ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2016"

Fox Trendline acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Foto: Divulgação

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Fox Trendline, 2014/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551. 



Renato Mendonça deixa a presidência do PTC de Brumado

Renato Mendonça não é mais presidente do PTC de Brumado (Foto: Divulgação)

Conhecido pela sua postura rígida e por uma conduta ética, Renato Mendonça construiu uma grande parte de sua história política no PTC de Brumado, sendo um dos seus fundadores e assumindo a presidência da legenda no ano de 2007. Passadas as eleições municipais de 2016, após o partido ter um desempenho maior do que anos anteriores, onde, inclusive formou a chapa majoritária oposicionista, além de ter eleito um vereador que foi um dos mais bem votados, Mendonça resolveu, nesta segunda-feira (12), deixar a presidência do PTC para adotar uma linha, pelo menos neste primeiro instante, de neutralidade. Questionado sobre os motivos que o levaram a tomar a decisão, ele, com muita serenidade, respondeu que “já são quase dez anos na frente do partido, então, está na hora de mudar, pois a Democracia se constrói assim, com alternâncias e novas ideias”. Ele ainda ressaltou que “agora quero cuidar de projetos pessoais e poder dar uma maior atenção para a minha família e as minhas atividades profissionais”. Renato, que aproveitou para informar também que desfiliou-se da referida agremiação política, ainda fez questão de declarar que “quero agradecer a todos os membros do PTC de Brumado que sempre nos apoiaram, em especial a Carlinhos Moura e a Irenaldo Muniz, o qual, a partir de agora assumirá a presidência do partido” e aproveitou para destacar que “desde que surgiu, o PTC contribuiu de forma direta para o crescimento político de Brumado, pois sempre tivemos um representante no Legislativo e, agora, a legenda está numa curva ascendente, o que nos deixa com o sentimento do dever cumprido”. Questionado se o episódio que envolveu o vereador Santinho teve alguma relação direta com a decisão, ele respondeu que “de forma nenhuma, foi uma decisão estritamente pessoal”. 



Brumado Park: Invista seu 13º salario no sonho da casa própria

Foto: Divulgação

Para que você possa começar 2017 com planejamento e cautela, o 13º salário deve ser utilizado com o objetivo da realização de sonhos. Se você está determinado a cumprir esta meta, que tal usar esse valor na compra da casa própria? Especialistas afirmam que os fundos imobiliários têm ativo fixo, por isso transmitem maior segurança, inclusive em momentos de crise. O 13º salário pode ser aplicado na entrada da compra de um imóvel, servindo como um valor a mais para diminuir o montante do financiamento ou adiantando prestações, amortizando as parcelas de forma antecipada. Ao diminuir o saldo devedor você pode ver as suas parcelas futuras também diminuídas. Você também pode fazer um fundo de reserva com o 13º salário, que vai servir para pagar as despesas extras na aquisição da casa própria, ou usá-lo para pagar serviços e taxas. Projeto da E2 Engenharia e Empreendimentos, o Brumado Park Residence é uma ótima opção. O condomínio se configura como o primeiro empreendimento fechado de Brumado e terá um conjunto de 12 torres (prédios) com 16 apartamentos cada, com dois e três quartos. A área total do condomínio será cercada por muros e contará com espaços de lazer, como praças, piscinas, salão de eventos, academia e uma extensa área verde. A entrada será guardada por um porteiro 24h, garantindo mais segurança para os moradores, que poderão ter acesso através da guarita. O contato da Central de Vendas é (77) 3441-0877.



