ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2020"

Dia Mundial da Psoríase - especialista da Clínica Mais Vida fala sobre a doença

Foto: Divulgação

Doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas se sabe que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. É importante ressaltar que a doença não é contagiosa e o contato com pacientes não precisa ser evitado. É frequente a associação de psoríase e artrite psoriática, doenças cardiometabólicas, doenças gastrointestinais, diversos tipos de cânceres e distúrbios do humor. A especialista destaca que os sintomas variam de paciente para paciente, conforme o tipo da doença, mas podem incluir: Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas; Pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós lesões; Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento; Coceira, queimação e dor; Unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes; Inchaço e rigidez nas articulações. Há vários tipos de psoríase, e o dermatologista poderá identificar a doença, classificá-la e indicar a melhor opção terapêutica. Dependendo do tipo de psoríase e do estado do paciente, os ciclos de psoríase duram de algumas semanas a meses. Um estilo de vida saudável pode ajudar na diminuição da progressão ou melhora da psoríase, mas pessoas que possuem histórico familiar da doença devem ter atenção redobrada a possíveis sintomas. É importante estar atento aos sinais. Caso perceber qualquer um dos sintomas, procurar o dermatologista imediatamente. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil será o tratamento. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Macaúbas registra primeira morte em decorrência do novo coronavírus

Foto: Divulgação

O município de Macaúbas, registrou na última terça-feira (27), seu primeiro óbito em decorrência de contaminação pelo novo coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente, de 52 anos de idade, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dia 21, com sintomas relacionados à Covid-19. O diagnóstico positivo para a doença ocorreu no domingo (25), mas a vaga em uma unidade de pronto atendimento (UTI) só foi liberada na tarde da segunda-feira (26). A contaminada chegou a ser transferida, em uma UTI móvel, para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), fazendo uso de respirador mecânico. Entretanto, não resistiu aos sintomas e acabou falecendo. Mais uma vítima da pandemia de Covid-19, ela deixou um marido e dois filhos. Macaúbas registrou 76 casos confirmados da doença do início da pandemia até esta quarta (28), sendo que oito moradores do município ainda se recuperam da doença: sete em isolamento domiciliar e um internado em uma unidade hospitalar.



Grávida de gêmeos, adolescente de 15 anos é assassinada a facadas pelo namorado

Foto: Reprodução l TV Bahia

Uma adolescente de 15 anos foi morta pelo namorado com uma facada no pescoço, no distrito de Ubatã, em Mucuri, extremo sul baiano. Emanuele Moreira da Conceição estava grávida de gêmeos e no momento do ataque segurava a filha de um ano colo. A adolescente chegou a receber atendimento do Samu, mas morreu no local. A criança teve um ferimentos graves na perna, foi socorrida a uma unidade de saúde e liberada. Também ficou ferida a mãe da jovem, que tentou salvar a filha e a neta. O crime aconteceu na noite da última segunda-feira (26). O autor do crime, que não teve a identidade revelada, está foragido. De acordo com a mãe de Emanuele, que presenciou o fato, o namorado teria ficado revoltado porque ela saiu de casa. "Eu tentei socorrer, mas não consegui. Ele tentou dar em mim também. Como eu estava com a bebê na frente, as facadas agarram todas nas perninhas da bebê", disse Maria Aparecida, que foi ferida na barriga. A Polícia Militar informou que uma equipe da 89ª Companhia Independente (CIPM) foi acionada por volta das 20h30, após denúncia de que uma menina havia sido vítima de golpes de arma branca. O corpo de Emanuele foi enterrado na quarta-feira (28). 



Atiradores de Brumado realizam 'Tiro de Instrução Básico' em Feira de Santana

Foto: Divulgação

No último dia 16, o TG 06-024 de Brumado deslocou-se para a realização do Tiro de Instrução Básico (TIB), no estande de tiro do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana, nos períodos de 16 a 18 de outubro, com o efetivo de atiradores matriculados no corrente ano. Com a finalidade de cumprir com o Programa Padrão de Instrução. Segundo o Exército, foram executados os tiros na posição deitado, deitado com apoio, de joelhos e de pé. Os atiradores obtiveram uma menção satisfatória e foram considerados aptos no tiro com o Fuzil Automático Leve (FAL) 7,62. 

