ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2016"

Brumado: Presos tentam nova fuga da 20ª Coorpin; Polícia age rápido e impede a ação

Um macaco hidráulico foi utilizado novamente em uma tentativa de fuga dos presos (Foto: 97NEWS)

No final da noite deste domingo (13), em pleno feriadão prolongado, os presos tentaram mais uma fuga do Setor de Carceragem da 20ª Coorpin de Brumado, mas, devido à rápida intervenção da Polícia a ação foi desarticulada. Segundo informações obtidas pela reportagem do 97NEWS, os presos já tinham arrebentado várias celas e estourado os cadeados e já estavam para romper uma viga com um macaco hidráulico, mas os investigadores perceberam a ação e acionaram a Polícia Militar que chegou rápido ao local e contornou a situação. O clima ainda é de tensão e uma rebelião não está descartada, já que os presos vêm se mostrando muito revoltados com a situação. Com a proximidade do final de ano, as tentativas de fugas, algumas vezes com sucesso, são comuns na 20ª Coorpin, o que deve acender ainda mais a luz de alerta das autoridades, já que bandidos considerados muito perigosos estão custodiados na carceragem. 



Seja um profissional de sucesso no Colégio Objetivo, o melhor curso do mercado, agora na melhor Escola

Foto: Divulgação

O Colégio Objetivo de Brumado, aposta no seu futuro e coloca a sua disposição os cursos técnicos em: enfermagem, radiologia, análises clinicas e eletromecânica. E agora com um novo curso, o de eletricista, melhor curso de capacitação livre do mercado, com aulas práticas no laboratório, apostilhas impressas, ferramentas grátis, e certificação no final do curso. E ainda, curso de atendente de farmácia. O aluno que fizer a matrícula até até o fim do mês de novembro, terá desconto de até 10%. Lembrando que todos os cursos têm convênio com a Educa Mais Brasil, Não percam esta oportunidade. E em 2017 teremos do maternal ao 3º do ensino médio. Matrículas abertas. Não fique de fora, garanta já a sua vaga. Informações (77) 3441-5645 ou 99982-8878, 99951-9214. Colégio Objetivo de Brumado, Rua José Soares de Souza, 163 (próximo ao Clube Social).



Casal morre abraçado na cama após levarem tiros na cabeça. Cena chocou até os policiais

(Foto: Ubatã Notícias)

Um casal identificado como Adeilton Amaral dos Santos, de 52 anos, e Lúcia Benedita dos Santos, de 56 anos, foi morto a tiros na Fazenda Maria Balbina, região da Usina de Funil, município de Ubaitaba. O crime ocorreu na madrugada deste domingo (13). Segundo informações de populares, dois indivíduos chegaram a pé à residência, arrombaram a porta e assassinou com três tiros o casal. Adeilton foi alvejado por dois tiros na cabeça e Lúcia foi alvejado com um tiro, também na região da cabeça. Os dois estavam abraçados na cama. A cena chocou até os policiais experientes. Após assassinar a dupla, os bandidos fugiram em direção ao rio. A PM informou que não foi roubado nada na residência, o que reforça a tese de execução. O casal não possuía passagem policial. A Polícia Civil de Ubaitaba investiga o crime. Com informações do Ubatã Notícias.



Copa Governador: fora de casa, Conquista bate o Jacobina e leva vantagem na final

(Foto: Bahia Notícias)

O Vitória da Conquista conseguiu um grande resultado diante do Jacobina na briga pelo título da Copa Governador do Estado da Bahia. Na tarde deste domingo (13), em pleno estádio José Rocha, em Jacobina, o Bode se impôs em campo e venceu a equipe da casa por 2 a 0, no primeiro jogo da final da competição estadual. Os gols da equipe treinada por Eduardo Bahia foram anotados por Carlos Magno e Dionísio. As duas equipes voltam a se encontrar para decidir a competição estadual no próximo domingo (20), às 16h, no estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista. Como tem melhor campanha na competição, o alviverde pode até perder pelo mesmo placar, que mesmo assim leva a taça.



