ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2019"

Clínica Master realizou workshop: ‘Saúde Ocupacional e o Faturamento de Sua Empresa’

Foto: Divulgação

Diante de tantas dúvidas e mudanças nas regras relacionadas ao tema, a clínica Master realizou um workshop com o objetivo de informar as empresas de maneira clara sobre as várias vertentes da saúde ocupacional, e o quanto ela afeta diretamente no faturamento das organizações. O evento aconteceu na última quinta-feira (12), e foi ministrado por Dr. Joaquim Donato Junior – Médico do Trabalho e Ricardo Donato, Engenheiro de Segurança do Trabalho. A Clínica Master, que passou a disponibilizar uma unidade móvel para maior comodidade dos seus clientes dentro e fora de Brumado, completou 5 anos de atuação.



Brumado: Em busca do selo Unicef, audiência pública debate o papel de meninas e mulheres como líderes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última quarta-feira (11), uma audiência pública promovida pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) debateu o papel de meninas e mulheres em posições de liderança. Para a psicóloga Giovana Lélis, a audiência é uma das atividades do Desafio Cinco, proposto pelo Selo Unicef, que visa promover a educação para a cidadania democrática. “É um desafio dentre oito que foram propostos. Brumado hoje conta com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. São jovens dos diversos bairros do município que se mobilizam para realizar as atividades propostas”, afirmou. Segundo Lélis, conquistar o Selo Unicef significa uma série de benefícios para a comunidade, principalmente para as crianças e adolescentes. Brumado está inscrito na edição 2017-2020 do Selo Unicef, necessitando cumprir todos os desafios com pontuação coerente para ser aprovado e condecorado.



Adolescentes são suspeitos de estuprar menino de 7 anos em banheiro de escola em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l G1

Três adolescentes são suspeitos de estuprar de um menino de sete anos dentro de uma escola municipal, no bairro Urbis IV, em Vitória da Conquista. Segundo o site G1, o caso aconteceu na última quarta-feira (11). Segundo informações dos familiares, a vítima contou ao irmão, que tem 10 anos, e estuda na mesma escola, que os três adolescentes, também alunos da instituição, que não tiveram as idades reveladas, trancaram ele no banheiro e cometeram o crime. O garoto também disse ao irmão que os adolescentes chegaram a ameaçá-lo, caso ele contasse sobre o abuso para a família dele. O crime foi registrado na delegacia de Vitória da Conquista, horas depois que o irmão do menino decidiu contar sobre a situação para os pais. A criança foi levada para o Hospital Esaú onde recebeu atendimento e foi medicada, e depois foi levada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) onde fez exames de corpo de delito. Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que a criança e a família dela estão sendo acompanhadas pelo Conselho Tutelar, serviço social e de psicologia do município.



Grupo discutirá extinção do Nasf na Câmara de Vereadores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na próxima segunda-feira (16), será a última sessão do ano na Câmara de Vereadores de Brumado. E nesse mesmo dia, integrantes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), vão realizar um manifesto contra a possibilidade de extinção do núcleo. Com atuação em Brumado desde 2008, o núcleo realiza atividades de apoio às unidades de saúde do município, escolas e demais setores, com atividades preventivas -- com atendimentos individuais ou compartilhadas, por meio de equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo, assistente social, nutricionistas, educador físico, que promovem uma série de ações, desde consultas a visitas domiciliares. Ainda segundo os integrantes do Nasf, eles estão realizando um abaixo assinado e mobilização na Câmara, na qual convidam toda a população para comparecerem a Casa da Cidadania na próxima segunda, onde eles vão abordar temas sobre o trabalho da equipe e a importância do núcleo na cidade.



