ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2016"

Brumado: Esgoto invade casas dos Brisas I e II; moradores afirmam estarem vivendo um ‘filme de terror’

A situação é bem crítica e nenhuma solução foi apresentada até agora (Fotos: Lucaino Santos/97NEWS)

Um verdadeiro terror, é desta forma que inúmeras famílias do Conjunto Residencial Brisas I e II afirmam ter se transformado suas vidas após o início das chuvas, já que as mesmas trouxeram um “rio de lama” que invadiu as residências, provocando muito tristeza e desolação, já que muitos afirmam que o sonho da casa própria se tornou em um grande pesadelo. Em contato com a redação do 97NEWS, eles colocaram a culpa nos construtores da obra que fizeram uma verdadeira insanidade ao fazer a junção do esgoto com a rede pluvial. “Foi só vir as primeiras chuvas que a rede estourou e invadiu as nossas casas trazendo muito desgosto e frustração”, relataram e ainda fizeram questão de disparar que “nós temos pago as nossas parcelas, então que seja o Estado, a União ou até o Município, mas que o problema seja resolvido, pois se isso não acontecer fomos vítimas de um golpe e de uma grande enganação”. Algumas das residências tiveram que ser evacuadas já que não havia condições de moradia. Nenhuma solução foi apresentada até o momento. 

Fotos: Lucaino Santos/97NEWS


Mundo: Faisão da China faz sucesso na web após eleição de Trump

Foto: Hangzhou

Um faisão dourado de um zoológico em Hangzhou, na província de Zhejiang, na China, tem feito sucesso na web após a eleição do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Suas penas douradas assemelham-se ao penteado do presidente de acordo com relatos dos meios de comunicação locais. O jornal americano “The Washington Post” afirmou que um jornalista Hangzhou foi quem divulgou a foto do animal de 5 anos, conhecido como “Little Red”, por causa de suas penas vermelhas. A imagem logo viralizou nas redes sociais chinesas. O cuidador da ave, que trabalha no Hangzhou Safari Park, foi entrevistado pelo jornal “Daily Mail”. "Eu não tinha notado a semelhança porque eu não tinha prestado especial atenção ao penteado do faisão. Mas depois que Trump foi eleito, eu comecei a ver mais fotos dele e eu acho que o faisão parece um pouco com ele”, afirmou o homem identificado apenas pelo sobrenome Gao. A expectativa é que o zoológico receba mais turistas após a divulgação da foto da ave. Os faisões de ouro são aves nativas de áreas de montanha da China e são uma espécie protegida no país, segundo o New York Daily. Contrariando pesquisas e previsões, Trump derrotou a democrata Hillary Clinton na votação de 8 de novembro. O republicano, que tomará posse em 20 de janeiro, será o  o 45º presidente dos Estados Unidos.



Até quando o filme vai se repetir?: Chuvas fazem o buraco na Ladeira do Cinema voltar à cena urbana

O buraco aparece todos os anos e o dinheiro que já foi gasto para a recuperação já teria dado para asfaltar a rua toda (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Parece brincadeira, mas é a pura verdade a situação que envolve o mesmo buraco, que há mais de uma década, aparece na Rua Oflávio Torres, conhecida como "Ladeira do Cinema" e causa transtornos imensos aos motoristas e também grandes prejuízos aos cofres públicos, já que todo o dinheiro aplicado até agora daria para asfaltar várias vias públicas. O buraco voltou à cena com as chuvas e olha que as precipitações ainda foram fracas, mas com a previsão de chuvas mais torrenciais, ele poderá se tornar ainda maior e virar uma verdadeira cratera, pois as obras de recuperação não irão poder ser feitas antes de estiar o tempo. Ele aparece no mesmo momento em que uma cratera de grandes proporções, com 14 metros de profundidade, apareceu na avenida principal de Fukuoka no Japão, mas muito diferentemente daqui onde o problema continua, na “Terra do Sol Nascente” o problema que era muito mais complexo foi resolvido em apenas uma semana. O descaso das autoridades municipais nos últimos anos com a questão da malha viária na cidade é gritante, pois gastasse todos os anos milhões de reais para recuperar as vias públicas destruídas pelas chuvas e o problema persiste. Não se tem dados oficiais, mas o que já foi gasto até agora nos últimos dez anos com a recuperação das ruas e avenidas em Brumado daria para se ter construído o sistema de esgotamento sanitário, que ainda está longe de ser efetivado. Então fica a pergunta no ar: Até quando o filme vai se repetir?, até quando os brumadenses irão ter que conviver com essa situação aviltante que comprova o atraso e “desprogresso” do município, que gasta milhões para recuperar ruas a paralelepípedos quando deveria ter, no mínimo, toda a região central da cidade asfaltada. O vilão da história seria o esgotamento sanitário que parece ainda mais distante, então, pelo visto muitos verões ainda virão sobre Brumado e as ruas continuarão sendo destruídas pelas chuvas e recuperadas com o suor do povo que paga seus impostos para ver o desenvolvimento do município, mas o que se vê é uma situação de descaso e de gestões incapazes de resolver a problemática. O quadro virou motivo de chacota nas redes sociais, onde os brumadenses protestam em forma de comédia dizendo “aqui não é o Japão” (foto abaixo).

