ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2019"

Modelo brumadense ganha destaque no cenário nacional; 'vendi pirulitos de chocolate para chegar lá', diz modelo

Foto: Reprodução l Renato Rebouças

A brumadense Juliana Lírio lutou para conquistar o sonho de ser modelo. Assim como outros milhares de jovens que ganharam o país e até o mundo, a moradora de Brumado, no Sudoeste da Bahia, buscou ajuda de familiares e amigos e, até vendeu doces para conseguir pagar a inscrição em um concurso, esse era o menor dos desafios. Superada a barreira de quem sonha conegue, em junho desse ano, veio a oportunidade. "Soube que uma agência de Chapecó estaria em Brumado fazendo seletiva para novos talentos. Então decidi participar", conta a modelo que passou pela primeira etapa. Aos 20 anos de idade, Juliana conta que para arrecadar dinheiro para se inscrever na segunda etapa com sessão de fotos e vídeos na cidade de Salvador, não foi fácil. "Já tinha desistido. Entretanto, fiz pirulitos de chocolate para arrecadar dinheiro e pagar as pessoas que me ajudaram na primeira fase", disse ao site Correio. Vendo a possibilidade de render um contrato com uma agência, a modelo teve o incentivo de um empresário brumadense, que ao saber de sua história, ofereceu para pagar a passagem, a hospedagem e a alimentação em Salvador. Foi o ânimo que a jovem precisava. Quando divulgou a história nas redes sociais conseguiu uma visibilidade, chamando atenção até do organizador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, que repostou a história nas redes sociais. Atualmente a modelo Juliana Lírio está sendo agenciada pela Mega Models Bahia.



Vem aí Copa Society de Associados 2019 na AABB

Foto: Divulgação

De 13 de agosto a 20 de setembro, a AABB de Brumado realiza a inscrição para a Copa Society de Associados 2019. Os organizadores informam que as inscrições podem ser realizadas na secretaria da AABB em horário comercial. Informações pelos telefones: (77) 3441-5013 \ 99968-0948.



Brumado: Uneb realiza I Simpósio do Curso de Pedagogia e 2º Encontro de Turmas do Parfor

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, realizará o I Simpósio do Curso de Pedagogia e 2º Encontro de Turmas do Parfor, com o tema “O legado freiriano para a formação de professores”. Na noite de quarta, ocorrerá o credenciamento a partir das 18h e, em seguida, será realizada a abertura oficial com uma apresentação cultural e pronunciamentos das autoridades presentes. Às 20hs, será proferida a Conferência de Abertura pelo Professor José Jackson Reis dos Santos, da Uesb, que discutirá o tema central do evento. Ao final da noite, ainda haverá uma sessão com lançamento de livros. Na manhã do dia seguinte, o credenciamento será às 08h. Logo mais, às 8h30, serão iniciados os minicursos e, na sequência, as sessões de comunicações. Durante à tarde, haverá oficinas, mesas redondas e debates abertos ao público. Para fechar com chave de ouro, será apresentada uma Conferência de Encerramento que discutirá “O legado freiriano no processo educacional guineense (Guiné-Bissau)”, com o conferencista Professor Augusto Cardoso.



Brumado: Prefeitura realiza fiscalização em estacionamentos privados do município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o intuito de promover os direitos do consumidor brumadense, a prefeitura começou a realizar diversas visitas em estacionamentos espalhados por toda cidade, prezando pela informação e responsabilidade dos proprietários dos estabelecimentos com os automóveis daqueles que utilizam aqueles espaços. As fiscalizações começaram na terça-feira (13), e as ações seguirão acontecendo até o decorrer da semana, a fim de proporcionar aos consumidores resultados sobre o que poder exigir dos proprietários caso aconteça avarias em seus veículos durante o período em que estiver utilizando o local. “A fiscalização vem visitando os estacionamentos privados do município no intuito de promover o direito dos cidadãos, prezando pelos direitos às informações e a responsabilidade dos proprietários com os carros e motocicletas caso ocorra algum dano durante o fornecimento dos serviços. Até o exato momento já foram visitados pouco mais de 5 estacionamentos dos 12 existente na cidade, e essa ação continuará se estendendo por todo município”, destacou o agente de fiscalização Maxuel Ramos. Ainda segundo o agente, é recomendado que os donos dos estabelecimentos antes de abrir o empreendimento, é necessário a regularização da área com o município. "Para a pessoa abrir um empreendimento, obrigatoriamente, é interessante que o regulamente antes de abrir. Solicitando a documentação necessária, para quando ele abrir as portas, já esteja regulamentado", disse Ramos. Segundo o fiscal, o comerciante brumadense age na contramão da lei, ou seja primeiro abrem as portas e depois vão em busca da documentação. "Nós estamos fazendo esta visita justamente para nos certificarmos dessa situação. Aqueles que por ventura ainda não procuraram a prefeitura para regularizar sua área, tirando o alvará de funcionamento, terá um prazo para que ele possa se regulamentar", disse o fiscal no qual acrescentou que depois do prazo, se o empreendedor continuar na irregularidade será notificado. "Se após a notificação ele não comparecer para a regulamentação, esse empreendedor estará suscetível à uma multa justamente por não atender as normas diante do município, inclusive podendo o seu funcionamento ser interditado", afirmou Maxuel. Para quaisquer dúvidas, os consumidores poderão discar para o número 3441-2500 / 3441-8703.

