ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2021"

Servidores de Iuiu visitam Brumado para conhecer modelo das Escolas em Tempo integral

Foto: Divulgação

Uma equipe da Secretaria de Educação da cidade de Iuiu esteve em Brumado, para conhecer o modelo de funcionamento da Escolas em Tempo Integral. Implantando na gestão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), o modelo se estende hoje a 100% das escolas da rede municipal, se transformando numa referência da educação baina. Na oportunidade, a equipe de Iuiu, composta pela secretária de educação e cultura e diretora do Sertão Produtivo, Elizete Alves de Souza Pereira, pela Coordenadora de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Valderlúcia Fernandes Rodrigues Noronha, pela Coordenadora de Educação Infantil, Bruna Graciela Barros Lima Batista, e pelo Coordenador de Prestação de Contas, Edicarlos Alves de Oliveira, se reuniu com o prefeito e o secretário municipal de educação, João Nolasco, para discutir detalhes do projeto.



Alegando valores defasados, Embasa pede reajuste de 13,73% na tarifa de água

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Embasa solicitou à Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) o reajuste de 13,73% nas contas de água. A empresa justifica que os atuais valores estão defasados, uma vez que ainda são os mesmos que foram praticados em 2019. Em 2020, a Agersa resolveu não reajustar a tarifa, argumentando que, por causa da pandemia, as famílias baianas estavam enfrentando dificuldades decorrentes da retração da atividade econômica. Segundo a Embasa, o reajuste é uma adequação da tarifa à realidade, sendo necessária para manter a empresa funcionando dentro de parâmetros aceitáveis de qualidade, além de preservar sua capacidade de fazer novos investimentos. Ainda de acordo com a empresa, a demanda pela água tratada e pelo esgotamento sanitário é sempre crescente e faz parte da função social da Embasa atender a essa necessidade da população, com a construção de novas adutoras, sistemas de abastecimento e estações de tratamento de esgoto  em toda a Bahia. Em Brumado, a empresa trava uma batalha com a administração municipal para a assinatura que renova a concessão do tratamento da água e investimentos no esgotamento sanitário.



BR-030: TOR apreende mais de 55 munições de diversos calibres em ônibus interestadual próximo a entrada de Malhada de Pedras

Foto: Reprodução l CIPRv

No início da tarde desta quinta-feira (28), a guarnição do Tático Ostensivo Rodoviario (TOR) abordou na BR-030, um ônibus interestadual que fazia a linha Caculé/Salvador. Na abordagem que aconteceu próximo a entrada do município de Malhada de Pedras, os policiais encontraram no bagageiro do veículo várias caixas de papelão contendo munições de diversos calibres, totalizando 56.700 munições que teve origem a cidade de Goiânia (GO). Segundo o TOR,  a nota fiscal de toda munição relatava que o transporte era de 250 unidades de chumbinho pardal. De acordo com o comandante da CIPRv, major David Robson Conceição, a informação inicial é de que os materiais abasteceriam grupos criminosos na capital. O responsável pelo material não foi identificado. 

 

Foto: Divulgação

Conforme a CIPRv de Brumado, todo material foi recolhido e conduzido à 20ª Coorpin para que fossem adotadas as medidas legais. Foi apreendido: 50.000 (cinquenta mil) espoletas; 2.500 (dois mil e quinhentos) cartuchos de calibre .22; 500 (quinhentos) cartuchos de calibre .32; 500 (quinhentos) cartuchos de calibre .38; 500 (quinhentos) cartuchos de calibre .28; 750 (setecentos e cinquenta) cartuchos de calibre .20; 500 (quinhentos) estojos de calibre .28; 600 (seiscentos) estojos de calibre .32; 250 (duzentos e cinquenta) estojos de calibre .36.



Bahia: Aumento no preço da gasolina faz diversos motoristas de aplicativos desistirem de rodar

Foto: Divulgação

Os sucessivos aumentos no preço dos combustíveis em todo país, sobretudo o mais recente, que ocorreu na última terça-feira (26) e fez com que o valor do litro da gasolina chegasse a casa dos R$ 7 reais na maioria dos postos de da Bahia, impactou diretamente na vida dos motoristas de aplicativos. Devido aos constantes reajustes deste ano, mais de 5 mil condutores dos aplicativos Uber e 99 POP desistiram de rodar. Em 10 meses, a gasolina já subiu 11 vezes e acumula um aumento de 73%, seguido do Diesel, que chegou a 65,3%. Segundo a categoria, esses aumentos geram um reflexo na vida de todos. Na capital baiana, mais de cinco de mil motoristas já deixaram de rodar porque não vale mais a pena, o retorno não é compatível. 