Aconteceu em Brumado o exame de faixa da Associação de karatê-Dô tradicional

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Aconteceu no último domingo (11/12), na ENSF - Escola Nossa Senhora de Fátima de Brumado, o exame de faixa da Associação de Karatê-Dô tradicional, que é representada pelo professor Arlei de Andrade (faixa preta 1º Dan). Os atletas de Brumado e Guajeru buscaram a graduação sob a vistoria da bancada examinadora representada pelos sanseis; Elias carvalho (faixa preta 5º Dan) da Dracon, José Renato Sampaio (faixa preta 4º Dan) da Academia Reflexo, ambos de Salvador e campeões de nível nacional e internacional, Herisvaldo Pereira (faixa preta 4º Dan) representando a Aska Sudoeste. Também participaram no julgamento os sanseis; Nisos (faixa preta 1º Dan) e Nilson Alves (faixa preta 1º Dan). O exame teve o apoio da FBKDT - Federação Baiana de karatê Dô Tradicional, que vem fazendo um trabalho competente e importante na difusão do karatê na Bahia. "Isso para nós é muito importante e gratificante. Quero agradecer ao professor Arlei, pelo trabalho que vem fazendo conosco em Brumado e Guajeru, e todos que vieram aqui hoje e a todos os presentes", comentou o aluno graduado Giliard Ramos. Na oportunidade foram graduados cerca de cem alunos das cidades de Brumado e Guajeru, com faixas amarelas, vermelhas, laranjas e verdes. Participaram do evento familiares e amigos dos atletas. O evento foi organizado pelo sansei Arlen Andrade (faixa preta 1º Dan) representante do Dojô Brumado e Guajeru. Apoio: 97NEWS.



Bahia: Homem espanca e cega cachorro em Itambé após flagrar animal em quintal

Foto: Divulgação / Polícia Civil 21ª COORPIN

Um homem de 33 anos foi preso após espancar e cegar os dois olhos do cachorro de uma vizinha, no município de Itambé, região sudoeste da Bahia. Segundo informações da delegacia da cidade, o vira-lata estava no quintal do agressor, atraído por uma cadela que estava no cio. O homem foi levado até a delegacia na sexta-feira (9/12), mesmo dia da agressão, e liberado após assinar um Termo de Ocorrência Circunstanciado (TCO). “Infelizmente a legislação não dá flagrantes para esse tipo de delito. Isso é um absurdo, mas pessoas que agridem animais conseguem sair impunes. Nós agimos rapidamente, localizamos ele, fizemos a prisão, mas quando chega na delegacia, ele apenas presta depoimento, assina o termo e está livre”, explicou Paulo Ruscas, policial civil que efetuou a prisão. Ainda de acordo com a polícia, ao encontrar o cachorro no quintal, o homem o espancou e usou uma barra de ferro para furar os olhos do animal. Vicente, como é chamado o vira-lata, foi jogado na rua após ser agredido. Populares reconheceram o cachorro como sendo de uma outra moradora da região, e acionaram a polícia. “Uma coisa bárbara. Ele não só bateu, como cegou o animal por um motivo fútil. Vicente foi encontrado em um estado muito triste, abatido, não comeu e nem bebeu enquanto esteve conosco”, disse o policial, que informou ainda que o cachorro já foi devolvido à dona. O cachorro foi resgatado pelos policiais, que prestaram os primeiros socorros e encaminharam o animal para uma clínica. Em depoimento para polícia, o agressor confessou o crime, e alegou que estava se defendendo do cachorro, que havia invadido o quintal para tentar mordê-lo. O homem que espancou o animal é dono de uma cadela. Após ser liberado da 21ª Coorpin, o homem não foi visto mais pela cidade.



Conquista: primeira etapa da obra do aeroporto é entregue após vistoria

Foto: Divulgação

Equipe técnica e representantes dos governos Estadual e Federal estiveram em Vitória da Conquista, na manhã desta segunda-feira (12), para entregar a conclusão da primeira etapa de obras do novo aeroporto da cidade, que corresponde à pista de pousos e decolagens  com 2.100 metros de extensão e 45 metros de largura, além do pátio para aviões, com extensões de 193 metros de comprimento por 50 de largura. O deputado estadual Zé Raimundo esteve no aeroporto recepcionando toda a comitiva, composta pelo secretário de Aeroportos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (SAC), Leonardo da Cruz, o técnico da SAC, Juliano Oliveira, e o diretor de Terminais da Superintendência de Infraestrutura e Transportes (SIT) da SEINFRA Denison Oliveira, representando o Governo da Bahia. Zé Raimundo, que tem acompanhado a questão do aeroporto desde quando foi prefeito da cidade, entre 2002 e 2008, quando foi definido o projeto para o novo equipamento, afirma que “a obra entra em sua fase final. O governador já publicou edital para construção do terminal de passageiros e o governo federal confirmou a validade do Convênio com o Estado". O terminal de passageiros do novo aeroporto é a última fase para a conclusão da obra e já conta com R$ 45 milhões de recursos para a sua realização. No mês passado o Governo da Bahia abriu licitação para o início de mais esta etapa e a entrega do novo aeroporto deve acontecer em 2018. 



