ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2016"

Feliz Natal, Próspero 2017 e um Feliz Feijão do Sítio Novo

Foto: Divulgação

A Alegria é o sentimento mais forte que os brumadenses possuem, então, apesar de todos os obstáculos que vêm aparecendo no caminho, temos a grata satisfação, neste momento em que se encerra o ano de 2016, de desejar a todos os brumadenses um Feliz Natal e um 2017 de grandes realizações. A produção do Feijão do Sítio Novo faz questão de brindar o novo ano num clima de alta positividade, por isso no dia 29 de janeiro iremos celebrar as vibrações deste novo tempo que se inicia de uma forma muito especial, numa festa diferenciada e regida pelo alto astral. Queremos também agradecer os nossos milhares de clientes fidelizados que foram os parceiros fundamentais na construção desta estrada do sucesso. Feliz Natal, Próspero 2017 e um Feliz Feijão do Sítio Novo, a festa que irá marcar o verão brumadense.



Dono acha cão perdido depois de 5 dias; cachorro foi encontrado no Bairro Esmeralda

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Por cinco dias Paulo Marcos, técnico em Informática de 28 anos, teve que viver sem o seu cãozinho de estimação, o "Pequeno". Morador de Brumado, sudoeste da Bahia, acredita que ele tenha saído sem destino, quando sumiu de sua casa. Contudo, dias após 'perder' seu animal de estimação, ele conseguiu reencontrá-lo depois de uma busca em todos os bairros de Brumado, Pequeno foi encontrado no Bairro das Esmeraldas. Desde quinta-feira (22/12) o cão voltou a viver com ele na mesma casa onde morava cinco dias atrás. “Para mim foi um alívio. Foi muitos dias sem ele. No domingo (18/12) postei fotos de "Pequeno" em várias redes sociais, blogs e até anuncio em Rádio eu fiz. Por acaso vi ele no meio do mato e o reconheci e comecei a gritar e chorar. Quando o vi fiquei extremamente feliz e um pouco assustado, porque ele estava muito debilitado”, falou Marcos. Pequeno, que é da raça Pastor Alemão tem 3 anos. “Acho que ele passou fome longe de casa. A partir de agora vamos dar vitaminas, cuidar bastante dele. Agradeço a todos os brumadenses e aos meus amigos pela campanha, hoje pequeno está em casa, também graça a vocês”, finalizou Paulo. Nesta sexta-feira (23/12) pequeno foi levado ao veterinário e está tudo bem com ele, segundo o veterinário, apenas algumas vitaminas, muita ração, amor e carinho, para que o cão volte ao seu porte normal.



Asfab agradece camponeses e trabalhadores rurais por mais um ano de luta

Foto: Divulgação

Este foi um ano de alegrias e realizações. É hora de refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia a dia e, concluir ao final, que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado. Agradecemos a todos os Camponeses, Trabalhadores Rurais por mais um ano de cooperação, confiança e união, mostrando o quanto somos fortes. Desejamos que este Natal seja o início da construção de um caminho de amor, alegria e de esperança, e que em 2017 as conquistas sejam muitas em prol de nossa classe "Trabalhadora Rural". Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Saúde, prosperidade, Paz e realizações infinitas! São os votos da ASFAB - Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia. Boas Festas!



Rio de Contas: Sesab suspende internações e procedimentos cirúrgicos em Hospital

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Após vistoria no Hospital de Rio de Contas, chapada Diamantina, localizado no centro da cidade, foi suspenso pela SESAB - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Internações e procedimentos cirúrgicos. A proibição será até que as adequações e correções sejam feitas na estrutura física do hospital. Apenas atendimento médico 24 horas, suturas, curativos, nebulizações e procedimentos com enfermeiros estão sendo realizados. A SESAB, explicou que as irregularidades no local são antigas e a interdição se deve à necessidade de adequações na parte estrutural. "Para o bem público e em nome da saúde da população de Rio de Contas, o mais sensato foi suspender as internações e procedimentos cirúrgicos. Não podemos deixar os pacientes correndo risco", ressalta a nota. O hospital é conveniado com o SUS (Sistema Único de Saúde) e atende pacientes da cidade e da zona rural. Em nota a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde diz, "A administração Municipal tem se esforçado de maneira possível na tentativa de obter a cooperação do Estado da Bahia na solução dos problemas que atinge há algum tempo o Hospital de Rio de Contas. 