 



Com muita força e vitalidade, idosa natural de Rio de Contas completa 107 anos

Foto: Reprodução l Nova Rio de Contas FM

Os 107 anos de dona Zulmira Maria de Queiroz não a impediram de continuar trabalhando com bordado e crochê. A idosa, que completou mais um ano de vida na última segunda-feira (12), nasceu no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, em 1912. Segundo a Rádio Nova Rio de Contas FM, a lucidez de dona Zulmira chama atenção e comprova que o peso da idade não abalou em nada a sua percepção do mundo. Atualmente morando no estado de São Paulo, e sempre com um sorriso bem bonito no rosto toda vez que vai tirar uma fotografia, Maria comemorou o aniversário ao lado da família. Já sobre o segredo da longevidade, Zulmira logo faz questão de afirmar: "A natureza é boa", disse em meio a muitas risadas a idosa, que é natural de Rio de Contas, mas mora há mais de 43 anos no estado de São Paulo. "Mas não é só por isso não. É por Deus mesmo. Só por Ele que estou por aqui ainda", acrescentou. No ano de 1943, Zulmira se casou com José Cordeiro dos Santos, o popular ‘Zé de Samião’, com quem teve quatro filhos: Alcides Queiroz Santos, Edmundo Queiroz Santos, Cecília Queiroz dos Santos e Antônia Vivalda dos Santos. Zulmira e o esposo se mudaram para a cidade de São Paulo no ano de 1943. Ela retornou a Rio de Contas, permanecendo de 2002 a 2008, e retornando a São Paulo no ano de 2008. Neste período, a matriarca da família Queiroz veio passear em sua terra Natal em 2010 e 2011. 



Manifestantes criticam cortes na educação durante caminhada em Conquista

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

Moradores de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado, foram às ruas na terça-feira (13) protestar contra cortes anunciados pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o Blog do Anderson, o ato começou no Centro Glauber Rocha. Depois, o grupo saiu em caminhada até o Terminal Urbano. Munidos de faixas e cartazes, os manifestantes criticaram o presidente Jair Bolsonaro, o prefeito Herzem Gusmão e o governador Rui Costa. O protesto foi acompanhado pela secretaria de trânsito do município. Os protestos contra o governo federal ocorreram em diversas cidades do país.



Licitações desertas tem chamado a atenção em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Licitação Deserta é aquela que nenhum proponente interessado comparece ou por ausência de interessados na licitação. Neste caso, torna-se dispensável a licitação quando a Administração pode contratar diretamente, desde que demonstre motivadamente existir prejuízo na realização de uma nova licitação e desde que sejam mantidas todas as condições preestabelecidas em edital. Segundo a prefeitura municipal de Brumado, atualmente, está havendo uma grande dificuldade em iniciar obras no município, devido à falta de interesse de empreiteiras em participar de licitações públicas. Na câmara de vereadores, o assunto foi debatido na última sexta-feira (9), e os vereadores relataram que encontram dificuldades nas indicações, no qual o projeto é aprovado, segue para sanção do prefeito, mas no momento do processo para a escolha da empresa por meio de licitação, não se consegue empresas para atuar nas obras. Segundo os Edis, obras como a recuperação da Rua Exupério Pinheiro Canguçu, reforma da Praça Armindo Azevedo -- ambas no centro da cidade -- além da  pavimentação asfáltica entre a BR-030 e o Distrito de Samambaia, estão sendo prejudicadas devido a falta de empresas no setor. Obras que já contam inclusive com dinheiro em caixa como as de Samambaia e Ubiraçaba, que possuem verba de R$ 1,6 milhão disponibilizada em conta para execução da obra. O assunto gerou algumas discussões e, entre elas, até se especulou a possibilidade das empresas não comparecerem aos processos licitatórios em Brumado, por conta do baixo valor ofertado. Conforme os vereadores, em municípios vizinhos, se paga cerca de R$ 65 no metro quadrado de pavimentação com paralelepípedos, enquanto que em Brumado, o metro quadrado não passa dos R$ 50 por metro quadrado.