Foto: Divulgação

A realização do TIB é uma das principais atividades de instrução do período de formação dos Atiradores e tem por finalidade habilitar o atirador a manusear de maneira correta e responsável o FAL 7,62. Durante o exercício de tiro os atiradores puderam colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na Instrução Preparatória para o Tiro (IPT), bem como vivenciar a experiência do tiro real com o FAL 7,62, oportunidade, os tiros de guerra participaram de um, Bivaque -- designa um acampamento rudimentar para passar a noite na natureza, e pode ser feito sobre uma tenda de campismo ou ao ar livre.



Coronavírus: 82% dos pacientes com Covid-19 têm carência de vitamina D

Foto: Reprodução

Cientistas espanhóis identificaram deficiência de vitamina D em mais de 80% dos pacientes infectados com a Covid-19. De acordo com o artigo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, a insuficiência é mais frequente entre os homens. O estudo envolveu 218 pacientes que estavam internados no Hospital Universitário Marquês de Valdecilla, da cidade espanhola de Santander. A vitamina D, hormônio produzido pelos rins, controla a concentração de cálcio no sangue e afeta o sistema imunológico, explica um comunicado da Sociedade de Endocrinologia, que reúne mais de 18 mil especialistas em 122 países, traz reportagem do Estadão. De acordo com as constatações dos cientistas, a deficiência da vitamina D pode ser relacionada com uma variedade de problemas de saúde e a comunidade científica investiga os motivos.  Os pesquisadores ressaltam que se trata de um estudo de observação. Eles deixam claro que para determinar se o tratamento com vitamina D tem algum papel na prevenção da Covid-19 ou na melhora do prognóstico dos pacientes é necessário realizar grandes testes controlados a fim de contribuir para o controle de futuras ondas do novo coronavírus. José L. Hernandéz, da universidade espanhola de Cantabria, indica que a abordagem ideal seria identificar e tratar a deficiência da vitamina especialmente nas pessoas pertencentes aos grupos de alto risco para a covid-19, como idosos e pacientes com comorbidades.



Brumado registra o 28º óbito por Covid-19, o novo coronavírus

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (28), o município de Brumado registra 2.361 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7.538. Entre os diagnósticos: 09 internações, 28 óbitos, 237 pacientes em tratamento e 2.096 recuperados. No momento, 119 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.571 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Amargosa: Novo tremor em distrito assusta moradores na noite de terça-feira (27)

Foto: Reprodução l Criativa Online

Um novo tremor foi sentido por moradores de Amargosa, no Recôncavo, na noite desta terça-feira (27). O abalo foi registrado na localidade de Corta-Mão às 22h03 e chegou à magnitude de 1,8. Segundo a Defesa Civil do Estado [Sudec], o tremor foi o mais forte após a sequência de fenômenos entre o final de agosto e início de setembro registrado em 43 cidades das regiões do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul. Conforme Paulo Luz, superintendente da Sudec, apesar de a magnitude ter sido baixa, a intensidade do tremor da noite desta terça foi considerada média, o bastante para assustar moradores. Luz diz que o fato preocupa devido à inversão da tendência que era de tremores de baixa intensidade. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que monitora a região, do dia 30 de agosto, quando começaram os tremores, até esta terça já ocorreram mais de 400 abalos sísmicos, 41 destes só nos últimos três dias. O epicentro dos tremores fica a 1 quilômetro de profundidade do distrito de Corta-Mão.



Bete Fruits: Frutas e verduras fresquinhas todos os dias

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para se manter de bem com a vida: nada melhor que frutas e verduras, tudo fresquinha, com a qualidade que você e sua família merece. Faça seu pedido e receba em sua casa: 77 99973-4328, e ainda, você escolhe como quer pagar: à vista, no credito, no debito, ticket alimentação, transferências, links de aproximação, Picpay, Caixa Tem, QR Cold. E mais, parcelamos suas compras. Frutas, verduras, legumes, condimentos, hortigranjeiros, hortaliças em geral é na Bete Fruits, sua vida mais saldável começa aqui: 77 99973-4328.

