ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2020"

SAC de Brumado passa por desinfecção contra o coronavírus

Foto: Divulgação

Na última semana, a unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Brumado passou por um processo de desinfecção preventiva. A ação foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) com o objetivo de combater a Covid-19, o novo coronavírus. A operação, que faz parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi realizada na última quinta-feira (06), na unidade localizada no centro da cidade, próximo a UNEB. Para a desinfecção, que acontece nos ambientes internos e áreas externas, os militares utilizam hipoclorito de sódio a 1%. 



Nº de mortes causadas pela Covid-19 em Vitória da Conquista mais que triplica em intervalo de um mês

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O número de mortes causadas pela Covid-19 mais que triplicou em um intervalo de três meses, na cidade de Vitória da Conquista, segundo o site G1. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 9 de julho, a cidade havia registrado 22 óbitos por causa da doença. No boletim mais atual, constam 75 mortes pela Covid-19 em Vitória da Conquista. Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 3.292 casos confirmados da Covid-19, com 2.522 curados. Atualmente há 695 casos ativos na cidade. Na última semana, o prefeito Herzem Gusmão assinou decreto que renovou por mais 30 dias a suspensão das aulas presenciais em toda a Rede Municipal de Educação e nas Instituições Privadas de Ensino, inclusive as de Ensino Superior. Segundo informações da prefeitura, o decreto ainda prorroga medidas como o uso obrigatório de máscaras e o regime de teletrabalho para o serviço público essencial no âmbito da Administração Municipal. Também segue mantida a quarta fase de reabertura gradual das atividades econômicas.



Covid-19: Vacinação em massa pode apresentar dificuldades por falta de seringas no Brasil

Foto: Divulgação

Mesmo que haja uma aprovação da vacina contra a Covid-19, o Brasil enfrenta um problema que pode dificultar a imunização em massa da população: a falta de agulhas para aplicação. “A demanda pelo insumo vai crescer exponencialmente no mundo todo”, disse Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da Abimo, a associação brasileira de produtores de itens hospitalares. “E o governo vai ter que continuar com as campanhas normais contra o sarampo, a dengue etc”, continuou. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Fraccaro afirmou que a capacidade anual máxima de produção de seringas no Brasil é de 1,5 bilhão. Segundo ele, o tempo de produção de 50 milhões de seringas é de cinco meses, o que é um problema, já que, apenas para vacinar contra a Covid-19, será necessário, no mínimo, 300 milhões de seringas em um prazo de três ou quatro meses, se baseando no tamanho da população brasileira, com 210 milhões de habitantes. Na Europa, a situação não muda. Na semana passada, a União Europeia fez um alerta aos seus países-membros sobre o risco de falta de seringas. No Brasil, a pasta comandada pelo general Eduardo Pazzuelo afirmou ao jornal que o Sistema Único de Saúde (SUS) possui “um dos maiores programas de vacinação do mundo” e que “o Brasil já prepara a rede de logística para o desafio de vacinar a população contra a Covid-19”. Foi garantido ainda que as seringas e agulhas serão compatíveis à necessidade de imunização da população.



Brumado: Com apoio da RHI Magnesita, família ganha nova casa e sede da Associação de Lagoa dos Algodões é reformada

Foto: Divulgação

A atenção e o cuidado para com as comunidades inseridas na área de influência da RHI Magnesita sempre foi uma premissa para a companhia, que não poupa esforços para contribuir da melhor forma possível para o bem estar da população. Em julho, com o apoio de outros empresários de Brumado – a RHI Magnesita doou R$10 mil à Associação de Moradores  dos Pequenos Produtores Rurais das Fazendas Campo de Dentro, Lagoa dos Algodões e Adjacências que foram responsáveis por repassar o valor a uma família em situação de vulnerabilidade social, que recebeu uma nova casa. Hoje, a avó, suas duas filhas e os quatro netos, contam com uma residência digna e um lar para um novo recomeço. “Na idade em que me encontro, com mais de 75 anos, não teria condições de reformar minha casa. Esta casa que foi entregue para mim e minha família é um palácio. É uma felicidade muito grande”, disse Mariana de Jesus, moradora da casa.