Caçamba desgovernada atinge casa e quase causa tragédia em Ipiaú

Foto: Reprodução l Giro Ipiaú

Na manhã desta quinta-feira (28), uma caçamba coletora de lixo invadiu uma residência no bairro Santa Rita, em Ipiaú. Segundo as informações, três pessoas ficaram feridas. O acidente ocorreu por volta das 07h50 na Rua I. De acordo com o site Giro Ipiaú, o motorista teria parado o veículo na ladeira e acionado o freio de mão, no entanto, após uma falha mecânica, a caçamba começou a descer a ladeira desgovernada. O caminhão colidiu frontalmente na parte térrea e a carroceria da caçamba basculante derrubou uma parede da parte superior do imóvel, habitado por duas famílias. Além do motorista ficaram feridos um gari que estava em cima da carroceria, e que acabou sendo arremessado no imóvel, e uma mulher de 20 anos, que estava na sala da casa, acompanhada do marido e do filho, que não se feriram. A moradora e o motorista foram socorridos por populares para o Hospital Geral de Ipiaú. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. 



Brasil: Enquete em tempo real mostra Bolsonaro em primeiro lugar para presidente em 2022; Sérgio Moro segue em segundo

Foto: Divulgação

Uma enquete que funciona em tempo real na internet mostra o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido) em primeiro lugar para a corrida eleitoral em 2022. Ainda na corrida presidencial de 2022, o Juíz Sérgio Moro segue em segundo lugar. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em terceiro lugar. O site www.eleiçõesaovivo.com.br mostral a porcentagem de cada candidato. Com 39,7%, Bolsonaro lidera a enquete. Já Sérgio Moro tem 24,8%, e em seguida, Lula aparece com 21,1%. A enquete começou em janeiro deste ano. Só nesse mês de outubro, mais de 336 mil votos já foram computados.

 



Testagem nas escolas públicas detecta 18 casos de Covid em seis cidades baianas

Foto: Divulgação

Desde o último dia 18, o projeto "Partiu! #Testagem nas Escolas" detectou 18 casos positivos de Covid-19 em escolas da rede pública. O projeto tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da doença na comunidade escolar. Foram feitas coletas de amostras em 12 municípios, destes, seis tiveram algum estudante ou funcionário com resultado positivo. Ao todo, foram testados 2.228 indíviduos, 224 amostras ainda estão em análise e as outras tiveram resultado "não detectável" para a Covid-19. As 18 amostras com resultado positivo para a doença são dos municípios de Itanhém, Itapebi, Medeiros Neto, Mirangaba, Salvador e Várzea da Roça. A proposta da Sesab, com o projeto, é fazer a testagem de 180 mil funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. O projeto terá duração de três meses.



Tecnicos do Ibametro visitam Brumado para instalação de radares e taxímetros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última segunda-feira (25), técnicos do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) estiveram em Brumado para avaliar a viabilidade de implantar radares na cidade e com o objetivo de debater o projeto de instalação de taxímetros na frota municipal de táxis. Segundo o coordenador do instituto, Emanoel Portela, o órgão está aguardando o momento adequado para fazer a implantação dos aparelhos. "Um estudo de viabilidade técnica para instalação dos equipamentos nas ruas da cidade já foi feito", disse. Conforme ele, o objetivo, é regulamentar a velocidade limite nas vias, garantindo segurança no trânsito. Portela também disse que o órgão está à disposição da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para prestar as devidas orientações no processo de implantação dos taxímetros em Brumado. “Fiquei muito entusiasmado com o crescimento de Brumado. Enxergo aqui o momento ideal para implantação do taxímetro”, avaliou. Emanoel acrescentou que o taxímetro é o modelo de cobrança mais justo para o sistema de transporte de passageiros. 



Homem é preso suspeito de matar enteado de 11 meses com soco na cabeça

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O suspeito de agredir e matar o enteado, um bebê de 11 meses, um homem foi preso, na última terça-feira (26), no município de São Gonçalo dos Campos, a 120 quilômetros de Salvador. De acordo com a polícia, ele deu soco na cabeça do menino "para fazê-lo parar de chorar". A denúncia foi feita pela mãe do bebê, que contou em depoimento ter deixado o filho sozinho por serca de 15 minutos, tempo que o padrasto usou para cometer o infanticídio. No retorno, ela encontrou o suspeito no banho e a criança, em convulsão, deitada sobre a cama. A morte do bebê foi constatada na Policlínica da Fraternidade, para onde o menino foi socorrido. Segundo a polícia, foram encontrados na casa do suspeito 18 buchas de maconha, que também foi autuado por tráfico de drogas. O homem foi levado para a delegacia do Sobradinho, em Feira de Santana, onde está à disposição da Justiça.



