ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2016"

Brumado: Mulher é atacada por cachorro, e proprietária foge sem prestar socorro

Foto: Montagem/97news

No final da tarde desta quinta-feira (24), uma mulher foi atacada por um cachorro de raça desconhecida. O caso foi registrado na Rua João de Souza Neves por volta das 18 horas. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima estava sentada em frente a sua residência com seu cachorro, de uma raça pequena, quando outro cachorro de raça maior tentou atacar o outro cãozinho, mas a dona tentou defende-lo e também foi mordida. A vítima teve ferimentos na altura dos olhos e orelhas e foi levada por moradores da região até o Hospital Municipal. O estado de saúde dela não é grave. Assim que percebeu o ataque, a proprietária do animal maior pegou o cachorro e fugiu sem prestar socorro. 



Continua a Black Friday na A4 Veículos, carros com preços de nota fiscal de fábrica

Foto: Divulgação

A4 Veículos continua na onda da Black Friday, veículos com preços de nota fiscal de fábrica. A sexta-feira está acabando, mas ´sábado continua, venha comprar seu veículo zero quilômetro na A4 Veículos. Só na A4 Veículos a sua Black Friday, dura até o sábado, com ofertas imperdíveis no showroom. É preço de nota fiscal de fábrica. A4 Veículos, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245, Centro, Brumado-Bahia. Informações (77) 3441-4555.



LAB na campanha do `Dia Nacional do Doador de Sangue´

Foto: Divulgação

No Brasil, comemoramos no dia 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma homenagem a tantas pessoas praticamente anônimas, que salvam vidas diariamente, pelo importante ato de solidariedade de doar sangue. O LAB LABORATÓRIO apoia a doação de Sangue. Doe sangue,  salve vidas. LAB Laboratório - Há 10 anos cuidando da sua saúde. Praça dos Meiras, 62 centro, Brumado-Ba, telefone 3441-0822. Acesse www.lablaboratorio.com.br.



Brumado poderá ter Cooperativa de catadores de materiais recicláveis

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Os catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na renda de uma cidade. De modo geral, atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis. E visando esta preocupação e renda para os mais carentes, a prefeitura Municipal de Brumado e a Secretaria de meio ambiente, está estudando a possibilidade de implantar essa importante fonte de renda para os catadores de Brumado. O possível local de funcionamento será o galpão desativado da antiga Algomam, onde eram ensacados os fardos de algodão da cidade. Com a construção da cooperativa, o lixo que é descartado por alguns, será o lucro de outros, e para muitos catadores a oportunidade de ganhar uma renda extra e ajudar nos gastos da família. 



Transporte coletivo de Brumado terá que garantir gratuidade de passagem para pessoas idosas

Foto: Divulgação

Em Brumado, foi sancionada esta semana a Lei nº 1.785, que garante a gratuidade de passagem para pessoas idosas em veículos de transporte coletivo. A lei diz que diz que idosos com idade de 60 a 65 anos terão direito a gratuidade em qualquer coletivo da cidade. Mas para ter o direito garantido o idoso terá que comprovar a idade através de documento de identificação e realizar um cadastro no COMDIB - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Brumado, para confecção da carteirinha que será apresentada ao motorista ou cobrador. Lembrando que a confecção da carteira é gratuita. 



Brumado: Projeto ‘Umbu Gigante’ já rende bons frutos para os agricultores da Fazenda Santa Inês