Foto: Divulgação

Outra ação importante para a população da região foi a reforma da sede da Associação dos Moradores da Comunidade de Lagoa dos Algodões e Adjacências (Pedra Preta). A RHI Magnesita doou mais de R$ 6 mil para as melhorias necessárias. “Deixamos nossos sinceros agradecimentos a RHI Magnesita, pelo o que ela vem fazendo em nossa comunidade e por não medir esforços para solucionar nossas reivindicações”, disse Claudine de Almeida, presidente da Associação. Com a nova estrutura, a entidade terá melhores condições de acolher e trabalhar em prol da população. “Temos muito orgulho de cumprir nosso papel social. Esse empenho é diário e procuramos sempre estar próximos às comunidades para contribuir com seu presente e futuro”, ressalta Lucilla Soledade, coordenadora dos Projetos Sociais da RHI Magnesita no Brasil.



Bahia registra 1.628 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.628 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%), 54 óbitos (+1,4%) e 2.344 curados (+1,4%). Dos 193.029 casos confirmados desde o início da pandemia, 175.287 já são considerados curados 13.789 encontram-se ativos e 3.953 tiveram óbito confirmado para coronavírus. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 376.046 casos descartados e 80.845 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (09). Na Bahia, 16.747 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 



Bahia: No primeiro semestre de 2020, 6,77% das crianças nascidas foram registradas sem o nome do pai

Foto: Ilustrativa

Das 88.118 crianças nascidas na Bahia no primeiro semestre de 2020, 5.966 não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Isso equivale a 6,77% dos recém-nascidos baianos. Os dados são da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), plataforma que é administrada pela Associação Nacional dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA). O levantamento mostra que o número de crianças que não teve o nome do pai registrado se manteve estável nos últimos anos. No mesmo período do ano passado, a porcentagem de crianças que só foram registradas com o nome da mãe foi de 6,37%. Em 2018, o número girou em torno de 4,72%.



Brumado ultrapassa 3 mil notificações da Covid-19, o novo coronavírus

Foto: Divulgação

Em boletim divulgado no domingo (09), o município de Brumado registrou 567 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 18,89% do total de 3.001 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 5 óbitos, 41 pacientes em tratamento e 521 recuperados. No momento, 36 ainda aguardam resultado laboratorial e 1.122 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



'Babas' de fim de semana continuam ativos na zona urbana e rural de Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Os campeonatos de futebol ao redor do mundo estão retornando aos poucos por causa da pandemia do novo coronavírus, mas tudo com protocolos de segurança que incluem, aferição de temperatura, tanto nos treinos quanto nos jogos, e teste diário com os jogadores. Mas alguns brumadenses nem estão sentindo tanta saudade de ver a bola rolar. Em alguns bairros da cidade, difícil é encontrar um campo que não esteja ocupado aos fins de semana, mesmo diante das recomendações para ficar em casa. Sem álcool em gel ou qualquer outra precaução contra a propagação da doença, dezenas de pessoas se reuniram no último domingo para o "baba" semanal as margens da estrada conhecida como "cascalheira". Antes de começar, quem chegava cumprimentava os já presentes com o tradicional aperto de mão e se juntava à conversa próximo. Em outro campo da cidade, localizado no bairro Santa Tereza, na Rua Israel Dias de Oliveira a concentração de jogadores era enorme. Alguns faziam o uso da máscara, mas compartilhavam do mesmo colete na hora de começar uma nova partida. A mesma situação é registrada desde o início da pandemia na zona rural, onde segundo os moradores, os "babas", -- nome dado a partida de futebol em campos de várzea --, continuam sem nenhuma proteção. E além do mais, após as partidas, aglomerações são registradas em bares próximos. Segundo médicos infectologistas, esse tipo de comportamento coloca a saúde em risco por conta de uma diversão. A classe médica alega que o futebol reúne, pelo menos, 22 pessoas em um campo. Todas no mesmo espaço, suando, correndo, se esbarando, falando e ofegantes. É exatamente tudo que não deve ser feito em um momento que se prega o distanciamento social. A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado ainda não se manifestou sobre o assunto.



