ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2017"

Reforma do Centro de Cultura de Vitória da Conquista já tem empresa vencedora

(Fotos: Reprodução)

Foi divulgado no Diário Oficial da Bahia desta terça-feira (19) o resultado da licitação para a reforma do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A empresa vencedora foi a Nordeste Incorporações e Serviços Eireli, que ficará responsável pela execução de emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira, no valor aproximado de R$ 500 mil. A reabertura do Centro de Cultura tem sido uma das bandeiras defendidas pelos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo que não mediram esforços junto ao Governo da Bahia para que fossem realizadas as obras de melhorias no local, hoje cada vez mais perto.  A reforma segue o Projeto de Segurança, Combate a Incêndio, Pânico e Acessibilidade, entregue pela Caixa Econômica Federal à Secult (Secretaria de Cultura) no último dia 19 de junho, durante visita do deputado Waldenor ao órgão do Governo do Estado. O projeto de segurança do Centro de Cultura é pioneiro na Bahia e fará do espaço cultural uma referência para outros equipamentos públicos estaduais e municipais. Isso significa que o Centro de Cultura poderá receber artistas, parceiros e público com maior segurança e conforto, além de possibilitar arquitetonicamente o acesso autônomo de pessoas com deficiência em suas dependências.



Liberação da ‘cura gay’ causa polêmica nas redes sociais

(Foto: Reprodução)

A decisão da Justiça Federal de conceder liminar que autoriza psicólogos a atenderem eventuais pacientes que busquem terapia para reorientação sexual causou polêmica nas redes sociais nesta segunda-feira (19). Diversos especialistas, militantes LGBT, entidades e artistas usaram suas contas para protestar contra a medida que autoriza o uso de “reversão sexual”, tratamento proibido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 1999.  O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) definiu como “aberração jurídica” a decisão que já foi alvo de embate entre os parlamentares ligados à defesa dos Direitos Humanos e a bancada evangélica no Congresso Nacional. Wyllys avisou que vai promover uma mobilização no Parlamento e se aliar ao Conselho Federal de Psicologia para recorrer da decisão do juiz federal. “É uma aberração jurídica, como outras que acontecem no País. Como é que o Judiciário se presta a isso? O Judiciário não está agindo de acordo com a Constituição”, comentou.    

A decisão atendeu a uma ação de três psicólogos que pediam a suspensão de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que estabelece como os profissionais da área devem atuar nos casos que envolvam a orientação sexual de pacientes. O conselho irá recorrer da decisão.   Publicada em março de 1999, a Resolução nº 1 do CFP proíbe os psicólogos de exercerem qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, bem como de colaborarem com eventos ou serviços que proponham o tratamento e a cura da homossexualidade.    A determinação, segundo o CFP, baseia-se no entendimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a homossexualidade não é uma doença, um distúrbio, nem uma perversão. Assim, na avaliação do conselho, a forma como cada um vive sua sexualidade faz parte da identidade do sujeito, cabendo aos profissionais de psicologia única e exclusivamente contribuir para a superação dos preconceitos e das discriminações.  Em julho de 2013, a Câmara dos Deputados arquivou um projeto que derrubava a determinação do conselho e permitia o tratamento por psicólogos de pacientes que quisessem “reverter” a homossexualidade. No entanto, o projeto foi retirado de tramitação após pressão. Na ocasião, O projeto já tinha sido aprovado na Comissão de Direitos Humanos da Casa durante a gestão do polêmico Pastor Marco Feliciano. Como o projeto foi retirado da tramitação, só poderia ser reapresentado na legislatura seguinte, ou seja, hoje pode ser proposto novamente por qualquer parlamentar. (ANSA)

CONTINUE LENDO


Trump vai à ONU e ameaça 'destruir totalmente' Coreia do Norte

O presidente do EUA ainda pediu para que a ONU tome

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta manhã, em discurso na Assembleia Geral da ONU, que o líder do regime na Coreia do Norte, Kim Jong Un, está em uma "missão suicida". Trump chamou novamente Kim Jong Un de "homem foguete", em alusão a uma série de mísseis lançados pela Coreia do Norte. Trump também afirmou que os EUA não terão outra escolha que não "destruir totalmente" a Coreia do Norte, caso sejam obrigados a defender a si ou a seus aliados da ameaça nuclear. "Os EUA estão prontos e dispostos a tomar ações militares contra a Coreia do Norte, mas espero que isso não seja necessário", disse o presidente americano. Ele ainda pediu para que a ONU tome "medidas drásticas" para impedir a continuidade do programa nuclear norte-coreano. "É para isto que a ONU serve. Vamos ver do que ela é capaz", declarou.