Educa Mais Brasil: abertas as inscrições para bolsas de estudo em Brumado

Programa contempla estudantes de Brumado e cidades vizinhas (Foto: Divulgação)

Quem procura por cursos com preços mais acessíveis em faculdades particulares vai encontrar para esse semestre de 2017.1 muitas oportunidades. Isso porque o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, está selecionando estudantes que não podem pagar 100% da mensalidade nestas instituições de ensino, para beneficiá-los com bolsas de estudo de até 70% de desconto. O programa conta com a adesão de mais de 15 mil instituições parceiras e inscreve estudantes de todas as regiões do país. Ao todo no estado da Bahia, são mais de 47.390 mil bolsas de estudo para 2017.1. Em Brumado, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular/Enem. Mas o programa também atende a população das cidades vizinhas, sendo possível verificá-las no site. Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta: "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego”. Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do Programa, entre eles o de não poder pagar a mensalidade integral, identificado por meio da análise socioeconômica. Além de ser levada em consideração a impossibilidade de pagar o valor total, também é avaliada a condição de pagar uma parte da mensalidade. Para se candidatar é preciso realizar a inscrição, por meio do site: www.educamaisbrasil.com.br. Mais informações podem ser obtidas na central de atendimento pelos telefones 4007-2020 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.



Dezembro: Justiça Eleitoral diplomará prefeitos eleitos de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras dia 15

Foto: Composição/97news

Na próxima quinta-feira (15/12) no Salão de Júri do Fórum Duarte Muniz, em Brumado, o Exm. Juiz, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, realizará sessão pública para a diplomação dos prefeitos eleitos de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), Aracatu, Sérgio Silveira Maia (PSD) e Malhada de Pedras, Terezinha (PP). A cerimônia acontecerá das 15h ás 17h, e será entregue o diploma e a declaração da Justiça Eleitoral assinado pelo presidente da Junta Eleitoral da circunscrição contendo nome, partido, cargo ou classificação como suplente, confirmando que o candidato foi eleito. Além dos prefeitos, também serão diplomados os vereadores de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Os eleitos assumirão no dia 1º de janeiro de 2017.



Brumado: Coordenador da 18ª Ciretran explica que falha deixou o sistema inoperante

Cleber Leal informou que a falha foi no sistema da Prodeb (Foto: 97NEWS)

Após receber inúmeras denúncias de que o sistema da 18ª Ciretran estava fora há quase uma semana, o 97NEWS ouviu, nesta segunda-feira (12) o coordenador do órgão Cleber Leal o qual explicou que a inoperância foi causada por uma falha da Prodeb, que é uma rede que atende o Governo do Estado e que todas as medidas estão sendo tomadas para o pronto restabelecimento. Ele ainda fez questão de informar que, mesmo com isso, outros serviços como selagens de placas e balizas (foto abaixo) estão acontecendo normalmente. Leal também relatou que todos os dias cerca de 150 atendimentos são realizados. Segundo ele os técnicos informaram que estão fazendo o possível para que tudo volte ao normal o mais rápido possível, o que deve acontecer provavelmente essa semana com a vinda de uma equipe especializada a Brumado. Ele finalizou pedindo desculpas pelos transtornos e que os usuários tenham um pouco mais de paciência, pois a falha não é local. 

(Foto: 97NEWS)


Aguiberto irá recepcionar governador Rui Costa que estará em Brumado nesta quarta-feira (14); confira a programação

(Divulgação)

Foi confirmada na manhã de hoje (12), por meio de convite oficial da Prefeitura Municipal, a visita do governador Rui Costa a Brumado, a qual acontecerá nesta quarta-feira (14). O prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com secretários e membros do seu governo, estará recepcionando o governador Rui Costa e comitiva, às 09h no Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt. Em seguida todos irão para a Fazenda Lameirão, onde acontecerá a entrega de 13 Sistemas Simplificados de Água para várias localidades rurais. Às 10h30m será realizado ato de entrega dos equipamentos e materiais permanentes da UTI do Hospital Professor Magalhães Neto. O cerimonial terá a sua culminância na Praça Coronel Zeca Leite, com a assinatura dos Editais do Bahia Produtivo – Socioambiental e, em seguida, os pronunciamentos do prefeito Aguiberto Lima Dias e do governador Rui Costa. 



