ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "09/2017"

Acesse o site da Quartzolar Argamassa e Rejunte e conheça os modernos simuladores de cores e consumo

Foto: Divulgação

Para maior comodidade do cliente, a empresa Quartzolar Argamassa e Rejunte oferece um moderno site, com informações e simuladores incríveis, para que a obra saia como você deseja. Acesse o site e confira os mais modernos simuladores de cores e de consumo, para que não haja desperdícios e que o ambiente fique com um aspecto diferenciado, com a cor que você sempre sonhou. Para ter acesso a aba de simuladores, acesse o site www.quartzolar.com.br, clique na aba 'serviços' e logo após escolha a opção desejada. Adquirindo os produtos Quartzolar, o cliente estará adquirindo o que existe de melhor no setor, com os melhores preços, durabilidade e economia surpreendente, pois os produtos rendem muito mais. A empresa Quartzolar - começou atendendo a clientela local, depois atuando nas cidades circo vizinhas e atualmente atende toda a Bahia, norte de Minas e sudoeste do Piaui, com produtos excelentes e de fácil aplicação.  Para maiores informações e compras entre em contato através dos telefones 0800 024 3077 ou (77) 99145-8824, através do site www.quartzolar.com.br ou do endereço eletrônico (e-mail) [email protected].



Eunápolis: Traficantes filmam tortura a garota de 19 anos

Foto: Reprodução

As cenas de um vídeo que circula nas redes sociais estão deixando a comunidade da região estarrecida. Na gravação, uma jovem de 19 anos aparece sendo humilhada, espancada e torturada por um grupo de traficantes. A selvageria foi em um sítio na região do bairro Alecrim, zona norte de Eunápolis. Dois homens surgem agredindo a menina com socos, chutes e um pedaço de madeira. Na filmagem de pouco mais de um minuto, um terceiro homem diz como quer que a garota seja agredida. Um quarto bandido registra tudo em um celular. A jovem implora para os marginais cessarem a pancadaria, pois daquela forma ela iria acabar morrendo. No fim do vídeo, um dos marginais chega a fazer um aceno para a câmera. Segundo a polícia, a jovem é moradora de Trancoso, distrito de Porto Seguro. Ela teve diversos ferimentos, mas não corre risco de morrer. Os policiais ainda não sabem em que dia ocorreu o espancamento. Ela é investigada por suspeita de envolvimento com um grupo de traficante de drogas. As investigações apontam também que a garota seria da mesma facção dos seus agressores, que já foram identificados e estão sendo procurados. A motivação do crime é apurada.



Brumado: Polícia Civil prende suspeito de autoria de inúmeros furtos e roubos na zona rural

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma equipe de Investigadores da Polícia Civil (20ª Coorpin) prendeu, na tarde desta quinta-feira (14), na localidade conhecida como Ubiraçaba, zona rural de Brumado, Elielson Carvalho de Menezes, de 23 anos, vulgo "Neguinho de Bajara". A polícia encontrou em seu poder uma espingarda calibre 32 com numeração suprimida e 5 cartuchos do mesmo calibre. "Neguinho de Bajara" é muito temido pela população da zona rural e ainda chegou a oferecer a quantia de R$ 3.500,00 para que os Investigadores não o apresentassem na Delegacia e para que sua arma não fosse apreendida. Elielson já possui passagem pelo crime de furto e suspeito de praticar diversos furtos e roubos na zona rural dos municípios de, Brumado e Malhada de Pedras. O acusado foi autuado em flagrante delito e responderá pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e corrupção ativa, bem como pelos demais crimes contra o patrimônio praticados contra diversas vítimas.

Foto: Divulgação l Polícia Civil


97NEWS: Você sabe o que é o `Setembro Amarelo´?

Foto: Divulgação

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O movimento do Setembro Amarelo é mundial. Ele tem duração de 30 dias e foi escolhido para acontecer no nono mês do ano, noúltimo dia 10 de setembro foi comemorado o "Dia Mundial de Prevenção do Suicídio". Ele foi trazido ao Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV ), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O Setembro Amarelo é importante, pois o suicídio ainda é um assunto tabu em nossa sociedade, mesmo levando mais de 800 mil vidas por ano. As pessoas não falam sobre isso, mas não impede que seja uma prática comum. Precisamos falar mais sobre o suicídio e o Setembro Amarelo é um modo de ajudar a dar voz a esse assunto. A Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. Saiba mais em www.setembroamarelo.org.br.