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado poderia também ser conhecido como a “Capital do Umbu”, já que aqui na “Terra do Minério”, essa fruta típica da Caatinga floresce de forma generosa, com muitos umbuzeiros muito frutíferos em vários pontos da zona rural. Agora um novo tipo da fruta, chamada de Umbu Gigante, começa a ser cultivada, resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Produtores da Fazenda Santa Inês e a Magnesita S.A. O projeto vem sendo operacionalizado pelo engenheiro agrônomo Delmon da Silva que explicou que já tem cerca de um ano que o projeto está sendo executado próximo ao Parque de Exposições Santa Inês. Segundo ele “uma dessas propostas é usar o umbu da caatinga e o umbu gigante, fazer o enxerto para nascer o umbu gigante, beneficiários do projeto receberam de graça as mudas. A diferença do umbu gigante, é que contem mais polpa e é mais doce do que o umbu da caatinga”. O projeto ainda está em fase de testes, mas os agricultores já podem retirar as mudas enxertadas, basta ir na secretaria de agricultura, solicitar uma autorização e retirar a muda no parque (foto abaixo). Ele ainda destacou que “a lavoura do umbu é importante porque é uma fruta adaptada às características da nossa região. É uma planta que nós não nos preocupamos muito com a questão da água, uma vez que a nossa região chove pouco, mas é o suficiente para nós produzirmos uma lavoura de umbu”.

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Dívida Mortal: Bancário foi morto em Maracás porque cobrou 'juros abusivos' em um empréstimo

(Fotos: Reprodução)

Três homens foram presos suspeitos de envolvimento no assassinato do bancário Filipe Meira de Oliveira, de 29 anos, encontrado morto dentro do porta-malas do próprio carro na cidade de Maracás, no sudoeste. De acordo informações divulgadas nesta quinta-feira (24) pela Polícia Civil, o suspeito apontado como mandante do homicídio disse que planejou o crime porque a vítima vinha cobrando juros abusivos após fazer um empréstimo.O corpo de Filipe, que era funcionário da Caixa Econômica Federal (CEF), foi encontrado no dia 13 de novembro em uma estrada de terra no distrito de Florestal. Os autores do crime, segundo a polícia, atiraram na vítima e incendiaram o veículo antes de abandoná-lo no local. Um dos suspeitos, Rogério de Jesus Santos, o Branquelo, confessou participação no crime, conforme a polícia. Ele teve o mandado de prisão preventiva cumprido na quarta-feira (23), por uma equipe da Delegacia Territorial (DT) de Jequié.



Asfab particpa do IX Encontro Nacional da Asa Brasil em Mossoró

Foto: Divulgação

A Asfab - Associacao de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia, representada pelos jovens, Julia Ana, do município  de Caraíbas e Manuel Messias, do município de Malhada de Pedras estão participando do Nono Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (IX EnconASA). O evento teve início dia 21 deste mês, e encerrado hoje (25), na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Este ano o IX EnconASA aborda o tema “Povos e Territórios – Resistindo e Transformando o Semiárido”. A escolha do tema partiu de um contexto em que se presencia, no Brasil, o conflito de terras em vários territórios. O coordenador de projetos da ASFAB, Marcio, relatou ao 97NEWs que o objetivo dos organizadores do evento é fortalecer as ações de convivência com o Semiárido, a partir das trajetórias de luta, resistência e saber dos povos e territórios. Os participantes, após uma parte teórica sobre sistematização de experiências, visitaram quatro comunidades rurais no entorno de Mossoró para conhecer as experiências, coletar informações e fotos.

Foto: Divulgação


Malhada de Pedras: Cerca de 50 homens e várias viaturas da Polícia Federal fazem mega operação na cidade

As viaturas da PF foram diretamente na casa de políticos e empresários da cidade (Foto: Luciano Santos/97NEWS)

As investigações federais feitas pelo MPF estão começando a irem para a fase de cumprimento de mandados de busca e apreensão, como também de prisões de agentes públicos que possam estar envolvidos em esquemas de fraudes e corrupção. Na região sudoeste vários municípios estão na alça de mira da Polícia Federal e, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (25) uma mega operação foi desencadeada na cidade de Malhada de Pedras, onde cerca de 20 viaturas da Polícia Federal, com mais de 50 agentes, fechou o cerco na cidade, para o cumprimento de vários mandados de busca e apreensão como também prisão. A cidade acordou assustada, já que os federais chegaram de forma avassaladora. Segundo as primeiras informações colhidas pelo 97NEWS, um grande número de documentos foi levado da sede da Prefeitura, os quais irão ser inclusos na investigação, que envolvem desvio de recursos federais, licitações fraudulentas e até formação de quadrilha. As últimas informações  dão conta que o atual prefeito Valdeci Alves Bezerra (PT), o popular Ceará teria sido preso, juntamente com um empresário proprietário de uma transportadora como também o ex-prefeito Ramon Santos. Veja o vídeo:

Foto: Luciano Santos/97NEWS


Brumado: Após vários meses em depósito aberto, pneus são removidos do Parque de Exposições Santa Inês

Foto: 97NEWS

Após vários anos expostos a céu abeto em uma área do parque de Exposições Santa Inês em Brumado, vários pneus foram recolhidos pela SEMAR - Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos. Os pneus foram encaminhados para reciclagem em uma empresa de São Paulo. Segundo o secretário, Frederico Neves, os pneus recolhidos e levados para o Parque de Exposições recebem tratamento contra o mosquito aedes-aegypti, e por isso não tem problema em ficarem expostos. Ainda de acordo com o secretário, está é a segunda remessa de pneus que são encaminhados para a reciclagem. A maioria dos pneus é descartada por borracharias e oficinas de Brumado.

Foto: 97NEWS


Bahia: Bancários fazem manifestação no BB nesta sexta-feira (25)

Foto: Arquivo/97news

Os bancários realizarão nesta sexta-feira (25) uma manifestação contra o fechamento das agências e redução de cargos anunciados pelo Banco do Brasil em todo o país. Essa medida arbitrária tem causado espanto em toda a população, que acompanhou o crescimento da lucratividade do BB nos últimos anos. Somente em 2015, foram R$ 14,4 bilhões de lucro (registrando um aumento de 28% em relação ao ano anterior), resultado do trabalho diário dos bancários. Cerca de 20 bancários serão realocados para outras agências, correndo o risco de terem seus salários drasticamente reduzidos com as perdas de funções e cargos comissionados. Além disso, os trabalhadores que fazem o apoio das agências, como estagiários, vigilantes, telefonistas e auxiliares de Serviços Gerais correm o risco de não serem absorvidos por outras unidades e perderem seus empregos. Para a população, que paga altos juros e tarifas, o resultado é claro: mais filas, aumento no tempo de espera e mais dificuldade para conseguir atendimento. O corte de funcionários precariza as condições de trabalho. O banco informou que 18 mil funcionários serão dispensados através do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI). Com menos trabalhadores, aumentarão as cobranças para o cumprimento das metas, a sobrecarga de trabalho e, por consequência, os casos de adoecimento físico e mental.



Segurança: 95 novos delegados assumirão postos na Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Esta semana aconteceu na Cadepol - Academia de Polícia, em Salvador uma audiência interna para preenchimento de vagas  em  várias delegacias da Capital e do Interior. Serão 95 novos delegados. Cada delegado escolherá as cidades, e a partir do dia 30 de novembro assumem suas unidades. Segundo a categoria, 77 delegacias do interior foram contempladas com novos delegados, reforçando a segurança pública na Bahia e dando uma baixa no crime. O delegado ­geral, Bernardino Brito Filho, falou sobre a  preocupação com os novos postos, segundo ele os novos delegados devem se empenhar o máximo, pois vão encontrar grandes obstáculos pela frente, mas nada que um bom profissional, não possa resolver. Nos próximos dias, quem também vão ocupar as novas vagas, serão os Investigadores e escrivães.



