ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2020"

Brumado: Máquina caça-níquel é apreendida durante ronda do PETO

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

No último sábado (31), por volta das 22h, uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), em patrulhamento pelo bairro das Flores, em Brumado, avistou um grupo de pessoas em torno de uma máquina no interior de um bar. Segundo a 34ª CIPM, diante do fato, a guarnição procedeu com a abordagem e constatou ser uma máquina de “caça-níquel". Aos policiais, o proprietário do estabelecimento disse que não era dono da máquina, e que, apenas ganhava comissão da máquina. De acordo com a PM, nessas circunstâncias, a máquina e o dono do bar foram conduzidos para a Delegacia de Brumado para que as medidas cabíveis fossem adotadas.



Senado pode votar mudança na concessão de transporte interestadual

Foto: Luciano Santos l 97News

O Senado deverá votar esta semana projeto de Lei que propõe a obrigatoriedade de licitação para o transporte rodoviário interestadual. A proposta, de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO) e relatada por Acir Gurgacz (PDT-RO), tem apoio de outros senadores e pode ser incluída na pauta de votação da semana, que será definida na reunião de líderes. Atualmente, o poder público concede a outorga do transporte interestadual para empresas privadas por meio de uma autorização simples, que não requer licitação e depende da vontade do gestor. O projeto considera que uma escolha pode ser feita por licitação, com transparência e definição clara de prazos dessa concessão. “O transporte rodoviário de passageiros, seja este urbano, semiurbano ou interestadual, cumpre uma importantíssima função social […] Nesse sentido, precisamos garantir a disponibilidade do serviço por meio de contratos sólidos e duradouros [...]”, afirmou Gurgacz em seu relatório. Para o relator, “a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], em plena pandemia, tem emitido autorizações sem qualquer critério técnico ou estudo de viabilidade operacional”. Segundo ele, em um período em que o setor enfrenta uma redução de 70% no número de passageiros transportados, “esse tipo de atitude levará o sistema de transporte interestadual e internacional de passageiros ao colapso”.

 



Feriado em Brumado é de céu nublado e muita chuva

Foto: Luciano Santos l 97News

Brumado e cidades da região sudoeste amanheceram com céu nublado e muita chuva nesta segunda-feira (2), Dia de Finados. Após o final de semana de períodos de chuva, o mau tempo predominou nesta segunda-feira. A previsão é de que a chuva permaneça até a próxima sexta-feira (6). A Capital do Minério não apresentou alagamentos, mas houve acúmulo de água em alguns pontos da cidade. 

Foto: Reprodução l Seagri

De acordo com o site da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), nesta segunda, a temperatura em Brumado varia entre 19ºC e 22ºC. O Seagri aponta que o tempo encoberto permanece ao longo da semana. Durante a semana, o dia de maior precipitação no tempo será na quinta-feira (05), com 32mm de chuva.

 



Secretário de Saúde da Bahia diz que Brasil ainda não vive uma segunda onda

Foto: Luciano Santos l 97News

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, reclamou dos eventos políticos do Estado que têm causado aglomerações e aumento da taxa de contágio da Covid-19. “Os eventos reúnem centenas de pessoas aglomeradas, sem que haja a devida atenção às regras sanitárias recomendadas”, disse o secretário, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Para ele, o Tribunal Regional Eleitoral deveria proibir aglomerações presenciais, exceto carreatas. Ele diz que o país não vive segunda onda ainda, mas uma “maré alta”.



Laudo do IML aponta que Tom Veiga, intérprete do Louro José, sofreu AVC

Foto: Reprodução

A morte de Tom Veiga, intérprete do Louro José, foi ocasionada por um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. As informações são da revista Época. O quadro é caracterizado pelo rompimento de um vaso -- artéria ou veia -- dentro do cérebro, fazendo com que o  sangue extravase. “Hemorragia intra craniana por rotura de aneurisma cerebral”, é o que diz o laudo do Instituto Médico Legal (IML) ao qual a publicação teve acesso. A necropsia no corpo de Veiga ficou pronta na noite de domingo (1º). O intérprete do Louro José foi encontrado morto em seu apartamento, durante a tarde de ontem, na Zona Oeste do Rio. O AVC hemorrágico mais frequente é causado devido a um pico elevado de pressão arterial.