(Fotomontagem: 97NEWS)


Brumado: Computadores e todo sistema de logística está sendo instalado na parte final da implantação do Cicom

Os técnicos já estão instalando os computadores e a rede que será integrada (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As obras de construção do Centro Integrado de Comunicação - Cicom já estão em fase final de conclusão, tendo nesta última etapa a instalação logística dos equipamentos que serão todos integrados. A previsão é de que a unidade brumadense possa ser inaugurada até o final do ano de 2016. Com a unidade em atividade haverá a união das ações operacionais entre as polícias civil, militar e especializadas, na busca de potencializar a oferta de segurança. Com o centro também as fugas serão muito dificultadas, pois o sistema de monitoramento será um dos mais modernos da região, com interligação inclusive à UPA e a outros órgãos governamentais, o que dará uma grande dimensão ao setor. 



Detentos prometem estuprar até a morte homem que ejaculou no rosto de criança

Horas após a prisão, o suspeito precisou ser isolado, pois outros detentos ameaçaram estuprá-lo até a morte por conta da barbaridade. Sua transferência já foi solicitada (Foto: Reprodução)

O delelegado de polícia Willian Telles, da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, concluiu na manhã deste sábado (12), a lavratura de um auto em flagrante delito. O suspeito é  um jovem de 23 anos, por crime de estupro de vulnerável com base no Artigo 2017-A do Código Penal Brasileiro. Cleovane Rodrigues dos Santos, servente de pedreiro e residente no bairro Liberdade, na zona sul da cidade – foi preso em flagrante delito na Rua Júlio Coelho, no bairro Arco Verde, na zona leste da cidade. Preso após ter tentado agarrar a sua cunhada (esposa do seu irmão) que ao fugir, ele teria perpetrado a violência sexual contra a filha da sua cunhada e enteada do seu irmão. Ele teria sido pego em cima de uma criança de 5 anos, na qual já havia ejaculado no seu rosto e preso naquele momento, por volta das 22h da última quinta-feira (10), por policias militares do PETO – Pelotão Tático Operacional da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas. Horas após a prisão, o suspeito precisou ser isolado, pois outros detentos ameaçaram estuprá-lo até a morte por conta da barbaridade. Sua transferência já foi solicitada.



Brumado: Rio das Contas para de correr e moradores ficam muito preocupados

O rio está praticamente seco e a situação é considerada muito preocupante pelos moradores (Foto: 97NEWS)

A estiagem desse ano de 2016 foi uma das mais severas dos últimos anos, deixando o município de Brumado praticamente 10 meses sem chuvas torrenciais, o que, inevitavelmente, provocou a queda dos reservatórios, sendo que o principal deles, a Barragem de Cristalândia, que também serve outros municípios da região, já está tendo a sua capacidade de armazenamento bem prejudicada. A prova disso que é já há cerca de um mês, as comportas foram fechadas e o rio que fica a jusante da barragem já está praticamente seco. O relato foi feito pelos próprios moradores de Cristalândia que enviaram fotos comprovando a gravidade da situação. Segundo eles os animais já estão começando a morrer dentro do rio (foto abaixo), já que ficam atolados na lama em sua busca desesperada por água. Alguns ribeirinhos não se atendo para a gravidade da situação, lavam roupas na pouca água que sobrou a qual vai serve várias comunidades da região. A boa notícia é que as chuvas começaram a cair e a previsão e de mais precipitações pluviométricas para os próximos dias. Agora o ponto principal é que as chuvas caiam na região de Piatã, onde fica a cabeceira do Rio das Contas, pois, assim sendo, a Barragem de Cristalândia poderá ter a volta da normalidade em seu reservatório. 