BA-148: Tripla Colisão frontal em sequência deixa motorista de Frontier ferido na Curva do ‘S’

Após a primeira colisão com uma Frontier, veio a F-1000 (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A  “Terrível Curva do S” como é conhecida fica na BA-148 no trecho entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas acabou registrando mais um acidente na manhã desta sexta-feira (23). Segundo informações obtidas pelo 97NEWS, o acidente ocorreu em duas fases. A primeira envolveu um motorista identificado como Edson Melo (47), o qual conduzia sentido Livramento uma Frontier, placa policial, PEY 7301 – Petrolina, que teria perdido o controle do veículo na entrada da curva, acabando invadido a pista contrária e colidindo frontalmente com um caminhão-tanque. A colisão foi forte e o motorista teve que ser removido rapidamente pela equipe do SAMU192 para o Hospital Geral de Livramento. Como ainda não havia chegado ninguém para controlar o tráfego no local, uma F-1000 que veio logo depois do acidente, também acabou colidindo de frente com o caminhão-tanque (foto abaixo). A Polícia Militar chegou depois ao local e controlou o tráfego que nesta época do ano costuma ser mais intenso devido às festividades de final de ano. Não se sabe ainda o real estado de saúde do motorista, mas, segundo as primeiras notícias são de que ele não corre risco de morte.  

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Oficial: Solange Almeida anuncia saída do grupo Aviões do Forró

Foto: Montagem/97news

A cantora Solange Almeida, de 42 anos, vai deixar a banda Aviões do Forró. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (22/12) pela assessoria da banda por meio de um comunicado e um vídeo publicados nas mídias sociais do grupo. O Aviões do Forró segue sob a liderança do atual cantor Xand Avião. Em 2016, o grupo completou 14 anos de existência. De acordo com Xand, a cantora deve continuar ao seu lado no grupo até o carnaval de 2017, quando ela realizará o último show com o Aviões. "Foi uma história linda, em que vocês foram protagonistas. Obrigado a todos os fãs por todo esse amor durante todo esse tempo. Eu tinha esse sonho a realizar, vou realizar se Deus quiser. Mas Xand vai ficar no Aviões", disse Solange na publicação. Neste ano, a empresa dona da banda, a A3, foi alvo de uma operação da Polícia Federal contra sonegação de impostos. A estimativa preliminar já identificou uma omissão de valores estimada em mais de R$ 300 milhões, segundo a Receita.

 

Leia íntegra do comunicado

 

"Está confirmada a carreira solo da cantora Solange Almeida, após 14 anos a frente do Aviões do Forró ao lado do parceiro Xand. A artista pretende se dedicar a carreira,  família e a outros projetos pessoais. Em respeito aos sócios, empresários, Xand e fãs, sua saída foi adiada durante três anos e aconteceu de forma amigável. A artista cumprirá toda a agenda com o Aviões até o carnaval. A cantora gravará o seu primeiro DVD solo dia 08 de fevereiro, no Citibank Hall em São Paulo. A primeira música de trabalho, intitulada 'Duas e vinte e três' já foi lançada de forma acústica na internet". Veja o clipe oficial:



Brumado: Forte crise e mudança no perfil da clientela fazem comércio prever queda de até 50% nas vendas de Natal

O movimento ficou muito abaixo dos anos anteriores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Natal sempre foi considerado o clímax do comércio, com recorde de vendas e sempre um consumo desenfreado, mas, neste ano de 2016 esse conceito caiu por terra, solapado por uma forte crise econômica que atingiu todos os setores, fazendo com que a população perdesse e muito o seu poder de compra. Com isso o clima de entusiasmo deu lugar à extrema cautela, o que pode causar, segundo um grande número de comerciantes ouvidos pelo 97NEWS em uma queda no volume das vendas que pode chegar até a casa de 50%. Nossa equipe percorreu a área comercial da cidade e comprovou esta tendência. Uma outra mudança notável foi a do perfil dos clientes que sempre gostaram de comprar a prazo, só que, desta vez as compras à vista devem “salvar a pátria”, pois essa é a forma mais adotada na hora de comprar, a qual vem acompanhada da tradicional “pechincha” o que pode baixar ainda mais os preços. Ainda segundo os comerciantes (foto abaixo) o ponto principal para que as compras sejam feitas à vista é que ninguém quer entrar o ano de 2017 devendo na praça. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Quartzolar Argamassa e Rejunte: Desejamos a todos nossos amigos e clientes um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

