ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2019"

Mãe é presa suspeita de jogar água quente na filha de 16 anos durante briga

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma mulher de 33 anos foi presa na sexta-feira (8), na cidade de Conceição do Jacuípe. Ela é suspeita de jogar água quente na filha de 16 anos durante uma briga. A vítima teve 17% do corpo queimado. Segundo informações da Polícia Civil, Marilucia da Silva Mattos teve o mandado de prisão preventiva cumprido por investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Jacuípe. De acordo com a polícia, Marilucia Mattos responde a processos por lesão corporal contra a adolescente, por agressões que aconteceram em 2018 e por tentativa de homicídio contra o irmão. Marilucia foi encaminhada para a delegacia de Santo Amaro, onde permanece à disposição da Justiça.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Lula agradece militância e ataca Lava Jato em 1° discurso após prisão

Foto: Reprodução l Estadão

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou para militância em seu primeiro discurso após deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, nesta sexta-feira (8). O ex-presidente agradeceu as pessoas que trabalharam em sua defesa e que acamparam na vigília nos arredores do prédio da PF. “Vocês não tem dimensão do significado de eu estar aqui junto com vocês. Não pensei que no dia de hoje eu poderia estar aqui conversando com homens e mulheres que durante 580 dias se dedicaram a falar ‘bom dia, Lula’, ‘boa tarde, Lula’. Todo dia vocês eram o alimento da democracia que eu precisava para resistir”, falou o petista. Entre os agradecimentos, Lula também não deixou o discurso político de lado. O ex-presidente criticou o atual governo e culpabilizou o que chamou de “lado podre da sociedade brasileira” pela sua prisão. “Um lado podre da Justiça, um lado podre do Ministério Público, da Polícia Federal e da Receita Federal tentaram criminalizar a esquerda, criminalizar o PT”, criticou o presidente ao também dirigir ataques ao ex-juiz Sergio Moro e o chefe da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol. "Se baterem o Moro e o Dallagnol juntos não se consegue 10% da minha honestidade", argumentou. 



Brumado: Agentes de trânsito relatam que sofrem 'bullying' por parte da administração municipal

Foto: Luciano Santos l 97News

Desde a implantação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) no município de Brumado, alguns agentes de trânsito não vem falando a mesma língua dentro da instituição pública. De lá para cá, já se passaram cerca de quatro superintendentes e, nenhum deles agradou parte da categoria, segundo os próprios servidores que sempre buscam a imprensa local para relatar um fato novo. O último superintendente nomeado para o cargo, foi o ex-vereador Castilho Viana, que ao que tudo indica, também não esta agradando parte da categoria. Esta semana, a reportagem do 97NEWS foi procurada por alguns servidores da SMTT, no qual relatam situação de 'bullying' e falta de diálogo entre categoria e administração municipal. Um dos servidores que preferiu se manter em sigilo com medo de represálias, relatou que não é de agora que a categoria, segundo ele, vem sendo perseguida. "Essa especie de perseguição tanto da administração que vai e volta, mas principalmente depois que entrou o atual superintendente Castilho Viana. Ele não é o tipo de pessoa que é humana, ele simplesmente quer que a gente vai lá e faça. Só que ele quer que a gente faça certas coisas que a gente não pode", afirma o agente da SMTT. Ainda segundo o servidor público, a troca de horário na escala da categoria atrapalha nos compromissos dos servidores. "O pessoal já tem compromisso, acaba faltando e, ele dá advertência. E isso tá passando para a parte psicológica, nós somos em 12 andando nas ruas, e 8 já estão se consultando com psicólogos e um, esta no psiquiatra tomando remédios", diz o agente a reportagem. 