Brumado: 29° morte é confirmada por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Neste domingo (1°), o município de Brumado registra 2.435 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7.653. Entre os diagnósticos: 10 internações, 29 óbitos, 248 pacientes em tratamento e 2.158 recuperados. No momento, 110 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.675 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Ator Tom Veiga, intérprete do Louro José, do 'Mais Você', morre no Rio

Foto: Reprodução l TV Globo

O ator Tom Veiga, intérprete do Louro José no programa "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo, foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo (1º). As informações são do site G1. Veiga trabalhou no "Mais Você" por mais de 20 anos interpretando o boneco. O personagem foi criado por Ana Maria Braga em 1996, informa o site "Memória Globo". Na época, ela apresentava o programa "Note e Anote", na Record. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala", lembrou ela, em depoimento.

 

Foto: Reprodução l Rede Social

Várias pessoas foram testadas para manipular o fantoche, mas quem ficou com o papel desde o início foi Tom Veiga. Inicialmente, ele trabalhava como assistente de estúdio do "Note e Anote". Um dia, Veiga pegou o fantoche e brincou com os colegas. Ana Maria, então, o viu e convidou para fazer ao vivo no dia seguinte. Em março de 2017, Ana Maria fez uma homenagem ao personagem no aniversário dele. "Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas".



Médico de Bolsonaro diz que vacina contra Covid matou brasileiro

Foto: Reprodução l Rede Social

Médico do presidente Jair Bolsonaro, o cirurgião Antonio Luiz Macedo, divulgou uma mensagem de áudio em que afirma que a vacina contra Covid-19 matou um voluntário brasileiro e que as pessoas não devem ser cobaias. De acordo com a Folha de São Paulo, o áudio está circulando em grupos de WhatsApp e foi confirmado a veracidade. Em uma gravação de cinco minutos, Macedo se identifica como “cirurgião do aparelho digestivo, e conhecido no Brasil inteiro”. Ele pede ainda “respeito aos brasileiros, nós não somos cobaias para sermos testadas com vacinas que não têm aprovação de ninguém”. O médico de Bolsonaro diz ainda que os testes precisam ser feitos com “mais seriedade, com menos oba-oba, de modo que não se admita que um médico de 28 anos de idade morra testando uma vacina”. Na verdade, o médico que fazia parte do estudo do imunizante recebeu placebo no lugar da vacina, o que não tem nenhum efeito colateral. Sua morte foi decorrente da Covid-19. Ele atuava no grupo de frente em combate à pandemia. A Coronavac, imunizante contra a Covid-19 criado pela chinesa Sinovac e que será produzida no Brasil em conjunto com o Instituto Butantan, mostrou-se segura em seu teste da chamada fase 3 (a última antes da aprovação) em 50 mil voluntários na China.??O cirurgião afirma também, no áudio, que a Covid-19, “se for bem tratada, não mata ninguém”. Até a noite de sábado (31), 159,9 mil pessoas haviam morrido em decorrência da Covid no Brasil.



Começou neste domingo (1º), a segunda etapa de vacinação contra aftosa

Foto: Luciano Santos l 97News

A segunda etapa de vacinação contra aftosa para bovinos e bubalinos de até dois anos de idade pode ser feita a partir deste domingo (1°). Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a meta é imunizar 3,3 milhões de animais no estado nessa fase. Caso o produtor não vacine nem declare os animais, ele fica proibido de vender ou transportar o rebanho. Devido à pandemia e para evitar aglomerações, o produtor pode realizar a declaração da vacina pela internet, no site da Adab, ou nas lojas de revenda de produtos agrícolas e sindicatos rurais. A primeira etapa da vacinação, feita no primeiro semestre deste ano, atingiu 93,65% de imunização do rebanho de todas as faixas etárias. Foram vacinados cerca de 10 milhões de animais em 240 mil propriedades do estado.



TRE-BA lança canal para denúncias de aglomeração nas eleições

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou no sábado (31), o Disque-Aglomeração exclusivo para denúncias ligadas à concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral em municípios do estado. O serviço funcionará todos os dias, das 9h às 24h, por meio do número (71) 3373-9000. O canal é coordenado pela equipe do Plano Integrado de Segurança - Eleições 2020, liderado pela juíza da 18ª Zona Eleitoral, Isabella Lago, e conta, também, com o assessor de Segurança e Transporte do Tribunal, Coronel Wilson Dutra. Conforme prevê a Resolução Administrativa Nº 37/2020, a juíza Isabella Lago poderá exercer o poder de polícia em todos os municípios da Bahia.