ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2018"

Festa da Luz 2018: Puxada Católica arrasta multidão em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz (CARP) de Brumado realizou no sábado (22) a 10ª edição da "Festa da Luz". Milhares de pessoas participaram do evento que teve início por volta das 18h. Puxada por um trio elétrico, a multidão saiu da Avenida Antônio Mourão Guimarães, em frente ao Derba, e percorreu as ruas; Coronel Tibério Meira, Dr. Mario Meira e seguiu até a Praça Armindo Azevedo, onde foi finalizado o evento que contou com as participações musicais de Padre Edson & Banda, DJ Pantera e Ministério Filhos da Paz. A Puxada foi organizada pela CARP e contou com o apoio de comerciantes locais. Segundo os organizadores, o evento tem por objetivo evangelizar por meio da música e da dança. Além dos jovens, adultos e idosos também participaram do movimento católico.  

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Alunos das Escolas Municipais concluem o PROERD 2018.1

Foto: Divulgação

Nesta última terça-feira (18), aconteceu a solenidade de formatura da turma do 1º semestre/2018 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O evento aconteceu no Clube Social Recreativo de Brumado. O programa é promovido pela Polícia Militar da Bahia, em parcerias com escolas municipais e particulares do município. O PROERD consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Policiais militares fardados, devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem o curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula do 5º Ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas. Neste primeiro semestre de 2018, participaram do programa 264 alunos das escolas municipais. O evento contou com a presença do Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, do Major Adriano Souza Dias (34ª CIPM), da Major Leila Souza Gonçalves Silva (CICOM), além do Capitão Cláudio Delmondes, do Soldado Clécio Nunes, a Secretária de Educação, Ednéia Ataíde, familiares e amigos. Durante a solenidade, houve apresentações e foram entregues premiações aos alunos que se destacaram nas redações do projeto e na participação durante o curso.  Alguns alunos se destacaram no programa, foram eles: Cristian Walter Silveira Viera (Escola Mun. Scheilla Barreto Spínola Costa); Jennifer Lorrany Chaves Cruz (Escola Mun. Armida Maria Azevedo); Júlia Lima Alves (Escola Mun. Maria Iranilde Lobo) e Renato de Jesus Silva (Escola Mun. Élcio José Trigueiro). 

Alunos Premiados nas Redações:

1º Lugar –Gabriela Assis Souza – Centro Educacional Monteiro Lobato.
2º Lugar – Vitor Gabriel Aguiar Gomes – Centro Integrado de Educação Maria Sônia Meira Gomes e Prof. Sá Teles.
3º Lugar – Vinicius Denner Coqueiro – Centro Integrado de Educação Maria Sônia Meira Gomes e Prof. Sá Teles.



Brumado: UNEB abre inscrições para o 'Vestibular 2019' na na terça (25)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Vestibular UNEB 2019 vai abrir inscrições na próxima terça-feira (25). Os interessados deverão se inscrever, exclusivamente, pelo site (Clique Aqui). Estão sendo disponibilizadas 4.120 vagas, distribuídas em cursos de graduação presencial oferecidos nos campi da Bahia, inclusive em Brumado. Haverá reserva de 40% das vagas para negros e direito a 5% de sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos. Os optantes pelo sistema de reserva de vagas precisarão, no ato da matrícula, apresentar os comprovantes de escolaridade dos Ensinos Fundamental II e Médio em instituição das redes públicas de Educação, conforme prevê o edital de seleção. Os interessados terão até o dia 15 de outubro para garantir participação no certame. A taxa é de R$ 90. O edital que dispõe sobre a isenção da taxa de inscrição será divulgado nos próximos dias, no site do vestibular. As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital do Vestibular UNEB 2019. Informações no Centro de Processos Seletivos/UNEB. telefones (71) 3117-2352 ou e-mail: [email protected].