Foto: Luciano Santos l 97News

De acordo com o servidor, se não bastasse o trabalho estressante enfrentado por eles no dia a dia, a falta de compreensão por parte da administração, torna o trabalho uma bomba psicológica. Outro assunto abordado pela categoria foi na questão da Área Azul. Conforme os agentes, a SMTT estaria forçando a categoria a realizar infrações que não existem dentro do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "Como é que eu vou fazer uma autuação de um cara que está completamente legal, como por exemplo, ele esperar pelo monitor da área azul por meia hora e, ele não aparecer", comenta. Ainda conforme a categoria, a insatisfação com o novo superintendente é visível. "A tendência dele é o 'chicote na mão'. Porque um exemplo é a nossa escala de serviço no sábado que é somente até as 13h. E no sábado de primavera, foi escalado todos os agentes para o período da tarde, ou seja, não ouve um entendimento, e muitos não foram e levaram advertência e, teve o dia descontado. E isso vai para as vias legais, vamos judicializar, porque nós também não somos crianças", comentou outro agente. Ele ainda completou dizendo que ao sair para trabalhar, não tem mais ânimo em colocar a farda da SMTT. "Não temos motivação nenhuma para trabalhar, sinceramente eu coloco minha farda, parece que é um peso que tá em mim, eu não tô aguentando mais, eu estou passando por tratamento com o psicólogo. Tá difícil com essa pessoa [Castilho] que esta ai, que só quer punir, punir. Tem que falar conforme a [cartilha] do Castilho", afirmou um dos agentes.

 



Brumado: IBGE convida população para Reunião de Planejamento do Censo Demográfico 2020

Foto: Composição l 97News

O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente à uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado periodicamente, geralmente de 10 em 10 anos. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável pela execução do censo e, agora, para ter um resultado ainda melhor no Censo 2020, está sendo elaborado um planejamento. Em Brumado a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento para o Censo Demográfico, será realizada no próximo dia 19 de novembro às 10h no Auditório do SEMAC, que fica situado na Rua Doutor Mário Meira, 79. A pauta de reunião será composta por: Apresentação do Projeto do Censo Demográfico 2020; fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local; quadro de vagas para equipe que irá trabalhar no município e apoio logístico. 



Estudante e motorista de aplicativo é encontrado morto em Vitória da Conquista; corpo estava carbonizado

Foto: Reprodução l Instagram

O motorista de aplicativo e também estudante de odontologia, Hiago Evangelista Freitas, de 24 anos, natural de Guanambi foi encontrado morto no início da tarde desta sexta-feira (8) em Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado. A vítima estava desaparecida desde a última quarta-feira (6). Ainda não há mais informações sobre a autoria e a motivação do crime. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. A Polícia Civil descartou que o sumiço possa estar associado a crime de vingança. Ainda de acordo com a Polícia, o caso pode ter ligação com sequestro ou assalto, mas ainda é cedo para confirmar as hipóteses. O corpo foi encontrado com requintes de crueldade, mutilado e queimado. O carro de Hiago foi abandonado pelos assassinos na Rua Duarte da Costa, no Bairro Alto Maron. No início da tarde de hoje (8), motoristas de aplicativos da cidade fizeram uma manifestação para cobrar ações que possam localizar o autor do crime.



Brumado: Pacientes aderem a aula de 'pilates' na Academia de Saúde do Bairro Dr. Juracy

Foto: Divulgação

Uma das únicas na Bahia nesse segmento, a Academia de Saúde do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, tem apresentado resultados muito satisfatórios, mesmo tendo sido inaugurada recentemente. Um dos serviços mais relevantes é o atendimento na área de Pilates, que conta com profissionais especializados. Atualmente, já são 129 pacientes, na sua maioria da terceira idade, que têm melhorado a qualidade de vida com o tratamento. O objetivo, segundo a secretaria municipal de saúde, é de que 160 pacientes sejam atendidos por mês.



BR-030: Colisão entre picape e ônibus deixa motorista ferido entre o distrito de 'Pancadão' e Caetité; vítima ficou presa às ferragens

Foto: 97NEWS

Na madrugada desta sexta-feira (08), um grave acidente foi registrado entre o distrito do 'Pancadão' e o município de Caetité, na BR-030. Segundo apurou o site 97NEWS, a colisão aconteceu por volta das 05h da manhã, quando um ônibus  da cidade de Lagoa Real, que seguia com destino a Caetité colidiu com uma picape com placas de Brumado que percorria a via contraria. Com a colisão, o condutor do automóvel ficou preso às ferragens. Para não capotar, o motorista do ônibus saiu da pista. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para resgatar o condutor que ainda estava consciente. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência. Não há informações de feridos no ônibus de turismo.