Barragens de Rio de Contas e Paramirim estão com estruturas comprometidas, aponta ANA

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um estudo divulgado na quarta-feira (11) pela Agência Nacional de Águas (ANA), aponta que sete barragens na Bahia estão com estruturas comprometidas. Em todo o Brasil, foram identificadas 68 irregularidades nos equipamentos. Em nossa região, as barragens que apresentaram danos foram, Luiz Vieira (Rio de Contas) e Zambumbão (Vale do Paramirim). Entre os danos encontrados nas barragens estão erosões, rachaduras, buracos, infiltrações, corrosão de tubulações, presença de vegetação e fissuras. O levantamento da ANA foi realizado em 2018 e aponta que, em todo o país, o número de barragens com problemas cresceu. Em 2017, 45 estavam irregulares. Na época, 10 equipamentos da Bahia estavam na relação. Todas as barragens com problemas no estado são administrados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema).



Brumado: Moradores da comunidade do Jatobá apontam abate clandestino de suínos e caprinos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Há cerca de seis anos, moradores da comunidade do Jatobá, zona rural de Brumado, convivem com uma situação nada agradável. Já imaginou ter sua casa invadida por milhares de moscas e não poder fazer nada? Esse é o drama que vivem as quatro famílias no entorno de um possível abatedouro clandestino que fica localizado dentro da comunidade. A equipe do 97NEWS foi solicitada pelos moradores para verificar a situação e, constatamos de perto a veracidade da situação. A reportagem visitou duas, das quatro casas mais afetadas na localidade. Os moradores relataram que durante o dia, eles ficam impedidos de cozinhar ou até mesmo fazer sucos ou café, devido a quantidade de moscas que invadem as residências. "Você imagina, nesse calor a gente fica impedida de fazer um suco aos nossos filhos, porque só pelo fato de manusearmos o açúcar, elas invadem a cozinha", lamenta uma das moradoras. 

Os abutres vivem perto da comunidade - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outra situação relatada pelos moradores é a quantidade de aves conhecidas como "urubus", que frequentam a região. "É até irônico, mas pelo fato de estarmos na zona rural, muitos devem pensar. Eles veem aves lindas todos os dias, mas a situação não é essa, infelizmente aqui o que vemos todos os dias são os [urubus]", disse a dona de casa. Outra moradora de 58 anos contou que a pouca água que eles possuem na comunidade vem da lagoa, mas como eles tem que limpar a casa por várias vezes ao dia, esse consumo acaba aumentando e afetando o abastecimento. "A lagoa esta secando, nossa água do dia a dia vem toda de lá, ai vem essa situação aqui, com essas moscas, temos que lavar a casa pela manhã, a tarde e a noite", esclarece a mulher que deixou a cidade para viver com tranquilidade no campo. 

 

Todos os dias, milhares de moscas são retiradas das residências - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A comunidade ainda alega que já tentou por várias vezes falar com o proprietário do abatedouro, mas a promessa é a mesma. "Ha seis anos nós estamos nessa batalha. Já relatamos o proprietário sobre o problema, mas ele sempre diz que vai parar. Na última conversa com ele, o dono disse que vai parar no fim do ano, mas nós já estamos cansados, porque já fazem seis anos que ele promete e nunca cumpre", afirmou outra moradora. Questionados se eles já levaram o caso para a Vigilância Sanitária do Município, os moradores disseram que ainda esta semana, eles vão fazer a denúncia formalmente. "Meu pai tentou conversar com o dono do local, mas como não fomos ouvidos, vamos tomar nossa providência perante as autoridades", comentou. Nossa equipe foi até a propriedade indicado pelos moradores, onde segundo eles, acontecem o abate clandestino, não obtivemos êxito. No local, encontramos uma cancela fechada e dentro da propriedade uma espécie de confinamento para animais. Ainda do lado de fora, tentamos por diversas vezes falar com o proprietário, mas no imóvel havia apenas um funcionário que não quis nos atender. A nossa Redação fica aberta para qualquer esclarecimento por parte da outra parte citada. Nosso endereço eletrônico é: [email protected].