Centro Médico São Gabriel, muito mais saúde para você

Foto: Divulgação

No Centro Médico São Gabriel, você já pode contar com atendimento do Dermatologista, o Dr. Bruno Prates, realizando prevenção e tratamentos nas áreas de Dermatologia e Estética, tais como: Tratamento individual da acne, detecção e acompanhamento do cancer de pele, cirurgias de pele, tratamento e cicatrizes de acne, manchas na pele, melasma, caspas e ceborreias, além de aplicação de botox, preenchimento de pele, peelings, tratamento de estrias, celulite, rugas e muito mais. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone 77 3441-1502, ou pelo whatsapp 9.9925-8807, ou agende a sua consulta no Centro Médico São Gabriel, Praça dos Meira, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, muito mais saúde para você.



Aracatu: Prefeito , tesoureiro, diretor de licitações e dono de lotérica são levados coercitivamente para serem ouvidos na sede da PF de Conquista

Agentes federais estiveram na casa do prefeito Sérgio Maia que foi encontrado no meio rural e encaminhado coercitivamente para ser ouvido na sede da PF em Conquista (Foto: 97NEWS)

O Combate à Corrupção teve mais um dia emblemático na região sudoeste na manhã desta terça-feira (19) com a deflagração da "Operação Chronos" da Polícia Federal, que fechou o cerco sob o município de Aracatu para cumprir vários mandados de mandados de busca e apreensão, condução coercitiva e medidas cautelares. A população foi surpreendida pela operação, onde cerca de dez viaturas da Polícia Federal com vários agentes, que foram acompanhados de equipes da CGU, foram primeiramente à sede da Prefeitura Municipal e depois em residências dos suspeitos. O prefeito Sérgio Maia (PV), o tesoureiro municipal Petrônio Silveira da Rocha, o coordenador do setor de licitação Renério Silveira da Rocha e o proprietário de uma lotérica da cidade, Miguel Silveira da Rocha, foram levados coercitivamente para serem ouvidos na sede da Polícia Federal de Vitória da Conquista. 

 

Segundo o delegado da Polícia Federal, Rodrigo Kolbe, Sérgio está afastado das suas atividades de gestor e proibido de ter acesso ao prédio da prefeitura (Foto: Blog do Rodrigo Ferraz)

A investigação teve origem na ação de uma empresa fantasma de Riacho de Santana, a qual estaria atuando em alguns muncípios da região, que seria de "fachada" e estaria servindo de esteio para um possível esquema de corrupção, que, só em Aracatu, já teria desviado, possivelmente, mais de R$ 4 milhões. Com a condução por parte da PF, a vice-prefeita Leda Matias Silveira assumirá temporariamente o comando do município. Ouça a coletiva de imprensa realizada em Vitória da Conquista e veiculada pelo Blog do Rodrigo Ferraz, onde, o delegado responsável pela operação, Rodrigo Kolbe, explica os detalhes da ação: 

A vice-prefeita Leda Matias irá assumir o município enquanto o prefeito Sérgio Maia estiver afastado pela Justiça Federal (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Animais são encontrados com sinais de maus-tratos na zona rural de Livramento

Foto: Divulgação l PM/BA

Pelo menos dois cavalos foram encontrados com sinais de maus-tratos em uma fazenda na comunidade de Patos, zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora (Ba), na última sexta-feira (15). A Polícia Militar e moradores da localidade encontraram os cavalos com vários ferimentos. Os proprietários do local não foram encontrados. Os animais estavam em um pasto sem capim. Na propriedade, os animais foram encontrados sem comida e água. Além de estarem amarrados nas duas patas dianteira, um dos cavalos estava machucado com ferimentos graves. “A situação encontrada foi de falta de estrutura, bem grave, o ambiente inapropriado para criação. Houve também agressão em um dos animais que encontramos”, informou um dos moradores. A polícia registrou o caso como maus-tratos e procura pelos proprietários da fazenda ou dos cavalos. Os animais foram removidos do local e serão cuidados em um local adequado até que a situação seja resolvida. “Nós já iniciamos os tratamentos, os primeiros socorros para os animais que estavam machucados já foram feitos, fornecemos um pouco de ração com apoio de colaboradores, até nós verificarmos o porquê houve esse abandono desses animais no local”, completou um dos PM´s.