(Foto: 97NEWS)


Itabuna: Garoto atingido por bala perdida morre em hospital

Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

O garoto de 11 anos vítima de bala perdida em Itabuna, no Sul baiano, (ver aqui) faleceu na noite desta terça-feira (15). Davi Santos Lima estava internado em coma induzido no Hospital de Base de Itabuna. Por conta do caso, moradores fizeram um protesto e bloquearam a Rua Senhor dos Passos, no bairro Corbiniano Freire, onde a vítima foi atingida. Segundo a TV Santa Cruz, o menor foi socorrido por vizinhos para a unidade de saúde após ser atingido na cabeça por uma bala perdida na manhã desta terça. O menino aguardava ser transferido para um hospital com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.  Testemunhas relataram que o garoto teria sido baleado após ouvir tiros e ir até a porta da casa onde morava para olhar o que ocorria. Os disparos teriam surgido de uma briga entre traficantes. Ainda segundo a emissora, o garoto morava com o pai, que tinha saído para trabalhar quando o fato ocorreu.



Jovem casal morre fazendo sexo dentro do carro, na garagem de casa, saiba como

(Fotos: Reprodução)

A morte de um casal na Rússia chamou a atenção de pessoas em todo o mundo. Artem S., 18 anos, e Anna D., 20, foram encontrados dentro de um carro. Os dois estavam fazendo sexo com o carro ligado para manter o ambiente aquecido, já que nesta época do ano são comuns temperaturas negativas na região de Ufa, República do Bashkortostan. A polícia local contou que os corpos foram encontrados nus e abraçados dentro do veículo pela família do garoto de 18 anos que acharam estranho a demora do casal que havia saído para um caminhar e iniciaram as buscas. A morte teria sido causada por uma intoxicação provocada pela liberação do monóxido de carbono, durante a queima do combustível.



Japão: Cratera de 30 metros aberta no centro é consertada em uma semana

Foto: Jiji Press/AFP

A cratera de 30 metros aberta na última terça-feira (8) em Fukuoka, cidade do Japão, foi consertada em uma semana. O buraco com 14 metros de profundidade surgiu inesperadamente no cruzamento da principal avenida da cidade e já apareceu consertado nesta terça (15). A obra de recuperação foi iniciada logo após abertura da cratera, quando houve a evacuação de edifícios vizinhos. Toda a infraestrutura de água e esgoto, gás e cabeamento de energia foi recuperada até o dia 13. Em apenas dois dias o buraco foi preenchido, o asfalto foi refeito e a sinalização, instalada. Apesar do curto espaço de tempo, as obras atrasaram por causa da chuva. O prefeito da cidade, Soichiro Takashima, afirmou que a área afetada é agora 30 vezes mais forte do que antes e que um painel de especialistas foi montado para investigar as causas do acidente. De acordo com a imprensa local, a construção da extensão de uma linha do metrô na região pode explicar a abertura da cratera.



Brumado: Previsão de chuvas para os próximos dias anima o sertanejo

Foto: Luciano Santos/97News

Com o tempo seco e muito quente nos últimos meses em Brumado, os agricultores e criadores estão animados com as previsões para esta semana, onde, numa linguagem popular, aparece “uma luz no fim do túnel para as áreas secas do município”, não apenas na zona rural, como também na cidade. A previsão do tempo indicam mais pancadas de chuvas, de hoje, dia 15, até quinta-feira, dia 17 de Novembro, conforme o site seagri.ba.gov.br. Segundo o site, as chuvas no sertão do Nordeste normalmente não acumulam grandes volumes, e esse ano choveu muito pouco. O forte calor deu lugar a temperaturas mais amenas, e a semana segue chuvosa durante o dia e a noite com temperaturas variando, entre 22°C e 24°C.