Ninguém atendeu a reportagem no local apontado como abatedouro - Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Caminhão desgovernado atinge lava jato e residência no município de Ituaçu; Veja o vídeo

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Um caminhão baú desgovernado, atingiu um lava jato e uma casa na manhã desta quinta-feira (12) em Ituaçu, a 98 km de Brumado. O acidente aconteceu na BA-142, na saída da cidade, trecho que liga o município a cidade de Barra da Estiva. Segundo os moradores, o local já é conhecido pela quantidade de acidentes que ocorrem na região. Segundo apurou o site 97NEWS, o caminhão descia a serra e possivelmente perdeu os freios e não conseguiu fazer o retorno na praça, invadindo o lava a jato e a residência, causando uma destruição enorme. Quatro pessoas ficaram feridas na colisão e foram encaminhadas ao hospital. Entre as vítimas, está uma criança de 9 anos que filho do caminhoneiro. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. Policiais da 34ª CIPM estão no local e registraram a ocorrência. O acidente despertou a curiosidade de milhares de moradores que lotaram a praça próximo ao acidente. Veja o vídeo:

 

 



Brumado: Casa pega fogo no residencial Brisa 1, moradores ajudaram controlar incêndio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um incêndio atingiu e destruiu parte de uma residência na madrugada desta quinta-feira (12), na rua C, Casa 111, no Residencial Brisa 1. Ninguém ficou ferido. De acordo com os moradores, o fogo teria começado por um possível curto-circuito. As chamas atingiram móveis, eletrônicos e o forro da casa. Vizinhos constataram o incêndio e com ajuda de um caminhão pipa controlaram as chamas. Ainda de acordo com os moradores, a estrutura da casa ficou danificada. Ainda muito abalada a dona da residência relatou ao 97NEWS que por volta das 05h30 ela e seu filho de 10 anos ainda estavam dormindo quando as chamas começaram. "Eu acordei desesperada com a fumaça e o fogo na parte de cima da minha casa. Tentei descer correndo desesperada para desligar a energia, foi quando queimei meu braço", conta a dona de casa. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ela ainda relatou que retornou no primeiro andar da residência e socorreu o filho. "Sai em desespero porque meu filho ainda estava dormindo no meu quarto. Ai só lembro que comecei a gritar por socorro e, meus vizinhos vieram", relatou emocionada. Desemprega, a moradora conta que perdeu, cama, guarda-roupa, móveis, telhado e uma caixa d'água que derreteu", disse. A mulher de 40 anos faz apelo aos moradores para que ajudem a reconstruir seu imóvel que ficou parcialmente destruído. "Quem poder me ajudar, pelo amor de Deus, venha na minha casa, estou desempregada, não tenho condições", lamenta a dona de casa. Até o fim dessa reportagem, a Defesa Civil ainda não havia chegado no imóvel. As causas do incêndio serão investigadas pela polícia. Veja o vídeo:



Eleições 2020: Pré-candidato 'Manelão' comenta consulta pública realizada pela Séculus

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No início da semana, a Séculus Análise e Pesquisa em parceria com o Bahia Notícias divulgou uma consulta pública em que nomes de pré-candidatos à Prefeitura de Brumado aparecem na intenção de votos para 2020. Em terceiro lugar, com quase 18% das intenções de voto, atrás do ex-prefeito Geraldo Azevedo (PP) e do atual gestor, Eduardo Vasconcelos (PSB), o pré-candidato à prefeitura, Emanoel Araújo Lima (Patri), considerou positiva a sua colocação em terceiro lugar na pesquisa de intenção de voto. “Avalio a pesquisa como muito positiva porque nem mesmo comecei uma pré-campanha. Os demais pré-candidatos já vêm usando a mídia e as redes sociais para buscar um espaço”, relatou ao 97NEWS. Questionado sobre a quantidade de áudios que circulam nas redes sociais,  no qual envolve seu nome, Manelão considera como "picuinhas" e "baixarias" na internet. “Acredito que, por nosso nome estar bem avaliado, já começaram alguns ataques. Vamos buscar fazer uma campanha justa, honesta e sem denegrir a imagem de ninguém. Com projetos para que Brumado tenha sucesso na escolha de uma pessoa que tenha realmente compromisso com o município”, destacou completando ainda que seu corpo jurídico já acionou a Justiça em relação as fake news envolvendo seu nome. 