 



Brumado: O perigo nas linhas de cerol

O vigilante Marcelo Pereira Meira quase perdeu a vida ao ter o seu pescoço cortado por uma linha com cerol (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo uma música famosa "brincadeira de criança, como é bom, como é bom", mas, como todas as regras têm suas exceções, uma brincadeira aparentemente infantil, se mostrou, ao longo do tempo, uma arma mortal. Estamos nos referindo ao ato de empinar pipas, as quais são conduzidas por linhas carregadas por uma substância conhecida como cerol, ou seja, uma mistura de cola com vidro moído (ou limalha de ferro ou pó de quartzo). A brincadeira não tem nada de inofensiva, tanto que várias vidas foram perdidas, mas, mesmo assim, medidas de impacto não foram adotadas no país buscando resolver o problema e impedir que novas vítimas venham a ser atingidas. Em Brumado, é muito comum, principalmente nessa época dos ventos, vermos no céu azul do sertão, as fantásticas pipas fazendo suas acrobacias, uma cena de beleza plástica, mas que, esconde o terror em suas manobras. No fim de tarde do último sábado (16), o vigilante Marcelo Pereira Meira, de 32 anos, foi gravemente ferido por uma linha de pipa com cerol próximo ao campo de futeboldo do Bairro Baraúnas. Marcelo voltava da zona rural com sua motocicleta e foi surpreendido quando algumas crianças empinavam suas pipas. Ele passava por umas das ruas que da acesso ao bairro, mas não avistou a linha atravessada na via, ao ser atingido pela linha com cerol, a mesma enroscou em seu pescoço e causou um grande corte deixando-o agonizando com o próprio sangue e, por sorte, ele foi socorrido por jogadores que estavam próximo ao local onde era realizado uma partida de futebol. Com medo de Marcelo poder morrer por sufocamento, os amigos decidiram levar o memso para a emergência do Hospital Professor Magalhães Neto, onde foi imediatamente atendido e encaminhado para sala de cirurgia pela equipe médica.  Segundo os médicos, mesmo não sendo aconcelhado ter removido a vítima, a ação rápida dos amigos acabou salvando  a vida do vigilante que não aguentaria esperar caso o socorro viesse a demorar. Moacir Pereira, irmão de Marcelo relatou ao 97NEWS que ele passa bem e já está se recuperando em casa do grande susto que levou. O pai de Marcelo, o aposentado Salvador Pereira, faz um apelo aos pais de crianças e adolecentes que soltam pipa com cerol, pedindo para que os mesmos não soltem mais pipas desta maneira  ou uma nova vítima poderá ser atingida. Ele relatou que “meu filho quase teve o pescoço decepado, é uma brincadeira perigosa que pode matar”. Eles ainda aproveitaram para agradecer o empenho e o atendimento qualificado que foi feito pelas equipes do Hospital Magalhães Neto. 

O local no Bairro das Baraúnas é um dos que mais utilizados para empinar pipas em Brumado (Fotocomposição: 97NEWS)


Brumado: Continuam abertas as inscrições para programa de bolsas estudantis

Foto: Divulgação

Estudantes de todo o Brasil, que desejam ter uma educação de qualidade e não possuem condições de custear uma mensalidade total na rede particular de ensino, podem contar com o Mais Bolsas. O programa está disponibilizando mais de 80 mil bolsas de estudo em todo o país com descontos de até 50% nas mensalidades para faculdades e escolas. O prazo segue aberto até o dia 30 de setembro para candidatos que almejam ingressar em 2017.2. Após essa data as inscrições continuam, contudo serão para o período de 2018.1. José Araújo, gerente do Mais Bolsas, salienta que ainda há vagas disponíveis em instituições como o Instituto Graduarte, Wpós, Unyleya e Instituto Cotemar. “O programa está com diversas vagas destinadas aos estudantes de Brumado- BA para cursos do ensino superior como: Ciências Contábeis, Serviço Social e Direito Ambiental”. A inscrição é simples e gratuita! Basta acessar o site www.maisbolsas.com.br, no qual os interessados terão acesso à lista de cursos e instituições credenciadas, é preciso ter em mãos o CPF – para menores de idade os pais ou responsáveis deverão preencher o cadastro. Havendo vaga disponível, o candidato poderá ser aprovado de imediato. Em caso de dúvidas, o aluno poderá utilizar um dos canais de atendimento do programa, SAC, chat, redes sociais ou central telefônica: 4007-2209 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 002 5854 para as demais localidades.



