ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Conselhos para quem está buscando emprego

Tenente da PM é alvo de nova fase de operação que apura morte de catador de material reciclável em Vitória da Conquista

Dom Basílio: Meliantes armados rendem morador e levam motocicleta na zona rural da cidade

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

PRE lança Operação Nossa Senhora Aparecida na região de Brumado

Comissão do TJ-BA aprova instalação de uma Segunda Vara Crime em Brumado

Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2022"

Brumado: Filho agride mãe idosa de 61 anos após discussão no 'Apertado do Morro'

Foto: Reprodução

Um homem de 24 anos é acusado de agredir sua mãe de 61 anos durante uma discussão na manhã da última terça-feira (29), no bairro Apertado do Morro, em Brumado. Policiais militares foram acionados para comparecer ao local e foram informados que a idosa estava machucada e foi agredida por seu filho, o que foi confirmado pela vítima. A idosa informou ainda que teve uma discussão com seu filho e que outras agressões já aconteceram. Os policiais fizeram buscas no bairro, mas não encontraram o agressor que já tem passagens por violência domêstica e envolvimento com drogas. A idosa possui uma medida protetiva em seu favor. Mesmo o  agressor não sendo preso, o caso foi registrado como violência doméstica e lesão corporal.

 



Vitória da Conquista: Justiça proíbe atuação de enfermeira que exercia ilegalmente a profissão

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) ingressou com Ação Civil Pública contra uma enfermeira que exercia ilegalmente a profissão e divulgava as práticas nas redes sociais. Após ser identificada, a enfermeira, que atuava no município de Vitória da Conquista, está impedida de realizar procedimentos estéticos invasivos de competência exclusivo de médicos, por ordem da 7ª Vara Federal Cível e Agrária da Seção Judiciária da Bahia, que atendeu o pedido de antecipação de tutela, acatando inicialmente os argumentos deste conselho, ação essa que ainda continua em tramitação. De acordo com o presidente do Cremeb, a entidade continuará as ações de proteção à sociedade e à classe médica, tendo em vista os perigos a que estão expostos os cidadãos quando não médicos realizam procedimentos invasivos. “Mais do que uma vitória em defesa da Medicina, essa decisão da justiça é uma defesa da sociedade, que estava sendo submetida a procedimentos para os quais a pessoa em questão não possuía habilitação técnica para realizá-los”, explica o conselheiro presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia. As informações são do site Bahia Notícias.



Bahia é 4º estado com maior número de inquéritos instaurados sobre tráfico e comércio de armas este ano

Foto: Divulgação

O estado da Bahia possui em 2022 o quarto maior número de inquéritos instaurados pela Polícia Federal sobre tráfico e comércio de armas. No ano corrente, a PF já instaurou 21 procedimentos sobre a temática no estado. A Bahia só tem menor número que São Paulo, com 67 inquéritos, Paraná com 51 e Roraima com 22, de acordo com a Polícia Federal que forneceu os dados ao Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas. O número de procedimentos relacionados a esses tipos de crimes tem caído. O número de 2022 é o menor desde 2013, com maior pico sendo no ano de 2016, quando 50 inquéritos foram abertos. Nos últimos três anos, a Bahia reduziu de 30 em 2020, para 22 em 2021, chegando aos números deste ano. Além desses tipos penais, com advento do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) foi erigido a crime de tráfico internacional de armas a conduta de importar ou exportar arma de fogo, munições e acessórios sem autorização (art. 18 da Lei, pena de 08 a 16 anos), a qual era antes classificada no crime geral de contrabando (art. 334 do Código Penal, pena de 2 a 5 anos).



Câmara aprova, por unanimidade, projeto de lei do executivo que visa ampliar o quadro de servidores na área da saúde; Saiba os detalhes

Foto: Divulgação l CMB

Foi realizada na noite de terça-feira, 29 de novembro de 2022, a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. A sessão foi iniciada pela presidente do legislativo, Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), que solicitou a chamada nominal dos vereadores, e depois foi realizada a leitura da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade pelos edis presentes. Essa sessão teve participação dos vereadores: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), José Santos (Santinho), João Vasconcelos, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Harley Lopes, Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), César Bar, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Renato Santos, Amarildo Bomfim, Luiz Carlos Caíres da Silva (Palito), Rubens Araújo e Tiago Amorim. As ausências dos vereadores Beto Bonelly e Lia Teixeira foram justificadas. Na oportunidade, foi apresentado o Projeto de Lei nº 036/2022, de autoria do executivo, que visa a ampliação dos cargos de Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Psicólogo, Técnico de Laboratório, Auxiliar de Odontologia e Fiscal de Obras no quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Brumado. O texto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, e segue para sanção do Prefeito Municipal. Houve ainda aprovação de dezenas de indicações e moção de pesar, além de apresentação de projeto de lei e projeto de resolução. A sessão completa pode ser assistida no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Procure pelo dia de interesse.