Foto: Divulgação

Natal, momento que nos leva a refelxão. Que as experiências do ano que termina possibilitem ter a humanidade para agradecer e a vontade para agir em busca de um caminho digno  para um mundo melhor. A Quartzolar Argamassa e Rejunte deseja que toda as familias, amigos e clientes tenham um feliz Natal e um Ano Novo cheio de grandes conquistas e realizações. Um feliz Natal  e um 2017 com saúde, paz e amor. Boas Festas!





Brumado: Exigindo justiça, protesto pela morte do menino Kauã ganha as ruas da cidade

Com fotos do menino Kauã nas mãos, os manifestantes clamaram por justiça (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O clima natalino em Brumado neste final de ano de 2016 está sendo marcado pelo forte sentimento de dor pela morte do menino Emerson Kauã, o qual foi brutalmente assassinado tendo ainda parte do seu corpo queimado pelos seus algozes. O crime que ocorreu nesta quarta-feira (21), chocou todos os brumadenses, principalmente pelos requintes de crueldade que foram utilizados. Na manhã desta sexta-feira (23), familiares, amigos e membros da comunidade organizaram uma passeata de protesto, a qual percorreu as principais ruas da cidade. Exibindo cartazes, fotos e homenagens ao menino Kauã e proferindo palavras de ordem e exigindo justiça, os integrantes do protesto conseguiram atrair a atenção de quem passava pelas ruas do centro da cidade. O 97NEWS presta a sua solidariedade aos familiares e amigos de Kauã e acredita que as autoridades policiais e judiciárias irão elucidar o crime. 



PF prende superintendente regional de banco em Vitória da Conquista

(Foto: Blog da Gente)

Na manhã desta quarta-feira (21) foi preso em flagrante pela Polícia Federal em Vitória da Conquista o superintendente local do Banco do Bradesco. O executivo, que não teve o nome divulgado, teria negado a polícia o acesso a informações que seriam utilizadas no Inquérito policial da Operação Mato Cerrado.No total 22 mandados de busca e apreensão já foram cumpridos pela operação nos municípios de Vitória da Conquista, Caatiba, Planalto e Salvador. O objetivo da ação é desarticular esquema instalado na prefeitura de Caatiba, no sudoeste baiano, onde foram encontradas irregularidades nas licitações de contratação cooperativas nas áreas de transporte escolar, saúde e logística. O executivo permaneceu na delegacia até o início da tarde de ontem (21). O banco ainda não se manifestou sobre a prisão.



Sem salários, professores de Anagé ocupam Prefeitura e farão vigília

Funcionários estão sem os pagamentos de novembro, dezembro e 13º. Representantes da Prefeitura e da Secretaria de Educação não foram encontrados.(Foto: BDM)

Professores dos município de Anagé, no sudoeste do estado, ocupam o prédio da prefeitura local nesta quinta-feira (22). De acordo com os participantes, a categoria exige o pagamento de salários atrasados referentes ao mês de novembro, dezembro, como também do décimo terceiro. A reportagem tentou em contato com a prefeitura local e acabou sendo atendido por um dos integrantes do movimento. O professor William Vieira de Souza, que também integra o sindicato da categoria, afirma que os docentes só irão desocupar o prédio quando representantes da prefeitura sinalizarem uma resolução para o problema. “Ficaremos aqui até que a prefeitura se manifeste”, afirma. William conta que os salários atrasados em novembro representa 40% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). (Por Blog do Marcelo)



Igaporã: torre do Parque Eólico desaba após fortes ventos no município

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

Na manhã da última quarta-feira (21/12) uma torre de de energia eólica desabou no distrito de Taboquinha, zona rural de Igaporã. De acordo com funcionários da Renova Energia, ventava muito no local na hora da queda, que acabou destruindo completamente o equipamento. Com a queda, parte da BR-430 ficou interditada para retirada da torre, que aconteceu nesta quinta-feira (22/12). A Renova Energia iniciará uma investigação para determinar se realmente a causa da queda foi o vento. Ainda segundo informações, outra torre apresenta problemas estruturais. 