Com extrema insatisfação, brasileiros avaliam cenário político em 2,8

(Foto: Reprodução)

O primeiro turno das eleições presidenciais acontecem no dia sete de outubro e a disputa elegerá representantes para os cargos de presidente, governador, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Visando entender o que os brasileiros pensam sobre o atual cenário político e econômico, uma pesquisa inédita realizada pelo Viva Real, empresa do Grupo ZAP, detalhou a nota média dos respondentes no Brasil. Atualmente, a média ficou em 2,8, em uma escala de 0 a 10, sendo 0 péssimo e 10 excelente. O levantamento foi realizado em todo país e contou com 3.990 respondentes da base da empresa. A cidade que teve a pior avaliação sobre o cenário político e econômico foi o Rio de Janeiro (1,1), seguido de Recife (2,8), São Paulo (3,2), Goiânia (3,4), Brasília (3,4), Fortaleza (3,5), Belo Horizonte (3,7),  Curitiba (4,2) e Florianópolis (4,3). De acordo com o economista do Grupo ZAP, Sergio Castelani, o Rio de Janeiro obteve a pior nota pelo reflexo atual da cidade em relação a segurança. “Vemos uma instabilidade na seguridade das pessoas que moram no estado do Rio de Janeiro. Outro ponto interessante são as melhores notas, mas ainda baixas, para Florianópolis e Curitiba”, explica. A pesquisa também abordou com os entrevistados sobre avaliação dos serviços básicos de infraestrutura do bairro. De forma geral, os brasileiros avaliam os serviços de 6,5.  O quesito “saneamento” foi o item melhor avaliada com 7,0, o ponto crítico foi a “qualidade/limpeza das calçadas” obteve 5,6. Por cidade, em “saneamento”, o Rio de Janeiro teve a pior nota com 6,4, seguido de Porto Alegre (6,8), São Paulo (7,4) e Belo Horizonte (7,8). Já em “qualidade/limpeza das calçadas”, o Rio de Janeiro ficou com a pior nota também com 5,2, logo depois Porto Alegre (5,3), São Paulo (5,5) e Belo Horizonte (6,2). A pesquisa foi realizada com 3.990 respondentes nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.



Riacho de Santana: Briga por causa de som em bar acaba em tragédia

Joel acabou morrendo no local (Foto: Divulgação Redes Sociais)

Nos finais de semana o consumo de bebidas alcoólicas aumenta e, com isso, os bares acabam sendo o destino de muita gente que vai atrás de diversão. Neste contexto, a música é outro fator presente, o que, muitas vezes, têm sons automotivos o reprodutor das trilhas sonoras. Neste final de semana, este cenário de alegria, acabou em tragédia, onde um homem identificado como Joel Dias da Silva, que era conhecido como ‘Dilo’, de 35 anos de idade, acabou sendo assassinado a tiros, após uma discussão com um indivíduo identificado pelo prenome Rogério. A discórdia ocorreu dentro de um bar, situado em Agreste, zona rural do município de Riacho de Santana. Segundo informações repassadas pela polícia à imprensa, o crime ocorreu no momento em que Joel estava bebendo na referida comunidade. Em seguida, de acordo com a polícia, a vítima e o agressor discutiram por conta de um som automotivo. Neste momento, conforme testemunhas relataram aos policiais, Rogério foi até o seu carro, desligou o som, pegou a arma de fogo e entrou em luta corporal com Joel. Durante a confusão, o acusado sacou o revólver e disparou cinco tiros na vítima, sendo que apenas dois atingiram a vítima, um inclusive na cabeça. Joel teve morte instantânea. O autor dos disparos fugiu rapidamente do local e ainda está sendo procurado pela Polícia.



Justiça Eleitoral de Brumado incentiva os eleitores da comarca para usarem o aplicativo e-Título

O e-Título é uma das adequações da Justiça Eleitoral às novidades da tecnologia (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O aplicativo título de eleitor é um app de smartphone – baixado normalmente pelas App Store ou Google Play, que podem rodar no sistema Android ou IOS. Ele é capaz de substituir o título impresso de eleitor na hora de votar. Isso significa que seu documento físico pode ficar guardado na gaveta, desde que você leve o celular. Sem custos de uso, nem complicações para a instalação, o sistema promete tornar a vida dos eleitores mais prática, além de reduzir burocracias com a necessidade de impressões de segunda vida. As duas principais vantagens do e-título – nome dado ao aplicativo título de eleitor – são, sem dúvidas, a praticidade e a economia pública. No lado da praticidade, o simples fato de não ser necessário procurar o título de eleitor e levar este documento (que só é utilizado uma vez a cada dois anos) já é um ganho e tanto, além de evitar problemas como sua perda ou danificação. No lado da economia pública, a estimativa é que a adoção do aplicativo reduza significativamente os custos de impressão e material para fornecimento de documentos físicos, fazendo com que ele seja pago em longo prazo. Além destas duas vantagens, somam-se fatores como os ecológicos e as possibilidades de implementação de novas tecnologias. Fala-se, por exemplo, na possibilidade de adicionar a função de conferir sua quitação em relação ao sistema eleitoral, bem como eventuais dívidas (por não votar e não justificar, por exemplo). Então diante dessas vantagens, a Justiça Eleitoral de Brumado, por meio do chefe do cartório, Igor Araújo, vem recomendar a todos os eleitores da comarca que instalem o referido aplicativo, pois facilitará a vida de todos.