Polícia prende homem que agrediu ex-companheira grávida em Maetinga

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma equipe da Polícia Civil da Delegacia de Presidente Jânio Quadros cumpriu na segunda-feira (12) mandado de prisão preventiva em desfavor de Melkior Fernandes Andrade, de 20 anos. Em julho, o jovem invadiu uma escola situada na cidade de Maetinga e agrediu covardemente sua ex-companheira, uma adolescente grávida. A Polícia Civil instaurou inquérito, tendo o delegado Francisco Tadeu Rodrigues representado pela prisão preventiva do autor, que foi decretada pelo Juiz da Comarca. Melkior já tem passagens pela prática de outros crimes, tais como furto e violência doméstica praticada contra a própria mãe. Ele permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Presidente Jânio Quadros.



Chapada Diamantina: Meia tonelada de explosivos é apreendida pela polícia

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Meia tonelada de explosivos dividida em bananas de dinamite foi apreendida por equipes da Polícia Militar (Lençóis), na madrugada desta terça-feira (13), no município de Souto Soares, na Chapada Diamantina. Segundo a PM, a apreensão ocorreu durante realização da Operação Varredura. “A finalidade dessa ação é justamente combater o tráfico de drogas, assaltos a veículos e o transporte de materiais ilegais que apresentam riscos à sociedade. Com essa apreensão, com certeza, evitamos possíveis explosões a instituições financeiras”, contou a PM. Dois suspeitos que transportavam os materiais em uma picape, conseguiram fugir ao perceber a aproximação das guarnições. Rondas e diligências foram iniciadas na tentativa de localizá-los. O material foi apresentado da Delegacia de Seabra. 



Famoso por papeis no 'Zorra', ator João Carlos Barroso morre aos 69 anos vítima de câncer

Foto: Reprodução

O ator João Carlos Barroso morreu aos 69 anos na noite desta segunda-feira (12) após complicações de um câncer. A notícia foi confirmada por amigos do artista nas redes sociais. "É com imensa tristeza que recebo esta notícia. Que Deus o receba em seu reino de luz. Meus sentimentos à família", lamentou o ator Mario Cesar Nogueira. O artista estreou no cinema em 1961 no filme "Pedro e Paulo". Na Globo, ele ficou conhecido pelas atuações em novelas, além de participações em "Os Trapalhões" e "Zorra Total". Seu trabalho mais recente nas telinhas foi em 2016, na novela Sol Nascente, na qual deu vida ao delegado Mesquita.



Brumado: Secretário de saúde afirma que porta danificada não tira o mérito de quase 5 mil procedimentos realizados no HPMN

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após fotos enviadas a Redação do 97NEWS mostrando a situação de uma porta da sala de emergência do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, na qual as imagens mostram o equipamento totalmente destruído, em resposta a reportagem, o Secretário de Saúde, Claudio Feres reconheceu a falha, e lamentou a não substituição do equipamento público. "Gostaria de dizer que infelizmente está porta se encontra realmente nessa situação, foi uma falha, inclusive já foi mandado trocar", esclareceu Feres. Ainda segundo o secretário, o município de Brumado só tem o que comemorar no quesito saúde. "Fechamos 2018 com quase 5000 procedimentos realizados, somos referência em ortopedia, contamos ainda com especialista em joelho, quadril, ombro, cotovelo e trauma", afirma. Claudio fez questão de destacar ainda a redução nas filas de espera -- uma demanda antiga no setor de saúde em Brumado. "Zeramos a fila da urologia. Além disso acabamos de contratar um otorrinolaringologista que está iniciando as cirurgias nesta terça-feira, uma demanda antiga da população. Enfim, são inúmeras ações da saúde, o que nos torna referência no estado". O secretário também disse que a Capital do Minério virou referência em alguns procedimentos, que antes eram realizados apenas em grandes capitais. "Recentemente realizamos cirurgias por videomonitoramento, ou seja um marco em nossa história. Além disso, no último mês, o hospital realizou a primeira captação de órgãos, um processo inédito feito pela equipe de profissionais do HPMN em parceria com a equipe da Central de Transplantes da Bahia, coordenada pelo cirurgião Avio Mota Brasil Neto”, disse Claudio Feres ao 97NEWS. Por fim, o secretário disse que o reparo da porta já foi autorizado, e lamenta que pessoas que não reconhecem o trabalho que vem sendo desenvolvido na área da saúde do município, ficam disseminando este tipo de informação.



