ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2015"

Brumado: Os bandidos, a população e o descaso do governo com a questão da Segurança Pública

A noite em Brumado vem sendo tomada pelos bandidos que atacam as suas vítimas indefesas (Foto: Reprodução Youtube)

Mesmo sabendo que a crise no sistema de segurança pública é de dimensão nacional, a questão também tem que ser analisada no âmbito local, já que algumas soluções podem ser viabilizadas nesse sentido. Brumado, assim como todos os municípios da região, vem vivendo um clima de total insegurança, com os bandidos, principalmente no período noturno, tomando conta das ruas, assaltando quem aparece no caminho. Só na última segunda-feira (09), cerca de 30 boletins de ocorrência foram registrados na Depol por vítimas de assaltos. Transitar por alguns lugares da cidade, ou ficar na porta da residência em ruas menos movimentadas, hoje, é pedir para ser assaltado, já que os bandidos andam a solta pelas ruas, como pode ser observado em vários vídeos que são veiculados nas redes sociais. A população cada vez mais temerosa, ainda teima em sair de casa, já que a vida no “cárcere” deveria ser para os criminosos, mas parece que a inversão de valores é cada vez maior, colocando os cidadãos de bem confinado e deixando os bandidos “livres, leves e soltos”. No meio desse fogo cruzado estão os policiais, que, infelizmente não podem fazer muita coisa, já que o contingente é muito abaixo da grande demanda, fazendo com que eles tenham que ficar restritos a fazer a segurança dos lugares mais prioritários e, enquanto isso, os bandidos agem como se fosse uma “terra sem lei”. Na outra extremidade está o governo do estado que se mostra ainda com os olhos e ouvidos tapados, pois os incessantes clamores para um combate mais ostensivo à violência não são atendidos. Apesar de alguns esforços isolados, como a recente operação “Griffo” que contou com a presença de várias forças policiais, as ações ainda são muito pontuais, quando a realidade requer um policiamento bem mais ostensivo e eficaz. Outra agravante é que, quando se prendem os bandidos, não há local para custodiá-los, já que o setor de carceragem da 20ª Coorpin está cada vez mais em ebulição, além de estar com mais que o dobro da sua capacidade. Então o que se esperar diante desse quadro nebuloso, infelizmente, não existem muitas esperanças, já que a crise deverá ser apontada mais uma vez como entrave para a solução. Então só resta pedir proteção aos céus, já que na terra, isso é cada vez mais difícil. Veja abaixo cenas gravadas em um sistema de monitoramente eletrônico de uma residência em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, onde um bando de delinquentes agridem e assaltam um jovem, o que seria uma prova cabal da gravidade da questão da violência na cidade:

 



Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora lança aplicativo para interagir com a população

Foto: Reprodução

A Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, portal da chapada diamantina lançou esta semana um aplicativo que vai ajudar a população da cidade a realizar denúncias que não necessitam de uma resposta imediata, como fornecer informações sobre pontos de desmanche de veículos, locais de vendas de drogas e foragidos da Justiça. Ocorrências que precisarem de atendimento rápido vão continuar pelo 190. Segundo o Major Irlando “Com o crescimento do acesso aos cidadão cada vez mais online, vimos a possibilidade de divulgarmos as nossas ações, e a comunidade poderá ter uma melhor interação conosco, ajudando a PM no policiamento ostensivo, enviado denúncias através do App”. Finalizou o comandante da 46ª CIPM. O aplicativo é oferecido a todos gratuitamente para os sistemas iOS, Android ou Windows Phone. 



Deputado Herzem Gusmão pede maior atenção à segurança em Vitória da Conquista; já em Brumado...