Em passagem por Brumado, ciclista gaúcho pedala em gratidão a Deus após obter cura

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Muitas vezes confundido com um andarilho, Gilmar Edson de Azevedo, de 59 anos é mais um exemplo de vida e superação que adentra nossa cidade. Simpatia o define. Contudo, apenas aqueles desprovidos de qualquer preconceito conseguem enxergar o que há por trás da roupa humilde e de sua bicicleta com uma grande bandeira do Brasil. Há sete anos na estrada, Gilmar saiu do Rio Grande do Sul evangelizando em gratidão a Deus por ter obtido uma cura. De passagem pela cidade de Brumado, ele conta um pouco de si e o que o levou a percorrer as estradas brasileiras com uma simples bicicleta, barraca, roupas, ferramentas e alguns materiais para conserto de pneus, caso os imprevistos aconteçam. Gilmar relata sua escolha de vida como uma questão espiritual, que precisava conhecer a si, alinhar seus pensamentos e saber um pouco mais a respeito da vida, objetivo esse que foi alcançado no decorrer de suas experiências como ciclista. “É uma viagem protagonizada e proporcionada por Deus, que me deu a cura aos 53 anos. Estou glorificando a cura que Ele me deu”, definiu. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Ainda segundo o ciclista, tudo começou em 18 de fevereiro de 2013. Onde a ideia de fazer do ciclismo sua prática de vida surgiu após algumas divergências familiares e problemas de saúde que Gilmar não se sente à vontade de contar detalhes a respeito, desde então já são 23 estados percorridos ao lado da sua magrela, fruto de doação. “Obedeci a voz de Deus e peguei a bicicleta. Fiquei sadio das obstruções e segui adiante levando o testemunho, a palavra e a verdade de Deus. Para um homem que estava inutilizado só tenho a agradecer”, conta. Gilmar chegou a nossa cidade na terça-feira (10). Questionado sobre os reais motivos que o trouxeram para a cidade de Brumado, ele com sorriso nos lábios disse que o coração dele o trouxe para nossa cidade. Algo incomum de se ouvir, pudemos então visualizar a grande intimidade que ele tem com a população baiana. Com orgulho diz: “nunca viajo só, Deus sempre me acompanha, e por onde passo, deixo amizades”, completou o ciclista.



Gestão por blocos de municípios é solução para universalizar saneamento básico na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi votado na quarta-feira (11) no Plenário da Câmara dos Deputados, o Novo Marco do Saneamento Básico. Entre as principais mudanças, o projeto de lei (PL 3.261/2019) prevê a modernização do modelo da prestação de serviços de coleta e tratamento de esgoto, e abastecimento de água, nas cidades brasileiras para aumentar a concorrência no setor. A proposta obrigará municípios brasileiros a realizarem licitação para execução de novos contratos, como é o caso de Brumado que desde o início deste ano, a administração municipal abriu concorrência para a realização do serviço na cidade. Outra mudança prevista no novo marco do saneamento é a gestão por blocos de municípios. Permite que estados possam reunir as cidades pequenas em blocos, para que sejam atendidos por uma mesma empresa a partir de uma única licitação. No Brasil, ainda existem 100 milhões de pessoas sem acesso ao tratamento de esgoto, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) relativos a 2017. Desses, nove milhões estão no estado da Bahia. Apenas 37,6% da população baiana é atendida pela coleta de esgoto. Já 79,7% têm acesso à água. Em um recorte de domicílios, a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, apontou cerca de 4,3 milhões de domicílios baianos (84,5%) com abastecimento de água pela rede geral de distribuição. Em relação ao tratamento de esgoto, foram 2,9 milhões (56,5%) com acesso à rede. A responsável pelos serviços de água e esgoto em 367 dos 417 municípios baianos é a Embasa, empresa estadual. As estatísticas mostram um desnível grande entre o acesso ao sistema de água e esgoto nas cidades e na zona rural. Dos 14,8 milhões de habitantes do estado da Bahia, quase 4 milhões estão no campo. O PL retorna ao Senado para revisão das modificações.