Combate à Corrupção: Aracatu vive dia histórico com operação CHRONOS da Polícia Federal

Várias viaturas da Polícia Federal e da CGU ficaram na porta da Prefeitura Municipal enquanto documentos eram recolhidos (Foto: 97NEWS)

O pacato município de Aracatu, localizado às margens da BA-262 está vivendo um dia histórico nesta terça-feira (19) com a deflagração de uma grande operação da Polícia Federal denominada CHRONOS, em alusão à Deusa do Tempo, já que a origem do nome da cidade é "tempo bom, tempo firme". Segundo as primeiras informações colhidas pela equipe do 97NEWS, inúmeras viaturas da Polícia Federal e CGU - Controladoria Geral da União fecharam cerco à cidade, numa ação inédita que deixou a população perplexa. Segundo apuramos são cerca de dez mandados de condução coercitiva e várias medidas cautelares, fruto de uma extensa investigação que detectou vícios no processo licitatório para a contratação de empresas para prestação de serviços de limpeza de prédios públicos, muitos dos quais seriam escolas que nem existem mais. A investigação aponta que a "manobra" estaria sendo feita desde o ano de 2015, com a "contratação" de uma empresa fantasma que teria celebrado contratos fraudulentos que passam dos R$ 4 milhões, tanto que já foi determinado o bloqueio por meio da Justiça Federal de  R$3.192.388,27 (três milhões, cento e noventa e dois mil, trezentos e oitenta e oito reais e vinte e sete centavos). Outra ação da Justiça Federal foi retirar o prefeito Sérgio Maia de suas funções públicas. Segundo informações ele não teria sido encontrado o momento. A operação continua em andamento em vários prédios públicos e na casa de servidores, onde está sendo recolhida uma vasta documentação que pode alastrar ainda mais a veia corruptiva que estaria agindo na cidade. Na sequência atualizaremos as informações. 

Equipes de policias federais buscaram encontrar o prefeito Sérgio Maia, mas ele, até o momento não foi encontrado (Foto: 97NEWS)


BA-026: Identificadas as vítimas fatais do acidente com caminhão entre Contendas e Maracás

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Na tarde desta segunda-feira (18) foram Identificadas no Instituto Médico Legal (IML) em Brumado, as duas vítimas fatais do acidente com um caminhão, na BA-026 na manhã de segunda, trecho entre Contendas do Sincorá e Maracás. Gustavo Eric Pereira, de 26 anos e José Santos Barreto, de 68 anos, ambos natural da cidade de Jaguaquara/Ba. O caminhão em que eles estavam capotou e os dois ficaram presos às ferragens, e vieram a óbito no local. O caminhão estava carregado de carne de "Charque" e foi parcialmente saqueada por moradores da região.



Polícia Federal de Conquista realiza operação em prefeituras da região; Prefeito de Aracatu é afastado das funções públicas

O prefeito de Aracatu, Sérgio Maia foi afastado de suas funções (Fotocomposição: 97NEWS)