Entregador vítima de racismo em SP ganha moto nova e mais de R$ 125 mil em vaquinha

Foto: Reprodução

No último dia 31 de julho, o vídeo de um homem branco, morador de condomínio de luxo em Valinhos (SP), humilhando o entregador por aplicativo Matheus Pires, que é negro, com ofensas racistas viralizou no país. O vídeo com os ataques, repercutiu nas redes sociais. Nas imagens, é possível o acusado sem máscara, chamar Pires de semianalfabeto e lixo. O homem racista ainda diz que o rapaz tem inveja das casas do condomínio e da cor de pele dele. O profissional registrou boletim de ocorrência por causa das agressões e por crime de racismo. Apesar do episódio traumático vivido, o motoboy Matheus Pires tem alguns motivos para sorrir. Após a viralização do vídeo na internet, o entregador ganhou a simpatia e o apoio de anônimos e famosos, a exemplo do humorista Matheus Ceará, que resolveu presentear o xará com uma moto nova. A história sensibilizou tanta gente, que o grupo Razões para Acreditar resolveu ainda criar uma vaquinha virtual com o objetivo de arrecadar R$ 150 mil para o entregador. “Vaquinha para motoboy humilhado em Valinhos (SP) dar a volta por cima e se manter nessa pandemia”, diz a campanha, que até então arrecadou R$ 125.358,00 com a ajuda de 2.427 apoiadores.



Pandemia do coronavírus vai custar R$ 700 bilhões no Brasil

Foto: Luciano Santos l 97News

A pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, vai custar ao Brasil pelo menos R$ 700 bilhões apenas em 2020. Segundo um levantamento feito pelo jornal Estadão, o valor equivale a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e a R$ 3,3 mil para cada brasileiro. Os dados foram coletados com base em estimativas do governo e dos bancos. Ainda conforme a publicação, o “orçamento de guerra” aprovado pela Câmara de Deputados daria para pagar o Bolsa Família por 21 anos, já levando em consideração o aumento de beneficiários. O valor representa quase seis vezes o déficit esperado para este ano, que era de R$ 124,1 bilhões antes da pandemia.



PRF apreende 12 mil pares de tênis falsificados em Conquista

Foto: Divulgação l PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu 12,3 mil pares de tênis falsificados em Vitória da Conquista, na noite de sábado (8). Conforme a PRF,  os agentes realizavam fiscalização ostensiva em frente a unidade policial, quando abordaram uma carreta Volvo/FH 440, conduzida por um homem de 39 anos. Durante a abordagem verificou-se que a mercadoria transportada não possuía nota fiscal. Na verificação da carga foi possível constatar que se tratava de mais de 12 mil pares de tênis falsificados de marcas mundialmente famosas, como Nike e Asics, que estavam sendo transportados da cidade de Nova Serrana, em Minas Gerais, para serem comercializados na cidade de Feira de Santana. Diante dos fatos, o motorista e demais ocupantes do caminhão foram apresentados com a mercadoria apreendida na Delegacia de Polícia Civil.



Brumado registra 3 novos casos de coronavírus; total chega a 566

Foto: Divulgação

No sábado (08), o município de Brumado registra 566 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 18,92% do total de 2.990 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 5 óbitos, 54 pacientes em tratamento e 507 recuperados. No momento, 31 ainda aguardam resultado laboratorial e 1122 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



LAB: Feliz dia dos Pais

Foto: Divulgação

Neste ano de 2020, mesmo distanciados, os laços de dedicação, exemplo e lição, continuam ligados pela linha firme do AMOR. Feliz dia dos pais! Informações: (77) 3441-0822 (77) 98818-4115. Veja mais: www.lablaboratorio.com.br.



