ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2017"

Em pelo menos dois terços dos casos de feminicídio, mulher assassinada é mãe

Foto: Pixabay/Creative Commons

Desde que viu a mãe ser morta a golpes de facada pelo próprio pai há cinco anos, Ana, hoje com 12 anos, e seu irmão Pedro (nomes fictícios), de 6 anos, são criados pelos avós maternos, primeiro no Recife e agora em Camaragibe, no Ceará. "Eu nunca consegui perdoar meu pai e acho que não vou perdoar nunca", conta a adolescente. A vida dos irmãos retrata a realidade de muitas crianças no Brasil. Em pelo menos dois terços dos casos de feminicídio, a mulher assassinada é mãe. Na maioria das vezes, ela deixa dois filhos e em 34% dos casos, pelo menos três. Os dados são de um estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC), que acompanha um grupo de 10 mil famílias vítimas de violência em nove Estados do Nordeste. O trabalho está sendo ampliado para mais quatro Estados: Rio Grande do Sul, Goiás, Pará e São Paulo. "Os dados da pesquisa apontam o tamanho do problema que está escondido embaixo do tapete", afirma o professor José Raimundo Carvalho, da Pós-Graduação em Economia da UFC, que coordena a Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Familiar contra a Mulher.  Patrocinado pelo Banco Mundial, com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e do Instituto de Estudos Avançados de Toulouse, na França, o diagnóstico tem dados apurados com entrevistas em comunidades onde vivem parentes e/ou vizinhos de vítimas de violência doméstica. "Esses primeiros dados comprovam o que era uma impressão da Maria da Penha, ou seja, o universo de órfãos, que ela chama de vítimas invisíveis do feminicídio", diz Carvalho, referindo-se à biofarmacêutica cearense Maria da Penha, que dá nome à Lei 11 340/2006, considerada um marco no combate à violência doméstica no País. Para Maria da Penha, a pesquisa levanta ainda uma outra preocupação. "Muitas dessas crianças podem estar vivendo em contato com os próprios homicidas", afirma. Ela tem três filhas, vive em uma cadeira de rodas por causa do ataque que sofreu em 1983, quando foi baleada pelo marido, e dedica parte de seu tempo à ONG que trabalha com os impactos da violência doméstica e contra as mulheres.  Na opinião da advogada Thaís Dantas, do programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, a questão deve ser vista "sempre pelo ângulo do que é melhor para a criança". Assim, não há como simplesmente vedar a convivência delas com pessoas ligadas ao agressor, como os avós paternos ou tios. "Tem de ver cada caso, sempre procurando o que é melhor para aquela criança."



Prefeitura Municipal de Brumado intensifica ações no combate à seca na zona rural do município

(Foto: Divulgação)

Com a intensificação da estiagem, as comunidades rurais de Brumado começam a vivenciar de forma mais aguda a queda no abastecimento, muitas vezes com os reservatórios cada vez mais limitados. Visando ampliar ainda mais a sua agenda produtiva nessa esfera, a Prefeitura Municipal de Brumado vem dimensionando ainda mais suas ações nesse sentido, principalmente com a limpeza de aguadas e cacimbas, que contribuem de forma muito positiva para o aumento da oferta de água para as milhares de famílias que residem no meio rural. Nesta semana os trabalhos tiveram a sua continuidade, onde foram atendidas, com a abertura de cacimbas, as regiões da Fazenda Nova, Arrecifinho, Boa Vista II, Barra do Tanque, Fazenda Gambá e Caldeirãozinho. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hidrícos e Meio Ambiente, Charles Granger, "a forte estiagem dos últimos anos, que foi provocada pelos fenômenos climáticos, vem alterando a rotina dos milhares de habitantes que residem na zona rural, os quais, nessa época onde a situação é mais crítica, necessitam com urgência de ações como essas para que o convívio com a seca seja o melhor possível". Ainda segundo o secretário, "somente com o início do período chuvoso é que a situação será revertida, por isso que a abertura e limpeza de cacimbas e aguadas é muito importante, pois proporcionam reservatórios que trazem alívio para as comunidades". E encerrou destacando que "mas, enquanto as precipitações pluviométricas não vêm, vamos continuar trabalhando duro atendendo o maior número de localidades possíveis".



Lucio Vieira Lima pede ‘ajuda’ a empresários para defesa de Geddel

Quem se negou a contribuir, diz a matéria, teme aparecer em uma provável delação de Geddel, aliado do presidente Michel Temer (PMDB) (Fotos: Reprodução)

Irmão de Geddel Vieira Lima, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) tem procurado empresário para pedir ajuda financeira para defesa do irmão. A informação é da coluna Radar On Line, da Veja. Segundo a publicação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) está de olho nos pedido. Quem se negou a contribuir, diz a matéria, teme aparecer em uma provável delação de Geddel, aliado do presidente Michel Temer (PMDB).



Vereador Palito comemora mais uma conquista com a limpeza de aguadas e cacimbas na Comunidade do Jacaré

A comunidade do Jacaré ficou muito satisfeita com a ação que foi obtida por meio do mandato parlamentar do vereador Palito (Foto: 97NEWS)

Dando prosseguimento às suas ações em prol das comunidades rurais de Brumado, o vereador Palito (PSD), que vem se destacando como um dos mais combativos na busca de benefícios para os moradores, especialmente no convívio com a seca. Nesse sentido, Palito vem conquistando vitórias importantes para inúmeros locais que começam a viver o fantasma do colapso no abastecimento, ainda mais com a limitação da operação carro pipa do Exército. Nesta sexta-feira (13), o parlamentar comemorou mais um triunfo que foi a limpeza de aguadas e cacimbas na região da Comunidade do Jacaré. Palito fez questão de acompanhar o serviço feito pelas máquinas, o qual deixou os moradores muito satisfeitos, já que a oferta de água irá ser ampliada para as famílias da localidade. "Foi um grande prazer presenciar a alegria dos moradores do Jacaré ao ver a realização dos serviços de limpeza e da abertura de aguadas. Só quem sofre com a seca pode compreender a importância dessas ações", declarou o vereador que ainda citou que "vamos continuar a nossa luta nesse sentido para que outras comunidades também possam vir a ser contempladas com esse tipo de ação. Agora, como o período das águas está mais próximo, a limpeza e abertura de aguadas e cacimbas é vital, criando assim bons reservatórios para armazenar o precioso líquido". 



Carro funerário com placa de Vitória da Conquista pega fogo com caixão dentro

Incidente ocorreu nesta manhã (13). Veículo teria pegado fogo por conta de uma pane elétrica. Não há informações de havia um corpo no caixão (Foto: Reprodução)

Por volta das 10h manhã desta sexta-feira (13), um veículo Volkswagen Quantum, placa JNM-6948, licenciado em Vitória da Conquista e pertencente a uma funerária de Teixeira de Freitas, pegou fogo na BR-101, próximo ao trevo de Itamaraju. A causa do incêndio teria sido uma pane elétrica e em poucos minutos o carro foi consumido pelas chamas. Uma guarnição da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (CIPM), esteve no local, mas como a cidade não possui Corpo de Bombeiros ou Brigada de Incêndio, nada conseguiu fazer. No interior da van era transportada uma urna funerária, que foi rapidamente retirada do compartimento traseiro e ficou intacta. 



O impacto do Estatuto do Desarmamento nos homicídios brasileiros

Foto: Conteúdo 97News

Após 13 anos vigente, o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03) voltou ao centro das discussões em todo o país, que propõe sua revogação e a criação de novas regras para a circulação de armas de fogo no país. Novos debates, discursos favoráveis e contrários à revogação do estatuto, estão em alta nas redes sociais do país. As discussões se estendem a veículos de mídia, palestras, seminários. Embora com variações de abordagem, traço comum aos debates são os números do Mapa da Violência, o estudo mais confiável sobre violência homicida no Brasil. Curiosamente, a mesma fonte é utilizada nos dois extremos, ora para apontar que os homicídios continuaram a aumentar depois da vigência da lei atual, ora para garantir que aumentaram em ritmo menor. Ainda que se admita como verdadeiras as duas afirmações – o que já é contestável quanto ao ritmo de aumento de homicídios -, elas, isoladamente, não se prestam a retratar os efetivos impactos do Estatuto do Desarmamento para a violência homicida brasileira, cuja compreensão passa por um campo distinto e, curiosamente, até mais simples. Ao se analisar qualquer quadro de violência homicida, o dado primordial para seu entendimento não são os números absolutos – embora sejam estes os de maior impacto -, mas as taxas de ocorrências por grupo populacional. É um valor que se convencionou representar na fração por 100 mil habitantes, tal como é utilizada no Mapa da Violência, e que em si já abrange, para finalidades estatísticas, a evolução demográfica do grupo pesquisado. E é daí, exatamente, que se extrai o primeiro elemento comparativo direto sobre os efeitos do Estatuto do Desarmamento nas taxas gerais de homicídio. 

Por outro lado, tratando-se de uma legislação especificamente voltada às armas de fogo, o segundo indicativo de seus efeitos pode ser objetivamente compreendido pela participação percentual deste meio letal no total de assassinatos registrados no país. Afinal, se o objeto da lei foi impedir que o cidadão tivesse fácil acesso às armas – no que, aliás, foi bastante eficaz -, seria natural que, depois dela, a utilização de armas de fogo para a prática homicida fosse proporcionalmente menor. Independentemente de posicionamentos ideológicos ou esforços interpretativos, a aplicação de critérios estatísticos isentos não respalda invocar efeitos positivos com a aplicação da lei atual, salvo se assim for considerada a drástica redução do comércio de armas no país – de 2,4 mil lojas em 2000 para menos de 280 em 2016. A questão é que essa redução não diminuiu a taxa média de homicídios ou sequer a participação das armas de fogo no total destes. Talvez isso se explique porque, como há muito vêm insistindo os críticos do estatuto, não é a circulação legal de armas que abastece os assassinos.

 



Paraná: Ladrão arrependido devolve pertences e deixa carta de perdão

Arrependimento parece ser uma questão que tem tomado criminosos no Paraná. Depois que um preso fugiu da cadeia e ligou para polícia pedindo que o buscasse de volta, outro caso chamou a atenção do estado. Um homem que furtou um carro e eletrônicos que estavam no veículo em Guarapuava, acabou se arrependendo do crime e resolveu tentar consertar a história. O veículo foi roubado no último sábado (7). Imediatamente, o técnico em informática Thiago Sene fez campanha nas redes sociais e registrou queixa do furto. Cerca de três horas depois, o veículo foi encontrado em um estacionamento de uma loja, aproximadamente dois quilômetros do local do furto. No entanto, os pertences que estavam dentro do veículo – um tablet, um aparelho de dvd e uma bateria de celular, não foram achados. O mais surpreendente da história veio dois dias depois. Na madrugada de segunda-feira, dia 9, por volta de 1h, o dono do veículo recebeu uma ligação a cobrar e retornou. “Ficou uns 30 segundos sem falar nada, aí começou, "quero pedir desculpa pelo que fiz (o bandido). Não acreditei muito no começo, daí perguntei da chave”, contou o propriétário do veículo.



`BBB Crente´: Canal de Valdemiro Santiago lança primeiro reality show evangélico

Foto: Reprodução

É inegável que a produção de reality show está em alta no Brasil, e agora até o canal do Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, entrou nessa onda. A Rede Mundial lançou o “Extreme With God” (Extremo com Deus), com apresentação da filha dele, Raquel Santiago. A estreia foi no último sábado (07) às 14h, e teve reprise nesta quinta (12), às 20h. O “Extreme With God” faz parte do programa “Gerando Salvação” e possui produção de primeira, quase global, inclusive com helicóptero envolvido na sua realização. São 8 participantes, todos ligados à igreja Mundial. Assim como em outros realities, há um ambiente de competição, convivência, entre outros detalhes. O único detalhe que foi modificado diz respeito aos edredons. É melhor não promover a tentação dos participantes. A lista dos participantes convocados para o programa tem seis homens e somente duas mulheres, cujo desempenho é avaliado pelos telespectadores através das redes sociais e de um número de WhatsApp disponibilizado no perfil oficial do programa no Facebook. 

No material disponibilizado no Facebook, eles elencam qualidades, apontam incômodos e tentam angariar simpatia do público. Os participantes são o diretor de imagens Isac, a proprietária de um estúdio Tatiane, a cabelereira Guerda, o cantor da banda Mundial Daniel, o músico do mesmo grupo Fernandes, o pastor da igreja Igor, além de Charles e Genilson, cujos trabalhos não são informados na internet. Outro diferencial, um pouco desanimador, é que o grande vencedor vai levar um prêmio de R$ 10 mil, além de ter todos os demônios expulsos na pré-produção do programa. A primeira temporada será exibida até dezembro. A sua locação, segundo os realizadores, fica em um ponto da Grande São Paulo, só que não pode ser revelada.

 



Bahia: Fábrica clandestina de armas é desarticulada pela polícia em Teixeira de Freitas

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma operação intitulada “Operação Senhores das Armas” realizada pelas polícias Militar e Civil, apreendeu diversas espingardas, pistolas e revólveres, muitos de uso exclusivo, além de farta munição foram encontrados em três estabelecimentos que atuavam de maneira clandestina, na cidade de Teixeira de Freitas, nesta quinta-feira (11). Os estabelecimentos inicialmente mapeados foram a Casa Morbeck e Julinho da Sanfona. Nas apreensões diárias de armas com criminosos, em depoimento, eles relatavam comprar nesses estabelecimentos. Com mandados de busca e apreensão concedidos pela Justiça os locais foram vasculhados. Durante as diligências chegou a informação de que na Oficina Confiança a mesma prática ocorria.

 

As equipes da PM e PC foram até o local e apreenderam mais armas, munições, e outros materiais. Na ação foram presos em flagrante Oto Moreira Morbeques, dono da Morbeck, Dourivaldo dos Santos, proprietário da Julinho da Sanfona, Agnelson Ferraz e Ulimar Cardoso Ferraz, responsáveis pela Oficina Confiança. "Aumentamos a nossa produtividade na apreensão de armas e durante as reuniões de avaliação percebemos que muitas eram artesanais. Grande ação das unidades locais. Estão de parabéns pelo belo trabalho", declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.



Facada Fatal: Fratricídio após discussão em bar no Bairro Bom Jesus em Brumado nesta sexta-feira (13)

A vítima não resistiu ao ferimento e nem chegou ao HMPMN (Foto: 97NEWS)

Na semana que Brumado é contemplada pelo Governo do Estado Bahia pela redução dos homicídios na cidade, por ironia do destino, por volta das 12h desta sexta-feira 13, mais um homicídio, especificamente, um fratricídio (irmão que mata irmão) foi registrado na cidade, desta feita no Bairro Bom Jesus. De acordo com a Polícia CIvil, dois irmãos, Vanderlúcio Batista Tiano, de 31 anos e Evenilson Batista Lima, de 39 anos, estavam em sua residência localizada no mesmo bairro acabaram entrando em vias de fato, por motivos ainda desconhecidos e Vanderlúcio acabou desferindo uma facada fatal em seu próprio irmão. Uma equipe do SAMU 192 foi rapidamente ao local para que a vítima pudesse receber atendimento médico, mas o mesmo não resistiu ao ferimento, vindo a óbito ainda no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia do fato que acabou chocando a cidade, pois para alguns, a leitura é apocalíptica, numa espécie de reedição do primeiro homicídio que a humanidade tem conhecimento, que foram dos irmãos Caim e Abel. Após o crime, o autor fugiu e ainda não foi localizado. A polícia informou que os irmãos já tiveram outros desentendimentos anteriormente, o que remete que a rixa entre os dois era antiga, mas, mesmo assim, o motivo das discussões não foi divulgado. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A família aguarda a liberação do mesmo.



Moradores da Malhada Branca querem mais rigor na fiscalização para as constantes queimadas que vêm acontecendo no bairro

As queimadas estão sendo uma constante no local (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Com o aumento das temperaturas e a intensificação da estiagem, uma prática muito comum em Brumado que são as queimadas em Brumado, voltam à cena com força total. Várias ocorrências dessas vêm sendo registradas deixando a população na bronca, já que a fuligem e a fumaça causam grandes transtornos, além de causar problemas de saúde em crianças e idosos. Um novo episódio desse foi denunciado pelos moradores do Bairro Malhada Branca que entraram em contato com a nossa redação e enviaram um registro fotográfico, juntamente com uma forte indignação, já que eles denunciam constantes queimadas de lixo e mato nas proximidades da Escola Idalina Azevedo Lobo. Segundo o relato, o fogo é colocado na localidade por moradores do próprio local, mas a maioria deles não aprova este tipo de atitude, "não estamos aguentando mais chegar em casa para almoçar, pois além das altas temperaturas, têm agora essas queimadas que causam um grande mau estar", disse um morador da Rua 7 de Setembro, que se senti muito prejudicado com a fumaça."Pedimos aos responsáveis do setor de meio ambiente da prefeitura municipal para fiscalizar essa situação, pois está afetando o bem comum de todos que moram nas imediações, inclusive crianças com problemas respiratórios", relatou outro morador.

 



Audiência Pública em Brumado escolherá representante do `Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã´ na Defensoria Pública do Estado

Foto: Luciano Santos l 97News

Será realizada na próxima quinta-feira, dia 19, em Brumado, a Audiência Pública para eleição do "Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã" na Defensoria Pública da Capital Baiana. O evento acontecerá no Auditório da SEMAC, das 14h às 17h30, e serão apresentados os detalhes da Ouvidoria, e em seguida, a eleição do representante de Brumado na DPE de Salvador. A programação segue com os interessados em ocupar função de destaque na representatividade da cidade junto à Defensoria Pública da Bahia, os candidatos poderão propor a sua candidatura à mesa do evento. Os candidatos deverão se atentar à alguns critérios, como aos documentos exigidos para habilitação, que são eles: Documento oficial de identificação com foto; Cadastro de Pessoas Físicas-CPF; Comprovante de residência e Título de Eleitor. O Ouvidor Cidadão do DPE/BA eleito em Brumado, desenvolverá atividades para aproximar a sociedade da Defensoria Pública, informando aos cidadãos sobre seus direitos e deveres. A Ouvidoria Externa da Defensoria Pública da Bahia é a segunda no país com esse caráter, porém a primeira a desenvolver uma metodologia que preza pela aproximação das pessoas no seu processo de tomada de decisão, instituindo um grupo de aconselhamento oriundo de representações com atuação comprovada no seio do movimento social. Através da Ouvidoria Cidadã, a sociedade poderá intervir, criticar, fiscalizar, elogiar, reclamar, apontar suas demandas, suas prioridades, e auxiliar politicamente no crescimento desta instituição de Justiça. Toda a Sociedade Civil Organizada está convidada a participar dessa importante Audiência Pública.



Arena Safadão: Só faltam 15 dias

(Divulgação)

Aumentam as expectativas para a Arena Safadão, o maior evento da história em Brumado e região e, com isso, a contagem regressiva está se acelerando, pois faltam apenas 15 dias para a festa que já está deixando a "capital do minério" num ambiente de total alegria. A produção do evento já começa a dinamizar a montagem da megaestrutura de som e luzes, que vai contar com o que há de mais moderno em shows no Brasil. A venda dos ingressos projeta que poderemos ter uma quebra de record de público, com milhares de foliões vibrando ao som do fantástico Wesley Safadão, da irreverência das Donas do Bar e da energia de Gabriel Diniz, uma das grandes revelações da música brasileira da atualidade; lembrando que o cantor e músico brumadense Rafa Dias estará se apresentando no Camarote Prime. Então, não deixe para a última hora e adquira já o seu ingresso nos postos de venda (Academia Power Gym - Perfil Modas - Posto Meira Tiazinha Distribuidora - Boutique Sandes e no Villas), e prepare as tuas emoções para esse evento inesquecível.



Brumado: Semana de Gestão em Meio Ambiente do CEEP foi nota 10

(Fotos: Divulgação)

O Ceep - Turma Gestão e Meio Ambiente, realizou na última terça-feira (10), a Semana do Meio Ambiente com o tema: "Estratégias e Desenvolvimento Socioeconômico", onde todas as turmas montaram seus stands apresentando diversos projetos de acordo ao aprendizado adquirido ao longo dos cursos oferecidos na unidade de ensino, tendo como destaque, a turma de técnicos em administração, módulo 4 subsequente (alunos que já concluíram o segundo grau e resolveram buscar novos conhecimentos). A turma ADM N4 mostrou em seu stand o projeto  que destaca a importância do reaproveitamento do que muitos chamam de lixo, mostrando as coisas interessantes que podem ser feitas através de tais objetos, usando a criatividade, foi apresentado artigos de decoração e utensílios para casa, mostrando que reciclar é um ato de amor ao meio ambiente. Ficou claro que os futuros técnicos em administração do CEEP - Gestão Meio Ambiente merecem o reconhecimento pelos esforços e dedicação. 

 



Grávida de 8 meses é encontrada com sinais de espancamento em córrego, não resiste aos ferimentos e vem a óbito na cidade de Livramento

Foto: Livramento Manchete

Uma mulher grávida de oito meses foi encontrada morta na última terça-feira (10), em um córrego conhecido como "Pinicão", no município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo a Polícia Civil, a jovem que supostamente teria sido vítima de violência, foi encontrada desacordada e bastante machucada, ela chegou a ser socorrida ainda com vida para o Hospital da cidade, e aguardava ser transferida para uma UTI, porém não resistiu e veio a óbito. Ainda de acordo com a Polícia Civil, não há suspeito sobre o caso. Já na quarta-feira (11), o corpo da jovem Laila Ferreira, foi encaminhado para o Bairro Piçarrão, local onde ela morava, para que a família realizasse o sepultamento, mas teve que ser removido do caixão por peritos do Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, devido a falta de perícia. De acordo com o Delegado Titular da 20ª Coorpin/Brumado, Dr. Cláudio, a medida foi tomada para atender o que é estabelecido por lei, ou seja, vítimas de traumas em decorrência de acidentes de trânsito, homicídios, envenenamento ou suicídios, devem passar por uma necropsia. Caso este que não aconteceu com Gabi, que, após constatada a morte pelos médicos, foi levada do Hospital, direto para uma Funerária local. O delegado afirmou ainda que o fato não havia sido registrado na delegacia, "deslocamos até o local e ao verificarmos a veracidade dos fatos, em seguida acionamos o IML, cumprindo assim o que manda a lei. No momento da remoção encontramos um pouco de resistência por parte dos familiares, porém na qualidade de autoridade policial, agimos conforme a lei.” disse. O corpo da vítima já foi liberado da necropsia e entregue aos familiares, o sepultamento aconteceu nesta quinta (12).  


Entenda o caso


Laila Ferreira, a "Gabi" estava desaparecida desde a noite do último sábado, dia 7, a jovem morava no Bairro Piçarrão. Segundo os familiares, Gabi estava grávida de 8 meses, e após o seu desaparecimento, a população Livramentense mobilizou-se nas buscas da jovem. Já no domingo, dia 8, a jovem foi localizada ainda com vida, as margens do esgoto “Pinicão”, e apresentava sinais de espancamento. Uma equipe do SAMU socorreu a vítima até o Hospital Municipal da Cidade, onde aguardava vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para transferência, mas devido aos ferimentos, ela não resistiu e veio a óbito na madrugada de quarta-feira, dia 11. Não há informações sobre o autor da brutalidade contra a jovem. Após o laudo cadavérico, a Polícia Civil vai tentar chegar ao autor do crime.



Fiéis participam de tradicional procissão à Nossa Senhora de Aparecida em Brumado

Foto: Divulgação l Pascom l Brumado

Como em todos os anos, de berlinda enfeitada e florida, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida percorreu as ruas do centro de Brumado, numa procissão repleta de fé pelos fieis católicos que ali foram para rezar, pedir e agradecer alguma graça alcançada. Neste ano em que o Brasil comemora o tricentenário de aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida são muitas as manifestações de devoção, fé e carinho à Padroeira do Brasil. Em todas as paróquias e dioceses do país a mobilização de preparação para o jubileu dos 300 anos aconteceu por meio da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A Paróquia de São Cristovão também teve um motivo a mais para comemorar, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a padroeira da Paróquia. A tradicional procissão começou por volta das 17h, saindo da Igreja Matriz com direção a Igreja São Cristovão, na Avenida Centenário, onde as 18h o Padre Cleonildio Alves Barbosa, celebrou a missa campal aos fieis. Foi no ano de 1717 nas águas do rio Paraíba, interior do estado de São Paulo, que a aparição nas redes de simples pescadores de uma imagem negra, transformou a fé de um povo até receber o título de Padroeira do Brasil. 



Brasileirão: Bahia arranca empate com o Palmeiras no Pacaembu

Foto: Reprodução

O Bahia conseguiu um ponto empate na briga contra o rebaixamento na noite desta quinta-feira (12). Atuando no Pacaembu, o Esquadrão arrancou um empate contra o atual campeão brasileiro, o Palmeiras, com a partida terminando em 2 a 2 após os paulistas abrirem 2 a 0 no placar. O resultado manteve o tricolor fora da zona de rebaixamento, após esta que foi a estréia de Carpegiani com comando do Bahia

O jogo

Logo aos dois minutos de jogo, o Palmeiras saiu na frente. Em transição rápida para o ataque, o Verdão chegou pela esquerda, com Deyverson cruzando e Moisés desviando antes de Willian Bigode empurrar para as redes e surpreender o tricolor: Palmeiras 1 a 0. O Bahia sentiu o gol e mostrou desorganização, com o Palmeiras tentando pressionar. Após o susto, o tricolor igualou as ações no meio campo, chegando pela primeira vez com perigo aos 18, com Mendoza recebendo passe de Renê Júnior e batendo para boa defesa de Fernando Prass. O goleiro Palmeirense voltou a salvar aos 21, quando Vinicius aproveitou sobra após cruzamento de Mendoza. O meia do esquadrão chutou forte para grande defesa do arqueiro alviverde. Os donos da casa voltaram a conseguir saídas rápidas, e em uma delas, aos 38 minutos, ampliou o marcador. Depois de participar na origem da jogada, Bruno Henrique apareceu na frente de Jeanzinho para pegar a sobra após Willian errar o chute: Palmeiras 2 a 0. Mesmo com a desvantagem o Bahia seguiu pressionando e foi premiado no último minuto. Mendoza cobrou escanteio e Edigar Junio cabeceou sozinho para diminuir o marcador. Na etapa final, o Bahia pressionou o Verdão e foi premiado ao fim do confronto, quando Mendoza sofreu pênalti e Edigar Junio converteu para selar o empate na casa dos paulistas.



Dom Basílio: Governo anuncia edital para recuperar BA-148 e libera recurso para equipamentos hospitalares

Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

O governador Rui Costa viaja, nesta segunda-feira (16), para Dom Basílio, na Chapada Diamantina, onde anuncia a publicação do edital de licitação para recuperação da Rodovia BA-148. Durante o evento, que ocorre às 9h, na Praça São João Batista, próximo à feira, o governador inaugura a requalificação da Avenida Dr. Marilton Tanajura Matias. Na área de saúde, Rui anuncia a liberação de recursos, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), para aquisição de equipamentos para o Hospital Maternidade Dr. Marilton Tanajura Matias e faz a entrega de uma ambulância. Entre outras ações, o governador ainda entrega 1.840 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e cinco tratores agrícolas com implementos para os municípios de Dom Basílio, Ibitiara e Caraíbas. Ao final, o governador faz uma visita ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC Móvel).



Ex-vereador de Jussiape, Adson Muniz Santos já foi reconhecido por 14 mulheres

Para a polícia, o número de mulheres violentadas pode ser muito maior. Chamado de 'predador' por delegada, saiba como Adson fazia para vítimas caírem nas suas armadilhas (Fotos: Reprodução)

Mais vítimas procuraram a polícia para informar que foram atacadas por Adson Muniz Santos (32), natural de Livramento de Nossa Senhora, sudoeste baiano, preso suspeito de estuprar e roubar uma mulher nos Jardins, região nobre de São Paulo. Até agora, 14 mulheres reconheceram o homem depois que imagens dele foram divulgadas. O homem foi preso na tarde de quarta-feira (11). No momento da prisão, ele negou ter cometido os crimes. A investigação começou após a divulgação de um vídeo nas redes sociais e do boletim de ocorrência feito por uma vítima. As imagens mostram o carro de uma mulher saindo de um supermercado na região dos Jardins. Adson vai em direção ao carro, mostra um objeto para a motorista e faz sinal para que ela encoste. Com o cartão da mulher, ele fez um saque de R$ 1 mil e, em seguida, a estuprou. Segundo a polícia, ele usou uma carteira falsa da Justiça Federal para dizer que era policial. Adson também costumava se passar por diretor de produção com um crachá falso da TV Globo. Ele enganava as mulheres dizendo que as levaria para fazer testes na emissora. Numa das ocasiões, o criminoso levou uma vítima para um hotel no Centro e a estuprou. Adson também usava uma arma falsa para intimidar as mulheres. A delegada Cristine Nascimento Guedes Costa, da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Paulo, disse que “ele é um predador sexual”. Para a polícia, o número de mulheres violentadas pode ser muito maior. Depois que a imagens da prisão de Adson foram divulgadas, três mulheres (uma do Rio, outra do Paraná e a terceira de Goiás) ligaram para a Primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) informando que já foram estupradas pelo homem. O delegado que investiga o caso acredita que Adson agia desde 2012e costumava abordar as vítimas em aeroportos, clubes e perto de bancos e supermercados. “Ele buscava mulheres com posse e posições sociais mais elevadas e com posse, até porque ele agia na região dos Jardins”, disse Marco Antonio de Paula Santos, seccional do Centro. A Polícia Civil orienta que qualquer pessoa que desconfiar de uma abordagem questione o motivo da ação. Em caso de suspeita, deve ligar para o número 190. 



Tragédia na Chapada: Ônibus que tombou levava crianças para passeio em parque aquático; veja vídeo

Segundo secretário de Saúde, entre vítimas estão uma mulher e o filho dela, uma criança de quase 2 anos de idade. Cerca de 30 ficaram feridos. Vítimas são de Itaberaba (Foto: Reprodução)

O ônibus que acabou tombando na BA-421, em trecho que fica no município de Piritiba, localizado na região da Chapada Diamantina, levava crianças para um passeio em parque aquático de Jacobina, no norte da Bahia. O número de mortos no acidente subiu para cinco, segundo informações divulgadas pela prefeitura de Piritiba. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas. A viagem, organizada por conta do Dia das Crianças, teve início no municípío de Itaberaba, também na Chapada, e duraria cerca de 207 quilômetros. O tombamento ocorreu na altura do Km-17, próximo à fazenda Santa Luzia. O ônibus, que transportava cerca de 46 pessoas, pertence à Empresa de Transportes Macaubense (Entram). Um funcionário da empresa disse ao G1, por telefone, que o veículo foi fretado para a realização do passeio.  Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, foram identificados os corpos de Vanessa Diamantino de Almeida, 16 anos, Maria Ruthe Diamantino dos Santos Souza, 48, Margarida Lopes Mascarenhas, 68, e Penélope Pimentel Lopes, 2. Uma vítima do sexo feminino continua com identidade e idades ignoradas. Conforme o secretário de Saúde de Piritiba, Antônio José, crianças e adolescentes, entre 2 e 16 anos estavam no ônibus, acompanhados de pais, avós, tios e outros parentes. O gestor afirmou também que, entre os mortos, estão mãe e a criança que iria fazer dois anos de idade no dia 22 de outubro. Ainda conforme Antônio José, outro bebê dela, que é gêmeo do que morreu, conseguiu sobreviver e tem quadro de saúde estável. “Era um ônibus fretado de Itaberaba, que iria levar as pessoas para passar o dia inteiro em Jacobina, num parque aquático. Infelizmente, isso aconteceu. Pela contagem feita no local, 46 pessoas estavam no veículo, mas a gente não sabe precisar ao certo quantas eram crianças”, disse José. Quatro pessoas, entre elas a criança e a mãe, morreram ainda no local do acidente. A quinta vítima chegou a ser encaminhada para uma unidade de saúde de Piritiba, de onde seria transferida para outra cidade por conta dos graves ferimentos — teve dois braços amputados –, mas também não resistiu.

(Foto: Reprodução)

Das cerca de 30 pessoas que ficaram feridas, conforme o secretário, 20 tiveram ferimentos graves. Ele não soube dizer quantas dessas pessoas são crianças. Segundo relata, muitos feridos tiveram amputações, fraturas expostas e traumatismo craniano. Os sobreviventes foram levados para hospitais de Piritiba, Feira de Santana, Salvador, Jacobina e Miguel Calmon. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde das vítimas. Mais de 15 médicos e quase 40 enfermeiros e técnicos de enfermangem de Piritiba e cidades vizinhas, como Miguel Calmon, Jacobina, Tapiramutá, Mundo Novo, Mirangaba, Serrolândia, Capim Grosso e Quixabeira, ajudaram no resgate das vítimas.“Demos todo o suporte às vítimas e contamos com a ajuda dos municípios vizinhos. Ambulâncias de todos as cidades da região foram enviadas para cá para ajudar no socorro. Todos já foram socorridos, uns já passaram por cirurgias. Infelizmente, uma tragédia”, disse o secretário. O secretário Antônio José destacou que a principal suspeita levantada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) é de que o ônibus tenha tombado após a quebra da barra de direção. Ele disse, no entanto, que uma perícia será realizada no veículo para verificar as reais causas do acidente. O morotista do ônibus deveser ouvido pela polícia ainda nesta quinta.Por meio de comunicado oficial, a Prefeitura de Itaberaba informou que decretou luto oficial de três dias no município. Também em decorrência do acidente, o governador da Bahia, Rui Costa, cancelou a agenda que teria nesta quinta, em Itaberaba. O governador iria na cidade para participar de inauguração do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), e para fazer a entrega da primeira etapa da reforma das instalações da sede do Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR/Chapada) e da sede da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp/Chapada). Na cidade, Rui também anunciaria a abertura do processo de licitação para restauração e pavimentação de 5,24 quilômetros da rodovia BA-046, no trecho da passagem urbana de Itaberaba, ao custo de R$ 1 milhão, e ainda entregaria 638 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e de um trator com implementos. A agenda ainda previa visita ao programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, que marca o Outubro Rosa, e a participação na entregas de obras municipais. O governo não informou se uma nova data para visitar do governador na cidade foi marcada.