Brumado: Assaltante morre após perseguição policial e ter invadido residência

Foto: Luciano Santos/97News

Como era previsto a violência descambou nesse final de ano em Brumado e, na tarde desta quinta-feira (22) mais um episódio com morte acabou acontecendo. Tudo começou quando um bandido conhecido como Cláudio Novais Lima, “Ratinho” teria praticado um assalto e a Polícia foi acionada começando uma perseguição, quando, na Av. Antônio Francisco da Silva Leite a Polícia efetuou um disparo no tanque da moto que ele estava. Com isso ele foi ao chão, mas conseguiu levantar e pular o muro de um comércio e foi se esconder nos fundos de uma residência que fica na Praça do antigo Giros Bar. A Polícia chegou e eles foram recebidos a tiros pelo bandido, levando os PM´s a revidarem atingindo o mesmo. O suspeito foi encaminhado ainda na viatura ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde foi constatado o óbito. Ele foi um dos fugitivos da carceragem da 20ª Coorpin na fuga efetuada em 2015. Com "Ratinho" foi encontrado uma mochila em que havia material explosivo e um revólver calibre 32. A motocicleta em que o suspeito estava era roubada. Veja o vídeo:



Educação: Renovação de matrícula na rede estadual da Bahia vai até dia 30

Foto: Arquivo/97news

Os estudantes que já estudam na rede estadual da Bahia têm até o dia 30 de dezembro para realizar a renovação da matrícula. O estudante que não renovar a matrícula neste período perderá a vaga em sua escola atual. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, se o aluno perder o prazo, vai ter que mudar de escola e fazer nova matrícula no dia 24 de janeiro de 2017, em uma das unidades escolares da rede estadual com vagas disponíveis. A ma­trí­cula segue de 24 a 31 de ja­neiro para alunos que irão mudar de es­colas e alunos novos (Veja cronograma abaixo).Todos os estudantes já matriculados e com frequência regular nas escolas estaduais podem fazer a renovação da matrícula pela internet. Os pais, mães, responsáveis ou estudantes maiores de 16 anos, devem digitar o código na carta de renovação que o aluno recebe na escola no Portal da Educação www.educacao.ba.gov.br/matricula. Esta carta de renovação deverá ser devolvida à secretaria escolar para efetivar a renovação da matrícula. Além da internet, quem preferir pode fazer a renovação presencialmente nas secretarias das escolas. É importante também observar se há alguma pendência de documentação junto à secretaria escolar para a atualização dos dados do estudante. O estudante também deve levar comprovante de residência, independentemente de ter mudado de endereço.



Brumado: Testemunhas de Jeová realiza neste domingo; Assembleia de Circuito

Foto: Divulgação

As Testemunhas de Jeová tem o prazer de convidar a todos para assistir o programa da Assembleia “Aumente sua fé em Jeová – Hebreus 11:6”.  Por meio de discursos, a assembleia abordará a importância de ter verdadeira fé em Deus. Pela manhã haverá um simpósio com o tema: “Aumente sua fé por ver Jeová como: um escudo, um pai, uma rocha e um pastor”, que falará maneiras práticas que nos ajudarão a aumentar nossa fé. Á tarde o discurso público falará sobre o seguinte tema: “O que é a verdadeira fé e como mostramos que temos essa fé?”; além desses, outros discursos mostrarão algumas coisas que devemos evitar para que nossa fé não enfraqueça. A assembleia será realizada neste domingo (25), no Ginásio de Esportes: Antônio Alvez Ribeiro. O programa terá inicio as 9h30 da manhã. 



Quadra poliesportiva da Escola Dr. Roberto Santos é entregue à comunidade do Bairro Dr. Juracy

O momento do descerramento da placa inaugural (Foto: Divulgação)

O Esporte teve um enorme salto de qualidade promovido pela atual gestão municipal, que valorizou e dinamizou o setor com inúmeras ações de relevância que fizeram grandes transformações, inclusive, no âmbito social, já que a criação de espaços de lazer é extremamente positiva nesse sentido. Dando prosseguimento à sua agenda de ações na área, inúmeras quadras poliesportivas vêm sendo entregues à população, tanto no meio rural como na zona urbana. Nesta quarta-feira (21) o prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com os secretários André Cardoso (Infraestrutura); Miguel Lima Dias (Esporte) e Acácia Gondim (Educação) entregaram à comunidade do Bairro Dr. Juracy mais uma quadra poliesportiva a qual homenageou ao desportista falecido Juscinei dos Santos Fagundes que era muito querido pelos moradores do bairro. O momento mais marcante foi do descerramento da placa inaugural, onde familiares do homenageado ficaram muito emocionados. Em seguida foi realizada uma partida comemorativa, a qual teve o pontapé inicial dado pelo prefeito Aguiberto (foto abaixo). Esse evento encerrou o ciclo virtuoso que entregou várias quadras poliesportivas no município durante a administração municipal.  

