ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Belo chora em show após anunciar fim de casamento com Gracyanne

Brasil registra primeiro caso local de cólera em 18 anos; paciente é da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Gasolina chega a R$ 6,29 em Brumado, após reajuste das distribuidoras

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2020"

Brumado: Processo de impeachment do prefeito é arquivado na Câmara Municipal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Decreto Legislativo (nº 003), publicado no Diário Oficial do Legislativo desta quinta-feira (1º), a comissão processante decidiu pelo arquivamento do processo de impeachment em face do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Segundo o documento, os membros José Carlos Marques Pessoa (PSB) e Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira, votaram a favor do arquivamento; o presidente da Casa, o vereador Leonardo Vasconcelos (DEM), votou contra. Segundo a Câmara, a vereadora Ilka Abreu (DEM) não compareceu à votação. O referido decreto anulou o Decreto (nº 002/2020), que havia acatado a denúncia e, consequentemente, determinou o arquivamento da mesma. O prefeito estava sendo investigado por suposto desvio do recurso do Fundeb e possíveis irregularidades na merenda escolar. “Decido, em homenagem ao principio da autotutela, pela nulidade do Decreto Legislativo 002/2020 de 07 de julho de 2020 que acolheu a denúncia nº 001/2020, com espeque nos indícios I e II do Art. 5º do Decreto – Lei nº 201/67, e consequentemente determina o arquivamento da denúncia em face do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos”, decidiu o presidente da Câmara Municipal, o vereador Leonardo Vasconcelos.



Tanhaçu: ADAB apreende três caminhões transportado gado com GTA falsa; animais foram abatidos em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma fiscalização efetuada pela Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (ADAB), apreendeu na noite de quarta-feira (30), no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, 105 bovinos que estavam sendo transportados em situação irregular, com Guia de Transporte Animal (GTA) falsificada e sem nota fiscal. Segundo a ADAB, outros dois veículos tinham cerca de 35 animais cada, com documentos que ainda precisam ser verificados, mas segundo o órgão, eles apresentam irregularidades. Esses animais estavam em três caminhões, que estavam vindo do estado de Minas Gerais sem apresentar a documentação sanitária necessária para o trânsito. "Nós estávamos retornando de uma fazenda na região de Tanhaçu, justamente para investigar a emissão de GTA falsa, quando nos deparamos na altura do distrito de Sussuarana com cerca de cinco caminhões, que seguiam em comboio. Durante a abordagem, dois deles conseguiram fugir", disse o fiscal da ADAB, Clemente Fernandes. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outros 70 bovinos também foram apreendidos com documentos que podem ter sido falsificados em Janaúba (MG). "Estamos averiguando bem para sermos justos. Estes não foram para abates ainda. Porque se de fato os documentos forem falsos, eles também vão para o abate no matadouro", afirma Fernandes. Os 105 animais que estavam com a documentação irregular foram encaminhados para o frigorífico de Brumado e hoje (1º) pela manhã foram abatidos. 

 



PRF-BA apreende cerca de 300 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-110

Foto: Divulgação l PRF

Policiais rodoviários foram averiguar uma denúncia de direção perigosa e acabaram apreendendo 300 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. O flagrante ocorreu na noite de quarta-feira (30) em trecho da BR-110 de Ribeira do Pombal. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a denúncia afirmava que o motorista de um caminhão dirigia a ponto de causar acidente ao fechar outro veiculo na pista. Os agentes saíram em diligência e conseguiram interceptar o veículo na altura do km 170. Na fiscalização, foi encontrada uma pequena porção de cocaína na cabine do veículo. Aos policiais, o motorista que apresentava nervosismo disse que a carroceria estava vazia. Desconfiados, os policiais decidiram aprofundar a vistoria e ao verificarem o compartimento de carga, descobriram diversas caixas com pacotes de cigarros. O total dava 300 mil maços. Preso em flagrante, o motorista, de 31 anos, foi encaminhado, com o veículo e a carga, para uma delegacia de Ribeira do Pombal. Ainda segundo a PRF-BA, o crime de contrabando está previsto no art. 334 do Código Penal e prevê pena de dois a cinco anos de prisão.