Briga de estudantes em ônibus escolar provoca acidente na zona rural de Brumado

Parte da lateral do ônibus escolar ficou danificada - Foto: 97NEWS

Um acidente com um micro-ônibus escolar na zona rural de Brumado deixou algumas pessoas levemente feridas na manhã desta terça-feira (13). Segundo apurou o site 97NEWS, o ônibus escolar que faz a linha comunidade Lagoa do Mourão ao distrito de Itaquaraí acabou colidindo lateralmente em outro veículo após o motorista se distrair. Conforme apurou a reportagem, uma briga entre alunos tirou a atenção do motorista. Em seguida, ao avistar o veículo à frente do ônibus, ele conseguiu desviar de imediato e evitou uma tragédia, mas mesmo assim houve uma colisão e vários alunos foram arremessados no corredor do veículo escolar e tiveram hematomas na cabeça e braços. Segundo testemunhas, não houve a necessidade de socorro médico. Ainda conforme as testemunhas, na hora da colisão os alunos ficaram assustados e começaram a chorar. O acidente aconteceu próximo a comunidade de Gameleira, a cerca de 8 km de Itaquaraí. A Secretaria Municipal de Educação ainda não se manifestou sobre o fato. 

O caminhão envolvido no acidente é de uma empresa de perfuração de poços - Foto: 97NEWS


Temporada de pipas chama atenção da Polícia Militar em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A combinação do final de semana e intensidade dos ventos é perfeita para o aumento de crianças e jovens que saem às ruas para soltar pipas. A utilização de cerol e outros produtos aplicados nas linhas também se torna comum nesta época do ano. A Polícia Militar de Brumado tenta coibir a utilização de linhas cortantes em operações realizadas na cidade. No último final de semana, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) apreendeu 4 rolos com linhas cortantes. A ação aconteceu no sábado (11), no bairro Urbis II. Além de fiscalizar o uso de linhas do tipo, a ação teve também abordagens para coibir o uso de drogas e outras práticas ilícitas. Segundo o Capitão da Polícia Militar, Valmari Júnior, a operação nos bairros será mantida até o fim de agosto e considera também reclamações de moradores do local, que temem acidentes. “A Polícia Militar também trabalha com prevenção, então seria importante conscientizar aqueles jovens ou adultos que fazem uso desse tipo de modalidade, que façam com segurança. Isso porque o uso da linha com cerol pode acarretar em uma lesão grave ou morte de uma pessoa. E quem estiver usando o material ilícito vai ser responsabilizado pelo ato”, afirma. 

Soltar pipa próximo a rede elétrica causa danos e risco de morte - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O risco de acidente é iminente, como informado pelo Capitão da PM, já que foi apreendida no final de semana tubos de linha conhecida como “chilena”. A linha é feita com cola de madeira e óxido de alumínio e corta quatro vezes mais do que o tradicional cerol. O local utilizado para empinar pipas nem sempre é em uma área segura, muitos utilizam as ruas com grande volume de tráfego de carros e motos. E segundo a PM, o ideal seria um campo aberto. "O que eu passo de sugestão é que brinquem num local aberto, como em campos de futebol, que não ofereça riscos a sociedade, principalmente aos motociclistas que são os mais vulneráveis nesse tipo de acidente", esclarece Valmari que alerta ainda no qual mesmo sendo em local aberto, o uso da linha chilena ou cerol como são conhecidas, não é permitida o uso desse material cortante. "Como autoridade policial, o alerta é que não soltem pipa com a linha de cerol, justamente para evitar acidentes”, explica o Capitão. A Polícia Militar recomenda ainda que a prática de soltar pipa seja realizada em locais onde não haja rede elétrica e solicita aos pais que orientem seus filhos em relação aos riscos a terceiros e a si mesmos. É importante ressaltar também que a venda de linhas cortantes e o uso das mesas é considerado crime.



