reduz preço da gasolina em 4,66% para distribuidoras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras anunciou na quinta-feira (15) a redução de R$ 0,13 no litro da gasolina vendida a distribuidoras de combustíveis. Com a queda do preço, de 4,66%, o litro passará a custar R$ 2,66 a partir desta sexta-feira (16). Como a gasolina vendida nas bombas tem adição de 27% de etanol anidro, a parcela do preço da Petrobras no preço do combustível vendido nos postos de gasolina será de R$ 1,94 por litro. Segundo a Petrobras, caso os demais agentes da cadeia do combustível (distribuidoras e postos) mantenham os valores de suas parcelas, o preço médio ao consumidor final poderá atingir R$ 5,33 por litro, com base na última pesquisa feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No entanto, a medida não beneficia os baianos, porque os preços dos combustíveis e do gás de cozinha no estado são definidos pela Acelen, empresa que administra a privatizada Refinaria Mataripe.



Hackers invadem site de prefeitura baiana e acusam gestão falha e negligente na saúde

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O site oficial da prefeitura de Caetité, Sudoeste baiano, foi alvo de hackers nesta quarta-feira (14). Na invasão, os suspeitos chegaram a retirar dados da Covid-19 para colocar uma mensagem contra a gestão do prefeito Valtécio Neves Aguiar (PDT). Chamaram de “falha”, “negligente” e “incompetente”. Na postagem, os invasores ainda cobraram a Câmara de Vereadores na fiscalização da prefeitura. A mensagem faz referência a a supostas irregularidades na saúde. “Um recado para a gestão omissa e negligente de Caetité: Prefeitura de Caetité, sua gestão é falha, vocês são negligentes e as pessoas morrem por conta disso. No último fim de semana vocês mais uma vez provaram que não ligam a mínima para os residentes de Caetité, e sim para encher o bolso de vocês e fazer marketing para reeleição. Essa invasão serve para deixar a vocês um recado: estamos de olho, sabemos das sujeiras que vocês varrem para debaixo do tapete e escondem da população”, diz trecho da mensagem. Os hackers ainda enviaram um e-mail para a imprensa local, confirmando a invasão. O estopim seria a morte do jovem William Pereira no último final de semana e também o caso do músico Almir Luz de Almeida, conhecido como Piu, que precisava de regulação para outra unidade de saúde. O músico já foi transferido para tratamento em Salvador. 



Operação Unum Corpus encerra com 162 presos em centenas de cidades baianas

Foto: Divulgação l SSP/BA

Foram presos 162 criminosos na 9ª fase da Operação Unum Corpus, deflagrada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin) durante esta quinta-feira (15), em centenas de cidades do interior da Bahia. A ação registra também a maior apreensão de drogas entre todas as fases. 253 quilos de entorpecentes foram encontrados, entre maconha, cocaína e crack. Um prejuízo estimado de R$1,5 mi ao tráfico de drogas e aos grupos criminosos. 116 mandados de prisão foram cumpridos, 42 prisões em flagrante, 48 armas, 3 adolescentes foram conduzidos por atos infracionais, 10 veículos com restrição foram apreendidos, 262 kg de entorpecentes localizados e 149 mandados de busca e apreensão realizados. Na região da Costa do Descobrimento, foram apreendidas armas, munições, pedras de crack e mais de 248 kg de maconha, além de 11 pessoas presas. As ações na região envolveram o efetivo de todas as unidades que integram a 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis). “Mais uma vez nossas equipes deram um show de empenho e compromisso e realizaram mais uma varredura no interior do estado, tirando de circulação diversos criminosos de alta periculosidade. Seguimos firmes, para fazer um São João de paz na Bahia”, disse a diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo. Em todas as fases da Operação Unum Corpus realizadas, 889 pessoas foram presas em centenas de cidades do interior da Bahia. Os acusados dos diversos crimes, entre eles, os praticados contra a vida, contra o patrimônio e o tráfico de drogas são os principais alvos alcançados nas ações, por meio de prisões em flagrante e mandados de prisão.