O deputado Herzem Gusmão mostra preocupação com a situação da violência em sua cidade (Foto: Reprodução)

O deputado Estadual Herzem Gusmão (PMDB) solicitou na manhã de hoje ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Marcelino Galo (PT), para que fosse encaminhado um ofício ao secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, pedindo uma atenção maior na área para Vitória da Conquista. A cidade, que é a terceira maior da Bahia, ocupa a 24ª posição entre os 30 municípios mais violentas do Brasil, em mortes de jovens de 14 a 16 anos. O peemdebista também falou sobre o deficit no efetivo policial no município, fazendo uma comparação com Jequié. “De acordo com recente levantamento, foram contabilizados 602 homens em Vitória da Conquista e 641 em Jequié, sendo que Conquista tem o dobro da população”, afirmou. Já em Brumado que a situação da violência é cada vez mais preocupante, nenhum deputado que foi votado no município, tanto na esfera estadual, como na estadual, não vem se manifestando a respeitando, nem dando declarações na mídia como fez o deputado Herzem Gusmão que mostrou preocupação com a sua terra. O fato de nenhum representante local ter sido eleito, faz com que Brumado fique como o "patinho feio" da região, onde ninguém demonstra coragem para defender os grandes interesses do município, que vem sofrendo com o abandono dos governos e com a falta de uma ação política eficaz, que traga grandes obras e ações em prol do desenvolvimento e progresso da cidade. 



Brumado: Após impasse e tensão, greve dos professores e servidores pode terminar hoje (11)

A greve foi marcada por fortes imagens de protesto (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A greve dos professores e servidores municipais de Brumado já está em sua quarta semana, ou seja, são praticamente um mês sem aulas para os 10 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, deixando os pais cada vez mais preocupados, pois o período de férias já estaria seriamente comprometido. Após muito impasse e tensão, uma reunião ocorrida na noite desta terça-feira (10) entre vereadores, prefeito municipal e o comando de greve, mostrou avanços nas negociações, projetando que o movimento paredista pode se encerrar ainda hoje (11). O mote das discussões gerou em torno do índice de reajuste, onde a prefeitura oferecia 8% para os professores e 5% para os servidores, sendo que as categorias objetivavam 13,1% para os professores e 8% para os servidores. Nesta queda de braços, as partes, vendo a insatisfação da população, resolveram, após muita discussão, resolveram ceder, onde o chefe do executivo ofereceu um reajuste picotado que chegaria aos 9% em fevereiro de 2016 aos professores e um reajuste aos servidores mais novos com o acréscimo de R$ 50,00 em seus respectivos salários, além de outros benefícios. O comando da greve saiu da reunião e foi para outra assembleia, na qual, alguns manifestantes se mostraram irredutíveis, mas o bom senso pareceu imperar e os indícios são de que as categorias, que se uniram fortemente por meio dos sindicatos, poderão ceder, já que o prejuízo aos alunos poderá ser ainda maior. A proposta final da prefeitura municipal será apresentada até às 14 horas desta quarta-feira, o que poderá determinar o fim da greve e o retorno das atividades dos professores e servidores municipais. 



Bahia empata na Fonte Nova e fica mais longe do G-4

(Foto: Margarida Neide / A Tarde)

O Bahia voltou a decepcionar mais uma vez sua torcida. O tricolor empatou com o ABC na noite desta terça-feira, 10, por 2 a 2 em plena Fonte Nova. A equipe baiana esteve na frente do marcador por duas vezes, mas deixou o ABC empatar. Com o resultado, o Bahia ficou com 55 pontos, em 7º lugar, três a menos que o Santa Cruz, o primeiro clube do G-4. Já o ABC foi matematicamente rebaixado com o resultado.O tricolor vai até Varginha, em Minas Gerais, enfrentar o Boa Esporte no sábado, 14, às 16h30 (horário da Bahia). Já o ABC recebe o Mogi Mirim, na sexta-feira, 13, às 20h (horário da Bahia)  O Bahia mostrou que queria dar uma alegria à torcida ainda no primeiro tempo. Logo aos 7 minutos, Kieza recebeu na grande área e mandou um bico para o gol, abrindo o placar. O gol deixou o Bahia mais tranquilo, porém o ABC não conseguia passar da intermediária tricolor. Parecia que o Bahia poderia golear, mesmo com a nulidade de Roger, que não ajudava no ataque, estando impedido ou perdendo gols se atrapalhando com a bola. Mas, aos 26, o time de Natal empatou a partida. Pingo recebeu a bola, dominou e soltou uma bomba, graças ao desvio no zagueiro do Bahia, a bola foi no ângulo, sem chances para Douglas Pires. O gol animou o ABC e deixou o Bahia desesperado. A torcida passou a vaiar Cicinho e Charles se irritou. Os ânimos se acalmaram quando Eduardo - o melhor do Bahia - deu belo passe para Roger, que chutou forte colocando o tricolor na frente da partida aos 39. Mas o desespero tricolor voltou dois minutos depois. Chiclete deu belo passe de calcanhar para Bismarck, que invadiu a área, driblou Douglas, e colocou a bola no fundo da rede. O segundo tempo começou movimentado e aberto. Os dois times buscavam tentar levar os três pontos. Aos 3 minutos, o ABC poderia ter marcado. Bismarck passou por dois jogadores do Bahia, mas chutou fraco. Aos 7, Eduardo cruzou, Roger cabeceou com força e goleiro do ABC fez bela defesa. O tricolor teve mais uma chance aos 15. Em contra-ataque rápido, Maxi recebeu sozinho e deu um toquinho lindo por cima de Saulo, mas bola foi para fora. O ABC passou a jogar melhor, tocando mais a bola, enquanto o Bahia não consegua acertar três passe. Mas, a partir dos 35, o Bahia foi quem pressionou até o final da partida, mas não conseguiu o triunfo.