Município de Brumado ultrapassa 500 pacientes curados do coronavírus

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (07), o município de Brumado registrou 563 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 18,97% do total de 2.967 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 5 óbitos, 57 pacientes em tratamento e 501 recuperados. No momento, 68 ainda aguardam resultado laboratorial e 1087 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



SSP aponta que mais de 400 suspeitos de agredir mulheres foram presos nos primeiros sete meses de 2020

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nesta sexta-feira (7) revelou que 419 suspeitos de agredir mulheres foram presos entre janeiro e julho, na Bahia. Segundo informações da SSP, instalada em 21 cidades, a Operação Ronda Maria da Penha (ORMP), realizou no mesmo período, 2.452 rondas, abordou 1.751 suspeitos e promoveu 24 palestras. "Orientamos os policiais e toda a sociedade sobre a importância de valorizar e respeitar a mulher", destacou a comandante da ORMP, major Flávia Barreto. De acordo com o órgão de segurança pública, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) acompanham atualmente 1.114 vítimas com medidas protetivas, na Bahia. 



Hospital de Guanambi passa a contar com túnel de desinfecção

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, através da Secretaria do Planejamento (Seplan), implantou nesta sexta-feira (07) um túnel de desinfecção desenvolvido pelo Senai Cimatec no Hospital Regional de Guanambi. O equipamento é para uso exclusivo dos profissionais de Saúde, devidamente paramentados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Com este, 42 unidades de saúde em toda a Bahia já contam com o equipamento. Os túneis foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec. O desinfetante utilizado (hipoclorito) já é amplamente recomendado e utilizado, por décadas, para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de saúde, inclusive com eficácia comprovada para o novo Coronavírus.



Lei Maria da Penha completa 14 anos ampliando medidas de proteção às mulheres

Foto: Reprodução

Considerada uma das três legislações mais avançadas do mundo, a Lei Maria da Penha completa 14 anos nesta sexta-feira (07). Sancionada em agosto de 2006, a Lei criou mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, tendo como referência a Constituição Federal e os tratados internacionais ratificados pelo Estado Brasileiro a exemplo da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher. A Lei define os tipos de violência contra as mulheres, determina que as ações penais possam ser fundamentadas mesmo sem a representação da vítima, as medidas protetivas de urgência e busca assegurar apoio às mulheres por meio de serviços como o CRAM (Centro de Referência no Atendimento à Mulher), a Casa Abrigo, o CREAS (Centro de Referência e Assistência Social), além dos Centros de Saúde e IML.



WSouza comemora mais de 2 mil inscritos em canal no Youtube

Foto: Divulgação

A empresa WSouza, que administra o Sistema de Gestão Educacional - SGE Bravo!, atingiu a marca de mais de 2 mil inscritos no youtube. O diretor geral da empresa, Willians Souza, comemeou o crescimento do canal e o interesse da comunidade escolar nos conteúdos disponibilizados. “O SGE Bravo! tem mudado a rotina de milhares de alunos e professores em toda a Bahia e, nesse momento tão difícil de deslocamento, encontramos novas alternativas para levar a informação e fazer com que os usuários se sintam seguros na utilização do sistema e suas ferramentas”, pontuou. O AVA Bravo!, plataforma que auxilia professores, pais/responsáveis e alunos, tem conquistado um espaço grande dentro da comunidade escolar. Graças aos mais de 100 vídeos disponíveis no canal está sendo possível, segundo o diretor, levar a esses usuários o conhecimento necessário.



Carga de maconha avaliada em R$ 12 milhões é apreendida por polícia

Foto: Divulgação l SSP/BA

Oito toneladas de maconha escondidas em uma carga de grama sintética foram descobertas e apreendidas na BA 026, em Itabuna, no sul da Bahia, na noite de quarta-feira (5). A droga é avaliada em R$ 12 milhões. Segundo os policiais da Companhia Independente de Polícia Rodoviária, o condutor do veículo, que não teve a identidade revelada, foi parado e apresentou nervosismo ao falar sobre o destino e a carga que conduzia no veículo. Os policiais revistaram o caminhão e encontraram a droga entre as placas de grama sintética. O  motorista foi preso em flagrante e informou aos policiais que a droga saiu de São Paulo e seria entregue na capital baiana. O acusado e a carga foram encaminhados para a delegacia territorial de Maracás.