Foto: 97NEWS


Decisão do STF pode libertar o ex-presidente Lula

Foto: Reprodução

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, deu o voto de Minerva, desempatou o julgamento, e se posicionou contra a prisão após condenação em segunda instância, em julgamento encerrado na quinta-feira (7). Além de Toffoli, votaram os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia. Votaram a favor: Alexandre Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Votaram contra: Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli. A decisão reverteu outra, de 2016, que permitia a prisão em segunda instância. Com isto, cerca de cinco mil réus podem ser beneficiados, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dentre eles, o mais emblemático: o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso em abril de 2018, por conta do caso do tríplex do Guarujá. Nesta sexta-feira (8), o governador Rui Costa, comemorou a decisão do STF que pode libertar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nas redes sociais, Rui Costa afirmou que "acordou confiante que a justiça será feita e que nosso presidente Lula está cada vez mais livre".

Foto: Reprodução l Rede Social


Brumado: Queda no número de multas chama a atenção da SMTT

Foto: Luciano Santos l 97News

Estatística da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado revela que, o número de multas à veículos da frota de Brumado vem caindo nos últimos meses em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso significa que menos infrações estão sendo registradas pela SMTT no município. Mas o assunto vem chamando a atenção da própria direção da SMTT. Em entrevista ao 97NEWS, o superintendente Castilho Viana disse que os números não condizem com a realidade. "Nós não podemos ainda afirmar qual o motivo e o porque que isto esta acontecendo, mas é preciso que haja uma resposta ou de um entendimento por conta do que a gente ver nas ruas. Obviamente que a função do agente de trânsito primeiramente é educar e ordenar o trânsito. Mas as infrações, nós sabemos que elas acontecem, e por conta disso, a própria legislação de trânsito, ela implica nas autuações", revelou Viana. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Para o superintendente, mesmo que os números pareçam está caindo, isso nem sempre significa um benefício. "Para o trânsito é um prejuízo enorme, porque aqueles que não tem consciência ou que não tem uma educação no trânsito, ele acaba cometendo várias infrações e, infelizmente a resposta é negativa", disse Castilho. Ele ainda ressalta que a SMTT ainda não fechou o relatório com relação aos números de multas, mas que vai identificar a causa. "Vamos dar uma resposta para que isso volte dentro da normalidade". De acordo com Viana, um novo aplicativo foi disponibilizado aos agentes da SMTT, para que em tempo real, eles possam acessar e registrar as ocorrências de trânsito, tornando mais rápido e prático a formalização de um relatório no qual revela quais são os locais de maiores índices de infrações. "Em cima desses dados, a SMTT vai montar um gráfico, e nele vai constar os locais de maiores números de infrações e ter uma estatística das autuações", afirmou o superintendente de trânsito Castilho Viana. 



Após pente-fino do Governo, INSS economiza mais de R$ 4 bilhões

Foto: Luciano Santos l 97News

Em pouco mais de oito meses de força-tarefa, o INSS já suspendeu ou cancelou definitivamente o pagamento de 254 mil benefícios com indícios de fraude ou outras irregularidades, segundo o jornal Estadão. Pessoas mortas que continuavam recebendo os valores mensais e servidores estaduais e municipais que ganhavam o benefício assistencial voltado à baixa renda são as irregularidades mais comuns. A economia com os cancelamentos chega a R$ 4,37 bilhões anuais. Ao editar a Medida Provisória antifraude, em janeiro deste ano, o governo projetava uma economia de pouco mais de R$ 10 bilhões neste ano. Os dados não incluem o pente-fino nos benefícios por incapacidade (como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença), cujas perícias estão sendo conduzidas pela Secretaria de Previdência. Por isso, a economia pode ser ainda maior. O governo ainda espera poupar outro R$ 1,3 bilhão ao ano com a redução dos pagamentos de benefícios após a morte do segurado. Até agora foram identificados 4,7 mil funcionários públicos praticando a fraude. Desses, mil já tiveram o benefício suspenso e outros 3,7 mil terão o pagamento cancelado nos próximos dias. O INSS cruzou suas informações com a base de dados de sete Estados que colaboraram para a operação. Nos processos com indícios de irregularidade, 92,5% dos casos tiveram a fraude confirmada, um índice considerado extremamente alto pelo órgão. 



Morre irmão de Ivete, Jesus Sangalo

Foto: Reprodução l Instagram

Morre aos 54 anos Jesus Sangalo, irmão de Ivete. Ele foi internado com quadro de sepse após complicação operatória. O empresário morreu na manhã desta quinta-feira (7), no Hospital Santa Izabel. A assessoria da unidade médica confirmou a informação. Jesus tinha 54 anos e vinha passando por internações desde o final do ano passado.