Brumado: Polícia Militar apreende motocicletas com placas falsa e chassi suprimido

Foto: Divulgação l Polícia Militar

O patrulhamento seja ele realizado via motocicleta, ou até mesmo viaturas, tem trazido resultados nos bairros de Brumado. No decorrer de várias abordagens, os policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) tem desempenhado um papel importante na segurança pública do município. O resultado dessas ações, são as enumeras apreensões de drogas e veículos irregulares que chegam na Capital do Minério. Em mais uma batalha contra o crime na cidade, a Polícia Militar apreendeu duas motocicletas, sendo uma delas com placa falsa e numeração suprimida. A primeira ação aconteceu na manhã de terça-feira (10), na qual por volta das 09h30, em rondas ostensivas no bairro Malhada Branca, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) apreendeu uma motocicleta com placa do estado de São Paulo. Na abordagem ao condutor, foi feita a consulta da placa e constatado que a moto tinha numeração de chassi divergente e suspeita de furto. O proprietário que é menor, foi apresentado na Delegacia acompanhado do seu tutor. Ainda no mesmo dia, por volta das 13h50, o PETO em patrulhamento pelo bairro Baraúnas, avistou mais uma motocicleta em atitude suspeita. Ao fazer averiguação do veículo na Rua Afrânio Peixoto, o veículo também apresentava características em desacordo com a placa. Conforme a PM, na abordagem do condutor que também era menor de idade, verificou-se que a numeração do chassi e do motor estavam suprimidos. Diante dos fatos, o veículo e condutor, juntamente com seu tutor foram conduzidos à Delegacia de Brumado, ficando estes, a disposição da justiça. 



Brumado: Sem um diagnóstico preciso, jovem de 22 anos tenta realizar exames para descobrir doença que causa perda das funções motoras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Há pelo menos três anos a família do estudante Sávio Correia Teixeira, de 22 anos, passa por momentos de aflição. O jovem, morador da comunidade de Pedra Preta, zona rural de Brumado, sofre de uma doença grave, mas ainda sem um diagnóstico preciso pelos médicos. A dúvida fez com a família lançasse uma campanha na cidade. Na mobilização, os familiares e amigos do jovem pedem ajuda financeira para que ele faça os exames, e posteriormente o tratamento da doença. Em entrevista ao 97NEWS, Sávio conta que os primeiros sintomas da doença foram fortes dores no joelho. "Gostava de jogar bola, mas comecei a sentir uma transformação estranha em meu corpo, comecei a sentir muita dor e, agora por último minha fala também está sendo prejudicada", relata Teixeira. A família encaminhou o jovem para atendimento no Hospital, mas os médicos não deram um diagnóstico preciso. "No diagnóstico inicial, os médicos revelam [paraparesia] dos membros inferiores, e disseram que ele necessita de avaliação com exames especializados para descobrir mais sobre a doença", revela a mãe de Sávio, Janete Correia. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo a mãe, foi solicitado exames de análise de líquidos e eletroneuromiografia de membros superiores e inferiores, exames estes que ficam em torno de R$ 7 mil. "Ele vem passando por tratamento sem muito resultado, a cada dia que passa agrava cada vez mais", disse a mãe. Com o marido desempregado, ela conta que a situação fica ainda pior. "Nós não temos recursos para bancar o tratamento, meu marido está parado, mas mesmo assim, ele vem fazendo tudo por ele", conta a mãe que tem outro filho especial. Para Sávio Correia, sem um tratamento adequado, seu quadro clínico só piora. "Cada dia que passa, e meu sofrimento só agrava, quase impossibilitando a minha locomoção, não ando mais de bicicleta, não jogo bola, já deixei até de estudar por conta da minha saúde. Mesmo assim tenho muita fé em Deus e na minha cura", afirma o estudante. Para ajudar a família basta depositar qualquer quantia na conta do jovem. Conta Poupança (Banco Itaú) em nome de Sávio Correia Teixeira. Agência 6783 e Conta 08159-6. Informações (77) 99987-7438.