Taisan Auto: Nosso maior orgulho é ter você como cliente

Foto: Divulgação

Hoje é o dia do cliente. É um prazer homenagear você e todos os parceiros que acreditam e confiam na gente. Que nossos laços profissionais estejam cada dia mais fidelizados. Desejamos a você todo o sucesso e prosperidade, queremos agradecer o privilégio de poder contar com esta parceria. É por você que estamos sempre trabalhando no aperfeiçoamento de nossas atividades, buscando fazer o melhor! Temos orgulho em tê-lo como cliente! Taisan Auto, na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551. Acesse www.taisanauto.com.br e veja mais.



Bahia: Detran não tem data estabelecida para iniciar emissão da CNH digital

Foto: Reprodução l Jornal Hoje

Aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 25 de julho deste ano, a Carteira Nacional de Habilitação digital não tem uma data estabelecida para ser implantada na Bahia, segundo o Detran-BA. O órgão informou, contudo, que o prazo determinado pelo Contran para emissão das CNH digitais, que é 1º de fevereiro de 2018, será respeitado. O órgão informou que o processo de implantação do documento ainda não foi iniciado na Bahia, e que não tem informações sobre possíveis custos que os motoristas terão para obter a CNH digital. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os Detrans que tiverem interesse já podem iniciar os testes e se adequarem com antecedência ao prazo final para implantação do documento. Na prática, a CNH digital vai ter o mesmo valor jurídico da CNH impressa, que continuará sendo emitida. O documento só poderá ser emitido para quem tem a nova CNH, com QR Code, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos, que existe nas carteiras de habilitação emitidas desde maio deste ano.



Ituaçu: Trabalhadores de Itaguarana mantém greve

Reunião do Sindicato com a direção da empresa ontem à tarde na sede do Sindmine (Foto: Sindimine)

Na tarde de ontem, 14, a diretoria do Sindmine reuniu com a direção da empresa Itaguarana do Grupo Nassau Cimentos, buscando uma saída para pôr fim a greve iniciada pelos trabalhadores na última terça feira, em função de dois meses de salários atrasados. Na reunião a empresa que acumula o não pagamento de quatro quinzenas, propôs o pagamento de apenas uma, ou seja, pagar os salários que teriam que ser pagos desde o dia 05 de agosto. A diretoria do Sindicato apresentou a proposta aos trabalhadores na manhã desta sexta feira, 15, sendo a mesma reprovada por unanimidade. Na referida assembleia os funcionários decidiram manter a greve que já entra no quarto dia e que será mantida até que a empresa faça o pagamento dos dois meses de salários atrasados. Segundo o presidente do Sindmine, Édio Pereira, a situação dos trabalhadores da ativa, bem como dos ex-empregados que foram demitidos ano passado é a pior possível e insustentável. Eles estão passando pelo vexame de terem as ligações de água e energia cortadas e sem mais créditos para adquirirem os alimentos pra sustento de suas famílias. O presidente informou que o Sindicato estará entrando com Ações na Justiça do Trabalho pleiteando o bloqueio de bens patrimoniais, bem como o bloqueio das contas da empresa para quitar com os salários atrasados dos trabalhadores.

 

Assembleia com os trabalhadores na manhã desta sexta-feira (15), onde a greve foi mantida (Foto: Sindimine)


Bahia tem aumento de 17,9% no 2º trimestre em abate de suínos

Foto: Reprodução

A produção de suínos na Bahia cresceu 17,9% no segundo trimestre deste ano. Segundo a Pesquisa Trimestral Agropecuária, divulgada nesta quinta-feira (14) pelo IBGE, o crescimento da Bahia foi o quarto maior entre 22 estados no período. Uma das razões para a procura é o aumento de preço da carne bovina. Entre essa e outras razões, a produção de suínos foi a atividade pecuária que mais cresceu no estado no segundo trimestre de 2017. No período, foram abatidas 32.528 cabeças de suínos, 4.932 a mais que no início do ano. Mesmo com o resultado, o abate de suínos na Bahia continua 4,6% abaixo do verificado no 2º trimestre de 2016, com -1.553 cabeças abatidas. Ainda segundo a pesquisa, dos 22 estados com informações no 2º trimestre, 14 apresentaram crescimento do abate de suínos frente ao 1º trimestre e 10 tiveram aumento em relação ao 2º trimestre de 2016. A Bahia representa 0,3% do abate nacional de suínos. O maior produtor é Santa Catarina, que, com 2,8 milhões de cabeças abatidas no 2º trimestre, respondeu por pouco mais de 1 em cada 4 suínos abatidos no país (26,5%). No Brasil como um todo, no 2º trimestre de 2017, foram abatidas 10,62 milhões de cabeças de suínos, o melhor resultado para este período do ano desde 1997, quando foi iniciado o levantamento do IBGE. O número corresponde a um aumento de 1,3% em relação ao 1º trimestre do ano e de 0,2% na comparação com o 2º trimestre de 2016.



