ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Brumado: Homem com mandado de prisão em aberto recebe PM a tiros e fica ferido

Homem é preso por abusar das filhas de 11 e 15 anos em Santo Antônio de Jesus

Clínica Mais Vida amplia quadro de especialista em psiquiatria renovando parceria com Dr. Renato Franco

Brasil: Oposição investiga repasse de dinheiro federal para laboratórios produzirem hidroxicloroquina

Com vaga nas oitavas de final, Juazeirense já garante mais de R$ 5 milhões em premiação

Jaguaquara: Durante discussão, filha joga água fervente em mãe

Vereador Beto Bonelly parabeniza Brumado pelos 144 anos

Brumado: Município registra 20 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2016"

Imediatamente após matéria do 97NEWS, prefeitura manda reparar esgoto estourado em frente agência do BB

Após menos de 24 horas da denúncia, o esgoto estourado foi reparado (Foto: 97NEWS)

A força da mídia, que reflete os anseios da população, para muitos, ainda é uma esperança de mudança para o atual estado negativo das coisas. Este quadro vivenciado hoje no país, de total descrédito na classe política, que todos os dias protagoniza escândalos e as mais variadas formas detestáveis da corrupção, parece que caminha para o abismo, mas ainda há esperança de transformação, afinal o “brasileiro não desiste nunca”. O 97NEWS imbuído deste ideal acredita na reversão desta situação e busca contribuir para a melhoria de vida da população, então diante disso várias denúncias vêm sendo feitas nesse sentido. A última delas, inclusive, teve uma resposta tão rápida que mostra o vigor das nossas intenções. Nesta terça-feira (22) foi denunciado por meio de uma veiculação intitulada “Brumado: Esgoto estourado em frente agência do Banco do Brasil inferniza a vida de clientes e motoristas” e, menos de 24 horas depois, a prefeitura municipal enviou uma equipe para fazer a obra de repara. A atitude tem que ser reconhecida, mas a população espera para ver a qualidade do serviço, se ele irá ser como a maioria dos que ocorrem na cidade, os quais têm que ser refeitos, a exemplo do buraco da Ladeira do Cinema, que já foi “consertado” dezenas de vezes nos últimos anos. 



Brumado: Prefeitos eleitos se reúnem para traçar metas para a formação do consórcio regional de saúde

(Foto: 97NEWS)

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), um encontro onde estiveram presentes os prefeitos eleitos que compõe a microrregião, os quais estiveram acompanhados dos futuros secretários de saúde. Na pauta estavam as discussões para a formação de um consórcio regional para melhorar e ampliar as ações de saúde, tendo um foco especial na melhoria do atendimento do Hospital Magalhães Neto e também na manutenção da tão sonhada UTI. O clima foi de união e otimismo o que projeta um cenário positivo para a instalação desses importantes instrumentos para o desenvolvimento da saúde pública regional. Outro ponto importante foi a formação de uma comissão composta por alguns prefeitos e secretários da região para dar andamento ao processo. A reportagem do 97NEWS ouviu a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde, Karoline Rebouças (foto abaixo), a qual explicou as próximas ações e sinalizou que no mês de março de 2017 o processo de formação do consórcio estará dando o seu andamento, já que serão, na grande maioria dos municípios, novas gestões. A avaliação do encontro foi muito positivo e, com isso, duas das grandes urgências da área de saúde que é a UTI de Brumado, fica mais próximas da realidade. 

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Mulher é apresentada na Delegacia por suposto falso testemunho

(Foto: 97NEWS)

O ato de perjurar, ou seja, dar falso testemunho diante de um procedimento judicial, é um crime. Segundo o Código Penal, fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral tem uma pena de reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, mas, mesmo assim, ainda existem os que insistem nessa prática. Em Brumado, uma mulher de nome Marinalva Maria da Silva Santos foi apresentada na DP na noite desta terça-feira (22) por policiais militares por possível prática de falso testemunho em processo criminal. Ela foi encaminhada diretamente do Fórum Duarte Moniz pelo juiz Dr. Genivaldo Guimarães. 