Clínica Mais Vida: Agosto Dourado, a importância do aleitamento materno

Foto: Divulgação

O mês de agosto foi escolhido para se realizar a divulgação de toda a importância do aleitamento materno em uma campanha denominada: “Agosto Dourado”. Mas será que se é possível apresentar em trinta dias tudo o que representa esse ato na vida dos pequeninos? Amamentar é muito mais do que se pode imaginar, não se trata simplesmente de oferecer um alimento aos filhos e sim dar o que há de melhor para toda a sua vida, pois o leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que a criança precisa, garantindo o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo outro alimento capaz de substituí-lo. Trata-se de um alimento vivo, econômico, que está sempre pronto e vem sem contaminação. Ele muda de composição, sabor e volume durante todo o período de amamentação — inclusive do começo para o final da mamada e da manhã para a noite — e traz proteção contra doenças alérgicas e infecciosas. Claro, que existe ainda um lado muito formidável que é o maior ato de amor que podemos oferecer aos nossos filhos, pois apesar de ser natural, a amamentação não é algo fácil, exige dedicação, mas a recompensa em termos essas “criaturinhas” aconchegadas a nós e sentindo todo o carinho e amor, já nos retribui de forma esplendorosa. “E um momento de muito prazer”. A recomendação da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é a seguinte: aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais. O apoio da família e dos amigos é muito importante para a mãe, proporcionando uma situação favorável para que ela consiga amamentar com tranquilidade. Lembrem-se: “Amamentação é a base da vida”. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Projeto prevê a suspenção da carteira de habilitação para devedor de pensão alimentícia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto de Lei 3837/2019 prevê a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo devedor de pensão alimentícia. O projeto diz ainda que os homens em processo de pagamento de pensão alimentícia tenham que apresentar todos os meses ao Poder Judiciário, pelo período de um ano, o comprovante do pagamento da pensão. Pelo texto, caso não apresente o comprovante todos os meses, o Poder Judiciário deverá emitir ordem de prisão civil do homem, independente de pedido. A ideia da autora da proposta, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), é “tirar essa obrigação daquela que já possui dupla e tripla jornada diária”. O projeto também prevê que os processos de execução de pagamento de alimentos sejam separados dos demais, para facilitar o manuseio e cumprimento pelos cartórios judiciais. A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Brumado: Secretaria Municipal de Educação dará início aos Jogos 'Escolares 2019' também na zona rural

Foto: Reprodução

A prefeitura municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação, irá realizar nos próximos dias em Brumado, os Jogos Estudantis de Brumado (JEB), só que desta feita contemplando também as escolas da zona rural. Sob o lema “O Esporte Transforma Vidas”, a edição 2019 do JEB, terá início nesta quinta-feira (15), tendo como palco a Escola Manoel Fernandes, que fica localizada no Distrito de Ubiraçaba. As competições que serão compostas por Futsal e Baleado terá um triangular emocionante, nas categorias Mirim e Infanto, masculino e feminino, que contará com a participação das escolas Joselita Meira e Sá Teles. O torneio terá continuidade no dia 22 de agosto no distrito de Itaquaraí com a participação das escolas Clemente Gomes, Miguel Mirante e Miriam Meira. Em outubro os jogos acontecerão entre as escolas da zona urbana.



Prefeito 'recebe chave' de Guanambi de volta em igreja após 'entregar a Deus'

Foto: Reprodução l Rede Social

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), recebeu no último domingo (11) as "chaves da cidade" por um grupo de líderes religiosos da Igreja Presbiteriana de Guanambi. O ato aconteceu na ocasião do centenário da cidade e simbolizou, segundo ele, a entrega da gestão em suas mãos. Na segunda-feira (12), Jairo publicou fotos sobre o ato em suas redes sociais. Nas imagens, ele aparece com uma placa comemorativa em formato de chave na mão e no objeto é possível ler escritos bíblicos que desejam, dentre outras coisas, benção, misericórdia e paz. De acordo com a legenda foi "um momento de extrema emoção e alegria". A relação de Jairo com "as chaves da cidade" não é muito nova. Em fevereiro deste ano, desembargadores do Tribunal de Justiça atenderam ao pedido do Ministério Público estadual e declararam inconstitucional o decreto municipal publicado em 2 de janeiro de 2017 que determinava “entregar as chaves” do município a Deus -- foi o primeiro ato da administração dele à frente do município. Ele já havia sido notificado a suspender o mesmo decreto em julho de 2018 e acabou recorrendo da decisão justificando que o ato não havia efeitos concretos.