Foto: Divulgação


Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 volta a subir e chega a 55% na Bahia

Foto: Reprodução

A atualização da taxa de ocupação de leitos de UTI para o tratamento de pacientes com quadro grave da Covid-19 aumentou 5% entre esta segunda (26) e terça-feira (27). Com a variação,  55% das unidades estão ocupadas, de acordo com boletim atualizado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Também houve uma elevação no número de casos ativos da doença, após leve oscilação. Dos 347.721 casos de infecções registradas no estado, 7.156 são considerados ativos.  Nas últimas 24h foram registradas 1.772 novas ocorrências positivas da doença. O número de óbitos registrado no mesmo período é de 22. O total acumulado é de 7.519.  Os novos casos confirmados ocorreram em 417 municípios baiano.



Brumado: Município registra 229 pacientes em tratamento por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (27), o município de Brumado registra 2.312 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7.489. Entre os diagnósticos: 09 internações, 27 óbitos, 229 pacientes em tratamento e 2.056 recuperados. No momento, 141 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Polícia Civil localiza 30 integrantes da facções rivais na Bahia em operação

Foto: Divulgação l SSP-BA

Trinta integrantes de duas facções que disputam a venda de drogas, na região Norte da Bahia, foram localizados pela Operação Gunsmith, na manhã desta terça-feira (27). Drogas, celulares, munições e anotações foram apreendidos com os criminosos. As informações são da SSP. Após um ano de investigação, com apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da SSP, foram mapeados os autores das mortes e também os mandantes. “Com ações de inteligência, confirmamos que três detentos, utilizando celulares, determinavam as mortes, comércio de drogas, tortura de rivais, entre outros ilícitos”, destacou o titular da 19ª Coorpin, delegado Felipe Neri. Durante os cumprimentos de mandados de prisão e busca e apreensão em Senhor do Bonfim, Juazeiro, Barreiras, Lauro de Freitas e Feira de Santana, em residências e no sistema prisional, 150 policiais civis apreenderam drogas, celulares, munições e cadernos com anotações. Em um imóvel, no município de Bonfim, a cadela farejadora Jade, da Coordenação de Operações Especiais (COE), detectou cocaína na parte superior de um armário. Em outra casa, um traficante tentou se esconder atrás de um armário, mas foi percebido. Além da 19ª Coorpin, da SI da SSP e da COE, atuaram na Gunsmith a Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) do Depin, as 1ª, 25ª, 14ª, 15ª, 16ª e 17ª Coorpins, além da Seap, com equipes da Coordenação de Inteligência (GSI). 



Investimento em educação desafia prefeitos em final de mandato

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde março, escolas de todo o país estão fechadas ou funcionando parcialmente. A pandemia teve impacto significativo no desenvolvimento da atividade curricular ao longo deste ano e esse impacto também foi sentido no investimento público. Pela Constituição Brasileira, os municípios devem destinar 25% dos recursos do orçamento para investimentos em Educação. Prefeitos em final de mandato terão o desafio de cumprir essa meta mesmo em meio à crise sanitária. “A ideia de cumprir 25% em tempos de pandemia seria, talvez, mais simples do que em tempos de não pandemia. As escolas estavam fechadas, mas havia educação online e outras estratégias de ensino aguardando para acontecer. Elas não aconteceram, muitas vezes, por falta de planejamento e talvez por falta de vontade política de colocar o orçamento suficiente para prover condições para que essa educação online ocorresse”, avalia Afonso Galvão, pesquisador em Educação e Psicologia. Em relação aos gastos diretamente relacionados com a pandemia, houve movimentação congressual que permitiu a flexibilização de despesas. No entanto, não se teve um olhar específico para ajuste de gastos com educação. Para o advogado e professor de Direito Financeiro do Ibmec do Distrito Federal, Thiago Sorrentino, os Tribunais de Contas podem até compreender a situação de anormalidade em razão da pandemia, mas isso ocorrerá de forma limitada. “Essa compreensão é bastante limitada. Qual seria o cenário ideal? Que o Congresso se reunisse, também verificasse essa necessidade pontual e extraordinária desses entes federados e fizesse um programa específico para flexibilizar ou para contemporizar os gastos com educação”, diz Sorrentino. “A determinação constitucional é que se gaste com educação. Se a educação hoje foi reforçada na área virtual, esses gastos poderiam, a princípio, serem computados para essa finalidade”, completa.