Tanhaçu: Candidato à reeleição 'copia' jingle de Neto de 2016

Foto: Reprodução l Rede Social

O prefeito e candidato à reeleição em Tanhaçu, usou um jingle que lembra o feito pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, na última eleição municipal. A semelhança apareceu em vídeo postado no último domingo (27) nas redes sociais do prefeito Jorge Teixeira da Rocha, o Doutor Jorge (DEM), como informou o site Bahia Notícias. Na conversa com a apresentadora, que elogia a música, Jorge parabenizou o autor da canção-propaganda, que seria da própria cidade de Tanhaçu. “Eu sou muito grato por seu elogio. Dizer que a gente tem muita pessoa aqui capaz, que pode fazer boas músicas, a gente não precisa recorrer a fora. Então, quero parabenizar a todos aqueles que nos ajudam, todos aqueles que cotidianamente estão proporcionando músicas cada vez melhores”, agradeceu. O jingle de Neto de 2016 foi feito pela publicitária Ana Luísa Almeida.



Bahia gerou mais de 9 mil postos de trabalho em agosto deste ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia gerou 9.420 postos de trabalho com carteira assinada em agosto de 2020, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, divulgados na quarta-feira (30). De acordo com sistematização da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), o resultado que decorre da diferença entre 43.764 admissões e 34.344 desligamentos. O resultado ficou acima do verificado no mesmo mês do ano anterior, quando 3.392 postos de trabalho foram criados, sem as declarações fora do prazo. O resultado é, também, superior ao registrado no mês imediatamente anterior, quando 3.182 postos celetistas foram gerados. Sete setores geraram postos: Indústria geral (+3.001 postos), Construção (+2.553 postos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.906 postos), Informação, comunicação e outras atividades (+1.477 postos), Comércio (+1.248 postos), Administração pública (+407 postos) e Transporte, armazenagem e correio (+21 postos). Não houve registro de novos postos em Serviços domésticos. Alojamento e alimentação (-1.069 postos) e Outros serviços (-124 postos) contabilizaram saldos negativos no mês de agosto de 2020. No acumulado do ano, o resultado exibe saldo negativo de 48.052 postos no estado, em função dos efeitos da pandemia, que também deixa impactos na região nordestina, com saldo negativo de 178.667 postos, e no país, com saldo negativo de 849.387 postos.



Brumado: Justiça Eleitoral cassa diploma do vereador Leonardo Vasconcelos e decreta inelegibilidade por 8 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) em face de Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM) e Jobson da Cruz Rocha, por abuso de poder econômico nas eleições de 2016. Segundo a ação, por meio de Jobson, o vereador teria praticado captação ilícita de sufrágio e contratado irregularmente pessoas para atividades de mobilização, valendo-se de recursos que não transitaram por conta bancária específica. Vídeo com a possível compra de votos foi arrolado no processo, além do depoimento de diversas testemunhas. “Está provado, por depoimentos e documentos encaminhados pelo banco, que Leonardo Quinteiro Vasconcelos lançou-se candidato a vereador em Brumado, e, com o auxílio de Jobson da Cruz Rocha, contratou irregularmente dezenas ou centenas de pessoas para as atividades de mobilização, valendo-se de recursos que não transitaram pela conta bancária específica. As provas documental e testemunhal revelam escancarado abuso do poder econômico em relação a atividades de militância, transporte e pagamento a pessoas para agitarem bandeiras e comparecerem a comícios ou outros eventos promovidos pelo então candidato. Em relação a ambos os investigados, o conjunto probatório é robusto e revela o alcance e a gravidade das condutas. Por todo o exposto, julgo em parte procedente o pedido, e, com fundamento no art. 14 e parágrafos, da Constituição Federal, e art. 22, XIV, da LC 64/90, aplico a Leonardo Quinteiro Vasconcelos e a Jobson da Cruz Rocha a pena de inelegibilidade para as eleições a serem realizadas nos oito anos subsequentes. Em relação a Leonardo Vasconcelos, eleito vereador, procedo à cassação do diploma”, sentenciou o juiz Genivaldo Alves Guimarães. Em se tratando de eleições municipais, os efeitos da condenação não são imediatos; é necessário que a sentença transite em julgado ou confirmada por órgão colegiado. Em nota, o vereador Leonardo declarou que: “estamos muito tranquilos e confiantes na Justiça. Quero frisar que continuarei exercendo a presidência do Legislativo normalmente e que não haverá nenhum prejuízo aos trabalhos”. Já Jobson da Cruz disse em nota que: “vamos continuar normalmente na nossa campanha com a cabeça erguida, pois estamos confiantes na justiça e que seremos absolvidos na estância superior”.

 



Coronavírus: 17 novos casos da Covid-19 é registrado em Brumado nas últimas 24h

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (30), o município de Brumado registrou 1.530 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 28,75% do total de 5.322 notificações. Entre os diagnósticos: 07 internações, 17 óbitos, 206 pacientes em tratamento e 1.307 recuperados. No momento, 125 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.797 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.