Bahia tem uma das maiores dívidas com o Fies nos cursos de Direito e Enfermagem; o valor chega aos R$ 657 milhões

Foto: Reprodução

Pelo menos 27 mil baianos contraíram dívidas com a Caixa Econômica Federal (CEF) ao usarem o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no estado. O valor chega aos R$ 657 milhões, segundo dados da Coordenação de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil (Cosif), obtidos pelo projeto Fiquem Sabendo. A pesquisa revela que a Bahia tem a 5° maior dívida com o Fies do Brasil: 5% do valor total de R$ 11,4 bilhões de contratos com pagamento em atraso pelo país. O número se refere a contratos firmados entre 1999 e 2009. A maior gama de inadimplentes está em São Paulo, com 145 mil contratos e pagamento em atraso acumulado que soma R$ 3,36 bilhões. As maiores dívidas com o Fies no Estadado estão nos cursos de Direito e Enfermagem, juntos, uma dívida de R$ 92,67 milhões com o governo federal. No campo da Enfermagem, somam R$ 92,66 milhões em atraso. Com maior oferta de emprego e bons salários no mercado, o curso de Medicina na Bahia tem 14 contratos inadimplentes com um pouco mais de R$ 1,6 mi em dívidas. No Fies, o estudante pode escolher pagar boa parte do empréstimo após 18 meses do término da graduação. Ser contratado após o curso superior se torna elemento recomendado para quem quer fugir da inadimplência. 



Brumado: Comerciantes se reunem e buscam uma solução após a implantação da 'Área Azul'

Foto: Divulgação

Na tarde de segunda-feira (12), empresários que possuem estabelecimento comercial na região do comércio onde foi implantado a "Área Azul" em Brumado se reuniram no auditório da SEMAC para debateram os impactos nas três primeiras semanas de implantação do estacionamento rotativo no município. Segundo a categoria, números apresentados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Brumado comprovaram quedas nas vendas. O levantamento aponta que se for comparado o ano de 2018 -- entre junho e agosto -- em 2019, ocorreu uma queda de 16,7% no mesmo período. Conforme os comerciantes, o índice é baseado no volume de consultas de crédito realizado pelos estabelecimentos filiados na CDL, que considerou as cercas de 82 lojas em funcionamento na região da 'Zona Azul'. Os números ainda puderam ser confirmados por cerca de quase 60 avaliações realizadas através de questionário aplicado aos lojistas. A CDL informou aos presentes que um ofício solicitando mudanças que venham minimizar os impactos da implantação da Área Azul foi encaminhado ao prefeito Eduardo Vasconcelos e também a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), no entanto, não obteve retorno sobre eventuais alterações. Ainda na reunião, os comerciantes demonstraram grande apreensão e relataram inclusive a possibilidade de começar a demitir funcionários. Ao final da reunião ficou definido a formação de uma comissão encarregada de debater a situação com vários segmentos da sociedade Civil organizada e também cobrar uma resposta mais rápida da Administração Municipal.



Vitória da Conquista: Vôos são cancelados por falta de equipamentos no novo aeroporto

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Há cerca de 21 dias de inaugurado pelo então presidente da república, Jair Bolsonaro (PSL), o novo Aeroporto de Vitória da Conquista, o Glauber Rocha, está passando por problemas em cancelamentos de vôos. Isso porque o terminal ainda precisa instalar equipamentos que dariam mais segurança para pousos e decolagens em condições climáticas não favoráveis. Na última semana, uma aeronave que vinha do Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, não pôde pousar. Esta mesma situação se repetiu nesta segunda-feira (12), quando o voo da Passaredo Linhas Aéreas no trecho Salvador a Vitória da Conquista foi impossibilitado de decolar do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães em direção a Conquista. Não há data para que os equipamentos sejam instalados.