 



Brumado: Motociclista fica ferido ao ser atingido por fio de telefone derrubado por caminhão betoneira

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

No fim da tarde de terça-feira (10), um acidente provocado por um caminhão betoneira de uma empresa deixou um jovem ferido, no Centro de Brumado, região entre o SAC e a nova ponte que liga ao bairro Bairro São Felix. O acidente aconteceu em frente à uma empresa que fica localizada às margens da linha férrea. Segundo testemunhas, o acidente foi provocado quando o caminhão betoneira passava pelo cruzamento da linha férrea e derrubou a fiação de telefonia da via. Um motociclista identificado como Otávio Augusto que seguia atrás não conseguiu parar à tempo e foi surpreendido pela fiação que se enroscou no pescoço e, em um dos pés, que teve fratura. Os fios também deixou marcas no pescoço que quase provou cortes profundos na vítima. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Augusto foi socorrido pela ambulância do SAMU 192 e encaminhado ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Segundo testemunhas, o motorista que provocou o acidente não parou o caminhão, e logo em seguida entrou no galpão da empresa que fica próximo ao local do acidente. Populares foram até a empresa na tentativa de falar com os responsáveis sobre o acidente, mas segundo eles, ninguém atendeu. "Esse motorista é um irresponsável, como é que ele olha pelo retrovisor um acidente desse e não para para prestar socorro, ele simplesmente entrou e fechou o portão da empresa", lamentou uma das testemunhas que trabalha perto do local.



Caculé, Dom Basílio, Lagoa Real, Malhada de Pedras, Maetinga, Rio de Contas e outros municípios não registraram crimes contra a vida em 2019, diz SSP-BA

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Até o final de novembro de 2019, 58 municípios baianos não registraram crimes violentos letais intencionais, quais sejam: homicídios, feminicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. Policiais ganharam premiação no mês passado pela redução no número de crimes contra a vida. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). O município de Maetinga, a 71 km de Brumado, com 4.769 habitantes não possui registros de crimes contra a vida há mais de seis anos. Lá, o último caso foi em julho de 2013. Em Rio Antônio, a 66 km de Brumado, os crimes estão zerados há mais de cinco anos. Há três anos sem delitos, outras três cidades da região celebram a paz como: Ibiassusê, Rio de Contas e Érico Cardoso. Policiais que atuam nas 58 localidades estão entre os beneficiados com o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), pago na primeira quinzena de novembro, após a queda de 6% no índice estadual de crimes contra a vida. Mais de 25,3 mil profissionais de segurança receberam a gratificação de cerca de R$ 40 milhões. Outras cidades da região também estão na lista como: Piatã, Feira da Mata, Mucugê, Urandi, Itiruçu, Brejolândia, Jacaraci, Condeúba, Dom Basílio, Macaúbas, Caraíbas, Caculé.



Saiu o primeiro ganhador do 'Natal Premiado' da Locar Rápido!

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Depois da promoção "Ligou Locar Rápido, Ganhou Prêmios em Dinheiro", a sua mototáxi preferida realiza mais uma campanha sensacional. "Natal Premiado Locar Rápido". São três  sorteios por mês para você ter mais chances de ganhar. É isso mesmo, todo dia 10, 20 e 30 de cada mês, os brumadenses poderão levar para casa R$ 200 em dinheiro. A cada corrida, exija o cupom e concorra aos prêmios. E o primeiro sorteio saiu na terça-feira (10). O contemplado foi José Pereira Coelho, morador da Rua Laguna, 188. Continue realizando corridas e concorra no próximo dia 20 de dezembro à mais R$ 200. Locar Rápido, funcionando de segunda a sábado das 06h às 21h e no domingo das 07h às 15h, ligue 3441-3589 / 3441-9090 / 9.9955-3589 ou 9.9999-2434. Locar Rápido, há 20 anos transportando passageiros com responsabilidade, segurança, rapidez e, corridas a partir de R$ 3,00.