Aluno de escola pública brumadense conquista medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa

Foto: Divulgação

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos realizado pelo Ministério da Educação. O município de Brumado aderiu ao programa no início de fevereiro deste ano convidando professores para fazerem as suas inscrições e aplicarem as etapas propostas pelo projeto em suas respectivas salas de aula. O aluno Gabriel Araújo e a professora Izabel Leite Aguiar Almeida, da Escola Municipal Clarice Morais, foram selecionados e participaram nos dias 28, 29 e 30 de outubro da semifinal do concurso. No dia 30, em cerimônia transmitida ao vivo no Portal Escrevendo o Futuro, aluno e professora, representando o município, receberam medalha de prata e um kindle (leitor de livro digital). Eles fizeram parte de um seleto grupo de 38 finalistas selecionados dentre 125 alunos semifinalistas de todos os estados do país. O aluno Gabriel Araújo levou a medalha de prata.



MG: Homens invadem escola e atiram em alunos

Foto: Reprodução l G1

Duas pessoas ficaram feridas na zona rural de Caraí (MG) após um tiroteio na Escola Estadual Orlando Tavares, localizada no distrito de Ponto do Marambaia, no Vale do Jequitinhonha. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, dois criminosos entraram no local e fizeram disparos. Ainda segundo a PM, não há mortos no local. Duas pessoas ficaram feridas, foram socorridas pelo Samu e encaminhadas para hospital em Padre Paraíso. Uma delas é um estudante da escola; já a outra a Polícia Militar não informou até a última atualização desta reportagem. Por telefone, a assessoria de comunicação do hospital informou que os dois adolescentes feridos estão estáveis. A polícia informou ainda que um dos autores foi preso e a arma que utilizava, uma garrucha antiga de dois canos, foi apreendida. Os militares fazem buscas para localizar o segundo suspeito. O G1 entrou em contato com a Escola Estadual Orlando Tavares, mas o diretor da instituição informou que apenas a Secretaria de Estado de Educação vai comentar sobre o caso. O G1 solicitou posicionamento para a Secretaria de Estado de Educação, mas até a última atualização da matéria não teve retorno.



Inscrições do vestibular da UNEB 2020 foram prorrogadas

Foto: Divulgação

Mais de 6 mil vagas foram disponibilizadas pela Uneb em toda a Bahia, para o primeiro semestre de 2020. As inscrições para o processo iniciaram no dia 15/10, através da Internet, com taxa no valor de R$ 100. Em Brumado a Universidade oferece vagas para os curso de Direito, Letras e a novidade desse ano que é o Curso de Bacharelado em Administração Pública, na modalidade EaD será ofertado no próprio Campus XX. Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) serão ofertados os cursos de licenciatura na modalidade EAD de Geografia, História e Matemática. Ainda dá tempo de se inscrever, pois o prazo que encerrariam no último dia 06, foi prorrogado para o próximo domingo (10), e as provas previstas para os dias 15 e 16 de dezembro. O Edital com todas as informações para o vestibular estão disponíveis no site (aqui).



Brumado: Queimadas provocadas por agricultores preocupam moradores da zona rural

Foto: Luciano Santos l 97News

Queimadas para plantio preocupam moradores da zona rural. Com as altas temperaturas registradas no fim do mês de outubro e no início do mês de novembro -- período que também se aproxima à época das chuvas --, deixa alguns moradores da região rural de Brumado com a atenção redobrada. Isso porque nesse período é comum o aumento de registros com queimadas nas propriedades rurais do município. Com as chuvas de fim de ano se aproximando, agricultores da cidade, aproveitam o forte calor para desbastar o solo. Mas o que poucos não sabem, esse também é o momento de maior risco para incêndios de grandes proporções, que se não forem controlados, podem causar prejuízos a flora e fauna da nossa região, o Sertão Produtivo. Buscando alertar esses pequenos agricultores, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Frederico Neves em entrevista ao 97NEWS, chamou a atenção dos moradores e classificou as queimadas praticadas pelos agricultores como uma orientação ancestral. "Por falta de orientação ou mesmo por de outras condições, eles acabam realizando queimadas nas suas áreas de matas nativas para o plantio. E essas queimadas, se ela não for de maneira correta, como preservar árvores de maior porte ou protegidas por lei, fazer aceiros que impeça que esse fogo se alastre para outras áreas e, além de tudo, ela causa um certo empobrecimento do solo, uma vez que toda aquela matéria orgânica que poderia ser incorporada ao solo foi queimada", destacou Neves. 