A preço de ouro: Licitação no TJ-BA tem rolo de papel higiênico bem acima da média

(Foto: Ilustrativa)

Após a homologação do registro de preços para fatura de 3,2 mil pacotes de papel higiênico, com valor unitário de R$ 36,95 , o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) afirma, por meio de nota, que nas licitações adotam como referência os valores praticados pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia. “A ata de registro de preços - largamente utilizada por toda a Administração Pública - é utilizada para aquisição de determinados produtos com garantia de preço mínimo por um ano, sem alteração do valor unitário. Assim, como aconteceu na aquisição do papel higiênico, o Tribunal de Justiça garantiu por 365 dias o preço de R$36,95 por cada pacote com oito rolos de 300 metros cada. Este, frise-se, foi o menor preço entre as oito propostas recebidas no processo de licitação”, explica, destacando que o meio licitatório de registro de preço não obriga o Tribunal a utilizar o valor integral referente ao ano, mas apenas aquilo que considerar necessário. O comunicado diz ainda que o TJ tem a garantia da manutenção do preço durante um ano e poderá adquirir a quantidade que desejar, dentro do montante estimado de 3,2 pacotes. “O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia reitera que continuará pautando seus atos pelos princípios constitucionais que regem a Administração Pública, com especial respeito à transparência, para que a informação correta esteja sempre à disposição da imprensa livre, do cidadão e da sociedade em geral", conclui. 



BA-262: Dois jovens morrem em trágico acidente

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Um acidente ocorrido na BA-262, no trecho entre Anagé e Caraíbas, deixou dois mortos na noite deste sábado (13). Segundo informações do Blog do Anderson, os jovens Maurikson Luís Santos Quirino e Maraysa Sousa deixaram uma pessoa em Caraíbas e seguiam para Anagé em uma Nissan Sentra, quando o veículo se envolveu em uma colisão frontal. Os dois morreram no local. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista onde serão necropsiados. A Polícia Rodoviária Estadual registrou o acidente e apura as circunstâncias da colisão.



Salvador recebe Marcha do Empoderamento Crespo neste domingo (13)

Foto: Betto Jr./CORREIO)

Salvador recebe neste domingo (13) a segunda edição da Marcha do Empoderamento Crespo. O evento, que reuniu mais de três mil pessoas no Centro da cidade no ano passado, terá início às 14h, no Campo Grande. Os participantes irão caminhar até a Praça Castro Alves. Organizada sobretudo pelas redes sociais, a comissão de organização do evento reúne estudantes, militantes, acadêmicas/os e pessoas interessadas na temática, formando um grupo composto por nove mulheres negras e um homem negro. A Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador é um movimento político que tem como objetivo contribuir para a construção de um referencial de valorização do corpo negro e a reversão das representações negativas acerca do mesmo.A ideia é contribuir para a ressignificação política e mudança conceitual da estética negra. E foi através de um grupo de transição capilar numa rede social que as organizadoras se conheceram e resolveram se unir para criar a Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador.



Prima de suspeito morto em confronto confirma que bando planejava chacina

(Foto: Reprodução)

A Polícia Civil de Vitória da Conquista apresentou uma testemunha que confirmou a possibilidade de acontecer uma chacina na casa noturna do bairro Morada dos Pássaros 3. Taline Novais, prima de um dos envolvidos morto no confronto com policiais civis, na noite desta sexta-feira (11), e suspeita de participar do grupo criminoso, foi detida no instante que chegou ao local onde ocorreram as mortes. A jovem foi encaminhada para o Disep, onde prestou depoimento e confirmou o que foi apresentado pelos investigadores da Polícia Civil. O site Blitz Conquista divulgou que Taline declarou na delegacia que Bruno Silveira, Eliseu e Micael e outro não identificado iriam invadir a casa noturna com o objetivo de matar o proprietário, garçons, acompanhantes e quem mais estivesse no local. Segundo a Polícia, o crime seria retaliação a um traficante, que comercializa drogas no estabelecimento. Ele teria deixado de revender drogas fornecidas pela facção criminosa conhecida como BDN. Um funcionário e o dono do estabelecimento também foram ouvidos na delegacia e negaram ter conhecimento de comercialização de drogas na casa noturna.



Brumado: Diferentemente de outros locais, aparição do primeiro palhaço na cidade veio acompanhada de um assalto

O primeiro 'palhaço' que apareceu em Brumado é do mundo do crime (Fotomontagem: 97NEWS)

A frase “têm coisas que realmente só acontecem em Brumado” poderia ser utilizada mais uma vez para explicar uma nova situação que aconteceu na cidade, mais precisamente na Vila Presidente Vargas, onde, pela primeira vez foi constatada a aparição de um palhaço na noite da última quinta-feira (10). Diferente de outros locais onde essa onda da “palhaçada” se espalhou principalmente durante o Halloween, em Brumado o primeiro “palhaço” apareceu atrasado e, no caso em questão, resolveu associar a sua aparição a um ato criminoso, já que, com uma faca roubou um celular de uma jovem. Outros relatos de moradores apontam que ele teria atuado também na noite de ontem (11), o que está deixando muitos moradores, principalmente as mulheres e crianças, assustados, pois ele se mostra muito violento. A Polícia já está informada do caso e, caso o “truão” resolva aparecer novamente deverá ir para “atrás das grades” para fazer “palhaçadas” na carceragem da DP. 