Rádio Nova Vida FM comemora 15 anos no ar em Brumado

Foto: Divulgação

Em dezembro a Rádio comunitária Nova Vida FM, estará comemorando 15 anos no ar nos dias 10 e 11 de dezembro, com uma grande programação. Dia 10/12, haverá atrações culturais, stands e som ao vivo com artistas da cidade. Dia 11/12, o evento será finalizado com Santa Missa em ação de graças na Igreja São Cristóvão, às 19h30min. A emissora convida a comunidade brumadense para participarem das comemorações. 



Brumado: Chassi suspeito é abandonada entre os bairros Baraúnas e Olhos d’Água

O chassi continua jogado na via (Foto: 97NEWS)

O número de roubo de motocicletas em Brumado talvez seja o crime mais praticado, muito provavelmente motivado pelo grande número desse tipo de veículo que circula na cidade e na zona rural. As ocorrências nesse sentido são constantes e mostram a preferência da criminalidade por esse tipo de delito. Nesta terça-feira (22) uma cena chamou a atenção dos moradores do Bairro Baraúnas e Olhos d’Água, os quais encontraram num trecho da a Avenida Horácio José dos Santos, que liga os dois bairros, um chassi jogado, o qual estava com a sua numeração suprimida, além de conter vários cortes. Perto do local foi encontrado um foco de incêndio e destroços que podem ser inclusive da motocicleta ao qual o chassi pertencia. Os moradores solicitam da Polícia que no local sejam feitas rondas mais ostensivas, pois a incidência de marginais vem aumentando de forma considerável



Passageira é detida em ônibus com produtos sem nota fiscal em Caetité

Foto: Jorge Santana/SB

Na manhã desta terça-feira (22), uma  passageira foi  detida na cidade de Caetité, sudoeste da Bahia por está viajando com vários materiais sem nota fiscal. A mulher estava em um ônibus interestadual.  A apreensão foi feita pelo TOR - Tático Ostensivo Rodoviário, da PRE - Polícia Rodoviária Estadual, na BR-030, trecho entre Guanambi e Caetité. Ao averiguar a carga, os policiais  perceberam que o material era de origem ilícita, e dentro da caixa havia, aparelhos celulares, Touch  para  celular, tablet,  películas  de  vidro,  baterias  para celular,  refletores  de  led,  rolos  de  fitas  de  led,  entre  outros.  A passageira foi identificada como Terezinha  do  Rosário,  e a mesma informou aos policiais que o material seria entregue a uma pessoa ainda não identificada na cidade de Paramirim. Todo material foi  encaminhado à delegacia da Polícia Civil de Caetité. 

 



Aprovadas regras para registro de remédio à base de maconha

(Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu hoje (22) os derivados da Cannabis sativa, a maconha, na lista de substâncias psicotrópicas, vendidas no Brasil com receita do tipo A, específica para entorpecentes. A norma permite que empresas registrem no país produtos com canabidiol e tetrahidrocannabinol como princípio ativo, passo necessário para venda de remédios.A medida faz parte da atualização da Portaria nº 344/98, que também estabelece que laboratórios registrem os derivados em concentração de, no máximo, 30 mg de tetrahidrocannabinol (THC) por mililitro e 30 mg de canabidiol por mililitro. Os produtos que tiverem concentração maior do que a estabelecida continuam proibidos no país. Segundo nota da agência reguladora, a medida foi motivada pela fase final do processo de registro do medicamento Mevatyl®. O produto que, em alguns países da Europa, tem o nome comercial de Sativex, pode vir a ser o primeiro obtido da Canabis sativa registrado no país. O medicamento será indicado para o tratamento de sintomas de pacientes adultos com esclerose múltipla.