Bahia: Preço da carne apresenta leve queda após 16 meses de alta

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após 16 meses seguidos de alta, os preços da carne tiveram uma leve queda, de -0,31%, no mês de outubro. A estatística faz parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE na última terça-feira (26). Apesar da queda, as carnes acumulam alta de 22,06% ao longo dos últimos meses. A última redução do produto, segundo o IPCA, havia sido em maio do ano passado. Especialistas e economistas especulam que esta queda pode ser reflexo da suspensão de exportação da carne bovina brasileira para a China, que já completou dois meses.

 



Pfizer pedirá autorização de uso de vacina em crianças no Brasil em novembro

Foto: Divulgação

A Pfizer anunciou nesta quarta-feira (27) que pedirá aprovação de sua vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Brasil, no próximo mês. A data em que a solicitação será enviada para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não foi definida. Estudos com o imunizante da Pfizer e BionTech mostraram eficácia de 90,7% do imunizante na prevenção da doença em indivíduos dessa faixa etária. A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, já disse considerar que a vacina da Pfizer e BionTech atende os critérios para imunizar crianças de 5 a 11 anos.



Desemprego no país cai a 13,2% no trimestre até agosto, aponta IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A taxa de desemprego no Brasil foi de 13,2% no trimestre encerrado em agosto. O número mostra melhora em relação aos 13,7% registrados no trimestre até julho. Em relação ao resultado de maio, quando a taxa era de 14,4%, a queda é de 1,4 p.p. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em relação a agosto do ano passado, quando a taxa de desemprego foi de 14,4%, a queda é de 1,3 ponto. O número de empregados sem carteira assinada no setor privado, porém, totalizou 10,8 milhões de pessoas, uma alta de 10,1% no trimestre. O grupo ganhou 987 mil trabalhadores. Já na comparação anual, a alta foi maior, de 23,3%, ou 2 milhões de pessoas no ano. Essa variação é a maior da série histórica, em termos percentuais e absolutos, na comparação anual, ressalta o IBGE.



Brumado: Prefeito Eduardo Vasconcelos é convidado para Conferência da ONU

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (Sem partido) foi convidado a falar na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança Climática de 2021, também conhecida como COP26, sobre o projeto de energia solar implantando por sua gestão nas escolas da rede municipal. A 26ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática será realizada na cidade de Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Reino Unido. Em vídeo que será exibido na conferência, o prefeito afirmou que 18 escolas da rede municipal contam com um sistema fotovoltaico com capacidade média de geração mensal de 185 mil quilowatts/hora/mês. Segundo o gestor, o projeto foi viabilizado na busca da eficiência energética e para diminuir o custo das contas de energias nas unidades, cuja totalidade é climatizada com aparelhos de ar-condicionado. O sistema atende a demanda de todas as 33 escolas da rede, beneficiando cerca de 10 mil alunos. O gestor enfatizou que a climatização também impactou positivamente no aprendizado dos estudantes. “Para se ter uma ideia, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que no nosso Estado é de 4.9 e no Brasil é de 5.9, aqui em Brumado obtivemos 6.1. Somos um casa de sucesso”, comemorou.



Casos ativos da Covid-19 voltam a cair após 4 dias na Bahia; estado registra 9 óbitos em 24h

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os casos ativos da Covid-19 na Bahia voltaram a cair após 4 dias. Na terça-feira (26), ainda estão infectados com o novo coronavírus 2.455 pessoas, menor número desde a última quinta-feira (21), de acordo com o boletim epidemiológico da secretaria de saúde do estado. Além disso, 9 mortes em decorrência da doença foram registradas nas últimas 24h, totalizando 27.042 óbitos no estado, desde o início da pandemia. A Bahia também registrou 448 novos casos da doença nas últimas 24h. 