Brumado: População na bronca com o atendimento no Hospital Magalhães Neto

A situação está ficando a cada dia mais complicada (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

A Saúde foi elencada como a prioridade máxima de atual gestão, inclusive tendo a reedição do compromisso feito nas eleições municipais, mas, o quadro atual não mostra um gráfico nada positivo, inclusive com tendência de piorar ainda mais. Vale ressaltar que foi prometida e assegura a tão sonhada UTI, mas a situação atual projeta incertezas, já que algumas situações começam a se tornar alvo de severas críticas por parte da população. O ponto nevrálgico desta situação é justamente o Hospital Magalhães Neto, que virou cenário de revolta dos brumadenses que começam a mostrar a forte insatisfação. Outro motivo que corrobora para o agravamento da crise é que vários profissionais da área de saúde estão sendo exonerados dos seus cargos, já que a atual administração, no intuito de evitar a reprovação das contas, iniciou um processo de demissões em massa, que já foi até apelido de "Vassourão". A reportagem do 97NEWS esteve nesta sexta-feira no HMPMN para constatar a veracidade ou não das reclamações e ficou patente que o quadro é desolador como pode ser verificado no vídeo abaixo feito pelo repórter Marcos Paulo: 



Conquista: Polícia desarticula ação de grupo criminoso que pretendia realizar a maior chacina da história

(Foto: Whatsapp 97NEWS)

Quatro suspeitos morreram durante confronto com a Polícia Civil de Vitória da Conquista, na noite dessa sexta-feira (11). A ação da polícia ocorreu no momento em que os suspeitos se preparavam para entrar em confronto com um grupo rival. Após investigação, policiais descobriram que criminosos do tráfico de drogas estavam planejando executar um grupo rival dentro de uma casa noturna no bairro Morada dos Pássaros 3. A polícia conseguiu interceptar os criminosos antes que a tragédia acontecesse. Quatro homens foram baleados na troca de tiros com a polícia. Eles foram socorridos e levados para a emergência do Hospital de Base, mas não resistiram e morreram antes de chegar a unidade de saúde. Ainda durante a ação, uma mulher foi presa durante a ação policial. Ela é suspeita de ter envolvimento com os bandidos mortos. A identidade dos criminosos ainda não foi revelada. Também nessa sexta, outras três mortes foram registradas no município. Por volta das 8h30, no bairro Jurema, Tacharles Paiva Gonçalves, de 22 anos, foi atingido por três disparos de arma fogo na porta de casa. Ele teria sido abordado por dois homens que estavam em um veiculo não identificado. A vítima tentou correr, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As outras duas mortes ocorreram na Rua Tom Jobim, bairro Kadija, durante uma abordagem da Rondesp. Os policiais de duas guarnições foram recebidos à bala quando entravam em uma residência do bairro. Caique Alves de Souza e Wagner Cordeiro Dias acabaram morrendo a caminho do Hospital de Base. A polícia informou que os dois jovens tinham antecedentes policiais. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibres 38 com sete munições deflagradas.



Ibicoara: Andarilho mata com golpes de facão uma idosa de 80 anos

O corpo da idosa ficou caído na estrada (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um crime bárbaro deixou os moradores da Fazenda Encantada, que fica no pequeno Povoado de Cerqueira, próximo ao Distrito de Cascavel (Ibicoara), totalmente chocados, já que uma idosa de 80 anos, identificada como Janina da Silva Aguiar, foi morta de forma cruel por um andarilho que ela abrigou em sua residência. Segundo relatos dos moradores, a idosa era conhecida por sua generosidade, a qual foi a porta de entrada para o andarilho, mas, o mesmo se mostrou muito agressivo e os familiares da vítima deram ordens para ele se retirar da casa. Na tarde de ontem (10), a idosa e o andarilho vinham caminhando na estrada, quando, de repente, o andarilho, não se sabe ainda por qual motivo, desferiu, de forma contundente, três golpes de facão na vítima indefesa, que acabou morrendo instantaneamente. A Polícia chegou rápido e prendeu o andarilho em flagrante, com a arma do crime ainda em sua mão manchada de sangue. O corpo da idoso foi levado para o IML de Brumado, onde passou pelo procedimento de necropsia. A identidade do andarilho não foi revelada e ele irá responder provavelmente por homicídio qualificado.