Operação policial prende mais de 40 pessoas no interior da Bahia

Foto: Divulgação

A 9ª fase da Operação Unum Corpus prendeu 44 pessoas envolvidas com diversos crimes e também apreendeu mais de 15 armas de fogo, entre revólveres, pistolas e armas longas, além de 252 quilos de entorpecentes, no interior da Bahia. A ação foi deflagrada nesta quinta-feira (15). Também com o objetivo de promover a segurança de todos que vão participar dos festejos juninos nos municípios baianos, as ações têm como alvos, envolvidos com organizações criminosas, crimes contra a vida e o patrimônio, além do tráfico de drogas. Milhares de policiais das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) cumprem os mandados de prisão, de busca e apreensão, em centenas de municípios. Nesta fase é reforçado o combate à violência doméstica e familiar. Equipes das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (Neans) intensificam as ações, desde cumprimentos medidas cautelares, até a checagem de informações em campo, oriundas do Disque Denúncia (181), da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Além das ações operacionais, em colaboração com o Poder Judiciário, os policiais também cumprem medidas cautelares relacionadas ao descumprimento de pagamento de pensão alimentícia. A Delegada-Geral, Heloísa Campos de Brito, destaca as inovações desta fase da operação. “Além do combate aos diversos crimes nos dias que antecedem as principais festas juninas, estamos focando também na proteção das mulheres e das famílias, com as ações das Deams e Neams, além do apoio à Justiça no cumprimento de medidas sobre pensão alimentícia”, avaliou. A Operação Unum Corpus, desde 2021, já retirou mais de 700 acusados de crimes, por força de mandados de prisão ou flagrante, além da apreensão de adolescentes em conflito com a lei. Também foram cumpridos 1.005 mandados de busca e apreensão, mais de 100 quilos de drogas e 125 armas de fogo foram retirados das ruas.



Supermercado é condenado a indenizar cozinheira em R$ 10 mil por assédio sexual

Foto: Reprodução

Uma cozinheira que trabalha em um supermercado de Salvador será indenizada em R$ 10 mil por sofrer assédio sexual no ambiente de trabalho. As informações são do site G1. A decisão da 13ª Vara do Trabalho da capital baiana corre em segredo de justiça e está em fase de recurso. A decisão da juíza do Trabalho substituta, Juliana Gabriela Hita Neves, usou o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e condenou a empresa a pagar os R$ 10 mil por danos morais. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região informou que a funcionária contou que era assediada pelo líder de produção do mercado, que fazia comentários impertinentes sobre o seu corpo. O homem teria chegado a dizer que "passaria a noite toda beijando os pés da funcionária" e, segundo a decisão, lançava olhares e comentários que demonstravam interesse sexual. A funcionária afirmou ainda para o TRT que o líder de produção mantinha uma série de comentários, pedidos e gestos que deixavam a assediada constrangida. Segundo a trabalhadora, ao reclamar com superiores, ouviu que ele era funcionário da empresa há 25 anos e bom profissional. A magistrada destacou que o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero de 2023 foi criado com a finalidade de orientar a magistratura no julgamento de casos concretos sob a lente de gênero, avançando na efetivação da igualdade. Ela destacou que a sociedade é marcada pela desigualdade entre homens e mulheres, por isso a sociedade e a própria Justiça olham a mulher com desconfiança. Na sua defesa, o supermercado, conforme o TRT, alegou que promoveu uma sindicância para apurar o caso, mas, a magistrada pontuou que os funcionários que depuseram eram em sua maioria homens, que afirmaram não terem presenciado o assédio ou culpabilizaram a vítima. “Em nenhum momento há uma palavra de acolhimento ou informações de que providências seriam tomadas”. Na decisão, a juíza do Trabalho afirmou que a "situação vivenciada reflete a violência de gênero que deve ser combatida nas relações de trabalho, expondo a empregada a situação de constrangimento, humilhação e vulnerabilidade".



Corpo de idoso é encontrado em matagal em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

O corpo de um idoso de 66 anos foi encontrado e recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) em um terreno baldio no município de Vitória da Conquista, na manhã desta segunda-feira (12). As informações são do Blog do Anderson. O corpo foi encontrado na Avenida Luís Eduardo Magalhães. O idoso foi identificado como Railson Ferreira de Souza, de 66 anos. A 77ª Companhia Independente de Polícia Militar e a Polícia Civil registram a ocorrência. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa conduzirá as investigações.