Embasa é acionada por descarte irregular de resíduos em Morro do Chapéu

Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia ajuizou ação civil pública contra a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) por descarte irregular de resíduos de dessalinização no município de Morro do Chapéu. No documento, o MP-BA, por meio do promotor de Justiça Pablo Almeida, solicita à Justiça que determine, liminarmente, à Embasa que cesse imediatamente o despejo de novos resíduos provenientes da dessalinização no meio ambiente. Segundo Paulo, o rejeito deve ser armazenado em bombonas, com fechamento hermético, para futura reutilização após a realização dos estudos técnicos pertinentes e do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos para que lhe seja dado finalidade comercial ou social. Caso os estudos indiquem a impossibilidade de reutilização da totalidade dos resíduos, o promotor requer que a Embasa seja obrigada a dar destinação final adequada, à aterro industrial ou sanitário. O MP-BA solicitou ainda que a Embasa seja obrigada a dar destinação adequada a todo o rejeito existente na lagoa em Morro do Chapéu e nos terrenos afetados, dando destino de reutilização, se possível, dentro de um ano e após realização dos estudos técnicos. Pesquisas realizadas pelo promotor de Justiça identificaram o lago em que é depositado o rejeito da dessalinização, no povoado de Buracos, em Morro do Chapéu. Foi constatada a redução, entre 2014 e 2020, da quantidade de água na lagoa, permanecendo a substância soluta oriunda do procedimento de dessalinização no solo. Segundo o promotor, a Embasa não utiliza métodos para evitar essa contaminação.



Brumado: Terminal Rodoviário passa por manutenção e conservação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Terminal Rodoviário de Brumado foi inaugurado em 1994, e desde então, não havia passado por uma intervenção de manutenção e conservação. Com a cessão de uso feita pelo estado em 2019, o município licitou na modalidade outorga, na qual nessa modalidade o setor privado paga pelo uso do bem público e atende aos requisitos contratuais, que inclui manutenção e conservação do bem público. Buscando concluir os requisitos estabelecidos, a empresa concessionária estabeleceu um cronograma de manutenção e conservação do terminal, e várias fases já foram implantadas. Segundo a empresa, já foram feitas a reforma da estrutura de restaurante e lanchonete, reforma do circuito elétrico, reconstrução do sistema hidro sanitário, pintura com nova identidade visual, reforma de banheiros, construção de novos guichês para captar empresas que querem atender novas demandas à população. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, o proprietário da empresa concessionária, Álvaro, destacou que as ações de manutenção e conservação do Terminal Rodoviário já proporcionam conforto e segurança ao usuário. "Essas ações também demonstram que o público e o privado, quando legalmente constituídos, caminham juntos sem prejuízo para as partes. Nesse caso ganha a empresa, o município ao receber o pagamento da outorga, empresas de transportes de passageiro e a população, que é a verdadeira dona daquele bem público. Vale ressaltar que o público é de todos, portanto deve-se conservá-lo e não permitir a destruição", disse. O Terminal Rodoviário recebe diariamente diversos passageiros de Brumado e Região.



Conquista: Comerciante é preso vendendo celulares com restrição de roubo

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um comerciante de eletrônicos foi preso, nesta terça-feira (26), em Vitória da Conquista, após tentar vender 15 aparelhos celulares. De acordo com a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), dois aparelhos tinham restrição de roubo, enquanto os outros estavam sem nota fiscal. De acordo com o delegado Ney Brito, as equipes chegaram até o local, por meio do sistema Alerta Celular, disponibilizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).  “A vítima havia vinculado seus dados por meio dessa ferramenta, o que contribuiu para a localização do aparelho”, pontuou. O proprietário da loja onde os aparelhos foram apreendidos foi autuado em flagrante pelo crime de receptação qualificada e já está à disposição da Vara Criminal. A importância do aplicativo da secretaria foi destacada pelo delegado. “Caso a pessoa tenha o celular roubado, orientamos que ela entre no site e ative o alerta. Essa é mais uma ferramenta que colabora com o processo de devolução dos aparelhos”, acrescentou.



Bahia receberá primeira Copa Indígena de Futebol

Foto: Divulgação

A Bahia vai receber a primeira Copa Indígena de Futebol, que vai acontecer entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro. Na língua Tupi, a copa foi batizada de Kwá Yepe Turusu Apisáwa, que significa “Esse é um grande jogo”. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo. O torneio vai reunir oito times formados por jogadores das etnias Tupinambá, Pataxó e Pataxó Hã-Hã-Hãe que entrarão em campo para disputar o inédito título e ganhar, como prêmio, a oportunidade de jogar uma partida amistosa contra a equipe de futebol profissional do Bahia, um dos apoiadores do evento. A final, marcada para o dia 15, será sediada na Cidade Tricolor, centro de treinamento do Bahia. O ex-jogador Juninho Pernambucano e o jornalista Bob Fernandes serão os comentaristas da partida, e todos os jogos terão transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento não está sendo tratado apenas pelo viés esportivo. Para os indígenas, a competição de futebol é também uma oportunidade de reforçar o alerta sobre a violação dos direitos que os seus povos sofrem e de quebrar estereótipos. O projeto está sendo erguido com o suporte do Bahia, clube que há anos demonstra, publicamente, apoio às pautas indígenas; e também com a ajuda do Instituto Latino-americano para Justiça Coletiva (Ilajuc), criado para promover a proteção e justiça coletiva de grupos minoritários por meio de pesquisas e projetos.