Agravamento da crise interna do PSB de Brumado poderá prejudicar governabilidade da futura gestão municipal

(Fotomontagem: 97NEWS)

Nem bem acabou o período de comemoração pela vitória esmagadora que foi conquistada nas urnas nas últimas eleições, que o PSB, já começa a mergulhar numa crise interna que pode terminar em uma forte debandada da legenda, pois alguns nomes de peso já estariam somente esperando o desfecho dos componentes que irão compor o secretariado municipal, para soltar a “bílis da insatisfação”. O partido, que estaria totalmente centralizado na figura do prefeito eleito Eduardo Vasconcelos, teria planos mais audaciosos, inclusive de eleger um deputado estadual nas próximas eleições de 2018, tanto já teria elaborado um planejamento de resultados ao melhor estilo “os fins justificam os meios” para atingir esses objetivos, mas, agora tenta apagar um foco incendiário que poderá se tornar incontrolável. A frustração de alguns pesebistas que não conseguiram reconduzir os seus mandatos começou a colocar “areia na engrenagem” e os planos começaram a ficar incertos. Eles que, a princípio, estariam cotados compor o futuro secretariado, agora, tem que viver o suspense da nomeação ou não. Segundo fontes ouvidas pelo 97NEWS, Eduardo Vasconcelos irá manter firme o seu ideal de não colocar políticos nos referidos cargos, só nomeando técnicos para assumir as secretarias, o que faria com que esses membros já pudessem ser considerados como “cartas fora do baralho”. As animosidades aumentam e com isso a atmosfera já começa a ficar muito pesada dentro do PSB de Brumado, tanto que alguns já “apostam todas as fichas” que os vereadores da legenda, antes de encerrarem os seus mandatos, irão fazer revelações que poderão afetar até a futura governabilidade. Mas, na outra extremidade, existem quadros muito habilidosos que estão fazendo um esforço incrível para acomodar as coisas e dar “um lugar ao sol” para que eles não fiquem sob as “sombras da indiferença”. 



Brumado: Esgoto estourado em frente agência do Banco do Brasil inferniza a vida de clientes e motoristas

A situação vem piorando a cada dia (Foto: 97NEWS)

Reportar casos de esgoto estourado em Brumado é “chover no molhado”, mas ainda existem algumas situações que merecem ser divulgadas para mostrar que a infraestrutura do município está cada vez pior e, agora na época das chuvas, o caos estrutural é iminente. O caso em questão é realmente emblemático, já que fica bem no centro da cidade, bem em frente à agência do Banco do Brasil. Inúmeras reclamações chegaram à nossa redação expressando a indignação por mais este descaso patrocinado pelo “jogo de empurra” entre a Embasa e a Prefeitura Municipal. Não precisa ser um grande técnico para perceber que se a situação não for resolvida logo, caso venham mais chuvas nos próximos dias, o local ficará intransitável, causando muitos infortúnios para milhares de pessoas. Outra “bronca” que é “vociferada” pelos insatisfeitos é o tremendo mau cheiro do local, que cria um clima de fedentina abissal numa área que era para ser cartão postal da cidade. As pessoas esperam que o setor de infraestrutura ou a Embasa “acordem para a vida” e resolvam rapidamente o problema. 



Aumente a venda de sua empresa, anuncie no 97NEWS

Foto: Divulgação

Muito dinheiro pode ser desperdiçado caso se utilize o veículo errado, na rede mundial de computadores a eficiência da publicidade está garantida. A Internet é mais uma forma de tornar a sua marca ou produto conhecido, sendo um mercado crescente em nosso país. A  administração do 97NEWS começa a comercializar alguns pontos do site para quem tiver interesse em divulgar a sua marca, empresa ou serviço. A logomarca de sua empresa irá aparecer entre as notícias e serão compartilhadas em rede sociais. Para o mês de dezembro, quem anunciar no site, tanto nos "banners" laterais ou entre "post" (entre as matérias) terão direito a uma matéria semanal para divulgar os produtos e promoções. Atualmente o 97news.com.br é uma das páginas mais acessadas em Brumado e no sudoeste da Bahia, com mais de 152 mil visualizações mensais. Escolha o melhor local para anunciar sua empresa e seja nosso parceiro. Informações no departamento comercial, telefone: (77) 9.9994-1066.