Mensagem da A4 Veículos ao Dia do Cliente

(Divulgação)

Neste dia de grande importância, nós da A4 Veículos agradecemos a honra e o privilégio de ter clientes tão especiais que vêm, acima de tudo, sendo bons amigos e companheiros. Nosso planejamento de mídia, que sempre valorizou a nossa clientela, tem o grande prazer de fazer uma mensagem especial para todos os que confiam na seriedade e na força de nosso trabalho. Aproveitamos esse clima de harmonia para renovar os laços de consideração, apreço e parceira. Mais uma vez, obrigado pela confiança.



Violência contra a Mulher : MP e OAB realizaram palestra em Brumado

A palestra aconteceu na sede da OAB de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ao contrário do que todos esperavam, ainda mais após a entrada em vigor da Lei Maria da Penha, os atos de violência contra a mulher vêm aumentando em todo o país. Em Brumado não há dados oficiais, mas em questionamentos feitos pelo 97NEWS junto às autoridades policiais, os indíces são muito altos e, o que é pior, vem tendo uma curva ascendente. Um episódio ocorrido na noite desta quarta-feira (13), onde um marido atirou uma panela quente com buchada em sua esposa veio comprovar ainda mais a gravidade da situação. Diante deste desafio, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil realizaram nesta quinta-feira (14) uma palestra abordando amplamente essa temática que vem ocupando o topo da mídia, com casos sistemáticos que podem chegar até o ápice do feminicídio, que é considerado  a instância última de controle da mulher pelo homem. A palestra fez parte do bojo das ações do "Projeto Diálogo de Saberes" que vem propondo articular uma política de discussão, reflexão e troca de experiências entre o meio acadêmico, a sociedade civil e o Ministério Público, de modo a compreender, por meio de diferentes pontos de vista, a complexidade dos fenômenos que impactam o sistema de justiça e a atuação ministerial. O evento aconteceu na sede da OAB e teve como principal orador o promotor de justiça da Comarca de Brumado, Dr. Ruano da Silva Leite, o qual vem realizando um trabalho primoroso e muito eficiente em defesa da vida. A palestra foi dividida em duas mesas de discussão e foi considerada muito proveitosa e produtiva, criando ainda mais multiplicadores nessa luta tão importante para a sociedade atual. 

Um grande número de estudantes de Direito compareceu ao evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Morre empresário e ex-deputado Pedro Irujo, um basco visionário

(Foto: A TARDE)

Morreu nesta sexta-feira, 15, o empresário dos setores de transportes, comunicação e hotelaria, o ex-deputado federal Pedro Irujo, 87 anos. Ele estava internado no Hospital da Bahia, em Salvador, após sofrer dois infartos no último mês de agosto. Basco natural de Pamplona, não gostava de ser chamado de espanhol e sim da República Independente Basca ou Vasca, mas era baiano naturalizado onde desenvolveu suas carreiras politica e empresarial. Depois de eleger o radialista Fernando José como prefeito de Salvador pelo PMDB, em 1988, numa disputa em que rifaram Gilberto Gil (eleito vereador) abrindo dissidência com Mário Kértész e o governador Waldir Pires, Irujo ingressou na politica como candidato a depuado fdderal tendo seu filho Luis Pedro, como candidato a governador, este sendo derrotado por ACM, nas eleições de 1990. Pedro elegeu-se deputado federal juntamente com Aroldo Cedraz e Marcos Medrado pela legenda do PRN, os quais, posteriormente migragram para ACM. Luis Pedro elegeu-se deputado estadual por uma legislatura e Pedro seguiu como deputado federal deixando a vida politica, em 2007. Foi proprietário da Rede Nordeste de Comunicação, na época, com TV Itapoan, Rádio Sociedade, Bahia Hoje (primeiro jornal on-line da Bahia), FM Itapoan, rádios em Feira, Ipiaú e outras cidades do interior. Posteriormente vendeu o espólio dos antigos Diários Associados a IURD, hoje, Rede Record. Pedro Irujo foi casado com Irene Rodrigues Irujo, já falecida, com que ele teve dois filhos: Luiz Pedro Rodrigues Irujo e Heliete Rodrigues Irujo e três netos Pedro Mercês Irujo, Brujo Irujo Sampaio, Victor Irujo Sampaio. Como líder empresarial em diversas áreas: transportes especializados, hotelaria, construção civil, industrias, emissora de televisão e de rádios, foi também Deputado Federal em 1991 até 2006 não querendo mais à reeleição para Deputado.