 



Brumado: SEAV convida a população brumadense para participarem da inauguração da sede própria

Foto: Divulgação

A SEAV - Sociedade Espírita Albino Viana convida a população brumadense em geral para a inauguração de sua sede própria, que acontecerá no dia 18 de novembro, às 19h, em Brumado. A sede fica localizada na Avenida Idália de Souza Ribeiro, 164, no Bairro Cidade das Esmeraldas. Durante a inauguração serão realizadas palestras com a professora Evanilda Mascarenhas e com a advogada e presidente da Casa de Oração Tereza D’Ávila, Drª Sônia Dória. 



UNEB: Ocupação segue firme com os estudantes de Brumado e região

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Já são quatro dias de ocupação no campus da UNEB - Universidade do Estado da Bahia de Brumado. A ocupação segue o ritmo das manifestações do país, em que vários estudantes ocupam instituições de ensino em protesto contra a PEC 241 que agora é PEC 55. Em Brumado os estudantes dos cursos de, Direito e Letras dormem, realizam palestras e discutem novas formas de se manifestação. Segundo apurou a reportagem do 97NEWS, alguns estudantes que não aderiram ao movimento, já questionam, dizendo que a ocupação irá prejudicar o fim do semestre. Os que aderiram ao movimento defende que, "nosso movimento visa atender a demanda da educação para todos os semestres e para as futuras turmas". Lembrando que a PEC 55 prevê o congelamento nos gastos públicos, como os investimentos em saúde, educação e segurança. Sendo assim os recursos só serão aplicados conforme a inflação anual do país.



Gil Gomes comemora retorno a TV após 10 anos fora do ar

Foto: Divulgação

Após uma década afastado de suas atividades profissionais, o jornalista Gil Gomes anunciou seu retorno à televisão. Famoso por suas reportagens policiais, Gil Gomes é o novo apresentador da TV Ultrafarma. Fora do ar desde 2005, devido a problemas de saúde, ele celebrou o retorno falando da paixão pela sua profissão. “Estou muito feliz em voltar para TV, comunicar é o que eu sei fazer de melhor. Eu voltei, após tanto tempo longe, só tenho uma coisa pra dizer: Eu voltei!”, comemorou Gomes ao informar a novidade. Gil Gomes se destacou como repórter policial no rádio e na televisão, tendo ficado bastante popular graças a linguagem utilizada em suas reportagens e também por seus estilos personalizados de voz, de gestos e de se vestir. Sua estreia e formato de atração que irá comandar ainda não foram informados. 



Malhada de Pedras: ASFAB e CMPCB fazem entrega de trator com equipamentos agrícolas para o MPA

Foto: Divulgação

Aconteceu no dia 06 de novembro na comunidade do Jatobá, distrito de Malhada de Pedra, a entrega de um trator com os equipamentos agrícolas pela ASFAB - Associação dos Agricultores Familiares Camponeses da Bahia e a CMPCB - Cooperativa Mista de Produção e Comercialização da Bahia, para o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Também foi inaugurado o Centro de Formação Osvaldo Ferreira Neto na comunidade, onde contou com as presenças dos representantes dos movimentos dos seis grupos de bases do município, representantes estaduais, lideranças políticas e a ASFAB. Para Gilfredo, presidente da cooperativa, esse momento fortalece os agricultores, e dar condições para que eles possam desenvolver a agricultura familiar com mais produção de alimentos no município, através da mecanização agrícola. "A nossa caminhada cada dia que passa vem melhorando a nossa vida no campo, mais uma conquista agora com o nosso centro e o trator que recebemos", destacou o senhor Nelson, agricultor e coordenador do grupo de base da comunidade do Jatobá. Para Evanio Oliveira, coordenador estadual do MPA, "essa e uma conquista de todos os agricultores do movimento que nunca desistiram de buscar seus direitos de forma organizada, fruto de muita luta como sempre fizemos para garantir que os benefícios as políticas públicas e os programas sociais e investimentos do nosso governo, chegue para os agricultores, ofertando uma melhor qualidade de vida. Participar desse momento da inauguração da sede do MPA, da entrega dessa mecanização agrícola nos deixa muito feliz e sabermos que estamos contribuindo para o desenvolvimento rural do município de Malhada de Pedras. A agricultura familiar que corresponde em mais de 80% dos alimentos que vão para as mesas dos brasileiros, não existe desenvolvimento econômico se não pensarmos no desenvolvimento rural", destacou Márcio, coordenador de projetos da ASFAB. ASCOM - ASFAB