Condutor do Samu é encontrado morto durante plantão em cidade da Chapada

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um motorista de uma ambulância do Samu de Jussiape, na Chapada Diamantina, foi encontrado morto na manhã deste sábado (10). Geraldo Dantas Pires, de 52 anos, estava de plantão na unidade móvel quando colegas de trabalho já o encontraram sem sinais vitais. O prefeito da cidade, o médico Éder Jakes Souza Aguiar (PSD), foi até o local e constatou o óbito do servidor público. Não havia sinais de violência no corpo da vítima. O corpo do condutor foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado, no Sudoeste, e vai passar por perícia. Um laudo do DPT deve apontar a causa do óbito. A prefeitura de Jussiape decretou luto pelo falecimento do servidor.



PM prende acusado de praticar estelionato utilizando fotos de menor de idade em Paramirim

Foto: Divulgação

Um homem acusado de utilizar foto de uma menor de idade para praticar o crime de estelionato foi preso pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na cidade de Paramirim. A prisão aconteceu no sábado (10), na Avenida César Borges. De acordo com a PM, ele usava inicialmente a foto de uma menor de idade em um perfil de rede social para atrair as vítimas, a partir daí iniciava uma conversa com pessoas do sexo masculino e em seguida, por meio de outro perfil com a  foto de um policial militar do estado de São Paulo, ele entrava em contato com os homens para fazer acusações de assédio, ameaças e forçar as vítimas a realizarem transferências via pix. A Polícia confirma ter chegado ao acusado após denúncias. A PM não divulgou a identidade do homem e afirma que ele confessou os crimes. Com ele foi encontrado um celular, que no interior da capa tinha dois papelotes de substância análoga à cocaína. Ele foi apresentado na Delegacia de Livramento de Nossa Senhora, onde assumiu que possuía altas somas em dinheiro em conta bancária provenientes dos golpes. No local, foi lavrado boletim de ocorrência.



Homem é morto a pauladas após discussão em bar no interior da Bahia e tem corpo carbonizado

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma discussão em um bar na zona rural da cidade de Sebastião Laranjeiras, Sudoeste da Bahia, provocou a morte de um homem de 48 anos. Jair Laércio Nunes foi morto a pauladas e teve o corpo carbonizado envolvido em um colchão na localidade de Enza. O crime foi registrado na noite de sábado (10), por volta das 21h30. Conforme a Polícia Militar, depois da discussão no bar, a vítima teria sido surpreendida pelo acusado do crime dentro da residência em que trabalhava. O nome do suspeito não foi divulgado. A PM relata que Jair estava dormindo e foi agredido com um pedaço de madeira. Em seguida, um homem queimou seu corpo utilizando um colchão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e confirmou o óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) já realizou a perícia. O corpo de Jair Laércio Nunes foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para ser necropsiado. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Sebastião Laranjeiras e a Polícia Civil já iniciou as investigações. O suposto autor do crime ainda não foi preso. 



Celebração de Corpus Christi em cidade histórica baiana pode ser tombada pelo Iphan

Foto: Reprodução l Yone Maria Pinto Santos

A cidade histórica da Bahia que completa 300 anos em 2023, Rio de Contas, na Chapada Diamantina, quer também que a festa de Corpus Christi, realizada na cidade desde o século 18, seja tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O pedido de tombamento foi encaminhado ao órgão federal pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer. Na quinta-feira (8), em que foi comemorada a celebração, moradores voltam a enfeitar as sacadas das casas com toalhas de renda e crochê. A confecção dos típicos tapetes é desenhada nas ruas. Os panos são preenchidos com pó de serra e areia colorida. Com quase três séculos de existência, a tradicional “Noite das Lanternas” também faz parte da celebração de Corpus Christi na cidade. Já de noite, as luzes da cidade se apagam e dão lugar à iluminação das velas e lâmpadas feitas à mão pelos moradores. 