Frio e calculista: Polícia Civil prende suspeito de matar idosa para roubar R$180, em Anagé

'Carlinhos' confessou a autoria do crime. Demonstrando frieza, ele contou com detalhes aos investigadores e ao delegado. Vítima teria sido morta por causa de R$180. (Fotos: Blitz Conquista)

Nesta terça-feira, a Polícia Civil de Anagé, sob o comando do Delegado Ricardo Ungaro, com apoio de policiais da DRFR e da 10ª Coorpin prenderam João Carlos Pereira Guimarães, vulgo “Carlinhos”, apontado como o autor do roubo que matou a idosa Anezina Maria de Jesus Santos, 79 anos. A vítima foi morta no último domingo na região de Lindo Horizonte, distrito de Anagé. José foi surpreendido no instante que transitava numa motocicleta roubada. Na casa do suspeito também foram encontradas três espingardas de fabricação artesanal. “Carlinhos” confessou a autoria do crime. Demonstrando frieza, ele contou com detalhes aos investigadores e ao delegado como cometeu o crime. Ele subtraiu da vítima, apenas R$ 180. O suspeito foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação qualificada e posse de arma de fogo. Ele ficará custodiado em Anagé, até que a Justiça determine a sua transferência para o presídio Nilton Gonçalves.



Morre no Rio, aos 61 anos, a jornalista Sandra Moreyra, após luta contra o câncer

(Foto: Reprodução)

Morreu nesta terça-feira (10), no Rio de Janeiro, a jornalista Sandra Moreyra após anos de luta contra um câncer. A repórter de 61 anos tinha 40 de carreira e se destacou em coberturas importantes da TV Globo, como por exemplo a morte de Tancredo Neves e a tragédia do iate Bateau Mouche. Casada e mãe de dois filhos, Sandra tinha um neto e era irmã da também jornalista e diretora da GloboNews Eugenia Moreyra. Ela entrou na Globo em 1984 como repórter em Minas Gerais, quando participou da cobertura da eleição e morte de Tancredo. A jornalista Maria Beltrão não escondeu a emoção e foi às lágrimas ao noticiar a morte da amiga e colega de trabalho Sandra Moreyra nesta terça-feira (10), após lutar nos últimos anos contra um câncer. “E com uma tristeza enorme eu aviso que morreu a jornalista Sandra Moreyra aos 61 anos de idade”, anunciou Beltrão. Chorando muito, ela seguiu: “Vinha lutando contra um câncer há mais de dois anos. Estava internada desde quinta-feira, nossa grande amiga, Sandra Moreyra”. Sandra tinha 40 anos de jornalismo e, ao longo da carreira, participou de coberturas importantes da TV Globo, como, por exemplo, a morte de Tancredo Neves quando era repórter da emissora em Minas Gerais.