(Foto: Divulgação)


Brumado: Muita comoção, tristeza e dor na despedida do menino Kauã

O velório ocorreu na Igreja do São Félix (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada por muitos a mais trágica da história de Brumado, a morte do menino Emerson Kauã de apenas 10 de idade chocou a comunidade brumadense e provocou um sentimento misto de revolta e dor. Após a forte tensão que pairou sobre o Bairro Irmã Dulce, onde morava o garoto, com muitas ameaças inclusive de forte retaliação, ocorreu o velório na Igreja do São Félix, de onde partiu o féretro que percorreu algumas avenidas de Brumado até que chegasse ao Cemitério Municipal Jardim Santa Inês. A equipe do 97NEWS acompanhou o cortejo fúnebre, o qual aconteceu sob uma forte atmosfera de dor, lamento e muita tristeza, além do sentimento de que a justiça seja logo feita e que o autor, ou autores, desta terrível atrocidade sejam colocados atrás das grades. 



Honra ao Mérito: Coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo, completa 15 anos de carreira como delegado

O coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tido como um dos mais representativos delegados da nova geração, o atual coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo está completando 15 anos de profissão. Ele que recentemente se tornou um “quarentão”, está em Brumado há quase uma década e possui um invejável grau de resolutividade em suas ações, tendo um índice que chega a 70% na elucidação dos casos mais graves como os homicídios que ocorreram nos 21 municípios que estão sob a sua jurisdição. Em entrevista do 97NEWS, Dr. Rabelo como é conhecido falou um pouco da sua trajetória nestes 15 anos de profissão. Ele que logo após terminar a AcaDepol (Academia de Polícia), conseguiu com méritos a aprovação no Concurso para Delegado sendo nomeado em dezembro de 2001 para assumir a delegacia da pequena Aiquara que pertence à 9ª Coorpin de Jequié. Ele afirmou que esse início foi muito significativo para a sua carreira, tanto que guarda com muito carinho as recordações deste local no qual ele conheceu a sua esposa. “Ser delegado é uma atividade altamente estressante. É ficar 24 horas ligado, pois onde estivermos estamos conectados ao trabalho, então, não temos horário fixo e a rotina é muito complicada”, afirmou Rabelo que ainda destacou que “o delegado exerce uma função híbrida, pois como todos são bacharéis em Direito somos os primeiros garantidores da vítima e do investigado ”. Ele ainda fez questão de citar uma frase muito emblemática relatando aos que desejam seguir a carreira de delegado que “primeiramente tem que ter uma forte vocação, saber que a remuneração ainda está distante da ideal e deixar a família em segundo plano em prol da sociedade, então, realmente é um grande desafio”. Ele finalizou deixando uma mensagem de final de ano dizendo que “o meu desejo é que haja um entendimento maior entre as famílias, pois os 2 últimos casos que estamos buscando elucidar foram dois homicídios que envolveram pai contra filho e filho contra pai. Que as pessoas se aproximem mais dos ensinamentos cristãos e que a harmonia possa ser buscada de forma incessante dentro dos lares”. 



BA-148: Acidente de carro deixa quatro pessoas feridas; a mãe de um bebê de 6 meses veio óbito

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

Um acidente registrado na tarde desta quarta-feira (21/12), por volta das 14h, na BA-148, trecho da rodovia que liga os municípios de Jussiape e Abaíra, chapada Diamantina, acabou ferindo quatro pessoas após o condutor de um veículo perder o controle da direção e capotar. Um homem e uma mulher tiveram ferimentos leves, e dentre as vítimas, estava uma criança de apenas seis meses que sofreu escoriações pelo corpo. A mãe do bebê, Genice Moreira, de 22 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As vítimas foram socorridas pelo SAMU 192 e encaminhadas ao Hospital Municipal de Jussiape.