Ambulância desvia de carro parado com pneu furado e três morrem na BA-617, em Ibiassucê

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um acidente envolvendo três veículos deixou três pessoas mortas na noite desta sexta-feira (09), na BA-617, trecho do município de Ibiassucê. Informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) dão conta que o fato foi registrado no Povoado de Bezerro, às 18h20. Um ônibus da empresa Novo Horizonte, um veículo Polo e uma ambulância que pertence ao município de Licínio de Almeida se envolveram no acidente. De acordo com a 94ª CIPM, testemunhas informaram que a ambulância foi desviar do veículo de passeio que estava parado na pista devido a um pneu furado, quando provocou o acidente. Três pessoas que estavam na ambulância morreram na hora. As vítimas são: Antônio Martins Rocha, 64 anos, motorista da ambulância, Claudevina Batista de Carvalho, 74 anos e Nezilio Soares de Santana, 93 anos. O veículo oficial ficou completamente destruído. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso. Não há informações sobre velório e sepultamento das vítimas.



Morre Ravengar, um dos traficantes de droga mais conhecidos da Bahia

Foto: Reprodução l Alan Oliveira / G1

Morreu nesta quinta-feira (8) o traficante Raimundo Alves de Souza, mais conhecido como Ravengar, aos 69 anos, em Salvador. Ele era um dos traficantes mais conhecidos da Bahia, tendo sido um dos grandes chefes do crime no estado nas décadas de 1990 e 2000. Ravengar estava internado no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, com estado de saúde bem debilitado, em decorrência de problemas relacionados à diabetes. Ainda não há informações se ele estava em liberdade condicional, já que havia sido condenado há mais de 20 anos de prisão, em 2012. O traficante comandou a distribuição de drogas em Salvador, na localidade do Morro do Águia, no bairro de São Gonçalo do Retiro. Considerado um dos homens mais perigosos da Bahia, Ravengar foi preso pela primeira vez em 2004, durante uma histórica operação da polícia baiana. Em 2006, ele foi condenado pela Justiça a 25 anos e meio de prisão, e cumpriu parte da pena na Penitenciária Lemos Brito, no Complexo Penitenciário da Mata Escura. A pena de Ravengar acabou reduzida para 22 anos e seis meses de prisão em 2007. No ano de 2012, Ravengar teve progressão de pena e passou a cumpri-la em regime semiaberto, no Presídio de Lauro de Freitas. Em 2013, o traficante foi posto pela Justiça em liberdade condicional. Quatro anos depois, em 2017, ele e a família foram presos em outra operação policial. Na época, a polícia informou que, Ravengar seguia com atuação no tráfico de drogas, junto com dois filhos, um neto e a ex-companheira. Por infringir a condicional da liberdade provisória, ele voltou para a prisão. Não há detalhes sobre o sepultamento do corpo de Ravengar.

 



Veículo se parte ao meio em colisão no Sudoeste baiano

Foto: Reprodução l Rede Social

Um veículo se partiu ao meio após uma colisão em um trecho da BR-122 de Pindaí, no Sudoeste baiano, nesta quarta-feira (7). Segundo a Polícia, o fato ocorreu próximo à Fazenda Cobra. A colisão foi de forma lateral. Mesmo com o impacto, motoristas e passageiros sofreram escoriações leves. Eles foram socorridos e encaminhados para o hospital de Pindaí. Não há mais informações sobre o estado de saúde deles. 



Serraria ilegal de madeira nativa é descoberta no interior da Bahia

Foto: Divulgação l CIPPA

Equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis descobriram na quinta-feira (8), durante ações de fiscalização ambiental, uma serraria que funcionava de maneira ilegal em uma casa, no Centro do município de Cocos. Toras e pedaços de madeiras prontas para venda, que foram extraídas de árvores nativas, foram apreendidas. Cinquenta metros cúbicos de madeiras de lei, cedro e outros tipos foram achados no local, junto com serras elétricas e outros maquinários usados no crime ambiental. Conforme o comandante da unidade, major George Porto, os policiais encontraram o local clandestino durante rondas em uma área de zona rural. “Desconfiamos após escutarmos um som alto de motosserras. Desligamos a viatura para não chamar atenção e seguimos a pé até encontrarmos o lugar”, disse. Um senhor de 60 anos, dono da serraria, foi encontrado no momento em que realizava o corte. “Questionamos se o homem tinha algum alvará de funcionamento do estabelecimento e documento que comprovasse o porte das máquinas, mas ele informou que não possuía. O conduzimos para a Delegacia Territorial de Cocos para os procedimentos de polícia judiciária”, concluiu o oficial. O material apreendido será doado para a Prefeitura de Cocos e ficará sob custódia da Secretaria do Meio Ambiente.