Duas mulheres são pegas em ônibus interestadual com quase 100kg de drogas em Vitória da Conquista

(Foto: Divulgação PRF)

Policiais rodoviários federais continuam firmes no combate ao tráfico de drogas nas estradas da região, desta feita, numa nova ação, foram apreendidos 93 kg de maconha que estavam sendo transportados na BR 116, trecho de Vitória da Conquista.  A droga estava num ônibus que havia saído de São Paulo (SP) e seguia para Arapiraca (AL), tendo sido feita a abordagem por volta das 16h30 deste domingo (23). Durante a revista no veículo e passageiros, foram encontrados 117 tabletes de maconha com peso total de 93 kg, que estavam dentro de três malas no bagageiro externo. Duas mulheres, de idades 23 e 28 anos, que não tiveram a identidade revelada assumiram que eram as responsáveis pela droga. Elas informaram aos agentes que foram contratadas, por certa quantia em dinheiro, em São Paulo (SP), para transportar o entorpecente até Recife (PE). Residentes em Santo André (SP), elas foram levadas presas para a Delegacia de Polícia Civil em Vitória da Conquista e responderão por tráfico de drogas.



Brumado: SEMEC esclarece impasse na final do Campeonato do Dr. Juracy

O Campeonato do Dr. Juracy é um dos mais tradicionais de Brumado (Foto: 97NEWS)

O Campeonato de Futebol do Bairro Dr. Juracy é um dos mais tradicionais de Brumado, tendo, inclusive, revelado muitos talentos que hoje atuam em diversas equipes. Neste domingo (23) aconteceu a grande final, que acabou tendo um impasse, já que os troféus e medalhas acabaram não sendo entregues. Segundo a secretária municipal de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Ednéia Ataíde, a questão acabou tendo uma leitura errônea por parte de inúmeras pessoas e, devido a isso, os esclarecimentos se fazem pertinentes. Segundo ela “vale salientar que o referido campeonato não é organizado pela prefeitura, porem ela presta o apoio como tem feito nos demais campeonatos de bairros e de comunidades rurais. O campeonato é um evento particular, onde os clubes pagam inscrição. Mesmo não sendo organizado pela prefeitura, a secretaria de esportes colabora com a limpeza do campo, toda a arbitragem, bolas, rede e a premiação. Ocorre que o organizador do evento, Sr. Valdomiro Barbosa de Souza (Conhecido com Vá) esteve na prefeitura pra buscar a premiação, porém não teve tempo de aguardar ser atendido”. Ela continuou explicando que “nesse caso, a prefeitura se exime de qualquer responsabilidade sob a falta de troféus e medalhas já que o normal é que os organizadores busquem as premiações e não a prefeitura tenha que as levar. Ainda que a secretaria tenha tentado entrar em contato com o organizador, através de ligações de celular, sem obter sucesso”. Sobre os comentários que acabaram indo para o lado negativo, ela foi taxativa ao afirmar que “não têm a mínima procedência todo tipo de comentário responsabilizando a prefeitura pela falta de premiação, isso tem que ficar bem esclarecido”. E finalizou ainda citando que “ressaltamos que, da mesma forma estão sendo realizados os campeonatos da Lapinha, Bairro São Félix, Itaquaraí e Baraúnas, todos com apoio da prefeitura e organizados por terceiros”.