Brumado: Após ter sofrido maus tratos e ter sido abandonada pelo dono, égua não resisti e morre

Apesar do esforço dos populares, o animal não resistiu e morreu no local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Apesar de todas as campanhas e apelos, os maus tratos contra os animais continuam acontecendo em Brumado, o que deixa a maioria da população triste e indignada. O último fato dessa natureza aconteceu neste domingo (11), tendo como cenário um terreno próximo  a Praça Abias Azevedo, onde fica localizada a Câmara Municipal. A vítima, uma égua, acabou não resistindo e morrendo, mesmo após ter sido socorrida por populares e membros de grupos dos defensores dos animais, que se emocionaram com a situação do animal que, segundo informações, foi abandonado pelo seu proprietário. Marcas de maus tratos eram visíveis, o que pode abrir uma investigação criminal. Para dar mais dramaticidade a mais esse triste episódio, um potrinho filhote ficou ao lado da égua o tempo todo (foto abaixo). Confira a vídeorreportagem: 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Guanambi: Policiais a paisana prendem homem com pasta base de cocaína em ônibus interestadual

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A luta contra o trafico de drogas na região é cada vez mais intenso, dando uma baixa no crime organizado. E na madrugada deste sábado dois policiais militares que estavam a paisana fizeram a prisão de um homem que embarcou no ônibus interestadual que fazia a rota Brumado a Guanambi. Iremar Mangabeira Nascimento, foi preso quando desembarcou em Guanambi, com 1 kg de pasta base de cocaína embalados em três tabletes. Os policiais notaram a atitude suspeita do passageiro e ao abordar o mesmo,  foi preso em flagrante com a droga. O receptador da droga conseguiu fugir. Iremar foi encaminhado para a delegacia de Guanambi e esta a disposição da Justiça. 



Jussiape: Agência do Banco do Brasil é atacada mais uma vez

Foto: Reprodução/Whatsapp

Na madrugada desta segunda-feira (22/12) a agência do Banco do Brasil do município de Jussiape na Chapada Diamantina foi atacada mais uma vez por bandidos fortemente armados. De acordo com informações da policia Civil, um grupo de aproximadamente 15 homens, chegou na cidade em uma pick-up e detonaram os caixas eletrônicos. O crime ocorreu por volta de 01h15min da madrugada e durou cerca de 35 minutos. A agência ficou parcialmente destruída. Ainda não há informações sobre a quantia de dinheiro levado. Veja Vídeo:



Motorista tomba carro no centro de Livramento de Nossa Senhora; testemunhas afirmaram que o mesmo estava com sinais de embriaguez

Foto: Livramento Hoje

A embriaguez ao volante continua causando muitos acidentes no fim de semana na região sudoeste. E neste sábado, por volta das 19h, um motorista de identidade não revelada, que conduzia um Golf Prata, placa policial JRW-8438 de Livramento acabou capotando ao bater em um táxi, na avenida Presidente Vargas. O motorista saiu ileso, mas fugiu do local após o acidente. De acordo com populares que estavam no local,  o mesmo estava embriagado. A Polícia Militar, fez buscas no Hospital local, mas não havia registro de entrada do mesmo. O veículo foi removido para o pátio da PM e o trânsito foi liberado. Fica a dica do 97NEWS, se for beber não dirija!



Desastre nuclear em Caetité e a tragédia de Mariana em Minas Gerais; irresponsabilidade gerencial

O vazamento ocorreu no tambor circulado. As setas indicam que o DUA (concentrado de urânio), por sua densidade, assentou no piso e nos roletes (Foto: IBAMA)