23 mil policiais e bombeiros vão atuar no São João da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 23 mil policiais e bombeiros, além do Sistema de Reconhecimento Facial serão empregados no São João da Bahia de 2023. O Governo do Estado investirá 7,7 milhões de reais para intensificação do policiamento nas 244 cidades onde ocorrerão eventos. Mais de 700 câmeras de videomonitoramento, sendo 153 inteligentes com análise dos pontos faciais, estarão espalhadas em áreas estratégicas dos quatro principais pontos de evento da capital, nos municípios da Região Metropolitana de Salvador e em cidades do interior baiano. Plataformas de Observação Elevada serão direcionadas para municípios estratégicos com grande concentração de público para ampliar ainda mais o alcance da tecnologia.



Operações conjuntas alcançam cinco policiais e um traficante em cidades da Bahia

Foto: Divulgação

Duas operações da Corregedoria-Geral Geral da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Federal e do Ministério Público alcançaram um soldado, três cabos e um investigador, além de um traficante, nos municípios de Jacobina, Santa Luz, Valente, Santa Bárbara, Cansanção e Nordestina, na Bahia, com o intuito de combater um grupo envolvido com homicídio, extorsão mediante sequestro e lavagem de dinheiro. As Operações Urtiga e Garça Dourada aconteceram na terça-feira (6). Além disso, a operação apreendeu um fuzil calibre 5,56, três espingardas calibre 12, seis pistolas de diferentes calibres, três revólveres calibre 38, 17 carregadores, mais de 600 munições de diferentes calibres, mais de R$ 18 mil em espécie, duas pepitas de ouro, substâncias de uso controlado utilizadas para mineração ilegal, notebook, celulares, coletes balísticos, roupas camufladas, rádio comunicador, facas e documentos. A ação foi articulada por unidades Força Correicional Especial Integrada (Force) da Corregedoria-Geral da SSP, junto à Polícia Federal, Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público da Bahia, Core e das Corregedorias das Polícias Militar e Civil. Um dos alvos também estava sendo investigado pela Polícia Federal por extração ilegal de minério, com uso de explosivos e posse de armazenamento de substâncias tóxicas.



Levantamento do IBGE aponta que produção de ovos na Bahia tem o melhor 1º trimestre em 36 anos da série histórica

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A produção de ovos na Bahia entre janeiro e março de 2023 foi a maior em comparação ao 1º trimestre dos últimos 36 anos.  Foi registrada uma produção 20,1 milhões de dúzias de ovos pela série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada desde 1987. Este número representa 4,1% a mais do 1º trimestre de 2022, quando foram produzidas 19,3 milhões de dúzia, e 0,6% superior a o trimestre anterior, entre outubro e dezembro de 2022, que registrou 20 milhões de dúzias produzidas. O abate de frangos na Bahia entre janeiro e março de 2023 foi de 33.820.651 animais, o que representou uma queda de 4,9% em relação ao 4º trimestre de 2022, quando foram abatidos 35.557.181 frangos, e de 5,7% em relação ao recorde registrado no 1º trimestre do ano passado, de 35.870.125 aves.



Homem é preso suspeito de comercializar dinheiro falso em Itapetinga

Foto: Divulgação

Um homem de 41 anos, que estava foragido da polícia, foi preso em Itapetinga, Sudoeste da Bahia, por comercializar dinheiro falso. A prisão foi resultado de informações passadas à Polícia Federal, na Operação Carcará, e culminou no cumprimento de um mandado de prisão expedido pela 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. Ele abriu um estabelecimento para praticar o crime de moeda falsa no bairro Nova Itapetinga. Também foram apreendidos três celulares e dois notebooks, que estavam no local do cumprimento da determinação judicial. O suspeito fez exames de lesões corporais e está custodiado em uma unidade policial da região. Ele será encaminhado ao sistema prisional.