Presidenciáveis rejeitam renovar subsídio de R$ 18 bi ao diesel em janeiro

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Antes mesmo da posse, o presidente eleito terá de tomar decisões cruciais em relação ao tabelamento do frete e à política de subsídio ao óleo diesel, duas das medidas adotadas pelo governo Michel Temer para encerrar a greve dos caminhoneiros, episódio que levou o abastecimento do País ao colapso e fez a economia perder R$ 15,9 bilhões. A política de subsídios, que garante desconto de R$ 0,30 por litro de diesel, acaba no dia 31 de dezembro. Ou seja: alguma sinalização sobre a manutenção ou não dessa agenda viria ainda em 2018. Neste ano, os subsídios consumirão R$ 9,5 bilhões em recursos públicos, podendo chegar a cerca de R$ 18,5 bilhões caso sejam mantidos sem ajustes em 2019. Um ponto em comum entre os candidatos mais à esquerda e à direita do espectro político é a intenção de mexer, de diferentes formas, na política de preços da Petrobrás. Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas, disse em entrevista concedida à GloboNews no fim de agosto, que “talvez” mantenha o subsídio. Ciro Gomes (PDT) afirmou em entrevista a SBT, Folha e UOL que, em um eventual governo seu, a Petrobrás teria de reduzir o preço do diesel. Fernando Haddad (PT) pretende retomar a política da Petrobrás do governo Lula. Os preços seguirão a tendência internacional, mas os ajustes serão mais espaçados. Sua assessoria ressalta que, nos oito anos do governo do petista, o diesel foi reajustado só oito vezes. Henrique Meirelles (MDB) propõe a criação de um fundo formado com receitas de tributos sobre combustíveis para evitar a flutuação de preços. Geraldo Alckmin (PSDB) defende proposta semelhante: fala em criar um “colchão tributário” para combustíveis. A candidata Marina Silva (Rede) também pretende rever os subsídios ao diesel no pente-fino que promete fazer nos gastos do governo federal. “Subsídios desse tipo distorcem os preços relativos e acabam prejudicando fontes alternativas menos poluentes, como o biodiesel”, informa sua assessoria. “Essa é (a pauta) mais tranquila”, disse o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ijuí (RS), Carlos Alberto Dahmer, ao se referir ao subsídio, que por determinação do governo garante o preço mais baixo do diesel aos caminhoneiros. De certa forma, o subsídio foi suplantado pela Lei do Frete, que garante o repasse de variações do diesel aos pisos mínimos pelo serviço de transporte e garante aos motoristas a reposição do custo do combustível. A lei ainda prevê um gatilho pelo qual os aumentos superiores a 10% são repassados de imediato à tabela. Essa é, aliás, a medida que os caminhoneiros querem manter – e ameaçam uma nova greve caso seja revogada.



‘Baixa da Égua’: Caminhão carregado de cocos perde os freios e, por sorte, não aconteceu uma tragédia; veja vídeo

A cena, que teve elementos cinematográficos, poderia ter tido um final trágico (Foto: Rodrigo Ferraz)

A Rua São Pedro é uma ladeira que dá acesso ao Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, a qual é conhecida popularmente como “Baixa da Égua” e, neste sábado (22), o local poderia ter sido palco de uma tragédia, já que um acidente que foi protagonizado por um caminhão carregado de cocos que acabou perdendo os freios e desceu a ladeira de ré, acabando atingindo um veículo e uma residência. Por sorte não houve vítimas, mas o final poderia ter sido outro, caso estivessem pessoas no local. A carga acabou caindo em cima do veículo, deixando a cena com características cinematográficas, que teve ainda a coadjuvância de inúmeros populares que se aglomeraram no local. Veja o vídeo abaixo feito por um internauta que passou pelo local:



Vingança na Bala: Após descobrir que estava sendo traída, mulher acerta um tiro na testa do marido

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A banalização da infidelidade hoje é uma realidade, mas ainda existem os que não aceitam, de forma alguma, a traição, sendo capazes de praticar atos inimagináveis. Substância para destruição de relacionamentos, a infidelidade às vezes termina de forma trágica e isso quase que ocorreu neste sábado na zona rural de Caraíbas, que fica distante cerca de 60 km de Brumado. O clima de tranquilidade acabou sendo quebrado neste sábado (22), onde uma mulher de identidade não revelada acabou dando um disparo de arma de fogo na testa de seu marido, após uma severa discussão. O motivo da discórdia foi que ela descobriu que estava sendo traída e acabou se vingando “na bala”. Segundo informações a vítima foi levada em estado delicado para um hospital de Vitória da Conquista. Não se tem confirmação se a mulher foi detida pela Polícia, mas ela deverá responder pela tentativa de homicídio. Atos de violência de mulheres contra homens, ainda mais com a utilização de armas de fogo, não são comuns, mas o desejo de vingança pode atingir esse nível. O homem também teve a identidade preservada e nem o seu quadro atual de saúde.