Foto: Divulgação


Brumado: Contas do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias de 2015 são aprovadas pelo legislativo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última segunda-feira (9), a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma sessão especial para votar as contas do ex-prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT). As contas em relação ao exercício de 2015, foram aprovadas por unanimidade. Agora, a documentação voltará para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que já tinha dado parecer favorável. Ainda faltam as contas do ano de 2016, as quais deverão ser votadas no próximo ano. 



BA-148: Homem de 51 anos tem cabeça e braços decepados após caminhão colidir com motocicleta em Dom Basílio

Foto: 97NEWS

Um homem de 51 anos morreu na noite de terça-feira (10), em um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão na rodovia BA-148, região de Dom Basílio. Segundo informou a polícia ao 97NEWS, o acidente aconteceu por volta das 22h quando Gonçalo Ramos Silva pilotava sua motocicleta pela rodovia e foi atingido por um caminhão nas proximidades da Barragem do Rio Paulo. Com o impacto, Gonçalo teve a cabeça e os braços decepados. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O Corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. Gonçalo era morador da comunidade Alto do Rosário, em Dom Basílio.

Foto: 97NEWS


Brumado: Moradores cobram conclusão de obra da Praça na comunidade de Lagoa Funda

Foto: Divulgação

Os moradores da comunidade de Lagoa Funda, em Brumado, em contato com a Redação do 97NEWS, na tarde desta terça-feira (10) cobraram a conclusão da obra da Praça da comunidade, que está com os trabalhos paralisados há alguns dias. A construção da praça, começou este ano, mas as mudanças feitas no local já foram escondidas pelo mato. A situação do espaço está gerando transtornos à população. “Está tendo muito problemas, tem a falta de iluminação e com a não conclusão está muito difícil para estar lá. Esse fim de obra está causando certos transtornos à comunidade”, disse uma moradora do local. 

Foto: Divulgação

Segundo ela, as obras da nova praça, que já estavam em fase de conclusão, tomaram um rumo inesperado, já que a empresa responsável retirou o material, dizendo que o projeto ia passar por modificações. “Realmente estamos sem saber o que aconteceu, pois quando esperávamos a conclusão da obra e sua inauguração vem uma surpresa como essa de se retirar todo o material”, relatou. Ainda segundo a comunidade, eles estão sem saber se a obra irá continuar, já que o projeto vai ser modificado. "Quem vai arcar com os custos, já que a obra estava quase pronta, já tinha sido paga para fazer. Quem irá arcar com os custos, já que é dinheiro público que está em jogo? Esperamos uma resposta”, reclamam os moradores ao 97NEWS.



Conquista: PRF apreende carga de 250 mil maços de cigarros na BR-116

Foto: Divulgação l PRF

Na última segunda-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 250 mil maços de cigarro escondidos em um caminhão-tanque na BR-116, região de Vitória da Conquista. O flagrante foi registrado por volta das 00h30, no KM 932, trecho que faz divisa com o estado de Minas Gerais. A carga contrabandeada, de origem paraguaia, foi encontrada pelos policiais no interior de um caminhão-tanque, que é comumente utilizado para transporte de líquidos ou material em pó. Na abordagem, os policiais notaram um nervosismo exacerbado do condutor ao responder os questionamentos, que inclusive na tentativa de enganar a fiscalização ao afirmar que o tanque estava vazio. Os agentes federais realizaram a verificação da carga e encontraram no compartimento 500 caixas de papelão contendo 50 pacotes de cigarro e cada pacote possuía 10 maços do produto.