O Instituto do Meio Ambiente (IBAMA) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estiveram na mineração de urânio, em Caetité, sudoeste da Bahia, onde foram “conferir” as proporções da tragédia que está sendo chamada de “Mariana subterrânea”, numa alusão ao rompimento da barragem da Samarco, que, há cerca de um ano, destruiu a bacia do Rio Doce e matou 21 pessoas em Minas Gerais, na maior catástrofe ambiental do país. Há uma diferença entre Mariana, onde o mar de lama tóxica correu, à vista de todXs, por Minas, Espírito Santo e litoral da Bahia, e Caetité, onde o liquido mortal se espalha pelo subsolo, escondido de todXs! Mas as semelhanças entre as duas desgraças não são meras coincidências: ambas estão envoltas em silêncios e sigilos criminosos; licenciamentos obscuros; omissão e conivência dos órgãos de fiscalização e controle, em todos os níveis; desinformação e desrespeito com as comunidades do entorno da mina e até denúncias de corrupção. A fábrica que o Programa Nuclear Brasileiro montou em Caetité para concentrar o minério extraído pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB) é considerada uma bomba-relógio, desde sua construção pela Odebrecht (“fisgado” pela operação Lava Jato) e empreiteiras terceirizadas. Os fatos, mais uma vez, mostram que a obra correu “solta”, sem o rigor e a fiscalização técnica exigidas para manipulação de produtos de extrema periculosidade, como é o caso do urânio. Isto explica, em parte, os vazamentos em série, de licor ou pó radioativos, ocorridos na unidade de concentrado de urânio da INB, celebrizada pela insegurança técnico-operacional, incompetência, irresponsabilidade gerencial (denunciadas por seus órgãos de controle), inadequação da estrutura da planta industrial e seus obsoletos equipamentos. O acidente aconteceu em outubro de 2012, mas até hoje preocupa os órgãos ambientais. (Por Zoraide Vilasboas/Articulação Antinuclear Brasileira)

Área do armazenamento, minutos após o acidente.


BA-148: Ponte que liga os municípios de Brumado a Dom Basílio, próximo ao distrito de Caiçara da Barra mais uma vez está danificada

Foto: 97NEWS

Em Janeiro deste ano o 97NEWS informou em primeira mão (veja) que a ponte que liga os municípios de Dom Basílio a Brumado, próximo ao distrito de Caiçara da Barra estava com buracos em suas extremidades. E na tarde deste domingo (11/12) mais uma vez ela voltou a ser motivo de cautela pelos motoristas que usam a rodovia todos os dias. A nossa equipe flagrou buracos e rachaduras na ponte no sentido Dom Basílio a Brumado. Segundos os moradores da localidade, com a chegada das chuvas a barragem que fica próximo a BA-148 sangrou e esta causando erosões na cabeceira da ponte. Esta mesma barragem já foi alertada pelos meios de comunicação sobre o risco de enchente, porque a mesma é alimentada pelo Rio São João, um forte afluente, que recebe bastante água da região. Até o fechamento desta matéria não se sabe se a ponte foi interditada pela PRE - Polícia Rodoviária Estadual, apenas garranchos e galhos que foram colocados pelos moradores. Então fica o alerta do 97NEWS para os motoristas que precisam passar pelo local que, qualquer aventura poderá custar a vida, já que existem riscos de desabamento. 



Goleiro que recusou Chapecoense afirma: 'Minha crença em Deus acabou me livrando'

Vitor não assinou por opção religiosa| Foto: Glauber Guerra

Ex-goleiro do Vitória, Vitor, de 31 anos, esteve perto de assinar com a Chapecoense no início da temporada, após se destacar pelo Londrina na Série C de 2015. No entanto, o arqueiro acabou não aceitando a proposta por conta de sua opção religiosa. Ele é membro da Igreja Adventista, doutrina que orienta que a pessoa não trabalhe ou faça qualquer atividade no período entre o pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado.  No final de novembro, o avião que levada a delegação da Chapecoense para a Colômbia caiu matando 71 pessoas. E Vitor acredita que foi salvo por sua crença em Deus. "Meus amigos não entenderam a minha decisão. Muitos diziam que eu era maluco. Familiares achavam que eu tinha desperdiçado a melhor chance da minha carreira, que era o fim dela. Mas nessa última semana, com esse desastre, muitos entenderam e aceitaram minha fé. De alguma forma, minha crença em Deus acabou me livrando do desastre. Se eu tivesse aceitado abdicar de minha fé, eu poderia ter estado lá naquele avião. Minha família, meus dois filhos e minha esposa estariam chorando hoje. Tive uma segunda chance”, disse o goleiro, em entrevista ao portal UOL. Recentemente, Vitor acertou com o PSTC-PR para a disputa do Campeonato Paranaense de 2017. No contrato, existe uma cláusula para ele não atuar aos sábados.