Brumado: Festa da Luz acontecerá dia 23 de setembro

Foto: Divulgação

Acontecerá no dia 23 de setembro a partir de 18h no Centro de Evangelização Jesus, Eu Confio em Vós, situado na saída para Vitória da Conquista, a Festa da Luz 2017. O objetivo do evento é proporcionar através da arte, o encontro pessoal com Cristo. Nesta edição, a festa contará com a presença do Ministério Filhos da Paz, do Padre Edson e Banda e do cantor e apresentador de TV, Diego Fernandes, dono de um carisma único que tem arrebanhado milhares de jovens que se identificam com sua linguagem e com a sua maneira de louvar a Deus. Vale lembrar que no local não será comercializada bebida alcoólica. O evento será promovido pela Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz (CARP).



Brumado: Gerente da ADAB alerta sobre os perigos do uso dos agrotóxicos

O gerente da ADAB, engenheiro agrônomo Alexandro Monteiro ressalta o acompanhamento técnico no uso dos agrotóxicos pelos agricultores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Muitos não levam em conta os riscos dos agrotóxicos, pois, por falta de um conhecimento mais amplo sobre o uso desses defensivos, agricultores e a população em geral podem estar contraindo doenças graves. Visando dar um grito de alerta, o 97NEWS ouviu o gerente do escritório regional da ADAB em Brumado, o engenheiro agrônomo Alexandro Monteiro, o qual confirmou o perigo desses produtos, principalmente o seu uso excessivo. Segundo ele os agrotóxicos surgiram na década de 30 na agricultura americana e logo foram trazidos para o Brasil. "No começo não existia quase acompanhamento técnico, o que fez com muitos agricultores utilizassem doses excessivas, acarretando assim problemas graves", explicou o engenheiro que emendou dizendo que "então fica o alerta para os agricultores de Brumado e região, pois ao usarem agrotóxicos que o façam com acompanhamento de um profissional, que sabe qual a dosagem certa, além do que são produtos muito caros. Por isso frisamos que a fiscalização da ADAB é rigoroso nesse sentido, pois está em risco a saúde não só dos agricultores, que podem se intoxicar caso não usem os equipamentos necessários, os EPIs, mas também dos consumidores". Questionado sobre quais seriam os riscos à saúde dos agrotóxicos, ele respondeu que "alguns pesquisadores já associam os agrotóxicos ao câncer e a outras doenças malignas, então realmente os riscos são graves para à saúde, daí eu reforço que a aplicação tem que ser feita com acompanhamento de um profissional, para que não haja uma superdosagem na pulverização das culturas". Sobre quais os alimentos que podem trazer mais perigos, ele citou que "o tomate e o morango são os que mais apresentam riscos, por serem sensíveis à muitas pragas geralmente precisam de uma carga maior na pulverização, então, volto a salientar que os produtores sempre busquem a orientação da ADAB e dos profissionais competentes".