Brumado: ‘Gatuno das Americanas’ aproveita vacilo de funcionária e furta dois celulares da vitrine da loja

Os aparelhos foram levados porque anda não tinham sido habilitados no sistema de segurança da loja (Foto: 97NEWS)

Com a chegada do clima natalino o comércio começa a ficar mais movimentado, mas, infelizmente, muitos dos supostos clientes, nada mais são do que “gatunos de plantão”, prontos para praticar vários delitos, principalmente os furtos, já que com a grande movimentação de pessoas, as oportunidades acabam sendo convidativas para a prática criminal. Foi justamente isso que aconteceu na manhã desta terça-feira (22) nas Lojas Americanas de Brumado, onde um homem que estava com um boné preto, aproveitou o descuido de uma das vendedoras e acabou levando dois aparelhos celulares da marca LG K10, os quais estavam expostos na vitrine. Apesar do moderno e eficiente sistema de segurança da loja, que detecta quando alguém sai sem ter pago a mercadoria, o homem saiu tranquilamente, mas se esqueceu que as imagens do sistema de segurança o flagraram em seu ato de gatunagem. 



Brumado: Saiba como foi a mijada mais cara da história

(Fotomontagem: 97NEWS)

Realmente a criminalidade está atingindo níveis tão inesperados em Brumado que o cidadão não pode nem mais fazer uma das necessidades fisiológicas mais básicas como a popular “mijada” sem correr o risco de ser assaltado ou coisa do gênero. Na noite do último domingo (20), por volta das 20h30m, um motorista que conduzia um Fiat Uno Mille Cinza, ano 2011, com placa de Brumado, resolveu parar nas imediações da BR-030, próximo à subestação da Coelba para “tirar água do joelho”, quando, de repente, surgiu um carro preto de onde saíram dois elementos armados dando voz de assalto e gritando “deita no chão, perdeu, perdeu”. Imediatamente o motorista “deitou na beira da BR”, enquanto isso um dos elementos entrou no veículo e pegou cerca de R$ 600,00 que estava na sua carteira e, jogando fora a mesma, deu a partida no carro e “sumiu no mundo”. A vítima fez o boletim de ocorrência, mas garantiu que não conseguiu identificar os bandidos e nem o veículo que eles estavam. A Polícia irá investigar o caso. Fica aqui o alerta para os motoristas que têm o costume para parar nas estradas da região para fazer as necessidades fisiológicas, que fiquem bem espertos porque os bandidos podem chegar de surpresa. 



Urge a necessidade de maior investimento na Segurança Pública

(Foto: 97News)

Os últimos acontecimentos nos levaram a refletir um pouco mais sobre Segurança Pública no nosso país. Nessa reflexão, pudemos notar as inúmeras dificuldades encontradas pelas polícias, principalmente a carioca. O estado fluminense, bem como o paulista, em razão do narcotráfico, cujas raízes foram fincadas através das facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC), respectivamente, vêm sofrendo suas maléficas consequências, abalando e causando terror à sociedade. O CV vem se alastrando no país desde a década de 70, e o PCC desde a década de 90; ou seja, ambas facções medrando, se organizando, fazendo prosélitos e se fortalecendo há mais de 30 anos no Brasil. Paradoxalmente, vemos as forças policiais a cada dia perdendo as hostes que as compõem, considerando todas elas terem substancial defasagem de efetivo; apresentando extremas dificuldades de material bélico, equipamentos e petrechos; escassez de viaturas; falta de motivação, em razão, dentre outras coisas, de disporem de um plano de carreira em que quase não há oxigenação, concorrendo para que inúmeros servidores praticamente fiquem estagnados nos seus postos e graduações; uma polícia judiciária com sérios embaraços, de pessoal, de falta de estrutura e de condições de trabalho, fazendo de suas delegacias verdadeiras "Casas de Detenção", ante a ausência das mesmas principalmente no interior do Estado; ausência de pátios do Órgão de Trânsito, na maioria das cidades do interior, para recepcionarem os veículos retidos nas blitzes, enfim! São tantas dificuldades que daríamos para elencá-las em inúmeras linhas deste ensaio, o que não vem ao caso.