Brumado: Romeiros instalam cruz com LED em morro no distrito de Ubiraçaba; a manifestação de fé já dura décadas

Foto: Leitor l 97NEWS

Fé e superação se misturam durante a tradicional subida do morro no distrito de Ubiraçaba, em Brumado, no Sudoeste da Bahia. Segundo os romeiros, até o cruzeiro, todos os caminhos são sagrados e a subida, uma verdadeira penitência. Já para os antigos, a peregrinação era uma forma de agradecer pelo trabalho. "Eles dizem que lá em cima do morro, onde a cruz está é, o centro do distrito". Costume passado de pai para filho. "Eu creio que é um lugar sagrado porque já subi imensas vezes e sempre é diferente. É como se o encontro com Deus fosse mais intenso. Cada vez que venho consigo sentir essa paz", diz outro morador. Até hoje os descendentes dos primeiros moradores visitam o local. Famílias inteiras se juntam para percorrer esse caminho na Semana Santa. 

Foto: Leitor l 97NEWS

E essa tradição está longe de acabar, isso porque, ao perceberem que a antiga cruz do cruzeiro, após anos de instalada no local, começou a se deteriorar. Vendo a possibilidade do local sagrado acabar com os antigos costumes, a comunidade se uniu e, substituíram a antiga cruz de madeira por uma nova, toda feita em aço e, buscando inovar, instalaram iluminação de LED alimentada por energia solar. A novidade deu tão certo, que a nova cruz começou chamar a atenção de novos romeiros da região, que agora também vão ao local de devoção. O novo símbolo de fé, poderá também atrair novos turistas no período da sexta-feira da paixão. Em entrevista ao 97NEWS, Emanoel Fernandes, um dos moradores da localidade, declarou que a instalação da nova cruz só foi possível graças a força de toda comunidade que, de várias formas colaboraram com a instalação da cruz, com quatro metros de altura e dois metros de largura. Com a cruz iluminada, o morro do cruzeiro virou referencia na comunidade. Fernandes também destacou que, além das contribuições dos vizinhos, o novo símbolo sagrado contou também com o apoio de empresários de Brumado. Essa é a fé do povo de Ubiraçaba, que transpõe montanhas e sobrevive ao tempo.



Trânsito: Multas por uso de celular ao volante crescem 33% em 2018

Foto: Luciano Santos l 97News

Nos primeiros sete meses deste ano, o número de multas aplicadas a quem usa o celular enquanto dirige já é 33% maior do que em todo o ano passado. Os dados são do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), mantido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). De janeiro a julho, segundo o órgão, esse tipo de infração resultou na aplicação de 759,7 mil multas em todo o país. Ao longo de 2017, as multas impostas pelo uso de celular ao volante somaram um total de 571,6 mil. O alerta sobre os riscos e ameaças no uso de celular ao volante foi reforçado durante a Semana Nacional de Trânsito, que começou no último dia 18 e vai até a próxima terça-feira (25). Especialista em trânsito ressalta que épreciso maior conscientização. Nenhuma ligação ou mensagem é mais importante do que você arriscar a tua vida e a de outros no trânsito. Classificada como “gravíssima” pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração por uso de celular ao volante pesa no bolso. São R$ 283,47, além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao voltante, que custa R$ 130,16 e rende mais cinco pontos na carteira. O acúmulo de 20 pontos ou mais, em um período de até 12 meses, implica na suspensão da CNH. Mesmo com o carro parado no semáforo ou no engarrafamento, o manuseio de aparelhos eletrônicos continua sendo infração passível de multa.