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União deflagram nesta terça-feira, 19/09/2017, duas operações simultâneas, batizadas CHRONOS e SYAGRUS, com o objetivo de dar cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão, dez mandados de condução coercitiva e oito de medidas cautelares diversas nas cidades de Palmas de Monte Alto, Aracatu, Riacho de Santana e Botuporã, todas na Bahia. As duas operações são decorrentes de Inquéritos Policiais instaurados na Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista para apurar fraudes nos processos licitatórios e na execução de contratos de prestação de serviços de limpeza, asseio e conservação diária nas dependências de prédios pertencentes aos municípios de Aracatu e de Palmas de Monte Alto entre os anos de 2014 e 2017. As investigações detectaram que a mesma empresa – vencedora das licitações nos dois municípios – era de “fachada” e que muitos dos empregados contratados seriam “fantasmas” ou prestariam serviços em estabelecimentos já totalmente desativados, a exemplo de dezenas de escolas. Os valores recebidos pela empresa eram repassados a servidores municipais ligados ao ex-Prefeito de Palmas de Monte Alto ou a familiares do atual Prefeito de Aracatu, que utilizavam apenas parte do dinheiro para remunerar pessoas da zona rural ou adolescentes para a execução do objeto do contrato, sendo o restante apropriado indevidamente. Foram afastados das funções públicas, dentre outros, os atuais Prefeito e Secretário de Administração e Finanças de Aracatu e servidores públicos de Palmas de Monte Alto. Foi apurado que entre abril de 2014 e maio de 2016, a Prefeitura de Palmas de Monte Alto repassou à empresa a quantia total de R$ 652.297,20 (seiscentos e cinquenta e dois mil, duzentos e noventa e sete reais e vinte centavos). Já a Prefeitura de Aracatu, desde a celebração do contrato, em 2015, até a presente data repassou a quantia de R$ 4.064.217,25 (quatro milhões, sessenta e quatro mil, duzentos e dezessete reais e vinte e cinco centavos), dos quais, em razão das fraudes constatadas, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o bloqueio de R$3.192.388,27 (três milhões, cento e noventa e dois mil, trezentos e oitenta e oito reais e vinte e sete centavos). Quanto aos nomes das operações, SYAGRUS é uma referência à palmeira catolé, abundante na época de fundação do município de Palmas de Monte Alto. CHRONOS é referência à Deusa do Tempo, já que a origem do nome Aracatu é “tempo bom, tempo firme”.



Brumado: Incêndio na área da Magnesita na noite desta segunda-feira (18)

A cena chama a atenção pela sua substância cinematográfica (Foto: 97NEWS)

Como vem ocorrendo todos os anos, o período que antecede a temporada de chuvas em Brumado, o qual é marcado por forte estiagem e pelas matas secas, vem sempre apresentando constantes incêndios, os quais prejudicam a fauna e a flora, além de deixar moradores próximos apreeensivos. Muitas vezes estes incêndios são provocados por uma "bituca de cigarro" solta aleatoriamente no mato, ou então por um ato de vandalismo, ou seja, de forma proposital. Na noite desta segunda-feira (18), mais um incêndio aconteceu, desta feita no sopé da Serra das Éguas, num terreno que fica às margens da Pepecat, que segundo informações pertence à empresa Magnesita. O fogo se alastrou e necessitou da ação de brigadistas e funcionários da empresa para ser controlado, sendo que nas primeiras horas da manhã ainda dava para ver a fumaça subindo do local. Não se tem informações sobre feridos ou prejuízos materiais. Vale ressaltar que na referida serra habitam várias expécies nativas, algumas que correm risco de extinção. A Polícia deverá apurar se o incêndio foi criminoso ou acidental. 

Brigadistas e funcionários da empresa entraram logo em ação para controlar as chamas (Foto: 97NEWS)


Bahia: Criminoso rouba veículo, bate em muro de casa e morre linchado pela população

(Fotos: Reprodução)

O combate à criminalidade esbarra, na maioria das vezes, na falta de educação e desigualdades sociais. Há ainda as deficiências do poder publico e pontos questionáveis do Código Penal Brasileiro. Tudo isso tem gerado uma sensação imensa de impunidade e as consequência podem ser sérias e muitas vezes, a população faz justiça com as próprias mãos. Um caso recente aconteceu na noite deste domingo (17). Um homem que não teve a identidade revelada acabou sendo morto pela população, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS). O caso foi aconteceu por volta das 20h30, na Rua Direta do Bairro de Mapele. O acusado teria roubado um carro e na fuga entrou no local errado e sem saída.O veículo acabou colidindo contra um cercado. Depois de contido, ele foi pego pela população que, revoltada, decidiu fazer justiça com as próprias mãos. Moradores da comunidade, ao saber que o suspeito estava praticando roubo, começaram a espancá-lo com chutes, socos e pedradas até a morte. Agentes lotados na 22ª Companhia Independente da Polícia Militar foram acionados, mas não chegaram a tempo de encerrar as agressões e o suspeito veio a óbito. 