Mulher presa pela PRF com 13kg de cocaína estava em sua 5ª viagem como 'mula'

Erineide Gomes Ferreira, de 35 anos, foi pega no Km 830. Ela seguia de Campinas (SP) para Feira de Santana, onde a droga seria entregue. Droga está avaliada em R$ 200 mil (Foto: Divulgação PRF)

Por volta das 21h30, desta quarta-feira, 23, a Polícia Rodoviária Federal prendeu Erineide Gomes Ferreira, de 35 anos, pelo crime de tráfico de drogas.O entorpecente foi descoberto durante operação no posto da BR 116, km 830, em Vitória da Conquista, em abordagem ao ônibus da Gontijo, que saiu de Campinas com destino a Salvador. Porém, a droga seria entregue em Feira de Santana. De acordo com a polícia, os 13 quilos de cloridrato de cocaína estavam numa mochila pertencente a Erineide. A droga está avaliada em mais de R$ 200 mil. A suspeita revelou que receberia R$ 4 mil pelo serviço. Essa seria a sua quinta vez que fazia o transporte de drogas, afirmou. (Informações do Blitz Conquista)



Brumado: Loteamento irregular às margens da BA-148 está na mira de investigação federal

As marcações já estão feitas para a instalação dos meio-fios (Foto: 97NEWS)

O caso do loteamento irregular ao lado do Cemitério Jardim Santa Inês, às margens da BA-148, já virou caso de investigação federal. Foi o que informou o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, à reportagem do 97NEWS na manhã desta quinta-feira (24). Segundo ele algumas construções já foram notificadas e outras embargadas e todo o dossiê já foi enviado para a Secretaria do Patrimônio da União em Salvador, que imediatamente acionou o Ministério Público Federal, o qual pediu mais informações para tomar as providências cabíveis. Nesta semana uma nova ação, tida como ousada, voltou a chamar a atenção sobre o fato, onde foram colocados inúmeros galhos para marcar uma futura construção de meios-fios bem na frente do cemitério, o que feriria outra lei, desta feita estadual, pois construções nas margens das rodovias do estado têm que obedecer a distância de 20 metros do eixo da pista, o que não estaria acontecendo. A questão é grave e, diante disso, os rumores são de que a Polícia Federal já estaria pronta para agir. 



Brumado: Ministério Público Eleitoral investiga caso das ‘mulheres laranjas’

(Fotomontagem: 97NEWS)

O termo ‘mulheres laranjas’ para muitos pode soar esquisito, até como uma brincadeira, mas para o procurador regional eleitor Ruy Mello, a coisa é muito mais séria do que parece. Ele que iniciou uma investigação sobre possíveis fraudes eleitorais no lançamento de candidaturas de mulheres apenas para cumprir cotas de gênero, teve o exemplo seguido por vários promotores eleitorais, que estão buscando também nas comarcas em que atuam se existiu algum caso desse tipo, onde mulheres foram colocadas somente para “cumprir tabela”. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, em Brumado a investigação está acontecendo e algumas legendas estão sendo investigadas, principalmente aquelas que tiveram mulheres que não tiveram nenhum voto registrado nas urnas. A Lei Eleitoral obrigava que 30% das candidaturas fossem de mulheres, mas, na Bahia, o número de “candidatas zeradas” foi o maior do país, tendo mais de 2 mil. Caso sejam comprovadas fraudes, além de denunciar os responsáveis pelo crime de falsidade ideológica eleitoral, os membros do MPE podem propor ação de investigação eleitoral e de impugnação do mandato eletivo contra os candidatos homens da legenda partidária que se beneficiaram com a ilegalidade. As investigações em Brumado estariam em fase avançada, mas pouco, ou quase nada, se sabe soube o teor delas, mas, caso exista irregularidades comprovadas as punições deverão acontecer com o maior rigor. 