'Operação Espora', da Polícia Civil, fecha várias rinhas de galo na região

(Foto: Reprodução)

A Polícia Civil da 21ª Coorpin de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, deflagrou na manhã desta segunda-feira, 09/11/15, uma mega Operação batizada de “Espora de Ouro”, com o objetivo de desarticular as chamadas “Rinhas de Galo”, a partir de denúncias de populares dando conta da existência da clandestinidade no município. A operação foi comandada pelo coordenador regional interino da Coorpin, Dr. Roberto Júnior, que contou com os investigadores e escrivães da Unidade, com o apoio do delegado plantonista Dr. José Robson Oliveira Santos que ficou na delegacia agilizando os Procedimentos de T.C.O. Ao todo, foram apreendidos em quatro rinhas existentes na cidade, cerca de 135 galos de raça utilizados em combate e apostas milionárias. O prejuízo para os donos das aves foi de mais de R$ 150 mil reais, além de responderem à processos na justiça por crime ambiental, pagar multas e gastar com advogados.



Brumado: Após 3 meses de investigações, Polícia Civil realiza apreensão de artefatos explosivos

Os objetos apreendidos irão passar pela perícia técnica e depois serem destruídos pelo Exército (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A Polícia Civil de Brumado vem mantendo a alta resolutividade em suas ações, resolvendo a grande maioria dos casos e mostrando que, apesar do déficit de contingente, os esforços e a vontade de promover a segurança pública em Brumado e região vêm sendo o fiel da balança para que a superação seja atingida. Na manhã desta terça-feira (10), mais uma ação teve um resultado positivo, onde, após 3 meses de investigações, o coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo e o delegado titular Dr. Leonardo Soares, efetuaram a prisão em flagrante por posse irregular de armas de fogo e também de artefatos explosivos de Adeilton de Jesus Souza (39), o qual estava com o material e arma guardados em sua residência no Bairro Olhos d’Água. Ele foi levado imediatamente para prestar depoimento, ficando à disposição da justiça. Segundo as primeiras informações, Adailton assumiu que todo o material era de sua propriedade. Ele seria inclusive funcionário de uma pedreira que atua na cidade. 



Grupo se mobiliza em busca da moralização do Carnaval de Rio de Contas

(Foto: Reprodução Facebook)

O Carnaval de Rio de Contas já foi considerado um dos festejos momescos mais charmosos da Bahia, mas, de uns anos para cá, ganhou uma nova dimensão, buscando atrair turistas e divisas para o município, mas, com isso, a festa acabou saindo totalmente da sua característica, virando uma bagunça e fazendo com que muita gente viesse a protestar contra o novo modelo. Estes protestos se tornaram mais robustos e substanciaram um grupo chamado “Reinventando o Carnaval de Rio de Contas”, o qual pretende trazer de volta o velho modelo de outrora. A reportagem do 97NEWS falou com uma das representantes do grupo, Edilma Maria dos Santos, que de forma categórica iniciou dizendo que “o grupo nasceu na própria quarta-feira de cinzas, onde nós confirmamos que o rumo que estava sendo tomado no carnaval de Rio de Contas, então, diante disso criamos o Grupo Reinventado o Carnaval de Rio de Contas”. Ela ainda continuou relatando que “quando vimos que o nosso carnaval estava sendo tomado pelos paredões, que causavam um grande transtorno, principalmente para os mais idosos, chegando ao limite do insuportável, causando uma descaracterização total, fugindo das nossas tradições, as quais atraiam até turistas estrangeiros”. E finalizou argumentando que “não que queremos que não tenha mais axé, mas que haja espaço para as marchinhas, para os blocos, para os mascarados, assim como era há uns anos atrás. Queremos moralizar o nosso carnaval e cremos que teremos sucesso em nosso movimento, pois não queremos que a bagunça e a discórdia venham imperar, mas sim a alegria, a descontração e o clima verdadeiro de Momo reinando, onde as famílias possam brincar com tranquilidade e segurança”. Os que quiserem apoiar e conhecer melhor as propostas e a pauta das reivindicações do Grupo “Reinventando o Carnaval de Rio de Contas” acesse o link: https://www.facebook.com/reinventandoocarnaval



Mulheres presas: 66% estão encarceradas sem julgamento; 65% praticou tráfico de drogas

(Foto: Reprodução)