Arena Safadão: União inédita de empresários promoverá o maior show da história de Brumado e região

O cantor Wesley Safadão é o maior sucesso do momento da música brasileira e Brumado receberá o artista e sua banda no dia 27 de outubro num evento que foi batizado de "Arena Safadão", mas, buscando dar ainda mais grandiosidade ao espetáculo que irá ocorrer no Parque de Exposições Gilson Brito, os promoters Edmilson Alves de Matos da EdyShow e Allan Kardec Bonfim Bacelar da Allanbick Produções, que são os detentores dos direitos do show, os quais já tinham se unido ao empresário brumadense Lázaro Brito, estiveram em Brumado nesta semana na busca de contemplar os milhares de fãs com o maior show da história de Brumado e região e, com este objetivo, se reuniram com os promoters Gilson Porto da Só Legal Produções, Beto Bonelly da BB Produções e Ney Trindade da Ney Eventos e Empreendimentos para celebrar uma união de forças inédita. A grande qualidade e o conceito altamente positivos desses 3 promoters que têm um histórico fantástico na realização de grandes eventos, foi o fator preponderante para que o convite fosse feito, pois a visão era agregar valor e competência à Arena Safadão, para que o show tenha uma alta qualidade, com uma estrutura nunca vista na região. Após os detalhes terem sido acertados, a união foi celebrada, tendo sido ampliada a grade da programação que agora também terá outro grande sucesso do momento, o cantor Gabriel Diniz. Então prepare as emoções, pois, de forma inédita, 6 empresários se unirão num evento fantástico e quem irá ganhar são os milhares de fãs de Safadão com um espetác



Atletas brumadenses brilham na 3ª Corrida de Rua de Bom Jesus da Lapa

O grupo de atletas de Brumado fazendo bonito mais uma vez em uma competição importante (Foto: 97NEWS)

Não é só de grandes talentos do Futebol que Brumado é conhecida na área esportiva, pois existem outros grandes valores nas mais diversas modalidades esportivas. Entre elas está o Atletismo, em especial as corridas de rua, tendo representantes de peso nessa categoria, os quais vêm conquistando ótimos resultados em várias competições importantes do calendário esportivo baiano. Neste domingo (17), um grupo de atletas brumadenses, composto por Genaldo, Everton, Marcão, Taiane, Macarius, Aline e José Carlos, tendo como destaque o maratonista Serginho Pinheiro, que é uma lenda viva do esporte da terra do minério, participou e brilhou em Bom Jesus da Lapa na IIIª Edição da Corrida de Rua da Academia Boa Forma. Mais de 150 atletas de toda a Bahia disputaram o evento e Brumado fez bonito mais uma vez já que Genaldo obteve a primeira colocação na Categoria de 20 a 29 anos. Mostrando que ainda está em ótima forma, Serginho Maratonista ficou em 2º lugar na Categoria de 40 a 49 anos e Taiane conquistou a 3ª colocação no geral feminino.

 



Em Condeúba, Waldenor e Zé Raimundo apresentam ações dos mandatos para a região

Fotos: Vinícius Brito

Representantes políticos de dez municípios da microrregião do Médio Sudoeste fizeram-se presentes em Condeúba para a 3ª Plenária Regional dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), evento que tem como objetivo prestar contas das atuações dos parlamentares nos municípios e apresentar a estrutura dos mandatos que estão à disposição das lideranças políticas. Sob a coordenação regional de Elane Ferraz e assessoria de Ulenice Ribeiro, a microrregião do Médio Sudoeste agora contará com uma nova abordagem dos parlamentares para melhor atendimento das demandas dos municípios, que já têm sido atendidos com emendas e ações articuladas por Waldenor e Zé Raimundo em diferentes áreas como agricultura familiar, educação, saúde, infraestrutura e abastecimento de água. 

 

Fotos: Vinícius Brito

Na Plenária de Condeúba, os deputados contaram com a participação de diversas personalidades políticas como os prefeitos Delci Luz (Cordeiros), Rita de Cássia (Mortugaba), Alex Silva (Jânio Quadros) e Edcarlos Oliveira (Maetinga), além de vices-prefeitos, vereadores, presidentes de associações e outras lideranças.