 

Foto: Luciano Santos l 97News

O conselheiro também esclareceu que com as novas tecnologias, existem maneiras de realizar o plantio, sem que haja as queimadas. "Procurar um profissional para orientar esse agricultor, pode leva-lo a realizar um manejo adequado e que não cause tanto prejuízo ao meio ambiente", atentou. Frederico ainda chamou a atenção para as punições quando se realiza queimadas de maneira irregular. "Se você fizer um desmatamento sem que haja uma autorização, você está fazendo da forma clandestina, e isso tem que ser avaliado, porque o novo código florestal determina como deve ser explorada as atividades em sua propriedade rural. Haja vista que hoje é obrigatório realizar o cadastro ambiental, e nele consta todo o mapa da propriedade servindo para delimitar qual seria a função de cada uma de suas áreas demarcadas", comenta o conselheiro do CDRS que ainda lembrou no qual 20% da propriedade rural, tem que ser destinada a área de preservação ambiental. "Além dos 20% da área de preservação, é obrigatório manter leitos de mananciais preservados, delimitando uma distância, a depender do manancial, para que a mata daquele local permaneça preservada", afirma Frederico Neves, conselheiro do CDRS de Brumado.

 



Brumado: 'Campeonato de Veteranos' arrecada mais de 1 tonelada de alimentos; instituições e famílias carentes receberam os donativos

Foto: Divulgação

"Amizade, confraternização, emoção e solidariedade!" Essas palavras foram ouvidas centenas de vezes durante a edição do 1º Campeonato de Veteranos de Brumado, quando atletas que já atuaram no futebol brumadense resolveram, ao invés de cobrar pelo ingresso, arrecadar alimentos na entrada do Estádio Gilberto Cardoso, o "Gilbertão". Os alimentos começaram a ser arrecadados a partir dos jogos da semi-final. Mais de 1 tonelada de alimentos foram doados pelos brumadenses que apoiaram e parabenizaram os organizadores pela iniciativa. Parte dos alimentos foram entregues para quatro instituições de Brumado, que são elas: Associação Luiza de Marilac, Associação São Sebastião, Associação Sociedade Espírita Albertino Marques e Casa de Apoio Colmeia. Além disso, os organizadores do campeonato, juntamente com representantes de clubes participantes, entregaram cestas básicas para algumas famílias carentes do município. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Para Nei Rocha e Didi dos Esporte, organizadores do evento, a ação foi um sucesso, e eles agradeceram a população por participar do ato de solidariedade aos mais carentes. "Ao fim de um evento maravilhoso que foi o Campeonato de Veteranos, onde vimos jogadores de Brumado se emocionando ao entrar em campo mais uma vez e, alem disso, poder ajudar instituições e famílias carentes não tem preço. Obrigado a todos", manifestou Nei Rocha. "Esse é um momento que nossos corações batem com mais emoção, ao ver famílias sorrindo assim que receberam uma cesta básica. Essas famílias vão poder se alimentar por mais alguns dias, como eu já havia falado antes, este Campeonato vai ficar na história do esporte brumadense", afirma Didi. 

 



Endócrino pediatra retorna atendimento na Clínica Mais Vida após licença maternidade

Foto: Divulgação

A especialista em endocrinologia pediátrica, Dra. Aruze Tanajura, retorna ao atendimento na Clínica Mais Vida após período de licença maternidade. Uma criança ou adolescente deverá ser avaliada pelo Endócrino Pediatra nos casos de baixa estatura, quando apresentarem persistentemente abaixo do padrão de altura familiar ou da curva de crescimento ou apresentarem velocidade de crescimento baixa. Como também, aquelas crianças ou adolescentes que tiverem crescimento acelerado, ficando muito mais altos em relação aos seus colegas de escola. Quando encontrar-se acima do peso ou em risco para obesidade ou quando apresentarem complicações, como níveis de colesterol ou triglicérides aumentados, alterações da glicemia (açúcar alto no sangue). Ou tão logo tiverem o diagnóstico de Diabetes. As crianças que apresentarem sinais de desenvolvimento da puberdade, como o crescimento das mamas ou dos testículos e aparecimento de pelos pubianos ou pelos nas axilas, acne, odor axilar, antes dos 8 anos em meninas ou antes dos 9 anos em meninos precisam ser avaliadas. Como também, aqueles adolescentes que não apresentarem o surgimento desses sinais de puberdade até os 13 anos nas meninas ou 14 anos nos meninos. Já com relação a tireoide, que é uma glândula que temos no pescoço e também, é outra situação para avaliação e acompanhamento. Assim, crianças ou adolescentes que apresentem hipoatividade, que é cansaço fácil, dificuldade no desempenho escolar, hiperatividade ou aumento do volume do pescoço, principalmente se tiverem casos na família de problemas de tireoide, devem ser avaliadas. Assim como os bebês que apresentem alterações no Teste do Pezinho, sugestivos de hipotireoidismo congênito (alteração do TSH - hormônio folículo estimulante da tireoide). Sobre as alterações dos ossos as principais situações são aquelas crianças ou adolescentes que tiverem história de fraturas frequentes ou deformidades ósseas e aquelas que fizerem uso crônico, contínuo, de corticoide. Ao menor sinal de algum desses sintomas procure o especialista. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