Guanambi: 'Pedinte Estuprador' é procurado pela Polícia

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Um estupro que teve como vítima uma jovem de 23 anos ocorreu neste sábado (22), no bairro Renascer 2, em Guanambi..O acusado usou de um artíficio de se passar por um pedinte e tocou a campainha na casa da vítima, solicitando um quilo de alimento. Assim que a mulher atendeu, ela foi imediatamente violentada. Após cometer o ato, o maníaco que já está sendo chamado de "O Pedinte Estuprador" abriu fuga e não foi mais encontrado. O caso já está sendo investigado pela 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). A Polícia solicita que quaisquer informações do homem que é baixo, de cor negra, forte e que usa um capacete como disfarce sejam passadas ao Disk denúncia pelo (77) 9 9974-4252, Existe a suspeita que ele esteja também realizando a prática criminosa em outros municípios da região, então, por isso as mulheres têm que tomar todo o cuidado, sabendo que ele utiliza a tática de se passar por um pedinte. 



Bahia: Mulher se joga de prédio para escapar de incêndio

Foto: Reprodução l Vídeo

Uma mulher se jogou do primeiro andar de um prédio na cidade de Senhor do Bonfim, pra fugir de um incêndio que atingiu o imóvel, na tarde de sábado (22). A cena foi gravada com um celular por uma das pessoas que estavam na rua e presenciaram as chamas. Segundo o G1, um idoso de mais de 70 anos, que mora no mesmo apartamnto da mulher e que também estava no imóvel no momento do incêndio, foi socorrido com vida pelo Corpo de Bombeiros. O fogo teve início em uma loja de roupas que fica no térreo. Não há informações sobre o que provocou as chamas, que se alastraram rapidamente e desutruíram o estabelecimento comercial. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ajudou a debelar o incêndio. A mulher e do idoso, foram levados para uma unidade de saúde da cidade.

 



MP-BA abre inquérito contra delegado-geral da Polícia Civil

Foto : Tânia Rêgo / Agência Brasil

Após denúncias da Adpeb (Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado da Bahia), o MP-BA (Ministério Público estadual) abriu um inquérito contra o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, por irregularidades na remoção de delegados na capital e no interior. A associação alega que Bernardino realiza diversas remoções de profissionais “sem motivação ou qualquer fundamentação jurídica”. O MP-BA já havia aberto, em fevereiro de 2018, um procedimento de investigação preliminar contra o delegado-geral para investigar ato de improbidade administrativa. O procedimento foi convertido em inquérito civil. De acordo com a Adpeb, as remoções devem obedecer aos princípios da legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e eficiência, o que, segundo a entidade, não era seguido por Bernadito. A associação aponta ainda que as remoções provocam prejuízos morais e financeiros aos profissionais.



O xadrez e os ensinamentos para a política

(Foto: Reprodução)

Há aproximadamente mil e quinhentos anos, na Índia, surgiu o Chaturanga, que se transformou no atual jogo de xadrez. Por intermédio de muitas guerras e na busca por novas rotas comerciais, o xadrez foi introduzido nos países ocidentais e, na Idade Média, passou por algumas metamorfoses que o conduziram à forma atual. A característica principal do xadrez praticado na Idade Média era a profunda elitização que sofria, sendo chamado “jogo dos reis” e “rei dos jogos”. Três fatos ocorreram no sentido de tornar o xadrez um jogo mais popular. O primeiro se deu no século XV, quando Johannes Gutenberg criou o tipo móvel, possibilitando a impressão de livros. Com a proliferação dos livros de xadrez ocorreu a primeira mudança no sentido de tornar o jogo mais popular. O segundo fato ocorreu na Europa do Leste, já no início do século XX, quando a recém-formada URSS adotou o jogo de xadrez como complemento à educação, tornando-se hegemônica nesse esporte. 

O terceiro fato que contribuiu para a popularização do xadrez foi o surgimento dos computadores em meados do século XX e o advento da internet, já no final do século XX. A partir da década de 1950, na busca por construir máquinas inteligentes, ciências como Psicologia e Inteligência Artificial apresentaram estudos que aceleraram a produção de enxadristas eletrônicos, culminando com o supercomputador da IBM Deep Blue, que em 1997 derrotou Garry Kasparov em um re-match de seis partidas, com resultado de 3,5 a 2,5. Os softwares e hardwares a cada dia tornam-se mais poderosos e imprescindíveis aos enxadristas de alto nível. A internet representa o apanágio desse terceiro momento, por possibilitar o acesso quase instantâneo às informações referentes às partidas jogadas em torneios no mundo todo, além da possibilidade de jogar com pessoas do mundo todo em tempo real. Certa vez, o escritor argentino Jorge Luis Borges, no seu poema Xadrez, disse: “Foi no Oriente que começou esta guerra, cujo anfiteatro é hoje toda a terra. (...) Tal como o outro, este jogo é infinito. Deus move o jogador, e este a peça. Que Deus por trás de Deus a trama começa de poeira e tempo e sonho e agonias?” Em tempo de eleições, podemos utilizar algumas lições que o xadrez nos ensina (atenção, concentração, paciência e pesquisa detalhada antes da escolha da jogada) para auxiliar na escolha de nossos candidatos, e não sermos apenas peças no tabuleiro da política.