Fé: Cantor Maraial segue firme em sua carreira gospel; ele se apresentou em Conquista neste sábado (10)

O cantor esteve se apresentando em Brumado neste final de semana (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

Quem não ouviu os sucessos da Dupla Edu & Maraial? É realmente eles marcaram época com canções como 'Doutor', 'Pneu de Estepe', 'Pensando em Nós’, além de terem composto centenas de sucessos que tocaram Brasil a fora. Foram mais de duas décadas que Edu Luppa e Isac Maraial estiveram juntos, mas, há cerca de 5 anos, devido à uma pregação, a qual trazia como tema: “O Grande Conflito”, Maraial resolveu abraçar a fé evangélica e, com isso, a dupla se separou. Ele esteve em Vitória da Conquista neste final de semana, onde esteve fazendo apresentações. A reportagem do 97NEWS falou com ele que fez questão de afirmar que “hoje sou um novo homem e procuro me dedicar à vida cristã e também à música gospel”. Maraial lembrou que “foram mais de 30 anos atuando na música sertaneja, onde compomos mais de mil canções, sendo que cerca de 400 acabaram se tornando sucesso, mas, agora, eu experimento uma transformação de vida muito significativa e estou muito feliz”. Ele finalizou citando que “eu era dependente do álcool e estava me sentido vazio, apesar de toda a agitação dos shows, então, certo dia assistindo uma pregação escatológica eu fui muito impactado e, daquele dia em diante, eu decidi seguir um novo caminho”. 



Brumado: Homem é detido com motocicleta com restrição de roubo

(Foto: 97NEWS)

A utilização de motocicletas com restrições de furto ou roubo em Brumado é alta, o que provoca, sistematicamente a apreensão desses veículos, bem como de quem os utiliza. Nesta sexta-feira (09) um homem identificado como Marcos de Lima Vieira foi autuado pela guarnição da RP conduzindo a motocicleta CG 150 Titan, cor azul, placa policial DTG – 8232, a qual, após consulta ao MOP e Sinesp, teve a confirmação de restrição de roubo ou furto. Ele e o veículo foram levados para a DP, onde ficaram à disposição da Justiça. 



As principais funções de um vereador na Câmara; da fiscalização à elaboração de leis

Foto: Arquivo/97News

Em 2017 Brumado vai ter 13 vereadores na Câmara, e cabem a eles duas funções fundamentais para o funcionamento da cidade que é, propor novas leis e fiscalizar o Poder Executivo. O legislativo discute e vota matérias que envolvem o interesse da população, como impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus, esporte, cultura e saneamento. Mas o caminho para um projeto de lei ganhar validade é longo. Primeiramente, ele tem que estar em conformidade com as demais leis (federal, estadual e municipal). Após a elaboração do texto, ele é encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final da Câmara, que atesta a constitucionalidade da proposta. Depois de passar pelo colegiado, ela deve ser aprovada em uma segunda comissão específica antes da votação em plenário. E mesmo que a matéria tenha a aprovação dos vereadores, o prefeito precisa sancionar o projeto de lei. Apenas com a publicação no Diário Oficial do Município ele entra em vigor. Além dos vereadores, a própria prefeitura pode elaborar e enviar projetos de lei à Câmara. O texto passa pelo mesmo processo de tramitação e está sujeito a ganhar emendas de autoria dos edis. Quanto à fiscalização, os representantes  do legislativo precisam verificar se compromissos legais e metas do governo estão sendo cumpridos. É necessário cuidar da aplicação dos recursos, além de observar o cumprimento do orçamento e o trabalho de secretários e prefeitos. A Câmara Municipal de Brumado também aprecia e julga anualmente as contas públicas da prefeitura com apoio do TCM - Tribunal de Contas dos Municípios. A Casa também investiga e julga eventuais infrações político-administrativas por parte do prefeito e dos vereadores. Os vereadores também promovem atividades (audiências públicas, sessões especiais, homenagens e moções) sobre temas variados e de interesse da população. Então, está na mão dos vereadores a responsabilidade pelas leis da cidade. São eles: Leo Vasconcelos (PDT); Lia Teixeira (PDT); Ilka Abreu (PR); Wanderley (PDT); José Carlos de Jonas (PT); Glaudson (PDT); Jose Santos Santinho (PTC); Eduardo/Dudu (PSDB); Rey de Domingão (PSB); Zé Ribeiro (PT); Palito (PSD); Elias Piau (PV); Lek Cabelereiro (PV).

Foto: Arquivo/97News