Serra do Ramalho: Polícia prende quadrilha que tinha roubado banco um dia antes

Foto: Reprodução / SSP-BA

Integrantes de uma quadrilha de assalto a banco foram presos nesta quarta-feira (23) em Riacho de Santana, na região do Velho Chico, oeste baiano. Os cinco homens são acusados de roubar uma agência bancária do Bradesco em Goiânia, em Goiás, 24 horas antes de serem presos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a prisão dos suspeitos foi possível devido a uma força-tarefa de combate a roubos a bancos da SSP-BA. Os policiais checaram a possibilidade de os criminosos terem fugido para o território da Bahia. Os presos são: Bruno Sales Delfino Batista, Yves Matheus Miranda Correia Silva e Gustavo Ribeiro da Cruz. Na ação, foram apreendidos R$ 100 mil em dinheiro e um veículo roubado, cor preta, com placa de Aparecida de Goiânia. De acordo com o comandante da 38ª CIPM, major PM Luís Augusto de Carvalho Normanha, não houve resistência dos acusados. Um dos assaltantes comentou que o grupo pretendia gastar parte do dinheiro em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, sul baiano. 



Black Friday: A4 Veículos oferece carros com preços de nota fiscal de fábrica

Foto: Divulgação

A A4 Veículos entra na onda da Black Friday e oferece ofertas com preços de nota fiscal de fábrica. A sexta-feira mais esperada para quem gosta de promoções chegou, e há oportunidade de comprar seu veículo zero quilômetro é na A4 Veículos. Só na A4 Veículos a sua Black Friday, dura até no sábado, serão dois dias de ofertas, na sexta e no sábado, todos os veículos do showroom estarão com preços de nota fiscal de fábrica. Venha para a A4 Veículos e confira de perto, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245, Centro, Brumado-Bahia. Informações (77) 3441-4555.



MP da Espanha pede dois anos de prisão a Neymar por corrupção

Foto: Glauber Guerra / BN

O Ministério Público da Espanha solicitou dois anos de prisão para o atacante Neymar, por suspeita de corrupção em relação a sua transação para o Barcelona. Segundo informações do jornal El País, o pedido foi solicitado pelo procurador José Perals, que também recomendou uma pena de cinco anos para o ex-presidente do clube blaugrana, Sandro Rosell, considerado o responsável pelo contrato com o jogador brasileiro. A Justiça da Espanha decidiu processar Neymar no mês passado, reabrindo o caso que havia sido arquivado anteriormente. As investigações revelaram que o valor real pago pelo atleta foi superior ao revelado na oportunidade, com 40 milhões de euros ido a Neymar por meio de “contratos simulados”. (Por Bahia Notícias)



Cipe/Sudoeste faz apreensão de drogas e armas no Loteamento Malhada Branca

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira (23) policiais da Cipe/Sudoeste, em ronda pelo bairro loteamento Malhada Branca (Urbis IV) apreendeu 137 ampolas e petecas de cocaína, 104 petecas de maconha, 119 pedras de crack, 03 celulares, 01 revólver calibre 32 com seis munições intactas e R$ 489,00 em espécie. Também foi presa uma mulher, que segundo os policiais seria a mãe do traficante, que na hora da abordagem, não foi encontrado no local. 



Polêmica: Mãe é acusada de incesto após publicar na web vídeo amamentando filhos

Asha Maile compartilha nas redes sociais a rotina ao lado dos dois meninos. Imagens dividem opiniões e trás à tona, novamente, a polêmica da amamentação em público (Foto: Reprodução Youtube)

Mãe de duas crianças e grávida de seu terceiro filho, a americana Tasha Maile vem sofrendo fortes críticas e sendo acusada de incesto após publicar nas redes sociais vídeos amamentando os primogênitos Josiah, de três anos, e Soul, de dois. Auto intitulada “mãe vegana amamentando”, Tasha compartilha em sua conta do Youtube a rotina ao lado dos dois meninos. Em um dos vídeos, ela chega a parar uma série de exercícios que estava fazendo para dar de mamar. “Aqui estou eu alimentando meus filhos no meio de um treino. Às vezes você tem que parar tudo, nós mães temos essa função. Estamos todos juntos nessa, é um prazer compartilhar com vocês”, declara a morena durante uma das gravações. Apesar de defender o fim do tabu sobre a amamentação, muitos internautas consideraram os vídeos de Maile incômodos.(Por Blog do Marcelo)