Governo publica redução de impostos sobre videogames

Foto: Divulgação

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (27), um decreto que oficializa a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre videogames. Segundo o documento, o imposto sobre consoles e máquinas de jogos cai 10 pontos percentuais, de 40% para 30%. Já a incidência de IPI sobre partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos reduzirá de 32% para 22%. Para máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, o imposto será reduzido de 16% para 6%. No último dia 9, o presidente já havia revelado a intenção de reduzir os impostos. “Vamos passar de 40% para 30%. E você pode estar reclamando, que é muito. Eu sei que é muito, mas vai com calma, pô, não dá pra tirar tudo de uma vez”, afirmou.



Petrobras reduz preço do diesel em 4% e da gasolina em 5% a partir de hoje (27)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


A Petrobras informou na segunda-feira (26) redução do preço médio do diesel em 4% e da gasolina em 5% nas refinarias, a partir de hoje (27). Para a gasolina, esta é a segunda redução em outubro, após queda anunciada em meados do mês, quando o diesel ficou estável. Na sexta-feira (23), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) voltou a divulgar o seu levantamento semanal de preços de combustíveis. O preço do litro da gasolina nos postos foi apurado em R$ 4,357 na semana de 18 a 24 de outubro. O valor do litro do diesel ficou em R$ 3,448.



Sem controle de aglomerações, Bahia pode enfrentar 2ª onda de Covid antes do fim do ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apesar do platô atual na curva da pandemia em relação aos casos ativos, novas ocorrências e mortes pela Covid-19, a Bahia pode ser afetada por uma segunda onda de contaminação até o fim do ano. O repique na curva de contaminação pela doença já é uma realidade na Europa e acende um alerta para outras localidade. A possibilidade foi admitida pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ao site Bahia Notícias, que teme os reflexos da flexibilização de atividades comerciais na capital e no interior, aglomerações e o abandono do uso de máscaras de proteção pela população, que tem sido comuns, principalmente em meio ao período eleitoral. O titular da Sesab publicou gráficos para mostrar que a Bahia está em uma situação de platô da curva de contaminação, mas alertou para a possibilidade de uma retomada do processo de contágio. O secretário explicou que "esse platô, na sequência da forte redução que vinha ocorrendo [queda sustentada], significa uma retomada do processo de contágio". Os gráficos apresentados pelo titular da Saúde na Bahia de fato mostram o atingimento de um platô no número de casos ativos e casos novos. Há uma semana, na segunda-feira (19), o governador Rui Costa sinalizou que o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) tem processado menos testes RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 do que é capaz. O gestor reconheceu que os municípios têm realizado menos testes, fato que desperta preocupação. Diante de questionamento sobre a queda no número de testes, o secretário Fábio Vilas-Boas afirmou que "o nível de testagem caiu, mas se mantém com 25% de positividade". No estado o governador Rui Costa assinou um decreto no início de setembro em que ampliou o limite do número de pessoas permitidas em eventos em todo estado para 100. Em 23 de outubro o número foi alterado, e passou a ser autorizado até 200 pessoas em eventos.