 



Decisão judicial pode repatriar esmeralda encontrada na Bahia

Foto: Divulgação

O caso da "Esmeralda Bahia" que é motivo de uma longa briga judicial, aparentemente vai sofrer uma reviravolta. A Justiça Federal de Campinas condenou duas pessoas por prática dos crimes de receptação, contrabando e uso de documento falso no caso da esmeralda gigante extraída na Bahia. Além da condenação, a sentença determinou o perdimento da "Esmeralda Bahia" em favor da União, ordenando a expedição de um novo mandado e busca e apreensão com o intuito da repatriação do minério dos EUA. A Justiça solicitou o apoio da cooperação Jurídica Internacional para o cumprimento da decisão. De acordo com a denúncia, "[os réus] exportaram aos Estados Unidos, mediante declaração falsa de conteúdo, peso e valor, e por meio de transporte aéreo, mercadoria proibida, consistente em bloco rochoso contendo esmeralda, extraído sem permissão de lavra garimpeira do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)”. Avaliada em US$ 372 milhões a pedra pesa 400 kg e é uma das maiores do mundo. 



Explosão em metrô de Londres deixa feridos; Polícia trata incidente como terrorismo

Foto: Reprodução l R7

A Polícia de Londres e serviços de emergência foram deslocados para o entorno de uma estação do metrô da Capital Inglesa onde um ‘incidente’ com 18 feridos foi registrado, por volta das 5 horas da manhã (9 horas no horário local) desta sexta-feira (15). Segundo agências de notícias, a Polícia Londrina confirma que se trata de um ataque terrorista. Uma segunda bomba, que não explodiu, foi localizada. Em redes sociais, passageiros relatam ter ouvido uma explosão na estação Parsons Green, na zona oeste da cidade. Também há relatos de passageiros com queimaduras nos rostos. A explosão teria acontecido em um balde colocado dentro de um vagão. Produtos químicos que teriam provocado a explosão estavam dentro de um saco plástico de supermercado. A polícia de Londres confirma o incidente, mas não dá detalhes do que aconteceu.



Deu aquela vontade de degustar uma delícia, então não espere mais e visite agora mesmo a Padaria Divina

As grandes delícias e novidades da culinária você encontra na Padaria Divina (Fotos: Divulgação)

Um dos grandes prazeres da vida é poder degustar das grandes delícias do reino da culinária e da gastronomia e, em Brumado, esse reino fica situado no Bairro do Tanque, na Rua Antônio Francisco da Silva, nº 200, onde ficam as modernas instalações da Padaria Divina, que, em pouco tempo, já conquistou uma grande clientela devido à qualidade dos seus produtos, a excelência dos produtos e um atendimento único e preferencial. Com uma gestão inovadora que vem construindo um novo conceito na área da panificação regional, a Padaria Divina é uma prova de que a crise pode ser vencida por muito trabalho, fé, dedicação e ideias e propostas inovadoras. Sempre apresentando novidades, na Divina você irá encontrar além do tradicional pão francês, especialidades da culinária sertaneja, como os saborosos e irresistíveis cuscuz e bolo de milho verde; caldos suculentos e que são uma grande pedida nesse tempo de frio; sopas; biscoitos dos mais variados; pão integral; salgados de qualidade inigualável; doces; tortas; tapiocas e omeletes. tudo preparado com o maior carinho e uma higienização de dar inveja. Neste semana novidades foram apresentadas como as baguetes doces recheadas com chocolate ou romeu e julieta (queijo e goiabada); baguetes folhadas salgadas com recheios de calabreza ou frango; lanches naturais com massa folheada e os novos sabores dos bolos que são uma grande pedida para as comemorações e homenagens das mais diversas ou mesmo para uma reunião familiar muito agradável. Então, você está esperando o que, pois deu vontade de comer uma coisa gostosa, então está esperando o que?, vá agora mesmo na Padaria Divina e realize os seus desejos gastronômicos num ambiente muito agradável e de bom gosto. Confira as fotos das delícias e iguarias que você só encontra na Divina:



Maiara e Maraisa são condenadas a pagar indenização por não tocarem no Forró Ticomia

(Foto: Reprodução)

Maiara e Maraisa perderam um processo movido contra elas por “foliões” do Forró Ticomia, realizado em Ibicuí, no dia 24 de junho, evento privado de São João do interior da Bahia. Uma das atrações principais da festa, a dupla faltou ao show por motivos de logística e segurança alegando não haver condições de voos noturnos partindo de Senhor do Bonfim, onde elas se apresentaram antes. Na época, por meio de nota divulgada para imprensa, a direção do evento chamou de ausência injustificada o não comparecimento da dupla na festa. “Quanto à ausência, injustificada da dupla Maiara & Maraísa, vimos expressar veemente repúdio a este fato, lamentando que o mesmo vem acontecendo em diversos eventos, com a aquiescência de alguns empresários artísticos, que denotam total falta de respeito aos clientes contratantes, aos seus fãs e ao público, de modo geral”, informa trecho da nota.