Dados do Ministério da Justiça apontam que, na Bahia, 66% das mulheres presas estão encarceradas sem julgamento. De acordo com o levantamento, o estado fica atrás, apenas, de Sergipe – que tem 99% das mulheres presas sem condenação. Na outra ponta da tabela, São Paulo e Rondônia aparecem com os estados que menos têm presas sem julgamento – nove e 15%, respectivamente. Para o presidente da comissão especial da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, do Sistema Prisional e Segurança Pública, Marcos Melo, o número é “alarmante”. “A OAB vê isso com grande preocupação. É um absurdo que mais da metade das mulheres presas estejam esperando julgamento. Isso tudo é fruto de uma política de punir sem julgar. Tira-se a pessoa de circulação e deposita lá (nos presídios)”, analisou. Ainda de acordo com Melo, a comissão faz inspeção nos presídios em todo estado e o panorama não é animador. “As pessoas não saem de lá com nenhuma perspectiva boa. Tudo aquilo que pode ser feito para amenizar a situação da presa não é feito. A expectativa é a pior possível”, apontou. Ainda de acordo com o Ministério da Justiça, 65% das mulheres presas na Bahia estão atrás das grades por conta do tráfico de drogas, 10% roubo, 7% furto, 6% homicídio e outros crimes, 3% desarmamento, 2% quadrilha ou bando e 1% latrocínio. Nos últimos dias, o BN revelou que, em sete anos, o número de presas na Bahia quase dobrou e que a maioria das presas no estado é negra, jovem, solteira e com o ensino fundamental incompleto.



Projeto esportivo desenvolvido pela Associação do Bairro São José teve apoio do presidente da LBF

As equipes antes da decisão (Foto: 97NEWS)

O esporte amador continua crescendo no município de Brumado, mas, principalmente pela iniciativa privada e a força de vontade de alguns amantes do Esporte em nossa cidade, os quais se mostram dispostos a enfrentar as grandes barreiras do caminho. Dentre os apoiadores o presidente da LBF – Emanoel “Manelão” Araújo é um dos que mais se destaca com inúmeras ações em prol do crescimento, principalmente, do futebol amador. Um projeto realizado pela Associação de Moradores do Bairro São José, que tem como presidente Ivan Oliveira, teve o seu ápice neste domingo (08) com a realização do jogo final entre a equipe do São José e o Baraúnas, num jogo muito disputado que acabou com o placar de 4X1 para o São José. Segundo Oliveira o projeto deverá ser ampliado e na próxima edição deverá ser incluído o futebol feminino, bem como outras atividades envolvendo os membros do Grupo da Terceira Idade. 



Brumado: Jovem que veio de Jaú para Livramento afirma ter sido vítima de uma grande injustiça

O jovem garantiu ser vítima de uma injustiça e registrou queixa-crime na manhã desta segunda-feira (09) na Depol de Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um jovem que pediu reserva de identidade passou por um grande constrangimento na última sexta-feira (06) no município de Patos de Minas (MG), onde foi acusado por uma passageira do ônibus que ele viajava de ter roubado seu dinheiro e celular. Ele partiu de Jaú (SP) no dia anterior e seu destino era o município de Livramento de Nossa Senhora. Tudo começou quando ele foi ao banheiro e na volta a passageira afirmou que ele tinha pego a sua carteira e o celular, sendo que os documentos da mulher estavam nas bagagem do jovem. Insuflados pelo próprio motorista, os passageiros partiram para linchar o jovem que só foi salvo com a presença da Polícia. Na oportunidade o jovem acabou sendo salvo por outro motorista da empresa, que interviu para que nada fosse feito ao jovem, que, inclusive provou, por meio de nota fiscal, que o celular que estava com ele era seu. O caso acabou virando queixa-crime na Depol de Brumado, onde o jovem esteve na manhã desta segunda-feira (09) e irá pedir indenização por danos morais, injúria e calúnia contra a empresa de ônibus. Nossa reportagem falou com o jovem que expressou que “estou muito chocado, pois fui vítima de uma grande injustiça, pois fui avaliado pela minha aparência” e ainda emendou que “eu provei que o celular era meu e que os documentos da mulher foram colocados nas minhas coisas. Confio na justiça e agora vou querer os meus direitos, por isso entrei com o processo”. 