Brumado registra 36 novos casos de Coronavírus nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (26), o município de Brumado registrou 2.299 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7.421. Entre os diagnósticos: 10 internações, 27 óbitos, 249 pacientes em tratamento e 2.023 recuperados. No momento, 113 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.493 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Chuva derruba árvores e causa enxurrada em Brumado; veja o vídeo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Brumado registrou uma rápida, mas intensa chuva com rajadas de vento no início da tarde desta segunda-feira (26). Moradores da Capital do Minério registraram rajadas de vento e estragos em diversos pontos da cidade. Houve registro de queda de árvores em pelo menos cinco bairros. Ninguém se feriu. No bairro do Hospital, uma árvore caiu na Rua Donizete A. de Lima Azevedo, próximo a 20ª Coorpin e a Escola CMEAS. Uma equipe de manutenção da prefeitura foi acionado logo após a chuva. Funcionários de uma empresa terceirizada precisou serrar o tronco tombado de uma árvore no bairro São José, próximo as obras onde está sendo construída a Policlínica Regional de Saúde. Outro caso semelhante ocorreu no bairro Santa Tereza, desta vez na Rua Auta Leite Oliveira. Uma árvore caiu na via. Houve ocorrências de queda de árvore também na próximo ao IFBA. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já os pontos de alagamentos, a Avenida Centenário voltou a registrar uma "lamina d'água" e ficou alagada, com enxurrada na parte baixa da via. Segundo pessoas que passavam pelo local, a avenida ficou por alguns minutos interditada, mas logo foi liberada com o escoamento da água. Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), houve enxurrada também na Avenida Dr. Guilherme Dias, no bairro Ginásio Industrial. "Nesse ponto, os veículos tiveram que desviar para outras vias por conta da quantidade de água acumulada naquela região bem próximo à uma antiga oficina", disse Jansen Ricardo, coordenador de educação no trânsito da SMTT. Mas houve também quem apreciou a mudança no tempo. Na zona rural, os moradores comemoraram. "Até que enfim a chuva está forte aqui! Olha, que beleza, que maravilha! Vontade de tomar um banho de chuva", disse um morador em vídeo publicado nas redes sociais. A chuva foi recebida com alívio nos distritos de Brumado.



Muro de canal do 'Riacho do Bufão' cai após chuva intensa em Brumado

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Após intensa chuva, o muro de contenção construído no Riacho do Bufão, em Brumado, caiu no início da tarde desta segunda-feira (26). O canal foi feito para modernização e urbanização do trecho que conecta os bairros Santa Tereza ao Centro. Essa obra é uma das últimas realizadas pela atual administração municipal. Segundo apurou o site 97NEWS, a construção ainda não foi finalizada, e provavelmente a empresa responsável irá fazer os procedimentos necessários para ressarcir os danos causados e refazer o serviço. 

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), choveu cerca de 46mm na Capital do Minério nesta tarde de segunda. Para terça-feira (27), ainda há previsão de mais chuva, podendo chegar a 64mm, segundo a Seagri.



Limite máximo de pessoas permitidas em eventos na Bahia é ampliado de 100 para 200

Foto: Reprodução

O limite máximo de pessoas permitidas em eventos na Bahia foi ampliado de 100 para 200. A decisão do governo do estado foi publicada na edição de sábado (24) do Diário Oficial. No mesmo decreto, aulas na rede pública e privada são mantidas suspensas por mais 15 dias, com excessão dos estágios curriculares obrigatórios dos cursos da área de saúde. 



Campanha eleitoral no Brasil já destinou R$ 12,8 milhões ao Facebook

Foto: Reprodução

Nas três primeiras semanas da campanha da sucessão municipal, um total de 5.096 candidatos a prefeito ou vereador de todo o Brasil destinou R$ 12,8 milhões ao Facebook. A conta para impulsionamento de conteúdos de divulgação faz da rede social a empresa que mais faturou no pleito brasileiro, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o tribunal, a empresa de Mark Zuckerberg recebeu diretamente R$ 3,3 milhões. Outros R$ 9,5 milhões foram movimentados por empresas que intermediam o impulsionamento. O candidato a prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), lidera as despesas com o Facebook. Na disputa pelo legislativo, a candidata a vereadora em Recife (PE), Andreza Romero (PP), desembolsou R$ 180,4 mil.