Bahia: 141 mil beneficiários do Bolsa Família terão cadastro revisado

Foto: Luciano Santos/97News

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que seja feita a revisão de 141.481 cadastros do Bolsa Família na Bahia. Um projeto do MPF intitulado “Raio-X Bolsa Família” aponta que estes beneficiários receberam irregularmente mais de R$ 536 milhões do programa. A investigação sugere que empresários, servidores públicos e estelionatários usaram dados de pessoas falecidas para receber o dinheiro. Entre as cidades baianas com mais casos suspeitos de irregularidade estão São Francisco do Conde, Tremedal, Ipecaetá, Gongogi e Itaju do Colônia. Para o MPF, a Bahia foi estado que mais repassou recursos para beneficiários suspeitos. Entre 2013 e maio de 2016 o prejuízo com as irregularidades somaria mais de R$ 3,3 bilhões. O estado foi o que teve mais cartões do Bolsa Família bloqueados e o segundo em benefícios cancelados, depois que o governo federal identificou rendas superiores às exigidas no programa. Em todo país, foram expedidas recomendações para que 4.703 prefeituras realizem visitas domiciliares aos beneficiários suspeitos.

 



Justiça decreta prisão preventiva do suspeito de matar sobrinha-neta de Sarney

Foto: Reprodução / TV Mirante

A Justiça do Maranhão decretou nesta segunda-feira (14) a prisão preventiva do suspeito de matar a sobrinha-neta do ex-presidente José Sarney (entenda aqui), Mariana Costa. Lucas Leite Ribeiro Porto está preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Durante audiência de custódia, a defesa do cunhado da vítima tentou relaxamento da prisão em flagrante, alegando que não foram anexadas aos autos as imagens do circuito de TV do condomínio onde morava Mariana. As imagens mostram Lucas Porto descendo do nono andar pelas escadas, com aparência de quem está transtornado. "O autuado em seu interrogatório na Delegacia de Polícia confirmou que estivera no apartamento, local onde ocorreu o crime, e lá permaneceu por cerca de 30 minutos", destacou a juíza Andrea Maia, da Central de Inquéritos depois da alegação do advogado de Porto. No entendimento da magistrada,  havia a possibilidade de o suspeito, sendo parente das testemunhas, intimidá-las e atrapalhar a instrução processual. 



Cenas fortes: Mulher é executada enquanto bebia cerveja com amigos em Feira de Santana

(Foto: Boca de Zero Nove)

Subiu para oito o número de homicídios registrados pela polícia neste final de semana em Feira de Santana. A Polícia Civil em Feira de Santana, através do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) registrou na noite do último domingo (13) um crime de homicídio contra Tatiane França, 26, que residia no conjunto George Américo. A vítima estava entre amigos, em um bar, na expansão do bairro Feira IX, quando foi vítima de dois tiros na cabeça e faleceu na hora. Não houve outras vítimas em decorrência dos tiros. O suspeito é considerado foragido da Polícia. O levantamento cadavérico foi realizado por investigadores do DHPP e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), para onde o corpo seguiu para os exames legais. Cidade registrou 8 municípios apenas neste final de semana. Em 2016 já foram assassinadas 311 pessoas. 



Tanhaçu: Dupla rende funcionário e foge de delegacia

Foto: Reprodução / TV Bahia

Dois presos da Delegacia de Tanhaçu, no sudoeste do estado, fugiram na tarde desta segunda-feira (14) da unidade. Segundo informações do portal G1 Bahia, os dois homens, um de 38 e outro de 25, renderam um funcionário da delegacia no momento em que os detentos estavam sendo recolhidos para as celas. A dupla estava presa por suspeita de roubo. Nenhum deles foi recapturado.



Brumado: 18ª Ciretran e Polícia Militar realizam blitz educativa em ruas da cidade

Foto: Luciano Santos/97News

Durante todo este mês de novembro a 18ª Ciretran com o apoio da Polícia Militar vem realizando blitz educativa em Brumado. Os órgãos vêm observando que os condutores não estão respeitando sinalizações na cidade como: preferencias nas rotatórias, faixas de pedestres e dirigindo na contramão. A atenção maior está sendo em alguns motociclistas, que em várias vezes são flagrados cometendo infração. A blitz tem o foco educativo, orientando esses infratores a manterem a conduta correta ao avistarem as sinalizações. Na blitz, vários veículos foram recolhidos ao pátio da 34ª CIPM - Companhia Independente de Polícia Militar por estarem com a documentação irregular. De acordo com o coordenador do Ciretran de Brumado, novas blitz vão ser realizadas.