 

 

Em razão da defasagem de efetivo, as várias guarnições da PM assumem obrigatoriamente o modelo Tipo "A", à luz dos preceitos do Policiamento Ostensivo Geral, sendo integradas por tão-somente dois policiais - motorista e comandante -, tornando-os vulneráveis em razão da insuficiência numérica para fazer frente às várias ações criminosas, as quais, na maioria das vezes, acontecem em decorrência de tal fragilidade. Nesse particular, as investidas contra as agências bancárias e Terminais de Autoatendimento (TAA) assumem primazia. Notamos, assim, que os governantes, de um modo geral, não têm se empenhado, como deveria, para suprir as carências das forças policiais, alegando sempre "falta de recursos"! É preciso ressaltar que todo recurso destinado à Segurança Pública - um dos pilotis de sustentação de qualquer sociedade - se converte em investimento e não em gasto! Nunca se precisou tanto de polícia como na atual conjuntura! Desta forma, pensamos que todo esforço envidado no sentido de se buscar o fortalecimento das forças policiais, em todos os sentidos, se reveste na medida política mais importante da atualidade, para se evitar o recrudescimento do crime, o qual já apresenta índices preocupantes. Por: Irlando Lino Magalhães Oliveira/Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora

CONTINUE LENDO


Polícia de Guanambi prende quadrilha especializada em roubo de carga

Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil de Guanambi, no sudoeste da Bahia desarticulou uma quadrilha especializada em roubo de cargas. Na operação foram presas cinco pessoas, e com eles foram encontrados três veículos, três armas de fogo, vários aparelhos bloqueadores de GPS, uma máscara, cinco aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro. De acordo com a polícia, o bando agia em vários estados, e na hora da prisão eles estavam em um hotel da cidade planejando mais um roubo de carga. Os membros da quadrilha forma identificados como: Cleson Medeiros de Assis, Cláudio Medeiros de Assis, Anestaldo de Almeida Filho, Nalben Santana Reis e Guilherme Júnior Fernandes da Costa. 

 



Banco do Brasil fechará 402 agências e algumas cidades ficaram apenas com os `PAA´

Foto: Arquivo/97news

O Conselho de Administração do Banco do Brasil aprovou neste domingo (20) um conjunto de medidas de reorganização institucional, que será implementado ao longo de 2017. O plano prevê o fechamento de agências e um plano de extraordinário de aposentadoria incentivada, disse o banco estatal em fato relevante. Após a reorganização da rede de atendimento, 379 agências serão transformadas em PAA - Postos de Atendimento Avançados e 402 serão desativadas. De acordo com os banqueiros, as mudanças não vão comprometer a presença da instituição nos municípios em que atua. É estimada em 750 milhões de reais, sendo 450 milhões de reais decorrentes da nova estrutura organizacional e R$ 300 milhões da redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e condomínios, manutenção de imóveis, entre outras.



Brumado: Justiça doa produtos de limpeza e uma máquina de cortar cabelo para a 20ª Coorpin

(Foto: 97NEWS)

A situação do descaso do Governo do Estado com a área de Segurança Pública na Bahia ainda continua sendo um grande desafio para as gestões, que, por mais que se esforcem, não conseguem acompanhar o ritmo acelerado do avançar da violência e da criminalidade. Alguns atribuem ao fato da dimensão territorial da Bahia que impede que os recursos sejam distribuídos e fiscalizados da forma correta. Em Brumado, como em inúmeras cidades da Bahia, a questão da segurança pública é ainda muito deficitária e alguns fatos comprovam isso de forma latente com o baixo contingente policial. Nesta segunda-feira (21), uma doação de produtos de limpezas e de higiene pessoal, como também de de uma máquina de cortar cabelos feitas pelo juiz da Comarca, Dr. Genivaldo Guimarães veio dar mais sustentação a essa tese. Não é a primeira vez que o juiz toma essa atitude para contribuir para melhorar o ambiente da delegacia. 