CONTINUE LENDO


Preço da gasolina termina semana em alta, diz ANP

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os preços da gasolina e do etanol vendidos ao consumidor encerraram a semana com alta de 0,52% e subiu a R$ 4,652 na maioria dos locais. Em Brumado, como já é de praxe, o preço está mais elevado, ultrapassando a marca do R$ 5,00. Já o diesel se manteve estável. Os dados são do levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, que foi divulgado ontem (21). Essa foi a quarta semana consecutiva de aumento do valor do combustível, que não supera apenas o observado na semana encerrada em 2 de junho, logo após o termino da greve de caminhoneiros, quando o preço subiu por causa do desabastecimento em todo o país. Na época, a ANP encontrou litro da gasolina vendido a até R$ 6,290. Já o diesel teve leve alta de 0,05%. O litro foi a R$ 3,640. Após a greve, o preço médio do etanol havia aumentado 0,82%, para R$ 2,831. A ANP reforça que todos os valores representam uma médica calculada e podem variar de acordo com a região.



PF combate grande grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros

(Foto: Divulgação Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (22/9) a Operação Nepsis,  para desarticular organização criminosa de grande porte especializada no contrabando de cigarros e combater a corrupção policial que facilitava esses crimes em vários estados do país. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participa da operação, que contou, ainda, com a colaboração da Receita Federal do Brasil (RFB), apoio logístico do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) e acompanhamento das Corregedorias das Polícias Civil e Militar. Cerca de 280  policiais federais de diversos estados foram destacados pela PF para o cumprimento de 35 mandados de prisão preventiva, 8 mandados de prisão temporária, 12 suspensões de Exercício de Atividade Policial e 43 mandados de busca e apreensão, nos cinco Estados. Entre os presos, além dos líderes e dos “gerentes” da Organização Criminosa, encontram-se policiais da PRF, da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul. A organização criminosa investigada formou um verdadeiro consórcio de grandes contrabandistas, com a criação de uma sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai pela fronteira do Mato Grosso do Sul. Essa rede estava estruturava em um sistema logístico de características empresariais, com a participação de centenas de pessoas exercendo funções de “gerentes”, batedores, olheiros e motoristas e, ainda, a corrupção de policiais cooptados para participar do estratagema criminoso. Com base na investigação, estima-se que, em 2017, os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.



Caminhada 'Passos que Salvam' será em novembro na cidade de Brumado

Foto: Divulgação

A caminhada “Passos que Salvam”, que ocorrerá em várias cidades brasileiras, será realizada mais vez em Brumado, sudoeste da Bahia, no dia 25 de novembro, com saída em frente ao Ginásio de Esportes da Avenida Centenário, a partir das 16h. Idealizado pelo Hospital de Câncer de Barretos em São Paulo, o Hospital do Amor, o evento tem o objetivo de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção de toda a população para o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. A iniciativa está sendo coordenada em Brumado pelas colaboradoras Iara Lobo e Patrícia Correia. "Percebi a necessidade de sensibilizar a sociedade brumadense de toda região sobre os sintomas da doença, que muitas vezes passam despercebidos, o que dificulta o tratamento e a cura do paciente", ressalta Patrícia. Os interessados em participar da caminhada podem fazer adesão através da compra de kits, que estão disponíveis até o dia 25 de novembro. O montante arrecadado será destinado ao Hospital de Barretos, que já atende crianças de Brumado e de outras cidades da região Sudoeste. A concentração final será na Praça Coronel Zeca Leite, com show do cantor Fann Estourado. A estimativa segundo os organizadores, é que, cerca de 3 mil pessoas participam da caminhada.

Os kits já estão ha venda (Foto: Divulgação)