Operação `Duas Caras´ desarticula grupo que cometia crimes contra a Caixa Econômica

Foto: Conteúdo 97News

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira  (15) a Operação Duas-Caras que visa desarticular grupo especializado em diversos crimes contra a Caixa Econômica Federal, incluindo furto qualificado, estelionato qualificado, peculato, uso de documento falso, falsificação de documento público e associação criminosa. São cumpridos 56 mandados judiciais, sendo 23 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão preventiva, 7 mandados de prisão temporária, 6 mandados de sequestro de bens e 1 mandado de suspensão do exercício da função pública por equiparação, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Paraíba. Cerca de 150 policiais federais participam da ação. Al investigação identificou um grupo criminoso estruturado que tinha a participação de um funcionário da Caixa. Ele pesquisava e identificava contas poupança de clientes do banco que tinham saldos grandes e que não apresentavam histórico de retiradas, e repassava os dados ao líder da quadrilha. O chefe do grupo então pedia a elaboração de documentos falsos, complementando os demais dados necessários com outros participantes do grupo, que, em sua maioria, possuíam acesso a banco de dados, por causa das profissões que exerciam. Os membros da organização criminosa se passavam pelos clientes, entravam em contato com a central de cartões da Caixa e informavam a “falsa” perda do cartão bancário, gerando novo envio de cartão. De posse dos cartões, que eram retirados nos centros de distribuição dos Correios com uso de documentos falsos, eles realizavam saques nos caixas eletrônicos, compras na modalidade débito, além de saques e transferências na boca do caixa, até que o dinheiro nas contas se esgotasse ou que o roubo fosse descoberto. O nome da operação é uma menção ao funcionário da Caixa, que “age de um jeito ou de outro dependendo com quem está”. A Polícia Federal detalhará o caso em entrevista coletiva às 10h no auditório da Superintendência Regional em Curitiba (PR).



Recomendação visa anular processo seletivo em Brumado

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Ministério Público estadual expediu hoje, dia 14, uma recomendação ao prefeito de Brumado para que seja anulado integralmente o edital e todos os atos praticados no processo seletivo simplificado n º 05/20017, que prevê a contratação temporária de 71 profissionais da área de saúde. A recomendação, feita pelo promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, também orienta que sejam restituídos aos candidatos todos os valores de inscrição e que o prefeito se abstenha de efetuar ou prorrogar a contratação de servidores por tempo determinado para postos de saúde, hospitais, Programa Saúde da Família (PSFs), Centro de Atenção Psicossocial (Caps); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Serviço de Atendimento Médico (Samu), exceto para atender necessidade estritamente temporária. O promotor de Justiça recomendou também que todos os contratos temporários em desacordo com a Constituição Federal sejam anulados de forma escalonada e que seja realizado o preenchimento dos cargos correspondente às funções exercidas pelos agentes contratados irregularmente por servidores aprovados no certame 01/2017 ou de outros concursos públicos, respeitando-se a ordem de precedência.



Brumadense vira destaque em programa esportivo após gravar gol de bicicleta

Foto: Composição l 97NEWS

Uma jogada que virou destaque em programa esportivo no canal fechado do Exporte Interativo. Fã do programa e admirador dos apresentadores, Denilson, Zico e  Rivelino, o jovem brumadense Walisson Santos acabou recebendo a nota máxima no quadro "Grandes Jogadas", onde os craques amadores de todo Brasil enviam seus vídeos mostrando as melhores jogadas do futebol amador. O "gol de bicicleta" de Walisson foi garavado por um amigo em uma "pelada" (Jogo) no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, o qual lhe rendeu fama nacional e a tríplice nota dez de grandes ídolos do futebol brasileiro. Os apresentadores avaliaram todo o contexto da jogada até culminar no golaço e deram nota 10. “Isso é bom fazer na área, na quadra torna a jogada ainda mais difícil”, comentou Zico. Com o gol nota 10, Walison entrou para galeria dos craques do Esporte Interativo. O programa “Noite dos Craques”, foi exibido no Canal Esporte Interativo, na última terça-feira (12). Veja o vídeo.