Brumado: Gatuno é pego com a ‘boca na botija’ ao tentar furtar loja e residência na manhã desta segunda (21)

(Foto: 97NEWS)

Os “gatunos de plantão” continuam aprontando das suas e virando manchete da página policial em Brumado. Desta feita um novo integrante desse rol, o qual acabou se dando mal e quase virando “saco de pancada” na mão de populares. O fato aconteceu por volta das 09h no Bairro Centenário, onde o meliante, que ainda não teve a identidade revelada, se passou por cliente em uma loja e, ao perceber, que a residência da proprietária ficava no fundo, resolveu aproveitar a oportunidade e fazer uma limpa no local. Só que ele não contava com a astúcia da dona do estabelecimento, que rapidamente percebeu a ação e acionou alguns populares que passavam pelo local, os quais acabaram detendo o elemento até a chegada da Polícia. Ele foi levado para a DP onde ficou à disposição da Justiça. 



Brumado: O que a Biz Branca estava fazendo dentro do caminhão de lixo?

(Foto: Whatsapp 97NEWS)

A Série “Têm Coisas que só Acontecem em Brumado” pode ter ganhada mais um capítulo no último final de semana, pois os “zappianos” de plantão conseguiram capturar uma cena nada normal, de uma moto Biz, aparentemente nova, jogada dentro do caminhão do lixo. Os questionamentos foram imediatos como “como será que essa moto foi parar lá?”, mas não se obteve uma resposta oficial sobre esse mistério. O que foi informado foi a possibilidade de que a proprietária, muito insatisfeita, se livrou da moto, jogando-a literalmente no lixo. 



Rio de Janeiro: Helicóptero da PM cai e quatro policiais morrem

Foto: Reprodução/TV Globo

Um helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM) caiu próximo à comunidade Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, neste sábado (19). Quatro policiais militares que estavam na aeronave morreram na queda. O helicóptero caiu no começo da Avenida Ayrton Senna, perto do acesso à Linha Amarela. Durante o dia, a região foi palco de intensos tiroteios quando, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Cidade de Deus trocaram tiros com criminosos. Os quatro ocupantes do helicóptero eram Major Rogério Melo Costa, o capitão William de Freitas Short, o subtenente Camilo Barbosa Carvalho e o sargento Rogério Felix Rainha. O momento em que o helicóptero começa a perder força foi filmada por pessoas que estavam nas proximidades. Por: G1

Veja o vídeo:

 



Brumado: Motorista cai em buraco aberto por tubulação de água no bairro São Felix

Foto: Luciano Santos/97News

No início da manhã deste sábado (19), um veículo acabou caindo em uma vala que foi aberta após uma tubulação de água da Embasa estourar na Rua da Abolição, no Bairro São Felix, em Brumado. Segundo moradores e comerciantes da localidade, a vala foi aberta quando a tubulação estourou durante a madrugada. O motorista do veículo que não quis se identificar, contou ao site 97NEWS que foi estacionar para ir até a padaria que fica próximo ao local, e avistou apenas um pouco de água no local, foi quando percebeu que o veículo estava afundando. "Graças a Deus não houve danos maiores, apenas alguns arranhões, mas a Embasa deveria corrigir mais estas tubulações, pois isto aqui no bairro é constante”, criticou o condutor. Logo após o acidente, uma equipe da Embasa esteve no local e fez o reparo na encanação, mas deixou para trás um buraco enorme na via.