Foto: Divulgação


Brumado: Menor armado foge da Polícia, mas acaba sendo autuado após pular muro de residência no Bairro Malhada Branca

O menor precisou de atendimento médico, sendo logo liberado (Fotos: 97NEWS)

Durante uma ronda feita pela Polícia Militar no Bairro Malhada Branca na noite desta quinta-feira (10) foi avistado um jovem em atitude suspeita, o qual, ao ver a viatura começou a correr. Diante disso os policiais iniciaram uma perseguição. O perseguido pulou o muro de uma residência, mas os policiais o avistaram e adentraram no local, quando ele, munido de uma arma de fogo esboçou atirar, o que obrigou que os militares disparassem um tiro de advertência, o qual raspou a parte superior das pernas do adolescente, que, imediatamente se entregou, assim como a arma que estava com ele, uma pistola garrucha calibre 22. Ele foi levado para atendimento médico no HMPMN e recebeu alta na manhã de hoje (11). A pistola ficou apreendida na DP e o adolescente, que foi liberado pela presença do seu avô, poderá receber medidas sociais por estar portando arma de fogo de forma ilegal. 



Conquista: Será realizada dia 17 de Novembro a solenidade de formatura do Curso Especial de Formação de Sargentos

Foto: Divulgação/PM

Dia 17 de Novembro, próxima quinta-feira, as 10 horas, a Polícia Militar da Bahia realizará, no 9º Batalhão de Polícia Militar, no município de Vitória da Conquista, a solenidade de formatura do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS 2016.3). O curso contemplará policiais Militares das regiões de, Vitória da Conquista, Brumado e região. A 34ª CIPM de Brumado reberá os sargentos: Valfredo Raimundo Silva, Jeová Ramos Azevedo, Raimundo Francisco dos Reis, Paulo Sérgio Ribeiro, Filmadelcino Amorim Malheiro e Edvaldo Oliveira. A cerimônia será presidida pelo Te. Cel. PM Wilson Teixeira dos Santos, Comandante do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, e contará com a presença de autoridades e familiares dos formandos. 



‘Os ratos, as cobras e a imundície tomaram conta de tudo’, protestam os usuários da UBS do Dr. Juracy

A situação de abandono fica bem clara nas imagens (Fotos: Carlos Silva | 97NEWS)

Os finais de mandatos das administrações municipais sempre vêm acompanhado de reclamações da população, que muitas vezes fica desassistida em prol da ânsia da prestação de contas que acaba sendo a prioridade das prioridades. Em Brumado isso não é diferente e algumas situações de insatisfação popular começam a aparecer. Uma delas que foi passada à redação do 97NEWS tem como local a UBS – Unidade Básica de Saúde Paulo Vargas, que fica no Bairro Dr. Juracy. Segundo os usuários a situação extrapolou os limites da tolerância, pois, o mato, as cobras e os ratos estão tomando conta de tudo. De acordo com uma agente de saúde da unidade, já foram encaminhados vários ofícios à Secretaria Municipal de Infraestrutura, mas nada foi feito até o momento. Enquanto isso os usuários têm que ficar expostos a sujeira e até aos riscos de verem seus filhos pequenos picados por insetos e até por animais peçonhentos, pois o movimento de pessoas no local é muito grande e não têm como todos serem acomodados na parte interna da unidade. Eles exigem providências já. 



Nota da Embasa ao site 97 News

Foto: Divulgação

A Embasa esclarece que, em relação a matéria, "Moradores da Lagoa Funda indignados com a qualidade da água distribuída pela Embasa", um problema operacional pontual provocou ligeira alteração na cor da água em pontos isolados da rede de distribuição de água que atende a localidade de Lagoa Funda, em Brumado. Imediatamente após a solicitação de moradores, uma equipe de técnicos esteve na localidade e realizou o procedimento padrão de descargas na rede. Na segunda-feira dia 07 de Novembro, a equipe voltou à localidade e constatou a normalidade na água fornecida. A Embasa ressalta que a água fornecida na cidade é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atendem aos parâmetros de potabilidade estabelecidos na Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, que determina os índices de cor, turbidez, cloro residual e bacteriológico. Por fim, orienta que, em caso de observação de alguma alteração nas características da água distribuída, os moradores devem fazer o contato pelo 0800-0555195, pelo telefone 3441-3991 ou no escritório da Embasa em Brumado para registrar solicitações.