Empresa brumadense está entre as classificadas para o Prêmio BBM de Logística 2021

Foto: Divulgação

Criado há oito anos, o Prêmio BBM de Logística, destaca e reconhece os melhores projetos e profissionais do segmento e de supply chain (cadeia de mantimentos do inglês para o português), e seu crescente prestígio representa mais do que um diferencial na vida profissional de seus vencedores. O prêmio é realizado pela Mundo Logística e a iniciativa acaba de anunciar seus finalistas de 2021, no qual possui dentre eles, a empresa brumadense Comtrasil. A empresa de logística genuinamente brumadense atua no mercado de transportes há mais de 32 anos. A Comtrasil foi classificada na área ESG (environmental, social and governance): projetos voltados a melhorias sociais ou ambientais. Ainda sobre o Prêmio BBM de logística 2021, esses setores de grande importância precisam funcionar sempre da melhor maneira para cumprir seu papel fundamental, inclusive na vida dos cidadãos. O prêmio, possui reconhecimento nacional de grande relevância para o setor, valorizando os projetos e profissionais do segmento, fazendo com que haja cada vez mais investimentos e inovações em Logística. E falando em novas tecnologias, recentemente a Comtrasil foi a primeira empresa de transportes da Região do Nordeste do Brasil a adquirir o primeiro Scania movido a gás natural veicular (GNV) ou biometano (veja aqui). Com 19 unidades operacionais em todo o Brasil, e matriz localizada em Brumado, Bahia, a Comtrasil está sendo pioneira com uma forma mais limpa de trabalhar.

 

Foto: Divulgação

O Prêmio BBM de Logística evidencia o conhecimento e a evolução do segmento, atestando a competência dos profissionais da área, por meio de uma banca examinadora formada por referências do setor. Os critérios para a premiação são: o projeto, a solução adotada, o resultado, a estrutura necessária, a inovação e a opinião dos stakeholders (partes interessadas). Além da categoria ESG a qual a Comtrasil foi classificada, outros seguimentos fazem parte da premiação de 2021 como: Melhoria Operacional; inovação; Tecnologia e Startup. A logística é um dos setores mais importantes da economia nacional e por diversas vezes acaba não recebendo um reconhecimento à altura de sua importância. Para os participantes, o Prêmio de Logística congrega desde empresas líderes globais à startups em franca expansão e cria a oportunidade necessária para que os talentos sejam reconhecidos por uma banca formada por autoridades acadêmicas e empresariais do setor. Os premiados de 2021, além dos troféus, os dois vencedores (1º e 2º colocados), de cada categoria, terão destaque na matéria de capa da revista Mundo Logística (edição 2022), nas redes sociais e entrevistas, detalhando os projetos. A solenidade de premiação será no dia 18 de novembro.

 



Caminhoneiros acusam ministro de se empenhar para desarticular greve

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um grupo que articula a greve dos caminhoneiros em todo país acusa o Ministro da Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de desarticular o movimento de paralisação. Segundo eles, "em meio a tensões entre caminhoneiros e governo, causado principalmente pela alta dos combustíveis, vazou um vídeo Tarcísio afirmando que o seu principal papel como ministro da infraestrutura é baratear o frete e desarticular a greve". A mensagem vem acompanhada de um vídeo que mostra a fala de Tarcício durante um encontro com empresários. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio reafirmou em palestra o seu posicionamento público em referência às ações setoriais adotadas pela pasta", além de afirmarem "total abertura para o diálogo com todas as entidades que demonstraram interesse em fazer parte da formulação da política pública e o posicionamento de não negociar com qualquer indicativo de paralisação ou locaute". A nota também pontua que  é "de amplo conhecimento de todo o setor, sobre temas de interesse, como a tabela de frete e a necessidade de estimular a economia para fortalecer o mercado do transporte rodoviário de cargas".