Fotos: Vinícius Brito


Brumado: Foi um sucesso o maior `Encontro de Grupos de Montaria da Região´

Foto: Luciano Santos l 97News

Com o objetivo de resgatar a cultura e tradição das cavalgadas na região, o promoter e apresentador, Iago Santana, promoveu neste domingo (17) o primeiro "Encontro de Grupos de Montaria" de Brumado, que teve seu inicio em frente ao antigo espaço de eventos Olímpia, na Av. Lindolfo Azevedo Brito, percorrendo as principais ruas de Brumado, com destino final, no Haras Silveira, na Comunidade de Campo Seco, zona rural do município. O encontro foi um grande sucesso e superou a expectativa, ficando registrada como o maior Encontro de Grupos de Montaria de todos os tempos em Brumado, com uma organização sensacional os cavaleiros e amazonas chegaram ao haras onde degustaram uma deliciosa refeição enquanto ouviam as bandas, Matheus Araújo, Jhony Padilha e O Cigano Cantador. Em sua página nas redes sociais o promoter escreveu. "Queremos agradecer a todos que marcaram presença no nosso evento. Graças a vocês, foi o maior encontro de Grupos de Montaria e Cavaleiros de todos os tempos. Foi algo inexplicável, um evento que ficará marcado na memória de todos nós, marcado nos nossos corações. Foi um trabalho intenso, mas feito com muito amor e carinho, mostrando o sucesso, a organização e detalhes impecáveis. Nosso Encontro foi lindo, até o próximo." O evento também teve o apoio de Bárbara Lobo. Clique e veja o album.



Administração Municipal lamenta a morte da servidora Maria Silva dos Santos

(Foto: Reprodução)

Na madrugada desta segunda-feira (18), faleceu a servidora Maria Silva dos Santos, mais conhecida como Lia Silva. Ela era funcionária do Estado da Bahia, mas havia sido cedida para o Município, onde atuava há 32 anos. Lia trabalhava no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto como Auxiliar de Enfermagem. Na unidade, desempenhava um serviço exemplar e era querida por todos. A Administração Municipal, em nome do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, lamenta profundamente a morte da servidora e presta os seus sentimentos aos familiares e amigos. 



Luto em Brumado: Morre a enfermeira Maria Silva dos Santos

Foto: Arquivo da família

É com profundo pesar que o 97NEWS informa o falecimento precoce de Maria Silva dos Santos (Lia Silva). Muito querida em Brumado, Maria faleceu na madrugada desta segunda-feira (18) em Vitória da Conquista após complicações no seu quadro de saúde. Servidora Pública e dedicada, Lia trabalhou 32 anos na área da saúde. No Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, atuava como Auxiliar de Enfermagem. O corpo foi transladado para a capital do minério e está sendo velado na Igreja São Cristóvão, o sepultamente acontecerá na terça-feira (19) a partir das 09h da manhã. A morte de Lia deixa amigos e familiares enlutados. Nesse momento de profundo pesar, o 97NEWS se solidariza com a família.



Alunos do Curso de História da UNEAD/UNEB realizam visita ao Quilombo Barra do Brumado em Rio de Contas

(Foto: Iacy Santos)

Os alunos do 5° Semestre de História da UNEB/UAB Polo de Brumado estiveram visitando neste domingo (17) o Quilombo Barra do Brumado no município de Rio de Contas. Segundo eles, a visita foi muito produtiva e serviu para o conhecimento histórico/educacional que irá enriquecer sobremaneira a continuidade do curso. Estiveram presentes à visita, o tutor presencial Gustavo Aguiar Araújo; a professora de História Maria da Conceição Amorim e Pedro, um morador de Brumado que e é remanescente quilombola."Este momento ficará marcado para sempre em nossas vidas e no crescimento da nossa caminhada de futuros historiadores" acrescestaram Iacy Santos e José Avelino responsáveis pela visita que aproveitam para agradecer a Secretária de Educação do Município, Acácia Gondim, pelo apoio. 

O remanescente Quilombola, Pedro, que atualmente mora em Brumado também participou da visita (Fotos: Iacy Santos)