 



Rio de Contas: Incêndio volta a atingir vegetação após ser controlado; prefeito decreta situação de emergência

Foto: Reprodução l Corpo de Bombeiros

As chamas voltaram a atingir a região de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, após ser controlado por brigadistas, na noite de terça-feira (5). As chamas já atingiram uma área equivalente a aproximadamente 1800 campos de futebol. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os brigadistas perceberam que as chamas, que tinham sido controladas no início da noite de terça, tinham voltado a atingir a Serra das Almas por volta das 21h. Os brigadistas precisaram andar por cerca de três horas para chegar na área. O trabalho de combate às chamas durou até as 4h. A suspeita é de que as chamas tenham voltado por causa da alta temperatura registrada na região. Na quarta-feira (6), o município chegou a registrar 42° C e umidade de ar menor que 20%. O incêndio começou no dia 29 de outubro e já atingiu seis áreas florestais. Na Serra das Almas, existem nascentes importantes. Segundo os bombeiros, a área é de difícil acesso, o que dificulta o combate ao fogo. Os bombeiros e voluntários estão sendo levados ao terreno por helicóptero. Atualmente, 23 bombeiros atuam na região, com a colaboração de brigadistas de Seabra, Rio de Contas, Barra de Estiva e outras cidades. Em visita ao evento Agenda 2030 no município de Brumado, o prefeito de Rio de Contas, Cristiano Cardoso Azevedo (DEM), informou que o município decretou situação de emergência por conta do fogo. “A situação é catastrófica. O fogo tomou uma dimensão incontrolável. Temos apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Vivemos uma situação de alerta”, afirmou. Azevedo relatou ainda que o município não tem condições financeiras de arcar com os custo de manutenção e logística. “Nosso município não condição de manter todos os custos por um período tão grande como está sendo. Faço um apelo a todos os municípios e a todos os pequenos produtores para que tenham cuidado, principalmente nesse período de estiagem. A fauna e a flora estão totalmente comprometidas, além das nascentes”, lamentou.

 



Brumado: Desportistas da comunidade de Conceição cobram de presidente da Câmara 'promessas' de campanha; veja o vídeo

Foto: Reprodução l Vídeo

Esta semana começou a circular nas redes sociais, um vídeo em que desportistas da comunidade de Conceição, zona rural de Brumado, cobram do vereador e presidente da Câmara Municipal, Leonardo Vasconcelos possíveis promessas, que segundo eles, foram prometidas pelo atual vereador na última campanha. No vídeo, um dos representantes cobra de Vasconcelos a iluminação do campo, bolas e uniformes. "Você [vereador] chegou aqui e prometeu que se nós lhe apoiássemos você nos daria camisa, bolas, iluminados nosso campo, nós acreditamos em suas promessas e votamos em você, apoiamos você é no dia que ganhou nunca mais pisou os pés aqui", relata no vídeo. Em entreista a imprensa local, o presidente da Câmara negou as acusações e disse que "em 2016, me pediram a iluminação do referido campo. Falei que iria tentar conseguir junto ao setor de iluminação da prefeitura, porém, como estava se aproximando as eleições, um vereador na época, que inclusive acabou perdendo as eleições, saiu dizendo que eu estaria barganhando votos, foi quando falei que não iria arriscar tentar conseguir a obra. Inclusive, não houve em nenhum momento pedidos de votos para que o campo fosse iluminado", afirmou Léo Vasconcelos. Veja: