ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "10/2014"

Outubro Rosa poderia ser o ano todo

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

 

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa.





Conquista empata na estréia da Copa

foto Rodrigo Ferraz

Foi aberta no último final de semana a edição 2014 da Copa Governador do Estado. Dois jogos foram realizados pela 1ª rodada da competição. Ontem em partida preliminar do Brasileirão entre Vitória e Cruzeiro, os rubro-negros empataram com o Bode de Conquista por 2x2, enquanto Serrano e Colo Colo ficaram no 1x1 em Teixeira de Freitas na estreia do Grupo 1 na competição. Já no Grupo 2, Bahia e Galícia se enfrentam na próxima terça-feira dia 21 e Catuense pega o Jacuipense no sábado dia 25 finalizando a rodada.





Ex funcionário da Prefeitura foi assassinado

Foto facebook

A cidade de Livramento registrou ontem um assassinato que deixou a comunidade triste, já que a vítima era bastante conhecida na localidade. Edilson Kadson Souza Borges que foi funcionário da prefeitura da cidade se envolveu em uma briga e acabou sendo morto a facadas. A morte foi registrada no bairro Barriguda. Há quase quatro meses não era registrados assassinatos no município.



Record vence durante debate dos presidenciáveis

O penúltimo debate da eleição presidencial rendeu doze pontos de audiência à Record, de acordo com dados prévios do Ibope para a Grande São Paulo. No mesmo horário, a Globo liderou com dezesseis pontos, e o SBT, nove. A partir do final do Fantástico, a Record passou a liderar: treze pontos contra onze pontos da Globo.

 

Isso significa mais quatro pontos percentuais que o debate do primeiro turno na Record. Em 2010, o debate do segundo turno promovido pela Record, também o penúltimo antes da eleição, cravou nove pontos. Mas, àquela altura, José Serra e Dilma debatera numa segunda-feira. O debate de ontem será reprisado hoje, na Record News, às 8h e às 18h.



Estudante de 16 anos ganha na justiça o direito a faculdade

A estudante Tayná Santos da cidade de Almadina conseguiu na Justiça o direito de se matricular na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sem precisar apresentar o certificado de conclusão do ensino médio. A liminar obtida junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), publicada no último dia 16/10, teve como base a defesa da menor, feita pelo advogado Jackson Novaes Santos.

 

Tayná Santos tem 16 anos e cursa o último ano do ensino médio no Colégio Estadual Senador Luiz Viana Filho, em Almadina, havia prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2013 e, por meio das notas obtidas, conseguiu ser aprovada no último processo seletivo promovido pela UFSB, para o qual concorreu a uma vaga para o Curso de Licenciatura Interdisciplinar, a ser ministrado no Colégio Universitário de Coaraci. 



TSE proíbe propagandas de Dilma e Aécio

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite de sábado retirar trechos das campanhas da presidente e candidata à reeleição do PT, Dilma Rousseff, e do candidato do PSDB, Aécio Neves. No caso da propaganda petista, o tribunal determinou a suspensão do trecho em que a campanha cita a recusa de Aécio em fazer o teste do bafômetro, durante uma blitz da polícia do Rio de Janeiro. O TSE também acatou o pedido de Aécio, que acusou o PT de atacar sua honra ao insinuar que ele tenha recusado o bafômetro por estar embriagado.

 

No caso da propaganda do tucano, a suspensão é de trechos em que o irmão de Dilma, Igor Rousseff, é citado por ter sido contratado pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (eleito governador de Minas Gerais), para um cargo público, sem jamais ter aparecido para trabalhar. Os dois casos - tanto da blitz de Aécio quanto da contratação de Igor - foram usados pela troca de ataques entre Aécio e Dilma no último debate presidencial, exibido pelo SBT na última terça-feira. 



Empresário incendiado após assalto em Feira

A barbaridade e a crueldade que o ser humano consegue fazer com seu semelhante no Brasil, a cada dia são de aterrorizar quem tem um coração de paz. Em Feira de Santana marginais assaltaram um restaurante e ainda tocaram fogo na vítima ainda viva.

 

O empresário Manoel Carlos Santana de 61 anos ainda conseguiu sair do restaurante em chamas, foi socorrido pela população, encaminhado para o hospital mais próximo e medicado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.













Vitória perde mas se mantem fora da zona

Jogando ontem à noite no Estádio do Manoel Barradas Carneiro, o Esporte Clube Vitória resistiu como pode ao favoritismo do Cruzeiro, correu, lutou, mas acabou cedendo para um time infinitamente superior e acabou perdendo pelo placar de 1 x 0, com Dedé marcando o único gol da parida aos 32 minutos do segundo tempo.

 

Inicialmente a derrota dentro casa parece ser ruim, e é, sem dúvida, mas diante das circunstâncias diante de empate e derrotas do pessoal da zona infortúnio (Bahia, Coritiba, Criciúma e Botafogo) considerando apenas o aspecto fuga das últimas posições, o resultado ainda que amargo acabou sendo aceitável, ou nulo, já que o time se manteve fora da zona de rebaixamento, pelo fato do Botafogo-RJ, o único que poderia ameaçar, ficar no empate em 1 x 1 contra o Sport-PE em Volta Redonda.





Manchetes dos principais jornais hoje

A Tarde

Comerciante morre após ter corpo queimado por criminosos em Feira de Santana

Correio da Bahia

Fafá de Belém acusa prefeitura de Conquista de cancelar show por apoio a Aécio

Tribuna da Bahia

Wagner evita falar sobre nomeação a ministério

O Globo

Oposição quer convocar Gleisi na CPI da Petrobras

Folha de São Paulo

TSE veta anúncios de Dilma sobre bafômetro e de tucano sobre irmão

O Estado de São Paulo

Torcidas do Palmeiras e Santos brigam na Anchieta e um morre

Correio Braziliense

Papa Francisco beatifica Paulo VI

Valor Econômico

Dilma reconhece desvio na Petrobras e promete ressarcir país

Estado de Minas

Aposentados e pensionistas podem ter auxílio-moradia no país

Jornal do Commercio

Sínodo dos Bispos fala que a Igreja deve acolher os gays

Zero Hora

Perícia particular conclui que mãe de Bernardo foi morta

Brasil Econômico

Rodízio de água devido à seca se espalha pelo país



Fafá de Belem briga com prefeito de Conquista

A cantora Fafá de Belém entrou de cabeça na campanha de Aécio Neves e isso parece estar causando problemas comerciais para a artista paraense. Fafá relatou em sua conta oficial no Instagram que após aparecer no programa eleitoral pedindo votos para o tucano, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, do PT, cancelou a apresentação que faria na cidade no dia 22 de dezembro.

 

“Essa eh a DEMOCRACIA sob o olhar de alguns!!! Pode cancelar, Sr Prefeito mas MINHA VOZ VC NAO PODE CALAR!!! AECIO 45 !”, finalizou a artista. O show faria parte da programação de Natal da cidade. Ao Blog do Anderson, a prefeitura informou que “a cantora Fafá de Belém não estava contratada para nenhum show pela Prefeitura”. 

Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista informa que entrou em contato com a produção da cantora Fafá de Belém e detectou que um suposto “funcionário da Secretaria de Cultura”, que se apresentou com o nome fictício de Marcelo Ferraz, afirmou que a negociação seria cancelada por questões políticas. Confira a nota na íntegra a seguir.

 

 1º – Não existe nenhum servidor na Secretaria de Cultura, nem em qualquer outra secretaria, com este nome. Além disso, em consulta ao Partido dos Trabalhadores, não existe filiado em Vitória da Conquista com o nome citado. Não há procedência alguma em citar a pessoa como um “petista rancoroso”. Em tempo, respondem pela Secretaria Municipal de Cultura o secretário Nagib Barroso e o Coordenador de Cultura João Omar de Carvalho Melo; 



Polícia prende assaltante da moto

As polícias civil e militar de Caetité prendeu Flávio Alves Lopes, o “assaltante da moto” na manhã de ontem. Segundo informações repassadas pela polícia ao site Sudoeste Bahia, o criminoso vinha aterrorizando Guanambi e Caetité pelo seu modo violento durante os assaltos, principalmente contra mulheres. Somente na última sexta-feira (17), o assaltante fez cinco vítimas em Caetité. A operação denominada “Desbravar” foi realizada com a colaboração da Policia Militar.

 

Com a prisão, a polícia recuperou parte dos objetos roubados, em Caetité e Guanambi. A polícia convoca as vitimas a comparecerem a delegacia, para fazerem o reconhecimento do acusado. “Todas as vítimas ficarão no mais absoluto sigilo, só pedimos a colaboração em comparecer para que possamos elucidar cada caso”.



Alunos estão migrando para escola pública

O aumento de mensalidades de escolas particulares muitas vezes não é compatível com os salários dos pais, o que vem motivando a migração de alunos destes colégios para escolas da rede pública. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que no ano letivo de 2014, foram matriculados na rede estadual de ensino 138.613 novos alunos dos ensinos fundamental e médio, egressos das redes particular e municipal.

 

Em Brumado a permanência nos anos iniciais de alunos nas escolas particulares está ficando mais difícil financeiramente para os pais manterem eles estudando nas instituições. As mensalidades estão em torno de R$ 160,00 a 190,00 reais, e se contabilizado os gastos extras realizados durante os eventos escolares e a compra de material escolar, esse valor pode aumentar ainda mais. O custo fica pesado no orçamento já que a maioria dos pais não chega a ganhar nem dois salários mínimos. Para fugir deste gasto os alunos estão sendo colocados na escola pública.