Mesmo com número reduzido de vacinas, acontecerá neste sábado (14) a vacinação antirrábica

O coordenador de endemias, Fábio Azevedo, disse que mesmo com o número baixo de vacinas a imunização acontecerá (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A redução dos recursos do Ministério da Saúde que diminuiu consideravelmente a liberação de verbas para combate a várias doenças no país pode causar uma grande dor de cabeça aos governantes. Campanhas e ações importantes como o combate a Dengue sofreram quedas nas ações e, com isso, o risco de epidemias aumenta de forma significativa. Diante dessa redução várias contenções atingiram os municípios como a campanha de vacinação antirrábica, que acontece todos os anos, geralmente no mês de setembro. A reportagem do 97NEWS falou com o coordenador do setor de endemias, Fábio Azevedo, que explicou que “infelizmente a redução do número de vacinas é drástica, mas mesmo assim iremos realizar a campanha que já deveria ter acontecido”. Ele também citou que “seriam necessárias 10 mil vacinas para contemplar a demanda dos cães e gatos, mas só recebemos 1.400 doses, o que poderá gerar algum tumulto, ou coisa do gênero”. Questionado sobre qual será o critério para a imunização, ele respondeu que “será por ordem de chegada, então é possível que os últimos da fila fiquem sem vacinar seus animais”. Ele ainda informou que a vacinação só será para os animais e acontecerá nas unidades de saúde dos bairros Dr. Juracy, São Félix e no centro da cidade, neste sábado (14), a partir das 08 horas. 



Brumado: Sede da OI Telecomunicações é arrombada; bandidos levaram aparelhagens

Os bandidos entraram pelo portão principal e depois arrombaram o local onde fica guardada a aparelhagem (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A sede e o escritório central da OI Telecomunicações de Brumado, localizado na Rua Iluminato Lôbo, ao lado da Praça Senhor do Bonfim,  foi novamente arrombado na madrugada desta segunda-feira (09), desta feita, com um prejuízo muito maior que nas vezes anteriores, já que os meliantes levaram inúmeras aparelhagens de telecomunicações, além de fazer um grande estrago nas instalações. O repórter Marcos Paulo do 97NEWS esteve no local e fez também o registro fotográfico da ação delituosa. Segundo um funcionário da empresa que chegou hoje para trabalhar, assim que ele notou que as instalações tinham sido invadidas e aparelhos foram levados (foto abaixo), foi imediatamente para a 20ª Coorpin registrar um boletim. A Polícia Técnica está se dirigindo para o local e irá fazer a perícia. Ainda não se tem base do valor dos prejuízos, mas, ao que tudo indica, são altos, pois a aparelhagem era cara, além do que foram destruídos compartimentos da empresa. Ainda não há pistas dos possíveis autores do delito. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Vitória da Conquista faz 175 Anos de História nesta segunda

Foto: Reprodução

Vitória da Conquista, Joia do Sertão Baiano, completa nesta segunda-feira (09), 175 Anos de Emancipação Política. A cidade também conhecida como a terra das rosas e do frio. A iniciativa privada tem impulsionado o desenvolvimento da terceira maior cidade da Bahia. O maior exemplo, entre outras importantes realizações, fica por conta do novo aeroporto e empreendimentos comerciais que crescem a cada dia no município.


 

Foto: Divulgação

História de Vitória da Conquista


Tudo começou com o Arraial da Conquista que foi fundado em 1783 pelo sertanista português João Gonçalves da Costa, nascido em Chaves em 1720, no Alto Tâmega, na região de Trás-os-Montes que com dezesseis anos de idade, foi para o Brasil ao serviço de D. José I, Rei de Portugal, com a missão de conquistar as terra ao oeste da costa da Bahia. Anteriormente já havia lutado ao lado do Mestre-de-Campo João da Silva Guimarães, líder da Bandeira responsável pela ocupação territorial do Sertão, iniciada em 1752. A origem do núcleo populacional está relacionada à busca de ouro, à introdução da atividade pecuária e ao próprio interesse da metrópole portuguesa em criar um aglomerado urbano entre a região litorânea e o interior do Sertão. Portanto, integra-se à expansão do ciclo de colonização dos fins do século XVIII.