Foto: Luciano Santos/97News


Brumado: 12º Batizado de Capoeira e Show Folclórico do Grupo Topázio acontecerá nos dias 19 e 20

Foto: Divulgação

Evento Esportivo e Cultural contará com a participação de capoeiristas de diversas cidades da Bahia. E a abertura será dia 19, na Praça Coronel Zeca Leite a partir das 18h30, com oficinas de capoeira oferecidas por mestres e professores de Salvador. Dia 20 em comemoração ao dia da consciência negra a partir das 8h30 na AABB, haverá show folclóricos com apresentações e manifestações de raízes africanas, e finalizando com o batizado e troca de cordas. Venham prestigiar nossa cultura. Ascom-Topázio



Brumado: Ronda Rural está funcionando, motocicleta com alterações foi apreendida pela Polícia Militar

Foto: Divulgação/PM

O clamor dos moradores da zona rural vem sendo atendida, e para mostrar que está funcionando, a Polícia Militar e a "Ronda Rural", apreendeu neste sábado (11) uma motocicleta com placa adulterada na região de Arrecife, zona rural de Brumado. Foi constatado irregularidades em uma motocicleta CG Titan, de cor vermelha. A placa da motocicleta não tinha os números de identificação, apenas as letras CHG. Outra alteração, foi a numeração do chassi que estava suprimida. O condutor foi levado para a 20ª Coorpin juntamente com a motocicleta para averiguação. 



Após denúncia do 97NEWS, Loteamento próximo da Fazenda Santa Inês foi embargado pela Prefeitura de Brumado

O Loteamento já estava ganhando forma (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A denúncia feita pelo 97NEWS no último dia 07 de novembro (clique) sobre a ilegalidade de um Loteamento que estaria sendo construído em terra da União acabaram surtindo efeito, já que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que a princípio se manteve distante do caso, resolveu embargar a obra e ainda por cima acionar o Ministério Público Federal. A situação ganhou uma dimensão muito grande, ainda mais que a possibilidade de um crime ambiental foi praticamente comprovada, já que os responsáveis pela obra são acusados de terem derrubado inúmeros pés de umbuzeiro, que é uma árvore nativa protegida por Lei. A reportagem do 97NEWS esteve novamente no local e verificou que os empreendimentos já estavam avançados, e a passos largos, com meios-fios, construções de casas e até uma oficina funcionando. Outra situação constatada, é que segundo informações passadas a nossa redação, a água usada nas residências e nas plantações, seriam da rede de água da Embasa, ou seja, a mesma configuraria o famoso "gato" de água, como pode ser visto nas fotos abaixo.



Lojas de Atendimento e Rede Coelba Serviços não funcionam terça-feira (15)

Foto: Arquivo/97news

Em função do feriado de 15 de Novembro, as Lojas de Atendimento da Coelba e rede credenciada Coelba Serviços de todo o estado não funcionarão terça-feira, dia 15. As atividades ocorrerão normalmente hoje, dia 14, e serão retomadas na quarta-feira, dia 16. Em caso de dúvidas ou solicitações, os clientes da Coelba têm à disposição a Central de Teleatendimento 0800 071 0800, além do site www.coelba.com.br. A concessionária ressalta que as turmas de operação e o atendimento às solicitações relacionadas ao fornecimento de energia estarão funcionando normalmente neste período. Ascom-Coelba



Maior superlua em quase 70 anos será vista hoje (14)

Foto: Reuters

A moeda ainda era o cruzeiro, o presidente, Eurico Gaspar Dutra e os televisores não existiam no País na última vez em que a lua esteve tão perto da Terra. Na noite de hoje, 14/11, o satélite vai estar à menor distância do planeta desde 1948, cerca de 355 mil quilômetros, o que faz do fenômeno uma super-superlua. O intervalo médio entre o satélite e a Terra é de aproximadamente 384 mil quilômetros. A diferença entre as duas posições lunares daria para percorrer o Brasil quase sete vezes, de norte a sul. A superlua ocorre quando a lua cheia ou nova atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita mensal. A trajetória da Lua é elíptica e, como ela não faz um círculo perfeito ao redor da Terra, existem datas em que o satélite está mais próximo ou distante do planeta. A superlua é um fenômeno comum, que ocorre em média seis vezes por ano. Em 2016, são três consecutivas, a primeira foi dia 16 de outubro, a segunda é hoje, 14 de novembro e a terceira será dia 14 de dezembro.