CONTINUE LENDO


Brumado: Casal de bandidos assalta casal de namorados na Praça Armindo Azevedo

O casal estava namorando num dos bancos da Praça Armindo Azevedo, mas acabaram vítimas de bandidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O cantor e compositor Edson Gomes relatou em uma de suas músicas uma situação que se encaixa perfeitamente para a atual situação da violência em Brumado, onde ele citava que “os velhos já não procuram mais as praças e a lua não é mais dos namorados e quem se aventura pode ser a última vítima”. Infelizmente passear e ir às praças públicas a partir das 20 horas em Brumado e um fator de risco já que a ação dos marginais nesse período é cada vez mais intensa. Na noite deste sábado (07) um fato acabou ganhando repercussão na página policial, onde um casal de marginais assaltou um casal de namorados que estava no banco da praça Armindo Azevedo. Segundo o relato, um homem com arma em punho e uma mulher chegaram, por voltas das 20h50m, já dando voz de assalto e levaram a motocicleta da vítima, além de seus documentos e um aparelho celular. Realmente para os namorados brumadenses ver a lua, as estrelas e o amor nas noites de verão ficará cada vez mais difícil. 



Mariana: Imagens mostram desespero e correria no momento do estouro da barragem

(Foto: Reprodução Youtube)

O momento em que uma das barreiras da mineiradora Samarco se rompe e começa a liberar rejeitos de minério e água no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, nesta quinta feira (5), foi registrado em um vídeo. No vídeo é possível ouvir trabalhadores se dando conta do rompimento e alertando colegas. As barragens do Fundão e de Santarém, da Samarco, se romperam despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério e água. Uma morte foi confirmada e há 28 desaparecidos, entre eles 13 funcionários e 15 moradores de Bento Rodrigues, em Mariana, na região central deMinas Gerais. O governador Fernando Pimentel disse neste domingo (8) que é difícil os trabalhadores das barragens que romperam na quinta-feira (5), e estão ainda desaparecidos, serem encontrados com vida. Segundo ele, o estado tem um número grande de barragens, em torno de 730. Assista: 



Corpo de homem é achado na zona rural em estado avançado de decomposição em Caetité

Um senhor caminhava por uma estrada vicinal, quando sentiu o forte cheiro, localizando o corpo. Vítima estava desaparecida desde a última quarta-feira (4) (Foto: Reprodução)

Na manhã deste domingo (08) o corpo de um homem foi achado em estado avançado de decomposição, na zona rural de Caetité. Segundo informações colhidas pela reportagem, o corpo do homem de pré nome Aguinaldo, foi achado por um idoso por volta das 9h00. O senhor caminhava por uma estrada vicinal, quando sentiu o forte cheiro. Curioso, o idoso adentrou na mata achando o corpo do homem em estado avançado de decomposição. Aguinaldo estava desaparecido desde a quarta-feira (04). O fato ocorreu na Fazenda Cangaia na região do distrito de Maniaçu. A polícia técnica esteve no local e constatou que a morte foi por motivos naturais. Aguinaldo teria por volta de 40 a 42 anos de idade. O corpo foi liberado aos familiares para sepultamento imediato devido ao estado do corpo.



Ladrão é salvo do linchamento, pela Polícia Militar, após tentar assalto a um bar em Itapetinga

Um policial a paisana presenciou o espancamento do jovem e acionou a PM. A arma do bandido, que estava na mão de populares, foi recolhida. (Foto: Itapetinga na Mídia)

Ultimamente a população de Itapetinga tem adotado uma postura diferenciada em relação aos criminosos que se arriscam a praticar o crime de roubo sozinho, mesmo estando armado.Nos últimos dias vários indivíduos foram linchados por populares durante tentativa de assalto a transeunte e a estabelecimento comercial, como o que aconteceu com Yuri Samuel Silva dos Santos, 18 anos, que empunhando um revólver calibre 38 municiado, adentrou um bar nas proximidades da Praça Zilda Ribeiro, Bairro São Francisco, e se deu mal. Nas proximidades do referido estabelecimento comercial havia um policial a paisana que impediu que o ladrão apanhasse ainda mais. Ele acionou a Polícia Militar que chegou rapidamente para recolher a arma de fogo que tinha sido retirada das mãos do assaltante.